Ver Versão Completa : HILUX SRV AUT D4D 09/10 Saindo Liquido Tampa Radiador
ph43lz1n
13/12/2013, 13:30
Olá pessoal sou novo no fórum e estou com o seguinte problema, na minha revisão de 100mil km (2 meses atras) foi constatado que o meu radiador estava furado, pois bem efetuei a troca do mesmo, só que após essa troca tive esse problema do liquido do radiador (rosado) saiu pela tampa do reservatorio e assim aquecendo o veiculo, parei o carro imediatamente, levei de guincho ate a oficina que efetuou a troca, la tiraram o ar do sistema e fui embora novamente, após um periodo de 30 dias aconteceu o mesmo problema no caso ontem 12/12/13, o carro passou do meio da temperatura ja encostei e chamei o guincho novamente, chegando lá tiraram o ar denovo e estou com o veiculo aparentemente normal, só que não estou 100% confiante nisso, queria saber o que pode ser que esta acontecendo, ja fizeram teste de pressao com a tampa, no sistema e não está caindo a pressão, onde pode estar esse problema? Alguma sugestão?? sou leigo no assunto e estou somente confiando no mecanico. Agradeço a opinião de todos para evitar problemas maiores no veiculo. Obrigado!
jorge.duarte
13/12/2013, 20:53
Cara,
Teu mecânico não está resolvendo o problema, tá empurrando com a barriga...esse ar não era para estar no sistema e ficar tirando toda hora não está correto, além de você ficar inseguro em utilizar o carro...Difícil diagnosticar sem ver, mas começa pelo mais simples/barato. Se é esporádico eu de cara trocaria, válvula termostática, pois se travar a água não circula e o carro aquece...vc disse que trocou o radiador, é novo? original? verifique novamente se não há obstrução...depois partiria para bomba d'água...se depois disso não rolar ferrou pode ser junta queimada, pode ser!!!
Abs
Veja também a tampa do radiador, muito estranho seu mecânico ter retirado o ar do sistema o carro rodar por 30 dias e depois deste lapso temporal o mesmo aquecer novamente. Salvo se vc ficou trinta dias com esse carro sem andar e quando andou deu pau, vez que foi feito um mal serviço. O jorge tem uma boa experiência também, decerto os amigos aqui vão ajudar.
ph43lz1n
13/12/2013, 22:51
Hoje eu fui cedo la... ele passou scaner nela e disse que tava tudo normal... uma coisa que tava diferente... foi a tampa do radiador ela roda e da um click ela trava... so que a minha tampa estava alem desse click de travamento a pessoa que apertou passou do ponto de travamento dela...tem isso algo haver? ai foi novamente tirou o ar do sistema... e ele saiu comigo rodamos cerca de 50km forcando o giro dela colocando 2 marcha e cbegando ate 4500giros e nda... nao esquentou.... se a valvula termostatica estivesse estragada era pra esquentar? se fosse junta queimada eu nao perderia potencia no motor? Galera lembrando que sou leigo no assunto... obrigado pelas respostas
Hoje eu fui cedo la... ele passou scaner nela e disse que tava tudo normal... uma coisa que tava diferente... foi a tampa do radiador ela roda e da um click ela trava... so que a minha tampa estava alem desse click de travamento a pessoa que apertou passou do ponto de travamento dela...tem isso algo haver? ai foi novamente tirou o ar do sistema... e ele saiu comigo rodamos cerca de 50km forcando o giro dela colocando 2 marcha e cbegando ate 4500giros e nda... nao esquentou.... se a valvula termostatica estivesse estragada era pra esquentar? se fosse junta queimada eu nao perderia potencia no motor? Galera lembrando que sou leigo no assunto... obrigado pelas respostas
Como disseram os colegas, eu trocaria a tampa do radiador. Coloca uma NOVA ORIGINAL.
guilhermeabreu
14/12/2013, 00:32
Tb concordo com o CLANDIO , é bem provável que a tampa do radiador esteja com defeito , ela não pode passar do click final , e se passar pode estar saindo água por alí e acaba esquentando por falta d'água . Ainda mais que vc mesmo falou que esta vazando líquido pela tampa , logo : é por aí que a água esta indo embora .
TOMARA QUE O PEQUENO ESQUENTE QUE VC DEU NÃO TRICOU OU EMPENOU O CABEÇOTE .
Marcelo-HPE
14/12/2013, 19:54
É melhor começar pela tampa do radiador depois , verifique se o acoplamento viscoso da hélice do radiador , não está indo pro saco. com o motor quente a hélice deve está pesada, quando se gira com a mão .
abs
ph43lz1n
20/12/2013, 08:11
Pessoal troquei a valvula termostatica e to andando... só que todo dia de manhã estou verificando o liquido do radiador e ele ta subindo um pouquinho todo dia, já esta acima do nivel maximo um pouquinho, sinal que o problema não foi resolvido aparentemente vou rodar mais esse fds e ficar olhando se subir mais levarei na oficina na segunda-feira. Obrigado por todas as dicas
Chalbuque
20/12/2013, 09:45
Trinca no cabeçote.
Abs
Leva esse carro na concessionária e peça pra analisarem.
guilhermeabreu
21/12/2013, 13:32
Tb concordo que é junta do cabeçote queimada e passando pressão para o sistema de arrefecimento .
ph43lz1n
27/12/2013, 10:55
Tb concordo que é junta do cabeçote queimada e passando pressão para o sistema de arrefecimento .
Estou realizando essa troca hoje tomara que resolva meu problema pq nao aguento mais ficar olhando a agua do reservatorio...to nervoso com isso ja... aff maria... vlw galera
Estou realizando essa troca hoje tomara que resolva meu problema pq nao aguento mais ficar olhando a agua do reservatorio...to nervoso com isso ja... aff maria... vlw galera
Só está trocando a junta? Oremos para que o cabeçote esteja bom.
Só está trocando a junta? Oremos para que o cabeçote esteja bom.
Esperamos que resolva. Nos motores 1KZT/1KZT-E eu diria que era cabeçote trincado. No D-4D não tenho visto falar em trincar cabeçote. Por conta disso, eu também começaria trocando só a junta (colocaria ORIGINAL).
ph43lz1n
27/12/2013, 22:01
Galera deixei ela cedo na oficina peguei era as 17:30 agora vamos andar e ver se o problema foi solucionado, creio que sim mais por via das duvidas vou ficar verificando por uns dias, as peças trocadas foram as seguintes:
Valvula termostatica
Bomba D'água
Junta Cabeçote
Tampa do Radiador
Todas as peças originais Toyota
Valeu pelas dicas galera! Vou rodar e depois posto novamente se o problema foi resolvido por completo. abraços a todos!
Obs: Aparentemente notei mais força no motor, mais não sei se é so impressão minha ;)
guilhermeabreu
27/12/2013, 22:17
Galera deixei ela cedo na oficina peguei era as 17:30 agora vamos andar e ver se o problema foi solucionado, creio que sim mais por via das duvidas vou ficar verificando por uns dias, as peças trocadas foram as seguintes:
Valvula termostatica
Bomba D'água
Junta Cabeçote
Tampa do Radiador
Todas as peças originais Toyota
Valeu pelas dicas galera! Vou rodar e depois posto novamente se o problema foi resolvido por completo. abraços a todos!
Obs: Aparentemente notei mais força no motor, mais não sei se é so impressão minha ;)
PH
Vamos com calma , MUITA CALMA NESTA ORA , deixa o tempo passar um pouco mais e depois então posta pra gente , que todo mundo aqui esta torcendo por vc .
ABRAÇÃO E BOM 2014 PRA VC E TODOS AQUI .
calhiandro
27/12/2013, 22:35
A junta quando tiraram estava queimada em algum lugar?
ph43lz1n
09/01/2014, 09:12
A junta quando tiraram estava queimada em algum lugar?
Amigo não sei, pois so deixei o carro de manhã e busquei no periodo da tarde, mais hoje fui de casa para o trabalho 10km, e chegando no trabalho resolvi olhar pra minha surpresa olha onde esta o nivel da água, vou enviar uma foto....
446284
Pra mim não ta normal, quando esta frio de manhã esta um pouco abaixo disso... eu não sei mais o que fazer ou levar novamente na oficina... ja to pensando ate em vender pq nao to aguentando mais isso.. sem paciência total :/
OBS: ISSO NA OFICINA O PESSOAL FEZ TESTE NO CABEÇOTE E DISSE QUE NAO TINHA NDA, SOMENTE A JUNTA QUE FOI TROCADA... FOI TROCADO TBM BOMBA DÁGUA, VALVULA TERMOSTÁTICA, TAMPA RADIADOR... não sei nem mais o que trocar
Amigo não sei, pois so deixei o carro de manhã e busquei no periodo da tarde, mais hoje fui de casa para o trabalho 10km, e chegando no trabalho resolvi olhar pra minha surpresa olha onde esta o nivel da água, vou enviar uma foto....
446284
Pra mim não ta normal, quando esta frio de manhã esta um pouco abaixo disso... eu não sei mais o que fazer ou levar novamente na oficina... ja to pensando ate em vender pq nao to aguentando mais isso.. sem paciência total :/
OBS: ISSO NA OFICINA O PESSOAL FEZ TESTE NO CABEÇOTE E DISSE QUE NAO TINHA NDA, SOMENTE A JUNTA QUE FOI TROCADA... FOI TROCADO TBM BOMBA DÁGUA, VALVULA TERMOSTÁTICA, TAMPA RADIADOR... não sei nem mais o que trocar
Mais uma oficina fazendo m... Como disse, não acredito que a junta queime sem danificar o cabeçote...
Chalbuque
09/01/2014, 09:37
Mais uma oficina fazendo m... Como disse, não acredito que a junta queime sem danificar o cabeçote...
2x
Concordo plenamente.
Abs
ph43lz1n
09/01/2014, 09:46
Vou levar la novamente, senão resolver dessa vez vou ter que arrumar alguma... alguem conhece uma de confiança em Goiania?
Vou levar la novamente, senão resolver dessa vez vou ter que arrumar alguma... alguem conhece uma de confiança em Goiania?
Leve na CCS, pelo menos terá o diagnóstico correto! Vai com calma que vai dar tudo,certo! Um forte abraço.
olha eu tive um problema semelhante meu radiador estourou (quando estava com uns 160mil km) levei num mecanico de confiança e pedi para ele realizar a troca e os devidos ajustes... ele me informou que estava com muita pressão e não sabia me dizer o pq... resolvemos o problema deixando a tampa do radiador no primeiro estagio aliviando a pressão...
guilhermeabreu
09/01/2014, 15:07
olha eu tive um problema semelhante meu radiador estourou (quando estava com uns 160mil km) levei num mecanico de confiança e pedi para ele realizar a troca e os devidos ajustes... ele me informou que estava com muita pressão e não sabia me dizer o pq... resolvemos o problema deixando a tampa do radiador no primeiro estagio aliviando a pressão...
REQUENA
Com todo o respeito , mas isto não é solução .
Tem problema e TEM QUE SER DESCOBERTO , vc só vai protelar o problema e aumentar os prejuízos num futuro próximo .
REQUENA
Com todo o respeito , mas isto não é solução .
Tem problema e TEM QUE SER DESCOBERTO , vc só vai protelar o problema e aumentar os prejuízos num futuro próximo .
Concordo 100% com o Dr. Guilherme. Isso é desviar do projeto do carro e fazer uma solução que não sabemos até onde vai aguentar. A tampa do radiador é feita pra travar em determinado estágio e é assim que tem que ser feito.
Carro a diesel simplesmente não admite aquecimento. Em carro a gasolina, que trabalha com 1/3 da temperatura do motor a diesel suporta esquente tendo só que trocar a junta, mas os carros diesel é praticamente certo que não...
guilhermeabreu
09/01/2014, 16:08
CARO PH43
Sei o que é passar por isto , é uma merda acaba com a confiança no carro , mas vc trocou inúmeras peças sem precisar , SUGIRO mesmo depois de ser bem arrombado$$$$$$$$ com estas peças , LEVAR SEU CARRO NUMA CONCESSIONÁRIA TOYOTA , vc vai gastar muito mas vai resolver o problema em definitivo , o valor do carro compensa isto e mesmo depois de resolvido numa CCS venda o carro PQ CONFIANÇA VC NÃO COMPRA SE ADQUIRE e depois de perdida a confiança , nada vai te fazer confiar mais neste carro , PARTA PRA OUTRO .
Ou venda ele como esta informando o problema ao futuro comprador , faz um desconto no valor , ACHO ESTA A OPÇÃO MAIS PRÁTICA E MENOS DOLOROSA .
Rapinheiro
09/01/2014, 17:51
CARO PH43
Sei o que é passar por isto , é uma merda acaba com a confiança no carro , mas vc trocou inúmeras peças sem precisar , SUGIRO mesmo depois de ser bem arrombado$$$$$$$$ com estas peças , LEVAR SEU CARRO NUMA CONCESSIONÁRIA TOYOTA , vc vai gastar muito mas vai resolver o problema em definitivo , o valor do carro compensa isto e mesmo depois de resolvido numa CCS venda o carro PQ CONFIANÇA VC NÃO COMPRA SE ADQUIRE e depois de perdida a confiança , nada vai te fazer confiar mais neste carro , PARTA PRA OUTRO .
Ou venda ele como esta informando o problema ao futuro comprador , faz um desconto no valor , ACHO ESTA A OPÇÃO MAIS PRÁTICA E MENOS DOLOROSA .
Pois é. Também passei por um problema de entrada de ar no sistema de arrefecimento no final do ano passado, na minha (agora ex) palio adventure. Fiquei na estrada com ela em plena véspera de natal, a caminho de Maceió, com família dentro do carro, em local muito esquisito. Chamado o reboque o mecânico lá em Maceió disse que o problema era na bomba dágua. Troquei a peça e na volta para Recife fiquei observando e vi que o carro ficou dando entrada de ar direto no sistema de arrefecimento, e o mecânico mexia aqui e aculá e não descobria o motivo. "Pode ser junta de cabeçote, o próprio cabeçote empenado, mangote..." dizia ele. Enfim... como disse Dr Guilherme, vendi o carro bem abaixo do valor de mercado, fazendo menção ao problema. Fiz isso pois perdi a confiança e principalmente porque o carro era usado pela minha mulher. Agora ela está com um Honda Fit e está feliz da vida.
Não posso afirmar que seja o seu caso, mas é importante você ter confiança no veículo, principalmente dependendo do local, condições, horário, etc. em que você costuma usar a viatura.
Abraço!
446284
Bom, com o aumento da temperatura do motor a água se expande e eleva o nível do reservatório de expansão;
daí o motivo da peça ter esse nome.
Pela foto o reservatório está cumprindo com a sua função.
Todavia, com o motor resfriado no dia seguinte, deverá voltar ao nível anterior, desde que não haja perda de pressão ou do vácuo no sistema.
Isto está acontecendo ou está jogando água para fora?:pipoca:
entao eu entendo que nao eh uma solução e sim uma GAMBIARRA... mais como provavelmente minha bomba dagua esteja ja saturado devido ao seus lindos 13 anos de serviço hehehehe provavelmente seja o principal motivo...
TCHEIGOR
10/01/2014, 11:56
bomba dágua com problema não faz o líquido ir pro reservatório de expensão. O Glaicon falou tudo, o líquido tem que manter sempre o mesmo nível no reservatório de manhã cedo. Pode até estar mais cheio no fim do dia, mas tem que voltar pro radiador quando esfria. Se não está voltando tem problema de vedação em alguma mangueira do reservatório ou na tampa do radiador. Mas se começar a transbordar o reservatório é sinal de junta ou cabeçote. Agora se o nível do reservatório não muda e a água some, aí sim pode ser vazamento na bomba, no radiador, nas mangueiras...aí tem que fazer uma geral.
Boa sorte!
Chalbuque
10/01/2014, 12:20
Tiver uma SW4 2001 com esse problema.
Comprei ela com 128 mil km e vendi com 178 mil km, um ano depois.
Inicialmente re-fiz o radiador e troquei a tampa..............rodei uns 20 mil km sem problema.
Depois voltou a vazar pela tampa do radiador...................ai troquei a tampa e a viatura.
O diagnóstico do meu mecânico era trinca no cabeçote. Era pequena, ainda, mas ela existia.
Abs
Rapinheiro
10/01/2014, 12:32
bomba dágua com problema não faz o líquido ir pro reservatório de expensão. O Glaicon falou tudo, o líquido tem que manter sempre o mesmo nível no reservatório de manhã cedo. Pode até estar mais cheio no fim do dia, mas tem que voltar pro radiador quando esfria. Se não está voltando tem problema de vedação em alguma mangueira do reservatório ou na tampa do radiador. Mas se começar a transbordar o reservatório é sinal de junta ou cabeçote. Agora se o nível do reservatório não muda e a água some, aí sim pode ser vazamento na bomba, no radiador, nas mangueiras...aí tem que fazer uma geral.
Boa sorte!
Tem razão. Quando o carro quebrou comigo na viagem o problema foi bomba dágua. Ele ferveu, tendo chegado no vermelho do marcador. Mas depois da troca da bomba, a entrada de ar começou a acontecer provavelmente por problemas no cabeçote ou junta, decorrente do calor que o motor levou na estrada.
Torço para que descubra logo qual o problema.
Abraço!
Thiago Pereira
10/01/2014, 16:55
As chances de seu problema estar no cabeçote é grande, deve estar empenado e por ser de alumínio é difícil que um serviço de plaina seja satisfatório.
De qualquer forma para o serviço ficar bom precisa de profissional capacitado, que saiba a ordem, torque e ângulos de aperto dos parafusos, alem de junta e parafusos novos e de qualidade.
O que eu acho que aconteceu:
Com o vazamento no radiador em algum momento o motor deve ter sobreaquecido, com isso o cabeçote sofreu um pequeno empenamento e a junta queimou.
Como havia um furo no radiador a pressão extra que passava da câmara de combustão para o sistema de arrefecimento saia por lá e o nível do reservatório de expansão permanecia o mesmo apesar de no radiador faltar fluído de arrefecimento, e isso só aumentava o risco de sobreaquecer novamente.
Após a substituição do radiador o sistema voltou a ser selado e a pressão extra passou a alterar o nível do reservatório de expansão e o motorista passou a dirigir atento a temperatura, observando os momentos que a temperatura sobe devido a falta de fluído/excesso de ar no sistema.
ph43lz1n
11/01/2014, 14:33
Bom, com o aumento da temperatura do motor a água se expande e eleva o nível do reservatório de expansão;
Todavia, com o motor resfriado no dia seguinte, deverá voltar ao nível anterior, desde que não haja perda de pressão ou do vácuo no sistema.
Glaicon o nivel de agua do reservatorio de expansão, sobe de acordo com os dias que vou andando, ai todo dia olho de manha e o nivel sobe um pouco a cada dia, ainda não está jogando o liquido pra fora... mais creio eu que sera questão de dias porque rodo cerca de 30km diarios somente, e quando for subindo vai acontecer de jogar agua pra fora... Nessa segunda levarei novamente na oficina cedo e vamos ver o que acontece. Obrigado a todos!
Glaicon o nivel de agua do reservatorio de expansão, sobe de acordo com os dias que vou andando, ai todo dia olho de manha e o nivel sobe um pouco a cada dia, ainda não está jogando o liquido pra fora... mais creio eu que sera questão de dias porque rodo cerca de 30km diarios somente, e quando for subindo vai acontecer de jogar agua pra fora... Nessa segunda levarei novamente na oficina cedo e vamos ver o que acontece. Obrigado a todos!
Bom, se você roda esses 30 Km´s somente na cidade, trabalhando em rotação leve, de fato, eventual trinca do cabeçote não chegará a jogar muita pressão do motor para a galeria de água.
Se trafegar em rodovia, mantendo giro constante, aí poderá ocorrer o vazamento.
Se for assim, de fato, é de se condenar o cabeçote.
Agora, se você rodar na rodovia e também só ocorrer uma pequena elevação do nível, sem haver o retorno da água, aí eu voto em alguma pequena perda do vácuo, ou seja, perda de pressão pela tampa do radiador ou a mangueirinha que une o radiador ao vaso expansor.
Meu amigo Marcos, que tem uma SW4 à gasolina, percebeu isto na véspera da viagem que fizemos ao Chile; havia um minúsculo corte numa das pontas da mangueirinha.
Cortou, esticou-a mais um pouquinho e, tudo certo.
Boa sorte na sua pesquisa.:concordo:
ph43lz1n
23/01/2014, 08:59
Pessoal demorei responder, pq queria ter certeza que o problema foi solucionado, levei na concessionária, e constatamos que o radiador só estava esquentando a parte de cima dele, a parte debaixo estava gelada, sendo assim o tecnico me disse que não estava circulando a água no radiador, troquei novamente o radiador e uma mangueira la que não sei o nome... sendo assim problema solucionado, desde que troquei todo dia estava olhando (não olho mais) o liquido sempre mesmo nivel la tudo certin nos conformes...fico feliz pois assim não perco a confiança no carro e não preciso vender, pois sou primeiro dono dele. Obrigado a todos pelas dicas e comentarios.. e vou seguir acompanhando o forum pra largar de ser menos leigo no assunto :) Abraços
Pessoal demorei responder, pq queria ter certeza que o problema foi solucionado, levei na concessionária, e constatamos que o radiador só estava esquentando a parte de cima dele, a parte debaixo estava gelada, sendo assim o tecnico me disse que não estava circulando a água no radiador, troquei novamente o radiador e uma mangueira la que não sei o nome... sendo assim problema solucionado, desde que troquei todo dia estava olhando (não olho mais) o liquido sempre mesmo nivel la tudo certin nos conformes...fico feliz pois assim não perco a confiança no carro e não preciso vender, pois sou primeiro dono dele. Obrigado a todos pelas dicas e comentarios.. e vou seguir acompanhando o forum pra largar de ser menos leigo no assunto :) Abraços
Que bom que solucionou.
Faça um teste trafegando em rodovias por uma boa distância, fazendo verificações em seguida, ainda com o motor ligado.:concordo:
guilhermeabreu
29/01/2014, 22:18
Caro PH
Esta explicação do técnico não me convenceu pois em todos os radiadores normalmente a água esta quente em cima e fica fria em baixo , pois esta é a função do radiador , a água que vem do motor entra quente em cima e ao passar pelo radiador de cima para baixo ela TEM QUE RESFRIAR para que ela fria saia do radiador indo para o motor e o resfrie , ESTA É A VERDADEIRA FUNÇÃO DO RADIADOR .
Qdo um radiador não circula água ( só ocorre qdo ele esta entupido ) ele fica todo morno/quente de cima embaixo , pois se a água esta parada alí , só vai pegar o vento que vem de frente do carro na mesma água estagnada alí , e não quente em cima e frio embaixo .
Eles descobriram alguma coisa de errado consertaram e mandaram esta resposta pra vc .
Mas eu não aceito esta resposta como a solução do problema .
Me desculpe pela franqueza , e como vc mesmo falou que vai frequentar mais o forum para não ficar totalmente leigo , outras pessoas aqui vão falar sobre esta minha resposta tb .
Abraço , MAS FICO IMENSAMENTE FELIZ EM TER RESOLVIDO O SEU PROBLEMA .
Eu_mesmo_TOYOTA
27/07/2019, 11:26
Olá amigo, a minha 06 fica assim no frio, porém o carro não esquenta e nem vaza água, pode ser a troca da tampa ?
Olá amigo, a minha 06 fica assim no frio, porém o carro não esquenta e nem vaza água, pode ser a troca da tampa ?
A água não retorna do vaso expansor para o radiador?
Precisa verificar se há algum pequeno vazamento de água, seja nas mangueiras ou bomba d'água, ou ver se a tampa está segurando a pressão normal do sistema.
Estando tudo OK, aí é o caso de verificar se não está indo pressão do motor para os dutos de refrigeração no cabeçote.
Como teste você precisará trafegar em rodovias, onde o giro do motor ficará entre 2.000 e 2.500 RPM's.
Rodar somente na cidade não força quase o motor, aparentando não haver vazamento.
Faça as verificações e coloque suas impressões depois aqui no tópico.
E boa sorte!:concordo:
BetinCoutinho
15/01/2021, 12:49
Boa tarde. Tenho uma Hilux 2008 que também começou esse mesmo problema depois que mandei trocar o fluido do radiador, pois o mesmo estava muito sujo. Depois disso já foi trocado radiador e válvula termostática, porém, o problema ainda continua. Agora o mecânico insiste em abrir e trocar o cabeçote pois segundo ele, o cabeçote delas é descartável e não mostra as trincas no teste de tricas. Fico com receio pois o mesmo mecânico já fez o mesmo diagnostico em outra Hilux de um amigo que também teve o mesmo problema mas ao invés disso o proprietário do carro mandou drenar o fluido com aditivo, lavou e ficou rodando um tempo só com água de torneira e o carro normalizou por conta, vindo depois, a acetar o fluido com aditivo novamente. Já em outro caso, o cabeçote foi trocado e o problema continuou e só foi resolvido com a segunda troca do radiador. Alguém tem tido esse problema recentemente pra passar alguma idéia?