Conectar

Ver Versão Completa : Mantendo baterias ociosas carregadas !

Jacimar
12/12/2013, 05:06
Bom dia prezados ! vou relatar um problema que enfrentei e sua solução, pode ser útil para alguém . . . tenho uma pequena mas amada frota de carros, não são de coleção mas de estimação, cada um tem sua história e vivi e viverei ( espero ) bons momentos de lazer e emoção ao longo dos anos, meu grande problema é que eles não ficam em minha casa, tenho vagas alugadas perto do condomínio que morei por 16 anos, quando separei já não aguentava mais morar em apartamento e resolvi mudar para uma casa a cerca de 5 Km de distância, e mesmo quando morava perto não conseguia rodar com as viaturas de forma a manter as baterias das mesmas carregadas, durante muito tempo tinha que ligar os carros periodicamente e funcioná-los por pelo menos 20 minutos a uma rotação razoável para repor a carga das baterias, por várias vezes não tinha tempo e ao precisar de um deles para uma tarefa específica, a bateria estava descarregada, perdi a conta de quantas baterias ficaram inutilizadas nesse período, minha última tentativa de lidar com isso foi retirar as baterias e deixa-las em casa, recarregando-as periodicamente . . . toda vez que ia trocar de carro tinha que transportar a bateria, instalar etc . . . contei essa novela para os amigos perceberem meu drama, na tentativa de resolver isso pensei em diversas soluções, a saber :

1 – Recarregar as baterias instaladas nos carros mesmo, o problema é que teria que fazer uma instalação de tomada estratégica, isso se a “gerente” da garagem permitisse, o que acho pouco provável.

2 – Utilizar esses recarregadores solares vendidos no ML, o problema é que teria que ter acesso ao telhado o que é inviável . . .

3 – Recarregar uma bateria através de outra, o problema é que simplesmente colocar duas baterias em paralelo não funciona, por exemplo quando se faz uma “mamadeira” para auxiliar na partida de um veículo, temos que manter o doador em “alta rotação” para que a mamadeira funcione, já fiz isso dezenas de vezes e tinha que colocar um peso no acelerador enquanto dava a partida no carro com bateria arriada . . .

4 – Recarregar uma bateria através de outra utilizando um carregador eletrônico como o ImaxB6 :

Carregador Imax B6-dc Com Fonte - R$ 169,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-521671479-carregador-imax-b6-dc-com-fonte-_JM)

Optei por esse por já ter um , a vantagem é que ele recarrega baterias de chumbo, LiPo, NimH, Nicad , ele tem diversas configurações, por exemplo você seleciona a corrente de carga ( até 5A ) o tempo máximo de carga ( eu uso 12 horas ) e o total de corrente a ser carregado, para se ter uma idéia recarreguei a bateria do Ômega que estava totalmente descarregada com uma carga total de 15A, foi o suficiente para a partida . . . o resto recarreguei com o carro em uso mesmo, fiz isso com uma bateria avulsa, de bateria para bateria com o recarregador, mas minha intenção é fazer a partir de um carro para outro, o que estiver rodando para os que estiverem ociosos mantendo-as sempre carregadas . . . ainda falta fazer os cabos de tamanho conveniente . . . é isso ! qualquer dúvida ou sugestão é só falar, abraço à todos !

Dodger
12/12/2013, 09:20
acabei com estes problemas nos meus carros depois que adotei o sistema de bateria boa+alternador potente+ chave geral nos meus velinhos. Maverick aqui em casa fica as vezes 1 mês sem funcionar pq ainda não está pronto e num é sempre que dá pra dar uma voltinha nele, desligo a chave geral e quase 1 mês depois confiro a voltagem com multimetro, nunca abaixo dos 12,2 ou 12,3v. ligo ele por uns 10 a 20 minutos e pronto, o alternador de 120 já deixa ela em carga máxima de novo.

mas antes usava muito um carregadores destes de 3Ah, é eletronico, se quiser podes deixar ligado direto que fica em standby. pra ter ideia ele estragou por ficar jogado na garagem sem uso.

Dic3
12/12/2013, 09:27
Eu nao tenho chave geral, mas deixo sempre o polo negativo deconectado, ja chegou a ficar um mes sem usar e ao reconectar pegou facilmente, isso que minha bateria ja esta com mais de 5 anos de vida (moura com prata)

turbino
12/12/2013, 09:54
Acabei com esse problema instalando uma chave geral, depois disso a bateria nunca mais me deixou na mão.

Robertux
12/12/2013, 10:58
Caro amigo Jacimar, obrigado pela dica. Eu já havia pensado em adquirir um equipamento desse, agora, depois de seu depoimento, tenho certeza que comprarei um.

Segue uma experiência que tive com a a bateria que equipa meu jeep e, juro que eu mesmo quase não acreditei.

Em janeiro de 2012 fiz uma viagem com o Jeep de Piracicaba até Ilhabela, via estrada da Petrobrás, trilha da Limeira, terminando em Castelhanos, ida e volta, mais ou menos 700 km, foi tudo bem até que, na volta, ao parar num posto para abastecer em Itatiba, faltando cerca de 100 km para chegar a Piracicaba o rolamento da roda traseira direita quebrou e a roda saiu com ponta de eixo e tudo. Por sorte meu anjo da guarda estava atento e a segurou no lugar até que o jipe estivesse quase parado, graças a Deus nada de mais grave aconteceu, só que o susto foi muito grande, porque há menos de um minuto da roda sair eu estava na rodovia D. Pedro I a mais ou menos 90 km/h.
Cheguei em Piracicaba, coloquei o Jeep na garagem que alugo próxima ao meu apartamento e esqueci lá, nem me lembrei de desligar a chave geral.
Em julho, portanto mais de seis meses depois, bateu a saudade e resolvi fazê-lo funcionar e qual não foi minha surpresa quando dei na partida e o motor de partida virou forte. Claro que o carburador estava seco e, com o motor parado há seis meses, tive que dar diversas partidas longas até o jeep pegar e a bateria aguentou firme. Estou com ela até hoje e a danada está funcionando bem ainda, não sei até quando ela vai aguentar mas por enquanto ela está de parabéns. E nem é uma Bosch nem Moura, é uma simples Tudor, adquirida em abril de 2011.

Abraços

Roberto

Walter da Camper
12/12/2013, 10:59
Veículo que fica muito tempo parado necessita de algum sistema auxiliar de recarga.
Não adianta dar a partida e deixar alguns minutos na marcha lenta, pois a corrente consumida pelo arranque é maior do que aquela que é reposta pelo funcionamento do motor (exceto se tiver um alternador muito potende e deixar bastante tempo ligado).
O negócio é usar chave geral (ou desconectar a bat) e, ao menos uma vez por mês, dar uma boa carga com carregador.
E, claro, dar partida a cada 15~20 dias para fazer circular o óleo, a água e renovar o combustível na cuba do carburador.
Isso tudo se não for possível andar com o carro, pois nada substitui uns bons km de estrada para exercitar todos os sistemas (rolamentos de roda, câmbio, pneus, freios, direção...)

Walter da Camper
12/12/2013, 11:17
Para quem não tem disponibilidade de uma tomada AC perto do carro, realmente esse carredor Imax parecer ser uma boa solução.
Basta ter uma bateria avulsa, carregá-la em casa e depois deixar na garagem transferindo carga para as viaturas paradas.
Uma bateria necessita de, pelo menos, uns 12,8V para iniciar uma carga lenta (ou corrente de manutenção) e a partir de uns 13,5V para receber uma boa carga, caso esteja descaregada. É por isso não não adianta ligar diretamente uma bateria na outra, pois quando carregada a tensão normalmente fica em 12,5V.
Esse aparelho provavelmente deve ter um inversor interno que possibilita a elevação da tensão que o alimenta.

fmsJeep75
12/12/2013, 17:06
Para quem não tem disponibilidade de uma tomada AC perto do carro, realmente esse carredor Imax parecer ser uma boa solução.
Basta ter uma bateria avulsa, carregá-la em casa e depois deixar na garagem transferindo carga para as viaturas paradas.
Uma bateria necessita de, pelo menos, uns 12,8V para iniciar uma carga lenta (ou corrente de manutenção) e a partir de uns 13,5V para receber uma boa carga, caso esteja descaregada. É por isso não não adianta ligar diretamente uma bateria na outra, pois quando carregada a tensão normalmente fica em 12,5V.
Esse aparelho provavelmente deve ter um inversor interno que possibilita a elevação da tensão que o alimenta.

É bom mais acho bem mais fácil desligar o polo da bateria. Eu coloquei na minha bateria o terminal de engate rápido que abre e fecha na pressão sem auxílio de chave. As vezes fico um mês sem usar o jeep e quando ligo vai de primeira.443124

Jacimar
12/12/2013, 17:23
Boa tarde prezados ! realmente o ideal é rodar periodicamente com as viaturas, mas nem sempre é possível . . . meu maior problema é o Omega, principalmente quando deixo o alarme ligado, em 2 semanas a bateria já era ! o que menos problema dá é a C-10 e o Jeep mas mesmo assim não posso descuidar, pensei em comprar um daqueles auxiliares de partida mas já vi relatos que não são grande coisa, e minha intenção é manter as baterias plenamente carregadas para preservar sua vida útil . . . esse Imax ( e outros similares ) realmente tem um inversor, pois recarregam baterias LiPo de até 6S, ou seja 22,2Vcc utilizados em modelismo . . . abraço à todos !

Willian Del Piero Rocha
12/12/2013, 18:16
Jacimar, tenho um auxiliar de partida desses, com compressor, etc, não sei nem a marca(comprei no Sans Clube, walmart), e sempre que precisei atendeu muito bem, já dei partida até em um caminhãozinho cargo 915 de um amigo meu que ficou besta com o equipamento, hoje ele está emprestado com outro amigo que tem uma D10 e está sem grana para comprar uma bateria e usa ele todo dia .Eu recomendo, é prático e não ocupa espaço. Tenho também engate rápido na bateria do jeep, que já ficou mais de um mês sem ligar e ligou de primeira.

vavarusso
12/12/2013, 19:19
Eu uso uma placa solar de 80w. Sol aqui é o que nao falta.

Jacimar
12/12/2013, 22:28
Jacimar, tenho um auxiliar de partida desses, com compressor, etc, não sei nem a marca(comprei no Sans Clube, walmart), e sempre que precisei atendeu muito bem, já dei partida até em um caminhãozinho cargo 915 de um amigo meu que ficou besta com o equipamento, hoje ele está emprestado com outro amigo que tem uma D10 e está sem grana para comprar uma bateria e usa ele todo dia .Eu recomendo, é prático e não ocupa espaço. Tenho também engate rápido na bateria do jeep, que já ficou mais de um mês sem ligar e ligou de primeira.

Prezado Willian boa noite ! tem alguma referencia ? não custa nada ter um regra 3, quando viajo levo além de ferramentas e compressor 12V, uma bateria reserva . . . com esse auxiliar poderia reduzir o volume dentro do porta malas . . . obrigado !

Dodger
13/12/2013, 06:52
Estes aparelhos auxiliares de partida geralmente são bem grandes...

acho que no caso do seu Omega, tinha que ver a fuga de corrente que tem nele, tenho um Honda Accord mas velho que tbém é cheio dos eletronicos, mas fica lá parado mais de mês e não baixa bateria. será que num dá pra instalar chave geral nele não?

uso desta aqui nos meus carros, sai o positivo da bateria pra ela e sai dela para o arranque, desligou mata tudo443196
ontem mesmo fomos funcionar um motor Alfa 2300 que estava parado ha mais de 3 anos, tirei a bateria que estava no Maverick(15 dias sem funcionar) e estava com 12,5 v, dei umas 20 partidas até conseguirmos fazer o motor da Alfa funcionar, a bateria quase "morreu" ficou com menos de 12v, coloquei de volta no Maveko que tem alternador de Dakota 130 Ah e em 20 minutos funcionando o motor já ficou em carga máxima de novo, 12,6v. Só pra exemplificar que se num tiver fuga enquanto o carro tiver parado + um alternador forte, num tem problema ficar 15, 20 dias ou 1 mês parado.

Willian Del Piero Rocha
13/12/2013, 08:06
Jacimar, o meu não é esse mas é similar, como não está aqui em casa ,não posso colocar a foto dele. O meu sempre funcionou e tenho a mais de 3 anos.
Auxiliar de Partida 400 Amp e Compressor de Ar 300 PSI ( compressor de ar / sem iluminação portátil / 12v / farol / lanterna ) Ref 3352/SA (http://www.gama4x4.com.br/auxiliar-de-partida-400-amp-e-compressor-de-ar-300-psi-carregador-de-bateria-cabo-bateria-compressor-compressor-de-ar-iluminac-o-portatil-12v-recarregador-farol-lanterna-ref-3352-sa.html)

Jacimar
14/12/2013, 06:52
Bom dia prezados ! Willian, andei olhando o auxiliar de partida, parece que existem de diversas capacidades e vou avaliar, os melhores usam baterias de 17A, é difícil imaginar uma bateria dessas partindo um carro, talvez tenha algum circuito dentro, se lá . . . Dodger, valeu pela sugestão da chave geral, já percebi no caso do Omega que o "ladrão" de corrente é o alarme, como a garagem é fechada e tem vigia, vou me acostumar a não ligá-lo . . . e os que ficam muito tempo parados agora periodicamente posso dar uma carga, abraço !

mali9ski
14/12/2013, 10:28
Bom dia prezados ! Willian, andei olhando o auxiliar de partida, parece que existem de diversas capacidades e vou avaliar, os melhores usam baterias de 17A, é difícil imaginar uma bateria dessas partindo um carro, talvez tenha algum circuito dentro, se lá . . . Dodger, valeu pela sugestão da chave geral, já percebi no caso do Omega que o "ladrão" de corrente é o alarme, como a garagem é fechada e tem vigia, vou me acostumar a não ligá-lo . . . e os que ficam muito tempo parados agora periodicamente posso dar uma carga, abraço !

Amigo no planeta buggy tem um projeto de um carregador de baterias permanente, que deve ficar sempre ligado na bateria apenas mantendo a carga e sem sobrecarregar....

::Carregador Eletrônico para Buggies:: (http://www.planetabuggy.com.br/eletronics/carregador.htm)

porem na minha gaiola fica parada meses, e nunca morre a bateria e é só bater que pega, e ela é a alcool....

mas eu sempre uso baterias de 1ª

valew

RValle
19/01/2014, 21:19
Jacimar, o meu não é esse mas é similar, como não está aqui em casa ,não posso colocar a foto dele. O meu sempre funcionou e tenho a mais de 3 anos.
Auxiliar de Partida 400 Amp e Compressor de Ar 300 PSI ( compressor de ar / sem iluminação portátil / 12v / farol / lanterna ) Ref 3352/SA (http://www.gama4x4.com.br/auxiliar-de-partida-400-amp-e-compressor-de-ar-300-psi-carregador-de-bateria-cabo-bateria-compressor-compressor-de-ar-iluminac-o-portatil-12v-recarregador-farol-lanterna-ref-3352-sa.html)

Ta louco, olha o preço nessa loja... bem menos.

Auxiliar de Partida e Compressor a Ar - R$ 188.84 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/19549/19/199/auxiliar-de-partida-e-compressor-a-ar)

O que o confrade falou que tem no Sams Club, casualmente eu vi hoje. Custa por volta de 180 reais e é importado. Ocupa bem pouco espaço, do tamanho de um engradado de latinhas de refri.

Acho que vou comprar esse da Western. Os reviews são bons.

RValle
19/01/2014, 21:22
Estes aparelhos auxiliares de partida geralmente são bem grandes...

acho que no caso do seu Omega, tinha que ver a fuga de corrente que tem nele, tenho um Honda Accord mas velho que tbém é cheio dos eletronicos, mas fica lá parado mais de mês e não baixa bateria. será que num dá pra instalar chave geral nele não?

uso desta aqui nos meus carros, sai o positivo da bateria pra ela e sai dela para o arranque, desligou mata tudo443196
ontem mesmo fomos funcionar um motor Alfa 2300 que estava parado ha mais de 3 anos, tirei a bateria que estava no Maverick(15 dias sem funcionar) e estava com 12,5 v, dei umas 20 partidas até conseguirmos fazer o motor da Alfa funcionar, a bateria quase "morreu" ficou com menos de 12v, coloquei de volta no Maveko que tem alternador de Dakota 130 Ah e em 20 minutos funcionando o motor já ficou em carga máxima de novo, 12,6v. Só pra exemplificar que se num tiver fuga enquanto o carro tiver parado + um alternador forte, num tem problema ficar 15, 20 dias ou 1 mês parado.

Mano velho isso eu acho em qualquer autopeças ou em algum local específico? Gostei bastante daqueles polos de engate rápido.

Jacimar
20/01/2014, 04:57
Bom dia prezado ! engate rápido ? achei no ML : Terminal Engate Rapido Baterias Barco Motor De Popa Lancha - R$ 79,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-534883277-terminal-engate-rapido-baterias-barco-motor-de-popa-lancha-_JM)

abraço !