Ver Versão Completa : Cambio da kombi diesel no motor ap quebra?
Eu tenho um baja com motor 1.8 Injetado a alcool e cambio da Kombi diesel. na primeira mandada que dei em uma subida quebrou o semi eixo que liga no bolachão. O que faço para evitar que aconteça isso novamente.
o que eu vejo normalmente para quebrar o semi eixo é o coxim do cambio estourado ou deu uma juntada violenta mesmo rsrsr
já devia ter alguma trinca pra acontecer isso
o que eu vejo normalmente para quebrar o semi eixo é o coxim do cambio estourado ou deu uma juntada violenta mesmo rsrsr
Será que o cambio Comum do fusca é melhor que esse cambio com amocinéticas. paguei 1000 reais nesse cambio disseram que era o melhor. e mais forte. Pelo jeito nao é.
eu tenho no meu buggy de trilha um cambio com homocineticas com motor ap e nunca tive problema de quebra de eixo, quando tinha o de fusca já vivia escapando as travas dele, eu prefiro mt mais o cambio com homocineticas
mali9ski
14/12/2013, 10:09
Eu tenho um baja com motor 1.8 Injetado a alcool e cambio da Kombi diesel. na primeira mandada que dei em uma subida quebrou o semi eixo que liga no bolachão. O que faço para evitar que aconteça isso novamente.
As tulipas são o ponto fraco dessa caixa, mas se cuidar com pegadas não vai quebrar direto como as ponta de eixo de fusca, hoje existem tulipas forjadas mas não tenho ideia do preço delas...
valew
Reativando tópicos adormecidos!!! :zzz:
Tava indo tudo bem até pegar o primeiro morro prá teste, e após desbravá-lo corajosamente, escutei aquele estalo, conhecido de muitos gaioleiros...
E lá se foi alguns dentes da coroa e pinhão da caixa da kombi (7x36 = 5,142:1) :cry:
Desmontei todo o conjunto e após uma troca de idéias com um profissional da área, me sugeriu adaptar a coroa e pinhão do Gol BX ou Fuscão Itamar, lógico que mudando a furação de fixação, que será feita numa ferramentaria.
Esta possui a relação mais longa ( 8x31 = 3,875:1) e consequentemente seus dentes são mais grossos, devendo suportar um pouco mais estas subidas mais agressivas...
Vamos aguardar mais esta adaptação, montar tudo de novo e partir para os testes...
Alguém já possui esta configuração, IRS e caixa da kombi com coroa e pinhão do Gol BX :?:
Foi satisfatório :?:
Até breve moçada :bye:
Fábio A. Brisolla
Esqueci de mencionar que o motor é o AP 1.8 !
Flávio Cadore
21/08/2017, 21:23
Com a coroa e pinhão do BX ela aguenta mais sim, falou-se muito disto.
digobrazil
21/08/2017, 23:38
Reativando tópicos adormecidos!!! :zzz:
Tava indo tudo bem até pegar o primeiro morro prá teste, e após desbravá-lo corajosamente, escutei aquele estalo, conhecido de muitos gaioleiros...
E lá se foi alguns dentes da coroa e pinhão da caixa da kombi (7x36 = 5,142:1) :cry:
Desmontei todo o conjunto e após uma troca de idéias com um profissional da área, me sugeriu adaptar a coroa e pinhão do Gol BX ou Fuscão Itamar, lógico que mudando a furação de fixação, que será feita numa ferramentaria.
Esta possui a relação mais longa ( 8x31 = 3,875:1) e consequentemente seus dentes são mais grossos, devendo suportar um pouco mais estas subidas mais agressivas...
Vamos aguardar mais esta adaptação, montar tudo de novo e partir para os testes...
Alguém já possui esta configuração, IRS e caixa da kombi com coroa e pinhão do Gol BX :?:
Foi satisfatório :?:
Até breve moçada :bye:
Fábio A. Brisolla
Vai aguentar mais sim, porem vai sentir muito a perda de força. Tenho experiencia com isso, pois a tive o mesmo problema. Quebrei dois cambio de Kombi em menos de um mes
se for colocar do gol bx, pode colocar o 8x33 que vai de boa e não perde muita força e não precisa refurar nada.
Bom dia prezados colegas Flávio Cadore e digobrazil!
Com vossas opiniões fiquei um pouco mais confiante, pois o profissional que fará estas modificações está com esta ideia há pouco tempo, e eu estarei sendo como uma cobaia neste experimento, rs...
Até mais moçada!
Fábio A.Brisolla
Boa tarde moçada :euforico:
Pois é, passou-se mais de um mês com esta configuração na caixa da kombi, com coroa e pinhão do Gol BX (8x31), onde fiz dois testes cruciais, o primeiro numa viagem de 480Km (ida/volta), onde levei minha carretinha com um barco...552680 Foi uma viagem cansativa, onde um percurso que geralmente se faz em três horas, levei 4:30h, tudo bem que a carretinha é um pouco exagerada, mas conseguia andar em 4ª marcha, somente quando haviam longos declives, pois era só pegar um aclive para ser obrigado à engatar uma 3ª e até a 2ª marcha, pois somente assim o motor tinha giro suficiente para puxar o conjunto, e nesta brincadeira ela fez 5,6Km/litro de gasolina (menos que minha antiga Cherokee V-8):freaking::parede:;
Outra situação foi neste final de semana passado, onde fiz a primeira trilha com ela e embora tenha me surpreendido com sua performance, percebi o mesmo problema de falta de giro em ladeiras mais íngremes, ela ia bem quando havia espaço para acelerar e pegar embalo, porém numa determinada situação com curva fechada e "lombadas", não teve força para sair...:lutabox:
552681552682Aí vem a dúvida:
Tento colocar a relação do Fusca 1.300 (8x35 = 4,375:1) que é um pouco mais reduzida porém com os dentes mais fortes que o da Kombi (do qual já quebrei uma caixa anteriormente) :?:
Lembrando que minha viatura está com o AP-1.8 e o que "está pegando" é exatamente a minha configuração de pneus 235x75R15" modelo Argentino (diâmetro 73cm), do qual estou relutando em alterar, uma vez que com eles, deu um aspecto de robustez na gaiola;
Recentemente fiz um teste, colocando os pneus da kombi 185R14" (diâmetro 66cm) e notei uma melhora significativa no giro do motor, do qual mantinha a 4ª marcha mesmo em longos aclives, porém perdi tanto na altura como no visual da mesma...
Ou me contento e procuro conviver com estas configurações :-(
Digobrazil, Flávio Cadore e demais colegas... quem poderá me salvar :cavalo:
Att;
Fábio A.Brisolla
Flávio Cadore
03/10/2017, 21:30
Fábio, eu fiz algumas contas e se vc quiser mesmo continuar com estes pneus 235 basta trocar a coroa e pinhão para 8x35 que vc vai conseguir andar da mesma maneira do teste com os pneus de Kombi. O aumento da relação coroa/pinhão compensa os pneus grandes.
Flávio Cadore, boa noite!
O meu receio é que nesta nova configuração (8x35), pelo fato do pinhão ter os dentes um pouco mais fino que o atual (8x31), venha à quebrar, assim como aconteceu com o da Kombi (7x36), que neste caso é bem mais fino...
Porém, acho que vou arriscar mesmo assim, pois somente na prática é que saberemos os resultados...
Agradeço de coração por mais esta dica, que veio reforçar o que eu tinha em mente...
Vou dar continuidade nesta questão e assim que fizer as modificações, testes na rodovia e na trilha (onde o bicho pega de verdade), postarei aqui para futuras consultas...
Valeu :concordo: e até breve :bye:
Flávio Cadore
04/10/2017, 21:59
Fábio, dizem que a relação 8x35 é a que aguenta mais....a 7x36 quebra fácil mesmo.
Fábio, dizem que a relação 8x35 é a que aguenta mais....a 7x36 quebra fácil mesmo.
Companheiros, boa tarde :euforico:
Bom, mais um belo final de semana com uma trilha das brabas :shock:, agora com as relações 8x35 montadas, e me surpreendi com a melhora que tive na performance da gaiola;
Subi em ladeiras onde com a relação antiga não era possível, enfim valeu à pena a mão de obra pela troca...
Quem curiosamente me quebrou desta vez, foi um dos terminais de direção, peça que eu imaginei suportar muito mais que o próprio setor de direção do pálio, que está intacto!!
Acredito que por se tratar de peça que peguei já montada na suspensão dianteira, a mesma poderia estar avariada, pois até o mecânico achou estranho esta quebra, enfim, ancorei a viatura novamente para se fazer uma geral nesta parte e novo final de semana, nova trilha, novas emoções :safari-rig:
Mais uma vez deixo meus sinceros agradecimentos aos nobres companheiros que me orientaram nesta decisão :concordo:
552972552974552975
Algumas das recordações recentes...
Valeu!
Flávio Cadore
18/10/2017, 21:06
É bom ver a felicidade do amigo!