Ver Versão Completa : Passeio off road para Ilha Comprida / Cananéia via trilha da banana dia 25/01/2014.
ELVIO NUNES
02/02/2014, 16:44
Boa tardeee!!!
E ai pessoal ninguem mais tem Fotos ou videos??? To curioso... hehehe...
Fiz um Breve video do passeio...
Passeio 4x4 Ilha Comprida - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=70ztANrU5Co&feature=youtu.be)
Abraço a todos...
josue tr4
05/02/2014, 11:37
E ai turma...blz!!
Eu queria muito ver as filmagens que foram feitas...com a super gopro do denis e as outras.....
Fabio_Roberto
05/02/2014, 11:42
Para fechar o Passeio TOP, Com pessoas TOP!! E agora no Jornal TOP!!
449665
ELVIO NUNES
06/02/2014, 00:42
E ai turma...blz!!
Eu queria muito ver as filmagens que foram feitas...com a super gopro do denis e as outras.....
Eu Tambem!!!! Cadê CadÊ!!!!! rsrs.... Ninguem mais tirou fotos tbm?????
Cesar Gerab
07/02/2014, 10:34
Galera, publiquem os videozinhos ;)!!!!
Eu Tambem!!!! Cadê CadÊ!!!!! rsrs.... Ninguem mais tirou fotos tbm?????
Fabio_Roberto
07/02/2014, 10:45
Cesar tenho um video seu, do reconhecimento... o mergulho da TR4.... a noite eu coloco aqui..
esperando vcs combinarem a próxima para este paraíso.....
neto_5462
14/03/2014, 09:54
esperando vcs combinarem a próxima para este paraíso.....
Tô acompanhando esse tópico, mas qndo tiver outro desse passeio eu tô dentro!
Se der, me avisem.
Abs
Cesar Gerab
18/03/2014, 09:15
Falae povo! Fabio, o povo tem sede de praia... vamos marcar um novo afogamento de buzinas e escapamentos pro mês q vêm? Nem q seja no esquema bate-e-volta ;)...
Abraço
Tô acompanhando esse tópico, mas qndo tiver outro desse passeio eu tô dentro!
Se der, me avisem.
Abs
Fabio_Roberto
18/03/2014, 10:05
Falae povo! Fabio, o povo tem sede de praia... vamos marcar um novo afogamento de buzinas e escapamentos pro mês q vêm? Nem q seja no esquema bate-e-volta ;)...
Abraço
Pô, bate e volta cansa heim.... mas tambem da para fazer...
Tem um pessoal que tentou fazer a trilha ha 1 mês atras, e tinha arvore caída e o rio esta tão cheio que não conseguiram passar.... :shock:
aventura heim.. fiquei com vontade...
bioranieri
19/03/2014, 09:21
Bem legal o passeio!! Quando será o proximo?
ELVIO NUNES
04/04/2014, 13:08
Segue videos do passeio...
https://www.youtube.com/watch?v=8DYmH5VxlYA
ELVIO NUNES
04/04/2014, 13:09
https://www.youtube.com/watch?v=bb1nU6zM0oo
Agora vamos esperar os outros videos dos amigos. rsrs
neto_5462
04/09/2014, 17:00
Bem legal o passeio!! Quando será o proximo?
E aí, galera? Não vai ter repeteco?
Eu tô com vontade de ir!
Quem se habilita?
Abs
andrepaniz
04/09/2014, 17:20
e aí, galera? Não vai ter repeteco?
Eu tô com vontade de ir!
Quem se habilita?
Abs
opa, estou dentro, e só começar a reunir uma galera e marcar um fds
higormaia
04/09/2014, 18:30
opa, estou dentro, e só começar a reunir uma galera e marcar um fds
Pessoal,
Sou novo no pedaço. Posso me convidar? :wink:
Carreteiro
04/09/2014, 20:05
Boa noite gente.To afim de conhecer esse passeio q ainda nao conheci.Vo fica de olho no proximo, p tentar acompanhar.abç
Pessoal, tb sou novo mas lendo alguns relatos de como foi, tenho vontade de me juntar a vocês! Fica pesado pra um GV 4x4 sem modificações fazer?
Oi pessoal!
Assinando o tópico!
Eu tb vou!! kkk
Inverto os dias, negocio com a patroa, mas eu vou!
[ ]s
andrepaniz
05/09/2014, 12:13
Oi pessoal!
Assinando o tópico!
Eu tb vou!! kkk
Inverto os dias, negocio com a patroa, mas eu vou!
[ ]s
FALA CHUVA, TUDO BEM, ENTÃO A TURMA DO BANANINHAS OFF ROOD ESTA MARCANDO PARA O DIA 20, DA UMA OLHADA LA NO FACE DELES , https://www.facebook.com/groups/206577512840010/permalink/363069397190820/, MAS COMO ELES ESTÃO LIMITANDO O NUMERO DE VIATURAS PODEMOS MARCAR UMA DATA AQUI PARA REUNIMOS UMA OUTRA GALERA
Oi André!!
Eu estava nesse grupo do face tb mas exclui minha conta e um dia eu faço outra.. kkk
De qquer forma o ideal é não extrapolar mesmo o numero de viaturas, já que apesar de ser passeio, é longe e tem muito chão. Por isso acredito que esse evento precisa de mais de um dia, ou seja, pernoite num final de semana por ex., mas nas minhas condições familiares eu só faço bate e volta. Talvez até fique, mas muito improvável.
Talvez mais pra frente seja interessante marcar uma outra data por aqui mesmo se for possível e mais gente concordar, para ter certeza de que um segundo grupo conseguirá ir ao local, para dar oportunidade para outros membros do fórum e tb pq lá deve lotar rapidinho já que é um grupo fechado. Se por lá não lotar e eu conseguir na data tb to dentro.
[ ]s
Ricardo Passoni
05/09/2014, 21:26
Eu fecho por aqui organizamos uma data aqui no forum , creio que bate e volta até é possível, mas temos que estar as 7 hs no trevo de Pedro de Toledo, para chegar em Iguape no max as 13 hs e brincar nas Dunas , mas pernoitar com churras e a turma vale muito a pena !
Abraços
Sentado nas areia de Ilha Comprida sonhei varias vez em chegar em Cananeia sentado num carro a vela
Na minha infancia eram comuns por la. Mas serve de TR4 to dentro se so marcar
Vai ser acho minha ultima viagem de criança, terminar velhos sonhos para começar novas aventuras
ATACAMA 2015
sempre vi varios desses na Ilha Comprida
andrepaniz
07/09/2014, 11:55
Ola pessoal, o que acha de organizarmos esse passeio no dia 25/10?, teremos um tempo para todos se programar e se organizar.
Fica a sugestão
Legal galera!!
Prieto, Esse carrinho tinha em Peruíbe um monte tb!!
Então tá, pelo q entendi já tem uns 4 que vão.. kkk. Por mim pode ser qquer findi que marcarem pelo forum mesmo, sou um jeito de ir!!
25-10 é meio longinquo, mas blz, é uma possibilidade sim de programação! Por mim se pudesse ser um pouco antes até melhor.
[ ]s
higormaia
07/09/2014, 19:45
Ola pessoal, o que acha de organizarmos esse passeio no dia 25/10?, teremos um tempo para todos se programar e se organizar.
Fica a sugestão
E ae pessoal, td bem?
Topo em 25/10. Me coloquem na lista por favor.
Abraço!!
JRoberto
07/09/2014, 19:54
Fala pessoal! Esse passeio é show de bola, já fiz uma vez e vale um repeteco. To acompanhando o do Bananinhas e agora esse aqui, o meu problema é que, por motivos profissionais, só consigo confirmar na semana do passeio.
Esse passeio merece um fim de semana completo, bate e volta é bem cansativo e não da pra curtir o domingo, que tem muita coisa boa pra fazer. Acompanhando os dois, vamos ver qual vai dar certo.
Abraços.
Oi Galera,
Melhor então definir a data de 25-10 pra fixar e não atrapalhar a programação de ninguém.
O ideal é pernoitar, mas eu aqui já conversei e sem chances.. volto a noite mesmo.. tá fácil, só não beber!! kkk
Até agora os que se interessaram pelo passeio são:
- Neto_5462
- Claudio
- Chuva (confirmado!)
- Higor Maia
- Carreteiro
- Sirdkt
- Passoni
- Prieto
- JRoberto
Quem já foi dê por favor a dica de quantos carros no máximo seria o ideal pra não extrapolar o comboio, o local e o deslocamento.
[ ]s
JRoberto
08/09/2014, 07:48
Oi Galera,
Melhor então definir a data de 25-10 pra fixar e não atrapalhar a programação de ninguém.
O ideal é pernoitar, mas eu aqui já conversei e sem chances.. volto a noite mesmo.. tá fácil, só não beber!! kkk
Até agora os que se interessaram pelo passeio são:
- Neto_5462
- Claudio
- Chuva (confirmado!)
- Higor Maia
- Carreteiro
- Sirdkt
- Passoni
- Prieto
- JRoberto
Quem já foi dê por favor a dica de quantos carros no máximo seria o ideal pra não extrapolar o comboio, o local e o deslocamento.
[ ]s
Acho que o ideal são de 15 a 20 viaturas, mas depende de quantos vão posar. Acho que a única pousada que comporta esse número de viaturas é a Namaste, entre em contato com eles e combine previamente. Volto a dizer, o ideal é posar, porque no sábado, vai chegar bem tarde e uma boa opção é fazer um churrasco a noite e no domingo curtir as dunas ou atravessar para a ilha do cardoso.
Abraços.
andrepaniz
08/09/2014, 10:33
Bom dia pessoal, então confirmado para o dia 25/10, para o ponto de encontro mais tranquilo sugiro o Posto BR do Mc Donald's no KM 35 da Rodovia Imigrantes, Horário: 07h00 - Saída: 07h30.
Realmente para quem puder ficar o ideal seria pernoitar, e o melhor local como JRoberto disse seria a mamaste.
(www.pousadacampingnamaste.com.br (http://www.pousadacampingnamaste.com.br/)), as Tarifas de Hospedagem com DESCONTO, ficaram assim:
R$40,00 – Diária em Suíte – Por Pessoa.
R$25,00 – Diária em Camping – Por Pessoa.
*Café da Manhã Incluso no Valor da Diária em Suíte ou Camping.
“FORMAS DE PAGAMENTO
Dinheiro;
Não aceitamos cartões e cheques. (Cheque somente via depósito antecipado)
RESERVAS
As reservas só serão confirmadas mediante pagamento de 50% do valor total da reserva via depósito identificado. O valor restante da reserva deverá ser pago no Check In.
Reservas somente pelo telefone (13) 98168-8868 ou pelo e-mail pousada.namaste@hotmail.com.
Para confirmação de reserva enviar comprovante do depósito via e-mail com cópia para bananinhasoffroad@gmail.com
Dados Bancários da Pousada:
Banco Bradesco: Agência – 1986 Conta corrente – 0001718-3
Anderson Rogério de Almeida Pousada
CNPJ: 19336757/0001-89
**Crianças até 4 anos não pagam, de 5 a 11 anos pagam meia diária e a partir de 12 anos pagam o valor integral da diária. Temos suítes para até quatro pessoas com ventilador, lençol de baixo (colchão), travesseiros com fronha e vaga para um carro.
Internet wi-fi e mini biblioteca no salão.
Temos parquinho e cozinha comunitária (sem geladeira).
Não oferecemos toalhas e cobertores. Caso haja algum imprevisto e necessite desse serviço, será cobrada uma taxa pelo aluguel das mesmas.
Claudio,
Essa confirmação de pagamento via envio de email para o bananinhas não seria o passeio dos caras do facebook de outra data?
Ou a data dia 25-10 daqui do passeio do fórum é a mesma do facebook?
[ ]s
JRoberto
08/09/2014, 10:58
O passeio dos Bananinhas é no dia 20/09, quem for com eles, confirma pelo face.
O daqui do fórum, alguém deve ficar como organizador e receber as confirmações. Eu não me ofereço pois não sei em qual vou poder ir ou mesmo se vou conseguir ir em algum deles.
Vlw JR, agora entendi,
Eu tb nunca fui nesse local e talvez não seria o ideal pra organizar. Quem mais já foi?
[ ]s
andrepaniz
08/09/2014, 14:23
Bom dia pessoal, então confirmado para o dia 25/10, para o ponto de encontro mais tranquilo sugiro o Posto BR do Mc Donald's no KM 35 da Rodovia Imigrantes, Horário: 07h00 - Saída: 07h30.
Realmente para quem puder ficar o ideal seria pernoitar, e o melhor local como JRoberto disse seria a mamaste.
(www.pousadacampingnamaste.com.br (http://www.pousadacampingnamaste.com.br/)), as Tarifas de Hospedagem com DESCONTO, ficaram assim:
R$40,00 – Diária em Suíte – Por Pessoa.
R$25,00 – Diária em Camping – Por Pessoa.
*Café da Manhã Incluso no Valor da Diária em Suíte ou Camping.
“FORMAS DE PAGAMENTO
Dinheiro;
Não aceitamos cartões e cheques. (Cheque somente via depósito antecipado)
RESERVAS
As reservas só serão confirmadas mediante pagamento de 50% do valor total da reserva via depósito identificado. O valor restante da reserva deverá ser pago no Check In.
Reservas somente pelo telefone (13) 98168-8868 ou pelo e-mail pousada.namaste@hotmail.com.
Para confirmação de reserva enviar comprovante do depósito via e-mail com cópia para bananinhasoffroad@gmail.com
Dados Bancários da Pousada:
Banco Bradesco: Agência – 1986 Conta corrente – 0001718-3
Anderson Rogério de Almeida Pousada
CNPJ: 19336757/0001-89
**Crianças até 4 anos não pagam, de 5 a 11 anos pagam meia diária e a partir de 12 anos pagam o valor integral da diária. Temos suítes para até quatro pessoas com ventilador, lençol de baixo (colchão), travesseiros com fronha e vaga para um carro.
Internet wi-fi e mini biblioteca no salão.
Temos parquinho e cozinha comunitária (sem geladeira).
Não oferecemos toalhas e cobertores. Caso haja algum imprevisto e necessite desse serviço, será cobrada uma taxa pelo aluguel das mesmas.
Ola Chuva, realmente os dados da confirmação e para o passeio da turma do face, me esqueci de colocar que era para tomarmos como referencia, mas liguei para pousada e provavelmente conseguem fazer pelos mesmos valores, estou aguardando a confirmação da pousada, os valores normais para o mes de outubro e de 35 reais sem o cafe, no caso do grupo do face ela fez 30 reais mais 10 reais o cafe.
Precisamos ver se realmente vamos ter uma quantidade de pessoas por aqui no forum, para isso temos que começar a organizar melhor, o ideal seria realmente alguem ficar a frente, ja fiz esse caminho, mas muito tempo, não se eu seria a pessoa adequada, mas a parte da pousada ja me adiantei.
Ricardo Passoni
08/09/2014, 19:42
Fiquei em outra pousada lá um pouco mais cara , coisa de R$ 100,00 casal com café da manhã , vou procurar o nome e aviso, eles tem toalha e roupa de cama prefiro assim , encontro com vcs em Pedro de Toledo pois vou sair de Campinas a principio, a descida sem intercorrencias vai levar mais ou menos a manha e um bompedaço da tarde, lembrando, que no fim da estrada de terra ainda temos 70/80 km ate o centro de Iguape. Voto para um churras a noite , bom e velho esquema cada um leva o que gosta , ai juntamos e tacamos fogo! Rs a data esta boa .
Fica a minha sugestão. Vou onde todos definirem
Abraços
Ricardo Passoni
Lembrei a pousada , se chama estrela do mar , muito boa , vejam e nos falamos.
thnoguei
08/09/2014, 22:49
Fala ai galera!!!!! blz!!! pelo jeito esse passeio vai ser show de bola igual o de salesopolis, só tem fera, deixa o meu nome na lista a confirmar! pois so vou ter certeza se vou proximo da data do passeio! pois dia 24/10 estarei voltando da lua de mel com a muie! preciso da autorização! rsrs mais pode deixar meu nome na lista!!! to afim de fazer esse passeio!!
Abraço pessoal!!
Parmezan
Ae Thiago!!
Xii, mas depois da lua de mel vc não vai conseguir ir não!! kkk vai estar só o pó!! kkk
[ ]s
David Spiegel
10/09/2014, 19:12
Boa Noite Turma.
Tem Vaga e se for a turma de Salesópolis vai ser show.
thnoguei
10/09/2014, 21:52
Ae Thiago!!
Xii, mas depois da lua de mel vc não vai conseguir ir não!! kkk vai estar só o pó!! kkk
[ ]s
RSRS!! Vou dar um jeitinho de ir Chuva!!! mesmo estando só o pó!!!!!rsrsrs
Abraços
Foltram F 1000
11/09/2014, 10:36
Parabéns Parmesam!! Felicidades no casamento!!
Infelizmente vou com a Galera do Face no dia 20-09, desejo a todos um
bom passeio.
Abraço
sebastiao colombi
11/09/2014, 15:20
Pessoal to acompanhando ...o tópico de vcs já fui 3 vezes 2 fiquei no centro da ilha e e a ultima agora em abril ficamos e cananeia... mas tem o Hiate club rio verde já no final da avenida da balsa.. e um club sou sócio de la mas em conversa com um gerente ele mandou eu entrar em contato com a ..que talvez eles aluguem chalés as dependência são muito boas vale a pena infomar já que estarão por la mesmo ok bom passeio ....no começo de outubro vamos conhecer peruibe barra do uma..
SEBASTIAO COLOMBI
TOYOTA BANDEIRANTE 91
JEEP WILLYS 68:safari-rig:
JRoberto
11/09/2014, 18:17
Parmezam, parabéns pelo casamento, que sejas muito feliz.
Abraços.
thnoguei
11/09/2014, 21:41
Parabéns Parmesam!! Felicidades no casamento!!
Infelizmente vou com a Galera do Face no dia 20-09, desejo a todos um
bom passeio.
Abraço
Grande Foltram.... Obrigado!!!!!!
Abraços..
thnoguei
11/09/2014, 21:43
Parmezam, parabéns pelo casamento, que sejas muito feliz.
Abraços.
JRoberto...... Muito obrigado!!!! temos que marcar outro passeio com a galera.......
Um grande abraço!!!
David Spiegel
13/09/2014, 16:19
Thiago.
Parabéns e muita felicidades nesta nova etapa de sua vida.
Ricardo Passoni
15/09/2014, 21:06
E ai , vamos! Vou enviar e mail para algumas pousadas ou preferem ficar na citada acima? Sei que temos quase um mês , mas passa rapido demais rs... Quantos seremos ?
Abraços
JRoberto
16/09/2014, 07:43
E ai , vamos! Vou enviar e mail para algumas pousadas ou preferem ficar na citada acima? Sei que temos quase um mês , mas passa rapido demais rs... Quantos seremos ?
Abraços
Ricardo, to querendo muito ir novamente, mas por motivos profissionais só consigo confirmar na semana do passeio. Acompanhando.
Abraço.
Abraços
Olá Xará!!
Então, até o momento eu vou xim!! Quanto a pousada não se preocupe comigo, pq apesar de cansativo, eu vou fazer bate-volta. Levo uma barraca por precaução, se conseguir ficar.. kkk
Para a galera aglutinar seria legal marcar presença em um lugar só, acho eu.
[ ]s
Fabio_Roberto
17/09/2014, 11:15
Olá Xará!!
Então, até o momento eu vou xim!! Quanto a pousada não se preocupe comigo, pq apesar de cansativo, eu vou fazer bate-volta. Levo uma barraca por precaução, se conseguir ficar.. kkk
Para a galera aglutinar seria legal marcar presença em um lugar só, acho eu.
[ ]s
E ai pessoal... Bacana que estão agitando novamente esse passeio, bom passeio para vcs!!!
Apenas para informação fiz uma vez o bate e volta, cheguei em casa em SP, as 23:00 hs QUEBRADO... Mas fomos e voltamos pela Regis, na volta pegou um puta transito na serra do cafezal...
Aconselho dormir por lá.
Abraço!
Estou decidido a ir no passeio, porem vou no bate volta
higormaia
18/09/2014, 08:36
Também vou, mas vou ficar no cafofo de uns parentes que tenho por lá.
Eu tenho vontade de ir também e pernoito no camping.
Mas alguém pode me dar uma dica sobre o nível de dificuldade do passeio? Ex: existe o risco de chover e ficarem uns atoleiros que só troller passa? Pergunto pois vou de GV 4x4 sem lift, sem pneus agressivos. Originalzinho.
Obrigado.
Ricardo Passoni
18/09/2014, 14:49
sirdkt pode ir tranquilo , vou de Tracker também original e sem proteções, tem 3 riachos mas bem leve as pedras são pequenas , portanto vamos !! , se chover diluvio os rios ficam mais fundos , mas ai a dificuldade fica igual para todos , lama so me lembro de uns trechos pequenos , mas de 4x2 passava .
Abraço
Eu tenho vontade de ir também e pernoito no camping.
Mas alguém pode me dar uma dica sobre o nível de dificuldade do passeio? Ex: existe o risco de chover e ficarem uns atoleiros que só troller passa? Pergunto pois vou de GV 4x4 sem lift, sem pneus agressivos. Originalzinho.
Obrigado.
andrepaniz
18/09/2014, 15:08
Tb vou pernoitar na casa de parentes se chegarmos la muito tarde, senão vou e volto no mesmo dia.
Fechado! Entao bora!
se ficar mais fundo a única coisa que fiz de modificação foi um snorkel, então acho que quebra um galho!
anota meu email caso eu não responda por aqui: sirdkt@gmail.com
sirdkt pode ir tranquilo , vou de Tracker também original e sem proteções, tem 3 riachos mas bem leve as pedras são pequenas , portanto vamos !! , se chover diluvio os rios ficam mais fundos , mas ai a dificuldade fica igual para todos , lama so me lembro de uns trechos pequenos , mas de 4x2 passava .
Abraço
Oi galera,
Apenas para dar uma organizada, atualizando os prováveis participantes para fixação de vagas e esquema de pernoite
(pra juntar e vcs fecharem ou não uma pousada só com preço melhor talvez):
Piloto / Viatura / Estadia / Confirmado / Ponto de Encontro / Email ou Celular
01 Neto_5462 / Troller / ? / S
02 Claudio / Willys / Parente / S
03 Chuva / Tracker / Bate-volta / S / P.Toledo
04 Higor Maia / Frontier / Parente / S
05 Carreteiro / Troller / ? / ?
06 Passoni / Tracker / Parente / ? / P.Toledo
07 Prieto / TR4 / Bate-volta / S
08 JRoberto / Ranger / Pousada / ?
09 Sirdkt / GV / Camping / S
10 Thiago / Niva / ? / ?
11 Davi / TR4 / ? / ?
12
13
14
15
Opções de pousadas mencionadas:
- Namaste: ?.:Namastê:.? Pousada e Camping ? (http://www.pousadacampingnamaste.com.br)
R$ 40 diária Suíte / pessoa ou;
R$ 25 diária Camping / pessoa
Café da manhã incluso
Avenida Beira Mar, nº01 – Cananéia (rua da balsa + 4km a direita)
Pagto: Deposito antecipado para 50% reserva + Dinheiro 50% no chekin - Não aceita cartões e cheques.
TEL: (13) 98168-8868 / MAIL: pousada.namaste@hotmail.com.
Bradesco: Ag 1986 CC 0001718-3 - Anderson Rogério de Almeida - CNPJ 19336757/0001-89
Crianças até 4 anos não pagam, de 5 a 11 anos pagam meia diária / Wi-fi / Parquinho / Cozinha comunitária (sem geladeira).
Sem toalhas e cobertores. No imprevisto cobrada taxa de aluguel.
- Estrela do Mar (mais conforto com roupa de cama e toalha)
Aprox R$ 100 Casal
Café da manhã incluso
Av. Beira Mar - Balneário Meu Recanto - Ilha comprida
TELs: (13) 3842-1271 / (13) 3842-1861
- Iate club Rio Verde (final da avenida da balsa - dependências são muito boas)
Rua Ernesto M Simões, 513 - Cananeia SP
https://pt-br.facebook.com/iatecluberioverde
TEL: (19) 3463-1699
Possíveis pontos de encontro:
- Posto BR do Mc Donald's no KM 35 da Rodovia Imigrantes. Horário: 07h00 - Saída: 07h30.
- Trevo de Pedro de Toledo. Horário: 07h00 - Saída: 07h30. (para chegar em Iguape no max as 13 hs e dar tempo de brincar nas Dunas)
Observações particulares:
- vou de bate e volta, se der acampo, não penso em pousada. Acho que como é passeio quase o dia todo no meu caso não importa o nivel de conforto da pousada. Quem preferir mais conforto há diversas opçoes, apenas coloquei as já mencionadas. Se eu fosse pousar preferiria a Namaste mesmo pois parece (pelas fotos) um local bastante agradável e "homologado", apesar de simples, acessível e pode receber todos os jipeiros churrasqueiros e que não vão ficar depois em parentes. Vcs decidam, votem ou escolham. Só acho interessante comentar aqui para se for juntar um grupo, q combine para o desconto na pousada.
- Ponto de encontro: eu tb moro no "interior" e prefiro ir direto para o trevo de Pedro de Toledo, já na baixada, principalmente pq vou descer a serra pela Regis bittencourt. Não tem sentido para mim ir pela Imigrantes pela hora a mais e distancia, apesar do ponto no MC donalds ser ótimo pra quem vai de SP. Sobre o horário concordo com o Passoni que tem que ser cedo, independentemente de quem for ficar ou não para dunas a tarde ou no domingo, já que o percurso de "trilha" pode não ser tão rápido como SEMPRE imaginamos.. kk
Segue um mapa com os dois percursos. A linha em Azul é indo pela Regis e a em Cinza vindo pela Imigrandes e Pedro taques. Acho q até quem for vir de SP e estiver meio no centro pode ser vantagem descer pela Regis. Sei q a serra do Cafezal é complicada, mas passando por ela cedinho (antes das 6) nunca tive problemas.
477879
Vcs decidem, só quis dar um up nas informações e idéias.
[ ]s
Ricardo
andrepaniz
19/09/2014, 14:17
Oi galera,
Apenas para dar uma organizada, atualizando os prováveis participantes para fixação de vagas e esquema de pernoite
(pra juntar e vcs fecharem ou não uma pousada só com preço melhor talvez):
Piloto / Viatura / Estadia / Confirmado / Ponto de Encontro / Email ou Celular
01 Neto_5462 / Troller / ? / S
02 Claudio / Willys / Parente / S
03 Chuva / Tracker / Bate-volta / S / P.Toledo
04 Higor Maia / Frontier / Parente / S
05 Carreteiro / Troller / ? / ?
06 Passoni / Tracker / Parente / ? / P.Toledo
07 Prieto / TR4 / Bate-volta / S
08 JRoberto / Ranger / Pousada / ?
09 Sirdkt / GV / Camping / S
10 Thiago / Niva / ? / ?
11 Davi / TR4 / ? / ?
12
13
14
15
Opções de pousadas mencionadas:
- Namaste: ?.:Namastê:.? Pousada e Camping ? (http://www.pousadacampingnamaste.com.br)
R$ 40 diária Suíte / pessoa ou;
R$ 25 diária Camping / pessoa
Café da manhã incluso
Avenida Beira Mar, nº01 – Cananéia (rua da balsa + 4km a direita)
Pagto: Deposito antecipado para 50% reserva + Dinheiro 50% no chekin - Não aceita cartões e cheques.
TEL: (13) 98168-8868 / MAIL: pousada.namaste@hotmail.com.
Bradesco: Ag 1986 CC 0001718-3 - Anderson Rogério de Almeida - CNPJ 19336757/0001-89
Crianças até 4 anos não pagam, de 5 a 11 anos pagam meia diária / Wi-fi / Parquinho / Cozinha comunitária (sem geladeira).
Sem toalhas e cobertores. No imprevisto cobrada taxa de aluguel.
- Estrela do Mar (mais conforto com roupa de cama e toalha)
Aprox R$ 100 Casal
Café da manhã incluso
Av. Beira Mar - Balneário Meu Recanto - Ilha comprida
TELs: (13) 3842-1271 / (13) 3842-1861
- Iate club Rio Verde (final da avenida da balsa - dependências são muito boas)
Rua Ernesto M Simões, 513 - Cananeia SP
https://pt-br.facebook.com/iatecluberioverde
TEL: (19) 3463-1699
Possíveis pontos de encontro:
- Posto BR do Mc Donald's no KM 35 da Rodovia Imigrantes. Horário: 07h00 - Saída: 07h30.
- Trevo de Pedro de Toledo. Horário: 07h00 - Saída: 07h30. (para chegar em Iguape no max as 13 hs e dar tempo de brincar nas Dunas)
Observações particulares:
- vou de bate e volta, se der acampo, não penso em pousada. Acho que como é passeio quase o dia todo no meu caso não importa o nivel de conforto da pousada. Quem preferir mais conforto há diversas opçoes, apenas coloquei as já mencionadas. Se eu fosse pousar preferiria a Namaste mesmo pois parece (pelas fotos) um local bastante agradável e "homologado", apesar de simples, acessível e pode receber todos os jipeiros churrasqueiros e que não vão ficar depois em parentes. Vcs decidam, votem ou escolham. Só acho interessante comentar aqui para se for juntar um grupo, q combine para o desconto na pousada.
- Ponto de encontro: eu tb moro no "interior" e prefiro ir direto para o trevo de Pedro de Toledo, já na baixada, principalmente pq vou descer a serra pela Regis bittencourt. Não tem sentido para mim ir pela Imigrantes pela hora a mais e distancia, apesar do ponto no MC donalds ser ótimo pra quem vai de SP. Sobre o horário concordo com o Passoni que tem que ser cedo, independentemente de quem for ficar ou não para dunas a tarde ou no domingo, já que o percurso de "trilha" pode não ser tão rápido como SEMPRE imaginamos.. kk
Segue um mapa com os dois percursos. A linha em Azul é indo pela Regis e a em Cinza vindo pela Imigrandes e Pedro taques. Acho q até quem for vir de SP e estiver meio no centro pode ser vantagem descer pela Regis. Sei q a serra do Cafezal é complicada, mas passando por ela cedinho (antes das 6) nunca tive problemas.
477879
Vcs decidem, só quis dar um up nas informações e idéias.
[ ]s
Ricardo
A IDÉIA DO PONTO DE ENCONTRO NO TREVO DE PEDRO DE TOLEDO É EXCELENTE, COMO VAMOS TER PESSOAS VINDO DE VARIAS REGIÕES DE SP CREIO QUE VAI FACILITAR, SEGUE MEU E-MAIL E CELULAR PARA CONTATO. andrepaniz@hotmail.com fone 11979523300 (tim)
EU ENTREI EM CONTATO COM A POUSADA NAMASTÊ PARA CONFIRMAR VALORES, PARA O MES QUE VEM SE FECHARMOS UMA TURMA O VALOR VAI TER UM ACRESCIMO DE 5 REAIS, POIS JA E ALTA TEMPORADA, QUANTO AO CAFÉ ELES SÓ SERVIRÃO SE FECHAMOS UMA TURMA.
Ricardo Passoni
19/09/2014, 15:18
Vou encontrar vcs em Pedro de Toledo pois ou durmo em Santos , ai fica mais fácil rs! . Quem vai comigo é a dona Onça rs! , quanto a pousada tendo um banheiro limpo e uma cama com roupa limpa para esticar o esqueleto eu fecho , e claro uma churrasqueira hahaha !. caso queiram antecipar a data so avisar que vamos do mesmo jeito !!
Abraços
JRoberto
19/09/2014, 16:49
Beleza Chuva! Eu vou amanhã com os Bananinhas. Vou aproveitar, pois consegui uma folga para amanhã, já no dia do passeio daqui não tenho certeza se coseguirei.
[]'s
Blz JR!!
Bom passeio pra vc e pra todos lá! Depois posta aqui por favor as condições da região como que tá lá.
[ ]s
JRoberto
19/09/2014, 18:45
Blz JR!!
Bom passeio pra vc e pra todos lá! Depois posta aqui por favor as condições da região como que tá lá.
[ ]s
Combinado! :concordo:
[]'s
David Spiegel
21/09/2014, 17:23
Boa tarde Galera.
Como eu saio do Guarujá vou no bate e volta a princípio esta é a intenção.
Atualizando:
Piloto / Viatura / Estadia / Confirmado / Ponto de Encontro
01 Passoni / Tracker / Parente / S / P.Toledo
02 Chuva / Tracker / Bate-volta / S / P.Toledo
03 Davi / TR4 / Bate-volta / S / P.Toledo
04 Claudio / Willys / Parente / S / ?
05 Higor Maia / Frontier / Parente / S / ?
06 Prieto / TR4 / Bate-volta / S / ?
07 Sirdkt / GV / Camping / S / ?
08 Neto_5462 / Troller / ? / S / ?
09 Carreteiro / Troller / ? / ? / ?
10 Thiago / Niva / ? / ? / ?
11
12
13
14
15
Pontos de encontro:
- Trevo de Pedro de Toledo. Horário: 07h00 - Saída: 07h30. Coordenadas: -24.282340, -47.230381
- Posto BR do Mc Donald's no KM 35 da Rodovia Imigrantes. Horário: 0Xh00 - Saída: 0Xh30. Coordenadas: -23.842128, -46.577370
JRoberto
22/09/2014, 16:49
Blz JR!!
[ ]s
Pessoa, segue fotos do passeio do fim de semana. Pelas fotos da pra ver que a estrada tá tranquilha, 4x2 na boa, os rios também estão bem abaixo do nível normal, travesia fácil, o ano passado tava bem mais cheio.
É só ir acompanhando a previsão do tempo, mas vai ter que chover muito pra voltar ao nível normal.
Tentem entrar na trilha o mais cedo possível (levamos 3,5 horas, bem na boa) assim sobra mais tempo pra brincar nas dunas.
JRoberto
22/09/2014, 16:52
Dunas: vale a pena chegar com tempo.
Vlw JR!! Que legais as fotos!! Essas dunas são loucas tb hein!! O ideal é chegar cedo hein galera!!!
As dunas ficam em cananéia ou iguape JR? Tem alguma referencia ou aquele traçado do wikiloc já as comportam?
[ ]s
JRoberto
22/09/2014, 17:54
Vlw JR!! Que legais as fotos!! Essas dunas são loucas tb hein!! O ideal é chegar cedo hein galera!!!
As dunas ficam em cananéia ou iguape JR? Tem alguma referencia ou aquele traçado do wikiloc já as comportam?
[ ]s
Chuva, essas dunas das fotos são em Iguape, depois de passar a ponte, segue até a avenida que margeia a praia e entra a esquerda nessa avenida, passa um conjunto de bangalôs logo entra a esquerda.
Qual é esse traçado do Wikiloc? Posta ele ai.
Oi JR, valeu de novo pela força!
O traçado é esse aqui em laranja. Foi o caminho do Fábio na primeira vez.
Wikiloc - Passeios 4x4 - Estrada das Bananas, Ilha Comprida, Cananeia trilha - Santa Rita do Ribeira, São Paulo (Brazil)- GPS track (http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=4843872)
Pelo que entendi do que disse e vendo os mapas, nas fotos de Iguape e Cananeia, circulei em onde imagino se as dunas. Por favor veja se confere ou é em outro ponto. Se for esse da foto o Fábio não passou pelas dunas, acho.
E se for, será que não tem como ir direto da praia dessas dunas até a praia onde entraram mais adiante? (talvez muito banhista, não sei..)
OBS: a segunda foto foi de feliz,,.kkk ela não sai do post..
[ ]
478213
JRoberto
22/09/2014, 18:40
Oi JR, valeu de novo pela força!
O traçado é esse aqui em laranja. Foi o caminho do Fábio na primeira vez.
Wikiloc - Passeios 4x4 - Estrada das Bananas, Ilha Comprida, Cananeia trilha - Santa Rita do Ribeira, São Paulo (Brazil)- GPS track (http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=4843872)
Pelo que entendi do que disse e vendo os mapas, nas fotos de Iguape e Cananeia, circulei em onde imagino se as dunas. Por favor veja se confere ou é em outro ponto. Se for esse da foto o Fábio não passou pelas dunas, acho.
E se for, será que não tem como ir direto da praia dessas dunas até a praia onde entraram mais adiante? (talvez muito banhista, não sei..)
OBS: a segunda foto foi de feliz,,.kkk ela não sai do post..
[ ]
478213
É essa ai mesmo que você marcou, não sei se da pra ir pela praia. Fomos direto pela Av. beira mar.
JRoberto
22/09/2014, 18:54
Chuva, uns 3 km mais ou menos antes de chegar na pousada existe outra dunas legais, mas nessa, no ano passado só ficamos no começo, mas também são bem legais. Acho que foi essa que o Fábio foi. Da um alô pra ele, que informa melhor.
Blz JR, vlw!!
Já vi que tem bastante diversão mesmo!! kkk
O esquema nessas dunas é ter cinta e anilhas pra caso encalhe.
Não sei se vai dar tempo, mas vamos tentar ir em todas!! ::))
[ ]s
Ricardo Passoni
22/09/2014, 19:30
Mestre vou ficar na pousada , a dna Onça vai comigo rs! Vou provavelmente encontrar no trevo de Pedro de Toledo , na churrascaria que tem lá, e voto por um churras coletivo.
Atualizando:
01 Passoni / Tracker / Parente / S / P.Toledo
11
12
13
14
15
Pontos de encontro:
- Trevo de Pedro de Toledo. Horário: 07h00 - Saída: 07h30. Coordenadas: -24.282340, -47.230381
- Posto BR do Mc Donald's no KM 35 da Rodovia Imigrantes. Horário: 0Xh00 - Saída: 0Xh30. Coordenadas: -23.842128, -46.577370
25/10, certo?
Também pretendemos ir, patroa e eu. Já passei nesse lugar há uns 5 anos, vai ser legal matar a saudade. E dar uma volta nas dunas, se ainda for liberado...
Nossa intenção é pernoitar e aproveitar o domingo à toa na praia. Subir num horário já bem tarde pra não pegar tanto trânsito.
Abraços,
Paulo
Blz pessoal!!
Atualizando os dados. Por favor sintam-se a vontade para atualizar tb!
Sobre o churras, talvez 1kg de carne para cada pessoa, ou 0,5kg no meu caso, já dão como sempre. Cada um leve o que for realmente comer, pq sempre sobra e nunca ninguem quer levar de volta.. kkk.. Bebida, cerveja, gelo, farinha, quitutes ou etc a gosto de cada um. Uma coisa que sempre esqueço e vale lembrar é o REPELENTE!!
Quem for ficar na pousada por favor questione as condições da churrasqueira ou se temos que levar tudo. Tb seria interessante saber sobre a presença nas instalações dos que não vão pernoitar nela. Mais gente e mais pra frente se define melhor. Não sei como cobrariam isso. Qquer coisa tb há as tendas dos milagres e a farofa na praia (organizada pelamor..) kkk
Completos:
01 Passoni / Tracker / Pousada / S / P.Toledo
Falta só Ponto de Encontro:
Falta mais:
11 Paulo J / L200 / Pousada / ? / ?
12
13
14
15
Pontos de encontro:
Thiago, ou alguem lembra qual era mesmo a frequencia do radinho? 146.400?
[ ]s
andrepaniz
23/09/2014, 12:53
blz pessoal!!
Sobre o churras, talvez 1kg de carne para cada pessoa, ou 0,5kg no meu caso, já dão como sempre. Cada um leve o que for realmente comer, pq sempre sobra e nunca ninguem quer levar de volta.. Kkk.. Bebida, cerveja, gelo, farinha, quitutes ou etc a gosto de cada um. Uma coisa que sempre esqueço e vale lembrar é o repelente!!
Quem for ficar na pousada por favor questione as condições da churrasqueira ou se temos que levar tudo. Tb seria interessante saber sobre a presença nas instalações dos que não vão pernoitar nela. Mais gente e mais pra frente se define melhor. Não sei como cobrariam isso. Qquer coisa tb há as tendas dos milagres e a farofa na praia (organizada pelamor..) kkk
piloto / viatura / estadia / confirmado / ponto de encontro
completos:
01 passoni / tracker / pousada / s / p.toledo
02 chuva / tracker / bate-volta / s / p.toledo
03 davi / tr4 / bate-volta / s / p.toledo
falta só ponto de encontro:
04 claudio / willys / parente / s / ?
05 higor maia / frontier / parente / s / ?
06 prieto / tr4 / bate-volta / s / ?
07 sirdkt / gv / camping / s / ?
Falta mais:
08 neto_5462 / troller / ? / s / ?
09 carreteiro / troller / ? / ? / ?
10 thiago / niva / ? / ? / ?
11 paulo j / l200 / pousada / ? / ?
12
13
14
15
pontos de encontro:
- trevo de pedro de toledo. Horário: 07h00 - saída: 07h30. Coordenadas: -24.282340, -47.230381
- posto br do mc donald's no km 35 da rodovia imigrantes. Horário: 0xh00 - saída: 0xh30. Coordenadas: -23.842128, -46.577370
thiago, ou alguem lembra qual era mesmo a frequencia do radinho? 146.400?
[ ]s
chuva, me encontro com vcs em pedro de toledo
higormaia
23/09/2014, 14:46
Pessoal,
Atualizando minhas informações:
Piloto: Higor Maia
Viatura: Frontier
Estadia: Casa de Parentes
Confirmado: Sim
Ponto de Encontro: Pedro de Toledo
Segue também meu e-mail e telefone:
higor.maia@gmail.com
(11) 9 4723-1728 - ID 55*93*161
Abraço!
David Spiegel
23/09/2014, 21:20
Blz pessoal!!
Sobre o churras, talvez 1kg de carne para cada pessoa, ou 0,5kg no meu caso, já dão como sempre. Cada um leve o que for realmente comer, pq sempre sobra e nunca ninguem quer levar de volta.. kkk.. Bebida, cerveja, gelo, farinha, quitutes ou etc a gosto de cada um. Uma coisa que sempre esqueço e vale lembrar é o REPELENTE!!
Completos:
Falta mais:
12
13
14
15
Pontos de encontro:
[ ]s
Boa noite Chuva.
Foi sim 146.400 a frequencia usada. Vai manter a mesma frequencia??
Estava dando uma olhada na rota e me corrige se eu estiver errado. Mais ela também não é conhecida como rota do telegrafo ou não.
Abs
thnoguei
23/09/2014, 22:15
Blz pessoal!!
Completos:
Falta mais:
12
13
14
15
Pontos de encontro:
[ ]s
Fala ai galera!!! desculpem pelo sumiço!!! estava em viagem a trabalho!!
Blz Chuva!!! por enquanto coloca ai na lista
Piloto: Thiago
Vtr: Niva
estadia: Pousada
Confirmado: só vou poder confirmar na semana antes do evento
Ponto de encontro: P. de Toledo
Chuva da ultima vez que usamos o Radio, foi na frequencia 146.400, o David lembrou da frequencia!!
estarei acompanhando o topico!!! qualquer coisa aviso galera!!! um abraço a todos!
Parmezan
Blz, atualizado:
Completos:
03 David / TR4 / Bate-volta / S / P.Toledo
04 Claudio / Willys / Parente / S / P.Toledo
05 Higor Maia / Frontier / Parente / S / P.Toledo
A confirmar e ponto de encontro:
06 Thiago / Niva / Pousada / ? / P.Toledo
07 Prieto / TR4 / Bate-volta / S / ?
08 Sirdkt / GV / Camping / S / ?
Falta mais:
09 Neto_5462 / Troller / ? / S / ?
10 Carreteiro / Troller / ? / ? / ?
12
13
14
15
Oi David, sobre o nome da rota eu não sei se é a do Telégrafo..
Radinho a 146.400 então galera!!
[ ]s
Alguém no grupo usa rádio vhf baofeng portátil? Funciona a contento?
Alguém no grupo usa rádio vhf baofeng portátil? Funciona a contento?
Oi Paulo, eu uso o uv-5r. Funciona sim. Em comboio vai de boa, em lugar fechado sinto falta da antena, Q da pra comprar depois.
Oi Paulo, eu uso o uv-5r. Funciona sim. Em comboio vai de boa, em lugar fechado sinto falta da antena, Q da pra comprar depois.
Obrigado pela dica. Vou comprar um no ML. Bye-bye Talkabout.
Ricardo Passoni
24/09/2014, 15:52
David não e a trilha do telégrafo , a trilha é bem difícil e esta fechada a vários anos , tem uns vídeos no youtube
Abraço
Boa noite Chuva.
Foi sim 146.400 a frequencia usada. Vai manter a mesma frequencia??
Estava dando uma olhada na rota e me corrige se eu estiver errado. Mais ela também não é conhecida como rota do telegrafo ou não.
Abs
Fala Chuva, meu amigo!
to dentro dessa!
Qual o esquema? Sábado ida + dunas se der tempo e domingo livre?
Completos:
Falta mais:
12 Victor Circelli / Troller / a confirmar / S / P.Toledo
13
14
15
Só não sei se vou pernoitar ou voltar
Grande abraço!
Faaaala Victor!! Tudo certo?
Então, eu 90% de chance de bate-volta, então não me preocupo com pousada.
Sobre a ida, se o tempo do passeio pelo caminho das bananas for tranquilo, passagens pelos riozinhos tranquilas e o percurso for relativamente rápido, existe a maior duna logo ao chegar em Iguape (caminho contrário da direção da pousada principal).
Seria bem legal passar um tempo lá e daí surgem tb os contratempos de atolar ou não e tal. Contratempos esses a tarde que imagino implicar no atraso do almoço. Quem já foi costuma deixar essas dunas para o domingo, com tempo. Sou suspeito pra falar pq não pretendo pernoitar, mas já que vamos passar quase em frente, podíamos aproveitar o local logo de cara.
Assim, pensando no almoço antes de chegar na pousada (sou daqueles que não me aguento em pé até muito a tarde para comer algo que sustente) para passar nessa primeira duna, há algumas possibilidades a gosto e votação da maioria:
1 - Podemos comer um lanchinho no carro e brincamos na duna mor antes de ir para a pousada, deixando o churrasco para o jantar, ou;
2 - Ir para a pousada, almoçar o churrasco e curtir as dunas de lá de perto um pouco menores;
3 - Almoçar em algum lugar na cidade, já que ao chegar lá poderá ser por volta das 13 hras e curtir as dunas de tarde, deixando o churras pra janta.
Veja bem, isso tudo se o tempo do percurso ajudar, o que geralmente não ocorre. Então o mais provável é ir para a pousada e fazer um almojanta de churrasco.. kkk. Daí quem fica pro pernoite vai brincar nas dunas no domingão!
Quem já foi por favor dê sua importante opinião sobre isso.
Por favor opinem tb.
vlws
[ ]s
To acompanhando todos os dias, presença confirmada
Horacio Teles
24/09/2014, 21:01
Ando meio fora do forum. Recebi uma mensagem no Facebook da Regina, a esposa do Ricardo Passoni, falando sobre um passeio a Ilha Comprida marcado para o dia 24 ou 25 de outubro. É desse que vocês estão falando. Se for, estamos dentro. A caranga é um Defender 90, conhecido como Vagabundo. No passado fui o rei das dunas da Ilha com um Troller. Agora estou mais comportado. Se for isso, favor incluir Horacio e Elisete, com pousada. Me viro com o Daniel que é o proprietário da Pousada Estrela do Mar. Na última vez que estivemos por lá, ele disponibilizou uma casa que possui ao lado da pousada, com churrasqueira, para uma prosa com boa carne e muita cerveja. Por enquanto, é isso.
Horacio Teles
24/09/2014, 21:02
Vi por acaso a comunicação. Vocês deviam ter criado um tópico novo para esse encontro, assim mais pessoas teriam visto.:curtir:
Estou apenas comentando isso porque quem vê o tópico vê que é um passeio de 25 de janeiro de 2014.:curtir:
Ricardo Passoni
25/09/2014, 08:56
Dr Horácio ou melhor caramujo rs! combina com o Nô também para ir rs! sua presença sera obrigatória , com as historias de suas idas a Iguape pelos famosos moluscos presentes hahaha . vamos sair de Pedro de Toledo da famosa churrascaria onde aquecemos os motores naquela data rs! , seria bom a presença do Falafino Off Road , afinal quem ira fazer as peripécias nas dunas rs!
Abraço
Vamos abrir um tópico então e organizar isso , abraços
Ando meio fora do forum. Recebi uma mensagem no Facebook da Regina, a esposa do Ricardo Passoni, falando sobre um passeio a Ilha Comprida marcado para o dia 24 ou 25 de outubro. É desse que vocês estão falando. Se for, estamos dentro. A caranga é um Defender 90, conhecido como Vagabundo. No passado fui o rei das dunas da Ilha com um Troller. Agora estou mais comportado. Se for isso, favor incluir Horacio e Elisete, com pousada. Me viro com o Daniel que é o proprietário da Pousada Estrela do Mar. Na última vez que estivemos por lá, ele disponibilizou uma casa que possui ao lado da pousada, com churrasqueira, para uma prosa com boa carne e muita cerveja. Por enquanto, é isso.
Olá a todos!!
Boa idéia Horácio!! Está feito então o novo tópico!
Pessoal, por favor acompanhem daqui então:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/passeios/143936-passeio-para-ilha-comprida-cananeia-via-trilha-da-banana-dia-25-10-2014-a.html#post2192400
[ ]s
Ricardo