Conectar

Ver Versão Completa : Cambio do maverick 4 marchas



turbino
01/12/2013, 15:29
Boa tarde a todos, gostaria de saber se o cambio do maverick é igual ao do jeep, ou se da pra adaptar no jeep?

desde ja muito obrigado.

Dodger
01/12/2013, 16:31
maverick 4 e 6 cil é mesmo cambio Willys, só que ele é feito pra 4x2 e alavanca(externa) lá na ponta do canhão. se vc tiver o cambio do jeep , só trocar as peças

turbino
01/12/2013, 16:54
maverick 4 e 6 cil é mesmo cambio Willys, só que ele é feito pra 4x2 e alavanca(externa) lá na ponta do canhão. se vc tiver o cambio do jeep , só trocar as peças


Entendi dodger, o problema é que eu tenho o cambio 3 marchas e queria colocar um de 4 marchas, acho que nao da pra tirar as peças do cambio de 3 marchas e passar pro de 4 marchasdo maverick ne?

vlw

antonio umino
01/12/2013, 18:54
Depende desta caixa de 3 marchas..
Se for com a primeira seca.... babau não dá
Mas se for com a primeira sincronizada.. aí sim, desmonta seu cambio.
Aproveita , todas as engrenagens, menos o eixo entalhado.. que vc vai ter que usar a sua..
Mais uma coisa... se a sua tampa de cambio for de 3 marchas, vai ter que trocar por uma de 4 marchas. (é diferente).
Ok.
Tamos aí.
abçs

Ricardo MG
02/12/2013, 08:58
Boa tarde a todos, gostaria de saber se o cambio do maverick é igual ao do jeep, ou se da pra adaptar no jeep?

desde ja muito obrigado.

... já coloquei a caixa do maverick 4 cil, tive que colocar o piloto do Willys(3m sincro) e o entalhado, depois de algum tempo coloquei o do 6 cil, tive que usinar o piloto para usar o conjunto(garfo, rolamento e retentores do Willys) fora o entalhado. A cx do 4 cil(OHC) a primeira é um pouco mais reduzido.
Um detalhe, tive que furar a caixa para colocar o calço da travessa e aumentar os furos da CT, pois a cx do willys é de diametro menor.

abs

turbino
02/12/2013, 10:01
Entao galera, meu cambio atual é 3M sincronizado e tenho em vista um motor bf184 e cambio 4M do maverick, eu achava que era so colocar a tampa do cambio willys 4M e a caixa de transferencia, mas pelo visto é um pouco mais complicado.

Ricardo MG
02/12/2013, 10:45
Entao galera, meu cambio atual é 3M sincronizado e tenho em vista um motor bf184 e cambio 4M do maverick, eu achava que era so colocar a tampa do cambio willys 4M e a caixa de transferencia, mas pelo visto é um pouco mais complicado.

... Se vc for colocar o BF184 mais o 4m, basta vc substituir o entalhado do 4m pelo 3m, retirando o "canhão" é claro, somente será necessário furar a caixa para colocação do coxim, tomar cuidado para não "atravessar" o furo e alargar os furos da CT.
Quanto a substituição do motor, vc precisará colocar o suporte do motor do BF161 e trocar o sistema original de direção para não pegar no filtro de oleo, que no BF184 é acoplado a bomba, entre outras "coisinhas"!!

Como vc pode ver o BF184 com o suporte do BF161

http://i366.photobucket.com/albums/oo109/APXMG/2013-10-10073008_zpsaa0b49ca.jpg (http://s366.photobucket.com/user/APXMG/media/2013-10-10073008_zpsaa0b49ca.jpg.html)

Nessa outra foto o filtro de oleo acoplado a bomba sem a sistema original de direção do Willys

http://i366.photobucket.com/albums/oo109/APXMG/Willys%201966/2013-10-10072930_zpsfc2c35a5.jpg (http://s366.photobucket.com/user/APXMG/media/Willys%201966/2013-10-10072930_zpsfc2c35a5.jpg.html)

Abs

turbino
02/12/2013, 12:55
Ola Ricardo MG, o que voce me diz do motor bf184 em relaçao ao bf161, da muita diferença ou pouca coisa?

Ricardo MG
02/12/2013, 15:45
Ola Ricardo MG, o que voce me diz do motor bf184 em relaçao ao bf161, da muita diferença ou pouca coisa?

Turbino,

No meu Willys o Bf2600 já estava 1/2 cansado, em lugares que tinha que reduzir para subir(trecho urbano) com o BF184 subo de 2ª simples, optei pelo BF184 pela simplicidade de substituição, como relatei, precisei apenas de colocar o suporte do motor, trocar o entalhado, usinar o eixo piloto(uso a caixa seca do Willys), fazer o cano da saída do coletor de escape(uso o coletor do Maverick para manter o filtro de oleo acoplado a bomba) e alargar os furos da reduzida. Toda adequação extremamente simples!!!
Se o motor estiver bom, pode colocar que vc não irá arrepender, vc irá ganhar força e torque em baixas rotações, o meu Willys deve ter um sobre peso de uns 250 kilos(Guincho eletrico, gaiola de proteção de 3mm, galão de gasolina que está sempre cheio, tanque de agua tb sempre cheio, estepe com pneu 31", Hi-lift, macaco hidraulico de 12 ton, proteção em chapa das barras de direção e do freio a disco no cardã, caixa de direção do JPX, ferramentas diversas...

abs