Ver Versão Completa : Manutenção no câmbio e na t-case
Thiago Pereira
17/11/2005, 17:54
Estou com o câmbio fora do Jeep (como todo o resto) e antes de montar pretendo fazer uma revisão geral.
O primeiro passo seria lavar tudo, externamente e internamente. Qual o melhor jeito de fazer isso? Querosene, diesel, água e sabão?
Aparentemente as engrenagens estão boas como todo o resto exceto os retentores que não tenho como saber, pois esta toda lambuzada de óleo (o dono anterior jogou óleo queimado pra ficar bonito :discordo: ). Como posso verificar se não tem vazamentos com a caixa fora do Jeep (seria só completar o óleo e esperar)?
Abraço,
Fabio Cortez
17/11/2005, 18:01
Boa tarde,
Fiz manutenção na minha caixa agora, tem uma semana. A peças estavam em perfeito estado, mas mesmo assim o mecânico orientou a colocar retentores, juntas, aneis sincronizados, jogo de arroelas e macaquinhos novos.
Vai que vc economiza nessas coisas e depois tem que abrir a caixa por isso...
Sds,
Thiago Pereira
18/11/2005, 17:43
Ok Fabio, então vou aproveitar e dar uma geral na caixa.
Mas ainda tenho a duvida qto a lavagem, qual é o produto indicado, pq no manual de serviço informa pra não usar querosene para limpar o cambio e diferencial. Isso está correto? Se não pode querosene qual pode?
Outra duvida é na troca das juntas, já me recomendaram usar aquele silicone inerte (vermelho) no lugar dela. É melhor mesmo, ou deveria usar a junta junto...ou apenas a junta?
Abraço,
Fabio Cortez
21/11/2005, 11:49
Bom Dia,
Mas ainda tenho a duvida qto a lavagem, qual é o produto indicado
Pode usar gasolina sem problemas...
já me recomendaram usar aquele silicone inerte (vermelho) no lugar dela. É melhor mesmo, ou deveria usar a junta junto...ou apenas a junta?
Eu usei a junta de papel com veda junta preta para cárter de carros mais novos. Até agora sem vazamentos...
Sds,
Thiago Pereira
22/11/2005, 21:34
Fabio obrigado pela ajuda.
Um abraço,
E quanto ao oleo de cambio ?
Li certa vez pra usar Oleo 90 mineral puro ou GL1 , "nunca GL4 ou 5" pois os aditivos deste oleos danificaria as peças do cambio.
Mas só encontrei o 90 GL5.....
Qual oleo vcs usam ???
Fabio Cortez
23/11/2005, 09:26
Caro Valmor,
Num sei se tá certo, mas meu mecânico pediu pra colocar oleo 140 pois o 90 é muito fino. Aí eu comprei aquele Lubrax TRM-5 140, que atende ao nível de desenpenho API GL-5.
Qualquer posto BR tem.
Até agora tá tranquilo.
[]´s
p.peleje
23/11/2005, 09:43
E quanto ao oleo de cambio ?
Li certa vez pra usar Oleo 90 mineral puro ou GL1 , "nunca GL4 ou 5" pois os aditivos deste oleos danificaria as peças do cambio.
Mas só encontrei o 90 GL5.....
Qual oleo vcs usam ???
Sempre usei óleo 140, e sempre que possível procuro trocá-lo para tentar manter ele sempre limpo.
Qto a produto pra limpeza do câmbio eu nunca usei nada além de óleo tipo WD, ele arranca as borras e ainda lubrifica, se é certo ou ñ, ñ sei, só sei que nunca tive problemas.
[]s
Peleje