Ver Versão Completa : Ajuda sobre tração!!!
Rodrigoelopes
24/11/2013, 20:21
Boa tarde amigos!!!
Não tenho experiência em trilhas pesadas mas procuro manter minha 90tinha sempre em dia pelo menos na parte de motor. Na parte de transmissão aparentemente está tudo normal, não ronca nada, troquei todos os óleos, engraxei cruzetas e fui pra estrada.
No asfalto só alegria fui pra Goiás mês passado e nesse feriado (15/11) fui para Mato Grosso do Sul, 50 km de terra pra chegar ao meu destino, mas sem nenhum atoleiro. O problema foi quando fui pescar e ao chegar perto do rio tinha um brejo que eu não percebi,quando entrou a frente desceu até o diferencial... Aí é q eu fiquei decepcionado com a vtr, as rodas traseiras estavam no seco mas não tracionavam nada, acionei reduzida, bloqueio e nada só fazia afundar mais pois só tracionava a frente; desceu até o para choque. Sem pá nem enxada só cavando com as mãos e um facão, em resumo foram 3 horas de briga e só com o macaco conseguimos tirar depois de erguer e calçar as rodas. Mas qdo estava saindo forcei a roda traseira com a alavanca da chave de roda e a bendita tracionou e o carro saiu do buraco. Então depois dessa novela pergunto pq só tracionava a dianteira?? É normal isso achei q isso seria fácil para a tal ¨tração integral¨. Ou pode haver algum problema q eu não sabia e ainda não sei??
SergioMedeiros
24/11/2013, 21:34
Isso se chama "pouca prática".
Andar em terreno de baixa aderência, com chances de atolar, e com o diferencial central desbloqueado????
Tração integral com diferencial central desbloqueado chega a ser pior que 4x2 em atoleiro! Uma roda que perca a aderência, mata as outras três.... E depois que atola, esqueça correr atras do prejuízo... a m... tá feita! Pode bloquear, reduzir, acender uma vela pra algum Santo.... vai ter que descer do carro e rezar pra maré não subir ou chover na nascente do rio até tirar a viatura do atoleiro.
Editando só pra explicar...
Como tua Defender já estava atolada, não ia conseguir mais bloquear o Dif central pois as rodas da frente estavam girando soltas e as de trás não. Quando voce forçou a roda traseira, por sorte conseguiu bloquear o dif, e a viatura saiu... se já estivesse bloqueado, e caísse no buraco, teria saído dando risada.
Renato Franco
24/11/2013, 22:34
Andar em terreno de baixa aderência, com chances de atolar, e com o diferencial central desbloqueado????
Tração integral com diferencial central desbloqueado chega a ser pior que 4x2 em atoleiro! Uma roda que perca a aderência, mata as outras três.... E depois que atola, esqueça correr atras do prejuízo... a m... tá feita! Pode bloquear, reduzir, acender uma vela pra algum Santo.... vai ter que descer do carro e rezar pra maré não subir ou chover na nascente do rio até tirar a viatura do atoleiro.
Como tua Defender já estava atolada, não ia conseguir mais bloquear o Dif central pois as rodas da frente estavam girando soltas e as de trás não. Quando voce forçou a roda traseira, por sorte conseguiu bloquear o dif, e a viatura saiu... se já estivesse bloqueado, e caísse no buraco, teria saído dando risada.
Hehehe - desculpe os risos, mas foram inevitáveis... Agora, na boa, ter um 4x4 e não ter noções sérias de condução 4x4 é muito perigoso, pois pode de colocar em situações de risco real de capotamento, queda em barrancos, pilonagem, etc. Sugiro fortemente que faça um curso de direção 4x4 ou, na ausência, que faça umas trilhas com um pessoal do ramo, para pegar as "manhas" e dicas de segurança. Até o jeito de por a mão no volante é diferente quando vc está na trilha, para evitar uma fratura na mão em caso de batida de roda em obstáculo. Você pode se machucar, não é brincadeira não... Abraços.
Rodrigoelopes
24/11/2013, 23:04
Não fui atrás de trilha simplesmente a estrada terminava onde fomos pescar e pra voltar tinha q manobrar e o espaço era bem curto por isso atolou
Hehehe - desculpe os risos, mas foram inevitáveis... Agora, na boa, ter um 4x4 e não ter noções sérias de condução 4x4 é muito perigoso, pois pode de colocar em situações de risco real de capotamento, queda em barrancos, pilonagem, etc. Sugiro fortemente que faça um curso de direção 4x4 ou, na ausência, que faça umas trilhas com um pessoal do ramo, para pegar as "manhas" e dicas de segurança. Até o jeito de por a mão no volante é diferente quando vc está na trilha, para evitar uma fratura na mão em caso de batida de roda em obstáculo. Você pode se machucar, não é brincadeira não... Abraços.
Rodrigoelopes
24/11/2013, 23:08
Mas já q kguei no pau podem rir mas vou perguntar:
Eu posso bloquear o dif. e fazer curvas com a vtr?? Sempre ouvi dizer q só pode usar em linha reta e por um curto espaço.
Waldmartins
24/11/2013, 23:10
Pra te ajudar Rodrigo...
Dicas off road 01 - 07.flv - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=ettJYjzFwsk)
Waldmartins
24/11/2013, 23:21
E antes de criticar o carro, aprenda a utiliza-lo :concordo:
Eu falo isso pq eu tinha antes uma Idea Adventure LOCKER e eu via uma galera criticando o carro pq o LOCKER (Bloqueio do diferencial) não "desatolava" o carro... tudo bem que a FIAT fazia uma propaganda que PARECIA que o carro era 4x4, mas se quem tinha o carro "soubesse" ler o manual, veria que na verdade o sistema era apenas para caso uma das rodas dianteiras perdesse ação, o carro jogaria a força toda para a roda que não girava em falso, caso o sistema locker fosse acionado.
Mesmo que não vá fazer trilhas, como nossas VTR nos possibilita ir a alguns locais mais "radicais", sempre é bom ter alguns conselhos e dicas off road "na cabeça" para não passar apuros.
Abs
Wald
SergioMedeiros
24/11/2013, 23:38
Mas já q kguei no pau podem rir mas vou perguntar:
Eu posso bloquear o dif. e fazer curvas com a vtr?? Sempre ouvi dizer q só pode usar em linha reta e por um curto espaço.
Pode sim fazer curvas com o dif bloqueado em terrenos de baixa aderência. Manobrar em espaços curtos também, só que força o conjunto, pois vai arrastar um pouco as rodas. Se não tiver risco de atolar, aí é melhor deixar desbloqueado mesmo. Mas se tiver a mínima possibilidade de atolar, ou não conheça onde tá pisando, bloqueia sem medo.
Agora, quanto a distância, pode dar duas voltas ao mundo bloqueado, desde que seja em pisos de baixa aderência. Asfalto, mesmo molhado, NUNCA... nem em linha reta.
Wald, fiat e-locker é sacanagem né.... :parede:
E pelo jeito nem você leu o manual né? Pq ele joga 50% da força para a roda que tem tração, e não toda a força... heheheh
Abs
Rodrigoelopes
24/11/2013, 23:44
Valew a dica Wlad clareou um pouco mas a minha dúvida sobre o bloqueio continua; o Japa diz pra não usar em trechos sinuosos e eu estava num trecho sinuoso e manobrando poderia usa-lo mesmo assim??
Rodrigoelopes
24/11/2013, 23:49
Agora sim!!! Eu não sabia quase nada sobre o bloqueio, mas sabia menos ainda q poderia afundar ali!!!1 Mas vou seguir o conselho do colega Renato e marcar umas trilhas com uma galera experiente!
Pode sim fazer curvas com o dif bloqueado em terrenos de baixa aderência. Manobrar em espaços curtos também, só que força o conjunto, pois vai arrastar um pouco as rodas. Se não tiver risco de atolar, aí é melhor deixar desbloqueado mesmo. Mas se tiver a mínima possibilidade de atolar, ou não conheça onde tá pisando, bloqueia sem medo.
Agora, quanto a distância, pode dar duas voltas ao mundo bloqueado, desde que seja em pisos de baixa aderência. Asfalto, mesmo molhado, NUNCA... nem em linha reta.
E pelo jeito nem você leu o manual né? Pq ele joga 50% da força para a roda que tem tração, e não toda a força... heheheh
Abs
Rodrigoelopes
24/11/2013, 23:56
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/1473070_10201535179638820_648393567_n.jpg
Rodrigoelopes
24/11/2013, 23:58
https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/1479191_10201535180038830_738684742_n.jpg
Rodrigoelopes
24/11/2013, 23:59
https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/1465198_10201535181798874_38997580_n.jpg
Rodrigoelopes
25/11/2013, 00:00
Toda essa lama apareceu depois q atolei mas como podem ver era uma puta arapuca!!
https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/1465198_10201535181798874_38997580_n.jpg[/QUOTE]
SergioMedeiros
25/11/2013, 00:13
Rodrigo, esses são os melhores 37min que voce pode assistir sobre Defender e condução offroad. Esse vídeo vinha junto com as Defenders. É antigo mas todos os conceitos ainda são os mesmos.
Vale a pena assistir.
Land Rover - Sob Controle (Under Control) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=osEsY1uIegs&noredirect=1)
Waldmartins
25/11/2013, 00:57
Abs
Foi mal Sérgio,
eu não só li o manual como fiz um curso com quem bolou o sistema :chorandoderir:E o quanto de força que é jogado na roda não tinha escrito no manual... ou se tinha eu não lembro. Mas só sei que o cara que bolou o sistema mostrou os vídeos de teste e contou toda a história.
O cara é foda e dá cursos de Offroad para empresas (e particulares).
O cara também monta essas pistas para exibição das adventures da FIAT. Só uma historinha interessante que ele contou:
No lançamento do sistema Locker, um diretor da FIAT chegou pra ele e perguntou se ele conseguiriam construir uma pista que a Palio ADv Locker passava e uma Hilux não... Resultado ele montou...mas claro, como ele disse, a única coisa que ele fez foi fazer lombada com o angulo forte em que um carro com os eixos mais afastados ficassem grudados...rsrs
Só pra vc ter uma idéia do "talento" do cara...aqui nesse vídeo ele apostou que andava de duas rodas no "jipinho"...
CWS - Clécio. Andando de 2 rodas. - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=82QqTh12cXA)
Abs
Wald
Waldmartins
25/11/2013, 01:00
o carinha agora fazendo "estripulias" com uma Idea Adventure sem Locker
Programa Car Mix Dica Off-Road - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=moPOCUKOGxs)
Abs
Wald
Toda essa lama apareceu depois q atolei mas como podem ver era uma puta arapuca!!
Este atoleiro também não estava ali...
http://www.youtube.com/watch?v=MK6419y4N4Q
O legal é como desatola...
Este atoleiro também não estava ali...
O legal é como desatola...
legal esse guincho hein.. boa idéia. haha
Renato Franco
25/11/2013, 19:40
https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/1465198_10201535181798874_38997580_n.jpg[/QUOTE]
Bom Rodrigo,
Vou te dar o boa notícia!!! Essa laminha aí, pra sua 90tinha, não é uma "puta arapuca", é super/hiper/mega moleza se estiver bloqueado e, de preferência, com umas libras a menos no pneu (mas sem baixar demais, senão destalona). Passa sem medo de ser feliz, só calibrando no acelerador, para não afundar (devagar demais) ou patinar (muito acelerado) - aí é a prática.
O problema é que, como quase todo 4x4, o recurso não funciona DEPOIS que vc entrou na brabeza (vai tentar engatar um 4x4 ou uma reduzida num part-time depois de atolado, especialmente naqueles de acionamento elétrico com roda livre a vácuo, forget...). O segredo é avaliar a condição do terreno ANTES, e utilizar os recursos necessários para enfrentá-lo. Condução off-road é uma arte. Na violência quebra o carro, no medo não passa...
O problema do bloqueio acionado é que ele impede a atuação do diferencial, o qual, como o próprio nome diz, permite que as rodas girem em velocidades diferentes quando o carro faz curva (a trajetória da roda externa à curva é sempre maior que a percorrida pela roda interna). Se vc está em um piso com alta aderência, o pneu não vai patinar e o esforço vai para as engrenagens do diferencial, que podem até quebrar, razão pela qual NUNCA pode ser usado. Agora, em piso de baixa aderência, exatamente onde ele DEVE ser usado, não tem nenhum problema, pois o esforço fica exatamente na roda que está sem aderência, sem transmitir sobrecarga para a transmissão. Essa é a lógica...
Abraços e assista aos vídeos, são muito bons.
Renato
ToribioMalagodi
25/11/2013, 20:04
legal esse guincho hein.. boa idéia. haha
Alguem viu as 2 e poucos um peixe sair do carro? ahhahaha
SergioMedeiros
25/11/2013, 21:04
Bom Rodrigo,
Vou te dar o boa notícia!!! Essa laminha aí, pra sua 90tinha, não é uma "puta arapuca", é super/hiper/mega moleza se estiver bloqueado e, de preferência, com umas libras a menos no pneu (mas sem baixar demais, senão destalona). Passa sem medo de ser feliz, só calibrando no acelerador, para não afundar (devagar demais) ou patinar (muito acelerado) - aí é a prática.
O problema é que, como quase todo 4x4, o recurso não funciona DEPOIS que vc entrou na brabeza (vai tentar engatar um 4x4 ou uma reduzida num part-time depois de atolado, especialmente naqueles de acionamento elétrico com roda livre a vácuo, forget...). O segredo é avaliar a condição do terreno ANTES, e utilizar os recursos necessários para enfrentá-lo. Condução off-road é uma arte. Na violência quebra o carro, no medo não passa...
O problema do bloqueio acionado é que ele impede a atuação do diferencial, o qual, como o próprio nome diz, permite que as rodas girem em velocidades diferentes quando o carro faz curva (a trajetória da roda externa à curva é sempre maior que a percorrida pela roda interna). Se vc está em um piso com alta aderência, o pneu não vai patinar e o esforço vai para as engrenagens do diferencial, que podem até quebrar, razão pela qual NUNCA pode ser usado. Agora, em piso de baixa aderência, exatamente onde ele DEVE ser usado, não tem nenhum problema, pois o esforço fica exatamente na roda que está sem aderência, sem transmitir sobrecarga para a transmissão. Essa é a lógica...
Abraços e assista aos vídeos, são muito bons.
Renato
Grande Renato, apenas me permita uma observação. Como o caso que estamos comentando é na Defender, o bloqueio se dá no Diferencial central, salvo em casos de bloqueios de terceiros nos eixos dianteiro e traseiro. No caso de uma Defender original, que imagino ser o caso em questão, acionar o bloqueio somente vai bloquear o diferencial central. As rodas do mesmo eixo continuam podendo ter velocidades diferentes. Mas o caso é que em curvas, além da velocidade das rodas serem diferentes, a dos eixos também é, sendo que o eixo dianteiro percorre um caminho maior, sendo assim, impõe uma velocidade maior que o eixo traseiro. Se estiver bloqueado, não vai forçar os semi-eixos, e sim o diferencial central, cardas, coroa/pinhao, etc.
A tendencia de uma Defender bloqueada é andar em linha reta, assim como qualquer carro 4x4 part time.
Abs
Rodrigoelopes
26/11/2013, 13:51
Valew a aula teórica!!! Será muito útil embora não seja fã de trilhas pesadas mas gosto de saber como usar a ferramenta!! Jamais imaginei que pudesse acionar o bloqueio com o carro em movimento. Tô na área para algum passeio/trilha com a galera de Sampa; se tiverem alguma coisa marcada daqui pro final do ano deem um toque.
Abçs
Renato Franco
26/11/2013, 18:23
Grande Renato, apenas me permita uma observação. Como o caso que estamos comentando é na Defender, o bloqueio se dá no Diferencial central, salvo em casos de bloqueios de terceiros nos eixos dianteiro e traseiro. No caso de uma Defender original, que imagino ser o caso em questão, acionar o bloqueio somente vai bloquear o diferencial central. As rodas do mesmo eixo continuam podendo ter velocidades diferentes. Mas o caso é que em curvas, além da velocidade das rodas serem diferentes, a dos eixos também é, sendo que o eixo dianteiro percorre um caminho maior, sendo assim, impõe uma velocidade maior que o eixo traseiro. Se estiver bloqueado, não vai forçar os semi-eixos, e sim o diferencial central, cardas, coroa/pinhao, etc.
A tendencia de uma Defender bloqueada é andar em linha reta, assim como qualquer carro 4x4 part time.
Abs
Caro Sergio. Corretíssima a observação. Realmente não conheço em detalhes a tração das Defender, e não sabia que o bloqueio se dava unicamente no central. Nas Discos, ele ocorre no central e no traseiro, de forma eletrônica, on demand, de modo que não há risco de danificar os componentes, pois ele é acionado sempre que percebe o deslizamento do pneu, e automaticamente desligado quando volta para a aderência. A gente somente assiste o sistema traballhando na telinha de monitoramento do sistema que fica na central multimídia, que mostra os "cadeados" que simbolizam os bloqueios abrindo e fechando. Muitos sistemas part-time também adotam os diferenciais com "escorregamento limitado", como o tipo "torsen" (a SW4, p.ex.), que não permitem que toda a força vá apenas para uma roda, fazendo com que o carro saia mesmo sem o bloqueio. Abraços.
SergioMedeiros
26/11/2013, 21:01
Caro Sergio. Corretíssima a observação. Realmente não conheço em detalhes a tração das Defender, e não sabia que o bloqueio se dava unicamente no central. Nas Discos, ele ocorre no central e no traseiro, de forma eletrônica, on demand, de modo que não há risco de danificar os componentes, pois ele é acionado sempre que percebe o deslizamento do pneu, e automaticamente desligado quando volta para a aderência. A gente somente assiste o sistema traballhando na telinha de monitoramento do sistema que fica na central multimídia, que mostra os "cadeados" que simbolizam os bloqueios abrindo e fechando. Muitos sistemas part-time também adotam os diferenciais com "escorregamento limitado", como o tipo "torsen" (a SW4, p.ex.), que não permitem que toda a força vá apenas para uma roda, fazendo com que o carro saia mesmo sem o bloqueio. Abraços.
Precisa humilhar???? Não sabe brincar pega os bonequinhos e vai embora!!! hehehhehe
Ah... esqueci... as Pumas são eletrônicas também.... força do hábito falar em Defender até 2005.
Grande abraço
ToribioMalagodi
26/11/2013, 21:58
Precisa humilhar???? Não sabe brincar pega os bonequinhos e vai embora!!! hehehhehe
Ah... esqueci... as Pumas são eletrônicas também.... força do hábito falar em Defender até 2005.
Grande abraço
Hehhee... A Disco 2 TD5 está nisso também... Porem sobre a reduzida, eh interessante que com a automatica fica diferente da transmissao mecanica... Alguem sabe explica a melhor forma de usar a reduzida com a transmissao automatica ou fica mais simples utilizar, colocando so na D?
Renato Franco
26/11/2013, 22:05
Hehhee... A Disco 2 TD5 está nisso também... Porem sobre a reduzida, eh interessante que com a automatica fica diferente da transmissao mecanica... Alguem sabe explica a melhor forma de usar a reduzida com a transmissao automatica ou fica mais simples utilizar, colocando so na D?
Amigo, não sei se a Disco 2 tem opção sequencial. Se tiver, vc pode usar como o cambio manual, colocando na marcha que vc quiser. Mesmo se não tiver, vc pode controlar restringindo as opções 3,2 e 1 do câmbio. Não há problema em usar no D, só que, em descidas íngremes, vc não vai ter o efeito de freio motor em D, essencial para o controle do carro, a não ser que use o EDC (eu, particularmente, não gosto do EDC, pois come muita pastilha, prefiro a velha e boa 1a reduzida, só uso em situações muito críticas).
Abs.