Ver Versão Completa : Ajuda sobre tração!!!
Rodrigoelopes
24/11/2013, 20:21
Boa tarde amigos!!!
Não tenho experiência em trilhas pesadas mas procuro manter minha 90tinha sempre em dia pelo menos na parte de motor. Na parte de transmissão aparentemente está tudo normal, não ronca nada, troquei todos os óleos, engraxei cruzetas e fui pra estrada.
No asfalto só alegria fui pra Goiás mês passado e nesse feriado (15/11) fui para Mato Grosso do Sul, 50 km de terra pra chegar ao meu destino, mas sem nenhum atoleiro. O problema foi quando fui pescar e ao chegar perto do rio tinha um brejo que eu não percebi,quando entrou a frente desceu até o diferencial... Aí é q eu fiquei decepcionado com a vtr, as rodas traseiras estavam no seco mas não tracionavam nada, acionei reduzida, bloqueio e nada só fazia afundar mais pois só tracionava a frente; desceu até o para choque. Sem pá nem enxada só cavando com as mãos e um facão, em resumo foram 3 horas de briga e só com o macaco conseguimos tirar depois de erguer e calçar as rodas. Mas qdo estava saindo forcei a roda traseira com a alavanca da chave de roda e a bendita tracionou e o carro saiu do buraco. Então depois dessa novela pergunto pq só tracionava a dianteira?? É normal isso achei q isso seria fácil para a tal ¨tração integral¨. Ou pode haver algum problema q eu não sabia e ainda não sei??
SergioMedeiros
24/11/2013, 21:34
Isso se chama "pouca prática".
Andar em terreno de baixa aderência, com chances de atolar, e com o diferencial central desbloqueado????
Tração integral com diferencial central desbloqueado chega a ser pior que 4x2 em atoleiro! Uma roda que perca a aderência, mata as outras três.... E depois que atola, esqueça correr atras do prejuízo... a m... tá feita! Pode bloquear, reduzir, acender uma vela pra algum Santo.... vai ter que descer do carro e rezar pra maré não subir ou chover na nascente do rio até tirar a viatura do atoleiro.
Editando só pra explicar...