Conectar

Ver Versão Completa : Eixo semi-flutuante e gaiola de brinquedo

Ricardo Baldessar
16/11/2005, 15:31
Acho q foi o Leopoldo q chamou a atenção sobre o perigo dos eixos semi-flutuantes. Pois bem, neste fim de semana ocorreu um grave acidente com um colega de jeep clube. Ele perdeu a roda traseira e capotou. O jeep ficou inteiramente destruído, e a gaiola de "proteção" desmanchou-se por completo. Pelo q fiquei sabendo a gaiola foi comprada pronta, e acho q a fragilidade das mesmas também já foi discutida aqui.
Nosso amigo está na UTI em estado grave, e o caroneiro nada sofreu.
Resolví abrir esse tópico para reforçar o q já foi discutido aqui nesse fórum. Temos q cuidar muito da manutenção de nossas viaturas, pois além de serem expostas a condições extremas, na sua maioria são carros com mais de 30 anos! Soma-se a isso a venda de produtos de má qualidade por parte de algumas empresas, que antes de serem ítens de segurança, são apenas enfeites.

[]s

Dennis Figueiredo
16/11/2005, 15:48
Será que isso também não é um pouco de descaso dos donos para com a manutenção de rolamentos e semieixos? :pensativo:

é que o meu eu to sempre verificando e quando da uma folgadinha eu ja troco.

billj
16/11/2005, 15:50
:shock: :putz: :cry:

Está vendo onde quebrou a "gaiola"?? Nas soldas...........

Vamos torcer que o seu amigo não pague com a vida por ter escolhido este produto para assegurar sua diversão em trilha. E que os outros acordem de uma vez por todas que estas "gaiolas" da Kepo e da Beko não valem nem a tinta ruim que tem por cima............

Abraços,

Sandro Tannuri
16/11/2005, 19:52
Galera,

Concordo com o Dennis, as pessoas acham que jipe e só usar. Geralmente só consertam o que quebra e quando compram acessorios como santo antônio e gaiola escolhem pela estetica.

Essas gaiolas deviam ter escrito algo como " acessorio meramente estetico, não resiste a capotamento". Se fosse nos EUA e o cara morresse a fabrica morria junto, aqui ninguem vai nem cobrar o prejuizo da fabrica. E claro que se vem escrito isso na gaiola a responsabilidade passa toda para o motorista.

Espero que o cara fique bem e aprenda a lição.

Abraços,

Duda Lopes
17/11/2005, 17:49
Nossa, esse foi feio. :( :putz:

Espero que o cara fique bem.

andre
17/11/2005, 23:28
Simplesmente um absurdo enganar quem não tem conhecimento com uma gaiol dessas, mesmo o cambão são meramente estéticos. Isso devia ser proibido, muita gente compra achando que está comprando segurança mas na realidade está se enganando.
Vejo isso muito, o cara compara opreço de algo que pode lhe salvar a vida com acessórios que não valem nada.
Quem quiser uma gaiola bem feita, dimensionada e seguindo padrões FIA pode falar comigo, mas se for querersimplesmente preço, não me contatem por favor.

leovalle
18/11/2005, 01:08
Independente da World Scap ter patrocinado a minha gaiola, mas o que o André diz aí é a pura verdade. Lembro na hora da construção o André pegando umas peças de reforço em aço especial que mandou cortar a laser e da preocupação na triangulação dos tubos. O cara é chato com a segurança e todos deveriam ser assim.

No canto inferior esquerdo do quadro de vidro, lado do motorista pode se ver uma dessas peças de reforço.

Tubos de 1,5" nominal, que dá 48,3mm de diâmetro com parede de 3mm.

Essa foi feita pra Trial e aguentar muita pancada.

[]'s

Gilbertojipeiro38
18/11/2005, 08:39
Outra importante a ressaltar eh o metodo de soldagem. Para estruturas sujeitas a impacto nao confio em solda MIG/MAG, sou fã do velho 7018 de preferencia primeira linha (ESAB Eutetic ou Lincoln)

para gaiola o melhor e exagerar usando tubo 1 1/2 SCH 40 com 5,6mm de parade

Hugo4x4
18/11/2005, 08:41
Galera,

Meu "jeguinho" um CJ 5 estava todo original até uns dias, troquei as rodas livres automáticas por manuais, arquei as molas e coloquei recentemente rodas 16x8 com pneus 3K New Frederico 265x75x16, com isto a carroceria levantou 80 mm, preciso agora colocar calços de 2" entre a carroceria e o chassi com tudo isto a viatura está ficando cada vez mais alta. Estou pensando agora em colocar a gaiola e o santo antônio e conservar os bancos e o número de passageiros que pode transportar sentado, utilizo jeep para trilhas, pois faço parte do Clube do Jeep do São José do Rio Preto – SP, quem tiver uma sugestão o um projeto bom para este item de segurança estou na pesquisa.

FernandoRisso
18/11/2005, 11:31
Outra importante a ressaltar eh o metodo de soldagem. Para estruturas sujeitas a impacto nao confio em solda MIG/MAG, sou fã do velho 7018 de preferencia primeira linha (ESAB Eutetic ou Lincoln)

para gaiola o melhor e exagerar usando tubo 1 1/2 SCH 40 com 5,6mm de parade

Gilberto, não entendo muito de soldas, mas sempre ouvi o comentário de alguns soldadores de que a solda MIG é mais resistente, além de ter um acabamento melhor. Gostaria de ouvir a sua explicação... :pensativo:

Agora, fazer uma gaiola com tudo de 5,6mm de parede acredito ser exagero, pode-se usar um HREW c/ 3mm de parede é suficiente, lembre-se de que é preciso pensar em triangulação, caso contrário até mesmo tubos de 5,6mm vão entortar, além do peso... :shock:

Hugo,

Dê uma olhada neste tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8426

Vai ajudar e apesar de não usar no CJ os bancos traseiros há espaço para isso com esse design.

[]'s

Sandro Tannuri
18/11/2005, 20:23
Gilberto,

Deve ser engraçado uma gaiola mais pesada que o jipe numa inclinação lateral. :mrgreen:

Abraços,

leovalle
18/11/2005, 20:51
Gilberto,

Deve ser engraçado uma gaiola mais pesada que o jipe numa inclinação lateral. :mrgreen:

Abraços,

:putz:
Sandro,

vc num tá perdendo uma. Tá se candidatando ao Circo de Sô Leo também? :mrgreen:

A gaiola do velociraptor ficou pesando aproximadamente 150 kg, sendo:

6,5 x tubos de 1,5"= 130 Kg
1 x 1/2 tubo de 1"= 5 kg
15 kg de solda e periféricos.

Com esse tubos do Gilberto ia ficar pesando igual ao Hulk :twisted:
[]'s

Sandro Tannuri
18/11/2005, 20:55
Leo,

Muito tempo sem trilha e minha unica diversão e fazer trilha virtual aqui no forum. :mrgreen:
Se tiver uma vaguinha no circo eu to dentro. :mrgreen:

Abraços,

edvaldo
18/11/2005, 22:14
espero que as pessoas envolvidas no acidente estejam no momento em melhor estado de saude.
Mas queria deixar aqui um comentario tb. tenho acompanhado(não que seja esse o caso) pessoas que por alguns centavos a menos deixam de fazer devidas manutenções em seus veiculos. Usam peças de péssima qualidade e muitas vezes se vanglorian de ter adaptado(feito algunha gambiarra) para economizar dinheiro. Acessórios de má qualidade todos nós sabemos que estão ai a venda, como gaiólas, engates, etc. eu mesmo qdo fui no Rio buscar nossa carreta eu fui com o engate original, pois ia voltar vazia mesmo, resultado: o engate ficou preso por apenas um parafuso, e depois descobri que era fixado com uma gambiarra. isso eh quase um crime, fabricante, ou quem instalou deveria ser preso. alem da bolota do engate que se soltou e eu a perdi.
pensem muito bem antes de economizar em seus veiculos, pois só existe uma certeza, somos nós mesmos que pagaremos pelas consequencias.

Gilbertojipeiro38
19/11/2005, 08:52
Frisso

a solda MIG/MAG com arame comum bate com o 6013 bem soldado, ja o arame tubular e outra conversa, mas nao e qulaquer maquina ou soldador que consegue qualidade.

Leo

com o tubo de 5,6mm trefilado (R$ 45,00 p/ metro) posso fazer uma solda mais resistente com maior penetracao

Sandro

ainda nao pesei minha gaiola, mas acho que tere 1000Kg

Mauro B.
19/11/2005, 18:09
O semi-eixo semi-flutuante aparentemente não foi o problema, visto que ele continua no lugar, como se pode ver na imagem ampliada que mando em anexo.

Espero melhoras para seus amigos.

[]'s com pressa ....

Sandro Tannuri
19/11/2005, 18:49
Gilberto,

Seu jipe inteiro deveria ter 1000 kg. :mrgreen:
Assim ele fica um "João bobo" ao contrario. :parede:

Abraços,

Dennis Figueiredo
20/11/2005, 00:00
Gilberto,

Abraços,

Sandro, se não me engano 1000kg é só a gaiola dele, porém a gaiola dele á gaiola carro, tipo kalango, entendeu?

leovalle
20/11/2005, 08:19
Gilberto,

Abraços,

Sandro, se não me engano 1000kg é só a gaiola dele, porém a gaiola dele á gaiola carro, tipo kalango, entendeu?

mesmo assim fica muito pesado. Somando-se eixos, pneus grandes, bead lock, motor, caixa, t-case, etc, etc, no mínimo 1.800 kg(por baixo)

[]'s

Gilbertojipeiro38
20/11/2005, 09:48
Se pesar 1500 kg pronto ta bom. eh so pra trilha nao TRC. tem que levar estepe ferramenta cerveja churrasco. :P :P :P

Dennis Figueiredo
20/11/2005, 12:48
Se pesar 1500 kg pronto ta bom. eh so pra trilha nao TRC. tem que levar estepe ferramenta cerveja churrasco. :P :P :P

:concordo: :concordo: :concordo: :concordo: esse pessoal do TRC ja estão com neurose por carro leve :concordo:

leovalle
20/11/2005, 13:07

:concordo: :concordo: :concordo: :concordo: esse pessoal do TRC ja estão com neurose por carro leve :concordo:

Dennis,

O dia que fizer o trabalho de Spotter, vai entender o por que da neurose de carro leve, sem falar do sofrimento dos Dana 44.

Gilberto,

Se vai fazer apenas um Santo Antonio e gaiola simples pra CJ, realmente não faz muita diferença, mas se for construir uma gaiola semelhante a que fiz, vc não consegue menos de 1800 kg e aí vai forçar o carro todo. Vai ter muitya segurança , mas motor detonado, eixos sofrendo mesmo com pneus pequenos sem falar o efeito João Boco que o Sandro falou.

Um CJ original pesa 1240 kg +-.

[]'s

leopoldo
20/11/2005, 15:30
Vou dar um exemplo do que pode ser feito sem ser exagero ou falta de material.

A uns 15 anos, fiz uma cópia de uma gaiola que meu jeep usou para um colega que fazia trilhas na Ilhabela.

A gaiola foi feita com curvas de 90º prontas e tubos de aço 2,5 mm, do chamado conduit metálico de tubo pesado - vejam nas lojas de material de construção e soldada com eletrodos 6013 .... nada exótico. Nem tinha a chamada triangulação. Uma gaiola simples, por assim dizer. Vejam foto da minha antiga gaiola, abaixo.

Pois bem.

Essa gaiola era diferente da que eu uso hoje em dia somente pelo fato de ser parafusada diretamente na carroceria e não como hoje faço, em cima de um chassis interno.

Esse colega, numa aventura infeliz em ilhabela, explorando o pedaço, vacilou numas toçeiras e rolou, segundo ele, uma cachoeira de uns 20 mts, rolando, batento, ralando nas pedras e acabou parado de dorso ...... melhor ..... capotado dentro de um riacho.

Exageros à parte, pois não fui testemunha do acidente, fora o susto, o colega nada sofreu pois a gaiola resistiu muito bem à pauleira da descida sem para-quedas. Só a carroceria foi pro espaço.

Então, baseado nesse teste destrutivo, posso dizer o seguite:

Canos com parede de 2,5 mm são o suficiente para um jeep. :concordo:

Não é necessário que a parede seja tão espessa como alguns andam usando de forma a uma gaiola pesar mais que um jeep. Exagero num extremo ....... muito peso e gasto desnecessário :pensativo:

Também essas aí que desmontam sózinhas devem estar sendo feitas com canos de 1,5 mm, para economizar material, serem leves, e facilitarem a montagem. Exagero noutro extremo ..... muito leve e frágil. :parede:

Dennis Figueiredo
21/11/2005, 14:12
Dennis,

O dia que fizer o trabalho de Spotter, vai entender o por que da neurose de carro leve, sem falar do sofrimento dos Dana 44.

Isso é trabalho pra pobre :mrgreen: ........
além do mais STMQSF 8)

Duda Lopes
21/11/2005, 16:04
Leopoldo,

Esse é o seu Jeep antes da transformação :?: :palmas:

[].

leopoldo
21/11/2005, 17:53
Sim.

Em 1990 quando ainda era 6 cilindros BF, cambio 4 marchas e com pneus 9.00x16 e tinha acabado de colocar carroceria de fibra e a gaiola

Duda Lopes
21/11/2005, 18:23
Leopoldo,

Chega a ser engraçado olhar essa foto do seu Jeep em 1990 e olhar a foto dele agora. Que put$@%#¨%$ diferença.

[]´s.

Duda Lopes
21/11/2005, 18:36
Leopoldo,

Só por curiosidade, quanto pesa o seu Jeep hoje com todas essas transformações?? E quanto pesa um Jeep original??

[]´s,

leopoldo
21/11/2005, 21:51
O meu CJ-6 hoje pesa 2 200 kg

O Jeep CJ-5 original era 1 290 vazio em ordem de marcha e 1 750 com carga.

Duda Lopes
22/11/2005, 10:02
Valeu Leopoldo, :concordo:

Obrigado pelas infos, seu Jeep é muito legal. :palmas:

[].