Ver Versão Completa : Samurai - revisão advanced
Olá amigos, como meu samuca não pára e estou com alguns probleminhas de idade e de falta de zelo dos donos anteriores resolvi radicalizar.
Comprei um motor e cambio completos do samuca 98, de procedencia boa por um bom preço e agora iniciei a revisão.
A ideia é revisar tudo e nas férias tirar um o por o outro completo, plug and play.
Abandonei a idéia de por motor AP por que além de descaracterizar totalmente o carro o medo de que inicie uma sequencia sem fim de "ajustes" indesejáveis por uma performance extra. Estou satisfeito com a performance off-road dele e focarei em melhorias para esta finalidade. Pra cidade no futuro quem sabe eu compro um 4x2.
Bem, desmontei tudo...e comecei do zero.
Do motor: retentor de volante e vedações, esticador correia dentada, empenamento da junta de escape, oring da vareta de oleo, rolamento guia do volante do motor.
Alternador: porta escovas e limpeza geral
Motor de partida: porta escovas e limpeza geral.
Cambio: rolamentos e vedações, interruptor de ré.
Embreagem: rolamento e limpeza geral. Disco e plato ok. Lacrei todos os furos pra não entrar barro.
Agora falta a limpeza interna do bloco, na parte de cima e de baixo do motor. Pensando em fazer um flush forçado...
Sofri par afazer a limpeza do bloco e do cambio...estava muito sujo de oleo e lama...foram 3 lavagens com solopan puro mais wap e 2 litros de gasolina pra ficar razoável...3 dias de serviço..pela mor.
Retirada dos rolamentos do cambio sem prensa foi bem dificil.
Na parte de admissão ainda não sei o que fazer, pois a que veio é mais moderna e não sei se a minha central vai suportar bem a parte nova. To pensando em usar a minha velha mesmo...aceito sugestões.
Ventoinha nova está boa mas vou partir direto para a ventoinha elétrica. Como o meu tem DH e não tem AC quero deixar uma polia extra para o AC futuro que faz falta pra andar com a familia sem comer poeira. Radiador selado pode vir também, ainda não sei.
Vou reativar o sistema de ar quente pois moro em curitiba, frio da p@ aqui...
Aquele cano que sai da bomba de água ta bem podre, fruto da falta de aditivo que o povo teima em deixar sem...mas não to afim de gastar os tubos pra comprar um novo...vou reformar o meu ou ver o estado do meu que ta rodando, o melhor vence.
Peças: rolamentos e retentores tudo acha no mercado. Optei por primeira linha da Koyo. Esticador da correia dentada peça o da tracker. Interruptor do ré, corcel 2 dá certinho. não achei nada similar ao rolamento de embreagem...vou comprar o original. Do motor de partida é tudo mitsubishi. Acha-se fácil. Porta escovas paguei 40 reais. O resto é filtro, oleo, silicones, etc...
é isso...
rodrigo.hoffman
19/11/2013, 10:08
Boa Nava
Agora esse negócio de "revisão advanced" e coisa do Joel Santana "tu tá de brincation too me cara!!!"
Acho que a decisão mais que acertada em continuar com o motor do Samuca em vez do AP.. A instalação do AP talvez não fosse tão traumática mais o depois que é o problema.. Eu como ex-proprietário de um CJ-5, sofria com o problema dos eternos ajustes que nunca acabam..
Esse foi um dos motivos que me fizeram a trocar de viatura e optar por um Vitara..
Capricha ai que o Samuca vai ficar chique!!
Abraços e boa sorte
E ja comprei a carcaça do eixo traseiro para o kit flutuante by Nava...aguardem....
Descobri que o alternador que tinha era de gol 65A...pra mim é pouco.
Alguem sabe se qual de alta potencia cabe no espaço entre o coxim e o motor do samuca?
Me falaram do omega, mas dificil de achar...do astra e do 308 são 150A.
Paulo_CW
22/11/2013, 10:36
Putzzzz velhinho...... começou....
Alternador do Astra...
Beleza.
Motor revisado e montado- ok
Cambio revisado e montado - ok
Embreagem revisada - montada - ok
Motor de partida revisado - ok
Alternador revisado.
Agora só faltam alguns detalhes e o novo conjunto estará pronto para instalar...uhuuu.
Depois vou par ao sistema de freio no cardã e o eixo traseiro flutuante...
Buno Ventura
27/11/2013, 12:37
Nava bacana essa parada de plug em play.
Mas so para ter uma ideia do custo desta brincadeira quanto custou o motor completo ??
Para limpar as peças o melhor jeito e banho químico mas tem de estar desmontadas. ou bastante paciência com escovinha e limpa alumínio..
Abraços
uvantuil
27/11/2013, 12:48
esse solupan nao agride o tratamento dos parafusos e chapas não? Eferrujando tudo não?
Cpmprei o motor com tudo por 1500. De um samurai 98 de procedencia. Paguei 400 de frete.
Achei varios motores por 1000 e cambios por 500, 600...
Acho que vale a pena porque no meu caso estou fazendo uma preventiva e mantendo o meu carro rodando.
Não é aquela coisa de quebrou, ferrou tudo e agora abre a caixa de pandora no mecanico e o bolso!
Gastei no motor só lavagem, pintura, uma lata de desrcabonizador, velas, juntas, oleo e filtro, esticador de correia, etc.
No cambio foi 250 reais em rolamentos e 30 de oleo. Só.
embreagem tava zerada, só o rolamento de embreagem, 85 original.
Veja que eu to fazendo tudo na calma,passando o silicone bem certinho, apertando tudo no torquimetro, manual Suzuki do lado o tempo todo e boa...
Terei um motor original confiável por mais uns 100Mkm.
Todas as peças que lavei com solupan foram lavadas com gasolina e pintadas posteriormente.
Limpa aluminio não faz nem cocegas na graxa...nao gostei.
Desmontei tudo! Alternador, arranque, embreagem, tudo...só ficou cabeçote e bloco sem mexer.
Marvin_CPS
28/11/2013, 14:04
Show de bola Nava... Passando pra acompanhar o topico!
Gostei do empenho e capricho nos serviços....
Abs.
Se alguem precisar de detalhes ou fotos avisa...
Terminei ajuste da correia dentada e instalação alternador 110A.
Vou caçar agora aquele oring do cano de entrada de água...
Lucas Lee
28/11/2013, 21:54
Esse oring é fácil de achar. Peguei o meu estragado e comprei numa loja de parafuso....hehhe
e o câmbio do seu não é de engrenagem? vai usar o de corrente?
O motor do meu carro está na retífica. Comprei as peças na terra do Tio Sam e espero que semana que vem esteja funcionando. Gastei em pistão+anéis+bronzinas+juntas+(um monte de coisa) menos que o que gastaria aqui só para os pistões.
Acabei comprando tb uns reparos das pinças do freio dianteiro. Muito barato, menos de 50 reais tudo...
Só preferi não usar o virabrequim do meu pq estava meio sambado. Comprei um std e acabei usando o cabeçote de um 98 (veio no pacote de peças junto com o virabq). Espero que esteja pronto no máximo daqui há 10 dias.
Só usarei o cambio e motor.
Sair de engrenagem para corrente não seria lógico né...
Lucas Lee
29/11/2013, 17:52
Só usarei o cambio e motor.
Sair de engrenagem para corrente não seria lógico né...
por isso que perguntei...hehehe
Achei o oring, montei no tubo. Tudo ok.
Agora farei uma geral na admissão e montar saida escape.
Depois só montar o cambio no motor.
Alguem sabe se temos similar do rolamento de embreagem de outro carro?