PDA

Ver Versão Completa : Subida e Descida Repentina de Temperatura - Defender PUMA

Gilberto Pessoa Filho
18/11/2013, 12:34
Amigos, boa tarde!
Permitam-me relatar: Ao trafegar por rodovia tive dois picos repentinos de subida de temperatura que ao tirar o pé tudo voltava ao normal em segundos. Verifiquei que isso ocorria ao manter, por um tempo (20 min direto), uma velocidade acima de 120km/h. Não passei dos 100km/h e voltei normalmente! Algum palpite?
Opiniões que chegaram: bomba d'água, unidade viscosa, bico e até ponto.
Suponho que bomba d'água o problema ocorreria em baixa também, certo?

OBS; Radiador limpo e varetado recentemente.

Muito Obrigado!
GPF

CGAUER
18/11/2013, 20:22
Um cara me escreveu com o mesmo problema. No caso das Pumas, ponto, bico, bomba d'água e unidade viscosa não são os culpados...

Pelo que andei lendo na rede, na Inglaterra e Africa do sul, a LR andou trocando os motores para solucionar este problema, sem qualquer diagnóstico sobre a raiz do sintoma.

Abs

Clemente

Gilberto Pessoa Filho
19/11/2013, 08:37
Obrigado Clemente! Acrescentaria algo mais como primeiro passo? Pega leve, pois já imagino o que faria, rsss.
Abraços.

Eduardo Meira
19/11/2013, 08:55
Bom dia Clemente.

Me diz uma coisa amigo, o motor PUMA é o mesmo da trafic da Ford? Os filtros cabem? Tô pra fazer as trocas e na minha cidade não tem recurso, porém tem um autorizada Ford. Tem tambem um pequeno fazamento na junta que no caso também queria fazer lá na Ford, segundo o chefe da mecânica é o mesmo motor.

Abraço

Eduardo Meira.

ocimarpelegrino
19/11/2013, 22:06
Gilberto, vou ver se descubro algo.
Eduado é o mesmo sim (não trafic e sim transit), mas os filtros não cabem. Se não me engano o filtro de ar até cabe, mas não coloque, pois ele é menor que o original LR e deixa passar muitas partículas. Abraço

walter77
20/11/2013, 17:41
Gilberto
Que ano e quilometragem tem a tua viatura? foi feito remapeamento? Tem quebra mato e faróis na frente? Alguns motores Pumas podem apresentar problemas precoces na junta do cabeçote e em alguns casos em dias quentes e com o motor sendo exigido um pouco a mais, a temperatura sobe já entrando em modo de segurança, o que dá uma ajuda a mais na proteção do motor. Li o relato de um Sul-africano que rebocava uma carreta por causa do trabalho e tinha esse problema de aquecimento quando exigia do motor, revirou todo o motor não achando nada e simplesmente resolveu colocando um intercooler maior.
Quem sabe dar uma procurada no defender2.net que tem bastante material sobre o Defender Puma, mas vai tranquilo. Eu sou um que a cada dia que passa gosto mais e mais do Puma, quem sabe até começar a me incomodar rsrsrs, mas por enquanto é o Defender que menos me deu manutenção, nada até agora.
Espero que encontre a solução logo,
abraço,
Walter

Waldmartins
20/11/2013, 20:24
Gilberto
Que ano e quilometragem tem a tua viatura? foi feito remapeamento? Tem quebra mato e faróis na frente? Alguns motores Pumas podem apresentar problemas precoces na junta do cabeçote e em alguns casos em dias quentes e com o motor sendo exigido um pouco a mais, a temperatura sobe já entrando em modo de segurança, o que dá uma ajuda a mais na proteção do motor. Li o relato de um Sul-africano que rebocava uma carreta por causa do trabalho e tinha esse problema de aquecimento quando exigia do motor, revirou todo o motor não achando nada e simplesmente resolveu colocando um intercooler maior.
Quem sabe dar uma procurada no defender2.net que tem bastante material sobre o Defender Puma, mas vai tranquilo. Eu sou um que a cada dia que passa gosto mais e mais do Puma, quem sabe até começar a me incomodar rsrsrs, mas por enquanto é o Defender que menos me deu manutenção, nada até agora.
abraço,
Walter

Walter, só uma curiosidade...pq vc perguntou se tem quebra mato e faróis na frente!? :screwy:

Abs

Wald

scadufax
20/11/2013, 20:47
Walter, só uma curiosidade...pq vc perguntou se tem quebra mato e faróis na frente!? :screwy:

Abs

Wald

Deve ser diminuição da área de refrigeração do radiador.

ocimarpelegrino
20/11/2013, 21:36
Gilberto, quando tiver a confirmação do verdadeiro problema, avisa a gente para consultas futuras. Abraço.

rodrigoboscardin
20/11/2013, 22:28
Nao pode ser aterramento? Esses dias a minha puma ficou com os relogios estranhos e era aterramento. Sugiro colocar um relogio de mercurio para verificar se realmente está subindo a temperatura.

O sukys está em fase de término de um watch dog com mostrador digital de temperatura independente. Quero colocar em minhasviaturas.

Abraços

Alexandre Tietsche
20/11/2013, 22:37
Amigo, traçando um paralelo com um Golzinho que eu tinha e mandei turbinar há uns anos.
Qdo eu mantinha a turbina pressurizada acima de determinada pressão e por longos períodos a temperatura subia, quando aliviava o pé a temperatura baixava. Se andasse 400km, 500km com baixa pressão era tranquilo, quando eu pegava 10km de serra com 1 bar de pressão tinha que aliviar o pé e ir com calma porque esquentava.

O problema do meu carro na época era que eu mantive o radiador original e com isso ele não dava conta. Para solucionar o correto seria colocar um radiador maior e de preferência um intercooler. Na época acabei nem mexendo, desmontei o turbo e na configuração normal não dava problema.

Será que a Land Rover não errou no tamanho desse radiador no projeto fazendo com que o motor quando exigido apresente essa oscilação de temperatura?

Waldmartins
20/11/2013, 22:52
Deve ser diminuição da área de refrigeração do radiador.

Então eu tô "fufu"!? Porque tenho quebra mato, faróis e guincho...tudo isso na frente do radiador... :shock::putz:Pra mim não tem muito sentido isso não...:screwy::pensativo:

Abs

Wald

Gilberto Pessoa Filho
21/11/2013, 08:40
Gilberto
abraço,
Walter

Walter, agradeço sua atenção! Cara trata-se de uma 110 2009 com 105mil Km, quanto ao remapeamento (estou com ela a 2 anos e desconheço esta informação, alías por favor, quando, como e porque?) Não há nada de acessório, bem caretona por sinal! Verdade! O modo de segurança é muito bom! Somente para constar, dias quentes e motor sendo bastante exigido em baixa velocidade o problema não aparece, já confirmei, inclusive com AC ligado! De qualquer forma estou seguindo as orientações do Ronald (mecânico aqui de sp), avisei-o do ocorrido e ele cogitou ser bico (pode não estar injetando o suficiente e deixando de resfriar a cabeça do pistão).
O Ronald acompanhou, (3-4 meses atrás) a limpeza do radiador, passando por todo sistema todo o sistema de arrefecimento atestando-o. Na ocasião, tive um único aumento de temperatura ao conduzir em baixa velocidade e foi constatado obstrução no radiador após uma varredura em todo sistema de arrefecimento. Gosto muito das Pumas também. Mais uma vez obrigado!

Gilberto Pessoa Filho
21/11/2013, 08:41
Ok Ocimar, obrigado!

Gilberto Pessoa Filho
21/11/2013, 08:45
Nao pode ser aterramento? Esses dias a minha puma ficou com os relogios estranhos e era aterramento. Sugiro colocar um relogio de mercurio para verificar se realmente está subindo a temperatura.

O sukys está em fase de término de um watch dog com mostrador digital de temperatura independente. Quero colocar em minhasviaturas.

Abraços

Rodrigo agradeço sua atenção, mas entrou em modo de segurança, acho difícil...
De qualquer forma valeu! Abraços

Gilberto Pessoa Filho
21/11/2013, 08:57
Amigo, traçando um paralelo com um Golzinho que eu tinha e mandei turbinar há uns anos.
Qdo eu mantinha a turbina pressurizada acima de determinada pressão e por longos períodos a temperatura subia, quando aliviava o pé a temperatura baixava. Se andasse 400km, 500km com baixa pressão era tranquilo, quando eu pegava 10km de serra com 1 bar de pressão tinha que aliviar o pé e ir com calma porque esquentava.

O problema do meu carro na época era que eu mantive o radiador original e com isso ele não dava conta. Para solucionar o correto seria colocar um radiador maior e de preferência um intercooler. Na época acabei nem mexendo, desmontei o turbo e na configuração normal não dava problema.

Será que a Land Rover não errou no tamanho desse radiador no projeto fazendo com que o motor quando exigido apresente essa oscilação de temperatura?

Alexandre, agradeço sua atenção. Faz todo sentido sua colocação, bom paralelo.
O seu exemplo da serra foi exatamente o que eu intencionalmente passei para, a princípio concluir que, com carro lotado, transito lento, muito calor e ac ligado nada aconteceu.
Abraços.

Alexandre Tietsche
21/11/2013, 09:14
Apenas um comentário adicional.
O Ponteiro subia somente quando exigido. Lembro que as vezes eu dava umas arrancandas em grandes retas onde eu conseguia jogar 5ª e sentar o pé o ponteiro da temperatura subia na mesma velocidade do ponteiro da velocidade, bastava parar de acelerar que você já via a temperatura baixando.

Uma coisa dos motores AP é que eles consomem muita água. Por duas vezes viajando com o carro nessas condições eu fiquei completamente sem água, sempre levava uns 4L de água.
Não sei se o Puma tem essa característica tb, acredito que não mas não custa abrir a tampa do reservatório e dar uma conferida.

Alexandre, agradeço sua atenção. Faz todo sentido sua colocação, bom paralelo.
O seu exemplo da serra foi exatamente o que eu intencionalmente passei para, a princípio concluir que, com carro lotado, transito lento, muito calor e ac ligado nada aconteceu.
Abraços.

Gilberto Pessoa Filho
21/11/2013, 09:39
Apenas um comentário adicional.
O Ponteiro subia somente quando exigido. Lembro que as vezes eu dava umas arrancandas em grandes retas onde eu conseguia jogar 5ª e sentar o pé o ponteiro da temperatura subia na mesma velocidade do ponteiro da velocidade, bastava parar de acelerar que você já via a temperatura baixando.

Uma coisa dos motores AP é que eles consome muita água. Por duas vezes viajando com o carro nessas condições eu fiquei completamente sem água, sempre levava uns 4L de água.
Não sei se o Puma tem essa característica tb, acredito que não mas não custa abrir a tampa do reservatório e dar uma conferida.

No meu caso não Alexandre, bastou estar a 120km/h de forma constante por 20-30 minutos e o ponteiro subiu ao máximo, baixando imediatamente ao voltar aos 100km/h, só tirando o pé. Detalhe: nível de água não se alterou, observo-o neuroticamente, rsss.
Abraços.

CGAUER
22/11/2013, 19:11
Segue o que andei lendo na rede:

Defender Puma overheating ????....... - 4x4 Community Forum (http://www.4x4community.co.za/forum/showthread.php?t=100817)

Defender 2.4 Puma engine overheating?? - Defender Forum - LR4x4 - The Land Rover Forum (http://forums.lr4x4.com/index.php?showtopic=61897)

CGAUER
22/11/2013, 19:14
Segue um post de um colega aqui do Brasil:

Defender2 - View topic - Puma overheting or "ECU´s prevent mode for not overheat (http://www.defender2.net/forum/topic16002.html)

batiati
23/11/2013, 08:01
Segue o que andei lendo na rede:
Defender Puma overheating ????....... - 4x4 Community Forum (http://www.4x4community.co.za/forum/showthread.php?t=100817)
Defender 2.4 Puma engine overheating?? - Defender Forum - LR4x4 - The Land Rover Forum (http://forums.lr4x4.com/index.php?showtopic=61897)

"Now eventually LR is replacing the entire engine. (on 100 000km)"

Cara, se isso for verdade, e a LR teve que trocar o motor inteiro após os 100kkm, infelizmente nem podemos sonhar com uma postura dessas no Brasil. São tantos casos em diversas montadoras de veículos sem uma solução definitiva que ficam em banho-maria na oficina, basta pesquisar no google, tem desde popular até luxo.

O único caso que conheço de garantia de fábrica fazer a troca de motor foi o EcoSport 0km de um conhecido que partiu os coxins e o motor literalmente caiu na estrada. Mesmo assim só depois de muita briga entre o proprietário, a seguradora e a Ford.

GBoff
25/11/2013, 10:33
Olá a todos!

Eu sou o "colega do Brasil" que o Clemente se referiu....

Convivo com o problema a algum tempo (mais de ano...) uso o carro para tudo, só não faço trilha muito pesada...mas uso todos os dias, reboco bastante e exijo do mesmo bastante tb (quem mandou deixarem com 36kgfm de torque!!!) é um 90 2009, e agora virou os 100.000km, a cada 10.000 revisão na Top Car de Blumenau (concessionária que dá para confiar....).

Estou no momento (agora que o calor chegou aqui no sul) lidando com o problema, já troquei o sensor de temperatura do cabeçote (CHT) e não resolveu (porém o desempenho da 90 melhrou muito), fiz mais um cabo terra entra neg da bateria e carroceria (parafuso prisioneiro da ECU no corta fogo) e tb não resolveu mas parece que retardou um pouco....

A concessionária está vendo para eu poder medir aqui de alguma forma a real temperatura dele para ver se é leitura errada ou se realmente a temperatura sobe. Eles estão achando que é a ECU, pois parece que houve um caso no BR que se resolveu trocando a ECU.

Um técnico da fábrica já "olhou" o problema e sugeriu, (após troca do sensor) troca da válvula termostática.

Um amigo de CTBA resolveu fazendo mais terra....

Eu estou quase certo de que o problema realmente é um intercooler subdimensionado....acho que colocando um maior, com maior performance resolverá o problema....

Mas antes de comprar o intercooler novo (meio caro....) vou tentar andar com a entrada de ar original (tenho um snorkel Mantec instalado nele..sugestão de um pessoal da inglaterra que estou em contato)..... mas vamos vendo....

Pelo que lembro do meu "histórico" é isso.....qualquer coisa estou à disposição!

Mantenho-os informados das novidades!!!

Abraços!!!

GBoff
25/11/2013, 10:35
Quase ia esquecendo!

vejam:

Subida serra 5ª marcha Defender 90 puma - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=k7J4SpbB-ss&feature=youtu.be)

rodrigoboscardin
25/11/2013, 12:46
A concessionária está vendo para eu poder medir aqui de alguma forma a real temperatura dele para ver se é leitura errada ou se realmente a temperatura sobe. Eles estão achando que é a ECU, pois parece que houve um caso no BR que se resolveu trocando a ECU.

Gboff, eu instalei um ScangaugeII (ScanGaugeII : Linear Logic - Home of the ScanGauge (http://www.scangauge.com/products/scangaugeii/)) e esse aparelho dá muitos dados, inclusive a temperatura do motor... depois deste topico fiquei reparando e vi que em aproximadamente 70ºC o ponteiro já está meio... e a minha vai até 95ºC na estrada e não mexe. Nunca tive esse problema para ver a quanto estaria a temperatura... mas deve subir bem pouco mais do que o normal, já que volta rapido.

Abraços

Rodrigo

Alexandre Tietsche
25/11/2013, 16:14
Ou até mesmo o radiador.
Uma coisa que talvez resolvesse o problema mas não sei se seria possível devido a (falta) de MO especializada.
Acredito que o carro por possuir uma ECU deve entrar em um "Safe mode" por "overheating". A pergunta é. Em qual temperatura esse ECU detecta esse sobreaquecimento ? 102, 105ºC?
Se conseguisse reprogramar a ECU para um tolerância maior da temperatura, vamos dizer 112ºC pode ser que a ventoinha consiga refrigerar o sistema antes que de chegar neste novo valor e com isso não entre mais nesse safe mode. Obviamente esse valor que passei é apenas de exemplo, precisaria verificar qual a temperatura máxima tolerável de trabalho deste motor.

Outra coisa que não sei se ajudaria, mas uma ventoinha extra ou uma hélice maior com maior capacidade de refrigeração ajudasse. Me parece meio "gambiarra" mas talvez ajude.

Uma ferramentinha barata que você pode testar é o ELM327 bluetooth, você pluga ele na ECU do seu carro e se tiver um tablet, pode instalar um aplicativo e ir acompanhando em tempo real o funcionamento do motor. Só precisa saber se é compativel com o protocolo de sua centralina, acredito que seja. Se não tiver tablet, ele salva um log e depois você pode analisar no computador tb.

Abs.

Eu estou quase certo de que o problema realmente é um intercooler subdimensionado....acho que colocando um maior, com maior performance resolverá o problema....!!!

Gilberto Pessoa Filho
26/11/2013, 11:58
GBoff, agradeço sua atenção!
Legal seu relato, de fato parecido com o meu, porém no meu o aumento de temperatura se manifesta um pouco mais tarde, entendo. Consigo trafegar acima dos 120Km/h por aproximadamente 20-30 min. Mas a queda, da mesma forma, se dá rapidamente...
Enfim, a hipótese de acoplamento viscoso está descartada?
Abraços.

Olá a todos!

Eu sou o "colega do Brasil" que o Clemente se referiu....

Convivo com o problema a algum tempo (mais de ano...) uso o carro para tudo, só não faço trilha muito pesada...mas uso todos os dias, reboco bastante e exijo do mesmo bastante tb (quem mandou deixarem com 36kgfm de torque!!!) é um 90 2009, e agora virou os 100.000km, a cada 10.000 revisão na Top Car de Blumenau (concessionária que dá para confiar....).

Estou no momento (agora que o calor chegou aqui no sul) lidando com o problema, já troquei o sensor de temperatura do cabeçote (CHT) e não resolveu (porém o desempenho da 90 melhrou muito), fiz mais um cabo terra entra neg da bateria e carroceria (parafuso prisioneiro da ECU no corta fogo) e tb não resolveu mas parece que retardou um pouco....

Um técnico da fábrica já "olhou" o problema e sugeriu, (após troca do sensor) troca da válvula termostática.

Um amigo de CTBA resolveu fazendo mais terra....

Eu estou quase certo de que o problema realmente é um intercooler subdimensionado....acho que colocando um maior, com maior performance resolverá o problema....

Mas antes de comprar o intercooler novo (meio caro....) vou tentar andar com a entrada de ar original (tenho um snorkel Mantec instalado nele..sugestão de um pessoal da inglaterra que estou em contato)..... mas vamos vendo....

Pelo que lembro do meu "histórico" é isso.....qualquer coisa estou à disposição!

Mantenho-os informados das novidades!!!

Abraços!!!

CGAUER
26/11/2013, 16:04
Fato é,a ECU mede a temperatura através do fluído de arrefecimento. Diante do tipo de uso que constuma-se da ao Defender, acho pouco provável que exista uma deficiência na refrigeração como radiador muito pequeno ou ventilador sub-dimensionado. Difícil, ainda que no Puma o radiador seja de alumínio e plástico, enquanto nos TDI ainda é latão como acontece nos caminhões...

Eu faria o seguinte; analisaria a verdadeira temperatura do fluído para verificar se se trata de um problema de leitura ou se realmente o motor está esquentando.

Caso seja um problema de leitura, aí sim investira no aterramento, sensor, ECU ou eventual remap da ECU.

Agora se o motor estiver esquentando para valer, pensaria primeiro num radiador maior e depois no intercooler. Sim o intercooler pode reduzir bastante a temperatura de queima, mas indiferente disso, a reserva de projeto do radiador deveria contemplar esta diferença. Também não explica a progressão do problema... Enquanto limpo, o intercooler não sofre desgaste...

Outra questão importante e bastante contraditória: evitem a todo custo a 6a marcha para velocidades altas e ladeiras.

A 6a marcha dos Pumas é um "overdrive", relação concebida para manter velocidades de cruzeiro no plano. Nunca jamais utilizem a 6a para encarar ladeiras e velocidades altas, regimes onde o motor precisa de maior rotação para fazer fluir o óleo, fluído de arrefecimento e também o ar através do radiador.

Por conta do torque elevado dos motores Diesel, é bastante comum forçarmos o motor em baixas rotações.

Se quer extrair o máximo de potência do motor, é importante fazer isso em rotações mais próximas ao limite de rotação do motor, num Diesel de alta rotação isso acontece entre 3.000 e 4.000 RPM, parece muito, mas é o certo.

Boa sorte e mantenham-nos informados.

abs

Clemente

Gilberto Pessoa Filho
04/12/2013, 08:46
Amigos, bom dia!

Após a utilização (que me foi recomendada como primeiro passo em busca do diagnóstico) do TUNAP 983 Micro Flex, venho submetendo o carro às mesmas condições que outrora ocorria o problema. E para minha surpresa, estabilizou! Não se repetiu!
Agradeço as colaborações, acho que vale o registro e anseio por contribuições/conclusões dos mais experientes.

Abraços!

Fato é,a ECU mede a temperatura através do fluído de arrefecimento. Diante do tipo de uso que constuma-se da ao Defender, acho pouco provável que exista uma deficiência na refrigeração como radiador muito pequeno ou ventilador sub-dimensionado. Difícil, ainda que no Puma o radiador seja de alumínio e plástico, enquanto nos TDI ainda é latão como acontece nos caminhões...

Eu faria o seguinte; analisaria a verdadeira temperatura do fluído para verificar se se trata de um problema de leitura ou se realmente o motor está esquentando.

Caso seja um problema de leitura, aí sim investira no aterramento, sensor, ECU ou eventual remap da ECU.

Agora se o motor estiver esquentando para valer, pensaria primeiro num radiador maior e depois no intercooler. Sim o intercooler pode reduzir bastante a temperatura de queima, mas indiferente disso, a reserva de projeto do radiador deveria contemplar esta diferença. Também não explica a progressão do problema... Enquanto limpo, o intercooler não sofre desgaste...

Outra questão importante e bastante contraditória: evitem a todo custo a 6a marcha para velocidades altas e ladeiras.

A 6a marcha dos Pumas é um "overdrive", relação concebida para manter velocidades de cruzeiro no plano. Nunca jamais utilizem a 6a para encarar ladeiras e velocidades altas, regimes onde o motor precisa de maior rotação para fazer fluir o óleo, fluído de arrefecimento e também o ar através do radiador.

Por conta do torque elevado dos motores Diesel, é bastante comum forçarmos o motor em baixas rotações.

Se quer extrair o máximo de potência do motor, é importante fazer isso em rotações mais próximas ao limite de rotação do motor, num Diesel de alta rotação isso acontece entre 3.000 e 4.000 RPM, parece muito, mas é o certo.

Boa sorte e mantenham-nos informados.

abs

Clemente

batiati
04/12/2013, 08:54
A
Após a utilização (que me foi recomendada como primeiro passo em busca do diagnóstico) do TUNAP 983 Micro Flex, venho submetendo o carro às mesmas condições que outrora ocorria o problema. E para minha surpresa, estabilizou! Não se repetiu!

Uma mistura pobre pode superaquecer a queima subindo a temperatura de todo o conjunto ... mas pra ter certeza só se você tivesse um sensor de temperatura dos gases de escape (EGT) pra comparar as leituras antes de depois do uso do Tunap.

Se for mesmo esse caso, +1 ponto pro Tunap. Será que os bicos já estavam começando a entupir? Um intercooler redimensionado cairia bem, não :pensativo:

ocimarpelegrino
04/12/2013, 10:30
Valeu Gilberto por compartilhar, vou salvar para futuras consultas. Abraço e boa sorte.

CGAUER
04/12/2013, 16:43
Batiati,

isso só vale para os motores ciclo Otto. No Diesel é o inverso; quanto mais Diesel, mais calor, mais força.

Não vejo conexão entre Tunap e temperatura.

Injetores mais limpos? Difícil, pois a quantidade a ser injetada é dosada pela eletrônica.

Vazamento nos injetores aumentando o débito a ponto de aquecer o motor? Pouquíssimo provável...

Sei lá, tomara que continue assim.

Abraços

Clemente

Uma mistura pobre pode superaquecer a queima subindo a temperatura de todo o conjunto ... mas pra ter certeza só se você tivesse um sensor de temperatura dos gases de escape (EGT) pra comparar as leituras antes de depois do uso do Tunap.

Se for mesmo esse caso, +1 ponto pro Tunap. Será que os bicos já estavam começando a entupir? Um intercooler redimensionado cairia bem, não :pensativo:

ferramenteiro
11/02/2014, 21:34
Desculpem a ignorancia mas o que é esse tal de Tunap ?
Por conta do calor aqui no Sul passei a ter os mesmos sintomas de superaquecimento repentino. Temperatura chega a 112graus(scangauge) o ponteiro começa a subir e entra em modo de segurança. Quando volta a estar abaixo dos 112graus tudo volta o normal. 120kM/h em uma leve subida com temp externa de 37 graus já dispara essa situação.
Vou limpar o radiador para ver se melhora mas fiquei curioso com essa melhora após o uso do Tunap.
Abs

Vinicimaes
12/02/2014, 11:25
Ferramenteiro

O Tunap 983 é um aditivo de combustível (diesel) para auxiliar na limpeza de bicos e demais partes do sistema de injeção. Este aditivo inclusive é recomendado e comercializado pelas concessionarias LAND-ROVER, mas a preço bem acima do mercado. Comprei em São Paulo uma embalagem de 500 ml e paguei 108 reais. Na concessionária uma embalagem de 200 ml estava por 130 reais.

Desculpem a ignorancia mas o que é esse tal de Tunap ?
Por conta do calor aqui no Sul passei a ter os mesmos sintomas de superaquecimento repentino. Temperatura chega a 112graus(scangauge) o ponteiro começa a subir e entra em modo de segurança. Quando volta a estar abaixo dos 112graus tudo volta o normal. 120kM/h em uma leve subida com temp externa de 37 graus já dispara essa situação.
Vou limpar o radiador para ver se melhora mas fiquei curioso com essa melhora após o uso do Tunap.
Abs

GBoff
12/03/2014, 22:20
Boa Noite Pessoal!

Clemente - no caso da puma, o sensor de temperatura nao mede a temperatura do fluido de arrefecimento, mas sim a temperatura de uma camara situada em cima do cabecote, na altura do quarto cilindro, no caso se trata de um CHT, e este e' o unico ponto de coleta de temperatura do motor, por isso que imagino que a historia do intercooler possa proceder.... no caso eu imagino que o fluxo de ar demasiado quente proporcione um aumento muito rapido da temperatura do ar de admissao, transferindo esse calor para o cabecote e por consequencia para o sensor, o qual esta medindo a temperatura do ar daquela camara, o qual aquece mais rapidamente que a agua, enviando o sinal para a ECU, a qual dispara o modo de emergencia, isto explicaria tambem o fato de a temperatura da agua (ja coloquei mao nas mangueiras apos o ocorrido...) estar "normal" e a vicosa nao estar acoplada, de fato a agua nao aqueceu ainda para transferir o calor para o ar que flui pelo radiador e este aquecer a viscosa e promover o travamento.....

Enfim, estou me convencendo que o estilo de dirigir tem uma enorme influencia nisso, essa sua explicacao sobre a sexta marcha e' perfeita, acho que pelo absurdo torque do puma, seu baixo ruido, as vezes relaxamos na conducao e deixamos de ser proativos na selecao de marchasXestrada..... A grande "M" desse motor e' que o desgracado nao "pede" marcha!!!!, ele continua subindo e despejando torque em sexta e nao pede marcha..... Sinto que as vezes o motor se comporta "normalmente" ou seja, vem perdendo velocidade e me forca a baixar marcha, nesses casos o "sobreaquecimento" nao ocorre e tudo parece mais "bomba injetora", outras vezes sinto ele pedir marcha pelo fato de a viscosa estar acoplada, mas a maioria das vezes ele segue despejando torque sem limite, nao aumenta o giro, mas nao morre..... quando esses sintomas aparecem, me fazem pensar em poder ser ECU......enfim....o bom de tudo e' que a Tdi esta na ativa.....

Continuemos trocando ideias e experiencias que logo surgem os porques.......

Vou estudar a instalacao do Scan Gauge....

ps. me desculpem pela falta de acentos, e' pq nao consegui configurar o teclado desse pc.....

abracos!

GBoff
12/03/2014, 22:36
Gboff, eu instalei um ScangaugeII (ScanGaugeII : Linear Logic - Home of the ScanGauge (http://www.scangauge.com/products/scangaugeii/)) e esse aparelho dá muitos dados, inclusive a temperatura do motor... depois deste topico fiquei reparando e vi que em aproximadamente 70ºC o ponteiro já está meio... e a minha vai até 95ºC na estrada e não mexe. Nunca tive esse problema para ver a quanto estaria a temperatura... mas deve subir bem pouco mais do que o normal, já que volta rapido.

Abraços

Rodrigo

Rodrigo!

Compraste o ScanGaugeII ou outro modelo 2.

A instalacao e' simplesmente pluga-lo na tomada da ECU embaixo do painel, junto a caixa de fusiveis 2.

Comprou pelo site mesmo 2.

obs - 2. significa ponto de interrogacao..... hehe

obrigado!

rodrigoboscardin
15/03/2014, 23:05
Gboff!

Conprei o scangaugeII.
Isso mesmo! Só pluga-lo ali.. Tem que fazer uma configuracao no scangauge para funcionar corretamente.
Eu comprei em uma autozone dos EUA..

Vale muito a pena!

Abçs

Rodrigo

Hugo4x4
16/03/2014, 08:54
GBoff

Em todos os motores acontece o mesmo, exigindo como acontece numa subida quando queremos manter a velocidade apertando o acelerador e não reduzir a marcha, estamos introduzindo mais combustível e oxigênio em cada ciclo, ou seja, estamos gerando mais calor e se o sistema de refrigeração composto pela bomba de água, radiador, ventilador não aumenta de tamanho, a temperatura da água vai subindo até atingir ou modo segurança.
Na minha 110 300 Tdi também acontece o aumento de temperatura em forma continua quando exijo em subidas, como meço a temperatura da água com um sensor paralelo ao original e a temperatura dos gases, controlo ou tirando um pouco o pé do acelerador ou reduzindo de marcha.
Conduzir carros como uma caixa preta não é bom, devemos abrir esta colocando mais sensores para medir distintas variáveis e ajudar ao motor rodar em forma saudável, o indicador de temperatura das 300 Tdi não se mexe entre 70 - 100 ºC.
No caso das Pumas, como você relata que em sexta marcha elas continuam tendo força para manter ou até aumentar a velocidade numa subida, o sistema de refrigeração é deficiente.

carlosth
16/03/2014, 11:55
Gboff!

Conprei o scangaugeII.
Isso mesmo! Só pluga-lo ali.. Tem que fazer uma configuracao no scangauge para funcionar corretamente.
Eu comprei em uma autozone dos EUA..

Vale muito a pena!

Abçs

Rodrigo

Rodrigo,

esse scangauge só funciona nos PUMA? Pelo fato da porta ODBII?

Nos 300dti não rola nao?!?!

abrasss

Carlos

GBoff
16/03/2014, 21:52
Obrigado Rodrigo!

Vou encomendar o bichinho!

Abracos!

ferramenteiro
17/03/2014, 08:05
Pessoal,

Vi em alguns sites gringos que um mal funcionamento da EGR pode levar a um aumento da temperatura de combustão. Não sei bem como ela funciona, em que momento abre e fecha e se o seu funcionamento tem alguma coisa a ver com carga e rotação do motor . Apesar de ter um cooler antes da EGR ela recicla os gases de escape e é provável que aumente a temperatura do intake.
Vou tentar fazer uns testes com a bendita válvula.

Abs

GBoff
18/03/2014, 22:27
Olá Rafael!

Cheguei a cogitar a EGR....mas nem a concessionária nem os sites me deram alguma informação que me levasse a crer que poderia ser ela....mas não descarto! tendo novidades nos informe!

Abraço!

rodrigoboscardin
19/03/2014, 11:59
Com quantos mil km está a puma de vcs? A minha está chegando a 100K e nunca mexi em EGR, MAF, MAP, etc... nem sei o que é isso na verdade.... se alguem puder explicar como funciona isso agradeço.

GBoff
24/03/2014, 22:30
112000 km.........beeeeemmm rodados.....mexer tb não mexi em nada....