PDA

Ver Versão Completa : Discovery 3 TDV6: Limpeza EGR

scadufax
10/11/2013, 22:55
Pessoal,

hoje fui verificar como estava a válvula EGR:

1- tirar a tampa do óleo
2- tirar a capa do motor (puxar para cima nas 4 pontas - é apenas encaixe)
3- voltar a tampa do óleo
438789
4- soltar parafuso torque (apenas 1)
438790
5- verificar estado do EGR
438791
6- limpei com estopa, cotonete e limpa contato - não quis cutucar muito.
438792
7- voltar EGR e tampa

Com a EGR suja existe a possibilidade de acender luz no painel e com isto perda de potência.
Vamos ver se melhora a performance ou consumo - ou apenas efeito placebo.

Evandro_C
11/11/2013, 20:08
Legal scadufax, muito bom compartilhar, detalhar e tirar foto ainda pra compartilhar com a gente :D meus parabéns, com certeza vai ser muito util quando eu comprar a minha tão sonhada :), todo dia passo aqui dar uma olhada e ver o que tem de novo, hehe, estou juntando uma grana e vamos ver o que vem pra mim ano que vem :).

Neto1
11/11/2013, 20:47
Não parece ser uma válvula EGR. Parece mais um sensor MAP.

alerocha
11/11/2013, 22:43
realmente scadufax, esta não é a válvula egr, e sim, um sensor.
mas mudando de saco pra mala, recentemente adqueri uma disco também,e resolvi fazer a troca do óleo e filtro em casa,
aproveitei e abri o carter para limpar a grade do chupador de óleo,pois logo que batia a ignição se escutava um barulho de válvula por uns 3 segundos, ate que o óleo começava a lubrificar,ou se acelerasse o motor.
o trabalho não é complicado,o problema é o pouco espaço embaixo do carro. retirasse os 10 parafusos do proteror do carter,
depois 14 parafusos M6 da tampa do carter e vc já tem acesso ao chupador de óleo,que fica preso por um parafuso apenas,
dai é so puxar pra fora e limpar a grelha interna da peça.depois montar usando um torquimetro para apertar os parafusos.
retirei as informações no repositório do motor tdv6 que vcmesmo postou aqui no fórum.
abraço. obs existem 2 vídeos no youtube sobre a válvula egr troca e limpeza

scadufax
12/11/2013, 08:19
Não parece ser uma válvula EGR. Parece mais um sensor MAP.

.... é o sensor MAP !!!!!! de tanto ler sobre EGR Blanking (40 libras) coloquei como EGR
.... :zzz:

Link abaixo sobre MAP Sensor
what_is_a map_sensor (http://www.diycardoctor.com/what_is_a_map_sensor.htm)

alerocha
12/11/2013, 12:04
pessoal.continuando o assunto faça vc mesmo, vi um video no youtube,onde o cara faz a limpeza do corpo da borboleta do motor tdv6,pareceu ser muito facil, e fiquei me coçando pra fazer esse job eu mesmo,acontece que falando com um mecanico conhecido sobre esse assunto, ele aconcelhou-me não faze-lo pois segundo ele o sensor do corpo armazena as informaçoes de fluxo e abertura,sendo nescessario depois da limpeza passar o escaner para recetar os dados.
estou pensando em comprar o scanner da britparts marca lynx , custa 250 libras na britcar,alguem conhece.

Chacon RJ
04/12/2013, 21:04
Prezado amigo,
A limpeza da grade do chupador de oleo resolveu o problema do barulho de válvula? Tenho uma Discovery 3 2009 com 45mil originais, sempre revisada em concessionaria, e coincidentemente hoje, notei que na minha acontece a mesma coisa: Depois da ignição ouve-se um barulho de válvula por uns 3 segundos e depois para.
Fiquei curioso para saber se o procedimento adotado pelo amigo resolveu o problema...
Abços
Chacon

realmente scadufax, esta não é a válvula egr, e sim, um sensor.
mas mudando de saco pra mala, recentemente adqueri uma disco também,e resolvi fazer a troca do óleo e filtro em casa,
aproveitei e abri o carter para limpar a grade do chupador de óleo,pois logo que batia a ignição se escutava um barulho de válvula por uns 3 segundos, ate que o óleo começava a lubrificar,ou se acelerasse o motor.
o trabalho não é complicado,o problema é o pouco espaço embaixo do carro. retirasse os 10 parafusos do proteror do carter,
depois 14 parafusos M6 da tampa do carter e vc já tem acesso ao chupador de óleo,que fica preso por um parafuso apenas,
dai é so puxar pra fora e limpar a grelha interna da peça.depois montar usando um torquimetro para apertar os parafusos.
retirei as informações no repositório do motor tdv6 que vcmesmo postou aqui no fórum.
abraço. obs existem 2 vídeos no youtube sobre a válvula egr troca e limpeza

alerocha
09/12/2013, 18:44
chacon,
o barulho de valvula que eu escutava ao ligar o motor, diminuiu consideravelmente, ou seja, com o motor quente não faz mais,mas com o motor frio ele ainda esta lá por um periodo de uns 2 segundos.digo isso sem pisar no acelerador,pois se aciona- lo o barulho desaparece no mesmo instante. vou fazer uma nova troca de oleo e filtro antes do prazo de 12k,pois o oleo novo que coloquei (castrou 5w30) ja esta escuro demais para uns 3k que rodei,penso que o sistema ainda nao esta limpo o suficiente.
rocha

Troller-a-vista
09/12/2013, 18:52
nao precisa resetar com scanner se limpar a tbi completa, de inicio realmente vai ocorrer falhas, engasgos e até possíveis aumento ou oscilacoes na rpm mas para em poucos km ou alguns dias, pois a central eletronica se adapta aos parametros pra manter um nivel seguro, assim qdo se faz a limpeza ela vai utilizar os padroes sujos e ficara meio boba ate se adaptar novamente, convem MUITO realizar a limpeza, inclusive comentei isso ha uns 2 dias melhor detalhado em outro topico, da uma olhada se lhe for conveniente nas minhas respostas anteriores que ira achar rapidamente.

abracao

Chacon RJ
10/12/2013, 01:47
Obrigado pelas informações AleRocha,

Realmente só acontece com o motor frio. A minha, com o motor quente também não faz o barulho. Mas basta acionar a ignição com o motor frio, que é certo: lá está o barulhinho das válvulas por 2 ou 3 segundos.
Meu oleo (também 5W30) está com 2mil km. Por favor, me diga depois se com a nova troca de oleo o problema foi resolvido de vez.

Se eu encontrar a solução para a questão, compartilho com o amigo também. Vou conversar com o mecanico chefe da Land Rio aqui e ver o que ele me diz...

Forte abraço e obrigado por compartilhar as informações!

Antonio C Ribeiro
12/01/2017, 09:51
Ressuscitadto o tópico

Olá Scadufax. Vi este tópico, procurando informações a respeito do filtro de óleo.

No meu caso, logo que peguei a Disco 3, levei numa troca de óleo especializada e troquei o óleo do motor e o filtro. Acontece que após essa troca, notei que a luz de pressão do óleo passou a demorar mais para apagar após ligar o motor. Inclusive, antes de apagar a luz, nota-se um barulho diferente no motor, como falta de lubrificação.

Verifiquei nos fóruns estrangeiros e vi que essa situação pode acontecer quando se coloca um filtro de óleo não original - no meu caso usei um Wega - e isso acontece quando não há retenção de óleo no filtro que fica na parte alta do motor.

Já providenciei um filtro original para trocar e fui procurar mais algumas informações, onde deparei com este post. Me interessou esta limpeza que você fez no sensor MAP que, ao que parece, estava cheio de detritos.

Pergunto: você sentiu alguma alteração no desempenho/consumo? No computador do painel, o meu carro informa consumo de 9,5 km/l.

Gostaria de ter a sua opinião.

Abraços

Antônio Ribeiro