Ver Versão Completa : jipe na banguela, não deslancha porque ?
Jalexandre
12/11/2005, 12:42
Pessoal sempre tive essa dúvida, inclusive com outro jipe que já tive mais agora me incomodei com ela:
Quando solto o jipe na banguela (não faço sempre isso, é apenas uma referencia) o deslocamento livre dele é muuuuito :shock: menor que os outros carros, ele para antes, é como se estivesse alguma coisa segurando o movimento. Até mesmo quando se paro num mínimo desnível, mas já seria necessário em um carro comum frear para ter que permanecer imóvel, no jipe é possível soltar tudo e ele não se mexe. Já soltei todo o freio de mão pois achei que ele podia estar segurando um pouco...Isso é normal ?
Obrigado a todos
Ronaldo B.
12/11/2005, 12:55
Seu jeep tá com pedaleira suspensa e servo ??? Já ví isso acontecer e era problema dentro do servo.
[]´s
Alessandro Henrique
12/11/2005, 12:57
O motivo sao as perdas por atrito no sistema de transmissao/freios/pneus junto com a aerodinamica de uma escrivaninha.
Sds.
Jalexandre
12/11/2005, 13:03
Gostei da aerodinâmica de escrivaninha....para não dizer de uma geladeira...Estou com servo antigo, que ainda utiliza o cilindro mestre do próprio jipe (acho que não é original, mas já comprei assim) nas pedaleiras são originais. O outro jipe era a mesma coisa e o sistema era todo originalzinho. Em ponto morto só deveria agir mesmo os rolamentos das rodas, certo ?
Alessandro Henrique
12/11/2005, 13:10
Em ponto morto só deveria agir mesmo os rolamentos das rodas, certo ?
Rolamentos das rodas, dos diferenciais, da transferencia, das cruzetas e da caixa. Em tudo que esta em movimento ha perdas.
Sds.
Ronaldo Petri
12/11/2005, 19:40
Além de tudo isso que nossos amigos citaram, tem a parte de estar com as janelas abertas ou fechadas, se tiver com as janelas fechadas ele vai deslanchar mais, pois a capota com a janela aberta funciona como um para-quedas.
Pneus agricolas tipo frontiera tambem fazem com que haja esse efeito de diminuir a velocidade.
Jalexandre....pra começar..é Jeep..rsrsrsr..veja se tem alguma roda presa,pneu maiores tambem deixa com esse efeito de diminuir a velocidade...espero ter ajudado,...
vlww
Sergio Rocha
16/12/2008, 18:20
Jalexandre....pra começar..é Jeep..rsrsrsr..veja se tem alguma roda presa,pneu maiores tambem deixa com esse efeito de diminuir a velocidade...espero ter ajudado,...
vlww
com certeza a tres anos atrás teria sido.
[]':mrgreen:
megadeth
17/12/2008, 11:01
Lonas novas ou tortas podem ajudar no atrito tb.
Robertux
17/12/2008, 15:40
Olá pessoal sou novo no Forum, cadastrei-me ontem, esta é minha primeira mensagem.
Em 4 X 4 sou aspirante a novato. Nunca pilotei um Jeep, mas ter um é meu sonho desde a adolescência, faz tempo...
Amanhã irei ver um CJ5 para comprar, quem sabe...
Bom, feitas as apresentações, vamos ao assunto do post. Como disse, não entendo nada de Jeep, mas possuo dois carros, um Ford Focus e uma Escosport, os dois novos, com menos de 25.000 Km, portanto não tem nada enroscando nem segurando. Ambos usam a mesma mecânica básica, mas a aerodinamica é totalmente diferente, com isso o desempenho e o consumo também. Na banguela o Focus tem um desempenho excelente, em qualquer descidinha ele aumenta a velocidade, parece que você está acelerando, já a Nheco, quando você desengata parece que pisou no freio, mesmo que a descida seja forte. Provavelmente deve ser devido à aerodinâmica de escrivaninha (boa essa He! He!), a mesma do Jeep. Concluindo, mesmo que o seu Jeep não tenha nenhum dos problemas citados pelos colegas do Forum, ele, provavelmente, não vai andar bem na banguela. É uma questão de projeto.
Abraço
Roberto
Charles_Curitiba
19/12/2008, 14:34
Cara, pra falar a verdade o jipe não é tão pesado quanto outros carros pra deslanchar na banguela, ele até vai mas como vc mesmo disse parece que tem algo segurando, junto com a aerodinamica de escrivaninha como citado hehehehe....não acho que isso é algo relevante até porque estamos falando de um "trator" adaptado pra cidade não é mesmo?
Pessoal sempre tive essa dúvida, inclusive com outro jipe que já tive mais agora me incomodei com ela:
Quando solto o jipe na banguela (não faço sempre isso, é apenas uma referencia) o deslocamento livre dele é muuuuito :shock: menor que os outros carros, ele para antes, é como se estivesse alguma coisa segurando o movimento. Até mesmo quando se paro num mínimo desnível, mas já seria necessário em um carro comum frear para ter que permanecer imóvel, no jipe é possível soltar tudo e ele não se mexe. Já soltei todo o freio de mão pois achei que ele podia estar segurando um pouco...Isso é normal ?
Obrigado a todos
Alessandro Henrique
19/12/2008, 17:36
Resumindo todas as respostas:
Atrito aerodinâmico;
Atrito dos componentes do sistema de transmissão;
Atrito dos pneus;
Atrito do sistema de freios...
Atrito...
Atrito...
Sds.
rafaelfernandez
20/12/2008, 01:56
So lembrando os amigos que a data do post com a duvida é 2005!!!
[]´s de coveiro!!!
Alessandro Henrique
20/12/2008, 02:25
Realmente o tópico é antigo e assim como outros, deve ser regastado toda vez que houver necessidade, pois a dúvida ou questão pode ser pertinente à muitos.
Desta forma, evitamos discussões paralelas e condensamos informações em um único lugar contribuindo na facilidade e agilidade de pesquisas futuras.
Sds.
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