PDA

Ver Versão Completa : F75 - Troca de motor de opala 4 cc por um de 6 cc

Celsogvs
28/10/2013, 21:30
Pessoal,

Tenho uma F75 ano 72 que está com um motor opala 4 cc e cambio de chevete, mas para trilha eu prefiro muito mais o motor de 6 cc e estou pensando em trocar.
Meu atual motor está muito bom, mas como disse, pra trilha prefiro o 6 cc.

Alguém aqui já fez esta troca ou sabe passar alguma informação útil?

Será se o cambio de chevete aguenta o 6 canecos?
A capa seca é a mesma?
A embreagem é a mesma?

Alguma outra dica?

Desde já obrigado.

Celso

Sonhador
28/10/2013, 22:08
nos documentos esta registrado a potencia do motor?
Pois se mal me engano o detran limita o aumento de potencia somente em 10%

Celsogvs
28/10/2013, 22:11
Pretendo fazer vistoria no Imetro e regularizar junto ao Detran.

Sonhador
28/10/2013, 22:13
http://www.denatran.gov.br/download/Portarias/2011/PORTARIA_DENATRAN_1100_11.pdf

item 3
Alteração de potência/cilindrada. Qualquer diminuição e aumento até 10% superior ao original

insane4x4
29/10/2013, 10:44
Capa seca, embreagem, motor de arranque, da pra você usar tudo que está no 4 cilindros. Agora se aguenta o 6 canecos? Sinceramente, não sei. Vai pintar gente aqui falando que aguenta, vai pintar alguns afirmando que não, mas que já vi cambio de chevette até com motor de silverado, já vi. No final das contas, acho que compensa, pois se o câmbio quebrar, pelo preço de outro, da pra jogar fora e colocar outro no lugar.
Até mais.

Pessoal,

Tenho uma F75 ano 72 que está com um motor opala 4 cc e cambio de chevete, mas para trilha eu prefiro muito mais o motor de 6 cc e estou pensando em trocar.
Meu atual motor está muito bom, mas como disse, pra trilha prefiro o 6 cc.

Alguém aqui já fez esta troca ou sabe passar alguma informação útil?

Será se o cambio de chevete aguenta o 6 canecos?
A capa seca é a mesma?
A embreagem é a mesma?

Alguma outra dica?

Desde já obrigado.

Celso

Leonardo Raffi
29/10/2013, 22:17
Celso troca e seja feliz;;; quanto regularizar no detran... pra que... se é esta do seu avatar esta bem irregular não...cuta. casamba e parachoque nao original kkk para trilha fica ótima...

insane4x4
30/10/2013, 10:15
Se fosse assim, não existiriam tantos CJ, F75 e Rural com motores muito mais potentes, inclusive, regularizados nos documentos das viaturas. A legislação está aí, mas no país em que tudo "dá-se um jeito", infelizmente não é seguida ao pé da letra.

akio nishikawa
30/10/2013, 19:41
Se não me engano, a capa seca do opala 4 cilindros não dá pra ser reaproveitada no opala 6 cilindros. A Minha está com a capa seca da C10, câmbio da C10 3m, volante e embreagem da C10. Anda muito bem nas trilhas.

georgevalle
31/10/2013, 08:23
Só tirar um e colocar outro, capa seca, embreagem, motor de arranque, tudo igual, acredito que vai ter problema é de espaço, pois para colocar o motor 6 do opala ou recortam a lata para o motor encaixar na cabine ou muda a 1ª travessa do chassi e o radiador coloca dentro do bico (fiz assim na rural com o radiador do opala 6), quanto à caixa tem cheveteiros que afirmam que a caixa aguenta (tenho dúvidas), outro fusível é a reduzida que é fraca para este motor, se conselho fosse bom seria vendido e não dado...
Com a grana que vai investir na troca dá um up neste motor ou pega outro 4 meia vida e prepara ele para 2.8 e mais algumas coisinhas (vai chegar perto da potência do 6 com o peso do 4).
Porém nunca vai ter o ronco do 6...

Celsogvs
31/10/2013, 09:15
Pessoal,

Muito obrigado pela valiosas dicas.
Inicialmente pensei em colocar uma turbina neste 4cc, depois pensei em aumentar a potencia trocando algumas peças, mas nenhuma das duas soluções me daria o que gosto mais no 6cc que é o ronco. Com uma descarga especial o ronco deste motor fica maravilhoso.

Estou à procura de um 6cc pra comprar.

Abs,

Celso

insane4x4
31/10/2013, 09:28
Da C10? Dúvido muito, acho que fez confusão aí. C10 usa motor chevrolet brasil 4.3 e essas peças não são intercambiáveis com o GM 151. Para usar cambio de C10 no motor opala se usa capa seca, volante, cremalheira, embreagem das A10/A20/C20/Silverado 4.1, inclusive o focinho do arranque também é diferente.

Se não me engano, a capa seca do opala 4 cilindros não dá pra ser reaproveitada no opala 6 cilindros. A Minha está com a capa seca da C10, câmbio da C10 3m, volante e embreagem da C10. Anda muito bem nas trilhas.

insane4x4
31/10/2013, 09:35
Não precisa cortar a lata e tampouco mudar travessa de lugar pra colocar o 4.1. Tenho amigos que usam esse motor e não foi preciso mexer em nada de lata e travessa pra coloca-lo no lugar, o maximo que fizeram foi rebater um pouco a parede corta fogo.
A dana18 aguenta o tranco sim, desde que sejam feitos nela algumas mudanças, tais como mudar o sistema de roletes do carretel para rolamentos, flange na tampa inferior com chapa no minimo 3/16" para evitar da carcaça abrir ao meio, o que já vi acontecer aos montes. Esqueça solda em eixos, piloto ou entalhado, acople tudo sem nenhuma emenda nos eixos, pois se o fizer, aí sim o 4.1 vai moer tudo. Além disso, é importante também não utilizar relação de diferencial muito longa, ou quem vai aguentar todo o tranco do conjunto é a reduzida.
Abs.

Só tirar um e colocar outro, capa seca, embreagem, motor de arranque, tudo igual, acredito que vai ter problema é de espaço, pois para colocar o motor 6 do opala ou recortam a lata para o motor encaixar na cabine ou muda a 1ª travessa do chassi e o radiador coloca dentro do bico (fiz assim na rural com o radiador do opala 6), quanto à caixa tem cheveteiros que afirmam que a caixa aguenta (tenho dúvidas), outro fusível é a reduzida que é fraca para este motor, se conselho fosse bom seria vendido e não dado...
Com a grana que vai investir na troca dá um up neste motor ou pega outro 4 meia vida e prepara ele para 2.8 e mais algumas coisinhas (vai chegar perto da potência do 6 com o peso do 4).
Porém nunca vai ter o ronco do 6...

Celsogvs
31/10/2013, 09:40
Não precisa cortar a lata e tampouco mudar travessa de lugar pra colocar o 4.1. Tenho amigos que usam esse motor e não foi preciso mexer em nada de lata e travessa pra coloca-lo no lugar, o maximo que fizeram foi rebater um pouco a parede corta fogo.
A dana18 aguenta o tranco sim, desde que sejam feitos nela algumas mudanças, tais como mudar o sistema de roletes do carretel para rolamentos, flange na tampa inferior com chapa no minimo 3/16" para evitar da carcaça abrir ao meio, o que já vi acontecer aos montes. Esqueça solda em eixos, piloto ou entalhado, acople tudo sem nenhuma emenda nos eixos, pois se o fizer, aí sim o 4.1 vai moer tudo. Além disso, é importante também não utilizar relação de diferencial muito longa, ou quem vai aguentar todo o tranco do conjunto é a reduzida.
Abs.

OK, muito obrigado.

georgevalle
31/10/2013, 11:06
Este motor antigo saiu nas C-10 até meados de 80 depois eram os motores de opala 4 e 6 com comando diferente (maior abertura privilegiando o torque) e embreagem de 11" onde também mudava o acionamento da embreagem e o motor de arranque, tem a capa seca da A/C-10/20 que tem a furação destes motores de opala e que servem para os 4.1i das ultimas A/C-20 e silverado e também para os vortec 4.3 e mais alguns.

Da C10? Dúvido muito, acho que fez confusão aí. C10 usa motor chevrolet brasil 4.3 e essas peças não são intercambiáveis com o GM 151. Para usar cambio de C10 no motor opala se usa capa seca, volante, cremalheira, embreagem das A10/A20/C20/Silverado 4.1, inclusive o focinho do arranque também é diferente.

akio nishikawa
31/10/2013, 11:25
É isso mesmo Georgevalle, não fiz confusão, tenho 02 veículos com esse motor, uma caravan 1979 e a F75, também tenho outro motor desses desmontado, quem sabe para um futuro projeto. Acompanhei a adaptação desde o início passo à passo, inclusive procurei e negociei as peças. Quanto ao motor de arranque do opala 6 cilindros é diferente mesmo, não pode ser utilizado o do opala 4 cilindros, ele realmente é bicudo e as furações não batem. Aqui no forum tem os vídeos que fui postando, na adaptação do motor da minha F75. Abraço!:violao:

insane4x4
31/10/2013, 11:50
Georgevalle e akio, valeu as informações, pra mim só tinha saído C10 com motor chevrolet brasil.
Abraço.