Ver Versão Completa : Quais up-grades fazer na Band Mafiosa?
Ismael Reghin Filho
09/10/2013, 12:36
Oi pessoal.
Antes, algumas considerações. Minha Band a seguinte configuração: motor OM 314S, aspirado, 4marchas, diferenciais 10x37.
Depois de ler bastante coisas no fórum, resolvi seguir adiante e já providenciei o seguinte:
Turbina K-16, Intercooler do Cargo 815, Escape dimensionado 3".
Estamos fazendo a instalação da seguinte maneira:
O conjunto K-16, turbina e rotor, foi colocado virado para trás, numa posição bem baixa.
Assim, na saída do rotor, foi adaptado um cano que faz uma curva a esquerda, passando por cima da caixa da direção hidráulica e então vira para baixo. Dessa maneira, o escape vai sair por dentro do paralama esquerdo, entre a caixa de direção e a lateral externa do mesmo paralama.
A turbina, foi colocada invertida em relação ao rotor. Virada pra cima, mas não totalmente. Ela ficou meio inclinada e o cano de saída, vai dela direto pro intercooler. A entrada de ar da turbina que ficou virada pra frente, sai um cano que vira para cima e para trás, passando ao lado da saída da turbina e segue em direção ao fundo do cofre, passando por trás do motor, para chegar ao filtro.
Não sei se me expliquei direito, mas depois coloco fotos. É que o meca que tá fazendo, me explicou como ia colocar e eu achei interessante e mandei bala.
Como não tinha tempo hábil da peça chegar (viajo pro nortão do MT). Estou colocando só a turbina, o intercooler e o escape.
Quando voltar da viagem, vou colocar o LDA e os bicos e assim vou poder meio sem querer (viagem), dar minha impressão sobre como muda de aspirado pra turbinado. E depois, com LDA e bicos injetores (turbo) novos.
Ismael Reghin Filho
09/10/2013, 12:57
A pergunta que se segue é a seguinte: o que mais fazer?
Diferencial:
Pensei na seguinte configuração. Diferencial trazeiro 12x35, simples. Diferencial dianteiro 12x35, Kaiser automático.
Guincho:
Segundo vendedor da Ação 4x4, daqui de Londrina, o indicado seria um de 9.000 lbs. Pergunta: Qual usar?
P.S. a Band Mafiosa é uma camionete cabine dupla. Ainda não providenciei a pesagem dela.
Som:
Tenho um aparelho Panasonic que veio do Japão. Ele é constituído de dois equipamentos. Pensei em colocar sobre o painel, no centro, uma chapa de metal aparafusada sobre o mesmo e sobre ela colocar a capa da torre de som do Doblò Adventure. Dentro coloco o painel com tela retrátil. Assim, todo mundo dentro da camionete pode ver a imagem, além de ficar o mais alto possível, sem ser em console de teto que não faz minha cabeça. Fica ao alcance das mãos e bem prático. O outro equipamento, um HD de 40 giga com o toca dvd, cartão de memória, etc..., coloco dentro do porta luvas. Pensando em não por nas portas e preocupado com o lance de entrar água dentro da Band em dia de chuva. Uma dúvida. Onde colocar os alto falantes?
Bancos:
Tô pensando nos bancos San Marino, preto e amarelo. Dois na frente e dois atrás. Entre os dois de trás, uma geladeirinha, hehehe...
Francisco Bicalho
09/10/2013, 14:20
Na descarga instale apenas um abafador, a marmita turbão de 3":
Produtos Tuper Escapamentos e Catalisadores - Silenciosos Universais (http://www.tuperescapamentos.com.br/pt/produtos/silenciosos.php#)
hercilio.neto
09/10/2013, 14:42
O meu jipe tinha escapamento direto. A turbina assobiava sem dó.
Mas o carro fica muito barulhento, então coloquei um silencioso. Melhorou muito, mas acabou o assobio.
Carlo Pecca
09/10/2013, 18:58
Ismael,
meu pitaco quesito SOM: Blz a ideia do console, quanto aonde colocar os alto falantes, normalmente o pessoal tem colocado os AF nas portas laterais e na traseira dois grandões. Hoje já temos AF a prova D´agua,assim sem medo de chuva ou água dentro da Band. Pode também colocar caixas nos cantos traseiros, o problema maior é quando vc quer ter muita potência nos AF pois a profundidade deles aumenta tremendamente bem como os preços. De uma olha no Ebay que tem muita ofertas de AF a prova dágua e depois não esqueça de colocar fotos do seu sistema instalado, pras nóis baba!
Ismael Reghin Filho
09/10/2013, 22:25
Carlo, não sei se vai dar tempo de colocar o som antes de viajar. Estive hoje na oficina e vão fazer o teste da turbina amanhã a tarde. Como quero ver se viajo no Domingo, som só na volta, eu acho.
Ismael Reghin Filho
09/10/2013, 22:30
Fui na oficina e o intercooler ficou bom demais. Parece que foi feito pra Band. A minha tem, na parte da frente do radiador de água, uma travessa (espécie de reforço) que passa bem no alto, mais ou menos na divisa entre a caixa de água superior e a colmeia propriamente dita. Pois não é que o bicho coube encaixado por baixo dela. As duas bocas de ar dele (entrada e saída), estão numa distancia perfeita. O radiador da Band coube no meio direitinho. Ficou o bicho da goiaba, hahaha...
Ismael Reghin Filho
09/10/2013, 23:09
434413Mafiosa sem intercooler (só para comparativo)
434414Com intercooler já instalado.
434415Ficou bom demais.
434416Com 4 coxins (2 de cada lado).
Ismael Reghin Filho
09/10/2013, 23:19
A turbina é uma K-16. Foi colocada invertida.
434417O rotor ficou para trás.
434419O escape vai sair por cima da caixa de direção e desce por dentro do para-lama esquerdo.
Ismael Reghin Filho
09/10/2013, 23:32
Não sei porque essa foto invertida esta aí. Quando edita ela não aparece. Não consigo apagar.
Ismael Reghin Filho
09/10/2013, 23:36
Mais fotos:
434428
Reparem no espaço que sobrou na frente do intercooler.
434430
A rapaziada pegando pesado pra terminar o serviço a tempo (instalando o cárter de volta, já com o retorno da turbina instalado).
Ismael Reghin Filho
09/10/2013, 23:40
Amanhã fica pronta. Estou aguardando ansioso, pra dar a primeira acelerada. A turbina vai ser regulada com 1,3 kg de pressão. O relógio vai ser colocado no lado esquerdo do painel, próximo ao velocímetro. Quando for pegar a camionete tiro umas fotos e coloco aqui.
junior888
10/10/2013, 00:11
Acompanhando... e nem pense em ir viajar sem antes passar aqui para dizer como ficou a band, hehehe :pipoca:
a band cd 14b pesa 2000 kg essa ai com motor MB caçamba de madeira e mais um monte de coisa deve passar de 2500 kg facil, um guincho de 9000lbs não da conta não, parte pra um de 12000 no minimo e compra de qualidade pq guincho é tipo seguro so vai lembrar dele quando estiver fudido...
quanto ao escape direto...uma coisa e fazer graça na cidade outra é rodar milhares de kilometros com o barulhao do 364 mais o escape direto fai ficar surdo rapido...
bancos, esses san marino nao sou fa da qualidade te aconselho a procurar em ferros velhos bancos da triton ou hilux muito masi conforto e espuma de primeira qualidade
Francisco Bicalho
10/10/2013, 07:18
quanto ao escape direto...uma coisa e fazer graça na cidade outra é rodar milhares de kilometros com o barulhao do 364 mais o escape direto fai ficar surdo rapido...
bancos, esses san marino nao sou fa da qualidade te aconselho a procurar em ferros velhos bancos da triton ou hilux muito masi conforto e espuma de primeira qualidade
É que o motor turbinado é muito mais silencioso que o aspirado, Dudu, e o carro do Ismael é turbinado. Com o motor turbinado tem gente que até roda sem abafador, fica mais barulhento, lógico, mas nada comparado ao barulho do 364 aspirado.
Glauco mendes
10/10/2013, 07:28
Ismael um belo Up na band, posta mais fotos e conte como ficou no andar depois com o turbo???
cristiano
10/10/2013, 10:02
Ismael
Beleza de upgrade! Meu motor é um 314S e coloquei recentemente a K16, mas já tinha o intercoler do VW 815 com a antiga APL 240 da Garret, e na minha instalação virei a K16 para o lado contrário da sua.
A turbina do escape vai ficar parecida com a APL mesmo, e passa de 2-3cm do alternador de compressor do ar condicionado que também tenho desse lado. Mas eu coloquei uma manta própria em volta do escapamento que fica dentro do cofre do motor, e também no coletor de escapamento, segundo os entendidos aumenta um pouco a potência mantendo a temperatura dos canos, mas eu fiz para proteger alternador de compressor mesmo, e realmente protege.
A entrada de ar da turbina é um cano com mangote que passa entre o motor e a parede corta fogo para encontrar o filtro do outro lado.
Eu girei a K16 e a conexão entre a turbina e o intercooler foi feito com um mangote em "L" e um cano reto.
Estudando muito essas instalações na época me pareceu a mais limpa, e claro que com todos os periféricos (ar condicionado) no lugar você faz o serviço uma vez só.
A única mexida com a válvula wastegate que tive que fazer uma jogada, fiz um suporte e uma curva na vareta.
Também troquei o antigo relógio de turbo por outro que marca até 3kg, porque ele tem um sistema de rosca para conectar as mangueiras, enquanto que o de 2kg a mangueira entra na pressão nas pontas. Mas é certo que não vou passar de 2kg... :)
Eu instalei a relação 11x35 na minha porque prezo muito pela força, mas já disseram que a 12x35 e K16 fica ótimo também, porque tenho pneus 35 na minha.
Eu já comprei os bicos maiores, mas ainda não instalei, porque ainda me falta fazer o escapamento de 3", pois sou eu mesmo que estou fazendo na garagem de casa.
Conhecendo bem sua Toyota você vai conseguir fazer upgrades já pensaram nos próximos do futuro, sem ferir muito o projeto inicial. Não se precipite e não aceite a 1a opinião que ouvir...
Hoje se eu quiser colocar um guincho mecânico é plug & play na configuração atual, mas por enquanto vou me virando com o elétrico que tenho.
Abraços
junior888
10/10/2013, 11:27
Minha band está com escape direto de 3" sem abafador, e o barulho não me incomoda em nada, muito pelo contrario, é o que gosto nela, hehehehe. O escape da minha sai logo atrás da porta do motorista (deixando a roda preta por sinal), com o vidro aberto se escuta bastante, mas fechando fica bem confortável de andar...
Ismael Reghin Filho
11/10/2013, 01:25
junior888, dudu83, Francisco Bicalho, Glauco mendes e cristiano, Respondendo a todos!!!
Fui na oficina hoje a tarde, mais ou menos 16:00 hrs e fiquei lá até as 17:45 hrs. Ficou pronta e fiz um teste de estrada (pouca coisa), mas deu uma diferença muito grande. Parece outra camionete. A turbina tá enchendo o motor muito rápido. Com pouca coisa que acelera e ela responde. Ficou o capeta em forma de goiaba!!! Porém, vai melhorar!!! Ela ainda esta sem o LDA e não troquei os bicos (turbo). Esse serviço ficou pra volta da viagem.
O Francisco Bicalho tem razão. Apesar dela estar sem escapamento, com a saída aberta logo ali na turbina, deu para perceber que a turbina abafa bem o barulho do motor. O escape tava barulhento (vai resolver com escape novo e marmita turbão), mas mesmo aberto, percebi que o barulho que é oriundo do motor (não do escape), diminui bastante com a turbina. Sei lá. Dá meio que a impressão de que a turbina faz o motor girar mais redondo. Dá impressão que se ouve menos o castanhado do motor. Resumindo, volto do MT e coloco LDA e bicos.
Bancos, não vai dar mais tempo, então vai com os super hiper bancos originais, hahaha... Vai ser de tirar pica pau do ôco!!! Mas acho que o dudu83, esteja certo. Vou esperar e procurar outros bancos. Comecei a pensar agora, nos bancos elétricos da S-10 executive. São gostosos, macios e deve ser meio fácil de encontrar!
O meu escape vai ser de 3" polegadas. Fiz orçamento hoje em R$ 360,00 (talvez apareça alguma coisa a mais). Disse pro meca, caprichar, nem que custe um pouco mais. Vou colocar uma marmita turbão grossa ou fina (amanhã escolho qual das duas). O legal é que a minha band não tem guincho mecânico, então o escape vai descer por dentro do para-lama esquerdo, até a altura do chassis. Daí passa por cima dele e desce entre o chassis, a cabine e a caixa de câmbio. Daí em frente segue o trajeto original. Vai ficar parecido com o do Guiga Tostes (olhei a foto do jeep dele antes de mandar fazer o serviço). Só que ao invés de passar por baixo do chassis, a curva vai ser por cima do chassis. Acredito que vai ficar muito bom. Deixei na oficina hoje e me entregam amanhã (11/10) na hora do almoço. Vou ver se dá tempo de por também a thermotape. A ponta vai ser bem grossa e cromada! Lá na traseira, conforme o original. Barulho e fumaça, só na cara dos outros, hehehe...
O guincho, eu tô pensando num elétrico mesmo. Como acredito que vou usar minha Band mais no asfalto e de vez em quando na trilha, resolve! Vou pesar a camionete e depois digo o peso total dela. Mas pelo jeito vai ser um de 12.000 libras. Pois se ela pesa 2500Kg solta, travada no barro vai pra quanto? Deve ser uma boa tantada!!! Na ida se der tempo de passar no Paraguai, compro o guincho e vou com ele pro MT.
Na sequência, vou partir pro próximo up-grade. Ar condicionado! To pensando em tirar o cano do respiro do motor e colocar uma tampa. Vou trocar o filtro de ar. Colocar em outra posição. Mais para trás e mais alto. Daí vai sobrar um espaço bem razoável, pra colocar o compressor do ar condicionado, por baixo da bomba da direção hidráulica, do lado direito do motor. Acho que agora só paro quando acabar, hahaha...
Ismael Reghin Filho
11/10/2013, 01:42
Ahhhh!!!!!! Tive uma ideia, agorinha mesmo. Como estou indo pro MT e lá quase não tem madeira mais, pois a Globo vive dizendo que o mato tá acabando e toda vez que vou lá ando horas a fio no meio dele. Gostaria de saber quem tá levando vantagem em fazer propaganda negativa sobre o desmate? Deve ser o pessoal do meio ambiente, que fica colocando dificuldade, pra depois vender facilidade. Esse País tá tão corrupto, que a coisa só vai na base da propina!!! Vixi, desviei o assunto. Pois é, lá ainda tem madeira a dar com pau. Então, porque não aproveitar pra mexer na carroceria? Faz dias que ando pensando em cortar ela (deixar mais curta). Uns trinta centímetros a menos do que o parachoque. Aí não faço tampa traseira. Deixo ela fixa, como o gigante da frente. Para abrir a carroceria, só as duas tampas dos lados da carroceria. Nesta tampa traseira (fixa), eu posso colocar um galão de combustível (lado direito) e o estepe (lado esquerdo), fixos na tampa e encaixados entre a carroceria e o parachoque. No meio se der, coloco uma catraca com cabo de aço, para rebocar alguém ou ser puxado de ré!
cristiano
11/10/2013, 06:22
Tome cuidado com bancos elétricos pois ele são muito altos e dependendo da sua altura vai atrapalhar a visão de semáforos e etc, e piora mais se no futuro pensar num console no teto.
Esqueci de comentar, quando fiz meu motor também instalei a LDA e sempre achei que ela ficou mais equilibrada.
Glauco mendes
11/10/2013, 06:41
Tome cuidado com bancos elétricos pois ele são muito altos e dependendo da sua altura vai atrapalhar a visão de semáforos e etc, e piora mais se no futuro pensar num console no teto.
Esqueci de comentar, quando fiz meu motor também instalei a LDA e sempre achei que ela ficou mais equilibrada.
Curiosidade tem LDA externo para os motores MB 314 ou 364?
cristiano
11/10/2013, 08:36
Tem sim, não sei o que você chama de externa, mas você tira a tampa traseira da bomba injetora e coloca o LDA no lugar. A tampa fica sobrando...
hercilio.neto
11/10/2013, 08:50
Cristiano, pelo que entendi o Ismael tirou a bateria debaixo do banco do motorista. Quem faz isso abre espaço para colocar um banco que tenha base mais alta.
Ismael Reghin Filho
11/10/2013, 10:24
Correto. Tirei a bateria e coloquei embaixo da carroceria. A caixa de bateria eu cortei fora. O assoalho embaixo do banco do motorista ficou da mesma altura que a parte onde colocamos os pés. Daí, posso cortar o suporte do banco (altura), o quanto quiser. Deu uma passadinha aqui pra dar um alô. To indo agora, na oficina do escape. Vamos ver como ficou.
Glauco mendes
11/10/2013, 11:22
Tem sim, não sei o que você chama de externa, mas você tira a tampa traseira da bomba injetora e coloca o LDA no lugar. A tampa fica sobrando...
Blz vc teria alguma foto desta tampa com o LDA?
junior888
11/10/2013, 11:48
quanto custa um LDA? da para sentir bastante diferença?
cristiano
11/10/2013, 18:05
Cristiano, pelo que entendi o Ismael tirou a bateria debaixo do banco do motorista. Quem fez isso abre espaço para colocar um banco que tenha base mais alta.
Eu vi a instalação da bateria, mas é que muita gente coloca banco elétrico e não se atenta para a altura.
cristiano
11/10/2013, 18:08
Vou ver se arrumo uma foto.
O preço da LDA não é proporcional ao desempenho. Enquanto que você gasta 1000 reais para turbinar e sente muita diferença, você gasta quase isso na LDA e a diferença não é tão grande assim.
Carlo Pecca
11/10/2013, 19:50
Vou ver se arrumo uma foto.
O preço da LDA não é proporcional ao desempenho. Enquanto que você gasta 1000 reais para turbinar e sente muita diferença, você gasta quase isso na LDA e a diferença não é tão grande assim.
Cristiano
Só mil_sinho para turbinar ou é "tuna"?
Cara aqui no Rio custa muito mais, bota uns 5 "paus". Acho que vou dar uma esticadinha pras banda de ôce!
cristiano
11/10/2013, 20:35
Somente um exemplo, o meu kit veio com coletor bipulsativo e custou bem mais.
É que conheço muita gente que se arrependeu com a LDA pelo gasto e pouco ganho.
Ismael Reghin Filho
12/10/2013, 19:12
434777OI Pessoal. Conforme prometido, aí vão as fotos do serviço da turbina, depois de pronto.
434768
434769
434770
434771
434772
434773
434774
434775
434776
Ismael Reghin Filho
12/10/2013, 19:19
O escape também ficou pronto. É de 3" e ficou muito bom!
434779
434780
434781
434782
434784
434785
434787
Ismael Reghin Filho
12/10/2013, 19:22
Alguém aí já ouviu falar em colocar booster na turbina? Um motorista de caminhão me falou que fica bem melhor do que colocar LDA.
hercilio.neto
12/10/2013, 19:27
Ficou bem legal.
O tubos todos muito bem organizados no cofre.
Ficou espaço para o compressor do ar-condicionado?
Ismael Reghin Filho
13/10/2013, 00:36
Oi Hercilio.
Do lado direito do motor, tem uma tampa em forma de um copo americano, com um cano (respiro do motor).
Esse equipamento esta colocado abaixo da bomba da direção hidráulica.
Vou tirar ele, vedar com uma tampa rasa. Coloco o suspiro do motor em outro lugar.
Daí sobra um bom espaço pro compressor do ar condicionado.
Quis fazer desse jeito, porque estou pensando que dá pra colocar um radiador de óleo, sobre a turbina (ela ficou bem baixa).
Acho que dá pra fazer. Daí pensei em colocar uma tomada de ar sobre o capô do motor. Ia ficar bem legal!!!
Carlo Pecca
17/10/2013, 10:58
ISMAEL
Estou em Angra dos Reis fica a 170Km da cidade do Rio, e o meu mecânico fica na cidade de São Gonçalo/Niteroi. Vou ver por telefone se ele pode dar um chute, basicamente vou perguntar quanto fica uma caixa de satélite completa!
Bom, falei com ele e num chute, preço daqui do Rio em torno de Mil pilas, tudo novo. Agora ele disse que dependendo do estado das engrenagens, pode se salvar alguma coisa e aí fica bem mais barato.
Boa sorte.
Carlo Pecca
19/10/2013, 12:27
E aí ISMAEL, como ficou o conserto da bichinha?
Da noticia, "omi"!!!
Ismael Reghin Filho
25/10/2013, 23:47
Oi Carlo.Tava perdido no fim do mundo, hahaha...sem internet. Quer dizer, tinha mas não funcionava.Quebrou 3 dentes duma satélite. Troquei as duas planetarias e as duas satelites do diferencial traseiro.Ficou em 735,00 reais (peças + mao de obra).Pedi ajuda a noite, mas no dia seguinte, bem cedo o meca falou o valor e tinha que pedir na hora, senao perdia o onibus e nao chegava na hora do almoço. Ai nao ficava pronta e ai mais hotel, restaurante, tralala...Autorizei, fcou pro.ta 5 hrs da tarde e parti pra Juina. Cheguei la, 9 da noite. Dormi cedo e dia seguinte, oficina, problema embreagem. Ficlu pronta hora do almoço e prati pra Aripuanã. 200 km terra (estrada bem ruim). Andei 70 km e acabou embreagem. Resto da viagem, sem embreagem.Resultado: 200km, 7 hrs de viagem.Cheguei só o pó da gaita, hahaha...Dia seguinte o melhor de tudo. Fui na oficina e meca me convenceu, embreagem nova, hidráulica (mais macia que meu Kia). Freio a disco na dianteira (original toyota). Peguei o freio a disco original dela (eixo dianteiro) e passei pro eixo traseiro. No eixo dianteiro, pus o conjunto novo.Resumindo viagem Aripuanã: turbina k-16, intercooler carguinho 815, embreagem hidraulica (2 pistões, principal e secundario), freio a disco nas 4 rodas e teste forração interna funcionou.
Carlo Pecca
26/10/2013, 01:31
Cara que aventura, ainda bem que agora ta tudo legal. Conta como esta esse novo conjunto de quatro freio a disco nela? Precisou de válvula equalizadora? Caso Sim, como ficaram montadas?
Ismael Reghin Filho
05/11/2013, 14:34
OI Carlo.
Desculpe a demora. A resposta anterior (dia 25/10) eu ainda estava em Aripuanã. Fui no escritório de um advogado e consegui usar a internet por um tempinho, hehehe. Terminei meus compromissos e vim embora. 5 dias de viagem de lá até aqui. No total foram 17 dias de viagem e 6.061 km. Tirando a quebra do diferencial e o problema da embreagem que continuou a pertubar e só foi resolvido na volta (em Cuiabá), a Mafiosa se saiu bem, apesar de ter trincado o chassis e o paralama direito. É muito buraco naquela bagaça. Hoje já estou em casa e com internet, hehehe... Vou postar as fotos da viagem e da oficina (freio a disco). O teste com a forração deu certo, agora vou partir pra execução da mesma. Acho que semana que vem teremos novidades e daí coloco as fotos também.
Carlo Pecca
07/11/2013, 10:30
BLZ Ismael fico no aguardo das fotos. Depois conta mais sobre a forração, OK?
Grd Abraço.
Ismael Reghin Filho
11/12/2013, 13:57
Oi Carlo.
Desculpe a demora. Deu problema na minha máquina fotográfica (perdi o cabo) e não conseguia transferir as fotos.
Mas aí vão as fotos.
442909442910
Base Força Aérea Campo Grande
442911442912
Estrada de Asfalto do Mato Grosso
442913442914
Estrada de Terra do Nortão do Mato Grosso
442915442916
Pontes dos mais variados tipos, hehehe...
442917442918
E a Mafiosa no estaleiro, colocando freios a disco novos na dianteira.
442919442920
Os freios a disco da dianteira (usados), foram transferidos para a traseira.
Ela ficou ótima de freio. Não puxa para os lados.
Pedal do freio macio, porém progressivamente firme e freiando forte se necessário.
Ficou show de bola.
442921
P.S. a concorrência (jeep) anda forte lá no mato grosso.
Ismael Reghin Filho
11/12/2013, 14:11
Carlo.
A Mafiosa está no estaleiro novamente.
Resolvi fazer uma nova revisão depois que cheguei do Mato Grosso.
1- Estou trocando os flexíveis do freio nas 4 rodas.
2- Mandei soldar e pintar o paralama dianteiro direito, que trincou na viagem.
3- Está sendo feito um realinhamento da dianteira (paralamas, capô do motor e frente) da Mafiosa. Desalinhou na viagem por quebra de parafusos (trepidação).
4- Resolvi pintar os cubos e os molejos (preto) de novo.
5- Originalmente queria fazer a Mafiosa preto/vermelho, mas acabei fazendo preto/amarelo.
6- Agora estamos indo pro que eu queria: preto/vermelho.
7- Então, nos molejos vai ser usado buxa de plástico (vermelho).
8- Buxa de amortecedor de plástico (vermelho).
9- Mandei pintar os amortecedores de vermelho.
10- As pinças de freio também estão sendo pintadas de vermelho.
11- Aí, não resisti e mandei pintar o motor de vermelho também.
Assim que for na oficina, vou tirar umas fotos e coloco aqui.
Ismael Reghin Filho
11/12/2013, 14:17
Oi Hercílio.
Fui ante ontem no cara do ar condicionado.
Ele disse que vai caber o ar condicionado, mas que só pode pegar o serviço depois do carnaval.
Daqui até lá, a oficina dele fica lotada de gente arrumando ar pra viajar.
Conversamos e ele vai colocar a caixa do ar debaixo do porta luvas, mas vai fazer uma caixa distribuidora com 4 saídas de ar, pegando desde a lateral direita da cabine, até embaixo do lugar do rádio.
Acredito que vai ficar legal, mas vou esperar a data marcada (ele falou que dá para caprichar mais fora da época da safra).
Além do que, vai me sobrar o local do rádio pra por um rádio amador.
Carlo Pecca
11/12/2013, 14:53
ISMAEL
Parabéns pela empreitada do "vermelho e preto", Tu és FRAMENGO, HOMI?
Aqui no Rio tudo que é vermelho e preto e Flamengo (time de futebol)!
Blz sobre o Ar-condicionado, depois de instalado (após carnaval, né?), ôce conta tudinha, OK?
To vortando amanhã, para a Roça. Aqui no rio chove " a baldes"!
Depois conto o que to fazendo na minha Ban ...: , isolamento térmico (num quentei e contei!).
Quando vorta da roça, conto tudinho e ponho fotos.
Abração pros cês!
hercilio.neto
12/12/2013, 01:43
Legal Ismael.
Eu também quero um ar condicionado diferente do gela-saco.
Quando tiver instalando, tire bastante fotos pra ajudar a gente. (se for possível, é lógico)
Ismael Reghin Filho
12/12/2013, 12:31
Oi Pessoal.
Aqui vão as fotos da revisão da Mafiosa.
443089
Sendo desmontada para revisão e ups.
443090443091
Tanque novo. Agora vou ter que trocar o estribo lateral (visual e proteção).
443092
Reposicionamento dos faróis dianteiros e da placa.
443093
Discos traseiros (passe no torno), pastilhas novas, e pintura das pinças e cubos.
P.S. depois autorizei pintar os molejos também.
443094
Motor sendo preparado para receber pintura nova.
Era vinho e depois foi pintado de amarelo.
Agora está sendo raspado para receber o vermelho vivo.
443095
Chassis trincou na viagem ao MT. Será arrumado.
443096
As pinças vermelhas, dentro das rodas.
Além disso:
1- vamos envolver o escape com termotape.
2- a tampa do câmbio (assoalho), foi retirada para fazer vedação de ruído e calor.
3- ontem a tardezinha, autorizei retirar todos os parafusos das dobradiças das portas, do parabrisa e do capô do motor, para serem cromados.
Acho que por enquanto é só.
Depois coloco mais fotos, conforme for ficando pronto.
Até mais...
Ismael Reghin Filho
12/12/2013, 12:55
Gostaria de uma opinião da galera.
Coloquei turbin K-12 e intercooler carguinho 815, antes de ir pro nortão do MT.
Com o motor turbinado mas sem o LDA e sem bicos, a Band ficou ótima.
Na viagem, ela sustentava bem a velocidade nas subidas (sem cair) e nas ultrapassagens ficou show.
Voltei e acrescentei bicos e LDA. O que já estava bom, ficou muito melhor.
Nas subidas ela mantém e se eu pisar firme, a velocidade vai aumentando sem parar.
Nas ultrapassagens, ela arranca feito um foguete. Meu, ficou bom demais.
Me diverti a beça, irritando os outros (no bom sentido):
Tô indo na minha, esperando na fila a hora de ultrapassar. Aí aparece aquele cara apressadinho. Fica atrás de mim e colocando o nariz do carro pra fora toda hora. Doidinho pra furar a fila e ir embora. Aí eu ficava esperando, fazendo que ia mas não. E ele ficando doido. Daí dava uma brecha e eu saía, sem muita vontade (afinal de contas é uma toyota!!!). O cara colado atrás de mim. Quando eu terminava de ultrapassar e voltava pra minha pista, o apressadinho vinha igual doido. Parecia que tava correndo pra tirar a mamãe da... e nessa hora, voilá!!! Aquela toyotinha se transformava num verdadeiro tigre. O cara ficava desesperado tentando passar e não conseguia. Hilário demais!!! Ahhhh! e não foi um só não. Daqui até São Francisco do Sul, foram vários...
Bom voltando a colocar os pés no chão.
Andei fazendo umas trilhas meio pesadas (leito de rio) junto com a galera daqui.
Resultado:
Teto amassou (a Mafiosa não coube debaixo da árvore que estava atravessada sobre o rio).
Sinaleiro quebrou.
Riscou a pintura.
etc...
Não dá pra ficar arrumando todo fim de semana.
Resolvi que vou comprar uma gaiola, engato atrás da Band e levo onde quiser me divertir. Pelo menos assim, na gaiola é só cuidar da mecânica e preservo minha Band.
Então vem a dúvida: como vou usar a Band mais no asfalto (trilha só se for leve) e no barro de vez em quando (nortão do MT), vale a pena colocar bloqueio? Antes eu achava que sim, mas agora estou em dúvida. To começando a achar que seria mais interessante, trocar a relação (10x37 para 12x35) da coroa e pinhão, mas deixar o diferencial (dianteiro e traseiro) normal.
O que vocês acham?
Hahahahaha! É assim mesmo, o sujeito vê uma band e pensa logo que é ela que tá amarrando o trânsito e fica doido para passar. depois que toma um calor fica mansinho hehehehe.
Para esse uso o bloqueio não é essencial. Eu investiria num guincho que vai te tirar de algum sufoco brabo. Não usaria relações diferentes. Mesmo em terrenos com menos aderência força o conjunto.
Abs
hercilio.neto
12/12/2013, 21:45
Quando eu terminava de ultrapassar e voltava pra minha pista, o apressadinho vinha igual doido. Parecia que tava correndo pra tirar a mamãe da... e nessa hora, voilá!!! Aquela toyotinha se transformava num verdadeiro tigre. O cara ficava desesperado tentando passar e não conseguia. Hilário demais!!! Ahhhh! e não foi um só não. Daqui até São Francisco do Sul, foram vários...
hahahahaha
E quando o cara com um Celta ultrapassa todo arrogante, dando farol, tipo pedindo: sai da frente, e depois não dá conta de sustentar a velocidade na subida... hahaha. Pensa no pavor de ver o Toyota vindo com tudo... hahaha.
Mas eu não dou tanto calor não, não gostaria de causar nenhum acidente. Mas que é engraçado, isso é.
Ismael Reghin Filho
13/12/2013, 20:27
Mais fotos:
MOTOR:
443279
Motor vermelho voltando pro ninho.
MOLEJOS:
443280
Revisão dos molejos traseiros e dianteiros.
443281
Jumelo traseiro direito (mercedes).
443282
Jumelo traseiro esquerdo (mercedes).
CROMADOS:
443283
Dobradiças desmontadas para cromar parafusos.
FUNILARIA:
443284
Paralama que trincou na viagem ao nortão do MT, sendo recuperado.
DETALHES VERMELHOS:
443285
Pinças de freio traseiras e amortecedores.
P.S. falta pintar eixo traseiro e molejos traseiros.
443287
Amortecedores dianteiros.
443286
Calços do capô do motor.
P.S. turbina já instalada.
Acréscimos decididos e ou resolvidos hoje:
1- Pedais de freio e embreagem foram reposicionados e embuchados.
2- Decidi pintar as molduras do painel (relógio principal e botões), na cor da Band (preto perolizado). Depois vou ver como faço pra colocar a iluminação dos relógios em vermelho.
3- Foi arrumado uma nova maneira de colocar o suspiro do tanque (evitar derramamento e cheiro de diesel).
4- Pedi pra colocar o suspiro do cárter, saindo do motor, entrando no chassis e percorrendo por dentro dele, até depois do tanque (evitar aquele cheirinho característico de óleo de motor).
5- Mandei trocar os faróis e as lanternas dianteiras.
6- Foi encontrado um calço de cabine desgastado e foi trocado.
7- O escape foi envolvido com fita termo tape, desde a saída da turbina, até o final da cabine.
8- Foi colocado borracha no limitador das portas (estava sem e fazia um barulhinho muito chato).
9- Resolvi pintar o amortecedor da direção de vermelho.
10- A tampa do assoalho (caixa de câmbio) foi encapada com material aluminizado (parte de baixo), para evitar calor dentro da cabine.
Amanhã vou na oficina dar mais uma olhada e tiro mais fotos.
hercilio.neto
13/12/2013, 22:51
Muito bom mesmo.
Depois conta como ficou o isolamento do torpedo.
hercilio.neto
13/12/2013, 23:03
Ismael, voce aproveitou os mesmos suportes dos jumelos?
443292
Os suportes dos caminhões Mercedes são presos por parafusos em baixo e no lado do chassi.
443293
Ismael Reghin Filho
15/12/2013, 09:25
Oi Hercílio.
Este serviço dos jumelos, foi feito a muitos anos atrás, em uma oficina lá do Mato Grosso do Sul.
Na época, o meu funcionário que andava com a Band, levou num posto de molas e eu autorizei o serviço por telefone.
A impressão que dá, é que o posto de molas aproveitou o suporte. Mas também pode ser que tenham cortado o original e soldado um outro no lugar. Não sei dizer como foi.
Ismael Reghin Filho
15/12/2013, 22:59
Gostaria da ajuda de vocês.Preciso trocar os bancos dianteiros da Band. Quero colocar dois bancos individuais.Qual a melhor opção?Pensei nos bancos da blazer/s-10.
junior888
18/12/2013, 01:01
Ismael, você teria como colocar fotos da instalação do LDA na sua band? é só instala-lo ou precisa fazer alguma coisa na BI?
Ismael Reghin Filho
18/12/2013, 04:32
Oi junior888.
Amanhã devo ir na oficina e vou tirar umas fotos.
Precisou mexer na BI. Não sei bem o que.
Quem fez o serviço, é um Sr. (dono da oficina de Bombas injetoras Bosch, da cidade de meu Pai), amigo de meu Pai.
Então, deixei a camionete lá e só voltei pra buscar, quando estava pronta. Por ser uma pessoa que tem muita amizade com meu Pai, confiei nele e deixei ele resolver tudo.
Vou telefonar pra ele e perguntar o que é preciso fazer e depois respondo pra você.
Ismael Reghin Filho
18/12/2013, 05:15
Oi Hercílio.
Você me perguntou como ficou o isolamento da torpedo.
Na minha postagem anterior eu havia mencionado que estava resolvendo a questão da tampa do assoalho (câmbio).
Acho que deve ser problema de semântica, hahaha... Mas vou tentar explicar melhor:
O torpedo eu forrei quando reformei a band (+ou- 4 a 5 anos). Foi forrado primeiramente com feltro (colado) e depois passado betume (com pincel) por cima. Após a secagem, foi passado cola de contato (sapateiro) sobre a superfície betumada e nas costas da manta de alumínio.
Foi feito serviço igual, no capô do motor também e neste caso, antes do feltro, naqueles dois lugares onde o capô tem as frestas de ventilação, foi colado antes um pedaço de manta de alumínio, fechando a ventilação. Depois o feltro, o betume e por último, a manta novamente. A minha intenção neste caso foi a seguinte: diminuir barulho do motor e/ou diminuir cheiro, que porventura, pudesse estar entrando através das janelas.
Entendi na época que com aquela hélice gigante e com aquele compartimento do motor todo arreganhado, não ia haver falta de ventilação, por fechar aquelas frestas. E de fato, com o uso, não houve problema algum de aquecimento. Além do fato, de que acredito ter havido uma menor incidência de ar quente entrando pelas janelas, durante a viagem. O calor foi redirecionado, todinho para baixo.
Por dentro, ela ainda está sem forração no assoalho. Na parte da frente (lado interno do torpedo), onde a lata esta vertical, embaixo do painel, foi feito o trabalho com o feltro e depois o betume. Mas, onde o assoalho começa a inclinar e o restante do piso (horizontal), não coloquei nada até hoje. Não havia me decidido em como fazer, devido ao problema da limpeza (ficar molhado por baixo dos tapetes) e o fato de que os funcionários dos lava rápidos, arrebentam com tudo.
Na recente viagem que fiz ao nortão do MT, fiz um teste com um material que vinha pensando a algum tempo. Comprei daqueles isolantes (tamanho 2,10 x 0,70, se não estiver enganado) térmicos para saco de dormir. Material parecido com chinelo havaiana, porém forrado com alumínio de um lado. Custa se não me engano também, hehehe, +ou- 30,00, cada. Cortei os pedaços no formato do assoalho, fazendo os encaixes dos pés dos bancos, suporte do extintor, coluna (cantoneira) da cabine, etc... e coloquei com o alumínio para baixo. Por cima, peguei os tapetes do Tiida da minha filha e cortei meio de qualquer jeito e fomos viajar. Descobri duas coisas. O material aluminizado reflete bem o calor, porém fica meio liso na hora de entrar e sair, você faz força para apoiar os pés e ele desliza um pouco. Mas resolveu bem a questão do calor e do isolamento acústico. A idéia final é comprar auelas borrachas que vendem em rolo e cortar os pedaços e colar sobre o isolante, em pedaços, o que facilitaria a retirada pelos dito cujos funcinários dos lava rápidos. A questão do isolamento acústico, acredito que pode ser melhorada, colocando uma borracha mais grossa que também poderia resolver em parte a questão dele ficar deslizando, por ser mais pesado e ficar o conjunto todo mais firme. A segunda coisa que descobri, é como uma filha pode ficar tão brava, por pouca coisa, hahaha... ficou uma onça!
Outra coisa. Não havia forrado até então, a tampa do assoalho. Agora eu colei por baixo dela, aquelas fitas que a gente compra de rolo, nas casas de material de construção, especializadas em isolamento. É uma fita que existe em várias larguras (10, 20, 30, 40 e 90 cm, por 5, 10 ou mais mt de comprimento). Comprei a de 0,40x5,00 e paguei 60,00 reais. Você consegue cortar ela facilmente com uma tesoura. Um lado, é com uma espécie de pixe, porém, bem firme e grudento. O outro lado é com uma espécie de papel alumínio, com uma característica interessante. Ele aceita ser esticado, até certo ponto, sem romper. Isso permitiu seguir as reentrâncias da chapa numa boa. Então, forrei a tampa por baixo, com este material. Primeiramente colei alguns pedaços e depois fui revestindo com pedaços grandes (de um lado ao outro da tampa) que foram sendo colocados numa ordem tal, para que as emendas ficassem sobrepostas no sentido do vento. Assim, a água vai passar sobre as emendas de uma maneira mais favorável. Fui um idiota e esqueci de fotografar. Agora já está no lugar. Quando a camionete estiver limpa vou deitar embaixo e tirar uma foto pra ver se 'dá pra ter uma idéia.
Finalizando.
Como ela ainda está sem forração no assoalho e como também encapei o escape com termo tape (+ forração da tampa do assoalho), vou verificar a questão do isolamento referente ao calor. Se isto bastar, acho que vou partir só para o isolamento acústico do assoalho e ver se consigo fazer isto por baixo. Me agrada a idéia de deixar ela, por dentro, só com dois tapetinhos de borracha onde o motorista e o carona colocam os pés. Atrás, no banco do passageiro, colar umas tiras de velcro no chão e sobre elas uma tira de borracha (só no lugar dos pés). O resto, fica na lata mesmo. Assim, quando mandar lavar, peço pra tirarem os 3 tapetes e não colocarem de volta. Quando for pegar no posto, verifico se foi bem lavado o assoalho por dentro, se está bem sêco e daí coloco os tapetes no lugar. Evito cheiro de cachorro molhado e a maléfica ferrugem.
Desculpe o post enooooorme!!! Tava com vontade de falar, hahaha....
Ismael Reghin Filho
19/12/2013, 13:33
Oi Hercílio.
Segue abaixo algumas fotos, inclusive a foto que me pediu, do acabamento da tampa do câmbio. Sábado vou viajar com ela e vou sentir melhor a questão do barulho e do calor. Chegando ao destino (SC), te respondo quais foram minhas impressões.
444002
Motor vermelho instalado e testado.
444003 444004
Escape encapado com termo tape.
444005
Detalhes em vermelho.
444006 444007 444008
Detalhes da forração da parte de baixo da tampa do Câmbio (assoalho).
444009 444010
Parafusos das Dobradiças foram cromados.
Quando ela sair da oficina, coloco mais fotos de outras modificações.
Ismael Reghin Filho
19/12/2013, 13:45
Oi junior88.
Liguei pro meca que fez o meu serviço. Ele disse que se a bomba estiver boa, é só colocar o LDA e regular a bomba. Pelo que entendi, se a bomba estiver meia boca, quando colocar o LDA, pra ele dar resultado ideal é necessário revisar a bomba. A minha bomba estava só com 16.000 km. Então colocou o LDA, trocou os bicos pra turbo e regulou a bomba. As fotos, vou ver se consigo colocar hoje a tarde.
Ismael Reghin Filho
20/12/2013, 00:28
Oi junior88.
Tirei duas fotos do LDA. Lugar bem apertado. Só uma ficou mais ou menos (segue abaixo).
Amanhã vou ver se consigo uma foto melhor.
444082
hercilio.neto
20/12/2013, 21:36
Cara,
sua Band tá novinha por baixo... parabéns.
444174
Ismael Reghin Filho
21/12/2013, 05:27
Oi Hercílio.
Amanhã vou ver se consigo tirar as fotos dela pronta. Inclusive do painel que eu pintei.
Hoje andei com ela e deu pra perceber que o material de forração externa, utilizado na parte de baixo da tampa do câmbio (assoalho), deu uma reduzida muito grande na questão do calor. Antes, sem forração, encostava a perna e queimava.
Agora, como diz meu filho, dá pra por o pé descalço, sobre a tampa.
Outra coisa: A fita de termo tape no escape. Andei mais de meia hora dentro da cidade e quando parei, dava pra encostar a mão no escape, logo depois da primeira curva da saída da turbina. A diferença de temperatura é muito grande, além de que diminuiu a questão do ruído da transmissão, também.
Amanhã vou viajar e vamos ver como fica dentro da cabine durante a viagem.
junior888
21/12/2013, 11:01
Oi junior88.
Liguei pro meca que fez o meu serviço. Ele disse que se a bomba estiver boa, é só colocar o LDA e regular a bomba. Pelo que entendi, se a bomba estiver meia boca, quando colocar o LDA, pra ele dar resultado ideal é necessário revisar a bomba. A minha bomba estava só com 16.000 km. Então colocou o LDA, trocou os bicos pra turbo e regulou a bomba. As fotos, vou ver se consigo colocar hoje a tarde.
Oi junior88.
Tirei duas fotos do LDA. Lugar bem apertado. Só uma ficou mais ou menos (segue abaixo).
Amanhã vou ver se consigo uma foto melhor.
444082
Certo Ismael, estou pensando em instalar um LDA na minha band agora que vou trocar a turbina e intercoolar, mas ainda estou vendo se vale a pena ($$)... Entao se a bomba estiver boa, praticamente é só instalar e pronto... Esse LDA é o mesmo dos motores OM que vem originalmente com ele, ou tem algum especifico para nossos motores?
Ismael Reghin Filho
24/12/2013, 13:03
Oi jr.
To na praia. Sem internet. Hoje to falando do cel. Mas é meio difícil. Volto dia 08 de janeiro e verifico pra vc. A única coisa que posso adiantar é que primeiro coloquei só a turbina e fui viajar pro nortão do MT (6.600km). A toy mudou muito. Fiquei super animado. Quando voltei, coloquei o lda e recalibrei a bomba (bicos p/ turbo). Fui experimentar e fui surpreendido. A arrancada dela ficou excepcional. Chega a assustar, de tão violenta (quero filmar e por no fórum. Hoje digo com certeza absoluta, que vale a pena: turbina, intercooler, lda e escape 3".
Ismael Reghin Filho
24/12/2013, 13:12
Oi Hercilio.
Abaixo segue fotos do painel.
444541
hercilio.neto
25/12/2013, 22:14
Oi Hercilio.
Abaixo segue fotos do painel.
444541
O painel está bacana, mas acho que vai ficar melhor com o grafismo de fundo branco com detalhes em vermelho.
Notei que instalou outra tomada (acendedor de cigarro) à esquerda do painel. Achei isso uma boa ideia.
O sobrepainel é original? vi que tem uma coisa em cima.
Ismael Reghin Filho
05/01/2014, 22:35
Oi hercilio.
Continuo sem Internet e sem sinal tim.
PInel original. Coloquei um porta treco feito de mdf, pra quebrar o galho.
Quando voltar pra casa, coloco fotos e explico melhor.
Ismael Reghin Filho
22/01/2014, 23:02
Oi junior e hercilio.
Viajei dia 21/12 e voltei dia 12/01.
Estive ocupado até ontem colocando minhas coisas em dia.
Lá onde estava não tinha internet direito.
Mas vamos lá...
junior
Pelo que percebi na minha Band (instalei intercooler e turbina) quando fui viajar para o nortão do MT, foi uma diferença muito boa, pincipalmente na manutenção da velocidade, principalmente nas subidas.
Quando voltei, foi mexido na bomba e colocado o LDA. Daí a diferença para antes da viagem, foi bem grande e em relação ao que ela era antes, foi descomunal.
Na minha opinião, se puder fazer tudo ao mesmo tempo, faça. Vale a pena. Sua viatura vai se transformar em outro carro. A patada que ela dá quando acelero, lembra uma espécie de nitro. É muito doido e tudo de bom!!!
Hercilio
Sobre o painel da minha Band, eu parafusei uma moldura de MDF, dividida em duas partes. Como ela é vasada, formou uma espécie de porta trecos que uso para colocar a carteira, celular, etc... Ficou bem prático e muito baratinho, pois só gastei o pedaço de MDF e a tinta preto fosco.
O acendedor de cigarros, coloquei por causa do GPS. Assim o acendedor original ficou livre para colocar um adaptador (usb), para carregar celular, máquina fotográfica, etc...
P.S. Hercilio. Apesar de ter usado por muito tempo e ter achado super prático, vou tirar o porta treco para colocar o rádio naquele lugar. Coloquei som novo pra ir pra Praia e deu curto na viagem, por causa daquela famosa goteira no painel das Bands. Quando ficar pronto, vou tirar fotos e coloco pra voces verem como ficou.