Ver Versão Completa : Amigos, solicito ajuda na compra de minha BAND!
Wanderband
08/10/2013, 10:24
Moçada, antes de tudo, bom dia! É com prazer que inicio este meu primeiro post neste seleto grupo de pessoas amantes do estilo BAND de viver! Também sou aficcionado por 4X4, trilhas (fiz muitas só de BIKE rsrsrs, de carro ainda não fiz nenhuma mas tenho MUUUITA vontade!) Enfim vamos ao que interessa.. Depois de muuuuuuitos tópicos já lidos, já aprendi muitas coisas aqui em se tratando de manutenção, restauração, motores... enfim, muita coisa mesmo, mas sempre fica algumas dúvidas que creio que só podem serem sanadas com a colaboração dos senhores "doutores" do assunto que já possuem suas BANDs há muito tempo!
Olha só, a situação é o seguinte: estou pretendendo comprar uma BAND, com a seguinte configuração:
Ano 87, Cabine Aço Curta, queixo duro [sem roda livre] , OM 314, 4 marchas sincronizadas, Ar Cond, Freio tambor 4 rodas, Direção mecânica, eixo tras não flutuante, enfim toda original.
Ela está parada faz 4 anos levando sol e chuva e, segundo um mecânico, inicialmente, para "rodar" tem que fazer bomba e bico, revisão geral nos freios, rolamento das rodas, parte elétrica e trocar todos os óleos - motor, caixa e diferenciais, porém a lata esta muito conservada, só a pintura é que esta ressecada. Ah, lembrei ela está sem o cardan dianteiro, sem o motor de partida e sem bateria e sem bancos.
A (pergunta 1) é: Vale a pena eu comprar para reformar geral? Ela será arrematada em um leilão interno entre funcionários e o lance inicial será de R$ 4.000,00 (quatro mil). Até quanto, de acordo com o estado dela, os senhores acham que vale a pena arrematar? Vou postar umas fotos dela ainda hoje para os senhores analisarem ela melhor, estou ansioso para participar efetivamente do grupo o qual os senhores já participam, já estou contaminado pelo vírus da BAND rsrsrsr.
Outra coisa, (pergunta 2) quanto vale um motor OM 364 usado, diferencial traseiro flutuante usado (vou usar com pneu 33") e diferencial dianteiro já com disco e barra estabilizadora originais e usados? É que tem uma outra BAND lá ano 94 que está TODA ENFERRUJADA, parada faz uns 4 anos (tem até uma colméia dentro dela rsrsr) que está com esse itens que podem ser reaproveitados na que pretendo comprar. O conjunto dessas peças usadas vale R$ 2.000,00 (dois mil) ?
(Pergunta 3) Como é o processo de adaptação das peças citadas acima? Posso substituir o OM 314 da BAND 87 pelo OM 364 da 94 facilmente? Posso trocar o "queixo-duro", pelo diferencial dianteiro já com disco e roda livre da outra BAND ano 94? E o diferencial semi-flutuante da 87 pelo Flutuante da 94, tudo no "plug-and-play", ou seja, só substituir sem adaptações e pronto?
No mais", fico ansiosamente no aguardo das preciosas colaborações dos senhores "doutores" do assunto para que eu possa comprar minha primeira BAND e efetivamente participar desse seleto grupo de proprietários da família TOYOTA BANDEIRANTES!
Até mais!!
:bye:Wander
Sergioporto
08/10/2013, 11:08
Me fala onde é que vou arrematar tudo !!!
Wanderband
08/10/2013, 11:17
Me fala onde é que vou arrematar tudo !!!
Segredo de Estado!! rsrsrs Tu já tem a tua rsrsr
Vou postar as fotos...
Lobo-da-Trilha
08/10/2013, 11:19
Segredo de Estado!! rsrsrs Tu já tem a tua rsrsr
Vou postar as fotos...
Caraca também quero saber :P, da pra adaptar todas as peças só de motor e câmbio tem uma grana boa ai abcs
Sergioporto
08/10/2013, 12:03
Este colega está com a mina de ouro nao mao e nao quer abrir o jogo !!!
hercilio.neto
08/10/2013, 12:07
O Bandeirante é um Lego.
Voce pode facilmente adaptar esses itens e ainda vender os itens substituidos. Só o motor OM314, se estiver bom, vale pelo menos R$ 4.000,00.
Mas eu duvido que não tem mais gente de olho nesse leilão interno.
Pelo que voce relatou, na Band junto com as peças (os dois leilões), dá pra chegar em R$ 17.000,00, tendo em vista que voce vai gastar mais uns R$ 12.000,00 entre funilaria (completa) tapeçaria, pneus e montagem e revisão mecânica.
Terá uma boa Band por um preço justo.
Wanderband
08/10/2013, 12:30
O Bandeirante é um Lego.
Voce pode facilmente adaptar esses itens e ainda vender os itens substituidos. Só o motor OM314, se estiver bom, vale pelo menos R$ 4.000,00.
Mas eu duvido que não tem mais gente de olho nesse leilão interno.
Pelo que voce relatou, na Band junto com as peças (os dois leilões), dá pra chegar em R$ 17.000,00, tendo em vista que voce vai gastar mais uns R$ 12.000,00 entre funilaria (completa) tapeçaria, pneus e montagem e revisão mecânica.
Terá uma boa Band por um preço justo.
Ok Hercílio, os posts do amigo foram uns dos que mais li em minhas pesquisas desde meu cadastro no forum, suas dicas sempre são bem vindas assim como as dos demais usuários que também fazem a familia BAND aumentar a cada dia!
Pois bem, aproveito a oportunidade e vou enviar as fotos agora... E espero seus comentários!! Desde já agradeco pelos comentários...
dalmo cruz torres
08/10/2013, 13:07
Duvido que essa Band saia por menos que uns 10 contos. Acho que todas as peças estão excelentes. Se conseguir comprar tudo ppor uns 15 mil vc ainda vai fazer um bom dinheiro nas peças que não usar..
hercilio.neto
08/10/2013, 13:32
Olha, aparentemente não tem muita coisa a ser feita na lataria. Penso que um pequena reforma será suficiente.
Quanto ao OM364, A despesa principal será com a bomba injetora. No mais, será apenas com a adaptação da instalação do motor.
Wanderband
08/10/2013, 13:45
Duvido que essa Band saia por menos que uns 10 contos. Acho que todas as peças estão excelentes. Se conseguir comprar tudo ppor uns 15 mil vc ainda vai fazer um bom dinheiro nas peças que não usar..
Ok Dalmo, de fato o preço deve subir, tem uns companheiros da firma que também estão interessados, a concorrência está ficando acirrada!!
Mas vou fazer minha parte dentro do possível rsrsr
Até mais companheiros, qualquer novidade por aqui, volto a postar...
Se eu conseguir arrematar minha BAND, certamente os avisarei e esperarei as dicas dos senhores para a restauração (preparação) dela com envio de fotos e tudo mais...
Até mais...
Wanderband
08/10/2013, 13:58
Olha, aparentemente não tem muita coisa a ser feita na lataria. Penso que um pequena reforma será suficiente.
Quanto ao OM364, A despesa principal será com a bomba injetora. No mais, será apenas com a adaptação da instalação do motor.
Prezado Hercílio, sobre a adaptação do motor OM 364 no lugar do OM 314, em se tratando de documentação junto ao DETRAN, é necessário uma vistoria do INMETRO. Se não me engano vi algo a respeito disso nos fóruns que li nos primeiros dias... Teve um dos topicos que li que tinha um outro amigo com problemas administrativos no DETRAN e não estava conseguindo o documento depois da mudança do OM 314 para 14B. Creio que isso não deve ser tão complicado não né?
Wanderband
08/10/2013, 14:08
Caraca também quero saber :P, da pra adaptar todas as peças só de motor e câmbio tem uma grana boa ai abcs
Ok Lobo-da-Trilha! Se eu arrematar, vamos marcar umas trilhas por Salinas ok rsrsrsr Obrigado pela resposta ok
Valeu!!
Carlo Pecca
08/10/2013, 16:10
WanderBand
Boa sorte no arremate depois vc conta tudo em detalhe no que será feito nela, BLZ?
Wanderband
08/10/2013, 16:42
WanderBand
Boa sorte no arremate depois vc conta tudo em detalhe no que será feito nela, BLZ?
Valeu parceiro! Obrigado! Dia 18 terei a resposta! Com certeza voltarei aqui com mais perguntas, recebendo os palpites de cada um, dicas, em fim toda a ajuda dessa fraternal família Bandeirante!
Valeu!!
Wander
Wanderband
19/10/2013, 23:34
Beleza moçada!! Deu certo!! Arrematei, falta trazer pra casa!! Ou melhor, faltam trazer pra casa!! rsrsr. Depois posto as fotos delas.. Vou deixar para iniciar a reforma quando eu estiver de férias para acompanhar todo o processo!! Voltarei depois solicitando os palpites, criticas e sugestões dos colegas. Agora sim, sou BANDEIRANTE!!
Marcos_sc
19/10/2013, 23:43
Parabéns, poste e fotos e seja feliz com seu novo lego!
Carlo Pecca
20/10/2013, 09:00
Cara, muito legal vc ter conseguido. Agora vc é um BandMotoristaMecânicoLanterneiroEletricista e outros ista da vida.
Já sabe quando puder vai colocando fotos e dizendo o que pretende instalar/modificar/atualizar e etc, etc, etc!
BEM VINDO!
hercilio.neto
20/10/2013, 13:02
Cara, tô curioso para saber como foi a coisa.
O negócio era com lances fechados?
Saiu por quanto a brincadeira?
Aguardamos mais fotos.
Vai começar a brincadeira...
Wander, vc conheçe os Bandoleiros aí de fortaleza ? Procura pelo Jojó, gente de primeira. Mais fácil encontrar ele na lista nacional dos toyoteiros no google groups.
Abs
dalmo cruz torres
20/10/2013, 21:13
Parabéns! tenho certeza que vc fez um bom negócio.
Wanderband
20/10/2013, 23:36
Caros colegas obrigado pelas pelas felicitacoes , semana que vem trago elas para casa. Reforma so em dezembro nas ferias rsrs. Ao amigo Hercilio foram lances sairam os dois lotesporr 21k . Uma bab jipe curto e uma pick up sem tcase e reducao anos 87 e 94 . Desculpe os erros estou no tablet minha filha rsrs depois ponho as fotos valeuu... valeu Dalmo Carlo Dudu e Dimasi e Marco. Valeu. Ps. Ainda nao conheco os bandoleiros fortal.
Wanderband
21/10/2013, 08:06
Caros colegas obrigado pelas pelas felicitacoes , semana que vem trago elas para casa. Reforma so em dezembro nas ferias rsrs. Ao amigo Hercilio foram lances sairam os dois lotesporr 21k . Uma band jipe curto e uma pick up sem tcase,diferencial dianteiro, e reducao anos 87 e 94 . Desculpe os erros estou no tablet minha filha rsrs depois ponho as fotos valeuu... valeu Dalmo Carlo Dudu e Dimasi e Marco. Valeu. Ps. Ainda nao conheco os bandoleiros fortal.
Em tempo, ambas sem dh, a pick up tem praticamente só a cabine/carroceria original, chassi, motor 364 e diferencial traseiro (flutuanteeee). Vou arrumando aos poucos, vou começar pa mais fácil (meu jipe curto) hehehe.
Fotos... (pelo menos o para-brisa é degradê rsrsrsr)
435757435758 Aqui será o começo moçada!! Até as minhas férias (dez) para iniciar a reforma!! Valeu obrigado!
hercilio.neto
21/10/2013, 08:40
Wanderband,
Qual é a ideia, pôr as duas pra rodar ou das duas fazer uma?
Parabéns Wanderband!
Acompanhando a restauração das band.
Um abraço,
Edu
Wanderband,
Qual é a ideia, pôr as duas pra rodar ou das duas fazer uma?
Pois é, pelo post parece que ele vai botar as duas p rodar. Aí o bixo e doido mesmo. Se for casado se prepara.... HAHAHAHA.
Wanderband,
vc ainda não pode receber MP. Se quiser o tel do Jojó, me passa o seu email que eu envio. Estive agora em Setembro por aí, seguido pela praia até caburé MA com ele. O cabra é tão gente boa e o passeio fora de série, que fiz ano passado e voltei esse ano.
PS. de band claro
435869
Carlo Pecca
21/10/2013, 21:40
DIMASI
Blz de foto. Assim da vontade de ir lá também.
Wanderband
21/10/2013, 23:27
Pois é, pelo post parece que ele vai botar as duas p rodar. Aí o bixo e doido mesmo. Se for casado se prepara.... HAHAHAHA.
Ao amigo Hercilio: Então, vou arrumar as duas, pelo menos é isso que estou querendo agora. Não sei se com o andar das carruagen$$$ mudarei de ideia. Mas não vou ficar com as duas depois de reformadas. A ideia é vender a pick-up para cobrir os custos das reformas e ficar com o jipe só.
Ao amigo Dimasi: Não estou mais em Fortal, estou passando uma temporada de 2 anos na fronteira com a Bolívia (MS e RO), pretendo retornar a Fortaleza em 2015. (sou fortalezense da gema maxo vei rsrsr) Valeu rsrsr
wandervit@oi.com.br
canzilao
21/10/2013, 23:40
Cara as duas por 21 mil ??
Vc rasgou os zoios de sorte.
Só lhe dou um primeiro palpite, vá devagar e não haja por empolgação, eu hj tenho 2 bands e a mais velha quase me custa o mesmo que a mais nova e nunca rodou, ja gastei um rio de dinheiro por não me programar direito oque fazer, haja com calma e faça um plano das prioridades.
E reze pra esposa gostar de carro velho senão vc ta fufu rsrsrs.
canzilao
21/10/2013, 23:54
Ao amigo Hercilio: Então, vou arrumar as duas, pelo menos é isso que estou querendo agora. Não sei se com o andar das carruagen$$$ mudarei de ideia. Mas não vou ficar com as duas depois de reformadas. A ideia é vender a pick-up para cobrir os custos das reformas e ficar com o jipe só.
wandervit@oi.com.br
Rapaz ja que aqui estou vou falar mais um pouco.
Aproveite oque tem de melhor na pkup e vende o resto, vende porta, vende caixote, capo, paralamas, e se tiver doctos vc ainda vende o chassi.
A não ser que vc tenha grana ai sim compensaria reformar as duas pra ficar com elas, ja que o problema não seria grana.
A depender da sua disponibilidade vc corre o risco de ficar com uma desmontada e a outra meio acabada e nem uma nem outra andando.
Pra começar a bagunça vc vai fazer uma bomba, uma embreagem, freios que lendo aqui vc ja vai querer colocar discos, dai estofamento, uma DH, revisão de cambio e vamos a valores:
Bomba: 2.000,00
Embreagem com m.o: 1700.00
Freios: 2800 por eixo com M.O
Estofamento: 1.000,00 vc mesmo troca;
D.H; uns 2,5 a 3,0 com M.O.
Só ai vc ja fechou 10 paus facil, fora um monte de arruelinha, parafusinho, atuador hidralico da embreagem, retentor, rolamentos, torcer pros diferenciais estarem bons, e vc gastar apenas uns 800,00 em cada um na revisão...
Se vc reformar a longa vc vai gastar uns 30 mil e na hora de vender vai ser um parto pra achar oque se gastou, Band não desvaloriza, só que pra vender demora, não é gol ou palio, tem que ter paciencia.
Wanderband
21/10/2013, 23:57
Cara as duas por 21 mil ??
Vc rasgou os zoios de sorte.
Só lhe dou um primeiro palpite, vá devagar e não haja por empolgação, eu hj tenho 2 bands e a mais velha quase me custa o mesmo que a mais nova e nunca rodou, ja gastei um rio de dinheiro por não me programar direito oque fazer, haja com calma e faça um plano das prioridades.
E reze pra esposa gostar de carro velho senão vc ta fufu rsrsrs.
Essa é a ideia. Vou devagar! A lista de prioridades já esta feita. A pick-up só será reformada lá pra meados de 2014... Se eu não mudar de ideia e resolver vender as peças antes disso.
Quanto a esposa gostar de carro velho, digo que ela fica comigo dando uma olhada nas bands daqui do forum e escolhendo junto comigo aquela que servirá de inspiração para reformarmos a nossa.
Valeu!!
canzilao
22/10/2013, 00:19
A PK é 94???
Se for ela é a mosca branca de olho azul, motor 364 e cambio 5 marchas, a mais procurada entre as configurações de motor.
Caso vc troque os motores delas isso vai lhe dar uma dor de cabeça danada, não de documentos mas de aceitação, vc só a venderia pra alguem que não conhece de band, se o cara conhecer ele não vai querer pagar oque vc pede pois o motor 314 é barato, e o 364 caro, e ninguem vai querer um carro "novo" com motor velho.
A a Pk desse ano se nao me engano sempre veio com flutuante, e isso ai vai ficar parecendo colcha de retalhos, boa de ano, ruim de motor, ruim de eixo traseiro, e nao vi se ela tem eixo dianteiro, e a jipinho tem mais é duro, seria o mesmo que vender uma cd ano 82.
Essa é a ideia. Vou devagar! A lista de prioridades já esta feita. A pick-up só será reformada lá pra meados de 2014... Se eu não mudar de ideia e resolver vender as peças antes disso.
Quanto a esposa gostar de carro velho, digo que ela fica comigo dando uma olhada nas bands daqui do forum e escolhendo junto comigo aquela que servirá de inspiração para reformarmos a nossa.
Valeu!!
isso que o Elgem falou é verdade vende em peças ou do jeito que esta, o que sai pesado numa reforma sao as pequenas de parafusinho em parafusinho a soma fica alta, no meu caso mesmo praticamente nao gastando com mao de obra e comprando quase tudo em distribuidoras no final sempre estoura o orçamento inicial...
Wanderband
22/10/2013, 07:57
A PK é 94???
Se for ela é a mosca branca de olho azul, motor 364 e cambio 5 marchas, a mais procurada entre as configurações de motor.
Caso vc troque os motores delas isso vai lhe dar uma dor de cabeça danada, não de documentos mas de aceitação, vc só a venderia pra alguem que não conhece de band, se o cara conhecer ele não vai querer pagar oque vc pede pois o motor 314 é barato, e o 364 caro, e ninguem vai querer um carro "novo" com motor velho.
A a Pk desse ano se nao me engano sempre veio com flutuante, e isso ai vai ficar parecendo colcha de retalhos, boa de ano, ruim de motor, ruim de eixo traseiro, e nao vi se ela tem eixo dianteiro, e a jipinho tem mais é duro, seria o mesmo que vender uma cd ano 82.
Ok Canzilão, tem razão! Vou deixar o 364 nela mesmo (pick-up), também vou deixar o flutuante dela que, aliás, é de série em toda pick-up. Não pretendo tirar nada dela até porque o jipe curto está faltando somente o cardã dianteiro e motor de partida.
Não tenho plano imediatos para a PK, somente guardá-la na garagem até chegar a vez dela.
Para a Band curta, ela vai ficar com o motor dela mesmo 314, ja tenho um flutuante e um diferencial dianteiro com RL e Freio Disco. Mas, como o amigo falou, vou "divagarzin sô" como dizem os goianos rsrsrs.
Valeu camarada, obrigado pelas dicas, vou acatá-las!!
hercilio.neto
22/10/2013, 20:47
Ok Canzilão, tem razão! Vou deixar o 364 nela mesmo (pick-up), também vou deixar o flutuante dela que, aliás, é de série em toda pick-up. Não pretendo tirar nada dela até porque o jipe curto está faltando somente o cardã dianteiro e motor de partida.
Não tenho plano imediatos para a PK, somente guardá-la na garagem até chegar a vez dela.
Para a Band curta, ela vai ficar com o motor dela mesmo 314, ja tenho um flutuante e um diferencial dianteiro com RL e Freio Disco. Mas, como o amigo falou, vou "divagarzin sô" como dizem os goianos rsrsrs.
Valeu camarada, obrigado pelas dicas, vou acatá-las!!
Essa é a decisão correta.
Uma picape 94 com motor OM314 e sem flutuante é mico na certa.
hercilio.neto
22/10/2013, 20:55
Olhando com mais calma, a lataria da picape não me parece tão comprometida. Aparecem poucos amassados e ferrugens, o que está ruim mesmo é a pintura.
436022
canzilao
22/10/2013, 21:48
Olhando com mais calma, a lataria da picape não me parece tão comprometida. Aparecem poucos amassados e ferrugens, o que está ruim mesmo é a pintura.
436022
Hercilio chega me coça as mãos vendo uma pick up dessas, isso é meu sonho de consumo. Nesse ano, 94 com 364, é tudo que eu quero pra fechar a coleção.
Fechar a coleção e o caixão pq tua mulher te mata hahaha !
canzilao
22/10/2013, 23:06
Eu tinha encontrado uma 98 por 15 mil no Maranhão, só que no dia não tinha condiçoes de fechar negocio e deixei de lado, agora liguei la hj e ja era, passaram no troco.
Tem uma aqui em Gyn 88, só que não quero, quero uma 94 rsrs.
Wanderband
23/10/2013, 00:02
436022
Quando cheguei em casa com a pick-up minha filha falou "mamãe o papai comprou o "mate" " rsrsrsr436054 Até o farol está faltando rsrsrsrs
junior888
23/10/2013, 00:13
posta mais algumas fotos da 94 para matar a curiosidade, hehehe
Eu tinha encontrado uma 98 por 15 mil no Maranhão, só que no dia não tinha condiçoes de fechar negocio e deixei de lado, agora liguei la hj e ja era, passaram no troco.
Tem uma aqui em Gyn 88, só que não quero, quero uma 94 rsrs.
nao consegui te responder... no seu caso o chassis da turbulenta da pra colocar uma cabine da cs ficaria bem legal
canzilao
23/10/2013, 02:30
Fechar a coleção e o caixão pq tua mulher te mata hahaha !
Engraçadinho vc né???
Afinal ferrugem na toyota dos outros é refresco rsrs.
O Dudu deu uma ideia boa, fazer da turbulenta uma CS, mas oque me deu um clique foi fazer uma CD dela e com um carroceria curta de metal, afinal não vou carregar mudanças nela mesmo.
Como diz o Kim do fuzileiro, duendes, duendes, saiam da minha mente.
Eu tenho um 364 parcial aqui que sobrou da troca, falta BI, coletores, alternador, MP, tampas e compressor, nada que não se compre com um pouco de tempo e paciencia.
Dudu tu arrumou pra minha cabeça.
canzilao
23/10/2013, 02:35
Quando cheguei em casa com a pick-up minha filha falou "mamãe o papai comprou o "mate" " rsrsrsr436054 Até o farol está faltando rsrsrsrs
Quando cheguei com a branca velha em casa meu filho foi alvo de gozação dos coleguinhas do predio, depois que apareci com a verde toda linda ai ele ficou prosa, primeiro queria que eu sumisse com a velhinha e depois veio me pedir a verde quando eu estiver velhinho, bem velhinho.
Wanderband
24/10/2013, 21:27
Companheiros, a cobra começou a fumar... rsrsrsr
Fotos...
436333 436334 436335
Motor de partida Bosch F000ALO128
2 Diferenciais dianteiros com RL, FD e BE
Wanderband
24/10/2013, 21:34
posta mais algumas fotos da 94 para matar a curiosidade, hehehe
Coloquei ela no canto da garagem, agora só quando for a vez dela.. rsrsr
hercilio.neto
25/10/2013, 09:29
Cara, já estou achando que compensa começar pela pickup e deixar o jipe pra depois.
Tá todo mundo doido por ela... inclusive eu. hehehe
kkkkk as vezes eu fico meia hora so olhando pra minha que ta 100% desmontada so planejando como ela vai ficar rsrsrsr
junior888
25/10/2013, 11:13
Cara, já estou achando que compensa começar pela pickup e deixar o jipe pra depois.
era exatamente isso que eu ia falar, hehehehe...
Carlo Pecca
25/10/2013, 17:36
To com Hercilio também!!!!!
Wanderband
25/10/2013, 23:26
To com Hercilio também!!!!!
Olá moçada, parece que a PK tá conquistando a turma por aqui rsrsrs! Mas ela está mais "difícil" do que o Jipe. Na pk ainda falta conseguir o cambio (com redução). Certo que já tenho umas pecinhas guardadas como carcaça, eixo piloto, cardans e algumas engrenagens, mas tá faltando coisa ainda.
Olha só, fiz um pedido ontem do arranque BOSCH (aquele da foto), porém quando fui buscar hoje o vendedor disse que tinha acabado e não tinha mais no estoque e me vendeu outro, marca ZM 631. Mais barato, o problema é que vou ter que usar duas baterias de 65 Ah em paralelo em vez de uma de 90 Ah se fosse o Bosch. Alguém ai usa esse ZM 631 (antigo JF). Acho que vou colocar ele no jipinho pois ele disse que não tinha previsão de chegada do bosch e já marquei com o mecânico pra ressuscitar o 314 amanhã hehehe (não estou aguentando esperar ate dezembro para reformá-lo nas férias, acho que vou é viajar nas ferias com ele rsrsr). Também estou louco para iniciar a PK também, mas não devo dar a pa$$ada maior que a perna rsrsrsr
436515
Qual a dica? É bom esse ZM? Depois volto a colocar mais fotos do andamento moçada!!
Falowwww
Olá moçada, parece que a PK tá conquistando a turma por aqui rsrsrs! Mas ela está mais "difícil" do que o Jipe. Na pk ainda falta conseguir o cambio (com redução). Certo que já tenho umas pecinhas guardadas como carcaça, eixo piloto, cardans e algumas engrenagens, mas tá faltando coisa ainda.
Olha só, fiz um pedido ontem do arranque BOSCH (aquele da foto), porém quando fui buscar hoje o vendedor disse que tinha acabado e não tinha mais no estoque e me vendeu outro, marca ZM 631. Mais barato, o problema é que vou ter que usar duas baterias de 65 Ah em paralelo em vez de uma de 90 Ah se fosse o Bosch. Alguém ai usa esse ZM 631 (antigo JF). Acho que vou colocar ele no jipinho pois ele disse que não tinha previsão de chegada do bosch e já marquei com o mecânico pra ressuscitar o 314 amanhã hehehe (não estou aguentando esperar ate dezembro para reformá-lo nas férias, acho que vou é viajar nas ferias com ele rsrsr). Também estou louco para iniciar a PK também, mas não devo dar a pa$$ada maior que a perna rsrsrsr
436515
Qual a dica? É bom esse ZM? Depois volto a colocar mais fotos do andamento moçada!!
Falowwww
é 24v? complica muito vai ter que mudar todo o sistema eletrico...
Wanderband
25/10/2013, 23:34
é 24v? complica muito vai ter que mudar todo o sistema eletrico...
Não, ele é de 12V. Vi no manual que ele serve também para Toyota Bandeirante.
entao pr aque 2 baterias ?
com ceretza uma bateria de 100ah toca ele
Wanderband
26/10/2013, 00:12
entao pr aque 2 baterias ?
Vi aqui no fórum que a bateria padrão da Band é de 130 Amperes. Uma desta custa cerca de R$ 600,00 além de ser necessário realizar manutenção periódica tipo verificar e manter o nível de agua destilada uma vez por outra. A instalação EM PARALELO de duas baterias de 65 Amperes (que custa cerca de R$ 250,00 cada e ser livre de manutenção) vai me dar 130 Amperes e manter a voltagem em 12V. Uns aprovam usar 2 baterias em paralelo outros já optam por usar uma de 130 Ah. No meu ponto de vista (nem liguei o motor da minha e já estou querendo dar ponto de vista rsrsr) acho que duas em paralelo ganha-se pela praticidade e preço.) Certo?! rsrs
Wanderband
26/10/2013, 00:15
com ceretza uma bateria de 100ah toca ele
Mas seu motor ai é o 14B?
Wanderband
26/10/2013, 00:33
Dica do Fe Jipeiro (BOB FILHO) Post de 2008, um pouco antigo quanto aos preços mas de conteúdo em dia! rsrsr
"Seguinte, aqui vai minha dica: Tenho uma Band com motor OM364.... Tive que trocar a bateria há 1 mês... passei pelo msm dilema ... o lugar mais barato q consegui a bateria Cral(melhor custo x beneficio para bateria original da band hj em dia ) aqui em SP foi ali na Mooca. Custa R$370,00 a base de troca, ou 395 sem base de troca. Porem, nao existe bateria da band de primeira linha atualmente, todas requerem agua e manutencao, diminuindo a vida util.... Estudei a possibilidade de colocar 2 baterias, com mao-de-obra especializada em eletrica, e chegamos na seguinte conclusao: nas bands podemos colocar 2 baterias de 60ah ou 65ah, tendo um custo x beneficio bem melhorrr, pois juntando as duas em paralelo, temos 120/130 ah porem com uma carga de partida muitooooo maior que a bateria original da band (corrente com duas baterias Moura Inteligente com prata: 1560 contra 1080 da Cral com prata). No meu caso, coloquei 2 de 65ah, cabe certinho no espaco q temos debaixo do banco e ficou muito showwww... eu msm instalei, muito tranquilo de colocar..... gastei no total: 199 reais de cada bateira marca Moura(melhor do mercado, top de linha) e 15 reais de cabo(utilizado para interligar as baterias) ... Total R$ 413,00, soh que agora com uma vida util muito maior e sem dores de cabeca com manutencao....
Obs: utilizo muito a parte eletrica com equipamento... e percebi muita melhora na performance dos mesmos.....
Dica: Para motores OM314, recomendo a de 65h da Moura ... Para OM 364 pode ser de 60 ou 65ah da Moura....
Espero ter ajudado ..."
Abs,
4X4 Brasil
Felippe (Bob Filho)
Carlo Pecca
26/10/2013, 01:21
É cara, se vc tem espaço suficiente para duas baterias e custo menor, vai a luta!
Depois conta como ficou, OK?
na verdade o problema é o espaço caber uma bateria de 100ah... nos meus caminhoes com om364 ja usei bateria de 90ah e funciona legal...
na sua picape (que tem o suporte dentro do cofre) pode colocar duas baterias ou 1 de 90 ou 100...
Carlo Pecca
26/10/2013, 01:48
DUDU, também perdeu o sono ou chegou da lida agora?
Wanderband
26/10/2013, 09:59
na verdade o problema é o espaço caber uma bateria de 100ah... nos meus caminhoes com om364 ja usei bateria de 90ah e funciona legal...
na sua picape (que tem o suporte dentro do cofre) pode colocar duas baterias ou 1 de 90 ou 100...
Carlo e Dudu, acho que vou de duas mesmo. Vejam a foto do companheiro Fe Jipeiro... E o esquema de ligação em PARALELO (recomendado, fica em 12V) e em SERIE (NÃO RECOMENDADO pois fica em 24V)
436544 436545436546 Depois envio mais fotos... Vamos à luta...
DUDU, também perdeu o sono ou chegou da lida agora?
aqui são 2 horas a menos rsrsrs
Wanderband
27/10/2013, 00:00
Ae moçada, não consegui funcionar o 314 por não conseguir instalar o motor de partida, nem o BOSCH F000AL0128 (encontrado em outra loja) e muito menos o gigante ZM 631. Ambos encostam o automático na caixa de direção (mecânica). Só vai o motor de partida original para band mesmo que eu não encontrei ainda. Vi relatos aqui de outros companheiros que conseguiram instalar o BOSCH, porém a caixa de direção deles é hidráulica.
Continuo com a minha procura pelo arranque original para band ou coloco dh (ja tenho o setor ZF, faltam polias, suportes e bomba). Vamos que vamos...
Ai vai o link de um colega que instalou o arranque na dele com 314 (com DH)...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/79208-novo-arranque-para-motor-mercedes-2.html
Wanderband
27/10/2013, 01:04
Alguém sabe onde encontro esse kit?
436687
Wanderband
27/10/2013, 01:13
Fala DUDU, madrugando também heheh. Olha só, eu segui sua sugestão, fui ao eletricista pensando em colocar duas baterias, ele falou também que era desnecessário, bastaria colocar uma de 100Ah que segurava o trampo. Resultado: Comprei uma HELIAR FROTA 100Ah CCA 750.
hercilio.neto
27/10/2013, 01:47
Fala DUDU, madrugando também heheh. Olha só, eu segui sua sugestão, fui ao eletricista pensando em colocar duas baterias, ele falou também que era desnecessário, bastaria colocar uma de 100Ah que segurava o trampo. Resultado: Comprei uma HELIAR FROTA 100Ah CCA 750.
Eu uso uma bateria estacionaria Freedom de 115A - já tá bem velhinha - nunca deu problema, nem no inverno.
hercilio.neto
27/10/2013, 01:57
Alguém sabe onde encontro esse kit?
436687
Esse kit tinha na Tor Off Road e na Tração Mania, de repente sumiu.
Wanderband
27/10/2013, 19:41
Esse kit tinha na Tor Off Road e na Tração Mania, de repente sumiu.
Ok Hercilio, vou garimpar nos sites dessas lojas, obrigado!
Enquanto isso, domingão de sol, band curta na auto elétrica e eu em casa aproveitei para queimar umas calorias hehehe, não estava aceitando aquela pintura queimada do sol na PK em minha garagem, então... tome-lhe jato d'água, sabão e cera Grand Prix à vontade... Até que ficou mais ou menos hehehe. Ps. OM 364 hibernando rsrsr na foto 6
436792 436786 436787 436788 436790 436791 436799 436801 436802 436803 Valeu
junior888
27/10/2013, 20:04
Só eu que não estou conseguindo ver as fotos?
Wanderband
27/10/2013, 20:14
Deu um erro de envio, mas atualizei com fotos com menos resolução!! rsrsr Junior888, estive em Gramado em maio de 2012, show o seu Estado! Gostei muito de Bento Gonçalves também rsrsr Falowww
essa toyota era militar ne?
Wanderband
27/10/2013, 21:14
essa toyota era militar ne?
Sim Dudu!!
hercilio.neto
27/10/2013, 23:49
Ah, demorou... Você não vai aguentar ficar sem mexer nessa belezura.
junior888
28/10/2013, 00:20
Deu um erro de envio, mas atualizei com fotos com menos resolução!! rsrsr Junior888, estive em Gramado em maio de 2012, show o seu Estado! Gostei muito de Bento Gonçalves também rsrsr Falowww
Aparentemente a lata da pick-up está muito boa, se não for pedir de mais posta umas fotos do interior dela, hehehe... Moro a cerca de 30km de Bento Gonçalves, hehehehe... se vier pra cá de novo algum dia só me avisa antes que a gente combina um churrasco, mas tem que vir de band, rsrsrsr....
Wanderband
28/10/2013, 00:36
Pois é amigo Hercílio, é um sonho antigo, rsrsr ficava só vendo os outros em suas bands e eu me planejando, agora, graças a DEUS... Tenho a minha para passear com minha família e com os colegas. rsrs Primeiro passeio: Lençóis Maranhenses e Jericoacoara 2014, se assim DEUS permitir.:euforico:
Wanderband
28/10/2013, 00:42
Aparentemente a lata da pick-up está muito boa, se não for pedir de mais posta umas fotos do interior dela, hehehe... Moro a cerca de 30km de Bento Gonçalves, hehehehe... se vier pra cá de novo algum dia só me avisa antes que a gente combina um churrasco, mas tem que vir de band, rsrsrsr....
Então Junior, vou postar fotos do interior dela sim. Tirei os bancos para lavar, quando secar vou parafusar novamente ai tiro as fotos... Sobre o convite, sou toyoteiro agora, ou seja, sou meio doido, de repente chego por ai rsrsr brincadeira rsrsr valeu...
Wanderband
08/11/2013, 01:21
A PK é 94???
Cazilão, confirmado! É isso mesmo! Conferi hoje o cambio dela (PK) é de 5 marchas heheheh. Comparei com o do jipe e verifiquei que o tamanho do conjunto (cambio e a caixa de redução) são diferentes. O da PK é maior. Tem uma peça entra o cambio e a caixa de redução, coisa que no jipe não tem.
Wanderband
19/11/2013, 14:21
Companheiros, reforma parada por enquanto... Missão no MT
Previsão reinicio reforma em 2 semanas
Fotos Missão MT
439877 439878 439881 439882 439883 439884 439885
Até mais...
hercilio.neto
20/11/2013, 00:22
Pô, mas isso aí é trabalho?
A mim pareceu diversão pura... kkk
Verdade, tá mais com cara de diversão do que de trabalho !! kkkkkk
Wanderband
20/11/2013, 22:09
Pô, mas isso aí é trabalho?
A mim pareceu diversão pura... kkk
Ao amigo Hercílio, de fato existem esses momentos de descontração para quem é amante do off road, mas nessas operações em conjunto com PF, IBAMA combatendo os crimes ambientais o bixo pega rsrsr. No meu caso, junto o útil ao agradável rsrsr
Valeu camaradas!!
É... - Quando é trabalho realmente o bicho pega e nas fotos parece sempre mais legal que realmente é .
Abraços
junior888
22/12/2013, 11:15
E ai wanderband, como está a reforma? alguma novidade? :pipoca:
hercilio.neto
22/12/2013, 19:34
Voce já está mexendo no cambio de 5 marchas. Encontrou outro meca?... A reforma da picape já começou é? E o jipe, como está?
Preserve essa configuração na picape.
Wanderband
23/12/2013, 01:21
Voce já está mexendo no cambio de 5 marchas. Encontrou outro meca?... A reforma da picape já começou é? E o jipe, como está?
Pois é companheiro Hercílio, o cambio está com outro meca, estou aguardando umas peças da tracaomania para arrumar. Tá corrido, o jipinho já esta andando, hoje iniciei a colocação do flutuante dele (não foi da Pk), já esta com roda livre, freio a disco na frente e barra estabilizadora, falta colocar os calços da cabine (2") para colocar os 33 ou 265/75 (duvida) rsrsr. A Pk estou tentando (rsrsrs) fazer a caixa 5M, ta meio complicado por aki, mas estamos progredindo aos poucos. A DH da PK esta com o kit novo (aquele que te perguntei um outro dia, bomba, polias, setor, reservatório, suportes...). Estou de férias e aproveitando o tempo para arrumar por aki, já perdi 6 kilos (peso mesmo) na reforma rsrsr
Valeu...
Quando surgir mais novidades coloco por aqui com as fotos..
Valeu camarada!
Wanderband
25/12/2013, 23:33
Ae moçada, na desmontagem para revisão do meu eixo traseiro tive uma grata surpresa, o conjunto coroa, pinhão, satélites, planetárias, rolamentos KOYO, enfim todo o diferencial traseiro ainda é o original dela FABRICADO EM SETEMBRO DE 1987, gravado nas peças e ainda está impecável ZERO KM, sem desgastes e ranhuras como vcs podem verificar nas fotos. Agora faço uma
pergunta. Será que meu jipe band esta com os 63.800 Km mostrado no painel? Verifiquem as fotos...
444635 444636
Considerando que só há 2 casas na milhar pode ser qualquer coisa.....63mil....163mil.....263mil.....963mil e por aí vai....
Meu Vitara mostra 20 e tantos mil más eu sei que são 120 e tantos mil....
Wanderband
26/12/2013, 00:24
Considerando que só há 2 casas na milhar pode ser qualquer coisa.....63mil....163mil.....263mil.....963mil e por aí vai....
Meu Vitara mostra 20 e tantos mil más eu sei que são 120 e tantos mil....
É, pode ser! Bem lembrado Edemar, não tinha atentado para esse detalhe rsrsr. Mas mesmo que seja 163.000 ou 263.000 etc ... Uma coisa eu tenho certeza, não vou precisar gastar além de juntas, retentores, silicone e mão de obra no meu diferencial :cool: do jipe rsrsr pelo menos isso.
Enquanto na caixa 5M da PK, a saga continua!!
um diferencial que roda sempre com oleo no nivel vai muito longe..
hercilio.neto
26/12/2013, 21:04
Aparentemente esse casal é original do jipe.
Talvez a quilometragem seja realmente 63.000.
Normalmente carros das forças armadas e da infraero não fazem longos deslocamentos, então é necessária uma atenção na compra desses veículos já que o odômetro não reflete as horas de funcionamento.
Além disso, existem outras formas do carro sofrer desgastes, tais como: exposição a sol e chuva, falta de manutenção, uso inadequado, etc.
Pelo visto, você deu uma baita sorte. Pegou duas preciosidades, parabéns.
Capricha na picape, tenho certeza que essa será o seu xodó.
Wanderband
11/01/2014, 21:41
Aparentemente esse casal é original do jipe.
Talvez a quilometragem seja realmente 63.000.
Normalmente carros das forças armadas e da infraero não fazem longos deslocamentos, então é necessária uma atenção na compra desses veículos já que o odômetro não reflete as horas de funcionamento.
Além disso, existem outras formas do carro sofrer desgastes, tais como: exposição a sol e chuva, falta de manutenção, uso inadequado, etc.
Pelo visto, você deu uma baita sorte. Pegou duas preciosidades, parabéns.
Capricha na picape, tenho certeza que essa será o seu xodó.
Certo Hericilio, vou caprichar na reforma, são dois carros muito bons! rsrsr
Wanderband
18/03/2014, 20:27
Prezados companheiros, estive fora uns dias, por isso dei uma sumida por aqui.. Mas a batalha da reforma continua... Devido às fortes chuvas aqui na região, ficamos isolados do Brasil (hehehe), a minha encomenda com algumas peças para as Bands (traçãomania) não está podendo chegar até aqui devido ao alagamento da BR-364, tive que parar momentaneamente por falta de algumas peças. Mesmo assim, consegui terminar a minha caixa 5M para a Pick-Up, mudei o para choque do jipe, instalei 2 Sealed Beam (GENERAL ELETRIC) original no jipe... A caixa 5M do jipe está faltando somente montar a caixa de tração e por no lugar também (Vou vender a 4M sincro). Depois de arrumar a parte mecânica, partirei para os upgrades como pneus 33", snorkel, Suporte estepe externo BY Francisco Bicalho rsrsrs, bagageiro... Passei por aqui para dar um "alô" para os companheiros do grupo. Não esqueci dos senhores rsrsr. Vou fechar esse tópico e abrir um tópico novo da reforma. E, assim que as aguas baixarem literalmente, reiniciarei os trabalhos.
455280 inundação BR 364 455281 Caixa 5M Pk revisada (nova) 455283 Para choque (DIY) rsrsr
Até breve companheiros...
Caros amigos
Li pagina por pagina, como disseram la atras> ja está infectado...to no serviço aqui lendo as postagens e ja pensando na minha reforma da lataria...fiz o cambio e a caixa da reduzida...tive que trocar quase tudo...ficou em torno de 6 conto...agora o proximo passo é a lataria, esta parte vai ficar mais la pra frente....toda vez que vou ao banco o gerente ja me recebe com sorriso no rosto por causa dos consignados....kkkkkkkkkkkkkkk
Wanderband
27/03/2014, 20:07
Caros amigos
Li pagina por pagina, como disseram la atras> ja está infectado...to no serviço aqui lendo as postagens e ja pensando na minha reforma da lataria...fiz o cambio e a caixa da reduzida...tive que trocar quase tudo...ficou em torno de 6 conto...agora o proximo passo é a lataria, esta parte vai ficar mais la pra frente....toda vez que vou ao banco o gerente ja me recebe com sorriso no rosto por causa dos consignados....kkkkkkkkkkkkkkk
Zerocom, pois é rapaz, essa virose é forte rsrsr. Esses dias estou "bem", ou seja sem virose por falta de peças rsrsrsr. Fico loco pra arrumar, meter a mão na graxa mas minhas peças estão pelo caminho. Ja liguei na transportadora e até agora nada. Mas enfim, saindo da minha reforma e indo pra sua.. Vi sua picape, esta ficando show de bola. Gostei da forração emborrachada do assoalho. Fez ai mesmo em campo grande? Ficou beleza!!
Wanderband
27/03/2014, 20:20
Companheiro Hercílio, estou meio sumido ultimamente mas a batalha continua por aqui rsrs... Arrumei outro meca sim, ja arrumei também as duas caixas de marcha. Estou com duas caixa 5M, uma para o jipe e a outra para a picape. Vou tirar a 4m Sincronizada do jipe para venda, assim como o diferencial semi-flutuante que já esta fora, pois já instalei o flutuante no jipe. Devagazin a gente chega lá..
456710 Caixa 5M "zero bala" rsrsrs
hercilio.neto
27/03/2014, 22:34
Companheiro Hercílio, estou meio sumido ultimamente mas a batalha continua por aqui rsrs... Arrumei outro meca sim, ja arrumei também as duas caixas de marcha. Estou com duas caixa 5M, uma para o jipe e a outra para a picape. Vou tirar a 4m Sincronizada do jipe para venda, assim como o diferencial semi-flutuante que já esta fora, pois já instalei o flutuante no jipe. Devagazin a gente chega lá..
456710 Caixa 5M "zero bala" rsrsrs
Ai sim!!
Parabéns.
O flutuante voce comprou um original de band picape, ou transformou o semi flutuante?
Wanderband
27/03/2014, 22:40
Ai sim!!
Parabéns.
O flutuante voce comprou um original de band picape, ou transformou o semi flutuante?
Não transformei, comprei outro eixo flutuante original completo. Tirei um e coloquei o outro. Só aproveitei o sistema de freio (tambores, sapatas ciliindros...)
Estamos reformando só aos finais de semana... Na folga do trabalho...
Até mais companheiro..
T.Azevedo
28/07/2014, 21:22
Parabéns pela empreitada
Denise Ávila
21/11/2014, 13:27
Oi Colegas
Aproveitando o tema venho aqui para pedir ajuda também na compra de uma Band (agora para o maridão).
A virose pegou direto nele.
Temos uma Ranger 4 portas 2001 (muuuito inteira) que recebe elogios rasgados de todos os que a conhecem (mecânicos, lanterneiros, lavadores das "partes baixas", etc.) e o maridão pretende substituir pela Band. A preferência é por uma CS, mas vale também CD. Como ela está inteirona, só vale trocar se a Band estiver também inteirona.
Eis os critérios:
O mais original possível (vale até algumas benfeitorias mas não alterações)
CS ou CD (carroceria de madeira ou lata)
5 marchas (OM364 ou 14B)
Sei que os critérios acima limitam a busca mas, como disse, temos a Ranger que não nos dá nenhuma dor de cabeça e aí só vale subir o nível, e como não temos pressa, é esperar aparecer.
Se alguns dos colegas souber de alguma assim é só avisar.
Bjcão
Rubens Linhalis
21/11/2014, 14:14
Oi Colegas
Aproveitando o tema venho aqui para pedir ajuda também na compra de uma Band (agora para o maridão).
A virose pegou direto nele.
Temos uma Ranger 4 portas 2001 (muuuito inteira) que recebe elogios rasgados de todos os que a conhecem (mecânicos, lanterneiros, lavadores das "partes baixas", etc.) e o maridão pretende substituir pela Band. A preferência é por uma CS, mas vale também CD. Como ela está inteirona, só vale trocar se a Band estiver também inteirona.
Eis os critérios:
O mais original possível (vale até algumas benfeitorias mas não alterações)
CS ou CD (carroceria de madeira ou lata)
5 marchas (OM364 ou 14B)
Sei que os critérios acima limitam a busca mas, como disse, temos a Ranger que não nos dá nenhuma dor de cabeça e aí só vale subir o nível, e como não temos pressa, é esperar aparecer.
Se alguns dos colegas souber de alguma assim é só avisar.
Bjcão
Denise, acho que é a "fome com a vontade de comer"
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/144350-negocio-bandeirante-cabine-dupla-3.html
O Daniel colocou no tópico que esta em busca de uma 4x4 4 portas, preferência diesel.
Denise Ávila
21/11/2014, 14:54
Denise, acho que é a "fome com a vontade de comer"
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/144350-negocio-bandeirante-cabine-dupla-3.html
O Daniel colocou no tópico que esta em busca de uma 4x4 4 portas, preferência diesel.
Oi Rubens
Realmente seria perfeito se não fosse OM314. Acompanhei a reforma da LENDA e sei quanta dedicação o Daniel botou nela.
Brigadão mesmo assim.
titanium
21/11/2014, 16:39
Oi Rubens
Realmente seria perfeito se não fosse OM314. Acompanhei a reforma da LENDA e sei quanta dedicação o Daniel botou nela.
Brigadão mesmo assim.
Olá Denise!
OM-314 S, que por si só é muito próximo do 364.
... foi modernizado com componentes internos (comando de válvulas, pistões, camisas e anéis) dos mercedes mais novos, para receber o Turbo sem comprometer a confiabilidade do motor.
Mas a minha não é original, como você está buscando.... mudei muita coisa para melhorar o desempenho p/ estrada e uso diário.
:)
Obrigado pela lembrança, Rubens!
:concordo:
Abraços
Denise Ávila
21/11/2014, 18:33
Sei disso Daniel.
Como disse acompanhei a reforma e, vou te confessar um coisa, desde a sua última oferta de venda da LENDA que eu torço secretamente pra que você consiga resolver suas questões sem que precise vendê-la.
Imagino o que é ter que se desfazer de algo em que se colocou tanto esforço e dedicação.
Bjcão
Edson Taka
10/12/2014, 00:50
Boa noite Pessoal,
Primeiramente gostaria de parabenizar a todos pelos comentários e dicas que vocês colocam no Forum. Realmente o que se tem aqui é algo muito valioso e renderia até um livro.
Bom, estou precisando da ajuda de quem mais entendo no assunto, que são vocês.
Sou fã da Toyota e há quase 2 anos consegui adquirir uma Toyota Bandeirante Longa 79 com câmbio original (1ª e 2ª seca) e infelizmente como não conhecia muito sobre o veiculo comprei sem pensar 2x, já que o preço era bem atrativo.
Já pesquisei muito aqui sobre adaptação de cambio mais modernos, mas muitas vezes fico na dúvida se compensa trocar o cambio ou se seria mais fácil vender ela e tentar adquirir uma já com o câmbio moderno.
Alguém poderia me informar se é possível adaptar um cambio de outro tipo, por exemplo ZF S5-420 que vem na F250?
Eu consegui esse cambio e sugeriram montar na Toyota.
Infelizmente Toyota Bandeirante em bom estado de conservação mesmo com pequenas avarias, estão ficando cada vez mais raros de se encontrar e como é um veiculo que não desvaloriza, eu acredito que será difícil eu conseguir uma mais nova.
Abraço,
Edson
Seja bem vindo, Edson Taka! Se fosse em outros tempos, eu ficaria com a Band e trocaria o cambio pelo moderno. Mas hoje em dia, com o preço das peças e mão de obra, na minha humilde opinião, o melhor seria vendê-la e procurar uma acima de 82, que já vem com cambio sincronizado. Adaptar outro cambio (de outro veículo) não seria racional, tendo em vista que dá pra trocar por um original Toyota (quase plug and play).
Grande abraço e boa sorte na sua escolha.
Sergio c
10/12/2014, 08:28
Edson, além do câmbio, esses eixos que estão na sua band são estrias grossas, os semi eixos dianteiros não são com homocinéticas"tem uma bola fresada" para compensar o S-E nas curvas e o eixo traseiro tem diferencial no meio do eixo. Se for trocar de caixa, o cardã vai trabalhar um pouco atravessado, exigindo mais das cruzetas.
Se conseguir vender por um preço razoável, aconselho vendê-la e comprar uma acima de 1982.
hercilio.neto
11/12/2014, 00:50
Edson,
Bem vindo ao fórum.
O Nirlei e o Sergio estão certos. O melhor seria comprar uma Band com cambio sincronizado.
Mas na Band longa é possível trocar o câmbio mantendo-se o eixo (com diferencial centralizado) sem estrangular as cruzetas.
Essa seria uma solução provisória, viável apenas para quem planeja a colocação futura de eixo flutuante.
Caso resolva trocar por uma mais nova, não se precipite.
Você tem um ótimo veículo off-road nas mãos, dá para curtir muito antes de qualquer providencia.
Se resolver investir nessa aí mesmo, planeje racionalmente, não caia em tentações.
Quanto a colocar cambio de outra marca, para mim, está fora de questão. Band não tem adaptação, tem atualização.
Edson Taka
11/12/2014, 01:22
Nirlei, Sergio e Hercílio,
Muito obrigado pela ajuda.
Vou ser sincero não gostaria de me desfazer dela por enquanto, por isso a vontade de fazer uma up-grade.
Gostei muito da Toyota Band, tenho outros veículos 4x4 Willys que uso para trilha pesada, mas a Band é um xodo e até me tirou do sufoco na falta da água aqui em itu.
Meu medo é me desfazer dela e não conseguir comprar outra.
mas vou manter pesquisas diárias de peças e veículo mais atualizado.
abs,
hercilio.neto
11/12/2014, 10:22
Nirlei, Sergio e Hercílio,
Muito obrigado pela ajuda.
Vou ser sincero não gostaria de me desfazer dela por enquanto, por isso a vontade de fazer uma up-grade.
Gostei muito da Toyota Band, tenho outros veículos 4x4 Willys que uso para trilha pesada, mas a Band é um xodo e até me tirou do sufoco na falta da água aqui em itu.
Meu medo é me desfazer dela e não conseguir comprar outra.
mas vou manter pesquisas diárias de peças e veículo mais atualizado.
abs,
Enquanto isso, posta umas fotos da viatura.
Denise Ávila
11/12/2014, 12:25
Olá Edson!
No grupo Toyota Bandeirante do Facebook tem um cara vendendo peças de Troller e Bandeirante sucata. O nome dele é Vinícius Said.
Quem sabe...
Edson Taka
11/12/2014, 19:55
Ola Denise,
Obrigado pela dica eu ja entrei la e pedi algumas informacoes.
Hercilio,
Vout tentar achar alugmas fotos mias recentes da viatura e postar.
Edson Taka
16/12/2014, 00:42
Oi pessoal,
Segue foto da minha Toyota.
Só não liguem para a montagem do pneu que esta invertido. Vou mandar voltar no lado certo.
Achei um cambio 5 marchas + tração ano 99. Acho que o preço tá razoável.
abs.487106487107487108
hercilio.neto
16/12/2014, 01:25
Edson,
Está muito linda a Band, realmente seria uma pena desfazer-se.
É um Lego infinito.
Edson Taka
22/12/2014, 13:34
Pessoal,
Acabei não resistindo e comprei um cambio 5 marchas já com tração.
Como já tinha q trocar a embreagem já queria fazer tudo de uma vez.
Sei que o cardan
Edson Taka
22/12/2014, 13:37
Opa cortou.
Continuando
Sei que o cardan vai trabalhar um pouco forçado mas no futuro eu pretendo trocar o eixo traseiro.
Agora tenho uma pergunta...
Vai alguma travessa no chassis para sustentar o câmbio e a tração?
Edson, no cambio "moderno", vai uma travessa que server para sustentá-lo. Quanto ao eixo traseiro, dá pra usar sem problema. Como sua Bandeirante é longa, o esforço extra nas cruzetas será mínimo. Se for trocar o eixo, seria interessante trocar os dois. O dianteiro "moderno" é mais seguro que o antigo. Além das peças serem encontradas com mais facilidade.
*** Olhando as fotos da sua viatura, dá pra entender o porque de não querer trocá-la. :-)
Abrass.
hercilio.neto
22/12/2014, 22:00
Edson,
Isso é só uma parte desse Lego infinito mas é uma parte bem importante.
Pelo jeito você é um cara meio impulsivo. Eu, ao contrário, sou daqueles que fica a planejar (e a sonhar) cada próximo passo. Isso é de cada pessoa, mas fique atento ao "jaque".
Sair do câmbio seco sem reduzida para um câmbio de 5 marchas é um puta upgrade.
Fica aqui os meus parabéns pela aquisição e uma dica. Só mexa no eixo traseiro quando for para trocar pelo flutuante. Só então pense em freios a disco na traseira ou troca da relação C&P.
Quanto ao eixo dianteiro, isso é outra empreitada.
E depois tem outra e outra e outra... rarará.
Edson Taka
23/12/2014, 14:22
Valeu Nirlei,
Vou procurar na internet se alguem tem para vender, me parece que existem modelos diferentes.
Puxa..Hercilio..eu impulsivo..so um pouco hehehe. Me ofereceram esse cambio e achei melhor nao esperar.
Dei prioridade no cambio, pois se a minha esposa quiser dirigir a Band, fica mais facil para ela.
Futuramente pretendo instalar freio, pelos menos disco na dianteira. A minha nao possui servofreio, mas ouvi dizer que e possivel instalar mas tem adaptar um alternador com bomba de vacuo da Hilux (eu acho).
Com essa historia de Lego infinito, cada hora que faco uma pesquisa fico com mais ideias pela frente.
Bom tenho que planejar bem daqui para frente, pois tenho ainda uma Rural em fase de reforma e quero terminar antes do carnaval.
Eita vicio em 4x4.:safari-rig: