Conectar

Ver Versão Completa : O futuro da TR4

FabioTr4
08/10/2013, 10:03
Olá,
Permitam-me elucubrações e especulações por curiosidade. Ha tempos busco notícias de planos ou dicas para entender o futuro da TR4. Escrevo aqui para ventilar informações e quem sabe obter alguma dica e discutir com interessados.

Mesmo pesquisando no site da Mitsubishi do Japão, Tailandia ou local de outras fábricas (MMC - exceto aquela coisa chinesa) nada encontro de indicativo para reformulação ou substituição. Inclusive já ha anos não há na Mitsubishi qualquer modelo semelhante/similar à nossa TR4 em produção. Isto demonstra que a MMC Brasil (souza Ramos) findará em breve (3 a 5 anos?) por falta de apoio e até de peças que importam para nossa TR4 a produção mas não colocará outro produto no lugar. Será? E a TR4 4x2 dará volume ao produto?

Não temos departamento de design competente (com $$ e autorização) para começar um modelo do zero em substituição. Nova adaptação prolongaria engenharia de produto nascida em 1998 por muito tempo, inclusive tenho lá minhas dúvidas se a legislação brasileira exigisse crashtest como critério a TR4 já teria saído de produção. A MMC Japão não desenvolve produtos nesta linha (máximo o outlander/ASX que é um Lancer de salto alto) já ha anos. Haveria interesse?

Sabemos das limitações do câmbio e demais componentes mecânicos excelentes para tecnologia de anos atrás mas desatualizado com o mercado. Vale a pena mexer em tudo isto? Qual Mitsubishi emprestaria componentes à altura dos recursos e utilização da proposta TR4 que tanto sucesso tem obtido?

Portanto: Teremos injeção de capital para desenvolver produto aqui e quem sabe até exportá-lo? Encerraremos a produção quando as vendas abaixarem?(e não caem!) Faremos mais um face-lift de lanternas, faróis e acabamentos para dar sobrevida por pais alguns anos? Quantos?

Abraços a todos e espero comentários.

F. Oliveira
08/10/2013, 10:09
Acompanhando!

abs!

Gui Marques
08/10/2013, 18:36
É difícil saber.

Primeiro, se a legislação brasileira seguisse resultados de crash test, a TR4 teria muitos companheiros (http://www.businessinsider.com/brazilian-cars-are-very-dangerous-2013-5) de exílio do mercado brasileiro.

De qualquer forma, vai depender muito do volume de vendas da TR2, afinal o que manda nas decisões é o $$$, e não segurança, desempenho ou nível de atualização de um determinado veículo. Isso do ponto de vista da montadora, e, particularmente no caso dos brasileiros, também do ponto de vista dos consumidores.

Gui Marques

uvantuil
08/10/2013, 21:15
Esse mercado de pequenos jeep valentes e bons é de ciclos... anos atrás quando a land rover propos o freelander, veio a mit com o pajero io, mas sabia que isso ia ser uma onda... depois de um tempo isso nao justifica o investimento eles param de produzir, e esperam o mercado mostrar grnade carência e voltam com outros modelos...
afinal para ele o lucro tem que ser gigante não pode ser um lucro equilibrado tem que ser algo que os leve a quembrar banca mesmo....
a gm com esse tracker novo que custa 80 mil brincando é 4x2 é louco demais

FabioTr4
08/10/2013, 22:53
Foi só pensar e escrever que me aparece esta notícia. Vou xeretar pra entender o q lançam. Mas agrada visualmente!
Mitsubishi GC PHEV, XR PHEV and AR Concepts (http://www.zercustoms.com/news/Mitsubishi-GC-PHEV,-XR-PHEV-and-AR-Concepts.html)

PERUCH
09/10/2013, 10:19
Por coincidência, ontem eu estava pensando sobre isso, pois vivo fuçando sites automotivos em busca de novidades e nada sobre a TR4 ou algum similar.

Eu já fiquei meio decepcionado e receoso quando a Mit tirou de linha a TR4 4x4 Manual... Se voce quiser comprar uma TR4 0 Km hoje só terá as opções: 4x2 Mecânica, 4x2 Automática e 4x4 Somente Automática...

E se olhar pelo lado de opções, a TR4 hoje é praticamente o único veículo de médio porte, 4x4 DE VERDADE que temos no mercado... Voces devem pensar que estou errado pois existem sim várias outras opções... mas o que eu digo é o seguinte:

Suzuki Jimny 4x4: (Manual, com alavanca de 4x4 manual com as mesmas opções da TR4), ótimo, é show também, mas é praticamente um UNO com 4x4... apesar de ser um excelente carro e bem bravo no 4x4, pois já vi Jimnys fazer lindo no off road pesado, dando show até em troller... mas o preço, pelo tamanho do carro, falta de acessórios e pequeno espaço interno ainda é salgado... um Jimny do mais barato, a versão 4All já custa uns 55 Mil Reais.

Suzuki Grand Vitara 4x4: O modelo 4x4 Manual ja custa R$ 84.490,00, é um carro mais luxuoso, maior, mais espaçoso. E o preço é até parecido com o da TR4 4x4 Automática, q na CC hj custa uns R$ 77.390,00 (preço do site). Mas me diz quem teria coragem de colocar um Grand Vitara numa trilhinha pouco mais pesada ?? Por mais q ele seja 4x4 de verdade e tal... é mais complicado pelo seu tamanho.

E nos resta fora isso, os 4x4 "de mentirinha", eu digo isso de mentirinha, pq meu pai tem uma Airtrek 2008 AWD. O carro é show, uma nave, confortável, espaçosa, luxuosa, porta malas grande.. motorzão forte (a TR4 deveria vir com o mesmo motor da Airtrek), porém é 4x4 integral... já é uma excelente opção para estradas de chão, pegar uma praia com pouca duna ou areia, isso ela transpõe facil.. mas pegar uma estrada com muita lama, terreno com muita erosão, etc... ai faz falta a reduzida ou o bloqueio.

E todos os demais SUV hj em dia q são 4x4 são nessa forma... 4WD mas integral.. sem alavancas ou botão para seleção de 4x4 H ou 4x4L.

Se perdermos a TR4 só vai nos restar o Jimny q são exatamente o mesmo seguimento... características praticamente identicas...

Claro que nao citei as Pick-ups pois hj em dia todas elas tem opção 4x4 com todas as opções de seleção.. mas estamos falando do mesmo segmento da TR4 né ?

Abraços

pedrocssantana
09/10/2013, 10:45
Olá amigos!
Eu concordo com um colega acima, quando diz que quem manda é o mercado $$$$. A TR4 hoje vende como água, é o carro da MIT que mais sai, inclusive, conversei recentemente com o gerente de uma CSS MIT na minha região e ele me disse isso. Hoje, muitas mulheres estao comprando as TR2 e ate TR4 para somente andarem na cidade, por ser um carro bonito e pequeno. Então, se o carro ta vendendo (e muito), a MIT vai manter ele sim com certeza, mesmo que seja do modelo desatualizado tecnologicamente como está. Por design, eu acho linda a modelo novo e até mesmo as dos farois redondos. Se brasileiro gostasse de carros com resultados A em crash test, não comprariam esses xing-lings que estão vendendo bastante e que vejo nas ruas aqui aos montes......
Minha opinião!
Abraço!

TOYOTA1964
09/10/2013, 11:07
o futuro é o seguinte..comprei uma tr4 2009 MT aro 16 e botei um pneu bf ..AT se fossem trilhas mais pesadas as que eu pego usaria o MUD mas ta tudo tranquilo.. agora euu não vendo..pois se tivesse a 2010 teria que trocar as rodas..se fosse 2013 teria que trocar a caixa....

enfim já acabaram com o carro..em vez de evoluir para a trilha reduziu preço para caber no asfalto... lamentável

Pequeno jr
09/10/2013, 17:58
assinando e acompanhando

FabioTr4
01/11/2013, 17:55
Tokio Motor Show 2013. Será? Percebe-se mudanças de conceito formais mudando daquela cara da Outlander para um novo caminho... pode ser?
437643

FabioTr4
01/11/2013, 18:00
437644437645

Concepts/Conceitos. O prateado a nova Full. O vermelho na mira do Evoque....

FabioTr4
01/11/2013, 18:03
437648 Entendo preliminarmente ainda, esta versão focado no Evoque.

André F
01/11/2013, 19:39
Pessoal, a Mit licenciou o modelo Paj Pinin, origem do TR4, para alguns fabricantes na China, e há ao menos um modelo praticamente igual ao TR4 antigo sendo fabricado lá, inclusive usando o mesmo motor Mit. Sinceramente, acho que não seria mau negócio a Mit daqui ainda fabricar o TR4 por mais alguns vários anos, o jipinho é valente.

Já estes protótipos das fotos, me parecem todos crossovers - lembrando que o próprio Full de hoje já usa um monobloco reforçado e suspensão independente atrás e IFS, ou seja - pode-se considerar que as gerações mais recentes do Full são crossovers, não mais SUVs como os antigos. Além disso, aposto que todos esses são protótipos híbridos, o que em termos de confiabilidade fora-de-estrada pode ser questionável.

PERUCH
04/11/2013, 10:35
Vendo esse prototipo pra brigar com a Evoque.. me lembrou meio rapidamente esses das fotos, mesmo sendo "derivados" do ASX, que de ASX não tem nada né.. aehuahuae

enegreiros
16/11/2013, 14:21
Vendo esse prototipo pra brigar com a Evoque.. me lembrou meio rapidamente esses das fotos, mesmo sendo "derivados" do ASX, que de ASX não tem nada né.. aehuahuae

Pessoal,

Estão comentando que as novas Dakar e Triton AT vem com câmbio de 5 velocidades. Alguém saberia informar se haverá alguma alteração na TR4 em relação ao câmbio?? Não é possível que mudem todos e deixem a TR4 de fora...

DESONERADO
16/11/2013, 21:57
Pessoal,

Estão comentando que as novas Dakar e Triton AT vem com câmbio de 5 velocidades. Alguém saberia informar se haverá alguma alteração na TR4 em relação ao câmbio?? Não é possível que mudem todos e deixem a TR4 de fora...

Acompanhando também...

A TR4 realmente vende bem, não acho que seja hoje o carro chefe da MIT, a Triton vende muito puxado para a venda de frotas (especialmente mineradoras hoje) e os dois Crossover ASX e Outlander vão bem. Mas o volume da TR4 é alto sim com certeza. Como vemos nestes futuros lançamentos, realmente a marca tá tendendo muito pro lado do Crossover - algo tipo uma "landoroverização" da marca, puxada pelos sucessos da marca inglesa que esqueceu o 4 x 4 e focou mais no luxo dos carros grandes de "cidade".

Amigo, não mexeram nem no câmbio da HPE Flex, mesmo modificando ela por fora, não acho que vão mexer na Tr4 não viu, infelizmente.

Eu gostaria muito que mantivessem ela, com alguma modificação estética claro, necessária, mas com um exccelente conjunto mecânico de motor e câmbio, e a volta da 4 x 4 mecânica. Infelizmente o que manda é o $$$, então, ficamos aguardando as decisões de quem manda na marca aqui...

enegreiros
17/11/2013, 11:32
Aqui em Fortaleza, a css me informou que a TR4 é o carro mais vendido da marca. Tem muuuuitas delas rodando aqui. Imagine o que aconteceria se a Mit resolvesse dar uma modernizada no motor e câmbio. Acho lamentável que o carro só tenha evoluído esteticamente ao longo dos anos. Fico na torcida pelas mudanças, pois acredito que não irão descontinuar o carro mais vendido da marca.

ThiagoLP
18/11/2013, 10:58
Fala galera,

Olha o que saiu na exame sobre a mitsubishi:10 marcas que podem desaparecer em 2014 - EXAME.com (http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/10-marcas-que-podem-desaparecer-em-2014#5)

Saudações.

FabioTr4
18/11/2013, 13:03
Fala galera,

Olha o que saiu na exame sobre a mitsubishi:10 marcas que podem desaparecer em 2014 - EXAME.com (http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/10-marcas-que-podem-desaparecer-em-2014#5)

Saudações.
Boa!
hehehe... mas na mesma toada a Kia deveria desaparecer em 2011 estes caras analisam em bola de cristal. Mas a Mitsubishi vai mal em muitos mercados. É um viés. Boa colocação.
10 Brands That Will Disappear In 2011: 24/7 Wall Street (http://www.huffingtonpost.com/2010/06/18/11-brands-that-will-disap_n_617198.html#s102289&title=Kia_Motors_Corporation)

FabioTr4
18/11/2013, 14:11
...E falando em mercado:
http://europe.autonews.com/article/20131106/ANE/131109884/mitsubishi-counts-on-suvs-evs-for-sales-rebound#axzz2l0iPUKah

Divertido ver associações de produtos com a Samsung motors( nosso Fluence é de lá) com Renault e Nissan... Mas "foco nos mercados emergentes" e não dizem com qual produto ou país... Mas stão com lucros...