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Ver Versão Completa : Adaptação-Filtro de ar para cabine Wrangler TJ



Thales Rezende
05/10/2013, 13:34
Bom galera.

Como prometido, eu começaria a postar alguns tópicos sobre pequenas manutenções e adaptações um tanto quanto eficazes em nossos Wranglers e que ainda não foram muito descritas no fórum.

A bola da vez é o filtro de ar para cabine. Bem, todo dono de wrangler TJ sabe que quando se faz trilha empoeirada não pode nem pensar em ligar o AC! Caso contrario vira ventilador de poeira. Sem falar no acúmulo de detritos nos ductos de ar do carro ao longo do tempo.

Bem com base nesse problema decidi seguir a sugestão de alguns colegas norte americanos que fazer a adaptação desses filtros em seus wranglers.

A ideia é bem simples, adicionar um filtro seja ele qual for, na entrada dos ductos de ar do AC.

Seguem fotos dos exemplos norte americanos que me tomei como base.
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Bem ficam ai dois exemplos.

Pra quem não sabe nada do wrangler TJ, a entrada de ar do ventilador fica em um compartimento entre o parabrisa e o capô do lado do passageiro como mostram as figuras.

Logo eu comecei a pensar em como realizar a minha modificação.

Primeiro procurei um serralheiro amigo, comprei um filtro esportivo da SPA Turbo e começamos a bolar a gambiarra.
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Bem esse ai é o tal do buraco. Tive que cortar uma pequena elevação de plastico para poder colocar a caixinha de metal que seria o suporte. Esse anel de plástico foi uma solução adicional que a Crhysler deu para não entrar água no sistema, logo em chuvas não ocorreria do pé do passageiro ficar molhado.
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Ai está o primeiro esboço da caixinha de metal.

Bem, apesar de parecer simples, nada é simples. A tampa da lataria que vai por cima é muito próxima da parte esquerda da figura. Isso ocorre pois o assoalho do local que a caixinha está sendo colocada é curvo e possui imperfeições. Logo você começa com uma caixa bonitinha como da foto mais acaba tendo que mudar várias coisas. para que tudo sirva perfeitamente e não pegue nem raspe na tampa quando for colocada por cima.
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Nessas fotos é possivel ver as orelhas que foram colocadas na caixa para fixar-la com parafusos auto atarraxantes.

Até ai tudo beleza.

O problema foi o acabamento... Como estavamos na oficina do serralheiro, me encontrei desprovido de materiais de boa qualidade para o acabamento e acabei indo na "onda" de um outro serralheiro que estava presente de selar tudo com um tal de KPO que é uma junta sela capô. Pra piorar a mesma ainda estava vencida. E para acabar com tudo ainda usaram uma porcaria de tinta preta como da pra ver nas fotos... Lamentável...

Bem mas é claro que eu não ia me dar bem nesse acabamento. Resultado?? 1 semana depois ainda não tinha endurecido o raio do KPO. Consequência: em minha garagem tive que tirar a caixinha, remover os residuos de KPO passar a caixa no moto esmeril com cerdas de latão. Dessa forma livrei o trabalho desses "contaminantes". Logo pintei com tinta spray automotiva e selei tudo com silicone RVT black da loctite dando um acabamento agora sim, profissional.
Infelizmente troquei de celular e no momento estou sem as fotos do produto final. Brevemente tiro novas fotos e coloco elas aqui.

Seguem as fotos do produto final do serralheiro que ficou bem gambiarra, somente para servir de referência a possíveis aventureiros.
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Abraços bom FDS.

Thales Campos de Rezende

Thales Rezende
05/10/2013, 13:55
Mais uma foto. Essa já na minha garagem refazendo a besteira.

Grélo
07/10/2013, 18:59
Muito bacana a idéia! Parabéns!

Engraçado que a primeira impressão que tive ao ver o título do seu post era de uma outra coisa, que é a mudança da entrada de ar do motor para esse mesmo compartimento, conforme esse link aqui:

Spectre Performance 9943 - Spectre Performance Cold Air Induction Filter System for 97-06 Jeep® Wrangler TJ & Unlimited with 4.0L Engine - Quadratec (http://www.quadratec.com/products/17006_7000_07.htm)

É um sistema que faz a entrada de ar sair de dentro do cofre do motor. Os benefícios apregoados são ar mais frio, sem o calor do motor, e numa posição mais alta, menos suscetível à água.

Abração,

Grélo.

Anáps
10/10/2013, 19:01
.
Muito boa ideia essa adaptação!

Agora, estou com problemas para encontrar o filtro de combustível para meu 1997. Existe alguma adaptação de outro filtro?

Valeu!

Anáps
10/10/2013, 22:34
Não encontro filtro para meu wrangler na net...

Meu carro está falhando....falhando em movimento, chegando a parar...aí fiz um orçamento na css daqui e me passaram o seguinte:

PRODUTOS:
DESCRIÇÃO:.................................... QTE:....... VL UNIT.: .............VL. TOTA

FILTRO DE COMBUSTIVEL .................01........... 788,96................. 788,96

CHICOTE ELETRICO ...........................07........... 794,16 ..............5.564,16

CAR 80 .............................................. 01............ 60,00............... 60,00

VELAS ............................................... 07............. 37,29............... 261,03

Isso mesmo...7 velas e 7 cabos de velas...

muito embora acho que pode ser outra coisa, como sensor de rotação

Então resolvi procurar por peças paralelas e possíveis adaptações...mas não encontro filtro para wrangler 1997 4.0l. Parece que só vem a bomba completa...

Grélo
11/10/2013, 17:31
Vai na RockAuto Parts Catalog (http://www.rockauto.com) e compre tudo lá! ;-)

Abraços,

Grélo.

Anáps
15/10/2013, 18:10
Vai na RockAuto Parts Catalog (http://www.rockauto.com) e compre tudo lá! ;-)

Abraços,

Grélo.

É....acho que essa é a solução, mas ainda não tenho o diagnóstico correto, acho que é sensor de rotação.

As velas e cabos estão 100%....a css estava era tentando me roubar!!! Eu levei a outra oficina e eles as testaram....estão 100% mesmo!

Agora é esperar pra saber o que vou ter que comprar!

Valeu a dica Grélo!!:concordo:


Agora, tem alguma pastilha de freio nacional que podemos adaptar em nossas viaturas?

valeu!