Thales Rezende
05/10/2013, 13:34
Bom galera.
Como prometido, eu começaria a postar alguns tópicos sobre pequenas manutenções e adaptações um tanto quanto eficazes em nossos Wranglers e que ainda não foram muito descritas no fórum.
A bola da vez é o filtro de ar para cabine. Bem, todo dono de wrangler TJ sabe que quando se faz trilha empoeirada não pode nem pensar em ligar o AC! Caso contrario vira ventilador de poeira. Sem falar no acúmulo de detritos nos ductos de ar do carro ao longo do tempo.
Bem com base nesse problema decidi seguir a sugestão de alguns colegas norte americanos que fazer a adaptação desses filtros em seus wranglers.
A ideia é bem simples, adicionar um filtro seja ele qual for, na entrada dos ductos de ar do AC.
Seguem fotos dos exemplos norte americanos que me tomei como base.
433848
433849
Bem ficam ai dois exemplos.
Pra quem não sabe nada do wrangler TJ, a entrada de ar do ventilador fica em um compartimento entre o parabrisa e o capô do lado do passageiro como mostram as figuras.
Logo eu comecei a pensar em como realizar a minha modificação.
Primeiro procurei um serralheiro amigo, comprei um filtro esportivo da SPA Turbo e começamos a bolar a gambiarra.
433850
Bem esse ai é o tal do buraco. Tive que cortar uma pequena elevação de plastico para poder colocar a caixinha de metal que seria o suporte. Esse anel de plástico foi uma solução adicional que a Crhysler deu para não entrar água no sistema, logo em chuvas não ocorreria do pé do passageiro ficar molhado.
433851
Ai está o primeiro esboço da caixinha de metal.
Bem, apesar de parecer simples, nada é simples. A tampa da lataria que vai por cima é muito próxima da parte esquerda da figura. Isso ocorre pois o assoalho do local que a caixinha está sendo colocada é curvo e possui imperfeições. Logo você começa com uma caixa bonitinha como da foto mais acaba tendo que mudar várias coisas. para que tudo sirva perfeitamente e não pegue nem raspe na tampa quando for colocada por cima.
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Nessas fotos é possivel ver as orelhas que foram colocadas na caixa para fixar-la com parafusos auto atarraxantes.
Até ai tudo beleza.
O problema foi o acabamento... Como estavamos na oficina do serralheiro, me encontrei desprovido de materiais de boa qualidade para o acabamento e acabei indo na "onda" de um outro serralheiro que estava presente de selar tudo com um tal de KPO que é uma junta sela capô. Pra piorar a mesma ainda estava vencida. E para acabar com tudo ainda usaram uma porcaria de tinta preta como da pra ver nas fotos... Lamentável...
Bem mas é claro que eu não ia me dar bem nesse acabamento. Resultado?? 1 semana depois ainda não tinha endurecido o raio do KPO. Consequência: em minha garagem tive que tirar a caixinha, remover os residuos de KPO passar a caixa no moto esmeril com cerdas de latão. Dessa forma livrei o trabalho desses "contaminantes". Logo pintei com tinta spray automotiva e selei tudo com silicone RVT black da loctite dando um acabamento agora sim, profissional.
Infelizmente troquei de celular e no momento estou sem as fotos do produto final. Brevemente tiro novas fotos e coloco elas aqui.
Seguem as fotos do produto final do serralheiro que ficou bem gambiarra, somente para servir de referência a possíveis aventureiros.
433854433855
Abraços bom FDS.
Thales Campos de Rezende
Como prometido, eu começaria a postar alguns tópicos sobre pequenas manutenções e adaptações um tanto quanto eficazes em nossos Wranglers e que ainda não foram muito descritas no fórum.
A bola da vez é o filtro de ar para cabine. Bem, todo dono de wrangler TJ sabe que quando se faz trilha empoeirada não pode nem pensar em ligar o AC! Caso contrario vira ventilador de poeira. Sem falar no acúmulo de detritos nos ductos de ar do carro ao longo do tempo.
Bem com base nesse problema decidi seguir a sugestão de alguns colegas norte americanos que fazer a adaptação desses filtros em seus wranglers.
A ideia é bem simples, adicionar um filtro seja ele qual for, na entrada dos ductos de ar do AC.
Seguem fotos dos exemplos norte americanos que me tomei como base.
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Bem ficam ai dois exemplos.
Pra quem não sabe nada do wrangler TJ, a entrada de ar do ventilador fica em um compartimento entre o parabrisa e o capô do lado do passageiro como mostram as figuras.
Logo eu comecei a pensar em como realizar a minha modificação.
Primeiro procurei um serralheiro amigo, comprei um filtro esportivo da SPA Turbo e começamos a bolar a gambiarra.
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Bem esse ai é o tal do buraco. Tive que cortar uma pequena elevação de plastico para poder colocar a caixinha de metal que seria o suporte. Esse anel de plástico foi uma solução adicional que a Crhysler deu para não entrar água no sistema, logo em chuvas não ocorreria do pé do passageiro ficar molhado.
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Ai está o primeiro esboço da caixinha de metal.
Bem, apesar de parecer simples, nada é simples. A tampa da lataria que vai por cima é muito próxima da parte esquerda da figura. Isso ocorre pois o assoalho do local que a caixinha está sendo colocada é curvo e possui imperfeições. Logo você começa com uma caixa bonitinha como da foto mais acaba tendo que mudar várias coisas. para que tudo sirva perfeitamente e não pegue nem raspe na tampa quando for colocada por cima.
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Nessas fotos é possivel ver as orelhas que foram colocadas na caixa para fixar-la com parafusos auto atarraxantes.
Até ai tudo beleza.
O problema foi o acabamento... Como estavamos na oficina do serralheiro, me encontrei desprovido de materiais de boa qualidade para o acabamento e acabei indo na "onda" de um outro serralheiro que estava presente de selar tudo com um tal de KPO que é uma junta sela capô. Pra piorar a mesma ainda estava vencida. E para acabar com tudo ainda usaram uma porcaria de tinta preta como da pra ver nas fotos... Lamentável...
Bem mas é claro que eu não ia me dar bem nesse acabamento. Resultado?? 1 semana depois ainda não tinha endurecido o raio do KPO. Consequência: em minha garagem tive que tirar a caixinha, remover os residuos de KPO passar a caixa no moto esmeril com cerdas de latão. Dessa forma livrei o trabalho desses "contaminantes". Logo pintei com tinta spray automotiva e selei tudo com silicone RVT black da loctite dando um acabamento agora sim, profissional.
Infelizmente troquei de celular e no momento estou sem as fotos do produto final. Brevemente tiro novas fotos e coloco elas aqui.
Seguem as fotos do produto final do serralheiro que ficou bem gambiarra, somente para servir de referência a possíveis aventureiros.
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Abraços bom FDS.
Thales Campos de Rezende