Bom galera.

Como prometido, eu começaria a postar alguns tópicos sobre pequenas manutenções e adaptações um tanto quanto eficazes em nossos Wranglers e que ainda não foram muito descritas no fórum.

A bola da vez é o filtro de ar para cabine. Bem, todo dono de wrangler TJ sabe que quando se faz trilha empoeirada não pode nem pensar em ligar o AC! Caso contrario vira ventilador de poeira. Sem falar no acúmulo de detritos nos ductos de ar do carro ao longo do tempo.

Bem com base nesse problema decidi seguir a sugestão de alguns colegas norte americanos que fazer a adaptação desses filtros em seus wranglers.

A ideia é bem simples, adicionar um filtro seja ele qual for, na entrada dos ductos de ar do AC.

Seguem fotos dos exemplos norte americanos que me tomei como base.
-ca-4.jpg
-dscn2750.jpg
Bem ficam ai dois exemplos.

Pra quem não sabe nada do wrangler TJ, a entrada de ar do ventilador fica em um compartimento entre o parabrisa e o capô do lado do passageiro como mostram as figuras.

Logo eu comecei a pensar em como realizar a minha modificação.

Primeiro procurei um serralheiro amigo, comprei um filtro esportivo da SPA Turbo e começamos a bolar a gambiarra.
-2013-04-13_12-43-52_416.jpg
Bem esse ai é o tal do buraco. Tive que cortar uma pequena elevação de plastico para poder colocar a caixinha de metal que seria o suporte. Esse anel de plástico foi uma solução adicional que a Crhysler deu para não entrar água no sistema, logo em chuvas não ocorreria do pé do passageiro ficar molhado.
-2013-04-13_12-43-43_498.jpg
Ai está o primeiro esboço da caixinha de metal.

Bem, apesar de parecer simples, nada é simples. A tampa da lataria que vai por cima é muito próxima da parte esquerda da figura. Isso ocorre pois o assoalho do local que a caixinha está sendo colocada é curvo e possui imperfeições. Logo você começa com uma caixa bonitinha como da foto mais acaba tendo que mudar várias coisas. para que tudo sirva perfeitamente e não pegue nem raspe na tampa quando for colocada por cima.
-2013-04-13_13-12-55_291.jpg-2013-04-13_13-16-20_743.jpg
Nessas fotos é possivel ver as orelhas que foram colocadas na caixa para fixar-la com parafusos auto atarraxantes.

Até ai tudo beleza.

O problema foi o acabamento... Como estavamos na oficina do serralheiro, me encontrei desprovido de materiais de boa qualidade para o acabamento e acabei indo na "onda" de um outro serralheiro que estava presente de selar tudo com um tal de KPO que é uma junta sela capô. Pra piorar a mesma ainda estava vencida. E para acabar com tudo ainda usaram uma porcaria de tinta preta como da pra ver nas fotos... Lamentável...

Bem mas é claro que eu não ia me dar bem nesse acabamento. Resultado?? 1 semana depois ainda não tinha endurecido o raio do KPO. Consequência: em minha garagem tive que tirar a caixinha, remover os residuos de KPO passar a caixa no moto esmeril com cerdas de latão. Dessa forma livrei o trabalho desses "contaminantes". Logo pintei com tinta spray automotiva e selei tudo com silicone RVT black da loctite dando um acabamento agora sim, profissional.
Infelizmente troquei de celular e no momento estou sem as fotos do produto final. Brevemente tiro novas fotos e coloco elas aqui.

Seguem as fotos do produto final do serralheiro que ficou bem gambiarra, somente para servir de referência a possíveis aventureiros.
-2013-04-13_13-16-35_192.jpg-2013-04-13_13-14-28_848.jpg
Abraços bom FDS.

Thales Campos de Rezende