Conectar

Ver Versão Completa : Expedição - Percorrendo a América II - Do Atacama ao Caminho dos Incas

fsilvaarquiteto
02/10/2013, 21:51
Então galera, estamos nos preparando para fazer mas uma embrenhada.
Na nossa primeira "aventura" (2011-2012) fomos a Patagônia Argentina, tendo El Chaltén como principal objetivo, passando por Buenos Aires, Las Grutas e El Calafate.
No ano passado (2012-2013) fizemos uma viagem um pouco mais curta, fomos até o Uruguai. Que foi bem bacana, mas nada que nos impressionasse.
Agora neste ano queremos fazer mais uma loucura, os pontos mais importantes serão Salta na Argentina, San Pedro de Atacama, o Salar de Uyuni na Bolívia, a pinguineira de Ilo no Peru, o Lago Titicaca, Cusco, Machu Picchu, por fim daremos uma passadinha por La Paz e depois tocar direto pra casa, nossa boa e velha Floripa.

Estamos com o roteiro praticamente definido, mas abertos a sugestões e dicas.
Mas tarde deixaremos o roteiro aqui pra galera ajudar no que for possível....

Abraço a todos...

fsilvaarquiteto
03/10/2013, 09:22
Esse será o nosso itinerário, com direito as famosas alterações durante o percurso.. :)
Sugestões do que visitar em Salta, San Pedro e Uyuni?????

1º TRECHO

Local
Horário
Km
Tempo Estimado
Hospedagem

Saida

Floripa, Br
06:00
1079
12+1h
Hotel

Chegada

Uruguaiana, Br
19:00

2º TRECHO

Local
Horário
Km
Tempo Estimado
Hospedagem

Saida

Uruguaiana, Br
08:00
800
8+2h
Acamp. na estrada

Chegada

Monte Quemado, Ar
18:00

3º TRECHO

Local
Horário
Km
Tempo Estimado
Hospedagem

Saida

Monte Quemado, Ar
386
4h
Camping

Chegada
(2dias)
Salta, Ar - Cafayate, Ar
12:00

4º TRECHO

Local
Horário
Km
Tempo Estimado
Hospedagem

Saida

Salta, Ar
400
5h
Acamp. na estrada

Chegada

Laguna Miscanti, Ch
13:00

5º TRECHO

Local
Horário
Km
Tempo Estimado
Hospedagem

Saida

Laguna Miscanti, Ch
10:00
107
2h
Camping

Chegada
(3dias)
San Pedro de Atacama, Ch
12:00

6º TRECHO

Local
Horário
Km
Tempo Estimado
Hospedagem

Saida

San Pedro de Atacama, Ch
432
15+18h
Acamp. na estrada / Hotel

Chegada

Uyuni, Bo
19:00

7º TRECHO

Local
Horário
Km
Tempo Estimado
Hospedagem

Saida

Uyuni, Bo
180
3+3h
Camping ou Acamp. na estrada

Chegada

Llica, Bo
14:00

8º TRECHO

Local
Horário
Km
Tempo Estimado
Hospedagem

Saida

Llica, Bo
438
10+2h
Hotel

Chegada

Arica, Ch
20:00

9º TRECHO

Local
Horário
Km
Tempo Estimado
Hospedagem

Saida

Arica, Ch - Ilo, Pe
580
8+4h
Hotel

Chegada
(2dias)
Puno, Pe
22:00

10º TRECHO

Dia
Local
Horário
Km
Tempo Estimado
Hospedagem

Saida
08
Puno, Pe
390
5+2h
Hotel

Chegada
08
Cusco, Pe
15:00

11º TRECHO

Local
Horário
Km
Tempo Estimado
Hospedagem

Saida
(4dias)
Cusco, Pe / Machu Picchu, Pe

300

Hotel

Chegada

12º TRECHO

Local
Horário
Km
Tempo Estimado
Hospedagem

Saida

Cusco, Pe
668
10+2h
Acamp. na estrada

Chegada
(2dias)
Harina - La Paz, Bo

13º TRECHO

Local
Horário
Km
Tempo Estimado
Hospedagem

Saida

La Paz, Bo
867
12+2h
Hotel

Chegada

Sta Cruz de La Sierra, Bo
22:00

14º TRECHO

Local
Horário
Km
Tempo Estimado
Hospedagem

Saida

Sta Cruz de La Sierra, Bo
668
10+2h
Acamp. na estrada

Chegada

Corumbá, Br

15º TRECHO

Local
Horário
Km
Tempo Estimado
Hospedagem

Saida

Corumbá, Br
796
10+2h
Hotel

Chegada

Presidente Epitácio, Br

16º TRECHO

Local
Horário
Km
Tempo Estimado
Hospedagem

Saida

Presidente Epitácio, Br
931
11+2h
Em Casa

Chegada

Floripa, Br
21:00

roberto.cardoso@ig.com.br
03/10/2013, 15:09
Fábio,

Tá pensando em fazer a trip quando? Estou planejando passar pela região durante a COPA!!!

Abraços,

fsilvaarquiteto
03/10/2013, 19:43
Dae Roberto, tudo tranquilo???
Vamos sair agora no final do ano, provavelmente entre os dias 26 a 30 de dezembro. Nossas ferias são de 30 dias, desses trinta vamos usar 25 nessa empreitada....

roberto.cardoso@ig.com.br
04/10/2013, 17:49
Fábio,

Que pena que não vamos na mesma época! Mas acompanharei o seus relatos diariamente! Esses caminhos são basicamente os mesmos que pretendo conhecer!

Abraços e boa viagem!

Dae Roberto, tudo tranquilo???
Vamos sair agora no final do ano, provavelmente entre os dias 26 a 30 de dezembro. Nossas ferias são de 30 dias, desses trinta vamos usar 25 nessa empreitada....

fsilvaarquiteto
05/10/2013, 00:23
Oi Roberto...
Então, estamos tentando montar um comboio (de pelo mesmo três viaturas, kkkkk) para essa tip, mas ta difícil. A maioria da galera da dando pra trás.
De qualquer forma não vamos desanimar, o roteiro está traçado e se for para ser vamos só nós :)) eu, a patroa e meus dois meninos...
Grande abraço, vamos mandando mais informações durante esse tempo de pré viagem e se for possível durante a própria...

Fábio,

Que pena que não vamos na mesma época! Mas acompanharei o seus relatos diariamente! Esses caminhos são basicamente os mesmos que pretendo conhecer!

Abraços e boa viagem!

Miltinho
05/10/2013, 23:03
Fábio aproveite mais Salta... é uma tremenda cidade, saia cedo, vá a Sto.Ato. de Los Cobres e volte... Saia cedo e vá ate Cafayate e volte, depois reserve um dia, só para Salta!
Saia cedinho e vá a Humuauca e retorne para pernoite em Purmamarca; no outro dia, suba a cordilheira e vá para SPA. É sugestão de quem já fez este roteiro!
Não vá para a Bolivia sózinho... É muito perigoso! Pense na segurança de sua familia!
Em SPA tem agencias que fazem Uyuni... É muito mais seguro!
Vá a Calama (mina de Chuquicamata), Iquique, e entre no Peru por Arica / Tacna... De Cuzco, fui a Puerto Maldonado e voltei pelo Acre, no Peru as rodovias são excelentes; mas quando entrei no Brasil (Assis Brasil / Acre) que merd...!
Abraço.

fsilvaarquiteto
06/10/2013, 09:53
Blz Miltinho, td certo?
Obrigado pelos toques, vou levar tudo em consideração principalmente essa parta da Bolívia. Já li em outros relatos sobre a segurança e me deixou um pouco preocupado mesmo... Estou tentando juntar mais viaturas pra fazermos juntos. Se for pra ir só com um carro vou fazer um roteiro mais conservador.
Levo um dia em Cafayate e outro em Los Cobres? Será que consigo fazer os dois no mesmo dia??
Em Humuauca o que posso encontrar de bacana???
Pretendo usar o camping na maioria das estadas, saberias me informar se posso confiar??

Abraço....

Fábio aproveite mais Salta... é uma tremenda cidade, saia cedo, vá a Sto.Ato. de Los Cobres e volte... Saia cedo e vá ate Cafayate e volte, depois reserve um dia, só para Salta!
Saia cedinho e vá a Humuauca e retorne para pernoite em Purmamarca; no outro dia, suba a cordilheira e vá para SPA. É sugestão de quem já fez este roteiro!
Não vá para a Bolivia sózinho... É muito perigoso! Pense na segurança de sua familia!
Em SPA tem agencias que fazem Uyuni... É muito mais seguro!
Vá a Calama (mina de Chuquicamata), Iquique, e entre no Peru por Arica / Tacna... De Cuzco, fui a Puerto Maldonado e voltei pelo Acre, no Peru as rodovias são excelentes; mas quando entrei no Brasil (Assis Brasil / Acre) que merd...!
Abraço.

jeisonk
06/10/2013, 14:23
Levo um dia em Cafayate e outro em Los Cobres? Será que consigo fazer os dois no mesmo dia??

Nem fod.... :mrgreen:

Um dia (puxado) pra sair de Salta e fazer uma volta por Cafayate, fazendo na ida ou volta a Cuesta del Obispo, Vale Encantado, Parque Los Cardones, Vale Calchaquies, Vinícolas, etc.

Para San Antonio, num dia (puxado também) conhecer Tastil, Polvorilla, Abra Acay, La Poma, Cachi, Payogasta, etc.

Nos arredores de Salta tem roteiro pra passar 15 dias de boa, só a cidade merece 2-3 dias.

Abraços

fsilvaarquiteto
06/10/2013, 17:11
Oi Jeison, td tranquilo??
Então, estava pensando em deixar um dia pra salta e dois pra SPA, acho que vou rever meus planos.
Será melhor ficar em Calama ou SPA?? lembrando que pretendo ficar em campings....

abraço

Um dia (puxado) pra sair de Salta e fazer uma volta por Cafayate, fazendo na ida ou volta a Cuesta del Obispo, Vale Encantado, Parque Los Cardones, Vale Calchaquies, Vinícolas, etc.

Para San Antonio, num dia (puxado também) conhecer Tastil, Polvorilla, Abra Acay, La Poma, Cachi, Payogasta, etc.

Nos arredores de Salta tem roteiro pra passar 15 dias de boa, só a cidade merece 2-3 dias.

Abraços

Miltinho
06/10/2013, 19:36
Fábio já fui 2 vezes, mas sempre ficando em Hotel, sobre campings não sei nada... Para a Q

Miltinho
06/10/2013, 19:49
Desculpe... Meu teclado está uma mer...
Vamos lá: Para a Quebrada de Humahuaca, vá pela Ruta 9 (SSJujuy), não vá pela Corniza!
As paisagens são fantásticas, voce vai passar por Maimará, Tilcara, Uquia e por ultimo Humahuaca, vale muito a pena, tem muita coisa para ver (é onde começou a luta pela Independencia, pelos Indios e Gauchos).
Dois dias para SPA é muito pouco, (G. Tatio, Vale La Luna, Lagunas, Salares, etc), é como disse o Jeison, tem muita coisa para ver (fiquei 4 dias em Salta e 4 em SPA + Calama).
Sempre fiquei em Hotel, sobre campings, não sei nada...
Abç.

fsilvaarquiteto
07/10/2013, 00:26
Miltinho,
to pensando em quando sair de Salta pegar a Ruta 51 até San Antônio de Los Cobres e depois pegar a 23 até SPA.
saindo de SPA pretendo pegar a rota que passa em frente a Laguna Colorada depois pegar a Ruta 5 seguindo até Uyuni...
Mas na verdade ainda estamos discutindo o trajeto.....

fsilvaarquiteto
09/10/2013, 01:04
Me surgiu uma grande duvida, andei lendo algumas historias da Bolívia sobre assaltos a mão armada, emboscadas na beira da estrada e por aí vai.... Estou ficando meio receoso de passar por lá... Alguém sabe me informar se isso procede ou são só casos isolados????

jeisonk
09/10/2013, 09:39
Eu tenho três amigos que passaram por isso.
Num a tentativa foi frustrada, conseguiram escapar sem qualquer dano.
No outro caso também conseguiram fugir mas na fuga uma das picapes capotou.
E de um terceiro amigo, levaram TUDO que tinha, estava sozinho numa Triton. Deixaram ele só com a roupa do corpo.

Abraços

fsilvaarquiteto
09/10/2013, 17:30
Jeison, todos na Bolívia????

Eu tenho três amigos que passaram por isso.
Num a tentativa foi frustrada, conseguiram escapar sem qualquer dano.
No outro caso também conseguiram fugir mas na fuga uma das picapes capotou.
E de um terceiro amigo, levaram TUDO que tinha, estava sozinho numa Triton. Deixaram ele só com a roupa do corpo.

Abraços

geovanih
10/10/2013, 11:21
Esse assunto também me interessa.

Pretendo ir para o atacama e cantinho da Bolívia no segundo semestre do ano que vem.
Minha ideia seria entrar na reserva Eduardo Avaroa e ir até o Uyuni.

No achometro, pensei que essa região fosse um pouco mais tranquila, por ser pouco urbanizada. Que o problema maior fosse nas próximo das grandes cidades.

Complementando a pergunta Jeison. Se foi na bolivia? qual região ocorreram esses assaltos?

fraenkel
10/10/2013, 20:43
Acompanhando, esse roteiro interessa...

jeisonk
10/10/2013, 20:56
No primeiro caso, a tentativa e perseguição frustrada, foi no altiplano, na região entre Uyuni e Atacama.
Os outros dois foram nas estradas que ligam Santa Cruz a Corumbá.

Abraços

fsilvaarquiteto
10/10/2013, 21:15
Jeison, vc fez o trecho que sai de SPA passando pela Laguga Colorada até Uyuni???? Saberia me informar quanto tempo mais ou menos levaríamos????

jeisonk
10/10/2013, 21:26
Fiz não, no ano que iria fazer encontrei um amigo de Sampa em Salta e ele me relatou do ocorrido acima.
Daí abortei o trecho e segui direto para San Pedro.

Um dia ainda vou rodar pela região, quando essa questão de segurança melhorar.

Abraços

fsilvaarquiteto
10/10/2013, 23:52
Então Geovani, tb achei que seria mais tranquilo por se tratar de uma região afastada.
Estou bem receoso para fazer esse percurso entre SPA e Uyuni. Ainda não decidi por onde passar e não gostaria de deixar pra ultima hora... Situação difícil!!!!!!

Esse assunto também me interessa.

Pretendo ir para o atacama e cantinho da Bolívia no segundo semestre do ano que vem.
Minha ideia seria entrar na reserva Eduardo Avaroa e ir até o Uyuni.

No achometro, pensei que essa região fosse um pouco mais tranquila, por ser pouco urbanizada. Que o problema maior fosse nas próximo das grandes cidades.

Complementando a pergunta Jeison. Se foi na bolivia? qual região ocorreram esses assaltos?

fsilvaarquiteto
14/10/2013, 21:41
Acho que conseguimos definir a rota:

435085

E. Mac
15/10/2013, 15:55
Fiz a Reserva Avaroa em setembro de 2011, foi em uma viagem de moto, sendo que de Uyuni até SPA contratei uma operadora que mandou as motos de caminhão e nós fomos em dois 4x4 com motoristas e guias.

Fizemos esse exuberante trecho em dois dias com um pernoite em uma Pousada interessante (especializada em atender o turista em trânsito), com um jantar excelente, no vilarejo Villamar. Mão me recordo do custo de todo o passeio mas não foi caro.

Na ocasião o pessoal da agência informou que aquela região é uma das rota de traficantes, mas que nunca haviam incomodado eles (operadores de turismo).

É comum o pessoal de moto fazer esse percurso, alguns até sozinhos. Lembro também que havia uma restrição por parte da Bolívia que as agência chilenas operassem nessa região, mas deve haver alguma haver como contratar esses serviços em SPA.

Nós contratamos esse passeio ainda em Potosi, na Bolívia, na Agência Hidalgo.

Tenho algumas fotos em: Percorrendo Bolívia-Chile-Peru de Motocicleta: Setembro 2011 (http://motonboliviachileperu.blogspot.com.br/2011_09_01_archive.html)

fsilvaarquiteto
17/10/2013, 12:58
Oi E. Mac, tudo certo???
Li seu blog, bem bacana. Com certeza vai ser de grande ajuda, vocês fizeram praticamente o mesmo percurso que pretendemos fazer.
Queremos fazer a Reserva Avaroa e se for possível pernoitar a caminho de Uyuni, acho que pra isso vamos contratar um guia, só por garantia.
É bom saber que não tiveram problemas com roubos ou coisa parecida...
Abraço.....

Fiz a Reserva Avaroa em setembro de 2011, foi em uma viagem de moto, sendo que de Uyuni até SPA contratei uma operadora que mandou as motos de caminhão e nós fomos em dois 4x4 com motoristas e guias.

Fizemos esse exuberante trecho em dois dias com um pernoite em uma Pousada interessante (especializada em atender o turista em trânsito), com um jantar excelente, no vilarejo Villamar. Mão me recordo do custo de todo o passeio mas não foi caro.

Na ocasião o pessoal da agência informou que aquela região é uma das rota de traficantes, mas que nunca haviam incomodado eles (operadores de turismo).

É comum o pessoal de moto fazer esse percurso, alguns até sozinhos. Lembro também que havia uma restrição por parte da Bolívia que as agência chilenas operassem nessa região, mas deve haver alguma haver como contratar esses serviços em SPA.

Nós contratamos esse passeio ainda em Potosi, na Bolívia, na Agência Hidalgo.

Tenho algumas fotos em: Percorrendo Bolívia-Chile-Peru de Motocicleta: Setembro 2011 (http://motonboliviachileperu.blogspot.com.br/2011_09_01_archive.html)

E. Mac
19/10/2013, 12:39
Oi E. Mac, tudo certo???
Li seu blog, bem bacana. Com certeza vai ser de grande ajuda, vocês fizeram praticamente o mesmo percurso que pretendemos fazer.
Queremos fazer a Reserva Avaroa e se for possível pernoitar a caminho de Uyuni, acho que pra isso vamos contratar um guia, só por garantia.
É bom saber que não tiveram problemas com roubos ou coisa parecida...
Abraço.....

Só um pitaco, no roteiro: De Cusco eu fui para Rio Branco/AC, foram 2 dias com um pit-stop em Puerto Maldonado/PE, é todo em asfalto, mas creia que é uma das estradas mais bonitas das quais eu passei, no cardápio consta Andes e Amazônia Peruana. No Acre eu despachei a moto de caminhão até Brasília, frete barato - retorno, e peguei avião, isso é uma opção para aproveitar mais tempo em Cusco, onde fiquei muito pouco tempo, e tem mais coisa para se ver além de Machu Pichu.

Se me permite, de Lá Paz até Santa Cruz, trecho que eu não fiz, pode ser que leve mais de um dia. Fui surpreendido na Bolívia e no Perú, ao menos nas regiões em que transitei, ao fato de que distância é informada, de forma imprecisa, por tempo demandado e não por Km.

fsilvaarquiteto
24/10/2013, 22:12
Só um pitaco, no roteiro: De Cusco eu fui para Rio Branco/AC, foram 2 dias com um pit-stop em Puerto Maldonado/PE, é todo em asfalto, mas creia que é uma das estradas mais bonitas das quais eu passei, no cardápio consta Andes e Amazônia Peruana. No Acre eu despachei a moto de caminhão até Brasília, frete barato - retorno, e peguei avião, isso é uma opção para aproveitar mais tempo em Cusco, onde fiquei muito pouco tempo, e tem mais coisa para se ver além de Machu Pichu.

Se me permite, de Lá Paz até Santa Cruz, trecho que eu não fiz, pode ser que leve mais de um dia. Fui surpreendido na Bolívia e no Perú, ao menos nas regiões em que transitei, ao fato de que distância é informada, de forma imprecisa, por tempo demandado e não por Km.

E.Mac., os dias estão contados, então com certeza por Rio Branco nem pensar... Talvez na próxima quando formos pra Huarez. Sei que a região, que comentou, é bem bonito então a dica foi bem bacana, infelizmente tem que ser um pouco de cada vez :)))
Esse percurso de Lá Paz até Santa Cruz, já havíamos imaginado que não daria. Teria alguma sugestão pra pernoitarmos nesse trecho????

E. Mac
25/10/2013, 10:29
E.Mac., os dias estão contados, então com certeza por Rio Branco nem pensar... Talvez na próxima quando formos pra Huarez. Sei que a região, que comentou, é bem bonito então a dica foi bem bacana, infelizmente tem que ser um pouco de cada vez :)))
Esse percurso de Lá Paz até Santa Cruz, já havíamos imaginado que não daria. Teria alguma sugestão pra pernoitarmos nesse trecho????

Eu não fiz esse trecho, assim não tenho como lhe indicar um bom local.

O meu roteiro foi no sentido inverso:
- saí de Campo Grande/MS (havia despachado a moto até CG/MS) e fui para Corumbá,
- Corumbá a San José de Chiquitos, fiquei em uma pousada de um casal francês que é show, a Villa Chiquitana, é uma região das Missões Bolivianas,
- de San José de Chiquitos a Santa Cruz de la Sierra, cidade grande,
- de Santa Cruz a Samaipata, onde há fortificações pré-colombianas, gostei muito, fiquei no El Pueblito, também super legal,
- de Samaipata, dormi em Aiquile e depois fui para Sucre, a capital judiciária da Bolívia, adorei essa cidade,
- de Sucre fui para Potosi, e de Potosi para Uyuni (salar), e daí fiz Reserva Eduardo Avaroa e San Pedro de Atacama. O meu roteiro foi dessa forma.

Eu não fui a Lá Paz, não consegui boas informações, fiquei com receio.

Andei a maior parte do tempo em estrada de terra, algumas bem desertas e passei por várias obras de empreiteiras brasileiras que estão asfaltando a Bolívia.

Levei 5 tombos de moto, nada grave. Só transitei durante o dia, e sempre que avistava algum carro, cruzando ou no mesmo sentido eu ficava bem defensivo. É comum haver pedágios onde eles esticam uma corda no meio da estrada e um sujeito sem identificação lhe cobra, isso mesmo alguns não têm nem uniforme. Compra-se combustível nas residência em beira de estrada e nos postos de gasolina eles ficam com dificuldade em atender o turista, pois a gasolina é subsidiada para os bolivianos, e o exército ou a polícia fica vigiando. De uma feita eu tive que comprar combustível através de um cidadão que intermédio uma compra com o posto de gasolina.

Sugiro dar uma lida no texto a seguir da página na internet do Consulado Brasileiro em Santa Cruz de La Sierra, aproveita e envie um email para eles com algumas dúvidas suas: Consulado Geral do Brasil em Santa Cruz, Bolvia (http://www.consbras.org.bo/index.php?id=42)

fsilvaarquiteto
28/10/2013, 16:54
Eu não fiz esse trecho, assim não tenho como lhe indicar um bom local.

O meu roteiro foi no sentido inverso:
- saí de Campo Grande/MS (havia despachado a moto até CG/MS) e fui para Corumbá,
- Corumbá a San José de Chiquitos, fiquei em uma pousada de um casal francês que é show, a Villa Chiquitana, é uma região das Missões Bolivianas,
- de San José de Chiquitos a Santa Cruz de la Sierra, cidade grande,
- de Santa Cruz a Samaipata, onde há fortificações pré-colombianas, gostei muito, fiquei no El Pueblito, também super legal,
- de Samaipata, dormi em Aiquile e depois fui para Sucre, a capital judiciária da Bolívia, adorei essa cidade,
- de Sucre fui para Potosi, e de Potosi para Uyuni (salar), e daí fiz Reserva Eduardo Avaroa e San Pedro de Atacama. O meu roteiro foi dessa forma.

Eu não fui a Lá Paz, não consegui boas informações, fiquei com receio.

Andei a maior parte do tempo em estrada de terra, algumas bem desertas e passei por várias obras de empreiteiras brasileiras que estão asfaltando a Bolívia.

Levei 5 tombos de moto, nada grave. Só transitei durante o dia, e sempre que avistava algum carro, cruzando ou no mesmo sentido eu ficava bem defensivo. É comum haver pedágios onde eles esticam uma corda no meio da estrada e um sujeito sem identificação lhe cobra, isso mesmo alguns não têm nem uniforme. Compra-se combustível nas residência em beira de estrada e nos postos de gasolina eles ficam com dificuldade em atender o turista, pois a gasolina é subsidiada para os bolivianos, e o exército ou a polícia fica vigiando. De uma feita eu tive que comprar combustível através de um cidadão que intermédio uma compra com o posto de gasolina.

Sugiro dar uma lida no texto a seguir da página na internet do Consulado Brasileiro em Santa Cruz de La Sierra, aproveita e envie um email para eles com algumas dúvidas suas: Consulado Geral do Brasil em Santa Cruz, Bolvia (http://www.consbras.org.bo/index.php?id=42)

Então, lemos o texto, deu uma boa esclarecida em alguns pontos que não conhecíamos. valew..
Sobre a Bolívia, estamos um pouco apreensivos. Na maioria dos textos que lemos os comentários não são nada animadores. Mas fazer o que né??? só é vivo quem vive!!! :) Como vc comentou "andando sempre na defensiva", se possível com os dois pés atrás... kkkk
A principio estamos em duas viaturas e aguardando a confirmação de mais duas. Espero que de certo pros outros parceiros irem juntos.

Em que mês vc's foram lá mesmo???

E. Mac
29/10/2013, 10:51
Então, lemos o texto, deu uma boa esclarecida em alguns pontos que não conhecíamos. valew..
Sobre a Bolívia, estamos um pouco apreensivos. Na maioria dos textos que lemos os comentários não são nada animadores. Mas fazer o que né??? só é vivo quem vive!!! :) Como vc comentou "andando sempre na defensiva", se possível com os dois pés atrás... kkkk
A principio estamos em duas viaturas e aguardando a confirmação de mais duas. Espero que de certo pros outros parceiros irem juntos.

Em que mês vc's foram lá mesmo???

Fomos em setembro de 2011. Há alguns relato de assalto, também antes de ir eu fiquei me borrando de medo, mas no momento que eu estava por lá não me senti inseguro.

Estávamos em três motos, sendo que uma delas não andava em grupo, sempre mais adiantada e era com essa que eu fiquei apreensivo, falta de espírito de corpo, sso as vezes acontece.

Vc indo com mais um carro é extremamente seguro inclusive vcs poderão manter uma maior distância, sem perder o contato visual. E um rádio para comunicação, será de grande ajuda. No mais, aproveita.

O Estado PLURINACIONAL da Bolívia reconhece 25 etnias indígenas, vc perceberá o que isso significa quando estiver por lá.

Abraço

geovanih
30/10/2013, 22:22
Tudo bem Fábio

Achei ótimo que manteve os planos de ir pra Bolívia, afinal alguem tem que ir na frente kkkk

Pesquisei um pouco e não encontro informação de fatos que realmente tenham ocorridos, com exceção dos casos que o Jaison sitou e este (que nao li tudo ainda) Cuidado quem for pra Bolívia... (http://www.forumxt600.com.br/forum/ftopic37162.html)

Por outro lado, tb não consigo encontrar relato de pessoas que foram pra lá rodando.

Bom, sigo acompanhando

Abraço

fsilvaarquiteto
18/11/2013, 12:18
Tudo bem Fábio

Achei ótimo que manteve os planos de ir pra Bolívia, afinal alguem tem que ir na frente kkkk

Pesquisei um pouco e não encontro informação de fatos que realmente tenham ocorridos, com exceção dos casos que o Jaison sitou e este (que nao li tudo ainda) Cuidado quem for pra Bolívia... (http://www.forumxt600.com.br/forum/ftopic37162.html)

Por outro lado, tb não consigo encontrar relato de pessoas que foram pra lá rodando.

Bom, sigo acompanhando

Abraço

Geovani, td certo????
Então, continuamos o a mesma duvida, a tal da bolivia, mas acho que vamos encarar. :)))
nao postamos mais nada porque final de ano é sempre um corre corre danado. Ainda mais tendo que ajeitar as coisas pra viagem.
Em seguida enviarei o mapa definitivo....
abraço...

Mateus66
08/04/2014, 11:04
Geovani, td certo????
Então, continuamos o a mesma duvida, a tal da bolivia, mas acho que vamos encarar. :)))
nao postamos mais nada porque final de ano é sempre um corre corre danado. Ainda mais tendo que ajeitar as coisas pra viagem.
Em seguida enviarei o mapa definitivo....
abraço...

Olá Fábio.
E a Viagem, rolou? Estou pensando em repetir o roteiro entre abril/maio mas estou com um pouco de receio de atravessar a Bolívia sozinho. Um grande abraço.
Mateus

caio.piton
05/11/2014, 17:28
Ola, gostaria de mais informacoes dessa viagem que foi feita, pois to planejando fazer um trajeto bem parecido e o meu maior medo ta sendo passar pela bolivia em sentido ao peru, mande seu mapa e um breve relato se puder.

Att Caio Piton

fsilvaarquiteto
19/12/2014, 22:52
Ola, gostaria de mais informacoes dessa viagem que foi feita, pois to planejando fazer um trajeto bem parecido e o meu maior medo ta sendo passar pela bolivia em sentido ao peru, mande seu mapa e um breve relato se puder.

Att Caio Piton

Caio, desculpe não ter respondido antes, andei um pouco longe do fórum.
Deixamos um bom relato em nosso blog, acredito que deixamos um bom material pra pesquisa, mas caso tenha mais alguma duvida pode ir perguntando que ajudaremos no que for possível.
abraço....