PDA

Ver Versão Completa : Preparação Jeep wrangler TJ Opiniões.

Thales Rezende
01/10/2013, 16:23
Fala pessoal. Bem durante muito tempo ( alguns anos dês de que adquiri) meu wrangler TJ tenho consultado o fórumm 4x4 Brasil e alguns fóruns americanos. Realizei a manutenções, instalações e concertos diversos em meu wrangler 98 por conta própria e aprendi muito sobre o carro.
Recentemente andei pensando em vender-lo para adquirir um troller porém acabei desistindo da ideia afinal realizei que a diferença de preço entre os mesmos seria absurda. Portanto decidi começar a fazer alguns upgrades do jeep com parte da grana que eu supostamente gastaria em um troller 2008 ou por ai...
Portanto acabei decidindo começar a preparação e venho pedir a vocês algumas informações sobre principalmente onde conseguir determinadas peças para o carro.
Bem para começar, o carro se encontra quase original, com pneus 31 etc. Pretendo usar pneus 35" e ando pensando em uma preparação baseada em um kit de suspensão da zone off road de 4 polegadas, calços de carroceria de 2" e é claro os famigerados SYE e CV driveshaft para acompanhar. Isso já deve ser o suficiente para acomodar as sapatas 35".
Uma coisa que quero mudar necessariamente são os diferenciais principalmente o famigerado dana 35 traseiro com retenção do semi eixo por C-clip que é no mínimo assustador para se rodar com pneus 35(ainda mais se o diff tiver blocante).
Portanto minha primeira pergunta é essa, eu gostaria de colocar diferenciais dana 60 para que posteriormente eu possa aumentar ainda mais os pneus e partir para um kit de suspensão long arm. Porém estou na duvida se vai ficar pegando o diferencial em tudo quanto é lugar enquanto eu usar os pneus 35? Ainda nesse tópico gostaria de saber se vale mais a pena um dana 60 usado que eu possa encontrar aqui no BR ou talvez importar uns Dynatrac e nesse caso QUEM importa isso?? Outra possibilidade seria importar por conta propia um kit C-CLIP ELIMINATOR com semi eixos reforçados de Cr-mo. Bem mais uma vez reforço que gostaria de trocar por um dana 60 pois pretendo colocar pneus maiores depois de alguns anos e é claro blocar o diff.
Outra dúvida é sobre a importação de peças direto dos EUA, por acaso alguém sabe se ainda é proibido trazer peças como bagagem em viagens? Outra coisa seria se existe algum importador ou despachante que faça esse tipo de importação e que saiba driblar a receita melhor do que eu um pobre mortal.
Por enquanto é isso pessoal, Agradeço a colaboração e assim que for realizando as instalações ao modo DIY eu vou postando aqui pra galera que se interessar tbm. Abraços

Grélo
02/10/2013, 20:17
Thales,

vc colocou muitas perguntas de uma vez só... mas vamos lá:

1) Um Troller é um excelente jipe para viagens, expedições e rally/raids. O Wrangler eu considero que seja outra proposta, mais voltado para trilhas mesmo e viagens curtas(até uns 600km). Enfim, qual o seu uso real?

2) Eu considero que existem 3 maneiras de vc colocar pneus 35" no Wrangler TJ:
a) um kit de 3,5" em diante e um body lift de 1". Se usar kit de 4,5" em diante não precisará do BL;
b) um kit de 2,5" e um body lift de 2" e alguns pequenos ajustes de batentes;
c) nenhum kit ou body lift e uma esmerilhadeira e um bom lanterneiro e vc terá o que os americanos chamam de LCG - "Low Center of Gravity";

3) Diferenciais: eu usei meus diferenciais com pneus 35" por pouco mais de 2 anos sem quebras com bloqueios ARB nos 2 eixos, sendo que o eixo dianteiro só recebeu a tampa da ARB de reforço e o traseiro eu comprei os semieixos de 30 estrias(original são 27) e freios à disco, que ajudam a manter a roda no lugar em caso de quebra do semieixo.
O lance dos diferenciais é pensar até que tamanho de pneus vc quer ir. Defina isso e depois escolha os eixos. Temos muito pouca variedade no Brasil para escolher e quanto maior o Dana, maior a bola do diferencial e também a largura dele. Só para referência, um eixo Dana 60 de F-250 tem 69" de largura de face de roda a face de roda, enquanto o original do Wrangler tem apenas 60,5". É bastante diferença;

4) Trazer autopeças em bagagem acompanhada é PROIBIDO. Pode ser apreendido e não tem como recuperar. Se quiser trazer peças dos USA abra uma conta na Usabox ou Shipito.

Abraços,

Grélo.

Thales Rezende
03/10/2013, 20:05
Fala Grélo, realmente o post ficou meio confuso(no estilo brainstorm). Agradeço as dicas!

Apesar de nunca ter realizado muitas modificações no jeep sempre fui muito feliz com ele durante usos no final de semana, até que um dia tive de começar a usar o carro no dia a dia e algumas coisas começaram a me incomodar. Primeiro a barulhada da viatura(a sua também bate?) digo, o banco traseiro, o quadro da capota de lona, a porta do porta-malas, tudo fica dando batidinhas. Além disso uma das coisas que mais me incomodam é a economia de combustível, o bicho deve beber igual a um v8 carburado antigo que tenho, faz uns 4km/l na estrada. O terceiro problema foi a dificuldade de importação, com o dolar caro, o Lula proibiu trazer peças na bagagem e outras coisas do gênero.

A partir desses problemas comecei a pensar em um troller usado, por exemplo um 2007 com o motor mwm 3.0 diesel ngd. O bixo faz cerca de 10km/l no diesel chipado com 230hp o que não é nada mal. Porém um troller 2007 deve custar cerca de 60mil o que é quase 30 mil a mais do que o preço de mercado do meu jeep wrangler sacou? E mesmo assim meu wrangler não possui nem 70 mil km originais, já os trollers ta cheio de carro com mais de 100 mil km por ai. Sem falar que o wrangler é automático, possui airbag motorista e passageiro, e o motor apesar de beberrão é extremamente resistente e demanda pouca manutenção(foi eleito por varias revistas norte americanas como o melhor motor ja colocado em um off road). Conheço pessoas nos eua que rodaram cerca de 500 mil km sem precisar abrir o bixo, já esses motores a diesel que de acordo com o senso comum são "fortes" ta cheio de gente fazendo motor com 150 mil km.

Enfim acabei desistindo de vender o wrangler, realmente com a diferença de preço dos carros não creio que valha a pena, principalmente para mim que não rodo muito. Ao invés de trocar o carro decidi começar a equipar-lo. Até agora pensei nos pneus 35 com a suspensão de 4" da zone off road e kit body lift de 2", SYE da superior e eixo CV qualquer um que achar mais barato.
Minhas dúvidas com relação a preparação são especificamente sobre os diferenciais como você falou e sobre como trazer peças dos EUA sem ser extorquido pela receita federal. Para isso gostaria de pedir mais informaçoes sobre essas Usabox e Sipto que você me informou.

Agradeço enormemente toda colaboração!
Abraços

Thales Rezende
03/10/2013, 20:17
Para especificar mais sobre os diferenciais.
Bem apesar de nunca ter tido problemas com os dana 30 e 35 do jeep(a não ser uns estalos que resolvi com a extensão dos respiros e troca do fluido do diff e que parecia ter sido contaminado em alguma travessia de lagos pois a mangueira do respiro traseiro se encontrava partida) sempre escutei horrores sobre os danas 35 particularmente.
O problema parece estar no fato de possuírem semi eixos de 27 estrias fracos que podem quebrar quando colocamos pneus grandes e ainda possuirem o sistema de retenção do semi eixo praticamente na caixa satélite do diferencial, o famigerado C-CLIP. Logo quando você quebra o eixo sua roda fica soltinha correto?
Eu achava que a unica forma de acabar com isso seria melhorar o semi eixo como por exemplo por um com 30 estrias de Cr-mo como você citou e colocar um kit c-clip eliminator. Não sabia que os freios a disco resolveriam o problema. Será que o disco aguenta manter a roda no caso de uma eventual quebra?
Outra pergunta é qual marca de semi 30 estrias você optou?
Seguem anexos dos incidentes com c clip e do kit mencionado
As fotos são de assustar qualquer adepto ao off road.

Thales Rezende
03/10/2013, 20:18
Fotos do kit feito pela superior.

pedro bonadio
04/10/2013, 11:46
Os melhores eixos pra TJ, XJ, ZJ e WJ no Brasil são os Dana 44 do Troller RF e dos T4 2001. Que são originais da Cherokee Rubicon Venezuelana.

Os do RF tem relação 4.88:1 e os do T4 2001 tem relação 4.09:1. O eixo dianteiro é High Pinion Reverse Cut que é 30% mais resistente que um Low Pinion na dianteira e na traseira é um Low Pinion Standart Cut.

Ele mantém os 5 furos no padrão Jeep. As dimensões são as mesmas.

Só precisará trocar os suportes de suspensão e direção do Troller para o do Wrangler ou do Kit que você comprar.

Com esses eixos pode-se usar pneus 35" sem reforço e por ter a relação mais curta já originalmente te poupa o trabalho de ter que reduzir o diferencial, e assim só resta comprar um par de bloqueios e colocar debaixo do carro.

Na parte de suspensão eu iria de Rubicon Express, Currie ou Rock Krawler, se seu intuito for trilhas. Se seu desejo for expedição, dia-a-dia, suspensão da Teraflex pode ser melhor pra você.

Abraços

M-Beltrame
04/10/2013, 12:40
Os melhores eixos pra TJ, XJ, ZJ e WJ no Brasil são os Dana 44 do Troller RF e dos T4 2001. Que são originais da Cherokee Rubicon Venezuelana.

Os do RF tem relação 4.88:1 e os do T4 2001 tem relação 4.09:1. O eixo dianteiro é High Pinion Reverse Cut que é 30% mais resistente que um Low Pinion na dianteira e na traseira é um Low Pinion Standart Cut.

Ele mantém os 5 furos no padrão Jeep. As dimensões são as mesmas.

Só precisará trocar os suportes de suspensão e direção do Troller para o do Wrangler ou do Kit que você comprar.

Com esses eixos pode-se usar pneus 35" sem reforço e por ter a relação mais curta já originalmente te poupa o trabalho de ter que reduzir o diferencial, e assim só resta comprar um par de bloqueios e colocar debaixo do carro.

Na parte de suspensão eu iria de Rubicon Express, Currie ou Rock Krawler, se seu intuito for trilhas. Se seu desejo for expedição, dia-a-dia, suspensão da Teraflex pode ser melhor pra você.

Abraços
Fala isso para dono de Troller, hahahhaha
Esses eixos são uma carniça.
No seu caso eu iria reforçar os eixos, em ultima opção pensaria na troca e, apenas pensaria na ultima opção se vc for aumentar os pneus no futuro.

Abraços

pedro bonadio
04/10/2013, 19:43
Carniça? Eu sou dono de Troller e o único contra desse eixo é falta de roda livre. O problema de donos de trollers é a ignorância.

Thales Rezende
05/10/2013, 12:30
Fala pessoal, Obrigado pela ajuda.
Muito interessante essa questão dos eixos dos trollers mais novos. Alguém sabes onde posso adquirir um par dos mesmos?
Com relação aos trollers mais novos com eixos totalmente flutuantes será que seria possível adaptar com poucas alterações? A propósito alguém sabe quanto ta custando um dana 60 Dynatrac aqui no BR? Abraços
Grato
Thales

M-Beltrame
05/10/2013, 14:52
Carniça? Eu sou dono de Troller e o único contra desse eixo é falta de roda livre. O problema de donos de trollers é a ignorância.
Eu me referi aos Trollers com o eixo de 5 furos ( olhando a sua assinatura vi que vc tem um 04, ele ja é o 6 furos não é?! O 6 furos sim é bom ), no meu grupo tem 2 trollers 5 furos um ap e outro já é o 2.8. Ambos já tiveram problemas e o 2.8 não tem sossego.

Abraços

pedro bonadio
07/10/2013, 13:46
To falando do 5 furos. Dos Troller RF. Mais antigos.

M-Beltrame
07/10/2013, 19:17
To falando do 5 furos. Dos Troller RF. Mais antigos.
Eu tb, esses eixos equiparam os Trollers com motor AP e os primeiros 2.8 a diesel. Como disse, amigos tem problemas com eles e até onde sei a fama deles não é boa.

Abraços

RODRIGO WRANGLER BH
11/11/2013, 00:24
Thales

tudo bom? Qual oficina você deixa seu Wrangler em BH? Tenho um TJ 98 e pretendo fazer praticamente as mesmas alterações.

Você já colocou bloqueio nos diferenciais?

Ja comprou os pneus e o kit de suspensão?