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Ver Versão Completa : Defender 300 TDI - Óleo do Motor



roberto.cardoso@ig.com.br
24/09/2013, 19:57
Pessoal,

Faz tempo que venho utilizando o óleo 15w40 mineral no motor da defender, desde a primeira troca segui as indicações aqui do fórum para o óleo.

É o meu primeiro carro à diesel, porém nos outros carros à gasolina eu sempre utilizei óleos 100% sintéticos, inclusive na minha ex ranger V6 que vendi com 250.000KM sem queimar uma gota de óleo.

Pesquisando no manual da defender o mesmo indica a utilização de várias viscosidades, 5w30, 5w40, 5w50, 10w30, 10w40 e 10w50, mas não indica a utilização do 15w40.

Pesquisei na internet e para a gama de viscosidade indicada no manual encontrei apenas óleos 100% sintéticos (todos para motores diesel).

Minha dúvida é sem alguém utiliza no 300TDI óleos 100% sintéticos. Encontrei umas opções no mercado indicados até para o tipo de trânsito anda e para.. que é aonde temos o maior desgaste do motor!

Penso em utilizar um óleo mais fino para que quando frio se espalhe mais rápido pelo motor e pensando em uma economia de combustível com o motor rodando mais leve (lembro que isso mudava muito no motor à gasolina).

Uma outra dúvida é que todos os fabricantes que possuem viscosidades compatíveis com o manual possuem classificação ACEA E7/E4/E5/E4-08. Por ser uma letra maior significa compatibilidade com o ACEA B2?

Abraços,

UiRá
25/09/2013, 23:02
Amigo em relação a estas classificações de viscosidade não faço ideia, só um engenheiro químico ou especialista em óleos e lubrificantes pode responder...rsrs.

Mas por curiosidade fui olhar hoje o manual da minha 90, que também é 300 TDi e nele consta nas indicações o 15w40 sim...

Att

roberto.cardoso@ig.com.br
26/09/2013, 10:22
Então UiRá,

No meu manual não consta, porém pesquisando na net achei um manual ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS INTERNATIONAL HS 2.5T(EURO I / EURO II) e nele consta que a viscosidade correta é a 15W40.

Achei muito estranho essa variação de viscosidade para o mesmo motor.

A galera que foi pra Argentina / Chile teve problemas por conta do frio e a viscosidade do óleo?

Abraços,

CGAUER
26/09/2013, 11:21
Nunca, nenhum problema.

Cheguei usar o 10W40 Enduron, mas não sei se vale o investimento ($$$).

Best

Clemente


Então UiRá,

No meu manual não consta, porém pesquisando na net achei um manual ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS INTERNATIONAL HS 2.5T(EURO I / EURO II) e nele consta que a viscosidade correta é a 15W40.

Achei muito estranho essa variação de viscosidade para o mesmo motor.

A galera que foi pra Argentina / Chile teve problemas por conta do frio e a viscosidade do óleo?

Abraços,

roberto.cardoso@ig.com.br
26/09/2013, 12:22
Clemente,

Sentiu diferença de consumo de diesel por ser um óleo mais leve?

Quero utilizar um 100% sintético 5W40 pensando em dois fatores, maior dispersão do óleo quando frio e menor consumo de combustível.

Abraços,

CGAUER
26/09/2013, 14:00
Roberto,

não senti nenhuma diferença.

O que é realmente importante no óleo para motores Diesel, é a sua reserva alcalina, o TBI. Quanto maior, melhor. Hoje só uso Diesel S10, que diminui bastante o ataque ácido do combustível no óleo, pela sua menor quantidade de enxofre. Ou seja, trocando o óleo a cada 7500 km, como costumo fazer, nem mesmo o TBI é mais problema.

É importante também verificar a viscosidade do óleo a 100˚C, de for menor que o 15W40, nem sempre vai ser ideal paras as regiões quentes, onde eventualmente um óleo mais fino pode diminuir a camada de lubrificação entre as peças.

Eu ficaria com o normal e tradicional 15W40.

Abs

Clemente


Clemente,

Sentiu diferença de consumo de diesel por ser um óleo mais leve?

Quero utilizar um 100% sintético 5W40 pensando em dois fatores, maior dispersão do óleo quando frio e menor consumo de combustível.

Abraços,

roberto.cardoso@ig.com.br
26/09/2013, 14:22
Valeu pelas informações.

Eu também uso o S10 desde janeiro (sempre que encontro).

Sobre a viscosidade o óleo que uso atualmente cobre 14,2mm/s à 100ºC. Os que estou pesquisando variam entre 14,8mm/s e 15mm/s.

Abraços,


Roberto,

não senti nenhuma diferença.

O que é realmente importante no óleo para motores Diesel, é a sua reserva alcalina, o TBI. Quanto maior, melhor. Hoje só uso Diesel S10, que diminui bastante o ataque ácido do combustível no óleo, pela sua menor quantidade de enxofre. Ou seja, trocando o óleo a cada 7500 km, como costumo fazer, nem mesmo o TBI é mais problema.

É importante também verificar a viscosidade do óleo a 100˚C, de for menor que o 15W40, nem sempre vai ser ideal paras as regiões quentes, onde eventualmente um óleo mais fino pode diminuir a camada de lubrificação entre as peças.

Eu ficaria com o normal e tradicional 15W40.

Abs

Clemente

Dinho_BH
26/09/2013, 15:19
... trocando o óleo a cada 7500 km, como costumo fazer, nem mesmo o TBI é mais problema...
Clemente

Clemente,

Você acabou tocando em um assunto que já queria ter perguntado antes... rsrsrs...

Com o uso do S-10 podemos "esticar" a troca de óleo (e filtro) para 7500km?

Você aconselha este período de troca para uso inclusive urbano/severo ou apenas para uso em estradas?

Está usando, para este intervalo, o óleo mineral, semi-sintético ou 100% sintético?

Pensei realmente em abrir um tópico para discutirmos a possibilidade de, em uso contínuo com o S-10, esticar a troca, ao menos, em estradas (alta quilometragem em um período menor de tempo...).

Abraços.

Msrezende
26/09/2013, 19:04
Roberto,


Eu ficaria com o normal e tradicional 15W40.

Abs

Clemente

É... Aqui so tenho usado o 15w40 desde que comprei o carro ha dois anos. O diesel S50 e depois o S10, desde que saiu, so uso ele.
As trocas de óleo eu sempre fiz com 5000 km...
O óleo tem sido o Ipiranga Brutus Protection T5.