Pessoal,
Faz tempo que venho utilizando o óleo 15w40 mineral no motor da defender, desde a primeira troca segui as indicações aqui do fórum para o óleo.
É o meu primeiro carro à diesel, porém nos outros carros à gasolina eu sempre utilizei óleos 100% sintéticos, inclusive na minha ex ranger V6 que vendi com 250.000KM sem queimar uma gota de óleo.
Pesquisando no manual da defender o mesmo indica a utilização de várias viscosidades, 5w30, 5w40, 5w50, 10w30, 10w40 e 10w50, mas não indica a utilização do 15w40.
Pesquisei na internet e para a gama de viscosidade indicada no manual encontrei apenas óleos 100% sintéticos (todos para motores diesel).
Minha dúvida é sem alguém utiliza no 300TDI óleos 100% sintéticos. Encontrei umas opções no mercado indicados até para o tipo de trânsito anda e para.. que é aonde temos o maior desgaste do motor!
Penso em utilizar um óleo mais fino para que quando frio se espalhe mais rápido pelo motor e pensando em uma economia de combustível com o motor rodando mais leve (lembro que isso mudava muito no motor à gasolina).
Uma outra dúvida é que todos os fabricantes que possuem viscosidades compatíveis com o manual possuem classificação ACEA E7/E4/E5/E4-08. Por ser uma letra maior significa compatibilidade com o ACEA B2?
Abraços,