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Ver Versão Completa : Shimming e temperatura ambiente



Antonio C Ribeiro
13/09/2013, 01:02
Olá Pessoal

Durante o frio que passou pelo interior de São Paulo na semana passada, notei uma coisa que me intrigou.

Como trabalho à noite, alguns dias da semana pego a estrada por volta de 23 horas para voltar para casa. O percurso, de 60 km, pela Rod. Anhanguera, tem asfalto liso com algumas pequenas ondulações.

Algumas dessas ondulações chegam a produzir o shimming, aquela vibração na direção, mas não dura muito tempo, coisa de segundos, rapidamente corrigido pelo amortecedor de direção (o meu é da marca Old Man). Nem é necessário qualquer providência para parar a vibração.

Acontece que nessas noites bem frias, com temperaturas abaixo de 10º, passando pelas mesmas ondulações, o shimming aumentou consideravelmente, a ponto de precisar reduzir a velocidade até cessar a vibração. Quando a frente fria passou, com as noites um pouco mais quentes, não aconteceram mais as vibrações.

Me pareceu que a temperatura externa afetou o funcionamento do amortecedor de direção. Será que o meu diagnóstico foi correto?

CGAUER
13/09/2013, 15:38
Maior rigidez dos pneus ou presença de achatamento por ficar estacionado muito tempo no frio, comumente chamado de "flat spots".

Acontece com meu Jimny. Quando fica muito tempo estacionado, os primeiros km é uma tremedeira só...

Abs

Clemente



Olá Pessoal

Durante o frio que passou pelo interior de São Paulo na semana passada, notei uma coisa que me intrigou.

Como trabalho à noite, alguns dias da semana pego a estrada por volta de 23 horas para voltar para casa. O percurso, de 60 km, pela Rod. Anhanguera, tem asfalto liso com algumas pequenas ondulações.

Algumas dessas ondulações chegam a produzir o shimming, aquela vibração na direção, mas não dura muito tempo, coisa de segundos, rapidamente corrigido pelo amortecedor de direção (o meu é da marca Old Man). Nem é necessário qualquer providência para parar a vibração.

Acontece que nessas noites bem frias, com temperaturas abaixo de 10º, passando pelas mesmas ondulações, o shimming aumentou consideravelmente, a ponto de precisar reduzir a velocidade até cessar a vibração. Quando a frente fria passou, com as noites um pouco mais quentes, não aconteceram mais as vibrações.

Me pareceu que a temperatura externa afetou o funcionamento do amortecedor de direção. Será que o meu diagnóstico foi correto?

Antonio C Ribeiro
14/09/2013, 00:06
Olá Clemente

Pôxa, eu nunca tinha ouvido falar de "flat spots". Com a sua informação eu fui saber um pouco mais e parece que é isso mesmo, obrigado!

Mas ficou uma dúvida: a tremedeira é melhor em português ou inglês? :)

Abraços




Maior rigidez dos pneus ou presença de achatamento por ficar estacionado muito tempo no frio, comumente chamado de "flat spots".

Acontece com meu Jimny. Quando fica muito tempo estacionado, os primeiros km é uma tremedeira só...

Abs

Clemente