Olá Pessoal
Durante o frio que passou pelo interior de São Paulo na semana passada, notei uma coisa que me intrigou.
Como trabalho à noite, alguns dias da semana pego a estrada por volta de 23 horas para voltar para casa. O percurso, de 60 km, pela Rod. Anhanguera, tem asfalto liso com algumas pequenas ondulações.
Algumas dessas ondulações chegam a produzir o shimming, aquela vibração na direção, mas não dura muito tempo, coisa de segundos, rapidamente corrigido pelo amortecedor de direção (o meu é da marca Old Man). Nem é necessário qualquer providência para parar a vibração.
Acontece que nessas noites bem frias, com temperaturas abaixo de 10º, passando pelas mesmas ondulações, o shimming aumentou consideravelmente, a ponto de precisar reduzir a velocidade até cessar a vibração. Quando a frente fria passou, com as noites um pouco mais quentes, não aconteceram mais as vibrações.
Me pareceu que a temperatura externa afetou o funcionamento do amortecedor de direção. Será que o meu diagnóstico foi correto?