Ver Versão Completa : Cherokee XJ 99: rejuvenescimento
edsonjrocha
10/02/2021, 15:29
qual óleo vc colocou?
trocou filtro?
fez o flush completo pra sair sujeira do conversor?
de mais explicações de todo o procedimento
Boa noite galera tenho uma cherokee sport 98 cambio automático e depois de uma troca de óleo começou apresentar um problema na marcha ré quando engata a mesma e acelera forçando ela patina e não vai so se deixa ela ir tranquila por ela mesma o que pode ser podem me dar uma luz se pode ser algo grave ??? Podem me indicar alguém. Por gentileza
edsonjrocha
10/02/2021, 15:32
Pessoal,
a famosa luz do ABS acendeu por aqui. Quando ligo o carro ela está desligada e o ABS funciona nos primeiros metros rodados. Depois de um tempo a luz acende e o abs não funciona mais, ou seja, se freiar forte as rodas travam.
Sabem o que pode ser?
pastilhas novas
discos bons
cilindro mestre novo
fluido novo
reparos das pinças novos
O que pode ser Por onde começo?
Pessoal,
a famosa luz do ABS acendeu por aqui. Quando ligo o carro ela está desligada e o ABS funciona nos primeiros metros rodados. Depois de um tempo a luz acende e o abs não funciona mais, ou seja, se freiar forte as rodas travam.
Sabem o que pode ser?
pastilhas novas
discos bons
cilindro mestre novo
fluido novo
reparos das pinças novos
O que pode ser Por onde começo?
Você fez esses serviços recentemente nos freios?
No caso da minha ex Sport aconteceu este problema depois de mexerem nas rodas para algum serviço, afastando um dos sensores da posição correta, deixando de ler os dentes que ficam no eixo.
Isto desabilitou o ABS.
Feito o ajuste manualmente do suporte do sensor, voltou a funcionar.:concordo:
edsonjrocha
12/02/2021, 09:03
opa, glaicon
não tão recente. Rodei uns 3mil km depois dos serviços até acender a luz...
o mecânico disse que rechecou a posição dos sensores do ABS (não acompanhei, estou confiando que sim)
no scanner acusou defeito na bomba do abs, mas esses scanners que não são específicos para o modelo do carro são temerários... por isso preciso de mais opiniões
Você fez esses serviços recentemente nos freios?
No caso da minha ex Sport aconteceu este problema depois de mexerem nas rodas para algum serviço, afastando um dos sensores da posição correta, deixando de ler os dentes que ficam no eixo.
Isto desabilitou o ABS.
Feito o ajuste manualmente do suporte do sensor, voltou a funcionar.:concordo:
opa, glaicon
não tão recente. Rodei uns 3mil km depois dos serviços até acender a luz...
o mecânico disse que rechecou a posição dos sensores do ABS (não acompanhei, estou confiando que sim)
no scanner acusou defeito na bomba do abs, mas esses scanners que não são específicos para o modelo do carro são temerários... por isso preciso de mais opiniões
Entendi.
No meu caso nem cheguei no portão da oficina e já acendeug a luz do ABS.
Então foi fácil de identificar o problema.
Situação bem diferente da sua, pois já rodou 3.000 Km's.
Uma coisa é certa com a eletrônica dos veículos: pifa uma coisa e acusa outra totalmente diferente no painel.
Na minha Pajero, por exemplo: entupiu a EGR e, como consequência, fiquei sem controle de tração e piloto automático.
Por isso, a desabilitação do seu ABS pode ser apenas um aviso.
Investigue bem.
E boa sorte!:concordo:
Obrigado, Alexandre kkk
A parte estética já terminamos, seguem vídeos, a parte mecânica eu termino sábado, além do que eu já havia dito, abrimos os diferenciais e estavam perfeitos, o óleo infelizmente também estava novo kkk mas só tinha jeito de descobrir abrindo (coloquei óleo 85w140 LS nos dois e não utilizamos a junta pronta, resolvi passar apenas o silicone igual fiz na manutenção da S10 e ficou perfeito), seguem fotos, também foi trocado fluido de freio (pastilhas e discos estão novinhos) e fluido da direção hidráulica (não apresenta barulho, nem folga e nem peso, mas mesmo assim troquei os fluidos pra melhor controle de prazo e quilometragem).
Pronto troquei todos os óleos e todos os fluidos que tem nesse carro, com exceção do fluido da Caixa de Transferência que está novinho novinho, quando abrimos o bujão e vimos a cor deu até dó de mexer, daqui 10mil km eu troco.
Pronto, pessoal. De rejuvenescimento infelizmente por enquanto é só isso (tem algumas coisas aqui pra trás que já postei), pois graças a Deus tive a grata surpresa do carro estar em boas condições e com a manutenção em dia. De resto por agora quero apenas trocar todas as lâmpadas do painel por led, mas deve demorar um pouco, pois não sei como fazer e nem quais as lâmpadas e não encontro alguém que já tenha tirado esse painel...
forte abraço
edson
E daí, Edson, como está a viatura?
Achei esta foto de um passeio feito lá por 2010.
A da frente era uma modelo diesel, manual, com lift.
A de trás, a minha, original caretona.
Dá uma diferença boa no visual.
Deixou saudades.:concordo:
575986
Dhfernandes
11/04/2021, 09:22
Édson, que trampo foda.
Acho muito bacana o como esse nível de detalhes que vcs colocam, pode ter certeza que ajuda demais a turma. Estou entrando no meu primeiro 4x4 raiz! Kkkk
Tive um Tucson V6 (puta carrão) mas ele não tem pegada offroad nenhuma.
Agora comprei uma XJ 1998 linda.
Tô entrando nos grupos, baixando catálogos, manuais de reparo, me informando bem porque tenho umas coisinhas pra mexer. Principalmente os freios, estão muito ruins, freio de mão então... não existe. Já até puxei no tirante de regulagem da alavanca e nem fez cócegas.
Gostei bastante dos detalhes, aquela gradinha da lanterna ficou show.
Vou me debruçar sobre esse post porque tem muita coisa que vai me ajudar.
Pena q as coisas mais pesadas não vou poder fazer pq moro em Apartamento e a garagem é muito escura.
Ah... se tiverem um grupo de WhatsApp ou Telegram tenho total interesse em participar. Já vi um post aqui mas parece que encheu.
Abraço e novamente parabéns a vocês.
edsonjrocha
12/04/2021, 18:31
tá muito boa, amigo.
Conforme eu já imaginava, infelizmente, por se tratar de um carro muito antigo e que seria muito exigido, estou gastando bastante em preventivas.
Fiz praticamente tudo que o berg fez, mas pagando pela mão de obra do mecânico, então as facadas foram altas!
Em contrapartida posso dizer que tenho hoje uma XJ com mecânica toda original sem adaptações nem gambiarras (só as duas sondas lambda dos EUA com esse dolar louco ficaram mais de 2mil reais);
troquei reparos dos bicos injetores por original Mopar
coloquei velas Champion de Iridium importadas (chegaram a quase 100 reais cada por causa do dolar)
troquei o sistema do freio praticamente todo (cilindro mestre, módulo abs, pistão das pinças, reparos das pinças, pastilhas, reparos do tambor, burrinho do tambor, lonas, reparos do freio de mão, etc) O freio está tinindo
troquei bomba de combustível e regulador de pressão
perdi um dos pneus e infelizmente tive que trocar os 4 pois não achei igual (mais 3 mil no mato kkk);
lavei todo sistema de arrefecimento 3x (1x a cada 10mil km pra ir limpando), agora depois da terceira vez está prevalecendo só a cor do aditivo, sem ferrugem nem poeira no meio...
troquei o catalisador, pois quando comprei estava sem o miolo e o cheiro de gasolina no escapamento era muito forte (o barulho ficou um aveludado muito mais bonito), continua com o silencioso antigo, agora quando ligo o carro na garagem parece carro 0km com aquele cheirinho do escape kkkk
troquei todas as buchas da suspensão traseira e dianteira, traseira PU (arrependimento mata), dianteira buchas normas
enfim foi tanta coisa nesses 12 meses que nem me lembro de tudo direito
graças a Deus tudo preventivamente! Única vez que o carro me deixou na mão foi uma segunda feira que fui dar partida e não ligou, era motor de arranque que já foi reparado. Mas graças a deus estava na garagem do prédio.
Carro nunca me deixou na estrada!!!
Já estamos perto de bater 20mil km juntos: Jalapão - TO, Serras Gerais - TO, 3x Chapada dos Veadeiros - GO, Pirenópolis - GO e várias outras viagens por estradas de terra.
Seguiremos resgatando Renegades por muito tempo ainda se Deus quiser
abraços!!!
E daí, Edson, como está a viatura?
Achei esta foto de um passeio feito lá por 2010.
A da frente era uma modelo diesel, manual, com lift.
A de trás, a minha, original caretona.
Dá uma diferença boa no visual.
Deixou saudades.:concordo:
575986
edsonjrocha
12/04/2021, 18:32
vish freio é complicado, eu gosto de freio tinindo, demorei um ano pra deixar o meu do jeito que eu queria. Tenha paciência que vc vai ajeitando...
abs
Édson, que trampo foda.
Acho muito bacana o como esse nível de detalhes que vcs colocam, pode ter certeza que ajuda demais a turma. Estou entrando no meu primeiro 4x4 raiz! Kkkk
Tive um Tucson V6 (puta carrão) mas ele não tem pegada offroad nenhuma.
Agora comprei uma XJ 1998 linda.
Tô entrando nos grupos, baixando catálogos, manuais de reparo, me informando bem porque tenho umas coisinhas pra mexer. Principalmente os freios, estão muito ruins, freio de mão então... não existe. Já até puxei no tirante de regulagem da alavanca e nem fez cócegas.
Gostei bastante dos detalhes, aquela gradinha da lanterna ficou show.
Vou me debruçar sobre esse post porque tem muita coisa que vai me ajudar.
Pena q as coisas mais pesadas não vou poder fazer pq moro em Apartamento e a garagem é muito escura.
Ah... se tiverem um grupo de WhatsApp ou Telegram tenho total interesse em participar. Já vi um post aqui mas parece que encheu.
Abraço e novamente parabéns a vocês.
tá muito boa, amigo.
Conforme eu já imaginava, infelizmente, por se tratar de um carro muito antigo e que seria muito exigido, estou gastando bastante em preventivas.
Fiz praticamente tudo que o berg fez, mas pagando pela mão de obra do mecânico, então as facadas foram altas!
Em contrapartida posso dizer que tenho hoje uma XJ com mecânica toda original sem adaptações nem gambiarras (só as duas sondas lambda dos EUA com esse dolar louco ficaram mais de 2mil reais);
troquei reparos dos bicos injetores por original Mopar
coloquei velas Champion de Iridium importadas (chegaram a quase 100 reais cada por causa do dolar)
troquei o sistema do freio praticamente todo (cilindro mestre, módulo abs, pistão das pinças, reparos das pinças, pastilhas, reparos do tambor, burrinho do tambor, lonas, reparos do freio de mão, etc) O freio está tinindo
troquei bomba de combustível e regulador de pressão
perdi um dos pneus e infelizmente tive que trocar os 4 pois não achei igual (mais 3 mil no mato kkk);
lavei todo sistema de arrefecimento 3x (1x a cada 10mil km pra ir limpando), agora depois da terceira vez está prevalecendo só a cor do aditivo, sem ferrugem nem poeira no meio...
troquei o catalisador, pois quando comprei estava sem o miolo e o cheiro de gasolina no escapamento era muito forte (o barulho ficou um aveludado muito mais bonito), continua com o silencioso antigo, agora quando ligo o carro na garagem parece carro 0km com aquele cheirinho do escape kkkk
troquei todas as buchas da suspensão traseira e dianteira, traseira PU (arrependimento mata), dianteira buchas normas
enfim foi tanta coisa nesses 12 meses que nem me lembro de tudo direito
graças a Deus tudo preventivamente! Única vez que o carro me deixou na mão foi uma segunda feira que fui dar partida e não ligou, era motor de arranque que já foi reparado. Mas graças a deus estava na garagem do prédio.
Carro nunca me deixou na estrada!!!
Já estamos perto de bater 20mil km juntos: Jalapão - TO, Serras Gerais - TO, 3x Chapada dos Veadeiros - GO, Pirenópolis - GO e várias outras viagens por estradas de terra.
Seguiremos resgatando Renegades por muito tempo ainda se Deus quiser
abraços!!!
Terás viatura por muito tempo.
Aproveita bem o brinquedo.:concordo:
edsonjrocha
13/04/2021, 10:04
lembrei mais alguns:
óleo e filtro do câmbio com flush, até sangrar óleo do conversor
cubos de rodas
pivôs de suspensão
amortecedores traseiros (dianteiros ainda estão bons)
amortecedor do porta malas
amortecedor de direção
terminal pitman
kkk
é coisa demais, meu amigo...
Mas realmente não tenho queixa com relação ao carro. Não quebra, não enrosca nas trilhas e expedições (pelo contrário eu que desenrosco a galera), tração mais completa do que muito carro 0km (o full time faz muita diferença em chuva no asfalto e estrada boa de terra batida), relativamente confortável em cidade pelo câmbio AT, e é um veículo relativamente barato para quem quer entrar nesse mundo do 4x4 e aventuras.
Aliás tem um problema sim, o apetite kkkk, mas se ela não bebesse tanto com certeza seria bem mais valorizada e não encontraríamos XJ a preços tão convidativos por aí...
Em resumo estou muito satisfeito com a sua orientação pela compra. Muito Obrigado!!!
Terás viatura por muito tempo.
Aproveita bem o brinquedo.:concordo:
Dhfernandes
13/04/2021, 23:00
tá muito boa, amigo.
Conforme eu já imaginava, infelizmente, por se tratar de um carro muito antigo e que seria muito exigido, estou gastando bastante em preventivas.
Fiz praticamente tudo que o berg fez, mas pagando pela mão de obra do mecânico, então as facadas foram altas!
Em contrapartida posso dizer que tenho hoje uma XJ com mecânica toda original sem adaptações nem gambiarras (só as duas sondas lambda dos EUA com esse dolar louco ficaram mais de 2mil reais);
troquei reparos dos bicos injetores por original Mopar
coloquei velas Champion de Iridium importadas (chegaram a quase 100 reais cada por causa do dolar)
troquei o sistema do freio praticamente todo (cilindro mestre, módulo abs, pistão das pinças, reparos das pinças, pastilhas, reparos do tambor, burrinho do tambor, lonas, reparos do freio de mão, etc) O freio está tinindo
troquei bomba de combustível e regulador de pressão
perdi um dos pneus e infelizmente tive que trocar os 4 pois não achei igual (mais 3 mil no mato kkk);
lavei todo sistema de arrefecimento 3x (1x a cada 10mil km pra ir limpando), agora depois da terceira vez está prevalecendo só a cor do aditivo, sem ferrugem nem poeira no meio...
troquei o catalisador, pois quando comprei estava sem o miolo e o cheiro de gasolina no escapamento era muito forte (o barulho ficou um aveludado muito mais bonito), continua com o silencioso antigo, agora quando ligo o carro na garagem parece carro 0km com aquele cheirinho do escape kkkk
troquei todas as buchas da suspensão traseira e dianteira, traseira PU (arrependimento mata), dianteira buchas normas
enfim foi tanta coisa nesses 12 meses que nem me lembro de tudo direito
graças a Deus tudo preventivamente! Única vez que o carro me deixou na mão foi uma segunda feira que fui dar partida e não ligou, era motor de arranque que já foi reparado. Mas graças a deus estava na garagem do prédio.
Carro nunca me deixou na estrada!!!
Já estamos perto de bater 20mil km juntos: Jalapão - TO, Serras Gerais - TO, 3x Chapada dos Veadeiros - GO, Pirenópolis - GO e várias outras viagens por estradas de terra.
Seguiremos resgatando Renegades por muito tempo ainda se Deus quiser
abraços!!!
Boa noite pessoal
Édson, me conta uma coisa a respeito da importação das peças. Estou pensando em comprar algumas coisas pra minha XJ
Vi que o frete direto das lojas eh bem caro. Você comprou com entrega direta ou usou serviços como Shipito, gobox, US closer...
Conta um pouco dessa experiência recente de compras.
Você usou mais a RockAuto?
edsonjrocha
14/04/2021, 09:57
foi na rockauto
usei frete direto via DHL. Chegou em Brasília em impressionantes 5 dias úteis, enrolou mais 2 dias para liberarem o imposto e entregarem em casa. Infelizmente com esse dólar batendo a 6 reais você pode pegar o valor que aparece no site e multiplicar por 10 ou 11x. Foi exatamente esta minha conta final depois que somei tudo. Com o frete comprei cerca de 400 dólares. Contabilizando tudo desde a taxa do cartão de crédito até o imposto e demais taxas eu paguei exatamente 4.200,00 reais.
se você é familiarizado com os serviços de postagens via endereço virtual pode ser que fique mais barato a questão dos impostos (caso não peguem, se pegarem vai ficar a mesma coisa) e provavelmente deve demorar um pouco mais a chegar. Via DHL não tem essa de pegar ou não pegar na alfândega, pois a própria DHL quem emite seu boleto de imposto e só libera o pacote depois que vc pagar...
Boa noite pessoal
Édson, me conta uma coisa a respeito da importação das peças. Estou pensando em comprar algumas coisas pra minha XJ
Vi que o frete direto das lojas eh bem caro. Você comprou com entrega direta ou usou serviços como Shipito, gobox, US closer...
Conta um pouco dessa experiência recente de compras.
Você usou mais a RockAuto?
Dhfernandes
17/04/2021, 18:34
Édson, aproveitando que você fez um revamp do sistema de freio, me fala uma coisa. Tô desconfiado q o meu maior problema eh o servo freio.
Quando piso no freio tá soprando um ar.
Com o carro ligado normal sem pisar não sopra.
Acho q está perdendo vácuo.
E como o freio tá muito pesado acho q não tá gerando vácuo mesmo.
Pelo factory service manual tem uma referência nesse sopro, só não entendi se está zuado quando sopra de forma contínua (que não é meu caso) ou se o problema é quando sopra qdo se pisa no freio.
Como está seu carro nesse Momento? Tem algum sopro?
edsonjrocha
19/04/2021, 10:59
o meu está sem sopro amigo
tem um vídeo no youtube sobre hidrovácuo, veja se o seu sopra daquela forma. Se for é bem provável que seu hidrovácuo estragou a membrana. Aconselho que vc vá a uma mecânica de freios e procure alguém que consiga reparar a membrana, pois a peça nova é bem raro de se encontrar.
naquela região do cofre eu troquei o cilindro mestre e a bomba e módulo do ABS, mão troquei o hidrovácuo. O freio está bom neste momento, mas como eu disse foi um ano mexendo aos poucos. Então tenha paciência.
abs
Édson, aproveitando que você fez um revamp do sistema de freio, me fala uma coisa. Tô desconfiado q o meu maior problema eh o servo freio.
Quando piso no freio tá soprando um ar.
Com o carro ligado normal sem pisar não sopra.
Acho q está perdendo vácuo.
E como o freio tá muito pesado acho q não tá gerando vácuo mesmo.
Pelo factory service manual tem uma referência nesse sopro, só não entendi se está zuado quando sopra de forma contínua (que não é meu caso) ou se o problema é quando sopra qdo se pisa no freio.
Como está seu carro nesse Momento? Tem algum sopro?
Dhfernandes
14/05/2021, 21:20
temos um grupo de Cherokee no whatsapp só com integrantes de brasília, caso queira participar me mande seu telefone... abs
@edson, será que pode me incluir no grupo de whats que voce mencionou. 31 98269-4814
valeu!
Troca do núcleo do aquecedor (A/C heater core) e da bobina do evaporador (A/C evaporator core)
Parte 1: Desmontando o painel de instrumentos
Já fazia tempo que o núcleo do aquecedor (“A/C Heater Core”) estava vazando (post 398, p. 34 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-34.html#post2380166)) e aproveitei ter que fazer a troca do líquido de arrefecimento para trocar este radiador e aproveitar trocar também o “A/C Evaporator Core”, chamado de bobina do evaporador do ar-condicionado. Esta estava boa ainda, mas preferi fazer a troca logo porque, como vocês vão ver, dá trabalho desmontar tudo porque, para acessar nesses dois radiadores, tem que retirar o painel de instrumentos.
Para fazer o trabalho me referi ao seguinte vídeo no Youtube:
Worst Jeep Job Ever -- XJ Cherokee Heater Core (https://www.youtube.com/watch?v=btoxTq_yGjY)
Ele não dá muitas informações, mas deu para perceber que não precisa desmontar tudo, como em muitos outros vídeos.
Para começar, após desconectar a bateria, é preciso desmontar os painéis da frente como indiquei no post #6, p.1 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-1.html#post2002645) (em volta do rádio e comandos do A/C, em volta do painel acima do volante, em volta da coluna de direção, os protetores de joelhos, o porta-luvas (tem três parafusos em baixo), o painel superior mantido por clipes). Não é preciso desmontar o rádio, o painel de instrumentos em cima do volante, o air-bag passageiro nem os bancos dianteiros.
Abaixar a coluna de direção desmontando as duas porcas que a seguram na vertical (chave 13 mm).
577002577003577004
Desmontar os dois primeiros parafusos que segurem o acabamento de plástico em baixo da entrada da porta, de cada lado. Desmontar a porca (chave 11 mm) que segura o acabamento em formato de “L” ao nível dos pês, de cada lado.
577005577006
Soltar por ~1 cm o parafuso (chave 13 mm) que segura de cada lado a parte inferior do painel de instrumentos.
577007577008
Retirar os quatro parafusos e duas porcas (chave 10 mm) que seguram a parte superior do painel de instrumentos. Tomem cuidado com o para-brisa.
577009577010
Desmontar o porta-luvas (3 parafusos em baixo) e desconectar os dois conetores (creme claro e verde). Podem também já retirar o relê do seu suporte, puxando-o para fora.
577011
Retirar os quatro parafusos na parte superior que seguram a caixa preta do console central e depois os dois que ficam no fundo da mesma.
577012577013
Retirar o punho da alavanca de mudança de marchas, puxando-o para fora. Retirar os acabamentos em volta das alavancas de mudança de marchas e da caixa de transferência que estão só encaixados no console central. Retirar as lâmpadas que iluminam os indicadores.
577014577015
Tem ainda dois parafusos que seguram o console central abaixo desses acabamentos. Retirar o console central e o duto que traz o ar para os passageiros traseiros.
Desmontar as quatro porcas (chave 13 mm) que seguram o cavalete suportando a parte central inferior do painel de instrumentos.
577016
Desparafusar os parafusos (chave 10 mm – eles ficam presos aos conetores) que seguram os dois grandes conetores que ficam à esquerda dos pés do motorista e que são de acesso difícil.
577017577018
Puxar a parte inferior do painel de instrumento para liberá-lo dos dois parafusos parcialmente desparafusados e depois puxar a parte superior um pouco para cima para liberá-lo. Afastar o lado passageiro e desconectar o conetor da antena do rádio.
Afastar o painel o tanto que puder, apoiando o lado direito sobre o banco passageiro.
577019577020
Parte 2: Desmontando a caixa do ar-condicionado
No compartimento do motor, desconectar o conetor do sensor de pressão baixa do AC em cima do acumulador e soltar o pequeno aparelho na foto que está só encaixado.
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A caixa fica presa por cinco porcas (chave 11 mm) no compartimento do motor. Olhando para trás, uma na esquerda do motor do ar, duas atrás do cabeçote do motor que têm também uma arruela e duas no meio que seguram também o suporte do acumulador. O acesso é bem chato.
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Desconectar a mangueira do vácuo que fica em cima dos conetores da bobina do evaporador do ar-condicionado. Desconectar também esses dois tubos usando as ferramentas adequadas do tamanho 3/4 e 7/8. Tampar logo com uma sacola de plástico as saídas vindo do evaporador e do acumulador para não entrar umidade.
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Pronto. Agora, voltando por dentro do carro, você pode retirar a caixa do AC.
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Para começar a desmontagem, podem cortar as borrachas para separar as duas partes da caixa.
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Em cima de uma bancada, desparafusar os três parafusos segurando o motor do ar. Desconectar a mangueira do motor de vácuo inferior.
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Desparafusar os 14 parafusos (chave 8 mm – sendo um na horizontal) e retirar os dois clipes que seguram as duas partes da caixa do ar.
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Parte 3
Agora podem desdobrar as duas partes da caixa, tomando cuidado com o motor e os fios de um lado. Como podem ver na segunda foto, o núcleo do aquecedor vazou e sujou o fundo da caixa (terceira foto). A bobina do evaporador, por sua parte, precisava claramente de uma limpeza (mas troquei por uma nova).
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Tomem uma foto da posição das portas para saber como remontar após a limpeza da caixa.
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O núcleo veio com uma espuma nova, mas nem era suficiente para fazer uma volta completa do conjunto. Usei espuma própria adicional para completar. A bobina, por sua parte, não chegou com nenhuma espuma. Por sorte, a espuma original ainda estava boa e a reaproveitei. No geral, as duas peças se encaixaram perfeitamente. O único problema que encontrei foi com o núcleo por qual o cavalete segurando os dois tubos não estava soldado no lugar certo. Lixei a parte da solda, tomando muito cuidado para não estragar os tubos, para soltar o cavalete de alumínio. Usei como peça alternativa o cavalete original que estava solto.
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A caixa limpa e as novas peças no lugar:
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Remontar a caixa, lembrando de conectar o tubo no motor de vácuo.
Recolocar a caixa no seu lugar passando primeiro o tubo de drenagem do AC no seu buraco (seta).
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Remontar a caixa e o painel de instrumentos no sentido inverso do que foi feito acima.
Antes de reconectar os tubos do AC, trocar as juntas, usando juntas tóricas verdes, apropriadas para este uso e colocando uma fina camada de óleo SP 20 ou 15 nelas (inicialmente era SP 20, mas a Sanden, fabricante do compressor, recomenda agora SP 15). Troquei também o acumulador, que serve para ressecar o circuito, devido a sua idade e porque é recomendado quanto se abre o circuito.
Cada peça do circuito em uso contem uma parte de óleo e é necessário completar este lubrificante quando se troca uma peça que sempre vem sem óleo. Para isso tem que ser complementado pelo compressor que tem que ser desmontado, depois da ventoinha elétrica e da correia. Ele espalhará o lubrificante dentro do circuito. Tirar os quatro parafusos (chave 13 mm) que seguram o compressor por cima e girá-lo de uma quarta de volta no sentido anti-horário para ter acesso ao parafuso de abastimento. No caso da troca da bobina, adicionar 60 ml de óleo SP 20 ou 15. Com a troca do acumulador, são mais 30 ml.
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Recolocar o compressor no seu lugar, apertando os quatro parafusos ao torque de 20 ft. lbs. Após regular a tensão da correia, apertar o parafuso da polia de tensão ao torque de 35 ft. lbs.
No vídeo do Youtube ao qual me referi no início do post, o cara falou que precisou de seis horas até ter desmontado a caixa com o núcleo do aquecedor. No meu caso nem precisei de cinco horas. Após a troca dos radiadores e a limpeza da caixa que demorou um bom tempo, remontar o todo foi mais rápido.
Flush do circuito de arrefecimento
Não colocar ainda a ventoinha elétrica no seu lugar.
Antes de reconectar o núcleo do aquecedor (tinha feito um by-pass do antigo vazando – ver o post #398, p. 34 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-34.html#post2380166)) é melhor fazer um flush completo do circuito para começar com um circuito limpo.
Com o motor frio, abrir a tampa em cima do radiador e drenar o circuito. Desconectar as mangueiras superior e inferior do radiador. Desmontar a tampa do termômetro em frente ao motor (dois parafusos, chave 13 mm) e retirá-lo.
577072
Colocar uma mangueira de jardim nessa abertura do bloco motor e deixar correr água até ela sair limpa. Fazer o mesmo no radiador, pela abertura de baixo e depois de cima.
Remontar a tampa do termômetro sem o mesmo para ter uma circulação da água “aberta” sem precisar ela estar na temperatura normal de funcionamento. Reconectar as mangueiras do radiador e encher o circuito de água. Ligar o motor por 3-5 minutos. Drenar o circuito e recomeçar esse procedimento até a água sair clara.
Quando for o caso, desmontar novamente a tampa do termômetro, raspar bem as peças tirando os pedaços da junta antiga sem arranhar as superfícies de alumínio, colocar o termômetro no seu lugar com a mola para dentro do bloco e o furo para a saída de ar do sistema para cima.
577074
Colocar uma junta nova e remontar a tampa. Apertar os dois parafusos pouco a pouco ao torque de 15 ft. lbs. Colocar a ventoinha elétrica no seu lugar.
Reconectar as mangueiras do radiador e aquelas do núcleo de arrefecimento novo. Encher o radiador com líquido de arrefecimento (50-50 de água desmineralizada e líquido de arrefecimento concentrado) e também o vazo de expansão que fica perto da bateria até o “Max”. Ligar o motor, colocando o ar para a temperatura máxima e a velocidade no máximo. Completar o vaso de expansão se baixar muito. Deixar o motor chegar à temperatura e desligar após alguns minutos. Completar o nível no vaso quando frio.
Essa parte do arrefecimento feita, ir para uma oficina e encher o circuito do AC com gás R-134a por uma carga de 0,567 kg.
Peças necessárias:
- Núcleo do aquecedor (A/C Heater Core) (comprei da OSC #98024)
- Bobina do evaporador do ar-condicionado (A/C Evaporator Core) (comprei da UAC #EV4864999PFXC)
- Óleo para o ar-condicionado SP 20 ou 15 (usei da Sanden SP 15, da fabricante do compressor)
- Junta da tampa do termômetro
:arrow: https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-45.html#post2544534
Erg-Bsb, que detalhamento, que aula, que dedicação!
Sensacional.
Fazia tempo que o fórum não via uma participação tão útil.
Parabéns pelo serviço.
Ainda bem que minha ex XJ 1999 não precisou fazer isto.
Vêr tanta coisa desmontada dá até uma dor no coração.
Certeza que sobrariam alguns parafusos no porta-luvas.:mrgreen:
Olá Glaicon!
Obrigado!
Ao final das contas o serviço não é muito complicado, mas têm partes chatas: o acesso à vários parafusos e a limpeza, tanto da caixa quanto do circuito de arrefecimento (o "flush"), que demoram.
Erg, parabéns pelo trabalho e por compartilhar os detalhes. Se minha XJ ver os seus posts eu tô perdido...
Erg, parabéns pelo trabalho e por compartilhar os detalhes. Se minha XJ ver os seus posts eu tô perdido...
Ela pede pra mudar de garagem!:chorandoderir::chorandoderir::chorandoder ir::chorandoderir:
Ela pede pra mudar de garagem!:chorandoderir::chorandoderir::chorandoder ir::chorandoderir:
kkkkk, não vai nem querer ligar...
Obrigado Zanötto :smile:
kkk, não quero ver ela chegar aqui não! :shock:
Obrigado Zanötto :smile:
kkk, não quero ver ela chegar aqui não! :shock:
kkkkkkk, fica tranquilo Erg, tô cheio de BO com ela, num vai chegar não, kkk. É sensor de rotação que aquece e não pega mais, é o cambio auto que não reduz a 1ª pra sair quando pára, e por aí vai. Sentimental ela sabe? kkkk
Abraço!
edsonjrocha
03/09/2021, 17:54
Flush do circuito de arrefecimento
caramba parabéns, amigo!!!
kkkkkkk, fica tranquilo Erg, tô cheio de BO com ela, num vai chegar não, kkk. É sensor de rotação que aquece e não pega mais, é o cambio auto que não reduz a 1ª pra sair quando pára, e por aí vai. Sentimental ela sabe? kkkk
Abraço!
Sei! A minha tá igual!
Sobre o sensor de rotação, pode ser algumas partículas metálicas (bem pouco mesmo) nele. Dá uma olhada no post #447 p.38 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-38.html#post2511812) que escrevi sobre isso.
Abraço
Chave não gira dentro do cilindro da porta
Quem está com um controle remoto usa raramente a chave para travar ou destravar as portas e o que devia acontecer aconteceu comigo: lado passageiro, a chave entrava dentro do cilindro, mas não conseguia girá-la, como se era a chave errada. Usei uma outra chave e mesma coisa.
É um problema comum depois de alguns anos sem uso e fácil resolver. É causado pelo ressecamento da graxa que está dentro do cilindro, travando as chavezinhas de codificação que o compõem. O procedimento é retirar o cilindro da porta e abri-lo para limpar.
Com a janela fechada e a bateria desconectada, desmontar o acabamento da porta: três grandes parafusos ao nível do punho, uma menor atrás da alavanca e uma pequena torx perto do retrovisor. O acabamento fica ainda segurado na porta nos lados e em baixo por uma dezena de presilhas de pressão. Afastar um pouco o painel da porta para liberar os pinos de localização e puxá-lo para cima para ele sair da borracha em baixo do vidro. Atrás do painel estão duas varetas de comando, seguradas por trava de plástico. Desconectar os dois conetores elétricos.
Descolar um bom terço da lona branca de proteção se ajudando de uma faca para cortar os fios que forma a pasta/cola preta até ter acesso às aberturas na porta para chegar até o cilindro.
No cilindro chega também uma vareta segurada por uma trava de plástico do mesmo tipo (seta azul). Retirá-la. Segurar o cilindro na parte externa da porta e com a outra mão retirar o grampo retentor metálico (seta vermelha) na parte interna, puxando-o para frente. Tirar o cilindro fora da porta.
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Desmontar a alavanca na traseira do cilindro segurada por um clip e retirar a mola. Retirar também a junta que fica atrás do acabamento na frente.
Agora vem a parte mais difícil: temos que desmontar o cilindro e para isso temos que retirar o acabamento, um disco escuro (ou cromado dependendo do carro) que está prensado no cilindro. Com uma chave de fenda abrir pouco ao pouco uma boa metade da traseira do acabamento até conseguir tirá-lo do cilindro. Se não tivessem paciência ou se acabassem destruir essa tampa de acabamento, não se preocupem que têm para comprar, de várias marcas.
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Atrás fica um pequeno mecanismo que tampa a abertura do cilindro. Retirá-lo com as duas pequenas molas.
Retirar o centro do cilindro, tomando cuidado para manter as chavezinhas do código junto. Agora é bem parecido ao procedimento que já fiz para limpar o cilindro da chave de ignição (post #237 p.20 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-20.html#post2255749)). Não tomei fotos desta vez então vou usar algumas daquele artigo.
Retirar as chavezinhas empurrando-as um pouco para frente para liberar a trava e as molas abaixo. Colocar esses pinos ordenados na bancada.
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Limpar as peças com desengordurante e depois colocar nelas líquido de lubrificação.
Colocar as molas e as chavezinhas nos seus respetivos lugares na parte central do cilindro. Colocar a chave dentro deste cilindro. Os pinos deveriam ficar todos rasantes com o cilindro. Colocar esse conjunto dentro da parte externa do cilindro e checar que o conjunto gira bem. Retirar a chave, segurando o cilindro central pela traseira. Enfiar novamente a chave e girar para testar várias vezes que está tudo correto.
Colocar o pequeno mecanismo com suas duas molas na frente do cilindro e depois a tampa de acabamento. Consegui usar a mesma e travei ela batendo com cuidado com um martelo para dobrar novamente o metal. Colocar a junta e depois instalar a mola, a alavanca e o clip.
Remontar tudo na porta sem esquecer as três varetas e os dois conetores.
Bateria não recarregando – Episódio xx? – problema alternador – Parte 1
ou: Será que abro mesmo uma oficina?
Um desses dias estava dirigindo na cidade quando, de repente, acendeu a luz vermelha “Check Gauge”.
Essa luz acende quando tiver um problema em um dos três indicadores do painel: a temperatura do motor/líquido de arrefecimento, a pressão do óleo motor ou a tensão de recarga da bateria. O problema era na bateria. NÃO ACREDITO, DE NOVO!?!?!
A seta do indicador estava no “0”. Como já expliquei em um outro artigo, quando o computador detecta um excesso de tensão ao nível da bateria (acho que é em volta de 15,7-16 v), após 30 sec/1 min ele acende o “Check Gauge” e coloca a seta no máximo. No caso de uma falta de recarregamento a seta vai para o “0”. Prático.
De volta para casa começou o trabalho de pesquisa após recarregar a bateria.
Troquei o relê do regulador de tensão, verifiquei a boa fixação de cada fio bem como o estado deles, medi a continuidade entre as conexões, a tensão em diferentes pontos, a tensão da correia. Tudo normal. Na dúvida sobre o regulador de tensão, fiz também um by-pass dele como já tinha feito no artigo #388 p.33 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-33.html#post2380061).
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Estranho: com o motor ligado, enquanto deveria ler em volta de 15,4 volts, o alternador dando sua tensão máxima, lia em fato a tensão da bateria. Será que o alternador estragou? Troquei por um outro alternador original que comprei usado no ML um bom tempo atrás e… mesma coisa. Dois alternadores e nada? O problema deve estar em um outro lugar.
Voltei a pesquisar por horas pela Internet as formas mais completas de testar todo o circuito para descobrir o problema. Nos dias seguintes voltei a fazer novamente todos os testes no carro, colocando até novos fios temporários entre as diferentes conexões para ver se não tinha problema nestes pontos porque a grande maioria dos problemas vêm de uma falha nas conexões ou na fiação. Troquei também o regulador de tensão (tenho um de reserva) e a correia mesmo se a anterior era recente e em perfeito estado. Nada de resolver. Fiz testes no alternador (instalado) sobre os diodos, a continuidade (ou não-continuidade) entre as diferentes partes, tudo normal.
Testei o bom funcionamento do regulador de tensão (só achei as explicações de como fazer neste momento). É bem simples e rápido com um multímetro: com o regulador fora do carro, colocar o multímetro na posição 20k ohms, conetar o fio vermelho no contato inferior aonde chega/sai o fio vermelho e o preto no outro. A leitura deveria estar perto de 1,75. Girando o comando do reostato atrás do aparelho que serve para afinar a tensão de recarregamento da bateria, o valor deveria variar de aproximadamente +/- 0,5.
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Tudo certo neste ponto com os dois reguladores que tenho, então concluo que ambos funcionam.
Continuei pesquisando, no computador e no carro, sem sucesso, até ficar desesperado. Isso mesmo. Então resolvi levar o carro para uma autoelétrica que me foi indicada, pela primeira vez! Profissionais vão resolver, sem dúvida!
Chegando lá, falei do problema, que eu mesmo cuidava do carro (recebi elogios, aliás!), expliquei o circuito, o regulador de terceiro, etc. e que gostaria que testassem o alternador na bancada porque não consegui achar nenhum problema nas outras partes do circuito e que suspeitava uma falha desta unidade. Falei também que trouxe um segundo regulador e um segundo alternador. Ficaram em volta do carro por uma hora e meio / duas horas, fazendo testes. Chegaram até desconectar a bateria enquanto o motor estava ligado para ver se o alternador carregava! Nada melhor para fritar o alternador, o computador e mais equipamentos eletrônicos! Isso se faz com carros pre-anos 60 que não tinha eletrônica nenhuma, não com carros mais recentes!
Nossa! Profissionais mesmo! Se tivesse uma dúvida antes, agora sei porque faço todas as reformas e os consertos eu mesmo! Eu sozinho junto com o FSM resolvemos mais problemas sem criar mais outros!
No final me mandaram para uma outra loja perto para “ver se não tinham um alternador equivalente”!!! Isso mesmo! Nem testaram o(s) alternador(es) na bancada! Pelo menos não me cobraram nada.
Infelizmente a outra loja já estava fechando então não tiveram tempo para fazer uma análise mais profunda e me pediram voltar o dia seguinte porque ia necessitar tempo. Voltei para casa, mais uma vez sem nenhum equipamento elétrico ligado e com receio de ficar no prego no meio do caminho. De fato, a pastilha indicadora da bateria ficou preta chegando em casa! Tive sorte. Coloquei ela logo para recarregar.
Bem. Aqui estou, com meu carro na garagem, parado, de volta às pesquisas e magoado pela oficina, mas decidido a testar seriamente o alternador, já que suspeitava dele(s).
Mais horas e horas de pesquisa até, enfim, aparecer uma luz nessa escuridão desesperante!!!
Descobri um vídeo – que vídeo! UMA AULA! – detalhando com precisão o teste de cada elemento de um alternador. Ó alegria! O cara é um mecânico da Nova Zelândia e também professor (sem dúvida: a fala dele é bem fluída e didática) e dá para ver que é competente no assunto.
O alternador testado é diferente do nosso que é um Denso 12 V – 90 Amp #121000-3602 (código Mopar #56005685AB), mas fora o regulador interno, todas as outras partes são padrão. Este vídeo é MUITO precioso!
Alternator internal component testing #1405 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=at_R7sENE0s)
Como este vídeo tem 45 minutos de comprimento, vou diretamente aos fatos que nós interessam aqui.
Além de ser todo um teste estático, têm poucas coisas para desmontar e não é preciso, como é mostrado para fins didáticos no vídeo, retirar a polia ou abrir o corpo (chamada carcaça) para separar o rotor do estator. Isso é ótimo!
Com o alternador na bancada, retirar a porca (chave 12 mm) que segura a proteção de plástico do B+ (setas azuis). Retirar as três porcas e o parafuso (chave 8 mm) que seguram a tampa traseira de aço fino (setas vermelhas).
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Com a ajuda de uma chave de fenda, levantar aos poucos a tampa que fica provavelmente grudada à carcaça pela borracha de vedação das escovas.
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Retirar os dois parafusos (setas azuis) que seguram o bloco dos terminais à carcaça (aonde chega o sinal do regulador). Retirar os quatro parafusos (setas vermelhas) que seguram o retificador/placa de diodos às bobinas. Podem também já retirar os três parafusos (setas verdes) que seguram os dois elementos anteriores ao elemento das duas escovas. Retirar as três peças do alternador.
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1) Teste do rotor
1-1 O primeiro teste é visual para estimar o grau de desgaste dos dois anéis coletores. Na foto seguinte podem ver que é leve e os anéis estão bons, ao contrário do vídeo (às 6:30) em qual precisam claramente serem trocados, o que não parece ser fácil.
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1-2 Teste da fiação da bobina do rotor através os anéis coletores. Com o multímetro na posição “Ohms”, conetar cada fio em um anel. Isso mede a continuidade/resistência da fiação da bobina. O valor deveria ficar entre 2 e 6 ohms. Um valor infinito indica que a fiação está cortada em algum lugar e este alternador deve ser descartado. No meu caso deu 6,8 ohms, bem próximo do valor normal.
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1-3 Teste da isolação da fiação com o corpo do rotor. Com o multímetro na posição “Ohms”, conetar um fio em um dos anéis (seta azul) e o outro no corpo do rotor (não do estator – seta verde). O valor deve ser infinito, o que indica que não tem contato entre o corpo do rotor e a fiação e ela está corretamente isolada. Mesmo que fizemos o teste de continuidade da fiação (ponto 1-2), não custa nada fazer este teste também entre o outro anel e o corpo. Qualquer valor diferente do infinito indica um contato entre os dois e este alternador deve ser descartado. Tudo certo no meu caso.
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2) Teste do estator
2-1 Teste de resistência entre o terminal “C” (comum) e os outros três terminais aos quais fica afixada a placa dos diodos. O estator é composto por três bobinas que ficam todas conetadas ao terminal “C” (seta vermelha). Retirar as borrachas cinzas de isolação em volta dos terminais (setas azuis – aproveitar para verificar o bom estado delas) que vocês verão dois fios chegando em três dos terminais e seis no quarto. Com o multímetro na posição “Ohms”, conetar um fio ao terminal “C” e o outro em um dos três outros terminais. O valor deveria ser entre 0 e 0,2 ohm o que indica que o fio da bobina está bem conetado a esses dois terminais. Um valor infinito que dizer que o fio está cortado e este alternador deve ser descartado. Fazer o mesmo teste entre o terminal “C” e os dois outros. No meu caso os valores foram consistentes com 4,8 ohms. É mais alto do que deveria, mas também não absurdo. Acredito que o alternador está cansado, mas quero também acreditar que não deveria ser um problema já que tenho continuidade nos fios e que não é isso que impede o alternador funcionar.
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2-2 Teste da isolação da fiação com a carcaça. Com o multímetro na posição “Ohms”, conetar um fio à carcaça e o outro a um dos terminais anteriores. O valor deve ser infinito, o que indica que não tem contato entre a carcaça e a fiação daquela bobina e ela está corretamente isolada. Qualquer valor diferente do infinito indica um contato entre os dois e este alternador deve ser descartado. Fazer o mesmo teste com os três outros terminais. Tudo certo no meu caso.
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Bateria não recarregando – Episódio xx? – problema alternador – Parte 2
ou: Será que abro mesmo uma oficina?
3) Teste do retificador/placa de diodos
Todos os testes a seguir usam o multímetro na posição “Diodo”.
3-1 Conectar o fio preto no terminal B+ e o fio vermelho em um dos quatro terminais. Repetir o teste com os três outros terminais. Os valores devem ser aproximadamente entre 500 e 700, mas iguais para os quatro terminais. No meu caso deu um valor infinito para três terminais e 001 para o quarto. Aqui sim tem um problema!
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3-2 Inverter os fios: fio vermelho no terminal B+ e o fio preto em um dos quatro terminais. Repetir o teste com os três outros terminais. Os valores devem ser infinitos para os quatro. Para mim deu a mesma coisa que durante o teste anterior: um valor infinito para três terminais e 001 para o quarto. Isso confirma o problema nesses diodos.
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3-3 Conectar o fio preto no aterramento da placa (perto do seu centro) e o fio vermelho em um dos quatro terminais. Repetir o teste com os três outros terminais. Os valores devem ser infinitos para os quatro terminais. Esse teste foi positivo para mim
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3-4 Inverter os fios: fio vermelho no aterramento da placa e o fio preto em um dos quatro terminais. Repetir o teste com os três outros terminais. Os valores devem ser perto de 470 para os quatro. No meu caso três deram um valor infinito e o quarto 501, confirmando mais uma vez o problema.
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Então o retificador, que transforma a corrente alternada em contínua, não funciona e deve ser o problema número um do alternador não recarregando a bateria. Essa placa precisa ser trocada por uma nova. Nos EUA têm para nosso modelo de alternador, em várias lojas de autoelétrica, por volta de 20 a 40 US$.
A placa de diodos estragar não é incomum, especialmente após tantos anos de uso. Do que li, a causa principal ela falhar é o calor. Recarregar uma bateria bastante descarregada usando o alternador dirigindo também não é uma boa ideia porque sobrecarrega o alternador que esquenta. Melhor usar um carregador ligado à tomada. Fica a dica.
4) Verificação das escovas
É mais visual para ver se o conjunto está em bom estado. É também para medir o que sobra das escovas. Não tenho experiência nisso, mas neste caso acho elas curtas e como tenho que trocar o retificador, vou trocar ao mesmo tempo esse conjunto que custa menos de 10 US$.
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5) Verificação do bloco dos terminais
Neste caso não sei como verificar fora da continuidade entre os contatos elétricos, já que no vídeo esse bloco é o regulador interno ao alternador, Na parte esquerda da foto tem, eu acho, um capacitor e não sei como testar. Mas também nem vou me preocupar com isto e vou comprar um novo, por menos de 10 US$.
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Outra informação: se seu alternador faz barulho ou tem dificuldade para girar usando a mão, é provável que os rolamentos estão no fim da vida deles e vai ter que trocar. Não é o caso no meu.
Após alguns dias esperando as peças chegarem, só para ficar mais tranquilo, fiz novamente todos os testes no novo retificador. Tudo certo. Limpei todos os contatos elétricos no alternador e instalei as novas peças.
Montei o alternador reformado de volta no carro, a correia, ventoinha elétrica, etc. e liguei o motor.
Ah! Que alegria! Tenho novamente o carro recarregando a bateria. Mais um pesadelo que acaba bem!
Conclusões
No início de minha pesquisa, após proceder ao by-pass do regulador e trocar o alternador pelo segundo que tenho e ainda não ter nada nas leituras, não fiquei esperto o suficiente: deveria ter culpado esse elemento. Mas também, como ia duvidar de um alternador “usado novo” que nunca tinha montado no carro? Mas como não sabia fazer o teste completo naquele momento, fiquei só com uma suspeita insistente sobre este elemento e refiz todos os testes nas outras partes do circuito. Se suspeitar de uma peça/aparelho não funcionar e que tiveram uma de sobra, troquem por essa outra somente quando tiveram certeza absoluta que funciona mesmo.
Os vendedores do ML não são confiáveis. Vender um aparelho desse (foi de um desmanche se me lembro bem), usado, mais caro que um novo lá nos EUA, sem nem se preocupar saber se funciona é pouca vergonha!
Testes externos do alternador sem abri-lo não são confiáveis. Vão indicar uma falha nas conexões dos fios externos ou se tiver um curto com uma fiação de uma das bobinas em contato com a carcaça, mas nada além disto, já que não deu para perceber que três diodos do retificador estavam cortados. Fiz o “teste dos diodos” no alternador instalado como alguns preconizam e os valores estavam corretos, então não é confiável mesmo.
Oficinas não são confiáveis, ao não ser que têm indicações comprovadas. Para essa autoelétrica que me foi indicada, antes de ir, olhei as avaliações de clientes, >90% positivas, mas deve ser por resolver problemas pequenos. Fui bem atendido, não posso negar, mas vejo que não resolveram o problema mesmo eu ter explicado o circuito, falado dos testes que fiz e pedido eles testar o alternador (o que não fizeram) e faltou conhecimento e profissionalismo (tipo desconectar a bateria com o motor ligado em um carro com eletrônica). Será que abro mesmo uma oficina como alguns aqui sugeriram brincando? kkkkk
Erg, por quê não fabricas foguetes?
Soube que a NASA está contratando...:mrgreen:
Sempre quis ir para o espaço. Agora acredito que minha mente já está boa parte do tempo! :-P
ERRATA – artigo “Troca do núcleo do aquecedor (A/C heater core) e da bobina do evaporador (A/C evaporator core)” – Parte 3
Artigo #520, página 44 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-44.html#post2543654)
Fiz um erro nesta parte do artigo quando falei da quantidade de óleo que tem que repôr no compressor para compensar aquela parte que está dentro do antigo acumulador enquanto o novo vem vazio: escrevi 30 ml, mas tem que ler 120 ml.
É importante colocar os volumes certos porque o óleo e o refrigerante trabalham em conjunto para o bom funcionamento do sistema do ar-condicionado.
admoretti
22/10/2021, 22:57
Isso sim chamo de post com riqueza de informações, se puderem me add ao grupo do wats, comprei recentemente minha XJ e tenho várias coisas pra fazer nela.. 49 999603134
Obrigado admoretti.
Não estou no grupo do WhatApp.
A/C: vazamento no compressor
Parte 1
Tinha um problema de leve vazamento no ar-condicionado: na oficina, no teste de vazamento, não mostrava nenhuma baixa de pressão após vários minutos, mas aproximadamente um mês depois não tinha mais gás no circuito e, claro, ficava sem A/C.
Sem achar o vazamento e sem evidência de área molhada com o óleo do circuito, mudei por uma oficina mais perto até que o dono, jorrando água com sabão nas várias conexões, achou um leve vazamento na junção da tampa do compressor, por sorte na parte de cima então foi mais fácil para ver. Coisa bem pequena, mas suficiente para esvaziar o circuito após +/- um mês. Acho um pouco estranho (mas vi pesquisando que não é incomum): ter um vazamento em juntas dinâmicas é clássico, em juntas estáticas já é mais surpreendente.
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Vamos lá então: após ver como é construído o compressor, encomendei as juntas nos EUA: tem uma (aquela que está vazando) entre o corpo e a tampa e uma outra, dinâmica, em volta do eixo. Não sei se aquela está vazando, mas é melhor trocar aquela junto para não ter que fazer o trabalho duas vezes.
Desconectar a bateria, desconectar o conetor (1 fio) do aterramento do compressor do A/C que fica perto da bobina, afrouxar a correia, desmontar a conexão das alta e baixa pressões do A/C (chave 10 mm). Coloquei logo uma sacola de plástico em volta do conetor para não entrar umidade nas mangueiras.
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Para não sair óleo nem entrar sujeira no compressor, fabriquei uma tampa com um pedaço de madeira e um de borracha, ambos segurados pelo parafuso original do conetor.
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Desmontar os quatro parafusos (chave 13 mm) que seguram o compressor.
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Prendi o compressor em uma morsa de bancada com a polia para cima para facilitar o trabalho e não deixar sair o óleo.
É preciso de três ferramentas: uma chave trizeta para segurar a embreagem enquanto retirar e colocar a porca do eixo, um saca polia específico para alternadores Sanden para sacar a embreagem e, enfim, um saca polia com garras externas para retirar a polia.
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Retirar a porca (chave 14 mm) segurando a embreagem com a chave trizeta.
Retirar a embreagem. Bem, aqui encontrei um problema porque, com vocês podem ver na foto seguinte, tem os três furos, mas não têm roscas então não dá para afixar o saca polia na embreagem. Comprei essa ferramenta para nada! Usei então o método que, em um dos vídeos que posto no final do artigo, falam não usar: passei duas chaves de fenda em baixo da embreagem e empurrei devagar e com cuidado a peça para cima.
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Em baixo, no meio da sujeira, tem um anel elástico para eixo segurando a polia. Retirá-lo.
Retirar também logo a pequena arruela que serve de espaçador entre a polia e a embreagem. Ela é muito importante. Retirar a polia com a ferramenta adequada. Coloquei a porca de volta para não arriscar estragar as roscas com a ferramenta.
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Em baixo tem mais um anel elástico de eixo segurando o eletroímã. Retirar também o parafuso no lado do corpo que segure os dois fios. Podem retirar o eletroímã. Anotem que embaixo tem um pequeno dedo que serve para manter o ímã em uma posição específica na tampa.
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Fazer uma marca sobre a tampa e o corpo para puder remontar o conjunto na mesma posição.
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Retirar os oito parafusos (chave 10 mm) segurando a tampa. Levantar a tampa pelo eixo, tomando cuidado não deixar cair sujeira dentro do compressor. Na primeira foto podem ver um anel fora do seu lugar em cima do rolamento. Na remontagem tera que fazer ele grudar na parte inferior da peça que retiramos na segunda foto. Podem também ver o anel de vedação verde que deixou vazar o gás. Colocar as peças em cima de papel toalha bem limpo.
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Separar a peça móvel da tampa (cuidado com o anel-rolamento), empurrando pelo eixo. Retirar o anel de proteção contra poeira puxando para cima com uma chave de fenda.
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Embaixo tem um anel elástico externo que segura o anel de vedação do eixo. Retirá-lo e colocar a tampa de cabeça para baixo. Usar uma chave de fenda para empurrar aos poucos o anel de vedação fora, tomando cuidado com o rolamento de agulhas que está perto.
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A/C: vazamento no compressor
Parte 2
Comprei um kit de vedação em qual já vem tudo que precisa, inclusive um novo anel elástico e uma pequena ferramenta para a instalação do pequeno anel no eixo que evita estragar a borracha na montagem. Perceberem na foto anterior que este anel é uma peça só. Mudarem o tipo e agora é o anel de vedação, mais baixo, e um espaçador de alumínio.
Para a grande junta existem dois tipos: o mais antigo, de seção quadrada, o meu neste caso, e um de seção circular que não vamos precisar.
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Limpar bem as peças: a junção tampa/corpo (os dois lados), o interior do furo aonde vai o anel de vedação que acabamos tirar, o eixo. Usar esponja abrasiva, mas não agressiva demais, tipo aquelas para panelas com revestimento de teflon.
Colocar um pouco de óleo do circuito (SP-15) no grande anel de vedação e instá-lo na sua trilha no corpo.
Colocar a peça móvel de volta dentro da tampa. No segundo vídeo que coloquei no final eles falam de fazer grudar aquele anel que ficou dentro do corpo na desmontagem usando óleo, mas aquele é fluído demais para segurar o anel, então usei “Assembly Goo”, aquela mesma que já usei durante a reforma da caixa de direção. É uma pasta verde que serve para manter peças juntas durante a montagem e que não prejudica o funcionamento do circuito porque se desfaz completamente.
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Colocar o conjunto da tampa, segurando pelo eixo, em cima do corpo tomando cuidado na posição da parte oblíqua, em alinhar as marcas feitas na tampa e no corpo e que a junta não saiu de sua trilha. Colocar quatro parafusos para segurar a tampa e apertar com os dedos. Apertar aos poucos com a chave, de forma cruzada, sem força. Quando forçar, girar o eixo que vai assentar as peças. Para facilitar podem usar a embreagem. Anotem que tem uma posição certa.
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Apertar os parafusos até a tampa estar em contato com o corpo. Colocar os quatro outros parafusos e apertar todos, de forma cruzada, ao torque de 23 ft/lb.
Colocar o espaçador e checar com uma chave de fenda que está bem assentado no fundo.
Colocar óleo do circuito no anel de vedação e na ferramenta e fazer passá-la pelo anel como explicado no último vídeo no final do artigo. Colocar a ferramenta em cima do eixo, colocar mais óleo no anel e instalar o mesmo no eixo passando pela ferramenta, no sentido correto: a parte sobressaliente de borracha tem que ir primeiro, a parte metálica fica por cima. Usar uma chave de fenda para empurrar aos poucos o anel até o fundo. Retirar a ferramenta e instalar o novo anel elástico, tomando cuidado que as beiras levemente arredondadas ficaram para cima. Checar que o anel está bem dentro de sua trilha.
Instalar o anel de proteção contra a poeira com uma chave de fenda.
Limpar o eletroímã e a polia.
Colocar o eletroímã na posição correta com o dedinho no seu buraco e o anel elástico com a parte arredondada para cima. Colocar o parafuso segurando os fios.
Instalar a polia usando um soquete de tamanho suficiente para apoiar no anel interno do rolamento, não mais, batendo aos poucos com um martelo. Quando chegar ao nível da parte superior da tampa e se não tiver um tubo ou soquete do diâmetro exato para passar deste ponto, usar uma chave de fenda para empurrar aos poucos o anel interno do rolamento até o fundo. Colocar o anel elástico no mesmo sentido que os outros. Checar que a polia gira livre.
IMPORTANTE: colocar no eixo a arruela que serve de espaçador para a embreagem.
Instalar a embreagem (lembrem que tem uma posição certa), a porca, e apertá-la ao torque de 10,5 ft/lb. Checar que tudo (polia por uma parte, embreagem na outra) giram sem esforço excessivo.
Instalar o compressor no carro, apertando os quatro parafusos ao torque de 20 ft/lb. Reconectar o conetor do fio do compressor.
Instalar o conetor das mangueiras no compressor e apertar o parafuso ao torque de 250 in/lb.
Instalar a correia, a ventoinha elétrica, reconectar a bateria e ir para uma oficina e encher o circuito do A/C com gás R-134a por uma carga de 0,567 kg.
Vocês anotaram que não coloquei mais óleo dentro do circuito. Dependendo do que vocês precisaram limpar durante o procedimento, tirando assim também óleo, podem adicionar uma colher de chá ou mais dentro do compressor antes de colocar a tampa, ou antes de colocar o conetor das mangueiras.
Vídeo sobre o procedimento padrão para remover a embreagem, a polia e o eletroímã em um compressor Sanden:
Sanden Compressor Clutch Removal. SD7 & SD5 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=tJR1NGoMI7M)
Vídeo sobre o procedimento de troca das juntas da tampa de um compressor Sanden:
Replacement of Sanden A/C Compressor Shaft Seals - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=uIeqahYPrCQ)
Ferramentas necessárias:
- Chave trizeta;
- Saca polia com garras externas;
- Saca polia para embreagem específico Sanden (mas, como informei acima, não serviu para mim, então tem que checar a frente da sua embreagem antes de comprar essa ferramenta).
O kit das juntas para compressor Sanden tipo 7H:
Comprei nos EUA da Shop Century Auto Air (https://www.shopcenturyautoair.com/store/p168/Sanden_5H%2F508_7H%2F709_One_Piece_Seal_-_Complete_Reseal_Kit_KT-Sanden-SYS.html), mas têm outras lojas vendendo. Esse que indico no link vem completo com a ferramenta para instalar a junta do eixo. Existe o mesmo kit sem a ferramenta, por 12 US$ a menos, mas acredito que ter essa ferramenta é importante.
Sumário geral dos artigos
Informações gerais
Item
Número do artigo
(com link de acesso direto)
Página
Introdução
#1 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-1.html#post2002608)
1
Diferenças entre modelos Cherokee Sport
#45 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-4.html#post2020114)
#46 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-4.html#post2020133)
4
4
XJ 99: é modelo 99 ou 98?
#124 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-11.html#post2145969)
11
Torquímetros (no artigo Troca do óleo dos diferenciais)
#10 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-1.html#post2002667)
1
Ar-condicionado
Item
Número do artigo
(com link de acesso direto)
Página
Troca do interruptor de baixa pressão (falta de resfriamento após uma hora de uso)
#166 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-14.html#post2168668)
#168 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-14.html#post2168746)
14
14
Filtro de ar
#346 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-29.html#post2315491)
29
Troca das mangueiras de ar-condicionado
#347 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-29.html#post2315497)
29
Ventoinha elétrica não desliga
#348 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-29.html#post2315510)
29
Troca do núcleo do aquecedor (A/C heater core) e da bobina do evaporador (A/C evaporator core)
#518 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-44.html#post2543650)
#519 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-44.html#post2543652)
#520 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-44.html#post2543654)
#536 (erratum) (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-45.html#post2544534)
44
44
44
45
A/C: vazamento no compressor
#539 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-45.html#post2545578)
#540 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-45.html#post2545579)
45
45
Arrefecimento
Item
Número do artigo
(com link de acesso direto)
Página
Escolher o radiador
#119 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-10.html#post2145910)
10
Reforma do sistema de arrefecimento
#120 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-10.html#post2145916)
#121 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-11.html#post2145921)
#122 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-11.html#post2145932)
#125 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-11.html#post2145972)
10
11
11
11
Radiador de aquecimento vazando: realizar um by-pass
#398 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-34.html#post2380166)
34
Troca do núcleo do aquecedor (A/C heater core) e da bobina do evaporador (A/C evaporator core)
#518 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-44.html#post2543650)
#519 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-44.html#post2543652)
#520 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-44.html#post2543654)
#536 (erratum) (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-45.html#post2544534)
44
44
44
45
Câmbio automático
Item
Número do artigo
(com link de acesso direto)
Página
Troca do suporte traseiro do conjunto motor-câmbio-CT (fala-se também dos coxins dianteiros)
#96 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-8.html#post2132608)
8
Regulagem do cabo kickdown (no artigo Coletor do escapamento)
#115 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-10.html#post2145106)
10
Troca do filtro de óleo
#155 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-13.html#post2168223)
13
Troca do radiador auxiliar por um de terceiro
#156 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-13.html#post2168232)
13
Troca das tubulações, mostrando também o caminho dos tubos
#164 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-14.html#post2168606)
14
Flush do sistema
#266 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-23.html#post2264337)
#270 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-23.html#post2264775)
23
23
Direção e direção hidráulica
Item
Número do artigo
(com link de acesso direto)
Página
Troca das mangueiras
#149 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-13.html#post2167468)
13
Troca da polia
#150 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-13.html#post2167471)
13
Troca do fluído
#151 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-13.html#post2167472)
13
Borracha no pivô do drag link
#239 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-20.html#post2255811)
20
Reforma da caixa de direção
#408 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-34.html#post2414825)
#409 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-35.html#post2414829)
#410 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-35.html#post2414830)
34
35
35
Eixos (dianteiro, traseiro e cardã)
Item
Número do artigo
(com link de acesso direto)
Página
Troca do óleo dos diferenciais
#10 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-1.html#post2002667)
1
Buchas dos braços dianteiros
#13 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-2.html#post2002722)
2
Trac-Lok: o que é? Tem ou não tem?
#197 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-17.html#post2237843)
#199 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-17.html#post2237959)
#213 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-18.html#post2240183)
17
17
18
Aonde achar discos novos para o Trac-Lok?
#217 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-19.html#post2240700)
19
Qual óleo para o diferencial traseiro?
#202 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-17.html#post2238135)
17
Troca dos rolamentos do diferencial traseiro
#243 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-21.html#post2257006)
#244 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-21.html#post2257013)
21
21
Desmontagem do eixo cardã traseiro e troca das cruzetas
#245 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-21.html#post2257898)
21
Troca das cruzetas dos semieixos dianteiros (se fala também dos modelos de cubos de roda)
#356 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-30.html#post2316487)
30
Modelos de cruzetas de eixo cardã Spicer
#362 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-31.html#post2316692)
31
Troca das juntas esféricas (ball joint) do eixo dianteiro
#415 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-35.html#post2433470)
35
Eletricidade
Item
Número do artigo
(com link de acesso direto)
Página
Problema elétrico no porta-malas
#3 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-1.html#post2002622)
1
Conetores dos sensores
#5 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-1.html#post2002634)
1
Instalando um novo rádio
#8 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-1.html#post2002664)
1
Problema trava das portas traseiras
#147 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-13.html#post2165750)
13
Mal contato no painel de instrumentos
#147 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-13.html#post2165750)
13
Bateria morta: fuga de corrente?
#235 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-20.html#post2255742)
20
Bateria: dicas
#392 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-33.html#post2380113)
33
Ventoinha elétrica não desliga
#348 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-29.html#post2315510)
29
Alternador: a bateria não recarrega mais
também no artigo Chicote elétrico dos faróis
#388 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-33.html#post2380061)
#389 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-33.html#post2380062)
#390 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-33.html#post2380063)
#391 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-33.html#post2380092)
#453 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-38.html#post2512634)
33
33
33
33
38
Bateria não recarregando – problema alternador
#532 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-45.html#post2544345)
#533 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-45.html#post2544346)
45
45
Sobre os relês e a bateria
#425 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-36.html#post2467218)
36
Troca do chicote elétrico do motor
#433 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-37.html#post2510251)
#434 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-37.html#post2510255)
#435 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-37.html#post2510260)
#436 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-37.html#post2510262)
#437 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-37.html#post2510267)
37
37
37
37
37
Instalação de um novo circuito elétrico para os faróis
#453 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-38.html#post2512634)
#454 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-38.html#post2512635)
38
38
Freios
Item
Número do artigo
(com link de acesso direto)
Página
Troca dos pistões e das mangueiras
#12 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-1.html#post2002690)
1
Injeção e ignição
Item
Número do artigo
(com link de acesso direto)
Página
O-rings na entrada da flauta dos injetores (no artigo Coletor do escapamento)
#115 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-10.html#post2145106)
10
Anéis de vedação dos injetores
#336 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-28.html#post2311435)
28
Troca da cabeça de ignição, do rotor, dos cabos de velas e das velas
#169 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-15.html#post2168872)
15
Posição real da cabeça do distribuidor
#430 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-36.html#post2499740)
36
O cilindro e a chave de ignição
#236 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-20.html#post2255745)
20
Cilindro: a chave de ignição não gira
#237 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-20.html#post2255749)
20
Bobina de ignição
#277 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-24.html#post2272096)
24
Troca dos injetores
(no artigo Troca do chicote elétrico do motor)
#437 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-37.html#post2510267)
37
Interior
Item
Número do artigo
(com link de acesso direto)
Página
Desmontar o painel
#6 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-1.html#post2002645)
#147 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-13.html#post2165750)
1
13
Limpeza da tampa do air-bag
#6 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-1.html#post2002645)
1
Instalando um novo rádio
#8 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-1.html#post2002664)
1
Limpeza dos bancos de couro
#78 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-7.html#post2125236)
7
Troca do forro do teto
#152 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-13.html#post2167999)
13
O cilindro e a chave de ignição
#236 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-20.html#post2255745)
20
Cilindro: a chave de ignição não gira
#237 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-20.html#post2255749)
20
Chave não gira dentro do cilindro da porta
#531 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-45.html#post2543992)
45
Motor
Item
Número do artigo
(com link de acesso direto)
Página
Troca dos suportes (coxins) do motor
#22 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-2.html#post2003088)
2
Troca do suporte traseiro do conjunto motor-câmbio-CT (fala-se também dos coxins dianteiros)
#96 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-8.html#post2132608)
8
Coletor do escapamento
#115 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-10.html#post2145106)
10
Sensor de posição do virabrequim (Crankshaft Position Sensor) (no artigo Coletor do escapamento)
#115 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-10.html#post2145106)
10
Desligamento intermitente do motor (problema CPS)
#447 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-38.html#post2511812)
38
Conetores PCV valve
#118 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-10.html#post2145198)
10
Junta da tampa do cabeçote
#335 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-28.html#post2311434)
28
Junta dianteira do virabrequim
#130 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-11.html#post2146232)
11
Junta traseira do virabrequim
#131 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-11.html#post2146573)
11
Bomba de óleo
#132 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-11.html#post2146577)
11
Filtro de ar
#346 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-29.html#post2315491)
29
Suspensão
Item
Número do artigo
(com link de acesso direto)
Página
Barra estabilizadora
#2 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-1.html#post2002614)
1
Troca das buchas da barra estabilizadora
#165 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-14.html#post2168635)
14
Buchas das bieletas
#329 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-28.html#post2311103)
28
Buchas dos braços dianteiros
#13 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-2.html#post2002722)
2
Bump stops dianteiros
#112 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-10.html#post2143411)
#113 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-10.html#post2143416)
10
10
Barulho na suspensão traseira
#238 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-20.html#post2255791)
20
Troca dos amortecedores
#328 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-28.html#post2311082)
28
Boa tarde pessoal.
Acabei postar acima um sumário geral dos artigos para facilitar a busca dos mesmos.
Estou encerrando aqui este tópico devido à venda do meu Cherokee. Desejo muita felicidade a cada um com seu próprio Jeep.
Sydney66
15/12/2021, 19:34
Poxa Erg, depois de tantos artigos ótimos seus, fiz até uma coletânea de manutenção do meu XJ só com seus artigos, e vai embora?
Vai encerrar? Por que vendeu a máquina? Depois de tantas reformas não está satisfeito? A minha não vendo, fico com ela até o fim.
Mas obrigado por tudo que você fez aqui no fórum, um dos melhores.
Desejo felicidade em dobro nessa sua decisão e se comprar outra(o) continue assim!!
Grande abraço e feliz natal e ano novo antecipados!
Obrigado Sydney pelo apoio.
Vendi porque fiquei cansado de gastar tanto tempo e energia nas reformas e nos consertos. Com tudo que queria ainda fazer ia gastar ainda muito mais energia.
Espero que este tópico ajudou alguns donos de XJs. Afinal é para isso que compartilhei aqui.
Boas festas para você também Sydney.
Sydney66
17/12/2021, 22:29
Ajudou muito Erg.
Sei que não vou mudar sua opinião, mas não encare isso como perda de tempo e energia, ao contrário, é uma terapia, e poucos aqui tem essa disposição de tudo o que você sozinho já fez.
E você é o responsável por ter me dado coragem de desmontar e mexer no XJ, pois antes só tinha no meu willys, por ser mais simples (sem eletrônica) e tê-lo a mais tempo.
Veja aqui o exemplo:
577924
577925577926577927
Fique tranquilizado que não considero aquela reforma como uma perda de tempo. Aprendi muito com ela sobre mecânica automotiva. Mas que pede muito tempo e energia, pede!
Sua reforma no seu CJ é impressionante! Parabéns!
Sydney66
20/12/2021, 20:12
Fique tranquilizado que não considero aquela reforma como uma perda de tempo. Aprendi muito com ela sobre mecânica automotiva. Mas que pede muito tempo e energia, pede!
Sua reforma no seu CJ é impressionante! Parabéns!
Obrigado Erg.
Mas não chega aos pés da sua, principalmente na qualidade de detalhes, essa foi feita de 1997 a 2000, durou 3 anos, por isso não tem as etapas no forum, entrei em 2011, mas foi até o último parafuso. ficou novo o CJ, zerado.
Recebi o chassi com o motor (só o bloco), o resto montei pacientemente aos finais de semana nesta garagem, era o tempo que tinha, apenas nos finais de semana, boa época, bom aprendizado, mas como falei, foi uma terapia gostosa. hehehe.
caveirao6l
12/12/2022, 00:42
Fique tranquilizado que não considero aquela reforma como uma perda de tempo. Aprendi muito com ela sobre mecânica automotiva. Mas que pede muito tempo e energia, pede!
Sua reforma no seu CJ é impressionante! Parabéns!
Meu caro, estou quebrando a minha cabeça com a minha cherokee e vendo aqui vi que vc entende muito do assunto, poderia me ajudar?
Bom dia caveirao.
Não conheço o carro todo, mas tenho conhecimento razoável nas partes em quais trabalhei.
Em que posso te ajudar?
PEDRO PERDONÁ
28/05/2023, 20:48
Ola, sou novo por aqui. Tenho uma zj 5.2 e passei por esse mesmo problema com o alternador. Meu eletricista colocou um regulador externo, ele disse que usa em alguns caminhoes Mercedes. Ficou excelente, porem, o painel vai para 19 volts, acende o check gages, e avisa no computador de bordo.
Acredito que esse resistor que vem nesse kit, seja pra resolver isso.
Encontrei na internet no mercado livre, esses resistores canceller para farois de led, que sao bem parecido com esse da foto, sao de 50w porem a resistencia tem de variados valores.
Seria possivel voce medir a resistencia desse que vc instalou? Muito obrigado.
Boa tarde Pedro.
Você está falando do Field Replacement Module, aquela peça dourada nas fotos, correto? Ela serve para enganar o computador que não está mais conectado ao alternador e assim evitar o Check Gauges acender.
Não sei qual seria a indicação do voltímetro sem o FRM, mas você tem que conferir com um voltímetro externo ao nível dos pólos da bateria, com o motor ligado, que a tensão está em volta de 13,8 - 14 V (e não 19 V).
Não tenho mais o carro, então não posso medir a resistência da peça.
Boa sorte.
Sydney66
04/09/2023, 19:41
Meu caro Erg, boa noite;
Estamos de volta, só que agora estou com um problema elétrico que ninguém conseguiu resolver ainda, o meu mecânico é muito do bom de motor mas de elétrica ele pede socorro, o motor estava como se falhasse 1 cilindro, quando fui ver a ordem de fogo estava errada, quando acertei no cabo de velas ele simplesmente não pega mais.
Você tem alguma dica para me ajudar???
Grande abraço
Olá Sydney.
Conferiu a posição correta dos cabos? (post #430) (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-36.html#post2499740)
Deu uma olhada no estado dos contatos do rotor e da cabeça? Estado das velas? (post #169 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-15.html#post2168872))
Será que é um problema com o Crankshaft Position Sensor (CPS)? (post #447 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/127494-cherokee-xj-99-rejuvenescimento-38.html#post2511812))
Passou um leitor OBD II para ver os erros?
Sydney66
16/09/2023, 17:25
Boa tarde Erg.
Vamos lá, a posição dos cabos está correta pois ele estava funcionando, só corrigi os 2 que estavam em posição invertida o 5º com o 2º.
Essa também responde a questão das velas, o carro estava funcionando (mas claramente mostrava que havia falha de queima em 1 ou 2 cilindros)
Este sensor de posição ai vou olhar, não tenho o leitor ODB mas o mecânico tinha e me dizia que não mostrava código de erro.
Alguma sugestão?
Olá Sydney.
O carro não pega e o leitor não mostra código?!? Estranho.
Se o problema for sujeira no CPS ele deveria mostrar um código.
Será que quando mexeu um fio ou um conector foi estragado ou perdeu um bom contato? Tipo o cabo entre a bobina e o pino central da cabeça, ou um aterramento.
Checou os fusíveis?
Verifique tb os relês, trocando por um não essencial que sabe 100% que funciona (AC, ventoinha).
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