PDA

Ver Versão Completa : A Saga do GV 1.6 - Em busca do epílogo...

mfjunior
07/09/2013, 20:57
Olá a todos.
Através do fórum gostaria de opiniões para solucionar minha situação com um Grand Vitara 1.6 16v 2000 adquirido em março para ser usado em pequenos passeios pela Chapada Diamantina e sertões da Bahia/Piauí.
2 pontos devem ficar em destaque aos que se dispuserem a me ajudar:
· Sou formado em Geografia e atuo na área pedagógica, não tenho maiores conhecimentos em mecânica além dos que vou adquirindo via internet;
· Moro em uma região da Caatinga Baiana (Irecê) distante 500km de Salvador, 1000km de Brasília, 400km de Juazeiro/Petrolina sem mão de obra para trabalhar com carros que não sejam GM/Fiat/VW – não temos concessionários Ford/Renault/Honda/Toyota ou Mit...
Resumo...
1ª semana após a compra:
Após a compra, levei o carro de Salvador à minha cidade, sem problemas. O carro dormiu na garagem e no dia seguinte começou a falhar. No final de semana seguinte fiz um giro de 700km pela Chapada Diamantina, giro, não trilha, apenas estradas de terra. O falhamento piorou e as marchas passaram a arranhar.
Fiz minha primeira compra na Suzucar e foram trocadas:
- filtros, óleos, líquido de arrefecimento, velas, cabo de velas, prisioneiro da roda, bieletas, lonas de freio e outras miudezas....
2 dias após pegar o carro os problemas retornaram...

O mês de Abril:
O carro passou o mês de abril falhando, tornando seu uso impossível. A sonda lambda foi condenada. Duas foram utilizadas (Uma DPL e uma Bosch) e enfim a luz de injeção apagou....
Três bobinas foram testadas (uma retornou à Suzucar em função de defeito).
O trambulador abriu o bico e as buchas foram trocadas. O carro passou 20 dias parado em várias oficinas (as boas não permitem nem que eu entre com o carro...)
O compressor da tração parou, com o tópico do fórum consegui fazer funciona-lo,
O carro finalizou Abril andando....

O mês de Maio:
No dia 11 de maio cheguei com o carro após uma pequena viagem por estradas de terra (150km totais). Parei o carro na calçada e ao tentar colocar na garagem, já tarde da noite, nenhuma marcha entrava...Deixei do lado de fora e no dia seguinte levei para um mecânico que condenou os cilindros de embreagem. Após uma relativa demora na entrega o carro voltou a rodar no final de maio, sem a 4ª e 5ª marchas.

Junho
Em junho o cambio parou de vez...só voltou a funcionar no final de do mês. Foi desmontado e recuperado, na medida do possível. A 5ª marcha voltou a engatar, mas se for usada a ré não entra... com o tempo normalizou. No final de Junho entrei de férias, mas sabia que não teria o jipe para “relaxar”...

Julho/ Agosto
Em julho as coisas pioraram de vez...junta do cabeçote queimada, cabeçote condenado por não poder mais receber “passes”, um prejuízo que me fez perder a razão. Cheguei a me decidir pela venda do carro por R$ 10.000,00 (este foi o link do anúncio (http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/122469-grand-vitara-1-6-3p-2000-01-a.html)).
Resolvi comprar o cabeçote novo na esperança de ter o carro andando de novo. R$ 2.300,00 na peça. Revisão em todo o sistema de arrefecimento, troca das mangueiras, troca dos 10 parafusos e muitas outras coisas...
Conta: R$ 4800,00, quase 500 só de frete...
Dia 24 de agosto peguei o carro novamente. O plug do sensor de temperatura foi danificado e levou 15 dia para achar alguém para consertar. Teste do carro e após apenas 100km de asfalto liso e reto (uma reta de 112km de extensão, cruzando a caatinga rumo ao Rio São Francisco) o carro começou a jogar água fora pelo vaso de expansão...resultado final, outra junta queimada (O carro rodou exatos 220km após a montagem do cabeçote novo) e provavelmente cabeçote empenado....

O que preciso?

Preciso de sugestões. Uma avaliação da situação.
Possibilidades:
· Colocar o carro a venda por preço abaixo, muito abaixo do mercado, para devolver o valor pego de empréstimo para compra do carro (R$23.000,00)
· Trocar de motor, colocar um AP. É viável? É possível?
· Deixar empoeirar na garagem?
· Aguardar a justiça divina?

Por favor, me ajudem!

RMORELLI
07/09/2013, 21:07
Cara, já andou com ele sem á válvula....

RMORELLI
07/09/2013, 21:12
Vamos tentar resolver.

Seu radiador está limpo.
A válvula é nova.
A bomba esta roncando tem folga ou vaza.

Valdão
07/09/2013, 21:15
Amigo, sobre o cabeçote, já vi um caso parecido em um Vitara 1.6 e era bloco empenado. Peça ao mecânico para conferir o bloco do motor.

mfjunior
07/09/2013, 21:44
Vamos tentar resolver.

Seu radiador está limpo.
A válvula é nova.
A bomba esta roncando tem folga ou vaza.

Radiador limpo. A camisa superior não é original, já deve ter dado muito problema....
Válvula retirada.
Bomba ok. Até pensei em trocar pela idade mas na Suzucar só tem Autotec e GMB e parce que estas duas marcas são bombas....

mfjunior
07/09/2013, 21:46
Amigo, sobre o cabeçote, já vi um caso parecido em um Vitara 1.6 e era bloco empenado. Peça ao mecânico para conferir o bloco do motor.

Eu cheguei a levantar esta hipótese mas o gerente da retífica disse que nunca viu isso acontecer. Quando disse que o bloco era de alumínio ai....

mfjunior
07/09/2013, 21:47
e sobre troca de motor? não seria mais viável economicamente? Sei que do ponto de vista técnico o G16B é bem mais moderno que o AP mas...

RMORELLI
07/09/2013, 21:58
E andando sem VT ferve......

RMORELLI
07/09/2013, 22:02
Eu comprei uma válvula, nova e não abre suficiente, mas mesmos assim não passa do meio o marcador, mas também na estrada não resfria.

Então comprei outra que abre mais.

mfjunior
07/09/2013, 22:28
Eu comprei uma válvula, nova e não abre suficiente, mas mesmos assim não passa do meio o marcador, mas também na estrada não resfria.

Então comprei outra que abre mais.

Pois é, ferveu sem válvula...
Foi na Suzucar? Os mecânicos aqui nem ao menos se dispõem a investigar e me indicar algo.

RMORELLI
07/09/2013, 22:36
Bom, sem válvula não pode ferver, vai ter que desmontar para ver oque aconteceu.

mfjunior
07/09/2013, 23:05
Vai desmontar, já encomendei o jogo de juntas...

mfjunior
08/09/2013, 16:50
se for bloco alguém sabe se vale a pena o conserto,apos estes gasto que tive ou é melhor vender a preço baixo?

glsoledade
09/09/2013, 14:37
Julho/ Agosto
Em julho as coisas pioraram de vez...junta do cabeçote queimada, cabeçote condenado por não poder mais receber “passes”, um prejuízo que me fez perder a razão. Cheguei a me decidir pela venda do carro por R$ 10.000,00 (este foi o link do anúncio (http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/122469-grand-vitara-1-6-3p-2000-01-a.html)).

E no anúncio você falava que:

São vários probleminhas mas que, em virtude da total falta de mão de obra que trabalhe com o carro, ficam insolúveis.
Em função deste cenário resolvi colocar a venda a viatura. Ou seja, vou assumir meu prejuízo e passar adiante, bem abaixo do valor de mercado
O que não está bom:
motor falhando e ninguém descobre a falha;
trambulador e embreagem

Você acha honesto vender um carro, ainda que muito abaixo do valor de mercado, ocultando defeito mecânico que você tinha conhecimento?

Rainer 89
09/09/2013, 16:04
se for bloco alguém sabe se vale a pena o conserto,apos estes gasto que tive ou é melhor vender a preço baixo?

Tenho um Sidekick 93, tem o mesmo motor 1.6 16v da sua viatura.

O cabeçote já teve que ser mexido 3 vezes. A primeira vez foram trocadas as valvulas, retificado cabeçote, troca de junta, etc.
Na segunda queimou a junta, foi dado passe no cabeçote, retirada a valvula termoestatica, a bomba d'água funcionava, o sistema lipo tudo Ok. depois de rodar uns 20km o carro ferveu mais uma vez. De volta a oficina. Resultado... mais um passe e mais uma junta. Só que dessa vez o mecânico resolveu verificar o bloco. Descobriu que estava ligeiramente empenado. Deu um passe na própria oficina e resolveu o problema.
O carro não teve mais problemas com super aquecimento. Por precaução coloquei um termometro digital e liguei a ventoinha do AC num botão do painel. quando o carro chega na faixa dos 90ºC ligo a ventoinha. Se a temperatura sobe acima dos 96ºC, jogo um pouco de aguá no radiador.
Até essa semana estava rodando sem Valvula termoestática. Ontem coloquei uma da D10 que abre a mesma temperatura da original 82ºC. Hoje rodei uns 40km e até então não tive problemas.

Na minha opinião vale a pena dar um passe no bloco, no cabeçote e trocar a junta.
Antes de voltar a rodar coloque o termometro digital de temperatura e faça uma ligação pra ventoinha do AC.

O termometro q uso é um desse do link... Comprei nessa loja mesmo.
Termômetro de Água Beast Racing Azul 52mm Prata Preto R$161,00 (http://www.tuningparts.com.br/termometro-de-agua-beast-racing-azul-52mm-prata-preto.html?_pid=qgDvTc)

Boa sorte!

mfjunior
09/09/2013, 16:13
E no anúncio você falava que:

Você acha honesto vender um carro, ainda que muito abaixo do valor de mercado, ocultando defeito mecânico que você tinha conhecimento?

Aonde fui desonesto em relação ao anúncio? O antigo dono não citou nenhum dos defeitos. O relato que passo agora é feito com base em acontecimentos, no momento do anúncio não dispunha das informações. O anúncio foi publicado em 09/06, quando os problemas citados estavam insolúveis. A junta de cabeçote queimou pela primeira vez após minhas férias, que se iniciaram em 26/06
A insinuação é no mínimo leviana. Sofri um golpe e até agora amargo o prejuízo mas nunca tentei passar adiante sem estas informações, que obtive no desenrolar da troca da junta.
Veja o pedido da suzucar430036
O cabeçote foi pedido dia 09/08, DOIS MESES APÓS O ANÚNCIO.
Estou no trabalho e não posso responder à altura esta acusação de leviandade e desonestidade sendo que EU fui vitima de tal. Nenhuma informação me foi dada sobre o veículo, o que não ocorre no anúncio, des

mfjunior
09/09/2013, 16:29
Tenho um Sidekick 93, tem o mesmo motor 1.6 16v da sua viatura.

O cabeçote já teve que ser mexido 3 vezes. A primeira vez foram trocadas as valvulas, retificado cabeçote, troca de junta, etc.
Na segunda queimou a junta, foi dado passe no cabeçote, retirada a valvula termoestatica, a bomba d'água funcionava, o sistema lipo tudo Ok. depois de rodar uns 20km o carro ferveu mais uma vez. De volta a oficina. Resultado... mais um passe e mais uma junta. Só que dessa vez o mecânico resolveu verificar o bloco. Descobriu que estava ligeiramente empenado. Deu um passe na própria oficina e resolveu o problema.
O carro não teve mais problemas com super aquecimento. Por precaução coloquei um termometro digital e liguei a ventoinha do AC num botão do painel. quando o carro chega na faixa dos 90ºC ligo a ventoinha. Se a temperatura sobe acima dos 96ºC, jogo um pouco de aguá no radiador.
Até essa semana estava rodando sem Valvula termoestática. Ontem coloquei uma da D10 que abre a mesma temperatura da original 82ºC. Hoje rodei uns 40km e até então não tive problemas.

Na minha opinião vale a pena dar um passe no bloco, no cabeçote e trocar a junta.
Antes de voltar a rodar coloque o termometro digital de temperatura e faça uma ligação pra ventoinha do AC.

O termometro q uso é um desse do link... Comprei nessa loja mesmo.
Termômetro de Água Beast Racing Azul 52mm Prata Preto R$161,00 (http://www.tuningparts.com.br/termometro-de-agua-beast-racing-azul-52mm-prata-preto.html?_pid=qgDvTc)

Boa sorte!

Obrigado pelo relato. Estou irritado por ter sido chamado de desonesto, mas sua dica é importante. Vou pra oficina amanhã para ver a possibilidade de plainar o bloco.
O termometro instala no sensor? Pensei em colocar um por parafuso, no cabeçote
Obrigado pela ajuda.

RMORELLI
09/09/2013, 16:36
Você, nunca foi desonesto, o valor do carro é bem baixo e para quem comprasse, teria que arcar com os defeitos, e por R$ 10.000,00 pode vir até sem motor.......

Abraços

E boa sorte....

Rainer 89
09/09/2013, 18:55
Junior,

O termometro vem com um sensor, o ideal é instalar o mais próximo possível do sensor de temperatura original.
Uma solução é colocar um tubo com um furo pro sensor na mangueira superior do radiador. Tem um tubo do FIAT tipo que chamam de kit verão que acho q serve pra instalar.

Boa Sorte!

P.S.
Também não entendi onde você foi desonesto a anunciar o veiculo.

AlexRJ
09/09/2013, 20:31
é cada um que aparece, essa tal de Internet é um merda mesmo..... O sujeito não acrescenta em nada e ainda vem querer dar lição de moral, sendo que está totalmente equivocado,vou te falar viu! Pagando de lesado...rsrsrsrs!

mfjunior,
em nenhum momento foi dito que o defeito seria mascarado para a venda, por tanto o carro seria vendido com o problema e com o preço abaixo da tabela, cabe ao possível comprador indagar e perguntar o que foi feito na tentativa de solução do problema e aí decidir se vale pegar o carro pelo valor nas condições que se encontrava....Não existe nada de desonesto nisto.
Mande ver o bloco como foi dito, pois se o sistema está limpo, a bomba d'agua esta funcionando, o cabeçote foi retificado, as juntas trocadas...o problema só pode estar no bloco, agora é preciso ver se não tem trincas.

Abraço!

glsoledade
09/09/2013, 22:18
Aonde fui desonesto em relação ao anúncio?

Meu caro,

Lamento caso eu tenha interpretado errado, porém interpretei com base nos dados que tinha (seu relato e seu anúncio).

Achei muito estranho quando você anunciou por R$ 10k, mas, caso realmente tenha anunciado sem saber o problema, OK

De qualquer forma, boa sorte na solução.

glsoledade
09/09/2013, 23:00
Aos demais que não entenderam onde eu enxerguei o "problema": pela mensagem do colega, a decisão de vender por R$ 10 mil teria sido após descobrir o problema no cabeçote, porém o anuncio não mencionava isso, pelo contrário, falava apenas de "probleminhas".

A possível desonestidade nunca estará em vender um bem com problema, residiria em vender um bem com problema ocultando o mesmo. Hipótese esta que, pela mensagem explicativa do colega, não foi o que aconteceu, embora fosse o que dava para entender da maneira com que o tópico foi postado..

Repito que não chamei o colega de desonesto, apenas perguntei se o mesmo achava honesto anunciar algo ocultando um problema.

mfjunior
10/09/2013, 10:35
se o mesmo achava honesto anunciar algo ocultando um problema[/U].

Não, não acho. Por isso em 09/08, quando pedi o cabeçote na Suzucar, encerrei o tópico de venda com a seguinte mensagem, como você deve ter lido:

Na verdade a situação do carro está complicada. O carro esta completando 2 meses parado em uma oficina e nem anda mais. Ganha-se umas perde-se outras. C'est la vie.
Link: Aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/122469-grand-vitara-1-6-3p-2000-01-a-2.html#post1981561)

mfjunior
12/09/2013, 11:33
Acabo de retornar da retífica e o bloco foi condenado..segundo o mecanico e o técnico da retífica vai ser necessário retirar material que vai obrigar a mexer no encamisamento.
Isso procede? Alguém pode confirmar esta informação?

503!
12/09/2013, 18:37
Meu caro, infelizmente meu conhecimento técnico é nulo para servir de ajuda, mas pqp, estou chateado pela situação!

Já entrou em contato com o antigo dono (vi que era aqui do fórum, inclusive) para saber se havia algum indício de problemas...?

Infelizmente não há como prever prejuízos desse, pois acho que até uma eventual troca por motor 2.0 da tracker teria te poupado muita dor de cabeça...

Abraço

mfjunior
12/09/2013, 21:59
Eu fui extremamente ingênuo na compra do carro, reconheço que burro/tolo e idiota até. Quando anúnciei o veículo por 10.000 o antigo dono foi um dos primeiros a manifestar interesse na compra do carro.
Recebi o carro com um pacote de juntas, faltando a do cabeçote...
A camisa do radiador não é original e não percebi isso quando vi o carro.
Ou seja, indicios reais de problemas anteriores.
A pressa em ter um Jipe superou a razão e os resultados são colhidos agora. Também fica claro a necessidade de um olhar minuncioso mesmo em viatura indicada por membros do fórum.
Estou verificando a possibilidade de um motor AP mas quando imagino as dores de cabeça que terei na adaptação...

Rubens Linhalis
13/09/2013, 09:15
Nao sei se é taaaanta dor de cabeça nao. Tem que ter muita calma nessa hr... tenta achar um GV batido.. o comprar o motor. Talvez uma tracker 2.0. É bem provavel que o motor sai mais caro que um AP.. mas no AP vai ter mao de obra, no final das contas sai a mesma coisa. Eu iria de motorizacao original.

Tem que dar uma garimpada sinistra p achar um motor em desmache/ferro velho... ainda mais na BA.. em SP acha-se mais facil.

Abraços e boa sorte.

RMORELLI
13/09/2013, 12:21
Eu fui extremamente ingênuo na compra do carro, reconheço que burro/tolo e idiota até. Quando anúnciei o veículo por 10.000 o antigo dono foi um dos primeiros a manifestar interesse na compra do carro.
A pressa em ter um Jipe superou a razão e os resultados são colhidos agora. Também fica claro a necessidade de um olhar minuncioso mesmo em viatura indicada por membros do fórum.
Estou verificando a possibilidade de um motor AP mas quando imagino as dores de cabeça que terei na adaptação...

Cara sei que é complicado, aqui na oficina de um amigo vi um motor 1.6 16v, la jogado mas sei que tem que retificar, o cara tirou e botou um gm 2.0 16v ficou lindo e canhão e quebra tudo mesmo muito forte, posso dar uma olhada....

abraços

mfjunior
19/09/2013, 19:11
situação em 19/09:

segundo o mecânico a camisa do 3º cilindro está mais alta. Segundo o mesmo o bloco foi encamisado via serviço porco. Questionei se bloco de alumínio pode ser encamisado mas não tive resposta.
É possível este tipo de serviço (encamisar) em blocos de alumínio?

RMORELLI
19/09/2013, 19:15
situação em 19/09:

segundo o mecânico a camisa do 3º cilindro está mais alta. Segundo o mesmo o bloco foi encamisado via serviço porco. Questionei se bloco de alumínio pode ser encamisado mas não tive resposta.
É possível este tipo de serviço (encamisar) em blocos de alumínio?

Acho que sim, mas se foi encamisado deu problema grave.....

mfjunior
19/09/2013, 20:17
olha a situação do bicho...
431556

mfjunior
21/09/2013, 18:10
Olá! Tenho mais um diagnóstico e preciso da ajuda da comunidade para tentar avançar com o caso.

O bloco será aplainado e preciso das seguintes peças:

Bronzina de Mancal
Bronzina de Biela
Anéis de pistão
Retentor de volante

Não temos as medidas ainda mas vou entrar em contato com o sujeito que vendeu o carro para ver se descubro por quantas retíficas o carro passou.

O problema é que acho estas peças apenas para Vitaras/Sidekick até 97. Os vendedores não sabem se são a mesma para o Grand Vitara (O meu é ano 2000) mesmo sendo o mesmo bloco (G16B). As peças exclusivamente para Grand Vitara ´so encontro pra 2.0 e V6.
Alguem sabe se bronzinas\anéis\retentor do Vitara 1.6 são os mesmos do Grand Vitara 1.6 (pós 98)???

toa2000
21/09/2013, 20:40

Marcio,

Quando passei o e-mail p/ vc no momento do auge do seu stress, me coloquei a disposição p/ te ajudar no que fosse preciso contanto que o carro estivesse aqui em Salvador, e que se mesmo assim você não quisesse mais consertar nada do carro, que eu teria interesse em comprar o carro novamente. Passei 1 ano e 8 meses com o carro e na minha mão o mesmo não foi feito retifica, nem troca de radiador, ou coisas do tipo. Existiam alguns vazamentos pela tampa de válvula e o mecânico achou melhor trocar a junta, bem como uns retentores. Todos os outros problemas que existiram no carro e que eu fiz a correção eu lhe avisei. Tenha certeza que não iria "mascarar" o carro p/ vender, ainda mais tendo anunciado aqui no fórum que é nível nacional no qual eu participo. P/ você ter mais certeza ainda que não agi de má fé contigo, uma das pessoas que indicou é comerciante de peças e acessórios e vende p/ todo o território nacional, vc acha realmente se ele não visse o cuidado que eu tinha com o carro, ele iria se prestar a esse papel? O fato de todos esses problemas terem acontecidos foi uma fatalidade, pois da mesma forma que foi com vc, poderia ter sido comigo. Como lhe falei hoje por e-mail, se vc quiser posso tentar te ajudar com o carro aqui em Salvador.

Thiago

mfjunior
22/09/2013, 22:28
Pois é, estou como o carro há 6 meses e o cabeçote não podia mais ser plainado, não havia mais espessura suficiente...
E a recomendação deste vendedor de peças e acessórios foi fundamental para ficar com o carro.
Serve de lição.
Alguém sabe se estes kits de retíficas vendidos no mercado livre para Vitaras (Até 97) servem também nos Grand Vitaras (pós 98)?
Na Suzucar não tem e na Alternativa ainda não responderam a cotação.

Rainer 89
23/09/2013, 13:03
Se o bloco é o G16B com certeza estas peças são as mesmas.
Sobre comprar no mercado livre, é sempre bom tomar cuidado. Saber a procedência das peças e a qualificação do vendedor.

Boa sorte!

mfjunior
26/09/2013, 19:48
Situação atual:
432697

432698

432699

Pela quantidade de gambiarras que o mecânico encontrou ao desmontar ele está duvidando da quilometragem indicada no painel. Não temos scanner passar...

julianoaccioly
28/09/2013, 08:29
Pois é, estou como o carro há 6 meses e o cabeçote não podia mais ser plainado, não havia mais espessura suficiente...
E a recomendação deste vendedor de peças e acessórios foi fundamental para ficar com o carro.
Serve de lição.
Alguém sabe se estes kits de retíficas vendidos no mercado livre para Vitaras (Até 97) servem também nos Grand Vitaras (pós 98)?
Na Suzucar não tem e na Alternativa ainda não responderam a cotação.

Se
não tiver pressa procura no ebay.com ou no aliexpress.com demora um mês mais ou menos para as peças chegarem...

mfjunior
01/10/2013, 15:40
Já tenho um diagnóstico mais atual. Mais um problema:???::curtir_nao:
As peças necessárias vou comprar via Suzucar, já achei em todas as medidas (O pistão é 0,50).
O novo problema é que 3 roscas do bloco, que fixam o cabeçote, estão espanadas, mortas mesmo.
Em todos os torneiros de minha região o diagóstico foi o mesmo: furar uma nova rosca de 12mm no bloco, furar uma guia no cabeçote (novinho em folha) e garimpar um parafuso que sirva. Não aceitaram colocar buchas.
Alguem já usou este método?
433266

Rainer 89
02/10/2013, 00:02
Junior,

Talvez a melhor solução seja fazer uma rosca nova mesmo. Não sei se é possível usar algum tipo de bucha pra esses parafusos. O torque dos parafusos do cabeçote é muito alto.
O ideal se for fazer uma nova furação e rosca para 3 parafusos é fazer em todos, para usar um tipo só de parafuso e dar o mesmo aperto em todos. Se tiver aperto diferente nos parafusos a junta do cabeçote estraga rapidamente.

Att,

mfjunior
03/10/2013, 12:08
Tomei uma decisão radical. Já coloquei o bloco no porta mala do carro e vou levar até Feira de Santana, 400km de Irecê. Vou levar uma falta no trabalho mas é minha última opção. Saio hoje de noite e amanhã de manhã vou ate uma retifica que já contatei e me encaminharão para resolver a situação.

mfjunior
04/10/2013, 22:07
Desisto. O bloco foi condenado.

RMORELLI
05/10/2013, 09:26
Desisto. O bloco foi condenado.

Como assim condenado!!!!!

Qual o problema dele????

mfjunior
05/10/2013, 22:12
Como assim condenado!!!!!

Qual o problema dele????

Rapaz, reviravolta!
Cheguei em Irecê City hoje pela tarde!
Ontem as três maiores retíficas de Feira de Santana condenaram o bloco. Para colocar uma bucha seria necessário abrir um buraco e a parece ficaria fina demais. Já tinha desistido.
Ontem de noite recebi informações de um colega que me indicou um tal de "Guto Metalúrgico". Hoje de manha levei o bloco a este torneiro que parece deu um jeito. Ele colocou um material e fez um novo furo, na rosca do parafuso. Visualmente ficou bom, bem limpo o serviço. Se vai prestar isso eu não sei.
Agora um novo problema, o bloco foi rebaixado e tenho que medir se o pistão vai passar da superfície. Se passar vou ter que rebaixar as cabeças dos pistões.

zé dedão
06/10/2013, 12:26
Ansiosos pelo resultado. Torcendo pelo sucesso.

RMORELLI
06/10/2013, 17:24
Rapaz, reviravolta!
Cheguei em Irecê City hoje pela tarde!
Ontem as três maiores retíficas de Feira de Santana condenaram o bloco. Para colocar uma bucha seria necessário abrir um buraco e a parece ficaria fina demais. Já tinha desistido.
Ontem de noite recebi informações de um colega que me indicou um tal de "Guto Metalúrgico". Hoje de manha levei o bloco a este torneiro que parece deu um jeito. Ele colocou um material e fez um novo furo, na rosca do parafuso. Visualmente ficou bom, bem limpo o serviço. Se vai prestar isso eu não sei.
Agora um novo problema, o bloco foi rebaixado e tenho que medir se o pistão vai passar da superfície. Se passar vou ter que rebaixar as cabeças dos pistões.

Eu ia te perguntar isso, eu achei que podia encher, com solda e furar e fazer nova rosca.......ele é de alumínio, tem que dar para soldar....

mas que bom que já resolveu boa sorte...

abs

Rodrigo

mfjunior
11/10/2013, 18:16
Chegaram as bronzinas. Aguardo os pistões e anéis. R$ 1500,00 de preju sem a mão de obra....

Eduardo Alemão
11/10/2013, 19:25
Caraca que novela hein :( Lamento muito, nunca vi nenhum Suzuki aqui no forum dando problema desse jeito.... Na verdade a esmagadora maioria é bruta mesmo! Basta o cara ter alguns cuidados com a viatura, revisões, carinho, afeto :grin:

Conheço sua região aí, Irecê. Gosto muito. Já andei fotografando uns agricultores no interiorzão, tem areia pra caramba hein :euforico: bom pra rodar traçado !

mfjunior
17/10/2013, 00:18
Caraca que novela hein :( Lamento muito, nunca vi nenhum Suzuki aqui no forum dando problema desse jeito.... Na verdade a esmagadora maioria é bruta mesmo! Basta o cara ter alguns cuidados com a viatura, revisões, carinho, afeto :grin:

Conheço sua região aí, Irecê. Gosto muito. Já andei fotografando uns agricultores no interiorzão, tem areia pra caramba hein :euforico: bom pra rodar traçado !

Olá Eduardo! Rapaz, foi com base na fama e pela recomendação no tópico de venda que decidi pela viatura. Lembro que saí daqui e fui até SSA e o carro estava impecável. Rápido os problemas no bloco/cabeçote surgiram e ai...
Você conhece Xique-Xique? Meu GV me deixou na mão 30 km depois de Xique²...ainda no asfalto. Estava indo visitar a lagoa de Itaparica, um braço do Rio São Francisco na altura de Barra.
A situação começa a melhorar. Hoje chegaram os pistões e bomba de óleo. Já estava com as bronzinas e retentor em mãos. O motor vai ser montado a partir da manhã. É só torcer para os pistões não passarem do bloco, que foi aplainado. Os pistões já estavam em medida 0,5.
435384

435386

ps: as fotos de seu Flickr são de tirar o folego!

Carletto
18/10/2013, 00:25
eh amigo, estou passando por algo parecido.
Antes de fechar negocio num vitara 1.6 16v levei em uma oficina 4x4 aqui de sampa para avaliação. Afinal, meu mecânico nao manja de 4x4. Lá na oficina 4x4, o meca foi bem claro que motor e cambio nao precisaria fazer.
Pois bem. Comprei, meu mecânico e outros 3 foram unânimes em dizer que o motor está rajando. Levei exatos 2 semanas depois na mesma oficina 4x4. Outro mecânico atendeu e disse que realmente, precisa fazer o motor.
Sei que não conforta, mas você nao foi o único a tomar capote.

Isso já faz tempo, mas resolvi encostar o carro por enquanto por conta de viagens e outros assuntos. Vou desmontar mês que vem, e confesso que estou com receio. Fico feliz que esteja dando certo, embora várias complicações.

mfjunior
19/10/2013, 00:43
eh amigo, estou passando por algo parecido.
Antes de fechar negocio num vitara 1.6 16v levei em uma oficina 4x4 aqui de sampa para avaliação. Afinal, meu mecânico nao manja de 4x4. Lá na oficina 4x4, o meca foi bem claro que motor e cambio nao precisaria fazer.
Pois bem. Comprei, meu mecânico e outros 3 foram unânimes em dizer que o motor está rajando. Levei exatos 2 semanas depois na mesma oficina 4x4. Outro mecânico atendeu e disse que realmente, precisa fazer o motor.
Sei que não conforta, mas você nao foi o único a tomar capote.

Isso já faz tempo, mas resolvi encostar o carro por enquanto por conta de viagens e outros assuntos. Vou desmontar mês que vem, e confesso que estou com receio. Fico feliz que esteja dando certo, embora várias complicações.

Dá uma raiva!!!
O meu motor está sendo fechado. Começou ontem. O meu medo era que os pistões ficassem acima do nível do bloco mas nao ocorreu. Agora é ver e esperar.

mfjunior
28/10/2013, 18:59
O carro está andando novamente, parece que a saga chegou ao fim.
Segue uma geral no que gastei para colocar o carro andando:

PEÇAS

DATA

VALOR

Compra

mar/13

R$ 23.900,00

transferencia

abr/13

R$ 1.200,00

revisão

abr/13

R$ 780,00

cilindros embreagem

mai/13

R$ 750,00

bobinas

mai/13

R$ 550,00

Jogo de juntas

ago/13

R$ 260,00

correia dentada

ago/13

R$ 110,00

correias aux.

ago/13

R$ 70,00

tensor

ago/13

R$ 90,00

mangueiras

ago/13

R$ 180,00

cabeçote

ago/13

R$ 2.300,00

parafusos

ago/13

R$ 117,00

mão de obra

ago/13

R$ 300,00

SUBTOTAL 1

set/13

R$ 6.707,00

retífica do bloco

set/13

R$ 320,00

pistões + bronzinas +aneis
bomba de óleo

set/13

R$ 1.300,00

jogo de juntas

set/13

R$ 260,00

sensor de temperatura

set/13

R$ 120,00

mão de obra

set/13

R$ 800,00

Subtotal 2

R$ 2.800,00

Custo da "Bomba"

R$ 9.507,00

Lá no anúncio do carro vejo isso: -CARRO RECÉM REVISADO...só que não! :)

ps: esqueci de acresentar nos custos:
Serviço do torneiro para recuperar roscas: 280,00
Hotel em Feira de Santana: 120,00
Combustível: 130,00

Total: 10.037,00!

Carletto
28/10/2013, 20:33
O carro está andando novamente, parece que a saga chegou ao fim.
Segue uma geral no que gastei para colocar o carro andando:

PEÇAS
DATA
VALOR

Compra
mar/13
R$ 23.900,00

transferencia
abr/13
R$ 1.200,00

revisão
abr/13
R$ 780,00

cilindros embreagem
mai/13
R$ 750,00

bobinas
mai/13
R$ 550,00

Jogo de juntas
ago/13
R$ 260,00

correia dentada
ago/13
R$ 110,00

correias aux.
ago/13
R$ 70,00

tensor
ago/13
R$ 90,00

mangueiras
ago/13
R$ 180,00

cabeçote
ago/13
R$ 2.300,00

parafusos
ago/13
R$ 117,00

mão de obra
ago/13
R$ 300,00

SUBTOTAL 1
set/13
R$ 6.707,00

retífica do bloco
set/13
R$ 320,00

pistões + bronzinas +aneis
bomba de óleo
set/13
R$ 1.300,00

jogo de juntas
set/13
R$ 260,00

sensor de temperatura
set/13
R$ 120,00

mão de obra
set/13
R$ 800,00

Subtotal 2

R$ 2.800,00

Custo da "Bomba"

R$ 9.507,00

Lá no anúncio do carro vejo isso: -CARRO RECÉM REVISADO...só que não! :)

ps: esqueci de acresentar nos custos:
Serviço do torneiro para recuperar roscas: 280,00
Hotel em Feira de Santana: 120,00
Combustível: 130,00

Total: 10.037,00!
Cara, se tem um lado positivo de tudo isso, é que agora vc tem carro pra mais uns 200 mil km! Espero que seja feliz com a nova viatura e aproveite o máximo dela! Se tudo der certo, o meu encosta amanhã!

Um abraço

simtesch
12/11/2013, 23:24
Olá MFJunior,
Mande notícias...seu GV normalizou? Estou em busca de um GV também....mas depois de alguns relatos não estou muito confiante na escolha....Espero que tenha dado certo!
Abs
Simtesch

mfjunior
12/11/2013, 23:51
Companheiro, peguei o carro final de outubro e só consegui andar 300km....
Quebras:
- ar condicionado
- alternador
- direção hidraulica vazando

Um eletricista conseguiu adaptar um alternador. A direção marquei para próxima quinta ver o que aconteceu...
Na verdade confiei nas aparencias e nas recomendações do fórum e me dei mal, peguei uma viatura muito surrada mas visualmente impecável...só algumas marquinhas...até que se abriu o cabeçote...ai o ralo de dinheiro começou....
É procurar com calma e duvidar daqula famosa frase: nunca fez trilha....

Carletto
14/11/2013, 13:34
Companheiro, peguei o carro final de outubro e só consegui andar 300km....
Quebras:
- ar condicionado
- alternador
- direção hidraulica vazando

Um eletricista conseguiu adaptar um alternador. A direção marquei para próxima quinta ver o que aconteceu...
Na verdade confiei nas aparencias e nas recomendações do fórum e me dei mal, peguei uma viatura muito surrada mas visualmente impecável...só algumas marquinhas...até que se abriu o cabeçote...ai o ralo de dinheiro começou....
É procurar com calma e duvidar daqula famosa frase: nunca fez trilha....

Cara, quanta zica...

Minha viatura, o mecânico abriu a parte de cima do motor só ontem... Adivinha, válvulas tortas, o motor ja estava com o ponto atrasado, pra forçar menos. Já foi 'aplainado' tantas vezes o cabeçote que talvez não dê para recuperar.. Todos os pistões estão com jogo. Hoje a tarde abre a parte de baixo, vamos ver como está o vira...
Terminou sua saga e a minha está só começando.. Um cabeçote usado está saindo por 1.500 por aqui. :-?

mfjunior
14/11/2013, 14:25
Rapaz....o cabeçote do meu quando abriu...já foi direto pro lixo...não tinha expessura pra mais nada. Um colga do fórum, no inicio do tópico deu a dica do bloco empenado e foi na mosca, pedi pro pessoal medir e estave com as camisas pra cima...
O carro estava com o motor todo zuado. Todo!!!

mfjunior
15/11/2013, 01:56
Ohhhh zica....
hoje pela manhã a luz da injeção brilhou no painel...
439422
Um dos três pinos do conector do sensor maf, de tão oxidado, quebrou e caiu....mais R$ 700,00 na lista da despesa...
A SAGA parece não ter fim...

Iuri Pereira
18/11/2013, 09:04
Amigo, será que um bom técnico em eletrônica não conseguiria arrumar isso pra você? Eu tentaria antes de comprar outro.
Abraço e boa sorte.

Ohhhh zica....
hoje pela manhã a luz da injeção brilhou no painel...
439422
Um dos três pinos do conector do sensor maf, de tão oxidado, quebrou e caiu....mais R$ 700,00 na lista da despesa...
A SAGA parece não ter fim...

Carletto
18/11/2013, 10:05
Rapaz....o cabeçote do meu quando abriu...já foi direto pro lixo...não tinha expessura pra mais nada. Um colga do fórum, no inicio do tópico deu a dica do bloco empenado e foi na mosca, pedi pro pessoal medir e estave com as camisas pra cima...
O carro estava com o motor todo zuado. Todo!!!

Pois é.. cabeçote trincado aqui. Fora que está na última medida... Ainda vou levar em outra retífica só para ter certeza.

Mas, nao estou afim de gastar 2.500 num cabeçote usado.. Mais bronzina, pistão, retífica e etc...
Pensando em partir pra um AP 1.8. Devo gastar uns 4 mil no motor, mais adaptações. Tem tópico aqui no fórum sobre isso. Vou pra prancheta....

mfjunior
18/11/2013, 11:44
Pois é.. cabeçote trincado aqui. Fora que está na última medida... Ainda vou levar em outra retífica só para ter certeza.

Mas, nao estou afim de gastar 2.500 num cabeçote usado.. Mais bronzina, pistão, retífica e etc...
Pensando em partir pra um AP 1.8. Devo gastar uns 4 mil no motor, mais adaptações. Tem tópico aqui no fórum sobre isso. Vou pra prancheta....

Um cabeçote usado está por R$ 1.500,00 na Alternativa. Na Suzucar o novo saiu por R$ 2.300,00
Em relação ao AP só não parti para esta solução por falta de mão de obra. Surgiriam pequenos probleminhas que demandariam vontade de trabalho e capacidade técnica e na minha região não encontrei um mecânico disposto. Agora, um novo problema que demande abertura do motor serei forçado à adaptação.

mfjunior
18/11/2013, 11:49
Amigo, será que um bom técnico em eletrônica não conseguiria arrumar isso pra você? Eu tentaria antes de comprar outro.
Abraço e boa sorte.

Tentaram soldar um fio do conector para fazer uma ponte mas parti para um novo por que o carro estava com um sintoma chato, vindo da parte eletrônica: o giro parava de crescer entre 1500/2000 rpm e como não temos scanners este problema persiste desde que trouxe o carro de Salvador. Suspeitava do TPS mas pelo estado do MAF, preferi pela troca, deixando o TPS e o de Rotação para depois.

Carletto
18/11/2013, 13:28
Um cabeçote usado está por R$ 1.500,00 na Alternativa. Na Suzucar o novo saiu por R$ 2.300,00
Em relação ao AP só não parti para esta solução por falta de mão de obra. Surgiriam pequenos probleminhas que demandariam vontade de trabalho e capacidade técnica e na minha região não encontrei um mecânico disposto. Agora, um novo problema que demande abertura do motor serei forçado à adaptação.
Concordo que só vale apena adaptar por falta de mão de obra especializada, pelo ganho ou pelo custo.
No meu caso, seria pelo ganho em se ter um AP, peça fácil e em qualquer lugar. E pelo custo!
Um AP em bom estado deve sair por 3 mil mais ou menos. Valor este ainda nao comprovado.
Terei que comprar os periféricos como alternador, bomba de oleo, de agua, motor de arranque, injeção e a adaptação no volante do motor. Fora outros empecilhos e a documentação.
Pra trocar o cabeçote, terei que retificar bloco, comprar bronzinas, bielas, pistão, bomba de agua e bomba de oleo... ou seja, a diferença seria injeção, motor de arranque e adaptações.
Estou na prancheta ainda..

simtesch
13/09/2014, 22:25
Olá amigo,
Como ficou seu GV? Finalmente normalizou? Que zica mesmo!!!!Nesse meio tempo comprei uma Tracker 2009!!!
Abs
Simtesch

Tentaram soldar um fio do conector para fazer uma ponte mas parti para um novo por que o carro estava com um sintoma chato, vindo da parte eletrônica: o giro parava de crescer entre 1500/2000 rpm e como não temos scanners este problema persiste desde que trouxe o carro de Salvador. Suspeitava do TPS mas pelo estado do MAF, preferi pela troca, deixando o TPS e o de Rotação para depois.

mfjunior
14/09/2014, 20:37
Olá amigo,
Como ficou seu GV? Finalmente normalizou? Que zica mesmo!!!!Nesse meio tempo comprei uma Tracker 2009!!!
Abs
Simtesch

Rapaz....
Final de 2013 troquei o radiador. O diafragma do diferencial rasgou, peguei um na traçado4x4.
Perdi a estação de chuva daqui (Outubro - Fevereiro). O alternador deu pau de novo e perdi a 5ª marcha
Abril e maio de 2014 pouco uso...
Dia 05 de julho fiz um passeio com o jipe clube daqui de Irecê, rodamos 400km, saindo de Irecê rumo ao projeto de irrigaçao do Baixio de Irecê. Um barulho medonho no diferencial dianteiro...perdi a ré....
Dia 7 de julho parei o carro pra ver o barulho do diferencial (dianteiro e traseiro) e a caixa de marcha.
Rolamentos trocados e caixa de marcha condenada....
Um drama pra conseguir outra caixa...mas consegui na Suzucar, por 2500,00. Ai foi tambem o kit de embreagem, sensor de ré e outros....
23 de agosto peguei o carro, tcase condenada mas minha conta também....
Exatos 3 dias depois o retentor traseiro direito estourou...
Dia 6 peguei o carro.
Não confio mais nele. De quando comprei até agora só rodei 6000km (Um ano e meio)
Fico com o prejuízo e o sentimento de enganação/frustração e um pouco de ódio.

mas.marco
15/09/2014, 08:38
Rapaz....
Final de 2013 troquei o radiador. O diafragma do diferencial rasgou, peguei um na traçado4x4.
Perdi a estação de chuva daqui (Outubro - Fevereiro). O alternador deu pau de novo e perdi a 5ª marcha
Abril e maio de 2014 pouco uso...
Dia 05 de julho fiz um passeio com o jipe clube daqui de Irecê, rodamos 400km, saindo de Irecê rumo ao projeto de irrigaçao do Baixio de Irecê. Um barulho medonho no diferencial dianteiro...perdi a ré....
Dia 7 de julho parei o carro pra ver o barulho do diferencial (dianteiro e traseiro) e a caixa de marcha.
Rolamentos trocados e caixa de marcha condenada....
Um drama pra conseguir outra caixa...mas consegui na Suzucar, por 2500,00. Ai foi tambem o kit de embreagem, sensor de ré e outros....
23 de agosto peguei o carro, tcase condenada mas minha conta também....
Exatos 3 dias depois o retentor traseiro direito estourou...
Dia 6 peguei o carro.
Não confio mais nele. De quando comprei até agora só rodei 6000km (Um ano e meio)
Fico com o prejuízo e o sentimento de enganação/frustração e um pouco de ódio.

Desculpe o radicalismo...
mas pq nao desmonta essa bomba inteira e vende as partes?
Vai te trazer mais alegria...