Conectar

Ver Versão Completa : Posicionamento do Snorkel

Antonio C Ribeiro
03/09/2013, 12:15
Olá Pessoal

Minha Defender possui um Snorkel da marca Safari. Na parte superior, a grelha de entrada de ar, há uma braçadeira e, sem desmontar, dá para ver que esta grelha é móvel, ou seja, pode ser montada voltada para a frente ou para trás (atualmente está montada para trás).

Observei algumas fotos de Defender com Snorkel e vi que não há uniformidade: algumas são montadas de um jeito e outras de outro.

Qual seria a melhor opção? Haveria alguma alteração no desempenho do motor se ela fosse virada para frente?

Abraços

429225

Antonio C Ribeiro
03/09/2013, 12:23
Olá Pessoal

Desculpem-me por repetir o tópico.

Depois de ter postado, eu encontrei um tópico igual: http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/83432-snorkel-mod-safari-nacionais-gde-diferenca-2.html

bello
03/09/2013, 12:26
Olá Pessoal

Minha Defender possui um Snorkel da marca Safari. Na parte superior, a grelha de entrada de ar, há uma braçadeira e, sem desmontar, dá para ver que esta grelha é móvel, ou seja, pode ser montada voltada para a frente ou para trás (atualmente está montada para trás).

Observei algumas fotos de Defender com Snorkel e vi que não há uniformidade: algumas são montadas de um jeito e outras de outro.

Qual seria a melhor opção? Haveria alguma alteração no desempenho do motor se ela fosse virada para frente?

Abraços

429225

Também tenho um safari e esta desde sempre montado para frente. Na minha opinião, a montagem para trás acarreta turbulência/vácuo na região da entrada de ar, fazendo com que a sujeira se acumule ali na entrada do snorkel. É o mesmo princípio que faz com que o vidro traseiro do Defender fique sujo com mais facilidade ou que fique sujo de óleo se o carro tem algum vazamento grande.
Então prefiro virado para a frente, inclusive acho que a ARB recomenda usa-lo desta forma.
Abs
Sergio

vwinit
03/09/2013, 13:15
Este assunto sempre dá debate...

Coloco então apenas minha opção. Uso virado para frente no 300tdi.

Abraço!

Waldmartins
03/09/2013, 13:32
Também tenho um safari e esta desde sempre montado para frente. Na minha opinião, a montagem para trás acarreta turbulência/vácuo na região da entrada de ar, fazendo com que a sujeira se acumule ali na entrada do snorkel. É o mesmo princípio que faz com que o vidro traseiro do Defender fique sujo com mais facilidade ou que fique sujo de óleo se o carro tem algum vazamento grande.
Então prefiro virado para a frente, inclusive acho que a ARB recomenda usa-lo desta forma.
Abs
Sergio

Bom, se for pensar em sujeira, ele voltado pra frente COM CERTEZA pega mais sujeira do que voltado pra trás. O vidro traseiro fica mais sujo pq o dianteiro a gente acaba limpando com mais frequência além da inclinação,que embora seja pouca na nossa VTR, ajuda na "auto-limpeza". E claro, o vidro traseiro não está sob ação do vento.

Agora, o bocal de um snorkel voltado pra frente é um coletor de sujeira e o pior, coletor de ÁGUA. Se a idéia do snorkel é possibilitar a VTR entrar na água sem "molhar" o motor, imagino que "encher" de água na chaminé não é uma boa idéia...

Claro que em condições normais (sem água e sujeira) o melhor seria ele voltado pra frente para pegar "um ventinho"...

Abs

Wald

Alexandre Tietsche
03/09/2013, 16:27
Apenas uma dúvida.
Em uma chuva torrencial, velocidade de 50km/h com ele virado pra frente não entra água pelo bocal a ponto de ser prejudicial ?

Esteticamente, acho melhor virado pra frente.

bello
03/09/2013, 16:49
Apenas uma dúvida.
Em uma chuva torrencial, velocidade de 50km/h com ele virado pra frente não entra água pelo bocal a ponto de ser prejudicial ?

Esteticamente, acho melhor virado pra frente.

Entra água mas o Safari tem drenos para escoar esta água. Uso este snorkel a 15 anos e já peguei todo o tipo de chuva sem o mínimo problema.
Abs
Sergio

ocimarpelegrino
03/09/2013, 18:13
O meu tem entrada de ar por baixo e por trás. Eu particularmente não gosto dos virados pra frente por quem em trilhas estreitas no meio do mato onde as vezes o snorkel vai abrindo passagem, sempre entra umas folhas, lagartas, formigas, rsrsrsrs Já aconteceu isso com um amigo que tem troller. Abraço

mizo92
03/09/2013, 18:21
o meu é virado para frente! vou nas chuvas sem problemas... O safari tem orificios por baixo do chapéu para drenar a água que entra com o carro em movimento.

Waldmartins
03/09/2013, 20:44
Bom, desse recurso (dreno) eu não sabia...mas continua AFIRMANDO que virado pra frente entra mais sujeira...isso é lei da física...num sou eu que estou falando...rsrs

Eu tenho uma solução para o problema. Usa um igual ao meu: Estilo chaminé e aí vc num vai ter que saber se o melhor é pra frente ou pra trás...rsrsrs

Abs

Wald

alberto megda
03/09/2013, 21:40
O fabricante indica que seja instalado para frente, só olhar as fotos no site da arb

Bom, desse recurso (dreno) eu não sabia...mas continua AFIRMANDO que virado pra frente entra mais sujeira...isso é lei da física...num sou eu que estou falando...rsrs

Eu tenho uma solução para o problema. Usa um igual ao meu: Estilo chaminé e aí vc num vai ter que saber se o melhor é pra frente ou pra trás...rsrsrs

Abs

Wald

alberto megda
03/09/2013, 21:49
Erro meu , no site diz que pode ser instalado nas duas posições, mas "sugere" que seja virado pra traz em caso de neve extrema

In addition, the detachable Safari air ram can be rotated to any position. This means great peace of mind for those who plan to travel in cold or high altitude conditions where heavy snow falls are anticipated. By rotating the air ram to face away from the prevailing wind/direction of motion, the air ram delivers additional protection from the choking effects of snow build-up inside the air intake.

alberto megda
03/09/2013, 21:50
Fonte
http://www.safarisnorkel.com/snorkel/ss85hf/Temp$$$1415255015.htm

Antonio C Ribeiro
04/09/2013, 01:11
O meu é exatamente este Safari: Safari Snorkel System - SS550HF (http://www.safarisnorkel.com/snorkel/ss550hf/ss550hf.htm)

Hoje eu resolvi virar a cabeça do Snorkel para frente, justamente no primeiro dia de chuva com a Land. Fiquei preocupado com a entrada de água, mas a chuva foi fraca e eu confiei no mecanismo de drenagem, conforme descrito no site da empresa. Se funcionou eu não sei.

Ficou com melhor aparência voltado para frente e não notei qualquer alteração no funcionamento do motor nem alterou o barulho pelo vento. Vou deixar assim e verificar, de vez em quando, as condições do filtro para ver se entra mesmo água.

alexsmith
05/09/2013, 13:56
Olá Pessoal

Desculpem-me por repetir o tópico.

Depois de ter postado, eu encontrei um tópico igual: http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/83432-snorkel-mod-safari-nacionais-gde-diferenca-2.html

Oi, Antônio! Não se desculpe! Graças ao seu post que eu achei a resposta pra minha dúvida! :)

Obrigado por também postar o link pro outro tópico!

A propósito, não tem uma forma de "trancar" o post nestes casos? Assim concentraríamos toda discussão num único tópico... Alguém sabe se o fórum permite esse tipo de coisa?

Abraço!

Antonio C Ribeiro
06/09/2013, 09:55
Valeu Alex!

Depois da postagem eu continuei a pesquisa e encontrei o post anterior no Google, pois não tenho muita prática na pesquisa do fórum.

Eu imagino o quanto é chato para os participantes a leitura de assuntos repetidos, por isso coloquei o alerta em seguida. Não encontrei uma forma de trancá-lo. Acho que os moderadores é que fazem esta parte.

Se foi útil para você, quer dizer que não foi perdido e fico mais aliviado.

Abraços

Pedro_H.
19/12/2013, 07:09
Boa noite amigo,
Se quer algo bonitinho, que não for usar em trilhas, fica melhor pra frente.
Porém, se vai usa-lo em trilhas, onde pega água, barro... na minha opinião coloque-o pra trás, evitando de entrar água e sujeira, até porque, em trilhas a velocidade é baixa, e o vácuo gerado sera bem pequeno, não ira afetar seu desempenho nos atoleiros.