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aavr1010
28/10/2005, 19:12
Aí galera suzukeira, mais um capítulo da minha novela. Após muitas indas e vindas, o problema do motor do meu Vitara vem melhorando e estabilizando, como uma doença se curando. No momento, não há mais o acendimento da luz do check engine, não sendo mais indicado erro no sistema (para lembrar, no início a luz acendia continuamente, com o desempenho muito ruim, depois passou a apagar após alguma tempo da partida, com melhora progressiva do desempenho). Após a segunda etapa de melhora a marcha lenta ficava sempre acelerada, sendo o problema resolvido com o desentupimento da mangueirinha que sai de um tubo no coletor.
As únicas alterações agora são:
- Marcha lenta acelerada durante algum tempo após a partida, cerca de 5 a 10 minutos (1500 a 1800 rpm), com redução progressiva do giro até fixar em torno de 800 giros.
- Após a redução do regime de rotação, observo uma certa instabilidade. Analisando com detalhe o contagiros, o regime de giro oscila cerca de 100 rpm, entre 750 e 850 rpm. Quem tem bom ouvido para isto (eu tenho pois sempre tive carro velho e já apanhei muito) percebe nitidamente a variação na rotação. O desempenho do motor normalizou.

Alguem poderia dar uma pista? (TPS ruim?, IAC? Falta de vedação em algum sistema?)

Daniel Engelbrecht
30/10/2005, 17:30
Com o meu Samurai acontece exatamente a mesma coisa (menos a instabilidade do regime de giro após alguns minutos, ou não percebi ainda). Após a partida, durante alguns minutos, o giro fica alto e cai aos poucos. Meu mecânico disse que isso é normal. A rotação fica alta até o motor chegar na temperatura ideal de funcionamento, como se fosse uma compensação. Depois, média de 800 rotações na marcha lenta é o correto.

aavr1010
31/10/2005, 10:37
Não acredito que o aumento do giro esteja relacionado à temperatura do motor, já que a marcha lenta fica acelerada em todas as partidas, mesmo com motor quente, por exemplo, ao abastecer após rodar bastante. Nesta situação o motor está bem quente, mas o giro fica alto ao dar partida, normalizando após algum tempo. Tenho um Suzuki há pouco tempo e já percebi que os mecânicos conhecem pouco da marca. Ao relatar os problemas, que foram muitos desde o início, os mecânicos teorizam todo tipo de problema (módulo ruim, sensores ruins e com mal contato, combustível ruim, filtro entupido, bomba de combustível ruim, velas, cabos de vela, ponto, regulador de pressão, etc). Os sintomas muitas vezes são parecidos e todos " chutam" algum problema, mas na verdade não sabem o que é. Devemos tomar cuidado, pois quase condenei o módulo por opinião de um "especialista" e constato que este não deve ser o problema, a não ser que o módulo tenha capacidade de se consertar sozinho. Outros acham que o problema vai ser detectado ao se trocar os componentes até que a pane desapareca. Assim é fácil, não preciso de mecânico. Vou tentar as duas oficinas recomendadas pelos Suzukeiros no RJ (Mau caminho 4x4 e Araucária) para uma opinião profissional.

Daniel Engelbrecht
31/10/2005, 15:39
Vou te dizer que o meu samurai, quando religo ele e ele já está quente, a rotação não sobe não. Permanece do mesmo jeito que estava antes de eu desliga-lo. Ela só fica mais alta quando eu ligo e o motor está frio. Por isso que acho que a palavra do mecânico estava correta.
Não tenho conhecimento técnico para explicar direito, mas sei que o aumento da rotação tem relação com o vácuo (por isso a limpeza das mangueiras que saem do tubo do coletor) e esse, por sua vez, tem relação sim com a temperatura do veículo.
Tem inclusive um tópico falando sobre isso, cujo título é injeção eletrônica (fui eu quem criou, pensando que o problema era na ie). Nele há muitas informações e um colega postou um passo-a-passo que, no meu caso, levou à solução do problema.

Periquitooffroad
31/10/2005, 17:33
Aí galera suzukeira, mais um capítulo da minha novela. Após muitas indas e vindas, o problema do motor do meu Vitara vem melhorando e estabilizando, como uma doença se curando. No momento, não há mais o acendimento da luz do check engine, não sendo mais indicado erro no sistema (para lembrar, no início a luz acendia continuamente, com o desempenho muito ruim, depois passou a apagar após alguma tempo da partida, com melhora progressiva do desempenho). Após a segunda etapa de melhora a marcha lenta ficava sempre acelerada, sendo o problema resolvido com o desentupimento da mangueirinha que sai de um tubo no coletor.
As únicas alterações agora são:
- Marcha lenta acelerada durante algum tempo após a partida, cerca de 5 a 10 minutos (1500 a 1800 rpm), com redução progressiva do giro até fixar em torno de 800 giros.


ESSA DEMORA DE BAIXAR O GIRO NÃO JUSTIFICA NO VITARA, ISSO PODE SER SENSOR DE TEMPERATURA OU AUSÊNCIA DE VÁLVULA TERMOSTÁTICA.

- Após a redução do regime de rotação, observo uma certa instabilidade. Analisando com detalhe o contagiros, o regime de giro oscila cerca de 100 rpm, entre 750 e 850 rpm.
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ESSA VARIAÇÃO DE ROTAÇÃO E CONTROLADA PELA IAC



Quem tem bom ouvido para isto (eu tenho pois sempre tive carro velho e já apanhei muito) percebe nitidamente a variação na rotação. O desempenho do motor normalizou.

Alguem poderia dar uma pista? (TPS ruim?, IAC? Falta de vedação em algum sistema?)

Compre um jogo de juntas da TBI, remova, desmonte, limpe, remonte, ajuste o TPS fora e reinstale.

A IAC no Vitara fica no corpo da TBI.

Cuidado que se abrir a tampa do radiador com a tbi fora entra água no coletor e ai, calço hidráulico quando for ligar.

aavr1010
02/11/2005, 19:08
8) Realmente a sua opinião faz todo sentido. No último final de semana viajei para a serra (Campos do Jordão), andando 800 Km, com bom desempenho do carro, mas persistindo o problema da marcha lenta. A válvula termostática existe e o problema surgiu algum tempo após adquirir o veículo, que estava normal. Pretendo levar a um mecânico experiente em Suzuki assim que tiver tempo e acredito que o problema deva estar relacionado ao sensor descrito. Também percebi que o ruído proveniente da área perto do coletor e referido por mim em outro tópico, na verdade sai pela tomada de ar do filtro e é produzido pela válvula IAC. Em outros tópicos este assunto é abordado, sem uma conclusão se á anormal. Apesar dos muitos problemas surgidos subitamente após lavar o motor (coincidência?), o carro é muito bom, confortável e vale a pena investir para deixa-lo 100%, já que todos os opcionais funcionam, são originais e não sinais de avarias, como colisões, curtos na fiação ou problemas mais sérios no motor. O carro pertencia a uma professora de inglês que, se por um lado nuna fez trilha e andava apenas na Zona Sul do Rio, não mexia sequer num parafuso, ficando a mecânica básica de manutenção algo negligenciada.