Aí galera suzukeira, mais um capítulo da minha novela. Após muitas indas e vindas, o problema do motor do meu Vitara vem melhorando e estabilizando, como uma doença se curando. No momento, não há mais o acendimento da luz do check engine, não sendo mais indicado erro no sistema (para lembrar, no início a luz acendia continuamente, com o desempenho muito ruim, depois passou a apagar após alguma tempo da partida, com melhora progressiva do desempenho). Após a segunda etapa de melhora a marcha lenta ficava sempre acelerada, sendo o problema resolvido com o desentupimento da mangueirinha que sai de um tubo no coletor.
As únicas alterações agora são:
- Marcha lenta acelerada durante algum tempo após a partida, cerca de 5 a 10 minutos (1500 a 1800 rpm), com redução progressiva do giro até fixar em torno de 800 giros.
- Após a redução do regime de rotação, observo uma certa instabilidade. Analisando com detalhe o contagiros, o regime de giro oscila cerca de 100 rpm, entre 750 e 850 rpm. Quem tem bom ouvido para isto (eu tenho pois sempre tive carro velho e já apanhei muito) percebe nitidamente a variação na rotação. O desempenho do motor normalizou.
Alguem poderia dar uma pista? (TPS ruim?, IAC? Falta de vedação em algum sistema?)