Ver Versão Completa : Towbar com acionador de freio?
Jeferson_steffen
28/10/2005, 16:04
Alguém pode me ajudar? Hoje não tenho mais a F-1000 com que rebocava meu 4x4, e sim uma Palio Weekend, e ouvi falar de cambão com sistema de acionamento de freio do rebocado, alguém pode me ajudar a conseguir informações a respeito???
Vinicius_4x4
28/10/2005, 17:33
Também tenho interesse nesse sistema!
O que eu sei é que tem as carretinhas que utilizam esses sistema de freio. Mas daí usa os freios da carretinha. Não sei se dá para fazer no caso do cambão. Tomara que dê :concordo: !
[]´s
Flávio Conte
28/10/2005, 17:51
Jeferson_steffen, so se voçe ligar o outro jeep fazendo igual nos caminhoes soque voce vai ter que criar um sistema para o hidraulico beleza.
ouvi falar de cambão com sistema de acionamento de freio do rebocado, alguém pode me ajudar a conseguir informações a respeito???
Jeferson,
Acho complicado. O cilindro mestre de todo veículo é dimensionado para acionar quatro unidades, uma em cada roda. Ao colocar outro eixo, você estará aumentando em mais 50% o óleo hidraulico necessário para acionamento de mais dois pares de sapatas ou um par de pinças. Certamente o curso do pedal vai aumentar muito, se é que será suficiente. Você terá que adaptar um cilindro mestre de maior capacidade (talvez de F1000). Além disso, a cada engate ou desengate da carreta, haveria que se "sangrar" o sistema de freio da carreta (eventualmente do auto, também).
Eu nunca nem ouvi falar, mas não acho impossível. Mas prá usar de vez em quando, acho um trabalho chatinho. Nunca vai ser um sistema "plug and play".
O sitema de freio de carreta rodoviária, como foi citado, é pneumático. Bem diferente. Tudo com engate rápido. Mas lá, tem espaço a vontade, e o cilindro mestre já tá dimensionado.
Pesquise nas mensagens do Sandro Tanuri. Ele tem um baita dum carretão, onde reboca o Hulk. Com certeza deve ter algo prá te dizer.
[]´s
Edintruder
28/10/2005, 20:50
Podes fazer um sistema remoto à cabo com um manete preso na alavanca das marchas ou do freio de mão. Por baixo do assoalho do porta malas faz o sistema hidráulico que aciona o freio do Jeep por meio de tomadas de engate rápido. Claro que é complicado ter que sangrar a porcaria em cada uso, porém é possível de ser feito sem alterar o sistema da Palio.
Sergio Rocha
28/10/2005, 21:17
Jefersom
Esse sistema é muito fácil.Ele funciona por inercia.Quando vc freia o rebocador, o rebocado empurra o sistema de engate e ele aciona o freio do rebocado.É assim o sistema, por exemplo, da carreta que o Sandro usa pra rebocar o Hulk.O sistema de acionamento é muito simples.Complicado vai ser adequar o freio do Cj pra funcionar.Talvez um sistema independente.É um desafio.
[]'
Flávio Conte
29/10/2005, 08:56
Se alguem fizer um negocio pode patentiar que é lucro na certa
Jeferson_steffen
29/10/2005, 08:57
Obrigado pelas várias dicas, como o CJ5 tá com 4 freios a disco e servo da F-1000, vou tentar adaptar o sistema de freios por inércia, conforme o Sérgio Rocha comentou.
Tchê, foi muito bom ter encontrado este site e trocado esta idéia, vou incomodar mais a partir de agora.
VALEU!!!
Flávio Conte
29/10/2005, 13:13
Jeferson_steffen, pode perguntar mas se for incomodar é melhor ficar esperto que a turma do forum fica nervoso :mrgreen: :twisted: :mrgreen: pergunte o que quiser valeu.
leopoldo
29/10/2005, 17:02
1º) não é toolbar (barra de ferramentas - isso é do windows)
mas sim
TowBar ( barra de reboque)
2º) Cambão é uma coisa......Towbar é outra.
3º) Towbar ou cambão com atuador de freio para rebocado é economizar no dinheiro do guincho ou plataforma e gastar 10X na M que pode dar, inclusive com direito a BO.
Tem coisas que valem a pena e outras que não.
Essa é uma que não, por vários motivos técnicos.
Edintruder
30/10/2005, 10:40
O chato no freio inercial é que o rebocador passa sobre socos a viajem toda, tanto que em reboques maiores o pessoal trava o freio (no sistema para dar ré) e usa sem freio pois não dá para agüentar tantos solavancos, ainda mais se tratando num veículo mais leve de rebocador. Nesse caso o melhor freio é o que você pode comandar.
poisé, havia pensado nesses solavancos, mas nem falei nada, e agora confirmou
mas deve have algum sistema
por exemplo
um sistema de cabos, pra quando aciona o freio do rebocador, aciona o freio do rebocado tambem
Sandro Tannuri
30/10/2005, 23:40
Galera,
Existem atuadores de freio nos EUA para rebocar no tow bar mas eu concordo com o Leopoldo, é uma cagada.
Freio inercial dá tranco, nos EUA usam um eletrico que alem de não dar tranco ainda não precisa mexer para dar a ré.
Eu uso um sistema da Famit que da pouco tranco pois conta com umas molas para amortecer o movimento e aprendi a dirigir de forma a minimizar isso. Basta acelerar bem devagar depois de uma freada.
Abraços,
Flávio Conte
31/10/2005, 15:32
Sandro Tannuri, se tiver o site manda pra gente
Sandro Tannuri
31/10/2005, 22:55
http://www.easternmarine.com/em_store/trailerbrakes/
www.famit.com.br
Marcio Vargas
01/11/2005, 10:43
ouvi falar de cambão com sistema de acionamento de freio do rebocado, alguém pode me ajudar a conseguir informações a respeito???
Jeferson,
Acho complicado. O cilindro mestre de todo veículo é dimensionado para acionar quatro unidades, uma em cada roda. Ao colocar outro eixo, você estará aumentando em mais 50% o óleo hidraulico necessário para acionamento de mais dois pares de sapatas ou um par de pinças. Certamente o curso do pedal vai aumentar muito, se é que será suficiente. Você terá que adaptar um cilindro mestre de maior capacidade (talvez de F1000). Além disso, a cada engate ou desengate da carreta, haveria que se "sangrar" o sistema de freio da carreta (eventualmente do auto, também).
Eu nunca nem ouvi falar, mas não acho impossível. Mas prá usar de vez em quando, acho um trabalho chatinho. Nunca vai ser um sistema "plug and play".
O sitema de freio de carreta rodoviária, como foi citado, é pneumático. Bem diferente. Tudo com engate rápido. Mas lá, tem espaço a vontade, e o cilindro mestre já tá dimensionado.
Pesquise nas mensagens do Sandro Tanuri. Ele tem um baita dum carretão, onde reboca o Hulk. Com certeza deve ter algo prá te dizer.
[]´s
O Giovane uma vez descreveu em um topico como fazer isso, não lembro qual, mas é só mandar uma MP pra ele.
Vc faz um esquema ligando uma mangueira especifica pra fluido no sistema de freios do jeep, mas de uma meneira que atue somente no eixo traseiro, coloca um redutor de fluxo e leva essa mangueira ate a frente do jeep, na ponta vai um engate rapido. Deixe uma sobra de mangueira para na hora de ligar no rebocador vc enrrolar ela no cambão, dae no rebocador vc faz a mesma coisa, uma mangueira saindo do sistema de freios e indo ate a traseira. Vc vai precisar sangrar apenas na primeira vez, depois é só ligar o engate rapido. Vc não perde eficiencia no freio original pq o redutor de fluxo vai limitar a passagem de fluido, vai permitir a passagem apenas do suficiente pra frear... Lá nesse topico ele explica direitinho, tem alem de outras coisas a explicação de como fazer pra não perder pressão com a dilatação das mangueiras.
Lembre-se que alem disso tudo vc vai precisar fazer um chicote eletrico pra as luzes de traz do jeep funcionarem tb,, Freio, seta...
Tem como, é só ter a manha. Manda uma MP pro Giovani..
Walter L. L. Casitta
01/11/2005, 23:27
Que tal o Unified Tow Brake? Só U$1200,00 :roll:
http://www.usgear.com/images/towbrk/0306TOWBRAKE.jpg
Edintruder
02/11/2005, 09:15
É possível instalar no sistema de freio do veículo a ser rebocado um atuador elétrico identico aos usado para acelerar motores diesel em geradores de energia elétrica, pois não apresenta apenas duas posições como um solenóide e tem muita força. No rebocador vai apenas um módulo para gerenciar essa força no atuador conforme a posição do pedal do freio. Fácil e simples de fazer, usando apenas um fio na própria tomada de energia de sinalização.
genildo moraes
18/11/2012, 14:58
tenten montar o sistema de freios convencional e encontre uma solenoide que possa acionar o mesmo tipo atuador eletrico si funcionar tera que somente passar dois a mais fios do veiculo para o rebok