Ver Versão Completa : Ronco na transmissão
GLMedina
26/08/2013, 20:57
Meus amigos.
Como havia falado no post do Petcho, minha 110 está com uns roncados quando uso o freio motor que não consigo identificar.:pensativo:
Parece vir da caixa de marchas, transferência ou freio de mão.
Como não consigo identificar e não tem nenhuma outra 110 com a caixa LT77 como a minha e a grande e esmagadora maioria das Defender daqui são 300 com o R380, é possível que alguém consiga me ajudar identificar para mim:?:
Não dá para explicar que tipo de barulho é, portanto, posicionei a câmera em diversos pontos embaixo do carro para ajudar, cujos links dos vídeos estão abaixo.:semideia
Dá para notar também o inconfundível "CLANK" da folga do diferencial.:roll:
Alguma "alma caridosa" consegue me ajudar a identificar esse maldito barulho, ou no melhor "landroves britânico: "what is that bloody noise"!:concordo:
GOPR0814 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=gZVJwDp0hG0&feature=youtu.be)[/VIDEO]
Eu sei que barulho é esse ... latidos de cachorro, provavelmente de porte pequeno!!!
kkkkkk :grin:
Mas falando sério,
Você se refere ao barulho agudo, parecendo moedas chocalhando ou o barulho áspero parecendo metal esfregando em alguma coisa?
Quando eu quero identificar um barulho desses, eu costumo desligar o carro e deixar ele rodar silenciosamente numa descida pouco inclinada, se for coisa que acontece em ponto morto você pega.
Suas cruzetas estão legais?
Calce o carro, levante uma roda do eixo e tente girar o cardã com a mão, pode ser que você descubra o barulho de alguma das junções.
Waldmartins
26/08/2013, 21:49
O barulho agudo parece que seu escapamento tá pegando em alguma coisa ou o miolo do silencioso soltou.
É impressão minha ou seu cardã tá empenado!?!?
GLMedina
26/08/2013, 23:27
Esse vídeo abaixo direciona a imagem e a captura do som para a parte da frente do cardã.
Wald, eu tb tive essa sensação. O problema é achar quem mexa com cardã por aqui.
Batiati, no ponto morto (banguela) não faz esse barulho.
GOPR0815 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=P4e7nnFpj-M)[/VIDEO]
Medina,
aposto nos rolamentos do pinhão de um dos diferenciais. Quando com folga ou gastos, é exatamente o barulho que se escuta. Remova um cardan por vez e faça o mesmo teste. Cuidado com a panela do freio de mão, coloque as porcas de volta e bloqueie o carro antes de começar o job sob o risco dele sair rolando.
Se não mudar nada, aí vale começar investigar a transferência, abrindo a tampa e só então o câmbio...
abs
Clemente
Meus amigos.
Como havia falado no post do Petcho, minha 110 está com uns roncados quando uso o freio motor que não consigo identificar.:pensativo:
Parece vir da caixa de marchas, transferência ou freio de mão.
Como não consigo identificar e não tem nenhuma outra 110 com a caixa LT77 como a minha e a grande e esmagadora maioria das Defender daqui são 300 com o R380, é possível que alguém consiga me ajudar identificar para mim:?:
Não dá para explicar que tipo de barulho é, portanto, posicionei a câmera em diversos pontos embaixo do carro para ajudar, cujos links dos vídeos estão abaixo.:semideia
Dá para notar também o inconfundível "CLANK" da folga do diferencial.:roll:
Alguma "alma caridosa" consegue me ajudar a identificar esse maldito barulho, ou no melhor "landroves britânico: "what is that bloody noise"!:concordo:
GOPR0814 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=gZVJwDp0hG0&feature=youtu.be)[/VIDEO]
Waldmartins
27/08/2013, 00:24
Medina,
Eu comprei um cardã novo na TEKCOM, mas deu uma confusão (do tipo, "tem, mas acabou...") e só devo receber em 40 dias por R$ 805,00. Achei "barato" em relação a concessionária que custa em torno de R$ 2500,00.
Mas se preferir mandar arrumar e quiser "descer" a serra, tem a:
CARDAN RIO (http://www.cardanrio.com.br/)
Abs
Wald
MFREITAG
27/08/2013, 23:09
Medina,
O barulho ta feio mesmo...sua defender esta parecendo mais um trem. :shock:
Não acredito que o problema seja no cardan, pois quando ele esta ruim você costuma sentir uma vibração no carro. Assim como o Clemente acho que o problema é no diferencial ou na caixa de transferência. O teste indicado por ele é o ideal para isolar o problema e matar a charada. No vídeo fica difícil identificar de onde vem o barulho, mas pela imagem notei grande folga no seu diferencial, suspeite dele... Boa sorte!
Abraço,
GLMedina
28/08/2013, 09:01
aposto nos rolamentos do pinhão de um dos diferenciais. Quando com folga ou gastos, é exatamente o barulho que se escuta. Remova um cardan por vez e faça o mesmo teste. Cuidado com a panela do freio de mão, coloque as porcas de volta e bloqueie o carro antes de começar (http://www.4x4brasil.com.br/forum/#) o job sob o risco dele sair rolando.
Se não mudar nada, aí vale começar (http://www.4x4brasil.com.br/forum/#) investigar a transferência, abrindo a tampa e só então o câmbio...
Blz Clemente. Vou ver se arrumo um tempo nesse FDS para dar uma olhada. Vlw pelas dicas.
O barulho ta feio mesmo...sua defender esta parecendo mais um trem. :shock:
Não acredito que o problema seja no cardan, pois quando ele esta ruim você costuma sentir uma vibração no carro. Assim como o Clemente acho que o problema é no diferencial ou na caixa de transferência. O teste indicado por ele é o ideal para isolar o problema e matar a charada. No vídeo fica difícil identificar de onde vem o barulho, mas pela imagem notei grande folga no seu diferencial, suspeite dele... Boa sorte!
Olá Markus. O pior é que na reforma nós desmontamos o diferencial todo. A relação estava intacta e foram trocados os rolamentos e retentores. Até o vazamento que tinha conseguimos tirar. Só que acho que o problema não está nele (apesar da folga). O barulho, de dentro do carro, parece vir do meio do carro, e, se deu para perceber, somente quando uso o freio motor em descida. Acelerando, não faz. Fica parecendo algo raspando (metal com metal). Fiz outra filmagem colocando a câmera na direcionada para a frente da caixa de marcha e cardã, e outra na direção do diferencial dianteiro, percebendo que ali não tem barulho nem folga exagerada.
Bom, são coisas que só iria descobrir mesmo depois da reforma, ou seja, usando o carro. Faz parte. No resto, está tudo funcionando bem, com exceção do maldito Watchdog, que não consigo regular de jeito nenhum!:putz:
GLMedina
28/08/2013, 12:46
Problema resolvido.
Não era nada demais.
Era apenas a porca que prende o rolamento e retentores do cardão ao diferencial que não deu aperto até o final.
Bastou trocar a porca por uma nova que deu aperto e a folga sumiu, sumindo, também, o tranco e a ronqueira.
Ficou show e me custou apenas 40 pratas (não estava com saco de apelar para o DIY).
Agora o carro está suave na estrada.
MFREITAG
28/08/2013, 20:23
Que bom que resolveu Medina! Minha suspeita estava certa então :concordo:
Abraço,
:pensativo: pergunta que não quer calar ....
Se o problema era no diferencial, por que só se ouvia o barulho em freio motor????
Luciano Valois
29/08/2013, 16:00
Problema resolvido.
Não era nada demais.
Era apenas a porca que prende o rolamento e retentores do cardão ao diferencial que não deu aperto até o final.
Bastou trocar a porca por uma nova que deu aperto e a folga sumiu, sumindo, também, o tranco e a ronqueira.
Ficou show e me custou apenas 40 pratas (não estava com saco de apelar para o DIY).
Ainda bem, já tava dando uma agonia aqui esse ronca ronca.
Medina, qual o diagnóstico do watchdog, ele está acusando o que??
GLMedina
29/08/2013, 17:13
:pensativo: pergunta que não quer calar ....
Se o problema era no diferencial, por que só se ouvia o barulho em freio motor????
Pq quando se parava de acelerar e começava a descida, se diminui a pressão sobre as engrenagens, trabalhando com folga. Ao se acelerar, as engrenagens se encaixam melhor, não fazendo o barulho. Faz sentido.
Com a folga, a relação não encaixava direito.
Mas não estou satisfeito. Agora que ficou justinho e suave, uma vibração pequena começou. Acredito na sensação de estar o cardã um pouco empenado. Quando havia a folga, a vibração de dissipava. Agora se espalha para o carro.
Com calma vou ajustar essa transmissão. Aliás, foi a única coisa que não havia mexido na reforma e que só dava para saber andando com o carro. Rodei pouco mais de 900 km até agora, e vou descobrindo o que falta fazer.
Abs.
GLMedina
29/08/2013, 17:16
Ainda bem, já tava dando uma agonia aqui esse ronca ronca.
Medina, qual o diagnóstico do watchdog, ele está acusando o que??
Blz Luciano.
Ele sempre acusa bateria, mesmo carregando a quase 13,8 (medido no eletricista) e basta passar da metade do marcador do painel que começa a apitar.
Agora, acendeu a luz ALT/BELT e fica dando uma piscada e um sinal. Não apaga de jeito nenhum. Já fui no eletricista e não encontramos problema algum. O sensorzinho chato do cacete!
Abs.
carlosth
29/08/2013, 17:31
Problema resolvido.
Não era nada demais.
Medina,
Tem como colocar uma foto ou me mostrar onde ficar esta tal porca? Acho que o meu está com o mesmo problema que o seu... Só que ele só faz o ronco quando estou a mais de 90km/h na descida com aceleração "meia bomba" ou desengrenado.
Se for isso, vou soltar fogo de artifício.... Será que consigo resolver isso em casa num DIY?
Abrasss
GLMedina
29/08/2013, 19:00
Medina,
Tem como colocar uma foto ou me mostrar onde ficar esta tal porca? Acho que o meu está com o mesmo problema que o seu... Só que ele só faz o ronco quando estou a mais de 90km/h na descida com aceleração "meia bomba" ou desengrenado.
Se for isso, vou soltar fogo de artifício.... Será que consigo resolver isso em casa num DIY?
Abrasss
428730
É o nº 17. Ele não estava apertando até o fim. Bastou trocar e ficou 10. O carro está outro. Ainda tem um pouco de clank, mas é o tradicional.
Dá para fazer em casa tranquilamente. Não tem mistério. Eu não fiz pq era dia de semana e eu estava sem saco de mexer e sujar as mãos.
carlosth
29/08/2013, 21:23
428730
É o nº 17. Ele não estava apertando até o fim. Bastou trocar e ficou 10. O carro está outro. Ainda tem um pouco de clank, mas é o tradicional.
Dá para fazer em casa tranquilamente. Não tem mistério. Eu não fiz pq era dia de semana e eu estava sem saco de mexer e sujar as mãos.
Então Medina,
fui olhar no partlist da minha 110 2002 e não tem essa porca. Olha ai:
428736
De onde ela parafusa?
2002 utiliza um parafuso no lugar da porca; maior área de contato de rosca... ;)
abs
Clemente
Então Medina,
fui olhar no partlist da minha 110 2002 e não tem essa porca. Olha ai:
428736
De onde ela parafusa?
carlosth
29/08/2013, 22:53
Clemente,
e onde está este parafuso ai no partlist?
Seria o n. 2?