Ver Versão Completa : Carter da Embreagem ($40 mangos!)
Boa tarde pessoal...
Achei o carter da embreagem (aqui em Brasilia!!!) por somente "$40 mirreis" em uma distribuidora/revendedora para caminhões, mas o mesmo e para a Mercedinha 608D.
Enfim, vou simplesmente "cortar o excesso" com a minha Dremel, mas eis o dilema: Preciso das medidas pois a minha Bandoleira nao tem o carter da embreagem (o antigo dono: "o Sr. Gambiarra", conseguiu perde-lo!!!) e fica complicado tentar medir as dimensões e distancias embaixo da viatura!
Eis a minha suplica: Alguém teria a respectiva Band (Motor 314 & cambio 4M "1st + 2nd dry gears" circa 03/1980), desmontada e poderia por favor fazer um simples gabarito com as distancias básicas "no papelão ou cartolina" e me responder com as medidas?
Emfim, uma vez que eu conseguir cortar e descobrir "a furação" para os parafusos, postarei neste tread as fotos para a comunidade também ter esta opção de economizar uns verdinhos. (viche moço!, e que economia hein?)
By the way, o meu nome e: Marcelo Gouveia (MRCLGV tirando as vogais) desculpem-me mas eu ainda nao aprendi como por o meu email para contato... mas ai vai: mrclgv@gmail.com
Abracos, Marcelo (em Brasilia, mas natural do Recife)
hchueiri
14/08/2013, 18:33
Boa tarde pessoal...
Achei o carter da embreagem (aqui em Brasilia!!!) por somente "$40 mirreis" em uma distribuidora/revendedora para caminhões, mas o mesmo e para a Mercedinha 608D.
Enfim, vou simplesmente "cortar o excesso" com a minha Dremel, mas eis o dilema: Preciso das medidas pois a minha Bandoleira nao tem o carter da embreagem (o antigo dono: "o Sr. Gambiarra", conseguiu perde-lo!!!) e fica complicado tentar medir as dimensões e distancias embaixo da viatura!
Eis a minha suplica: Alguém teria a respectiva Band (Motor 314 & cambio 4M "1st + 2nd dry gears" circa 03/1980), desmontada e poderia por favor fazer um simples gabarito com as distancias básicas "no papelão ou cartolina" e me responder com as medidas?
Emfim, uma vez que eu conseguir cortar e descobrir "a furação" para os parafusos, postarei neste tread as fotos para a comunidade também ter esta opção de economizar uns verdinhos. (viche moço!, e que economia hein?)
By the way, o meu nome e: Marcelo Gouveia (MRCLGV tirando as vogais) desculpem-me mas eu ainda nao aprendi como por o meu email para contato... mas ai vai: mrclgv@gmail.com
Abracos, Marcelo (em Brasilia, mas natural do Recife)
também tenho uma com o mesmo cambio e com um antigo dono SR Gambiarra rsrsrs, a minha ta desmontada, vou ver se consigo ir na oficina ate sexta e tirar um gabarito.
mas eu queria saber, tem algum problema andar sem esse cárter? sei q se foi colocado lá serve para alguma coisa, mas pode ou evitará algum dano?
Helder.
também tenho uma com o mesmo cambio e com um antigo dono SR Gambiarra rsrsrs, a minha ta desmontada, vou ver se consigo ir na oficina ate sexta e tirar um gabarito.
mas eu queria saber, tem algum problema andar sem esse cárter? sei q se foi colocado lá serve para alguma coisa, mas pode ou evitará algum dano?
Helder.
Caro Helder!
Muuuitissimo obrigado pela ajuda! (fico no aguardo), eu acredito que o cárter da embreagem serve para duas coisas:
1- Proteger o conjunto da embreagem dos "elementos" incluindo: agua, terra, areia, barro, lama, brita, e infortunios tipo um bom jato de "desengraxante" ou detergente deliberadamente efetuado pelo cumpade do seu lava-jato predileto seja ele "novato" ou o sujeito na Segunda-feira cedinho ainda de ressaca depois de ver seu time perder (KKKKKKK!)
2- Mais um "pedaço de lata" que vai encher o saco do operador com uma "bad vibe da mulesta" se por acaso dois dos quatro parafusos se afrouxarem...
A minha band também e longa... fico aqui a sua disposição para troca de ideias e dicas de reparos!
(ainda estou "aprendendo" a usar este forum) qqr coisa pode guardar o meu email mrclgv@gmail.com
Marcelo
hchueiri
16/08/2013, 19:25
Caro Helder!
Muuuitissimo obrigado pela ajuda! (fico no aguardo), eu acredito que o cárter da embreagem serve para duas coisas:
1- Proteger o conjunto da embreagem dos "elementos" incluindo: agua, terra, areia, barro, lama, brita, e infortunios tipo um bom jato de "desengraxante" ou detergente deliberadamente efetuado pelo cumpade do seu lava-jato predileto seja ele "novato" ou o sujeito na Segunda-feira cedinho ainda de ressaca depois de ver seu time perder (KKKKKKK!)
2- Mais um "pedaço de lata" que vai encher o saco do operador com uma "bad vibe da mulesta" se por acaso dois dos quatro parafusos se afrouxarem...
A minha band também e longa... fico aqui a sua disposição para troca de ideias e dicas de reparos!
(ainda estou "aprendendo" a usar este forum) qqr coisa pode guardar o meu email mrclgv@gmail.com
Marcelo
desconfiei q fosse pra isso mesmo kkkk
fui na oficina hoje e com a correria acabei esquecendo totalmente de tirar o gabarito pra você, mas semana que vem ou até amanha cedo quem saiba eu passe por la e tiro sem falta...
valeu, abraço
desconfiei q fosse pra isso mesmo kkkk
fui na oficina hoje e com a correria acabei esquecendo totalmente de tirar o gabarito pra você, mas semana que vem ou até amanha cedo quem saiba eu passe por la e tiro sem falta...
valeu, abraço
Tudo bem hchueiri, "no problem man"... Acho que vou deixar de ser preguiçoso, amanha cedinho eu vou dar uma olhada embaixo da Band, e de sorte eu consigo tirar algumas medidas.
Abraço, Marcelo.
Olha ai pessoal:
Update no carter da embreagem!
Para fazer os cortes usei uma "Ryobi" com uma roda de corte para aço de 2 polegadas (usei quase 3 rodas de corte!), furadeira e brocas de 1/8 e 1/4 de polegada, dei "varias viagens debaixo da viatura para tirar medidas" e obviamente fiz uma baita "zona" na area de serviço do Ap... (a chefinha nao estava no pelourinho!!!)
Algumas medidas:
1- Distancia Longitudinal: 177mm (depois de cortar a parte traseira; cortei +/- uns 28mm)
2- Distancia Lateral "na frente": 405mm (após cortar uns 5 ou 6mm's e empenar as abas um pouco para dentro)
3- Distancia entre os furos da frente: 393mm
4- Distancia entre os furos de tras: 232mm
5- Cortes para as "abas dos parafusos da frente" de 22mm e 62mm distantes da frente do carter...
Enfim, eu ja havia procurado esta peça por varias semanas e ja estava ficando frustrado!... eu ate pagaria os $120 mango da vida se a dita cuja "existisse na praça", mas a "terapia de fabricar algo útil" nao tem preço!
Notei ao cortar as rebarbas laterais (pedaços pequenos) que eu perderia a oportunidade de ter uma superfície plana para a correta perfuração e assentamento dos parafusos na parte dianteira, assim eu deixei uns 5 milímetros de sobra (de cada lado) e fiz dois cortes "verticais" de mais ou menos 15mm cada nas proximidades de 22mm e 62mm desde a frente do carter (ver foto!)
Enfim, vou postar mais algumas fotos do produto final... embora eu tenha gasto uma manha inteira, considero que "valeu a pena" nao so pela economia de verdinhos, mas também pelo fato de ter tido a "terapia de modificar ou construir algo"... :)
Qualquer duvida, vocês podem me mandar um email ou PM (quando eu descobrir como esse troçu funciona! kkkkkkk)
Abraços! Marcelo.
Mais algumas fotos...
Para "finalisar" eu selei os cortes "verticais" com silicone de alta temperatura (so para ver o que vai dar!) e talvez assim protejer a embreagem dos elementos.
hchueiri
22/08/2013, 23:31
muito bom Marcelo!!, desculpe não ter ajudado, mas provavelmente vou fazer igual para minha hehe, mas e ae, ja instalou? ficou bom? não ficou parecendo gambiarra?
Abraço.
Carlo Pecca
23/08/2013, 10:14
MRCLGV
Cará , parabéns pelo trabalho, parece de fabrica!
Já colocou no lugar?
Como ficou?
Tira mais fotos!
MRCLGV
Cará , parabéns pelo trabalho, parece de fabrica!
Já colocou no lugar?
Como ficou?
Tira mais fotos!
Colegas: desculpe-me a demora na resposta! (problemas com o meu PC)
Pois e Carlo & Hchueiri; pelo simples fato do carter "ficar escondido" nao ficou parecendo uma gambiarra, mas se um dia destes eu por as maos numa "latinha de tinta spray preta" e so dar umas borrifadas para tirar as marcas dos cortes (coisa muito facil de fazer) por outro lado eu estava "aperriado" de andar com a embreagem exposta aos elementos... (em alguns meses a chuva vai chegar por aqui)
Assim que possivel vou por mais algumas fotos sim! (obrigado pelos comentarios!)
Abracos, Marcelo.
Grand Vinicius
18/06/2019, 08:05
Meu amigo, estou com a mesma bronca aqui. Porém o cara que me vendeu já comprou assim de um cambombeiro.
E só encontro a do 608, e os caras dizem que não serve. Agora que descobri o porquê. Mas vou comprar e usar seu "gabarito".
Grand Vinicius
27/06/2019, 13:52
Chegou meu cárter de 608. Vou me basear nas suas medidas.
Poderia dizer quais são os parafusos?
Grand Vinicius
27/06/2019, 13:55
Outro detalhe. Ela tem um rasgo no fundo. É assim mesmo? Assim não junta água, porém permite a entrada. E agora? Fecho o rasgo ou não?
CAPT GOTTLIEB
29/06/2019, 12:15
Todas as peças do motor do meu JIPÃO (OM-314) eu compro nas lojas de peças de caminhões Mercedes. Mas nem tudo é plug-and-play. Precisei trocar o filtro de ar e encontrei da Toyota Band por R$ 480,00. Comprei o filtro do caminhão Mercedinho 608D, porém a posição do bocal de entrada de ar estava em posição diferente. Custou apenas R$ 230,00 e tem a mesma qualidade e faz a mesma função que o filtro Toyota Band. O mecânico em dez minutos de solda MIG reposicionou o bocal e instalou no JIPÃO.
CAPT GOTTLIEB
29/06/2019, 19:34
567222 567223
Filtro de ar do caminhão Mercedes-Benz 608D instalado no meu ONÇA.
Grand Vinicius
01/07/2019, 09:35
Fiz um desenho grosseiro medindo o cárter com uma trena e depois peguei as medidas do Marcelo.
Depois usei esse desenho num papelão. Fui algumas vezes pra baixo do carro com o molde de papelão e um lápis(e um balde de sabão e esponja).
Usei uma esmerilhadeira com um disco de corte fino e uma furadeira de bancada com broca de 1/4".
No final, com um martelo e paciência termina dando certo.
Pra minha desgraça, tem um parafuso quebrado dentro de um dos furos.
Infelizmente meu celular está bichado com as fotos, mas vou recuperar e posto aqui.
567240
Grand Vinicius
02/07/2019, 17:29
Algumas fotos:
567259567260567261
Fazer um molde de papelão e dar viagens pra debaixo do carro é essencial.
Você pode usar os furos frontais originais como guia, cortando a partir deles pra dentro e pra traz:
567263
Depois martela com paciência até deixar bem alinhadinho:
567262
Ainda penso em tampar esse rasgo com solda.
A parte de traz também tem um ressalto, então resolvi aplainá-la no martelo:
567264567265567266
Veio a calhar que eu tinha um esmalte anti ferrugem na cor mais conveniente:
567267
Vou comprar os parafusos e tiro fotos no local.
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