PDA

Ver Versão Completa : Carter da Embreagem ($40 mangos!)

MRCLGV
14/08/2013, 15:04
Boa tarde pessoal...

Achei o carter da embreagem (aqui em Brasilia!!!) por somente "$40 mirreis" em uma distribuidora/revendedora para caminhões, mas o mesmo e para a Mercedinha 608D.

Enfim, vou simplesmente "cortar o excesso" com a minha Dremel, mas eis o dilema: Preciso das medidas pois a minha Bandoleira nao tem o carter da embreagem (o antigo dono: "o Sr. Gambiarra", conseguiu perde-lo!!!) e fica complicado tentar medir as dimensões e distancias embaixo da viatura!

Eis a minha suplica: Alguém teria a respectiva Band (Motor 314 & cambio 4M "1st + 2nd dry gears" circa 03/1980), desmontada e poderia por favor fazer um simples gabarito com as distancias básicas "no papelão ou cartolina" e me responder com as medidas?

Emfim, uma vez que eu conseguir cortar e descobrir "a furação" para os parafusos, postarei neste tread as fotos para a comunidade também ter esta opção de economizar uns verdinhos. (viche moço!, e que economia hein?)

By the way, o meu nome e: Marcelo Gouveia (MRCLGV tirando as vogais) desculpem-me mas eu ainda nao aprendi como por o meu email para contato... mas ai vai: mrclgv@gmail.com

Abracos, Marcelo (em Brasilia, mas natural do Recife)

hchueiri
14/08/2013, 18:33
Boa tarde pessoal...

Achei o carter da embreagem (aqui em Brasilia!!!) por somente "$40 mirreis" em uma distribuidora/revendedora para caminhões, mas o mesmo e para a Mercedinha 608D.

Enfim, vou simplesmente "cortar o excesso" com a minha Dremel, mas eis o dilema: Preciso das medidas pois a minha Bandoleira nao tem o carter da embreagem (o antigo dono: "o Sr. Gambiarra", conseguiu perde-lo!!!) e fica complicado tentar medir as dimensões e distancias embaixo da viatura!

Eis a minha suplica: Alguém teria a respectiva Band (Motor 314 & cambio 4M "1st + 2nd dry gears" circa 03/1980), desmontada e poderia por favor fazer um simples gabarito com as distancias básicas "no papelão ou cartolina" e me responder com as medidas?

Emfim, uma vez que eu conseguir cortar e descobrir "a furação" para os parafusos, postarei neste tread as fotos para a comunidade também ter esta opção de economizar uns verdinhos. (viche moço!, e que economia hein?)

By the way, o meu nome e: Marcelo Gouveia (MRCLGV tirando as vogais) desculpem-me mas eu ainda nao aprendi como por o meu email para contato... mas ai vai: mrclgv@gmail.com

Abracos, Marcelo (em Brasilia, mas natural do Recife)

também tenho uma com o mesmo cambio e com um antigo dono SR Gambiarra rsrsrs, a minha ta desmontada, vou ver se consigo ir na oficina ate sexta e tirar um gabarito.

mas eu queria saber, tem algum problema andar sem esse cárter? sei q se foi colocado lá serve para alguma coisa, mas pode ou evitará algum dano?

Helder.

MRCLGV
14/08/2013, 20:14
também tenho uma com o mesmo cambio e com um antigo dono SR Gambiarra rsrsrs, a minha ta desmontada, vou ver se consigo ir na oficina ate sexta e tirar um gabarito.

mas eu queria saber, tem algum problema andar sem esse cárter? sei q se foi colocado lá serve para alguma coisa, mas pode ou evitará algum dano?

Helder.

Caro Helder!

Muuuitissimo obrigado pela ajuda! (fico no aguardo), eu acredito que o cárter da embreagem serve para duas coisas:

1- Proteger o conjunto da embreagem dos "elementos" incluindo: agua, terra, areia, barro, lama, brita, e infortunios tipo um bom jato de "desengraxante" ou detergente deliberadamente efetuado pelo cumpade do seu lava-jato predileto seja ele "novato" ou o sujeito na Segunda-feira cedinho ainda de ressaca depois de ver seu time perder (KKKKKKK!)

2- Mais um "pedaço de lata" que vai encher o saco do operador com uma "bad vibe da mulesta" se por acaso dois dos quatro parafusos se afrouxarem...

A minha band também e longa... fico aqui a sua disposição para troca de ideias e dicas de reparos!
(ainda estou "aprendendo" a usar este forum) qqr coisa pode guardar o meu email mrclgv@gmail.com

Marcelo

hchueiri
16/08/2013, 19:25
Caro Helder!

Muuuitissimo obrigado pela ajuda! (fico no aguardo), eu acredito que o cárter da embreagem serve para duas coisas:

1- Proteger o conjunto da embreagem dos "elementos" incluindo: agua, terra, areia, barro, lama, brita, e infortunios tipo um bom jato de "desengraxante" ou detergente deliberadamente efetuado pelo cumpade do seu lava-jato predileto seja ele "novato" ou o sujeito na Segunda-feira cedinho ainda de ressaca depois de ver seu time perder (KKKKKKK!)

2- Mais um "pedaço de lata" que vai encher o saco do operador com uma "bad vibe da mulesta" se por acaso dois dos quatro parafusos se afrouxarem...

A minha band também e longa... fico aqui a sua disposição para troca de ideias e dicas de reparos!
(ainda estou "aprendendo" a usar este forum) qqr coisa pode guardar o meu email mrclgv@gmail.com

Marcelo

desconfiei q fosse pra isso mesmo kkkk
fui na oficina hoje e com a correria acabei esquecendo totalmente de tirar o gabarito pra você, mas semana que vem ou até amanha cedo quem saiba eu passe por la e tiro sem falta...

valeu, abraço

MRCLGV
16/08/2013, 21:42
desconfiei q fosse pra isso mesmo kkkk
fui na oficina hoje e com a correria acabei esquecendo totalmente de tirar o gabarito pra você, mas semana que vem ou até amanha cedo quem saiba eu passe por la e tiro sem falta...

valeu, abraço

Tudo bem hchueiri, "no problem man"... Acho que vou deixar de ser preguiçoso, amanha cedinho eu vou dar uma olhada embaixo da Band, e de sorte eu consigo tirar algumas medidas.

Abraço, Marcelo.

MRCLGV
22/08/2013, 21:16
Olha ai pessoal:

Update no carter da embreagem!

Para fazer os cortes usei uma "Ryobi" com uma roda de corte para aço de 2 polegadas (usei quase 3 rodas de corte!), furadeira e brocas de 1/8 e 1/4 de polegada, dei "varias viagens debaixo da viatura para tirar medidas" e obviamente fiz uma baita "zona" na area de serviço do Ap... (a chefinha nao estava no pelourinho!!!)

Algumas medidas:

1- Distancia Longitudinal: 177mm (depois de cortar a parte traseira; cortei +/- uns 28mm)
2- Distancia Lateral "na frente": 405mm (após cortar uns 5 ou 6mm's e empenar as abas um pouco para dentro)
3- Distancia entre os furos da frente: 393mm
4- Distancia entre os furos de tras: 232mm
5- Cortes para as "abas dos parafusos da frente" de 22mm e 62mm distantes da frente do carter...

Enfim, eu ja havia procurado esta peça por varias semanas e ja estava ficando frustrado!... eu ate pagaria os $120 mango da vida se a dita cuja "existisse na praça", mas a "terapia de fabricar algo útil" nao tem preço!

Notei ao cortar as rebarbas laterais (pedaços pequenos) que eu perderia a oportunidade de ter uma superfície plana para a correta perfuração e assentamento dos parafusos na parte dianteira, assim eu deixei uns 5 milímetros de sobra (de cada lado) e fiz dois cortes "verticais" de mais ou menos 15mm cada nas proximidades de 22mm e 62mm desde a frente do carter (ver foto!)

Enfim, vou postar mais algumas fotos do produto final... embora eu tenha gasto uma manha inteira, considero que "valeu a pena" nao so pela economia de verdinhos, mas também pelo fato de ter tido a "terapia de modificar ou construir algo"... :)

Qualquer duvida, vocês podem me mandar um email ou PM (quando eu descobrir como esse troçu funciona! kkkkkkk)

Abraços! Marcelo.

MRCLGV
22/08/2013, 21:26
Mais algumas fotos...

Para "finalisar" eu selei os cortes "verticais" com silicone de alta temperatura (so para ver o que vai dar!) e talvez assim protejer a embreagem dos elementos.

hchueiri
22/08/2013, 23:31
muito bom Marcelo!!, desculpe não ter ajudado, mas provavelmente vou fazer igual para minha hehe, mas e ae, ja instalou? ficou bom? não ficou parecendo gambiarra?

Abraço.

Carlo Pecca
23/08/2013, 10:14
MRCLGV
Cará , parabéns pelo trabalho, parece de fabrica!
Já colocou no lugar?
Como ficou?
Tira mais fotos!

MRCLGV
24/08/2013, 14:22
MRCLGV
Cará , parabéns pelo trabalho, parece de fabrica!
Já colocou no lugar?
Como ficou?
Tira mais fotos!

Colegas: desculpe-me a demora na resposta! (problemas com o meu PC)

Pois e Carlo & Hchueiri; pelo simples fato do carter "ficar escondido" nao ficou parecendo uma gambiarra, mas se um dia destes eu por as maos numa "latinha de tinta spray preta" e so dar umas borrifadas para tirar as marcas dos cortes (coisa muito facil de fazer) por outro lado eu estava "aperriado" de andar com a embreagem exposta aos elementos... (em alguns meses a chuva vai chegar por aqui)

Assim que possivel vou por mais algumas fotos sim! (obrigado pelos comentarios!)

Abracos, Marcelo.

Grand Vinicius
18/06/2019, 08:05
Meu amigo, estou com a mesma bronca aqui. Porém o cara que me vendeu já comprou assim de um cambombeiro.
E só encontro a do 608, e os caras dizem que não serve. Agora que descobri o porquê. Mas vou comprar e usar seu "gabarito".

Grand Vinicius
27/06/2019, 13:52
Chegou meu cárter de 608. Vou me basear nas suas medidas.
Poderia dizer quais são os parafusos?

Grand Vinicius
27/06/2019, 13:55
Outro detalhe. Ela tem um rasgo no fundo. É assim mesmo? Assim não junta água, porém permite a entrada. E agora? Fecho o rasgo ou não?

CAPT GOTTLIEB
29/06/2019, 12:15
Todas as peças do motor do meu JIPÃO (OM-314) eu compro nas lojas de peças de caminhões Mercedes. Mas nem tudo é plug-and-play. Precisei trocar o filtro de ar e encontrei da Toyota Band por R$ 480,00. Comprei o filtro do caminhão Mercedinho 608D, porém a posição do bocal de entrada de ar estava em posição diferente. Custou apenas R$ 230,00 e tem a mesma qualidade e faz a mesma função que o filtro Toyota Band. O mecânico em dez minutos de solda MIG reposicionou o bocal e instalou no JIPÃO.

CAPT GOTTLIEB
29/06/2019, 19:34
567222 567223
Filtro de ar do caminhão Mercedes-Benz 608D instalado no meu ONÇA.

Grand Vinicius
01/07/2019, 09:35
Fiz um desenho grosseiro medindo o cárter com uma trena e depois peguei as medidas do Marcelo.
Depois usei esse desenho num papelão. Fui algumas vezes pra baixo do carro com o molde de papelão e um lápis(e um balde de sabão e esponja).
Usei uma esmerilhadeira com um disco de corte fino e uma furadeira de bancada com broca de 1/4".
No final, com um martelo e paciência termina dando certo.
Pra minha desgraça, tem um parafuso quebrado dentro de um dos furos.
Infelizmente meu celular está bichado com as fotos, mas vou recuperar e posto aqui.

567240

Grand Vinicius
02/07/2019, 17:29
Algumas fotos:
567259567260567261

Fazer um molde de papelão e dar viagens pra debaixo do carro é essencial.

Você pode usar os furos frontais originais como guia, cortando a partir deles pra dentro e pra traz:
567263

Depois martela com paciência até deixar bem alinhadinho:
567262
Ainda penso em tampar esse rasgo com solda.

A parte de traz também tem um ressalto, então resolvi aplainá-la no martelo:
567264567265567266

Veio a calhar que eu tinha um esmalte anti ferrugem na cor mais conveniente:
567267
Vou comprar os parafusos e tiro fotos no local.