Ver Versão Completa : AR-CONDICIONADO x AR QUENTE na Tracker
Caras,
O sistema de ventilação da TK quando direcionado para o para-brisa liga automaticamente o ar-condicionado. Agora no inverno é uma contradição estar com o ar quente ligado e para desenbaçar o para-brisa tem que colocar um ar gelado para dentro da viatura.
Alguém se incomoda com isso e já deu um jeito? Se sim, tem algum atalho fácil de fazer ou devo ir num LETRECISTA pra fazer um gambitech?
Abraços
Marcelo
bymarc, nunca me incomodei. apesar de que tb tenho reparado isso ultimamente. Um bom atenuador desse sintoma é vc passar um anti embaçante por dentro nos vidros que achar melhor (eu passo em todos) para que com o ar frio o vidro desembasse bem rapidamente nessa hora de ligar o AC sem precisar ou querer.
Eu ando sempre com o desembaçador ligado e regulo o ar quente para que o carro não fique frio. Faço isso tanto no Tracker como no meu Fit e fica ok.
Abs,
LFC
RogerGeo
19/08/2013, 09:41
Olá Marcelo, com meu Tracker acontece o mesmo. Eu achei que era impressão minha... Fico sempre pensando o mesmo, que contradição ter que acionar o ar refrigerado para poder ter quente!! Moro em Curitiba e imagina quanto eu preciso de ar quente... Ainda não levei a um "especialista" em ar quente para ver o que acontece... Abraço!
RogerGeo,
Moro em Porto Alege e sempre utilizei o ar quente no para brisa principalmente nos dias de chuva no outros carros que tive, inclusive no meu ex Sidekick que e o ar-condicionado não ligava junto da ventilação para o para brisa.
Acho que vou desmontar o painel da TK e desconectar algum fio que faz essa ligação ingrata.
Abraço
Marcelo
Oi Bymarc, se vai desmontar pela minha pouca experiência em elétrica eu tentaria começar por algo simples para não perder a originalidade do carro. Ira pelos fios que se conectam atrás do botão de controle das 4 velocidades do ventilador (é um plug grande e duro de tirar na primeira vez, pelo menos no meu caso). Algum deles deve ser o sinal para se ligar o AC. O ideal seria chavear esse fio por um outro botão, a fim de vc conseguir usar o AC no modo original. Tem um post da galera e meu tb sobre como tirar o controlador de ar do carro para trocar as luzes (Tirando o rádio e passando por dentro do console e saindo pelo buraco do rádio fica mais cômodo de trabalhar. Poste por favor depois o resultado [ ]
Pelamordedeus, deixa teu ar quieto! É para funcionar assim mesmo. Se tá frio, vc abre a válvula do ar-quente. A função do ar-condicionado, nesses dias, é de secar o ar!
Funciona assim, o ar passa pelo evaporador, é resfriado. Uma parte da umidade condensa e pinga para fora (ou no pé do carona, sei lá como está teu ar) DEPOIS ele passa pelo radiadorzinho do ar quente e vai para teu parabrisas sequinho e morno mais que o suficiente para desembaçar a bagaça. ;-)
Abraço
Como o parceiro acima falou, o ar condicionado serve para deixar o ar seco pra poder desembaçar. Só o ar quente continua úmido e pode até embaçar mais. Pra quem mora em lugar frio, liga o desembaçador com ar condicionado e regula a temperatura.
Vellasco
21/09/2014, 19:07
É amigo tenho que concordar com o MRaizer, "pelamordeDeus deixa teu ar quieto!" Esse sistema é cheio de coisinha e a central que controla o a/c recebe input de varios sensores, além do mais não gosto de gambiarras. Mais uma coisa, mesmo com o a/c ligado se vc regular a temperatura o ar vai sair muito quente no painel, quente o suficiente pra desembaçar seu vidro.
abraço,
Caras,
Eu entendo vcs recomendarem em deixar quieto o ar-condicionado. Mas vcs não vivem no clima aqui do sul! No inverno não quero colocar ar frio para dentro do carro, quero que fique constante uma brisa quente no para brisa e o sistema não permite.
Na real, nem tentei mexer nisso, mas que é frustante, isso é!
abraços
Marcelo
É amigo tenho que concordar com o MRaizer, "pelamordeDeus deixa teu ar quieto!" Esse sistema é cheio de coisinha e a central que controla o a/c recebe input de varios sensores, além do mais não gosto de gambiarras. Mais uma coisa, mesmo com o a/c ligado se vc regular a temperatura o ar vai sair muito quente no painel, quente o suficiente pra desembaçar seu vidro.
abraço,
Vellasco
24/09/2014, 18:34
bymarc,
Agora sim entendo sua preocupação. Se entendi bem o seu sistema de aquecimento não está funcionando direito ou o motor não esquentou o suficiente pra mandar agua quente pro trocador de calor do painel porque, mesmo com o ar ligado se vc colocar o regulador na temperatura máxima, o a/c não vai fazer diferença nenhuma ou melhor, diferença quase imperceptível.
abraço,
Marcelo, conheço o frio do sul e é punk! kkk
Na boa, com certeza é só chavear (manda dois fios de lá e coloca um botão do lado do porta moedas) um dos fios marrons que saem do controle de velocidades do ventilador, sem medo de ser feliz. Um deles é o que manda o sinal pra ligar o AC. Eu começaria pelo mais fininho..
[ ]
Marcelo, também sou da nossa região fria e observei isso na minha tracker. Sinceramente, acho que o Mraizer tem total (inclusive tecnicamente) razão. É assim mesmo que tem que funcionar. O ar condicionado deixa o ar mais seco e a regulagem da temperatura serve para que o ar saia quente ou frio, conforme você escolher. Claro que unicamente para aquecer o carro em dias frios mas não tão úmidos (sem chuva) não há necessidade de acionar o ar condicionado, basta ligar a ventilação e regular a temperatura no quente. Mas, para desembaçar, com o ar condicionado ligado é muito melhor e mais eficaz dessa forma original. Eu sinceramente acho é muito bom o sistema original. Uso ar condicionado direto apenas regulando a temperatura. Tomara que consiga se adaptar ou resolver! Eduardo.
Olha só, não sou auto elétrico mas a parte interessante são essas 2 paginas.. se mostrar pra algum eletricista automotivo ele pode te dizer se dá ou não..
[ ]s
Image - TinyPic - Hospedagem grátis para imagem, compartilhamento de foto e vídeo (http://pt-br.tinypic.com/view.php?pic=4grcqs&s=8#.VCR7YRbMW_w)
arlei_vitara
25/09/2014, 20:57
E o burrinho aqui pensava que o comando do AR COND / Ventilação da sua Tracker estava com defeito por esta função de ligar automaticamente o AC quando direciona o ar para desembaçar parabrisa :putz: :putz: :putz:
Bah tche,
Quando peguei a Tracker andei o primeiro mês com ar condicionado ligado direto por não saber (não li o manual) dessa função luzitana da ventilação.
Isso também é assim no Grand Vitara? ou é coisa da GM? Pois no meu Sidekick funcionava tudo independente!
Vou estudar este bypass como o Chuva sugeriu, mas com minha falta de tempo acredito que isso ficará pro início do próximo inverno!
Abraço
Marcelo
E o burrinho aqui pensava que o comando do AR COND / Ventilação da sua Tracker estava com defeito por esta função de ligar automaticamente o AC quando direciona o ar para desembaçar parabrisa :putz: :putz: :putz:
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.