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Ver Versão Completa : AR-CONDICIONADO x AR QUENTE na Tracker



bymarc
12/08/2013, 22:11
Caras,

O sistema de ventilação da TK quando direcionado para o para-brisa liga automaticamente o ar-condicionado. Agora no inverno é uma contradição estar com o ar quente ligado e para desenbaçar o para-brisa tem que colocar um ar gelado para dentro da viatura.

Alguém se incomoda com isso e já deu um jeito? Se sim, tem algum atalho fácil de fazer ou devo ir num LETRECISTA pra fazer um gambitech?


Abraços
Marcelo

Chuva
13/08/2013, 07:51
bymarc, nunca me incomodei. apesar de que tb tenho reparado isso ultimamente. Um bom atenuador desse sintoma é vc passar um anti embaçante por dentro nos vidros que achar melhor (eu passo em todos) para que com o ar frio o vidro desembasse bem rapidamente nessa hora de ligar o AC sem precisar ou querer.

LFC
13/08/2013, 14:54
Eu ando sempre com o desembaçador ligado e regulo o ar quente para que o carro não fique frio. Faço isso tanto no Tracker como no meu Fit e fica ok.
Abs,
LFC

RogerGeo
19/08/2013, 09:41
Olá Marcelo, com meu Tracker acontece o mesmo. Eu achei que era impressão minha... Fico sempre pensando o mesmo, que contradição ter que acionar o ar refrigerado para poder ter quente!! Moro em Curitiba e imagina quanto eu preciso de ar quente... Ainda não levei a um "especialista" em ar quente para ver o que acontece... Abraço!

bymarc
19/08/2013, 23:58
RogerGeo,

Moro em Porto Alege e sempre utilizei o ar quente no para brisa principalmente nos dias de chuva no outros carros que tive, inclusive no meu ex Sidekick que e o ar-condicionado não ligava junto da ventilação para o para brisa.

Acho que vou desmontar o painel da TK e desconectar algum fio que faz essa ligação ingrata.


Abraço
Marcelo

Chuva
20/08/2013, 07:46
Oi Bymarc, se vai desmontar pela minha pouca experiência em elétrica eu tentaria começar por algo simples para não perder a originalidade do carro. Ira pelos fios que se conectam atrás do botão de controle das 4 velocidades do ventilador (é um plug grande e duro de tirar na primeira vez, pelo menos no meu caso). Algum deles deve ser o sinal para se ligar o AC. O ideal seria chavear esse fio por um outro botão, a fim de vc conseguir usar o AC no modo original. Tem um post da galera e meu tb sobre como tirar o controlador de ar do carro para trocar as luzes (Tirando o rádio e passando por dentro do console e saindo pelo buraco do rádio fica mais cômodo de trabalhar. Poste por favor depois o resultado [ ]

MRaizer
15/09/2014, 21:27
Pelamordedeus, deixa teu ar quieto! É para funcionar assim mesmo. Se tá frio, vc abre a válvula do ar-quente. A função do ar-condicionado, nesses dias, é de secar o ar!
Funciona assim, o ar passa pelo evaporador, é resfriado. Uma parte da umidade condensa e pinga para fora (ou no pé do carona, sei lá como está teu ar) DEPOIS ele passa pelo radiadorzinho do ar quente e vai para teu parabrisas sequinho e morno mais que o suficiente para desembaçar a bagaça. ;-)
Abraço

Digao
16/09/2014, 11:04
Como o parceiro acima falou, o ar condicionado serve para deixar o ar seco pra poder desembaçar. Só o ar quente continua úmido e pode até embaçar mais. Pra quem mora em lugar frio, liga o desembaçador com ar condicionado e regula a temperatura.

Vellasco
21/09/2014, 19:07
É amigo tenho que concordar com o MRaizer, "pelamordeDeus deixa teu ar quieto!" Esse sistema é cheio de coisinha e a central que controla o a/c recebe input de varios sensores, além do mais não gosto de gambiarras. Mais uma coisa, mesmo com o a/c ligado se vc regular a temperatura o ar vai sair muito quente no painel, quente o suficiente pra desembaçar seu vidro.

abraço,

bymarc
23/09/2014, 22:32
Caras,

Eu entendo vcs recomendarem em deixar quieto o ar-condicionado. Mas vcs não vivem no clima aqui do sul! No inverno não quero colocar ar frio para dentro do carro, quero que fique constante uma brisa quente no para brisa e o sistema não permite.

Na real, nem tentei mexer nisso, mas que é frustante, isso é!


abraços
Marcelo



É amigo tenho que concordar com o MRaizer, "pelamordeDeus deixa teu ar quieto!" Esse sistema é cheio de coisinha e a central que controla o a/c recebe input de varios sensores, além do mais não gosto de gambiarras. Mais uma coisa, mesmo com o a/c ligado se vc regular a temperatura o ar vai sair muito quente no painel, quente o suficiente pra desembaçar seu vidro.

abraço,

Vellasco
24/09/2014, 18:34
bymarc,

Agora sim entendo sua preocupação. Se entendi bem o seu sistema de aquecimento não está funcionando direito ou o motor não esquentou o suficiente pra mandar agua quente pro trocador de calor do painel porque, mesmo com o ar ligado se vc colocar o regulador na temperatura máxima, o a/c não vai fazer diferença nenhuma ou melhor, diferença quase imperceptível.

abraço,

Chuva
24/09/2014, 19:25
Marcelo, conheço o frio do sul e é punk! kkk

Na boa, com certeza é só chavear (manda dois fios de lá e coloca um botão do lado do porta moedas) um dos fios marrons que saem do controle de velocidades do ventilador, sem medo de ser feliz. Um deles é o que manda o sinal pra ligar o AC. Eu começaria pelo mais fininho..

[ ]

edusao
24/09/2014, 21:07
Marcelo, também sou da nossa região fria e observei isso na minha tracker. Sinceramente, acho que o Mraizer tem total (inclusive tecnicamente) razão. É assim mesmo que tem que funcionar. O ar condicionado deixa o ar mais seco e a regulagem da temperatura serve para que o ar saia quente ou frio, conforme você escolher. Claro que unicamente para aquecer o carro em dias frios mas não tão úmidos (sem chuva) não há necessidade de acionar o ar condicionado, basta ligar a ventilação e regular a temperatura no quente. Mas, para desembaçar, com o ar condicionado ligado é muito melhor e mais eficaz dessa forma original. Eu sinceramente acho é muito bom o sistema original. Uso ar condicionado direto apenas regulando a temperatura. Tomara que consiga se adaptar ou resolver! Eduardo.

Chuva
25/09/2014, 17:27
Olha só, não sou auto elétrico mas a parte interessante são essas 2 paginas.. se mostrar pra algum eletricista automotivo ele pode te dizer se dá ou não..

[ ]s

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arlei_vitara
25/09/2014, 20:57
E o burrinho aqui pensava que o comando do AR COND / Ventilação da sua Tracker estava com defeito por esta função de ligar automaticamente o AC quando direciona o ar para desembaçar parabrisa :putz: :putz: :putz:

bymarc
28/09/2014, 01:50
Bah tche,

Quando peguei a Tracker andei o primeiro mês com ar condicionado ligado direto por não saber (não li o manual) dessa função luzitana da ventilação.

Isso também é assim no Grand Vitara? ou é coisa da GM? Pois no meu Sidekick funcionava tudo independente!


Vou estudar este bypass como o Chuva sugeriu, mas com minha falta de tempo acredito que isso ficará pro início do próximo inverno!


Abraço
Marcelo




E o burrinho aqui pensava que o comando do AR COND / Ventilação da sua Tracker estava com defeito por esta função de ligar automaticamente o AC quando direciona o ar para desembaçar parabrisa :putz: :putz: :putz: