PDA

Ver Versão Completa : ponta de eixo flutuante samurai

gustavo 4x4
29/07/2013, 23:23
como funciona os flutuante que a gama 4x4 vende?

sempre vejo la anunciado, mas nunca vi alguem falando sobre eles.
só vendem a ponta de eixo, e o resto? como fica?

segue o link
Aqui na Gama4x4 você encontra tudo para seu 4x4 (11) 5062-9000 Tele Vendas (http://www.gama4x4.com.br/ponta-de-eixo-traseira-flutuante-lado-esquerdo-e-direito-serve-p-ambos-os-lados-suzuki-samurai-1011205.html)

Fabil
31/07/2013, 13:08
tem algo errado ai, pois é IMPOSSIVEL a mesma ponta de eixo servir p/ ambos os lados no caso do SAMURAI, já que a bola do diferencial é descentralizada

Nava
31/07/2013, 13:51
No meu projeto de eixo flutuante do samuca farei da seguinte forma:
Cubo e manga de eixo dianteira.
Reforço da fixação da manga de eixo na flange do eixo através de nervuras soldadas.
Eixo HD ou Ensimec sob medida: ja cotei em 280 cada.
Freio a disco dianteiro ou adaptado, no meu caso ja tenho.
TEm que fazer uma "tulipa" para excluir a roda livre do cubo.

Fabil
31/07/2013, 14:12
a tulipa já existe pronta.. pega a tulipa dianteira dos Gran Vitara / Tracker

gustavo 4x4
31/07/2013, 20:55
questionei a mesma coisa fabil, nao serve nos dois lados, sao medidas diferentes.
só se querem dizer que tem para os dois lados.

nao entendi muito o anuncio.

Nava
01/08/2013, 10:29
Boa, se a tulipa for ok pro cubo samurai, melhor ainda.
As semi-eixos são dimensionadas para cada lado, tanto estrias como comprimentos e a região de retifica onde fica o rolamento/retentor atual. Fica o retentor no eixo e sai o rolamento e agora ficará no cubo.

Manteremos o diferencial pequeno, eixo reforçado.

Se alguem falar que a caixa satelite não aguenta, só por blocante arb e acabou a estoria...relação yukon e boa.

Como eu toco o jipe na boa, não acredito que quebre...

Acho que fica melhor do que por um eixo D44 e gasta-se menos.

gustavo 4x4
01/08/2013, 12:43
legal nava, o eixo do samurai bem reforçadinho até um 33 acho que serve. lembrando que nao adianta só reforçar internamente, nao pode esquecer o lado exterior, se nao por um Axle Truss o eixo vai empena facim.

Nava
01/08/2013, 17:06
Concordo.
Até acredito que uma nervura bem calculada e soldada acima do eixo faz-se necessário.
O meu ja tem isso.

Marvin_CPS
16/08/2013, 15:50
Srs,
Alguma novidade nesse projeto?!

Caso sim, passem a receita....

Grato.

Marvin_CPS
17/08/2013, 18:07
Srs,
Estive analisando a ideia de usar uma flange+tulipa de tracker, porém pensei em usar uma roda livre como encaixe final do eixo (deixando a trava sempre ligada na RL). Ou seja, usar o "kit dianteiro de RL" adaptado na traseira porem com os semi-eixos rigidos.

Este vitara parece ter usado este mesmo sistema porem com eixos de F75.
https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=45654&cat=1&item=7&titulo=VENDO/TROCO%20POR%20TROLLER

Será que funcionaria a receita:
- semi eixos reforçados sobe medida (ideia do Nava)
- manga de eixo e tulipa de tracker (ideia do Nava)
- roda livre AVM reforçada

abs

Cesio137
17/08/2013, 19:23
Sem levar em conta o semi reforçado, o eixo flutuante é mais resistente que o sistema do samurai ou a vantagem mesmo deste sistema é a roda não sair voando caso o semi quebre?!!?

Abraço,

Marvin_CPS
18/08/2013, 12:41
A resistencia vem do material e não do sistema.
A vantagem seria não perder a roda caso o semi quebre, oq ocorre qdo começamos a usar pneus grandes....

Abs

Nava
18/08/2013, 22:42
Negativo Marvin!
A resistencia vem dos dois pontos. Veja que no sistema sem flutuante, o eixo sofre a torçao do torque mais todo o peso do carro, pneu, valeta, trancos, etc...em cima do rolamento que é unico. Então ela tem de resistir a dois esforços.

Qdo o eixo possui o cubo, todo o esforço da roda recai sobre o cubo/manga e rolamentos, que são dois ainda...bem mais forte.

A semi-eixo então só terá o torque. Se fosse usado o mesmo material, só ai ja teria uns 40% mais de resistencia...

Não vejo vantagem nenhuma em por roda livre. Mas com certeza funciona.

O beneficio extra da segurança em caso de quebra é muito bom tb.

Marvin_CPS
19/08/2013, 09:39
Nava,
Valeu pela explicação do sistema x resistência! Não havia pensado por esse lado!

Em relação a usar RL seria pela simplificação de peças. Ao inves de fabricar um acabamento para o flutuante (pois não existe kit pro samuca a venda no mercado - somente aquele da Gama que não sabemos como é) usaria a RL como acabamento - acho que foi esse sistema que aquele vitara que passei o link fez.
Apesar da msm ficar sempre ligada, caso ocorra a quebra do semi-eixo, poderia desligar a RL deixando a roda ficar livre e poupando maiores fadigas internas! (sei lá se isso tb é algo valido a se pensar!)

Leonardo Truccolo
19/08/2013, 11:52
Eu tenho um amigo que usa flutuante em um Willys, e usa roda livre atrás.

Cesio137
19/08/2013, 12:03
Valeu pelas explicações!!!

Tendo a opção da tulipa do gv/tracker que o Fabil falou acho que é uma solução melhor, e mais barata!

Abraço,

Nava
19/08/2013, 17:40
Então gente, na verdade acho que na hora da compra das peças da frente, dependendo do carro doador, samurai, jimny, GV, avalia se usa tudo ou não.

Acho que o melhor de tudo é:

- reforço do eixo sem trocar a bola do diferencial por uma maior (D44 por ex)
- reforçar eixo e a segurança
- usar peças suzuki que são de alta resistencia
- acabar com o problema do barro no rolamento.

Se eu não trocar a vtr, farei isso em breve.

Marvin_CPS
19/08/2013, 22:25
To na msm q a sua Nava. To com o samuca anunciado, mas com o é atras de vender! :)

Se não vender até o fim do ano, vou fazer novos upgrades na criança e ser feliz de papel passado com o Samuquinha.. kkk

Nava
20/08/2013, 12:06
o mania viu...comprei as peças pra fazer o flutuante...agora ja era....to vendo os 285 no samuca....pats...

Marvin_CPS
21/08/2013, 23:38
hehehe
Eh assim msm Nava.... Como o pessoal fala aqui no forum:vc foi contaminado pelo duendes!

Se fizer o flutuante, depois passa pra gente a receita... Se der com fotos!!! :)

Abs

PS: E os bancos, definiu algum no decorrer da historia ou ainda com os originais?!

Nava
22/08/2013, 08:45
Ainda não mexi nos bancos...sem tempo.
O duro que pra fazer o flutuante direitinho eu tinha de tirar o eixo fora, capar fora as gambis que tem la hoje, refazer os reforços...mas isso leva um dia inteiro e eu não tenho tempo de deixar o carro parado.
Duro ser pobre e ter só um carro.

Nava
18/03/2014, 13:14
Estou terminando o meu eixo traseiro flutuante!
Mandei usinar as semi eixos na HD4x4.
Estou usando manga e cubos dianteiros do samurai.
Freio a disco dianteiro do samurai também.
Freio de estacionamento usarei a valvula de esfera e boa.
Acho que o resultado que eu espero será alcançado, melhorando a vedação do sistema, eliminação da torçao da ponta de eixo, facilidade de manutenção e melhor segurança se quebrar nao cai a roda.
Fora isso devo ganhar ai uns 15 a 20% de resistencia extra. Como uso motor 63cv e qdo mudar não passará de 95cv, acho que vai aguentar bem uns Max 28575r16...hehehehe

Nava
18/03/2014, 13:16
Vou postar as fotos e as medidas das peças caso alguem tenha interesse em repetir.
Gastei: 300 dos cubos completos, 80 de rolamentos, 10 de retentor, 200 de usinagem de peças e 880 de semi-eixo, 100 de reparo das pinças de freio.

Nava
18/03/2014, 13:28
Quem quiser o eixo vamos pedir mais pra cair o preço! Se pronuncie até quarta-feira!

Marvin_CPS
31/03/2014, 09:03
Gde Nava...
Pena não ter visto seu post antes, estava fora da ativa...

E ai, como ficou a montagem e finalização das peças?!
Ja tem as fotos!?

Abs

Marvin_CPS
11/04/2014, 11:40
Gde Nava,
Alguma novidade sobre os flutuantes?!

Kra, vc participou dessa trilha?!

https://www.youtube.com/watch?v=vMj6WOwC34o

Muito show a comemoração da galera!

Abs

Nava
06/06/2014, 09:48
Sim fui nessa trilha sim.

Bem, finalizei o meu eixo flutuante. Ficou muito bom.
A impressão que deu é que o carro ficou mais solto, roda mais livre.
Tudo foi PNP. Perfeito.

Seguem fotos.

Se alguem quiser detalhes, medidas, etc, me avisem. Usei tudo samurai, exceto os eixos HD sob encomenda.
Pode ser usado peças D44 tb...mas dai é outro eixo.

466156 466157 466158

Fabil
06/06/2014, 10:20
bacana!!! ficou bem feito.. :palmas:

aumentou a bitola em quanto?

Nava
06/06/2014, 10:40
Nao ficou bem acabado...falta de tempo para caprichar mais mas ta funcionando.
Aumentou 10mm cada lado.

Marvin_CPS
06/06/2014, 13:59
Fala Nava, blz?!
Belissimo trabalho!

Confirma os passos:
1 - Prendeu o semi-eixo HD numa flange de aço usinado (ou é aluminio?), correto?!
2 - Prendeu essa peça num cubo de roda dianteiro de samuca?!
3 - A ponta de eixo vc prendeu na furação original da tubeira do diferencial, junto com o suporte de pinça de freio?!

Perguntas:
1 - Vc aumentou o rolamento?! Ou esta usando 2 = o rolamento do cubo mais o original com trava (ou outro sem trava) que vai na tubeira?!
2 - Fez algum reforço na tubeira para suportar a tração que o cubo vai exercer ou deixou a fixação na original?!

Se puder, depois passa a receitinha completa de peças e medidas....
Ou torno o kit comercial.... rs.s! :cool:

Nava
06/06/2014, 14:31
O eixo ja vem prensado na flange com a furação do cubo. É de aluminio com parafusos em inox.
Reforcei a tubeira com 30mm de aço, duas peças bipartidas com a furação da manga de eixo dianteira do samuca.
El foi soldada sobre o eixo, bem na região que ja possui reforço original, porem as soldas não se sobrepõe.
Aquela flange original de quatro parafusos 6mm ficou igual, mas ela não coincide em posição e diametro do da manga. Na manga são 4 de 10mm, allem classe 12.9. Poderia ter retirado a flange depois de soldado o reforço, mas achei melhor deixar.
Dentro ficou somente o retentor do eixo também feito sob medida pela HD. Tudo PNP.
No cubo do suzuki são 2 rolamentos conicos protegidos do lado de dentro por retentor e do lado de fora pela flange do eixo.
Bem dificil de entrar água e lama agora...
Pinça de freio e suportes originais tb.

Nava
06/06/2014, 14:37
Na foto dos eixos eles estão coloridos por liquido penetrante que passei antes de montar para ver se tinha alguma trinca ou marca de ferramenta de usinagem. Tudo perfeito.
Fiz com o maior diametro possivel, 28mm.
Dana 44 tem 31,5mm.
Sendo que o eixo não vai mais suportar o peso do jipe nem as torções da roda, acredito aumentar a resistencia da ponta de eixo em torno de 20%. Fora a melhoria do aço e tempera da HD4x4.

Marvin_CPS
06/06/2014, 19:45
Entendi...
Vc tirou mais fotos?!

Tem como postar se tiver alguma de frente da flange montada?!

Nava
07/06/2014, 10:54
depois tiro mais fotos.