Ver Versão Completa : Prós e contras jumelos revolver.
junior888
27/07/2013, 00:15
Estou pensando em botar jumelos revolver na band para melhorar o curso de suspa nas trilhas, mas não quero perder estabilidade na estrada. O que vcs me dizem? será que perde muita estabilidade? Esses jumelos não tem uma espécie de trava para andar na estrada?... Estou vendo para botar uns amortecedores de maior curso tambem, gostaria de saber se os da ranger/s10 ficariam bom... E ai, o que vcs me dizem? :pipoca:
junior888
27/07/2013, 00:46
E mais uma coisa... qual a diferença de jumelo revolver para jumelo articulado? no meu caso, que uso a band 50% trilhas e 50% estrada, qual é mais indicado?... Desculpem se esse assunto já foi debatido no fórum... tentei pesquisar mas não achei muita coisa, então resolvi criar um tópico.
junior888
29/07/2013, 11:08
ninguém?? :parede::parede::parede:
Júnior
Eu tinha uma Band com jumelos normais e agora uma com os jumelos maiores. A diferença que eu sinto é que a nova passarinha mais. A antiga era quase um carro de passeio, dava para manter 120, 130 na estrada numa boa,essa, acima de 100 parece ter vontade própria hehehe. Mas essa diferença não pode ser creditada toda aos jumelos já que uma tinha pneus AT correspondentes a 30"X10" e essa pneus MUD 33"X12,5". Vou colocar amortecedores da Ranger e verificar o cáster para ver se melhora.
Abs
Vou dizer o que eu acho....
Jumelo revolver e articulado pra mim é a mesma coisa.
Todos os jumelos revolver que vi até hoje possuem uma trava/pino, ela serve para deixar o jumelo rígido como se fosse um jumelo comum.
Na estrada seria mais recomendado andar com ele travado e na trilha só tirar a trava pra ter ganho no curso da suspensão.
Se soubesse que existia esse jumelo quando troquei os jumelos da minha Band, com certeza colocaria os articulados, mesmo usando quase que 100% em estradas.
Júnior
Eu tinha uma Band com jumelos normais e agora uma com os jumelos maiores. A diferença que eu sinto é que a nova passarinha mais. A antiga era quase um carro de passeio, dava para manter 120, 130 na estrada numa boa,essa, acima de 100 parece ter vontade própria hehehe. Mas essa diferença não pode ser creditada toda aos jumelos já que uma tinha pneus AT correspondentes a 30"X10" e essa pneus MUD 33"X12,5". Vou colocar amortecedores da Ranger e verificar o cáster para ver se melhora.
Abs
Dimasi,
A direção da sua band tá com pino central cônico ou com a adaptação de rolamentos? A minha passarinhava muito com o pino central cônico. Quando troquei por rolamentos, mudou substancialmente. O amortecedor de direção e um bom alinhamento ajudam bastante.
Aminha tava tão ruim que pensei em vender. Depois que mudei tudo isso aí, virou um "carro de passeio".
Abçs
A minha ainda tá com o pino cônico. Esse de rolamentos está na lista.
junior888
29/07/2013, 17:30
então quer dizer que a única diferença dos jumelos revolver para os articulados é o pino para travar o jumelo? só isso?... e quanto a esse pino central, se eu botar de rolamentos reduziria a folga na direção?
então quer dizer que a única diferença dos jumelos revolver para os articulados é o pino para travar o jumelo? só isso?... e quanto a esse pino central, se eu botar de rolamentos reduziria a folga na direção?
Junior,
Me expressei mal, acho que jumelos revolver e jumelos articulados ambos tem o pino pra travar...
Abraço
Gustavoghtex
30/07/2013, 22:41
Junior,
Vejo que aqui não é o lugar desse tópico, mas sou novo aqui no fórum e não vi outro modo de me comunicar com você. Pelo que vi, você já está um passo a minha frente, pois estou fazendo Spoa na minha Band, mas estou tendo problema quanto a diferença de altura do diferencial com a caixa de transmissão. Vi algumas fotos no fórum que giraram o diferencial traseiro para corrigir o problema, mas não consegui visualizar o dianteiro.
Você girou os diferenciais? Será que pode me passar informações?
Abraços,
junior888
30/07/2013, 23:51
Junior,
Vejo que aqui não é o lugar desse tópico, mas sou novo aqui no fórum e não vi outro modo de me comunicar com você. Pelo que vi, você já está um passo a minha frente, pois estou fazendo Spoa na minha Band, mas estou tendo problema quanto a diferença de altura do diferencial com a caixa de transmissão. Vi algumas fotos no fórum que giraram o diferencial traseiro para corrigir o problema, mas não consegui visualizar o dianteiro.
Você girou os diferenciais? Será que pode me passar informações?
Abraços,
Sim, girei os diferenciais... aqui no fórum tem vários tópicos a respeito disso, que com certeza lhe explicará melhor que eu, hehehe. Mas me passa seu e-mail que fica mais fácil de conversarmos...
pedro bonadio
31/07/2013, 00:01
Jumelos revólvers também giram além de abrir, os articulados só abrem.
mecamaniaco
31/07/2013, 08:22
A minha ainda tá com o pino cônico. Esse de rolamentos está na lista.
Dimasi ela já está com rolamentos!!!!
Gustavoghtex
31/07/2013, 09:13
Sim, girei os diferenciais... aqui no fórum tem vários tópicos a respeito disso, que com certeza lhe explicará melhor que eu, hehehe. Mas me passa seu e-mail que fica mais fácil de conversarmos...
Se puder me passar mais informações ficarei grato, meu e-mail é: gustavo@ghtex.com.br
mecamaniaco
31/07/2013, 10:33
Gustavo,
Não sei se sua band tem cambio com ou sem reduzida, mas em ambos os casos essa alteração do angulo do focinho é quase uma regra...
Outra opção que você tem é usar cruzetas com "orelhas" maiores, elas te darão um angulo de trabalho um pouco maior! Tome cuidado com a alteração do angulo do focinho (diferencial), isso pode comprometer a lubrificação dos rolamentos do pinhão. O ideal é colocar uma palheta junto a coroa para que ela ajude a jogar o óleo nos rolamentos, isso sem falar na alteração da altura do óleo.....
No diferencial dianteiro é OBRIGATÓRIO alterar a posição das bolas, isso prq a alteração do caster fará com que sua band fique como um carrinho de super-mercado se não o fizer!!!! Alterações no high-steer também são necessárias, pegue um mecânico / torneiro de confiança para fazer tais alterações.
Eu jurava que era original hahaha! Mas eu não abri para ver. Como tava sem folga deixei quieta. Hoje peguei a Band no meca onde eu deixei para dar uma geral ( até agora eu só tinha trocado óleos e filtros ), pois em Set vou para o Ceará e ele elogiou muito a Band.
Abs
mecamaniaco
01/08/2013, 08:36
Eu jurava que era original hahaha! Mas eu não abri para ver. Como tava sem folga deixei quieta. Hoje peguei a Band no meca onde eu deixei para dar uma geral ( até agora eu só tinha trocado óleos e filtros ), pois em Set vou para o Ceará e ele elogiou muito a Band.
Abs
É bom saber que ela está em boas mãos!!! Ela tem muitos detalhes, alguns não são tão visíveis quanto outros, mas é tudo realmente de primeira! ;-)
hercilio.neto
01/08/2013, 10:24
Júnior
Abs
Dimasi,
Certamente todos esses itens causam diferença na dirigibilidade do jipe.
Veja a opinião do Dr. Guilherme a respeito do pneu 33x12,5:
Qdo tive mimnha BAND achei o pneu 31x10,5x15 o tamanho ideal ,(...) Andei em BAND com pneu 33 e achei que ela fica meio gelatinosa , ou seja a dirigibilidade fica meio comprometida , demora um pouco a resposta do carro ao mover o volante , mas tem gosto pra tudo e respeito o gosto de cada um .
No meu jipe uso pneu 33" com jumelos maiores na traseira e originais na dianteira. Acho que o fato do jipe ficar levemente inclinado para a frente está interferindo no caster (pouco, mas está) e os jumelos maiores na traseira podem "dançar" e deixar o eixo mover-se lateralmente (só hipóteses). Penso que esse risco é maior ainda nos jumelos articulados.
Estou mais propenso a experimentar os jumelos do Mercedes (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/122624-adaptacao-dos-jumelos-do-1113-na-bandeirante.html).
Assim como você, também penso em colocar os amortecedores da Ranger.
Gustavoghtex
01/08/2013, 10:59
mecamaniaco,
Minha Band tem cambio com reduzida toyota. Eu até pensei nessa possibilidade de usar cruzetas com "orelhas" maiores ou então uma junta CV que tem cruzeta dupla, mas não consegui encontrar.
Sabe me dizer qual veículo usa esse tipo de cruzeta ou junta CV que sirva na toyota e onde posso encontrar?
mecamaniaco
01/08/2013, 11:21
mecamaniaco,
Minha Band tem cambio com reduzida toyota. Eu até pensei nessa possibilidade de usar cruzetas com "orelhas" maiores ou então uma junta CV que tem cruzeta dupla, mas não consegui encontrar.
Sabe me dizer qual veículo usa esse tipo de cruzeta ou junta CV que sirva na toyota e onde posso encontrar?
Estas juntas CV são caríssimas e difíceis de encontrar.... O Troller usa no eixo dianteiro, mas não sei te dizer se é plug and play
Hercilio,
Peguei a Band ontem com os amortecedores da Ranger. Eles casam certinho com jumelos maiores. Ela ficou melhor nas curvas e filtram melhor o solo. É um bom custo X benefício já que eles são praticamente o mesmo preço dos originais.
Abs
Fabiano
Sergioporto
01/08/2013, 12:00
Dimasi,
No meu jipe uso pneu 33" com jumelos maiores na traseira e originais na dianteira. Acho que o fato do jipe ficar levemente inclinado para a frente está interferindo no caster (pouco, mas está) e os jumelos maiores na traseira podem "dançar" e deixar o eixo mover-se lateralmente (só hipóteses). Penso que esse risco é maior ainda nos jumelos articulados.
Estou mais propenso a experimentar os jumelos do Mercedes (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/122624-adaptacao-dos-jumelos-do-1113-na-bandeirante.html).
hercilio ,na minha uso jumelos altos faz muitos anos e na dianteira quebrava a solda perto do fixo no chassis .Resolvi isto colocando uma barra do diferencial ao chassis ,nao sei o termo técnico ,mas jumelos altos forçam chassis lateralmente afetando a estabilidade.Penso em colocar uma barra desta na traseira tambem pois está trincando a solda na parte fixa pois faz oscilar muito o chassis sobre os eixos.
Tambem coloquei amortecedores da Ranger,é outro departamento .Nao vai arrepender ,isto garanto.
hercilio ,na minha uso jumelos altos faz muitos anos e na dianteira quebrava a solda perto do fixo no chassis .Resolvi isto colocando uma barra do diferencial ao chassis ,nao sei o termo técnico ,mas jumelos altos forçam chassis lateralmente afetando a estabilidade.Penso em colocar uma barra desta na traseira tambem pois está trincando a solda na parte fixa pois faz oscilar muito o chassis sobre os eixos.
Tambem coloquei amortecedores da Ranger,é outro departamento .Nao vai arrepender ,isto garanto.
Bom saber que os amortecedores da ranger ajudam bastante!! É este que pretendo usar (bom custoxbenefício) junto com as molas helicoidais do troller!!!
valmirjunior
01/08/2013, 13:07
Sergio, acho que voce esta falando da BARRA PANHARD
Sergioporto
01/08/2013, 13:33
Nao sei se este é o nome mas que ficou muito bom ficou !!Acabou aqueles sustos nas curvas e tambem descer para acostamento.Ainda que minha toy tem o Bisseli que pesa para dedeu.
Nao sei se este é o nome mas que ficou muito bom ficou !!Acabou aqueles sustos nas curvas e tambem descer para acostamento.Ainda que minha toy tem o Bisseli que pesa para dedeu.
Sergio,
Se não for pedir demais, vc poderia postar uma fotinha aí para a gente sanar as dúvidas. Quem sabe não é um novo up a ser feito ...
Sergioporto
01/08/2013, 15:17
Tudo bem, sabado tiro as fotos,mas é bem simples.Comprei no ferro velho a barra traseira do Opala ,é o mesmo sistema .Possui bucha de borracha nos dois lados,
Soldei um suporte com pino rosquiavel encima da bola do diferencial e outro pelo lado de dentro do chassis (lado do motorista).
Cortei a barra na medida ,coloquei um espigao interno unindo as duas barras e soldei. Pronto !Minha toy ao entrar nas curvas dançava de um lado para o outro devido aos jumelos altos mais peso do guincho .Acabou o problema,nunca mais quebrou soldas e com pneu 33 ficou com uma estabilidade incrivel.Nao é qualquer carrinho de plástico que me acompanha nas curvas.
Abs
valmirjunior
01/08/2013, 15:28
Sergio, é uma barra panhard o que voce montou, e realmente ajuda muito nas curvas.
Tudo bem, sabado tiro as fotos,mas é bem simples.Comprei no ferro velho a barra traseira do Opala ,é o mesmo sistema .Possui bucha de borracha nos dois lados,
Soldei um suporte com pino rosquiavel encima da bola do diferencial e outro pelo lado de dentro do chassis (lado do motorista).
Cortei a barra na medida ,coloquei um espigao interno unindo as duas barras e soldei. Pronto !Minha toy ao entrar nas curvas dançava de um lado para o outro devido aos jumelos altos mais peso do guincho .Acabou o problema,nunca mais quebrou soldas e com pneu 33 ficou com uma estabilidade incrivel.Nao é qualquer carrinho de plástico que me acompanha nas curvas.
Abs
É, pelo que vc descreveu, é a tal da panhard. No sistema com molas helicoidais já as terei!:concordo:
abçs
hercilio.neto
01/08/2013, 18:42
O Sergio usou a barra panhard do Opala. Solução interessante.
Vamos aguardar as fotos.
junior888
01/08/2013, 18:55
Dimasi,
Minha band usa jumelos originais, mas é spoada, mas a estabilidade dela é muito boa para a altura e pneus 35", faço curvas com ela a 80km/h tranquilamente (por incrível que pareça)... a única coisa que me incomodava era a folga na direção, mas agora que peguei o jeito dirijo ela tranquilo... Até agora o que quero botar mesmo nela são os amortecedores de ranger, os jumelos revolver estou analisando ainda se vale a pena ou não, mas se não mudar a dirigibilidade/estabilidade na estrada eu os testarei, pelo menos atrás.
junior888
01/08/2013, 19:01
Jumelos revólvers também giram além de abrir, os articulados só abrem.
A diferença é apenas essa?
pedro bonadio
02/08/2013, 11:37
É, ele força menos o chassi. Consequentemente abre e fecha mais fácil.
junior888
02/08/2013, 18:29
e quanto a estabilidade na estrada entre um e outro, acredito que no jumelo revolver a estabilidade fica pior que no articulado...
pedro bonadio
02/08/2013, 18:44
Não muda quase nada...