PDA

Ver Versão Completa : Solavancos (socos) excessivos durante aceleração em 1 e 2

sirdkt
26/07/2013, 12:01
Pessoal, bom dia!

Mais uma dúvida: quando vou sair em 1ª e, até a aceleração em 2ª, se o terreno é um pouco irregular, meu pé vibra um pouco no acelerador e, por causa disso, o jeep começa a chacoalhar que nem uma batedeira, a ponto de eu mal conseguir dar seta no bicho (isso no asfalto mesmo!). Alguém saberia como eu posso resolver isso?

Só para contextualizar, a viatura é um willys 78 com o acelerador original, câmbio original e motor original.

Por entender pouco (quase nada) de mecânica não sei dizer o que é, mas acredito que deva ser algo bem simples mas que realmente incomoda a todos dentro da viatura!

Obrigado e abraços!

Sydney66
26/07/2013, 21:49
Pessoal, bom dia!

Mais uma dúvida: quando vou sair em 1ª e, até a aceleração em 2ª, se o terreno é um pouco irregular, meu pé vibra um pouco no acelerador e, por causa disso, o jeep começa a chacoalhar que nem uma batedeira, a ponto de eu mal conseguir dar seta no bicho (isso no asfalto mesmo!). Alguém saberia como eu posso resolver isso?

Só para contextualizar, a viatura é um willys 78 com o acelerador original, câmbio original e motor original.

Por entender pouco (quase nada) de mecânica não sei dizer o que é, mas acredito que deva ser algo bem simples mas que realmente incomoda a todos dentro da viatura!

Obrigado e abraços!

Prezado;

Sua viatura é de mesmo ano e modelo da minha. Veja bem, pelas poucas informações que nos deu, eu diria que a mola do acelerador está muito fraca e, na existência de irregularidades no terreno as oscilações no pedal associado a marcha curta (1ª ou 2ª) fazem o motor responder prontamente a esta brusca aceleração e causar as vibrações, um pedal menos sensível ao toque com uma mola mais forte (demais vai deixar cansativo dirigir), pode resolver a questão.
Isto é o que eu tenho a dizer baseado nas suas informações ok?
Abs.

sirdkt
26/07/2013, 21:56
Sydney, obrigado!

Por ser modelo e ano da sua viatura, como vc resolveu isso? Vc ainda usa o pedal original? Será que só trocando a mola funcionaria?

Quais outras infos vc julga necessárias? Realmente não sei mto bem como explicar, mas vc captou exatamente o problema. Realmente é a pronta resposta do motor associada a trepidação no pedal vinda da vibração das irregularidades na pista...

antonio umino
28/07/2013, 10:03
Meus. R$0,00.

Dá uma olhada no Coxim do motor....Poder ser que esteja rompido...
Pode estar quebrado... Em primeira ou segunda. com a força na saida, o motor tende a torcer.
Então, não acontecendo quando se tira a aceleração...
até mais.

Sydney66
28/07/2013, 20:26
Sydney, obrigado!

Por ser modelo e ano da sua viatura, como vc resolveu isso? Vc ainda usa o pedal original? Será que só trocando a mola funcionaria?

Quais outras infos vc julga necessárias? Realmente não sei mto bem como explicar, mas vc captou exatamente o problema. Realmente é a pronta resposta do motor associada a trepidação no pedal vinda da vibração das irregularidades na pista...

Amigo;
O meu pedal e o restante até o carburador é original, era muito leve e dei uma ligeira pressão na mola, mas a ponto de trepidar nunca fez (pode ser o peso do seu pé..rsrs). Talvez a sugestão do Antonio de verificar os coxins é válida, e também a embreagem, problemas no platô como empenos causam trepidação (lembrei dessa possibilidade agora) que ocorre em marchas baixas por possuírem mais torque.
Verifique esses itens.
Abs

sirdkt
29/07/2013, 09:19
Obrigado, Antonio e Sydney. Vou verificar esse final de semana!

O problema é que em um local com o asfalto plano, a trepidação não ocorre, justamente pq meu pé não trepida no acelerador...
E olha que não tenho o pé pesado, JURO!! hahaha...

sirdkt
31/07/2013, 21:19
Pessoal,

pesquisando mais aqui no fórum, vi que uma roda livre automática pode "travar" caso quebre, fazendo o cardã dianteiro rodar mesmo sem ligar a tração dianteira nas alavancas. Isso procede ou entendi mal? Mais: será que esse nao seria o motivo dessa situação dos solavancos?

sirdkt
04/08/2013, 00:12
Apenas para dar uma satisfação, o problema foi resolvido com incrível maestria pelo 4x4 Garage, que não só entende de 4x4 como ninguém, bem como é um verdadeiro artista na manutenção e reformas de jeeps!

4X4GARAGE
04/08/2013, 23:42
muito obrigado Diego e precisando ja sabe!
vamos nos organizar pra mecher nos bcos ok!
[]s

vavarusso
05/08/2013, 07:44
Esse GARAGE é o cara! Mas, qual era o problema mesmo da trepidação??

4X4GARAGE
05/08/2013, 09:05
carga na mola do acionador do pedal(o dele é a varao),folgas,ajuste do angulo de acionamento do carburador e por fim a posição do bco com o pedal.
dai dei uma dica de apertar em baixo do pedal e nao por cima como ele fazia,agora vou ver a hora q der aki na oficina pra fazer um recuo no paralama traseiro para suavizar o aperto do pedal!
[]s

sirdkt
05/08/2013, 10:38
muito obrigado Diego e precisando ja sabe!
vamos nos organizar pra mecher nos bcos ok!
[]s

Já te mandei e-mail!! :)

sirdkt
05/08/2013, 10:39
Esse GARAGE é o cara! Mas, qual era o problema mesmo da trepidação??

Com certeza é o cara!
Recomendo a todos aqui do Fórum!

antonio umino
05/08/2013, 11:20
Afinal de contas... Qual era o problema?????

E qual foi a solução????
abraços.

sirdkt
05/08/2013, 11:32
carga na mola do acionador do pedal(o dele é a varao),folgas,ajuste do angulo de acionamento do carburador e por fim a posição do bco com o pedal.
dai dei uma dica de apertar em baixo do pedal e nao por cima como ele fazia,agora vou ver a hora q der aki na oficina pra fazer um recuo no paralama traseiro para suavizar o aperto do pedal!
[]s

Antonio, esse é o relato do problema por parte de quem entende!

POPEYE MIT
05/08/2013, 12:22
Antonio, esse é o relato do problema por parte de quem entende!

voei... rsrsrsrsrsr