Ver Versão Completa : Roda livre
lukas daneu
22/07/2013, 14:09
Olá pessoal, gostaria de algumas sugestões de vocês mais experientes.
Recentemente troquei a minha roda livre, pois a mesma estava muito dura para fazer o acionamento ( roda livre mais antiga que tem que da quase 360º de giro).
Comprei o par das mais modernas avm, na tor of road.
aconteceu comigo o seguinte: andando numa Serra, de subida são 6km muito ingrime, algumas partes barro, e outra só cacetamento(pedras de curral). O veículo fez alguns estralados, vindo o barulho do lado direito. Fazia o barulho dava um tempo ai fazia outro ( isso na subida), depois o baulho ficou constante e o carro não quis mais subir. ai consegui descer de ré até um certo ponto pra fazer a volta ( já tinha tirado a tração), e depois engatei, traçei o carro, e desci, sem apresentar mais o barulho.
Isso já aconteceu comigo 2 vezes nesta Serra, uma consegui chegar em cima e a outra fiquei no meio da ladeira.
Eu sinto o barulho na força do carro, toda vez que astrala da uma reduzida na velocidade.
Observei que é só na subida
A rotação fica em torno de 18 a 20 rpm.
meu veículo é um jipe longo ano 86.
Será a roda livre? ou luva e estriado, será diferencial dianteiro ou alguma coisa que desconheço.
A caixa de marcha e redução está nova pois revisei e troquei o que precisava tem 6 mêses
aguardo alguma sugestão,
abç
Lukas
junior888
22/07/2013, 17:39
pode ser a homocinética, onde encaixa com a ponta de eixo...
marciorank@gmail.com
22/07/2013, 21:30
Olá pessoal, gostaria de algumas sugestões de vocês mais experientes.
Recentemente troquei a minha roda livre, pois a mesma estava muito dura para fazer o acionamento ( roda livre mais antiga que tem que da quase 360º de giro).
Comprei o par das mais modernas avm, na tor of road.
aconteceu comigo o seguinte: andando numa Serra, de subida são 6km muito ingrime, algumas partes barro, e outra só cacetamento(pedras de curral). O veículo fez alguns estralados, vindo o barulho do lado direito. Fazia o barulho dava um tempo ai fazia outro ( isso na subida), depois o baulho ficou constante e o carro não quis mais subir. ai consegui descer de ré até um certo ponto pra fazer a volta ( já tinha tirado a tração), e depois engatei, traçei o carro, e desci, sem apresentar mais o barulho.
Isso já aconteceu comigo 2 vezes nesta Serra, uma consegui chegar em cima e a outra fiquei no meio da ladeira.
Eu sinto o barulho na força do carro, toda vez que astrala da uma reduzida na velocidade.
Observei que é só na subida
A rotação fica em torno de 18 a 20 rpm.
meu veículo é um jipe longo ano 86.
Será a roda livre? ou luva e estriado, será diferencial dianteiro ou alguma coisa que desconheço.
A caixa de marcha e redução está nova pois revisei e troquei o que precisava tem 6 mêses
aguardo alguma sugestão,
abç
Lukas
ola amigo, isto ja aconteceu com a minha band, aposto que seja a roda livre, estas rodas livre novas estão
muito mau feitas da minha eu retifiquei e ficou boa, e de uns dois anos pra ca ja retifiquei de varios jeeps,
se eu fosse voce nao trocaria as de engate com volta inteira opor uma destas de 1/4 de volta, pois as
antigas são bem mais resistentes, se for pra comprar nova teria que comprar as da linha vermelha,que
são para serviço pesado.
qualquer duvida pergunta ai.
abraço
jipeirodesdepequeno
22/07/2013, 22:23
Esse barulho da direto agora em qualquer subida se tracionar?
Como está a luva e espiga do cardan dianteiro? pode ser problema onde engata a roda livre no estriado da homocinetica...
junior888
22/07/2013, 22:26
mas é só um estalo ou são vários?
lukas daneu
24/07/2013, 09:58
Deixa eu contar.
Fiz um trampo aqui numa estrada muito ruim ( com muitas ladeiras e muita lama), forçei muito o carro, cai em valetas, dei baque e tudo mais, mas o carro não apresentou problema algum nem um barulhinho se quer. Só que essa Serra onde apresentou o barulho , ela é muito ingrime e necessita de muita rotação para subir, e alem de ter muitas pedras e o carro vai meio que quicando.
No primeiro dia fez o estalo dava uns 15 seg e fazia outro, mas consegui subir. Já no outro dia, fui subindo, quando o carro precisou que eu aumentasse a rotação, começou a estralar. Fazia um barulho depois 15 segundos outro, depois começou a ficar constante e tipo que queria encaixar e ficava deslizando, daí o carro não puxava mas, e não teve Santo que fizesse ele subir. Só que quando eu fiz a volta e fui descer tracionei o carro novamente e reduzi ( não apresentou barulho algum, nem mesmo com a rotação alta da descida).
É só com a tração ligada e na subida, e começa com um estalo, depois aumenta.
agradeço
Vou olhar tudo isso, quando tiver um tempo
L.
valmirjunior
24/07/2013, 10:58
Lucas, parece que sua homocinética esta indo para cucuia
junior888
24/07/2013, 11:11
Se só estala quando está forçando como vc descreveu, não tenho duvida, é homocinética mesmo...
Amadeus_band
24/07/2013, 14:48
Lukas, os estalos tem algum relação com você estar virando ou não a direção?
Além das possobilidades já citadas, estalo seguido de perda de força também pode ser dente de pinhão ou coroa quebrados, engrenagens da caixa satélite também quebradas.
Abraço.
lukas daneu
24/07/2013, 16:00
Lukas, os estalos tem algum relação com você estar virando ou não a direção?
Além das possobilidades já citadas, estalo seguido de perda de força também pode ser dente de pinhão ou coroa quebrados, engrenagens da caixa satélite também quebradas.
Abraço.
Será possível, quebrar coroa e pinhão e ainda assim na descida o veículo não apresentar o barulho?
Tipo, a descida com a tração ligada não apresenta o barulho. Se fosse coroa e pinhão não era pra ficar estalando sempre que ligasse a tração?
obg
L.
junior888
24/07/2013, 17:22
Tenta fazer o seguinte... Engata a tração, na reta mesmo, e tenta arrancar firme, ai posta aqui o que acontece...
marcvale
24/07/2013, 18:02
Prudência e caldo de galinha.... É sempre bom manter a calma nessa hora! Desmonte o eixo onde acontecem os estalos e proceda uma investigação in-locum. Creio que se assim proceder, o mistério será desvendado.
Boa sorte!
lukas daneu
25/07/2013, 10:09
Tenta fazer o seguinte... Engata a tração, na reta mesmo, e tenta arrancar firme, ai posta aqui o que acontece...
Vou fazer isso. terei uma viajem pra fazer no sábado, aproveito para fazer essa arrancada mais brusca, pois terei mesmo que usar a tração. Mas ante mão vou comentar....Estive la nesta mesma área pra deixar um pessoal na REBIO, depois mesmo do carro apresentar o estalado. Usei a tração subi e desci reduzido e não fez estalo algum. Acredito que aconteça somente quando exige muita força e quando o carro vai trepidando nas pedras. abç
lukas daneu
25/07/2013, 10:13
Prudência e caldo de galinha.... É sempre bom manter a calma nessa hora! Desmonte o eixo onde acontecem os estalos e proceda uma investigação in-locum. Creio que se assim proceder, o mistério será desvendado
Boa sorte!
Isso mesmo que vou fazer.....pra desvendar este mistério. abç L.
Sergioporto
25/07/2013, 12:34
Aposto nas planetárias !!
lukas daneu
01/08/2013, 20:25
amigos o problema foi resolvido com a troca da homocinética..... abç Lukas