PDA

Ver Versão Completa : [Passo-a-Passo]Adaptaçao Cambio Clark 240f - Motor Opala 4cc

Caieta
21/07/2013, 22:54
Pessoal nas próximas semanas vou fazer a adaptação do cambio Clark 240f, e com isso vou montar um passo a passo para poder auxiliar os que querem fazer algo parecido. Segue a lista dos itens que serão utilizados:

Acionamento de Embreagem Hidráulica:
-Cilindro Mestre Toyota Bandeirante
-Cilindro escravo interno Blazer V6
-Adaptação dos engates do cilindro escravo para canos de cobre

Adaptação do cambio/motor(tudo da A/C 20):
-Capa seca
-Carter seco
-Embreagem 280mm
-Volante motor
-Motor de arranque
-Flange para acoplar a reduzida Willys

Outros:
-Kit Juntas reduzida/cambio
-Pino Chorão com rolamentos
-Rolamentos da reduzida
-Adaptação do freio de mão hidráulico

Mais tarde vou postar fotos da adaptação dos engates do cilindro escravo e das outras peças.

Deixo a minha duvida, alguém sabe se o comprimento do eixo piloto esta correto??? Segue algumas fotos para ilustrar.

422753422754422757

georgevalle
22/07/2013, 09:28
Até onde sei esse câmbio saiu nas D-10 e assim como para trocar o motor de gasolina para diesel troca somente a capa seca acredito que esta caixa também encaixe certo na capa seca do motor a gasolina e não precisa da chapa separando o câmbio da capa seca, o piloto você mandou emendar para precisar da chapa ou é alguma orientação?

Caieta
23/07/2013, 06:15
Esse cambio é original de uma D60 se não me engano. Estava rodando com essa flange preta que aparece nas fotos para acoplar em uma capa seca compatível com o um V8(não me lembro qual). Talvez nesse momento o eixo piloto tenha recebido essa adaptação, minha vontade era de usar só a capa seca para poder deixar a alavanca o mais pra frente possível, mas acho que esse eixo esta muito comprido para isso.

Para que o eixo piloto ficasse com um comprimento aceitável em relação a capa seca da C20(essa das fotos) tive que manter essa flange preta. Minha duvida é exatamente em relação a isso, se o eixo piloto esta na distancia correta em relação a capa seca ou se vou ter que deixar essa flange mais fina.

Segue uma foto desse cambio na configuração anterior:
422898

georgevalle
23/07/2013, 08:53
Essa caixa era do Danilo? Pergunta para ele se ele emendou o piloto, se não emendou retira a chapa, estou apurado agora senão retirava a capa seca do motor e colocaria na caixa 260F a tarde vou medir o comprimento do piloto da caixa até o corpo dela e a espessura do piloto e tambem as estrias, assim já saímos da dúvida do piloto linha GM.

Caieta
23/07/2013, 14:46
Era dele sim, vou falar com ele mas pelo o que eu me lembro ele me falou que nao fez nada no piloto, vou mandar uma MP para ele.

Blz meu velho obrigado pela força, fico no aguardo dessas medidas, as estrias casaram com a embreagem da A/C/D 20. Vou fazer umas medidas do meu também.

Casa da transmissão4x4
23/07/2013, 19:47
Era dele sim, vou falar com ele mas pelo o que eu me lembro ele me falou que nao fez nada no piloto, vou mandar uma MP para ele.

Blz meu velho obrigado pela força, fico no aguardo dessas medidas, as estrias casaram com a embreagem da A/C/D 20. Vou fazer umas medidas do meu também.

Pelo que sei tambem se o eixo piloto estiver no tamanho original e só parafusar na capa seca da C-20, pela foto parece que esse eixo piloto foi alongado.

Danilo.

Casa da transmissão4x4
23/07/2013, 19:53
Talvez essa foto ajuda com alguma coisa:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/222451d1272232968-rocsta-zangao-mwm-2-8-clarck-maxxis-35-imagem-072.jpg

Caieta
23/07/2013, 20:09
Iai Danilo,

voce acha que ficou bom o comprimento do piloto usando a flange preta entre o cambio e a capa seca da C20??

Casa da transmissão4x4
23/07/2013, 20:16
Iai Danilo,

voce acha que ficou bom o comprimento do piloto usando a flange preta entre o cambio e a capa seca da C20??

Aparentemente parece que da certo, mas só na hora mesmo para saber. Se eu tivesse a capa seca por aqui a gente matava a duvida, mas só tenho a do meu jipe.

Caieta
23/07/2013, 20:41
Aparentemente parece que da certo, mas só na hora mesmo para saber. Se eu tivesse a capa seca por aqui a gente matava a duvida, mas só tenho a do meu jipe.

Blz Danilo, alguma ideia para adaptar a bucha de bronze?? To pensando em pegar uma bucha de opala e levar no torneiro para abrir pro tamanho desse piloto.

Casa da transmissão4x4
23/07/2013, 21:34
Blz Danilo, alguma ideia para adaptar a bucha de bronze?? To pensando em pegar uma bucha de opala e levar no torneiro para abrir pro tamanho desse piloto.

O proprio torneiro pode produzir a partir de uma barra de bronze.

georgevalle
24/07/2013, 10:40
Tinha esquecido e fui agora em casa medir e tirar as fotos, a primeira foto é da caixa de chevete com capa seca de opala veja que o piloto fica um pouco para fora como o teu está, então acredito que o piloto da tua caixa foi emendado e por isso precisa da chapa preta para acertar o comprimento do piloto, na outra foto são as medidas do piloto da caixa 260f que estava montado no 4.1i medi o diâmetro do piloto desta caixa e da caixa de chevete que estava num motor de opala 4 ambas são com diâmetro de 15mm, sendo assim chego a conclusão que você precisa apenas verificar o diâmetro do piloto se for 15mm não precisa mexer em nada só montar, se for maior retira a bucha e manda abrir (ou mete broca nela como fiz para colocar a caixa do jeep no motor do opala).

danilo kid
24/07/2013, 12:09
Conforme respondido na mp, o eixo piloto não foi alongado.

reslima
24/07/2013, 12:54
Se for 240F GM e estiver com o piloto "original", não precisa mudar nada pra acoplar em motor GM, seja 4 ou 6 bocas, desde que esteja usando capa seca, garfo, volante, disco e rolamento das A10/A20/C20/Silverado. A pouco tempo comprei uma A10 que veio com esse câmbio instalado e tive que retirá-lo pois ele não fez parte da negociação e o antigo dono não abriu mão dele, portanto, tirei e coloquei um 260F no lugar, também, sem mudar nada.

PS: Este câmbio não saiu em Caminhão D60, vide tabela anexa.

EveraldoJ
26/07/2013, 21:34
Caieta desculpe me entrometer mas essa adaptação desse cambio foi eu quem fiz.
vendi esta f75 que acabou chegando no Danilo,eu realmente mudei o tamanho original do piloto
ele não serve direto na capa ceca do chevrolet você vai ter que emcurtar ele ok
qualquer duvida pergunte.

danilo kid
26/07/2013, 22:15
Caio desculpa a informacao errada, acabei te saber disso tb pelo antigo dono, ainda bem q ele pode esclarecer a duvida.

georgevalle
27/07/2013, 09:00
Mas pelo que medi na caixa 260f vai encaixar mantendo a chapa que compensou a alteração do piloto, basta acertar a bucha.

Caieta
28/07/2013, 18:38
Pessoal, chegando em casa hoje vou fazer as medidas e coloco aqui.

EveraldoJ, MUITO obrigado pelo esclarecimento!!! Vou ver se eu acho algum eixo piloto original e coloco no lugar desse. Sabe me dizer onde eu encontro??? Sabe me dizer se todos os eixos piloto do 240f são iguais???

reslima
29/07/2013, 07:48
Caieta, tenta na recuperg ou com o danilo da casa da transmissão 4x4, provavelmente tenham esse eixo piloto pra venda.

Caieta
29/07/2013, 14:47
Pessoal, seguem as fotos das medidas do piloto e da capa seca(todas as medidas em mm):

423655423656

georgevalle
30/07/2013, 08:27
Caprichou no desenho... então na medida que fiz no meu câmbio da base do funil até a ponta do piloto 170mm o teu 177mm porém o piloto da minha caixa a ponta o diâmetro é 15 (que aparentemente deve ser padrão GM pois como falei a caixa do chevete também é 15) e o teu 17mm até aí basta refazer a bucha ou refurar mas tem a profundidade que no piloto da minha é 26,5 mm no teu é 23 e isso pode trazer problema na hora da montagem, outra diferença está no diâmetro do funil na minha caixa é de 35mm para o rolamento da A/C/D 10/20 já o teu é diferente daí terá que comparar os rolamentos, mas o mais estranho é que se o piloto foi emendado e precisa de uma flange para acertar a distância (que nas fotos a ponta do piloto fica um pouco para fora do alinhamento da capa seca como na minha do chevete com capa de opala) como ter uma diferença de apenas 7mm se na foto a chapa aparenta ter uma polegada ou seja 25,4 mm, agora vem a dúvida ou monta este mix misterioso usando provavelmente rolamento de embreagem da ford V8 e acerta a bucha do vira e tem também a altura da embreagem ou troca o piloto e o funil pela linha GM e fica tudo original, na tua situação apelaria para o francês "jaque" tá tudo desmontado colocaria tudo GM (embora pese um pouco mais no bolso).

Pessoal, seguem as fotos das medidas do piloto e da capa seca(todas as medidas em mm):

423655423656

EveraldoJ
30/07/2013, 19:58
Caieta essa ponta que eu emendei é de ford landau por isso que é 17 mm a muringa tambem
você tem que usar rolamento de embreagem da f1000 que é maior.
Quanto ao piloto se você quiser pode emendar esse mesmo novamente,
encurtando ele para o tamanho que precisa.
só um detalhe se for fazer a bucha de bronze da ponta tem que ser bronze grafitado
para não engripar pois ali não tem oleo ok

Caieta
01/08/2013, 06:55
Caprichou no desenho... então na medida que fiz no meu câmbio da base do funil até a ponta do piloto 170mm o teu 177mm porém o piloto da minha caixa a ponta o diâmetro é 15 (que aparentemente deve ser padrão GM pois como falei a caixa do chevete também é 15) e o teu 17mm até aí basta refazer a bucha ou refurar mas tem a profundidade que no piloto da minha é 26,5 mm no teu é 23 e isso pode trazer problema na hora da montagem, outra diferença está no diâmetro do funil na minha caixa é de 35mm para o rolamento da A/C/D 10/20 já o teu é diferente daí terá que comparar os rolamentos, mas o mais estranho é que se o piloto foi emendado e precisa de uma flange para acertar a distância (que nas fotos a ponta do piloto fica um pouco para fora do alinhamento da capa seca como na minha do chevete com capa de opala) como ter uma diferença de apenas 7mm se na foto a chapa aparenta ter uma polegada ou seja 25,4 mm, agora vem a dúvida ou monta este mix misterioso usando provavelmente rolamento de embreagem da ford V8 e acerta a bucha do vira e tem também a altura da embreagem ou troca o piloto e o funil pela linha GM e fica tudo original, na tua situação apelaria para o francês "jaque" tá tudo desmontado colocaria tudo GM (embora pese um pouco mais no bolso).

Quanto a moringa não vamos ter problema, vou usar o cilindro escravo interno de embreagem da Blazer, ele subtitui a moringa, o rolamento e o garfo.

Estou achando que vou trabalhar esse piloto para ficar da maneira que eu quero, vai ser mais facil e mais barato. Sera que é possivel usinar a ponta para diminuir para 15mm???

Caieta
01/08/2013, 06:57
Esse eixo piloto é dificil de tirar da caixa?? Alguém poderia me dar uma luz?? Vou retirar ele para levar no torneiro.

georgevalle
01/08/2013, 08:02
É bem chato para tirar, tem que retirar o eixo principal o rolamento que fica preso pela moringa e mesmo assim ainda enrosca no carretel, é mais facil fazer outra bucha ou como falei mete broca na original (empresta uma broca do teu torneiro pois vai usar uma vez na vida não vela a pena comprar), se estragar a bucha faz outra na medida certa.

Caieta
01/08/2013, 11:58
É bem chato para tirar, tem que retirar o eixo principal o rolamento que fica preso pela moringa e mesmo assim ainda enrosca no carretel, é mais facil fazer outra bucha ou como falei mete broca na original (empresta uma broca do teu torneiro pois vai usar uma vez na vida não vela a pena comprar), se estragar a bucha faz outra na medida certa.

O problema é que além de ter o problema da bucha vou ter que diminuir o eixo piloto em 10mm de acordo com as minhas contas.

georgevalle
01/08/2013, 15:44
Pois é mas pela foto que tirei da capa seca do opala a ponta do piloto está como na foto da tua caixa.

Caieta
02/08/2013, 03:33
georgevalle (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/44218.html), segue o esquema que eu montei para explicar o por que de diminuir o eixo em 10,5mm. Só vou ter certeza do que vai precisar ser feito de fato na hora que desmontar o conjunto que esta no veiculo, mas ja ta para ter uma ideia de como seria para deixar o eixo piloto parecido com o do 260f.

424263424264

georgevalle
02/08/2013, 08:33
Essa medida foi baseada na que te passei, para tirar qualquer dúvida vou tirar a moringa e medir o tamanho exato do piloto a partir do rolamento para não ter erro.

turbino
31/12/2014, 13:06
Ola galera boa tarde!!!
No inicio deste ano vou por em pratica meus planos da troca de mecanica do meu jeep. Vou tirar o bf161+cambio 4M para colocar o gm151(alcool)+clark260f.
Ja tenho o motor, o cambio e a flange para reduzida; falta o itens necessários para a adaptaçao do cambio ao motor.
Pelo que andei pesquisando, vou precisar da capa seca, embreagem completa, volante e arranque (tudo da c20); gostaria de confirmar esta informaçoes com a galera do forum

desde ja muito obrigado....

Mário RED JEEP
02/07/2015, 18:03
Alguém já colocou no motor OHC este Câmbio 240F ou no Ford 4.9?