PDA

Ver Versão Completa : ACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!

batiati
12/07/2013, 19:02
Galera, é um prazer informar que consegui achar a 90tinha que eu procurava.

É uma SW ano 1998, ÚNICO DONO, com só 150kkm rodados.
Aquele verde fosco clássico e teto branco. Bastante original e com uma mecânica impecável, muito bonita.
Pretendo dar um up nela, entre eles:

0. O básico: troca de todos os fluídos e revisão do motor, troca de correias, troca da bomba d´água por outra original com rotor metálico, plugs de latão, válvula termostática e sensor de nível.

1. Um item que infelizmente não estava mais original, são as rodas ... o ex-dono colocou rodas 15" com pneus BF 31.
Pretendo mudar isso imediatamente, voltando as rodas 16" e pneus canelas finas.

2. Interior: Pretendo trocar ou reformar os bancos originais e colocar um cubby box decente.
Os bancos traseiros eu quero ainda nas laterais, mas vou pesquisar uma forma de deixá-los mais confortáveis.
Quero remover a chapa que separa os bancos da frente e instalar uma barra tubular (aquele bulkhead removal kit ou procurar uma num ferro velho)

3. Ar condicionado: Esse modelo não veio com ar de fábrica (até abri outro post sobre isso)
Pretendo colocar na frente e na parte de trás, igual o pessoal faz com as 110.

4. Guincho: Ele veio com um Warn HD9000i instalado! Excelente guincho, mas pretendo remover o exagerado quebra-mato que está no carro e fazer algo mais simples, tipo o parachoque "a lá clemente" rsrsr.
Estou pensando naquela barra A de plástico ABS que equipa os últimos modelos.
E trocar o cabo de aço por um de Kevlar

5. Suspensão está muito em dia, mas .... com certeza vou chegar com amortecedores OME nele, vai ficar pro final.

Daqui a pouco eu posto fotos da criança
Abraços a todos!

roberto.cardoso@ig.com.br
12/07/2013, 20:16
Parabéns!!! Isso é o que vale... estar feliz com a viatura! Boa sorte... aguardando as fotos!

Alexandre Tietsche
12/07/2013, 21:27
Fotos! and have fun!

Preá 4x4
12/07/2013, 21:38
Sobre o ar condicionado, se você colocar um ar de um modelo mais novo, geralmente é suficiente em uma 90tinha como a sua.
A minha veio de fábrica com ar, mas era 1993, aí coloquei o ar de uma defender 2009, o sistema completo.
Ficou excelente, esfria muito bem. Nem precisou colocar atrás. Já tem uns 70 mil km e está bem.
Às vezes uma boa vedação nos pontos de fuga dá mais resultado que uma saída lá atrás, acredito eu.
Depis poste as fotos do carro de canela fina. Vai ficar bonito demais.

batiati
12/07/2013, 21:47
A minha veio de fábrica com ar, mas era 1993, aí coloquei o ar de uma defender 2009, o sistema completo.

Opa, valeu a dica ... como foi que vc instalou a evaporadora e os difusores de ar do 2009 no seu painel? tem como jogar umas fotos aqui?

(...)

Quantos aos canelas finas, estou doido pra tirar essas mangel 15" e lançar logo as originais branquinhas.
Serão os pneus 235 85 R16, talvez vá de General Grabber ou Kuhmo.
BF pra mim chega, já usei muito tempo mas não gostei muito deles.

Waldmartins
12/07/2013, 23:52
Opa, valeu a dica ... como foi que vc instalou a evaporadora e os difusores de ar do 2009 no seu painel? tem como jogar umas fotos aqui?

(...)

Quantos aos canelas finas, estou doido pra tirar essas mangel 15" e lançar logo as originais branquinhas.

Parabéns Batiati!

Vc eh a primeira pessoa que ouço/leio falar mal dos pneus BF... o que rolou?

Abs

Wald

petcho
13/07/2013, 08:26
parabens batiati, essa é minha cor favorita!!! mandei um comentaria falando que tenho interesse em suas rodas mas apagaram, me manda um MP, tentei te mandar mas nao consegui

Abraço, Pedro

Vinicimaes
13/07/2013, 12:01
Batiati. Fico feliz por ver mais um apaixonado mas digo snif snif pois estava de olho nela. Poderia informar quanto pagou?

Preá 4x4
13/07/2013, 13:29
Segue a foto do ar condicionado instalado. A instalação foi tranquila, o painel da 93 tem as mesmas dimensões desse ar condicionado, ele era de uma Defender 2009 que capotou e deu perda total. Está esfriando bem depois que eu vedei os pontos de fuga do carro. Veio junto o radiador do ar, dutos, compressor, painel com difusores e evaporadora, enfim, tudo.
Foi o Anderson quem fez o serviço, e recomendo.
Abraço
421515e a foto

batiati
13/07/2013, 18:21
Valeu pelos comentários galera ... hoje o dia foi cheio de diversão!

Vc eh a primeira pessoa que ouço/leio falar mal dos pneus BF... o que rolou?

Wald, não gostei deles porque não achei bons nem no asfalto, muito menos na lama ... e com metade da via útil já começam a ficar perigosos no asfalto, principalmente com chuva.

(...)

parabens batiati, essa é minha cor favorita!!! mandei um comentaria falando que tenho interesse em suas rodas mas apagaram, me manda um MP, tentei te mandar mas nao consegui

Pedro, manda um email pra mim diretamente rbatiati arroba gmail.com

(...)

Batiati. Fico feliz por ver mais um apaixonado mas digo snif snif pois estava de olho nela. Poderia informar quanto pagou?

Eu já estava de olho nela beeeem antes!!! Não sei se é o mesmo carro de que estamos falando, mas foi um anúncio no webmotors, depois de longa negociação e idas e vindas, fechei por R$ 35,5k.

(...)

A instalação foi tranquila, o painel da 93 tem as mesmas dimensões desse ar condicionado, ele era de uma Defender 2009 que capotou e deu perda total.
Acho que essa Land não era 2009 ... pois o painel da 2009 os difusores são em cima, e redondos.
Os difusores em baixo foram até 2006 nos últimos modelos das Td5 ... as pumas a partir de 2007 tem um painel horrível que mais parece de carro de passeio!!! kkkk

(...)

Segue uma foto que tirei hoje de manhã, antes de começar a limpeza pesada.

O carro é quase um vaso de cerâmica ... tem crostas de barro cozido pra tudo quanto é lado.
Como ele não tem ar-condicionado, suponho que o ex-dono andava com janelas abertas e poeira na cara o tempo todo.
O forro do teto está bege escuro, tem crostas de lama tudo.

Hoje eu desmontei o interior todo, tirei os bancos, cubby e desmontei as portas. Faxina com muita água e sabão. E dei uma geral na máquina dos vidros, que estavam emperradas de tanta sujeira.

421534

Waldmartins
13/07/2013, 20:05
Valeu pelos comentários galera ... hoje o dia foi cheio de diversão!

Wald, não gostei deles porque não achei bons nem no asfalto, muito menos na lama ... e com metade da via útil já começam a ficar perigosos no asfalto, principalmente com chuva.

(...)

Pedro, manda um email pra mim diretamente rbatiati arroba gmail.com

(...)

Eu já estava de olho nela beeeem antes!!! Não sei se é o mesmo carro de que estamos falando, mas foi um anúncio no webmotors, depois de longa negociação e idas e vindas, fechei por R$ 35,5k.

(...)

Acho que essa Land não era 2009 ... pois o painel da 2009 os difusores são em cima, e redondos.
Os difusores em baixo foram até 2006 nos últimos modelos das Td5 ... as pumas a partir de 2007 tem um painel horrível que mais parece de carro de passeio!!! kkkk

(...)

Segue uma foto que tirei hoje de manhã, antes de começar a limpeza pesada.

O carro é quase um vaso de cerâmica ... tem crostas de barro cozido pra tudo quanto é lado.
Como ele não tem ar-condicionado, suponho que o ex-dono andava com janelas abertas e poeira na cara o tempo todo.
O forro do teto está bege escuro, tem crostas de lama tudo.

Hoje eu desmontei o interior todo, tirei os bancos, cubby e desmontei as portas. Faxina com muita água e sabão. E dei uma geral na máquina dos vidros, que estavam emperradas de tanta sujeira.

421534

Ahh Batiati...os pneus são BF MUD né? MUD fica perigoso mesmo depois de meia vida no asfalto.

Abs e bela viatura!

Wald

petcho
13/07/2013, 20:12
Ahh Batiati...os pneus são BF MUD né? MUD fica perigoso mesmo depois de meia vida no asfalto.

Abs e bela viatura!

Wald

Wald esses sao os BF AT, nao os mud

Waldmartins
13/07/2013, 20:50
Wald esses sao os BF AT, nao os mud

Verdade Pedro...eu nem olhei a foto "ampliada"...rs a minha veio com uns BF MUD que troquei na hora que comprei porque me disseram desse problema na chuva. Confesso que peguei a PIOR CHUVA DA MINHA VIDA na estrada BH/Ouro Preto (ou seja, estrada suja com minério de ferro, óleo de caminhão e muitas descidas e curvas) e os pneus BF AT foram perfeitos!!!

Lógico que com a chuva que estava, a falta de experiência em dirigir uma Defender (tinha dois meses que tinha comprado e uma semana que tinha feito o motor) e ainda por cima à noite, eu imprimi uma velocidade de cruzeiro de apenas 60-70km/h...

Chuveu tanto que cheguei com os pés ensopados como se tivesse atravessado um rio com agua no capô...rsrs

abs

Wald

Preá 4x4
13/07/2013, 20:55
Correto. Ano 2006 e não 2009.
Parabéns pelo carro.

batiati
13/07/2013, 21:18
Correto. Ano 2006 e não 2009.
Parabéns pelo carro.

Hummm... aí tudo muda de figura. Estava curioso pra saber qual mágica você teria feito se fosse 2009!
Então, é mais ou menos esse o caminho, vou procurar uma Def em ferro velho e ver o que dá pra aproveitar.
Como foi que você chegou à essa Defender capotada? Você tem o contato de algum ferro-velho bom pra me indicar ou foi na busca incansável mesmo?

(...)

Vi que você é de São Lourenço,
Vai rolar festival de inverno em aí São Lourenço, e com certeza eu vou estar na área (26, 27 e 28 de julho 2013)
Mineiros de plantão, bora agitar alguma coisa?

Waldmartins
13/07/2013, 22:21
Hummm... aí tudo muda de figura. Estava curioso pra saber qual mágica você teria feito se fosse 2009!
Então, é mais ou menos esse o caminho, vou procurar uma Def em ferro velho e ver o que dá pra aproveitar.
Como foi que você chegou à essa Defender capotada? Você tem o contato de algum ferro-velho bom pra me indicar ou foi na busca incansável mesmo?

(...)

Vi que você é de São Lourenço,
Vai rolar festival de inverno em aí São Lourenço, e com certeza eu vou estar na área (26, 27 e 28 de julho 2013)
Mineiros de plantão, bora agitar alguma coisa?

Batiati,

estou tentando organizar um encontro em BH. Não anima não?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/124532-encontro-defender-belo-horizonte.html

Quem sabe vc não dá uma "esticada" de São Lourenço pra BH...Marcel tb está convidado!!! :concordo:

Sobre ferro-velho, tem a Land Minas em JUIXXX de Fora...rsrs

Abs

Wald

TrackerMud
14/07/2013, 10:59

(...)

Parabens batiati!!! Essa cor é realmente muito bonita
quanto aos canelas finas, tentei achar os Firestone Steeltex, que me parece ser o original da minha 235/85R16 mas não encontrei! Optei pelo Pirelli ATR 235/85.... Estão com preço muito convidativo aqui em BH, paguei R$560 em cada!

batiati
14/07/2013, 13:52
Batiati,

estou tentando organizar um encontro em BH. Não anima não?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/124532-encontro-defender-belo-horizonte.html

Quem sabe vc não dá uma "esticada" de São Lourenço pra BH...Marcel tb está convidado!!! :concordo:

Sobre ferro-velho, tem a Land Minas em JUIXXX de Fora...rsrs

Abs

Wald

BH fica um pouquinho longe pra eu fazer num sáb-domingo só ... deixa pra próxima que eu tento folgar numa sexta-feira.
Valeu pela dica da land minas em Jujuiz de Fora, aqui pertinho.

Valeu.

vwinit
18/07/2013, 09:45
Parabéns pelo 90tinha...
Velhinho igual ao meu!
:concordo:

batiati
18/07/2013, 10:12
Velinho não: experiente!
Eu procurava um 98 com a menor quantidade de modificações possíveis pra poder reformar.
Sempre fui louco por um clássico desses restaurado como 0km.

E meu desejo foi realizado, a reforma começou....
Eu surtei e estou cogitando em fazer o upgrade no motor pra 2.8.
Durante a revisão, vimos que a compressão do cilindro está um pouco baixa, e está começando a fumar.
Uma retífica é coisa a se pensar a curto prazo ... pois pega-se o limão e faz-se uma limonada com bastante açúcar (pq o limão é azedo).

No momento não vou trocar pela turbina TGV nem bicos da 2.8, ficará pra uma próxima etapa, juntamente com um intercooler redimensionado.

(...)

Não perca o próximo capítulo de "A reforma"
Abs!

Vinicimaes
22/07/2013, 22:31
Batiati.

ficaremos no aguardo do tópico A Reforma.

Velinho não: experiente!
Eu procurava um 98 com a menor quantidade de modificações possíveis pra poder reformar.
Sempre fui louco por um clássico desses restaurado como 0km.

E meu desejo foi realizado, a reforma começou....
Eu surtei e estou cogitando em fazer o upgrade no motor pra 2.8.
Durante a revisão, vimos que a compressão do cilindro está um pouco baixa, e está começando a fumar.
Uma retífica é coisa a se pensar a curto prazo ... pois pega-se o limão e faz-se uma limonada com bastante açúcar (pq o limão é azedo).

No momento não vou trocar pela turbina TGV nem bicos da 2.8, ficará pra uma próxima etapa, juntamente com um intercooler redimensionado.

(...)

Não perca o próximo capítulo de "A reforma"
Abs!

sportster
23/07/2013, 10:36
Parabéns Batiati,
Tenho uma 90tinha ano 97 verde com rodas e teto branco!
Estava vendendo para pegar uma 110 mas no meio do caminho me apeguei demais nela... então resolvi reforma-la, logo logo ela sai do estaleiro como nova.

Se precisar de ajuda com peças é só falar.
Abraço

batiati
31/07/2013, 22:06
Vamos lá galera, atualizando as novidades:

Removi os bancos, forrações e acessórios do carro, pra ter idéia do que será preciso fazer no interior.

De cara limpeza pesada, vou remover a graxa velha e dar nova lubrificação nas máquinas de vidro e fechaduras.
Vou instalar travas elétricas para dar mais comodidade.

Os bancos traseiros estilo militar e o cubby box foram pra reforma,
Já os bancos dianteiros estou na dúvida se reformo eles, ou se coloco rally design.
Pergunta pra quem já tem os rally design: O acento do banco sai para acesso à bateria?

424010424011
424012424013

Estou removendo os parafusos velhos e enferrujados (só saem na furadeira, cortando a cabeça deles!)
Todos os buracos estão sendo tampados com massa para calafetar, uma espécie de borracha que se molda nas fresta. Os furos maiores estou aplicando manta asfáltica adesiva, cortadas em formado "tampões", por dentro e por fora.

Os parafusos, vou substituí-los por semelhantes em aço inox depois do revestimento do assoalho.
Ainda estou em dúvida entre usar Rhino Linings ou alguma outra solução para o assoalho (pintura, chapa xadrez, etc). Quero poder lavar o interior com muita água, e descartei qualquer tipo de forração no chão.

Cada parafuso e cada pecinha está indo pra lavagem individual, sem pressa. Itens de acabamento quebrados já foram encomendados na Britcar ou na Paddock (travas do forro da porta, partes do painel, pinos das portas, etc).

Para o forro do teto, a "espuma mágica" foi milagrosa. Como não havia descolamento, fiquei satisfeito sem precisar remover o forro.

424014424016
424017424018

Fluídos comprados, esperando a hora certa pra entrar

424019424020

Enquanto isso, upgrades: Bujões em latão, bomba d'água original com rotor metálico, disco de embreagem da 130 e reforço no garfo da embreagem.

424021424022

Sensor de nível de água não pode ficar de fora também.
Estou usando a solução do colega, postada aqui mesmo no 4x4brasil, usando a tampa original do Range Rover + o Relé DNI
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/95569-alarme-de-falta-de-agua.html

Fica a dica, que o relé DNI 0865 e o 0868 são compatíveis, só muda a polaridade dos pinos. Como é uma adaptação, isso não faz a menor diferença, funcionou perfeitamente.

424023

O motor está fora, é hora de dar a geral em tudo que possa imaginar.
Preferi fazer logo agora uma retífica e deixei o 300tdi mesmo, ao invés de um upgrade para o 2.8.

424025424026

Ainda temos muita coisa pela frente ... conforme for fazendo vou postando aí
Abraços!

neilsonhenriques
31/07/2013, 22:18
Ainda temos muita coisa pela frente ... conforme for fazendo vou postando aí

Conterrâneo,

Parabéns pela empreitada ! Isso é o que faz o jipe ser mais confiável, a mão do dono.

Também estou acompanhando o tópico.

Abraço ! :concordo:
Neilson

vwinit
01/08/2013, 11:38
Que bacana essa reforma!!! Show...

Os bancos dianteiros da Rallye possuem um sistema de alavanca que levanta o banco e dá acesso à bateria...

Abraço!

batiati
13/08/2013, 23:42
Fala galera, atualizando a reforma ...

O motor foi montado de volta, um 300tdi 2.5 novinho em folha ...
Acoplamento viscoso novo, bomba e bicos refeitos

426079426080
426081426082

A turbina foi um caso a parte ... ao funcionar o motor pela primeira vez, ele não parava de queimar óleo (muito óleo, muita fumaça pra todo lado) ... a condenação da turbina era quase certa, exceto pelo fato de não haver folga nenhuma no eixo.

Espero o carro esfriar para desmontar o coletor e tirar a turbina fora, e enquanto isso eu começo a fazer cotação de uma turbina nova. Quando tiramos o mangote de óleo da turbina, a saída estava fechada com um tampão para evitar entrada de sujeira durante a limpeza das peças :parede:a pressão de óleo foi tanta que quase que o motor disparou numa dessas!
Foi um baita susto, e um baita alívio.

(...)

Em paralelo comecei (a tentar) a trabalhar no isolamento térmico e acústico do assoalho

Removi a capa do túnel do câmbio e joguei fora aquela espuma nojenta que forra ele por baixo. Substitui por manta asfáltica, mas como a manta só tem 3 mm de espessura, eu apliquei 4 camadas de manta até ter um isolamento próximo ao que a espuma deveria oferecer quando nova.

As tampas da caixa de transmissão e dos bancos, também forrei com manta.

426084426085
426086426087

Dá uma olhada no estado que a coisa estava ...

426088

No acabamento final eu vou tentar deixar a capa do túnel o mais fácil possível de remover, pois as trocas de óleo e qualquer manutenção por ali é bem mais fácil de fazer.

Chegaram também as pecinhas plásticas de acabamento do painel e forro das portas. Comprei logo toneladas daqueles grampos que sempre quebram quando é preciso tirar o forro da porta, e outras coisitas mais.

426089426090

Vou ficar devendo fotos do motor instalado de volta no lugar, e minha paranoica obsessão por manter a arrumação dos cabos e mangueiras exatamente na posição original. Tentei a todo custo colocar de volta os malditos suportes com grampinhos plásticos, alguns quebraram, outros eu não achei o quê era pra prender neles, e outros eu até achei mas ou não prendia ou não chegava lá :confused: O fato é que evitei usar fitas abraçadeiras, mas tinha hora que não teve jeito mesmo.

(...)

No momento estou desmontando o painel pra brincar de eletricista. Já tirei umas pás de terra lá de dentro!
Falta ainda dar o trato que a transmissão merece, a caixa de transferência tá vazando, o freio de mão meio folgado, etc ...
E daqui a pouco os sapatos novos na menina!

Abraços!

alberto megda
14/08/2013, 00:02
Parabens, passei pra assinar

batiati
22/08/2013, 21:40
Como disse uma vez o amigo Clemente: "Nada mais legal que um monte de pacotes de peças novas pra montar!"
É assim que estou me sentindo, tem bastante coisa pra fazer e já estou com todas as peças em mãos, é só mesmo trabalhar!!

Chegaram os sapatos novos! General Grabber AT2 235/85 R16

427593
427594

(...)

Foi a primeira vez que comprei de fora do Brasil usando Courrier ao invés do correio
Pelas dimensões do pacote, não teve outro meio. Veio pela TNT, foi tudo muito rápido (8 dias).
Só tive que me antecipar e entrar em contato com eles para agilizar o pagamento dos impostos, tive a leve impressão que se deixasse por conta deles entrar em contato comigo o pacote iria mofar no depósito!!!

427596

Mas ... um pacote deste tamanho pra quê?????? :pensativo:

(...)

Comprei algumas itens e peças de acabamento/interior que estavam faltando
Parafusos novos, acabamento das portas, etc:

427597 427598

Essas etiquetas de warnings eu não resisti ... quando vi que custava centavos de libras, sai comprando a várias delas.
kkk! É meio nóia de minha parte, eu sei!!! :rolleyes:

427599427600

Mas a cereja do bolo, o responsável por todo esse volume do pacote foi: .....

Bulkhead reduction bar kit ... ou Kit de redução da barreira entre os bancos dianteiros e traseiros:
Land Rover Accessories | Bulkhead reduction bar kit | Defender - Britpart - The Quality Parts for Land Rovers (http://www.britpart.com/Accessory.asp?PageRef=4&AccessoryRef=683)

427601427604

O interior tá assim:

427607

Depois de montado, é pra fica assim:

427605

(...)

Aproveitando, os bancos foram pra capotaria, forração nova
E as estruturas eu reformei em casa mesmo:

427608427609
427610

(...)

A transmissão ainda tá pendente.

Tem uma cruzeta totalmente estourada no cardã dianteiro, na ponta que vai na transmissão.
A situação tá tão feita, que além do barulho de chocalho, o atrito de metal com metal chegou a comer um pedaço do parafuso do metal onde vai a cruzeta. Não tirei foto, mas fico devendo essa.

Estou também achando que tem algum disco de freio empenado, quando piso no freio, sinto o pedal "bombando" de volta, com intensidade proporcional à velocidade do carro ... :pensativo: ... vai ter que rolar uma revisão geral.

É isso aí, abraços!

Leandro Neves
22/08/2013, 22:09
Batiati,

Vai dar um trabalhão mudar o volante para a direita e dirigir com o banco do motorista no meio do carro!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/land-rover/427605d1377217506t-achei-minha-90tinha-1998-toda-original-bulkhead.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/land-rover/427605d1377217506-achei-minha-90tinha-1998-toda-original-bulkhead.jpg)

Perdemos amigos, mais não as piadas. :lol:

Wilson Haddad
22/08/2013, 22:50
Baiati parabéns pela empreitada ai ta ficando show sua 90tinha.

batiati
22/08/2013, 22:55
Batiati,
Vai dar um trabalhão mudar o volante para a direita e dirigir com o banco do motorista no meio do carro!
Perdemos amigos, mais não as piadas. :lol:

Ora, será que eu comprei o kit pra mão inglesa ????? :?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

alberto megda
22/08/2013, 23:19
Bacana, muito bacana

Meccano
23/08/2013, 00:46
Muito legal Batiati, bela reforma!! voce esta indo do mais importante aos detalhes que valorizam o jipão e dão aquele prazer de bem feito.
um palpite só: no caso da estrutura prefira sempre a pintura elétrostática, muitíssimo mais duravel, ...pena que ai perdemos a chanche de sermos pintores tambem ehehe

abração e seguindo...

mizo92
23/08/2013, 05:32
Amigo, nao muda o volante pra direita não... vai ficar ruim pra dirigir :neutral: kkkkkk piadas a parte. :D
Vai ficar linda a 90tinha.
Tópicos como esse só me deixam ainda com mais vontade pra dar ums tratos na minha também .

CGAUER
23/08/2013, 12:47
Fantástico! Assim que deve ser feito! Parabéns!

Abs

Clemente

batiati
25/10/2013, 22:09
Alô pessoal
Estamos de volta depois de algum tempo com o carro parado na oficina pra reparo das luvas do cardã dianteiro, troca das cruzetas, troca dos discos de freio, rolamentos, retentores e uma geral na caixa de transferência para sanar os vazamentos.

Durante a ausência da viatura, aproveitei pra dar uma geral no guincho, tudo de acordo com o manual de serviço da Warn e com a ajuda desse vídeo nota 10

JD's DefenderCam 4: Warn XD9000 Winch Rebuild Part1-Testing & Deconstruction - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=O6Y7abF8Y9A)

Antes e depois:

436478436488

O motor antes e depois:

436479436483436480

Tudo foi repintado com a cor "grafite fosco" para chegar o mais próximo do que era quando original

436484436485

As planetárias estavam com a graxa contaminada com lama e a embreagem emperrada por causa de sujeira.
A graxa velha foi toda removida com solvente e tudo foi beeem lubrificado com graxa nova.
O carretel foi escovado pra tirar o ferrugem, o mecanismo do freio estava em bom estado apenas com muita sujeira.

436481436482436486

Depois de tudo montado, no teste que fiz ele tá puxando bem e o resultado ficou bom. Vou colocar um cabo sintético e vai dar pra usar esse guincho por algum tempo.

Eu só não entendo como podem ser esses guinchos tão frágeis em relação à entrada de água e sujeiras. Não há uma vedação efetiva nem na parte elétrica nem na parte mecânica.

No futuro quem sabe troco ele por algum modelo mais compacto e mais leve, e principalmente mais resistente à lama :pensativo:

(...)

A danada já está calçada com os sapatos novos 235/85 R16 General Grabber AT e as rodas originais.

Retirei o quebra-mato, estou em busca de algo mais leve pra instalar o guincho.
Estou pensando nisso: Barra de Proteção - Defender - Acessórios - LR Defender - Equipamentos para Off-Road - Armazem 4x4 (http://www.armazem4x4.com.br/barra-de-protec-o-defender.html) mas ainda não é exatamente isso que procuro :rolleyes:

Sem comparação!

436506436491

Aproveitando já faço aqui o anúncio, a quem interessar, é um quebra-mato muito parrudo tinha o logo da Warn (não posso precisar se é Warn) mas está em bom estado geral, só precisa de uma pintura nova e tem alguns parafusos oxidados. Faço um precinho camaradíssimo.

(...)

Para quem gosta de DIY, fica a dica:
Durante essa empreitada eu usei um produto chamado Quimox para remoção de ferrugem, e realmente a coisa funciona.
Sem esfregar, apenas 5 minutos em imersão e veja o resultado:

436497436498436499

Isso me poupou muito trabalho na limpeza de parafusos e outras peças de aço. :palmas:

(...)

Uma pequena incursão na parte elétrica.
Desmontei tudo para instalar o MadMan - EMS 2 (http://www.madman.co.za/index.php/products/engine-monitoring-systems/ems-2) , mas como ele ainda está meio perdido no caminho ... :freaking:... apenas organizei as coisas, fiz uma boa limpeza e montei de volta.

436500436501

Pretendo trocar as lâmpadas do painel por leds, tem um outro post aqui que trata disso, mas só consegui LEDs para substituir as lâmpadas que iluminam os instrumentos. Falta conseguir LEDs com o mesmo soquete das pequenas que iluminam as luzes espia do painel (na foto).

(...)

No momento estou instalando os acessórios de chapa-xadrez
Servem bem para proteger as áreas de contato que depois de 15 anos de serviço estão um pouco amassadas e arranhadas.

436502436503

E o próximo passo é remover a tão malfalada chapa que não deixa o banco reclinar ...

436504

Em breve mais novidades,
Abraços!

Waldmartins
25/10/2013, 22:40
Parabéns Batiati!:palmas:

Queria ter tempo e material para poder dar uma geral assim na minha VTR!!!

Só um detalhe...mesmo sem essa chapa, os bancos não reclinam tanto... :( Estou buscando soluções para reclinar um pouco mais...

Abs

Wald

batiati
27/10/2013, 16:44
Atualizando ...

A serra trabalhou muito nesse fim de semana

Atenção, usem protetor auricular ao cortar chapas, pois o barulho da serra mais o alumínio em ressonância me deixou com um zumbido no ouvido durante o dia todo :stop: Felizmente já passou!

436726436727

Como a instalação da barra requer a desmontagem dos acabamentos, deu mais trabalho pra limpar que pra fazer o serviço em si.

436728436729
436730436731

Já a montagem foi tranquila e divertida

436732436733

Depois de tudo fixado no lugar ... foi a vez da pintura
Consegui fazer a cor do carro (Coniston Green) em spray, como o serviço era pequeno, não precisei de compressor.

436734436735

O resultado ficou tão bom que vou encomendar algumas latas a mais para fazer o assoalho inteiro.

436736436737

(...)

Enquanto a tinta secava, terminei as proteções em chapa-xadrez dos paralamas.

436738

(...)

Assim que eu terminar de montar o interior postarei fotos de antes/depois e farei um comparativo do quanto o banco passa a reclinar a mais com a chapa reduzida (lembrando que optei por reformar os bancos originais).

Em breve mais novidades,
Abs!

TIM1584
28/10/2013, 05:20
Bom dia!
Primeiramente parabéns pela reforma!! É bom ver alguém ressuscitando a viatura, especialmente uma defender!
Esta quase certo que eu feche negócio com um colega, ele fez um super desconto por conta do motor que terá que retificar, então minha é a seguinte, onde mandou retificar seu motor? Pergunto pois sua cidade é relativamente perto de JF comparado com outros rincões. Ser ser indiscreto mas já sendo quanto ficou a retífica?

Grande abraço e parabéns novamente!!!

Thiago

bello
28/10/2013, 07:51
Atualizando ...

A serra trabalhou muito nesse fim de semana

Atenção, usem protetor auricular ao cortar chapas, pois o barulho da serra mais o alumínio em ressonância me deixou com um zumbido no ouvido durante o dia todo :stop: Felizmente já passou!

436726436727

Como a instalação da barra requer a desmontagem dos acabamentos, deu mais trabalho pra limpar que pra fazer o serviço em si.

436728436729
436730436731

Já a montagem foi tranquila e divertida

436732436733

Depois de tudo fixado no lugar ... foi a vez da pintura
Consegui fazer a cor do carro (Coniston Green) em spray, como o serviço era pequeno, não precisei de compressor.

436734436735

O resultado ficou tão bom que vou encomendar algumas latas a mais para fazer o assoalho inteiro.

436736436737

(...)

Enquanto a tinta secava, terminei as proteções em chapa-xadrez dos paralamas.

436738

(...)

Assim que eu terminar de montar o interior postarei fotos de antes/depois e farei um comparativo do quanto o banco passa a reclinar a mais com a chapa reduzida (lembrando que optei por reformar os bancos originais).

Em breve mais novidades,
Abs!

Não sabia que se conseguia "fazer" spray da cor que vc desejar . Isso é comum nas casas de tintas?
Abs e parabéns pelo trabalho.
Sergio

uvantuil
28/10/2013, 08:04
Não sabia que se conseguia "fazer" spray da cor que vc desejar . Isso é comum nas casas de tintas?
Sergio

X2
desconhecia esse fato de conseguir encomendar a tinta esperada em spray.

Deixo aqui os parabens pela VTR e reforma.

batiati
28/10/2013, 08:33
... onde mandou retificar seu motor? Pergunto pois sua cidade é relativamente perto de JF comparado com outros rincões. Ser ser indiscreto mas já sendo quanto ficou a retífica?

Cara, relendo meu primeiro post ...

Galera, é um prazer informar que consegui achar a 90tinha que eu procurava.

É uma SW ano 1998, ÚNICO DONO, com só 150kkm rodados.
Aquele verde fosco clássico e teto branco. Bastante original e com uma mecânica impecável, muito bonita.

Depois olhando pra frente, o termo "mecânica impecável" que eu usei parece que soou meio precoce naquele momento ...

Quando eu comprei, já sabia que teria que mexer em algo no motor, a bomba estava bem aberta e sem lacre e o bicho fazia uma fumaça negra e fedorenta quando pisava mais forte; Quando fomos fazer uma revisão mais apurada é que vimos que o motor já estava com pouca compressão e se fechasse a bomba ele ficaria xoxo demais. Sinceramente a retífica foi um item não planejado nessa conta; Até porquê eu nunca pensei em comprar um carro pra fazer o motor.
Mas felizmente transmissão, caixas, suspensão, chassis e etc estavam realmente em muito boas condições, não sou especialista em motores, é vivendo e aprendendo ... nessa eu dei mole, mas abracei a causa, enfim, reforma é isso aí. Pelo preço que paguei o carro a diversão continuou valendo a pena, só saiu "um pouco" do orçamento previsto.

Digo tudo isso, pois você precisa ponderar todo o processo antes de se apoiar num "desconto". Como eu comprei o carro no intuito de reformá-lo, já esperava por muita coisa $$$, mas te digo que o que mais pode incomodar é o tempo com o veículo parado, seja em oficinas ou por mão de obra própria ... Às vezes vale a pena comprar mais caro um veículo do tipo "abasteça & ande"

Enfim, eu pesquisei bastante antes de fechar com uma oficina aqui em VR. A retífica foi feita no RJ e só a montagem foi feita aqui.
Mas se fosse hoje eu pesquisaria mais ainda, pois não gostei do "capricho" do serviço ...
Depois de entregue eu encontrei e reparei por mim mesmo: inúmeras abraçadeiras e parafusos frouxos, as mangueiras da direção hidráulica mal conectadas vazaram todo o óleo da caixa na primeira manobra, o radiador foi montado fora dos coxins de fixação, junta do cárter vazando, etc ... Isso nos faz desconfiar se o mesmo "capricho" foi usado também na montagem interna do motor :parede:

A brincadeira toda saiu por volta de 9.5 mil, incluindo revisão na bomba injetora e bicos, limpeza do radiador, revisão do alternador e arranque.

Certamente em Juiz de Fora você terá boas opções de retífica, procure alguma autorizada MWM/International pra se informar melhor.

Boa sorte aí!

batiati
28/10/2013, 08:40

Eu também não sabia, e tinha comprado as tintas de retoque originais na Brit-Car
STC3824VA | PAINT AEROSOL CONISTON GREEN LRC637 | Land Rover | Discovery 2 - 1999 to 2004 | Britcar (UK) Ltd (http://www.brit-car.co.uk/product.php/93081/0/paint_aerosol_coniston_green_lrc637)

Mas felizmente o aerosol não pode ser enviado por correio internacional, aí me reembolsaram o valor.
Além de mais caro, esses sprays de 150ml não ia dar nem pro começo do serviço!

Então perguntando em lojas de tinta ouvi dizer que existia a possibilidade, mas ninguém sabia ao certo onde.
Pesquisando no google achei a dica num fórum de Kadeteiros.

Custou pouco mais de R$ 30,00 cada lata, você pode ler o nome da loja e telefone na etiqueta da lata postada na foto!

Abraços!

uvantuil
28/10/2013, 09:05
Eu também não sabia, e tinha comprado as tintas de retoque originais na Brit-Car
STC3824VA | PAINT AEROSOL CONISTON GREEN LRC637 | Land Rover | Discovery 2 - 1999 to 2004 | Britcar (UK) Ltd (http://www.brit-car.co.uk/product.php/93081/0/paint_aerosol_coniston_green_lrc637)

Mas felizmente o aerosol não pode ser enviado por correio internacional, aí me reembolsaram o valor.

Então perguntando em lojas de tinta ouvi dizer que existia a possibilidade, mas ninguém sabia ao certo onde.

Custou pouco mais de R$ 30,00 cada lata, você pode ler o nome da loja e telefone na etiqueta da lata postada na foto!

Abraços!

Vou sondar se pelas bandas daqui tem alguma empresa que faça o processo. Obrigado pelas dicas da tinta.
PARABENS NOVAMENTE PELA VTR!!!!

bello
28/10/2013, 09:28

Abraços!

Legal. Obrigado.
Mais uma dúvida, desculpe a ignorância, mas mesmo internamente, depois de pintado não tem que dar uma mão de verniz por cima?
Abs
Sergio

batiati
28/10/2013, 09:32
Legal. Obrigado.
Mais uma dúvida, desculpe a ignorância, mas mesmo internamente, depois de pintado não tem que dar uma mão de verniz por cima?
Abs
Sergio

Sim, e eu comprei verniz em spray também!! :cool:
Só estou esperando a tinta curar pra dar um polimento, vai ficar brilhando!

Marado
28/10/2013, 09:46
Dae Batiati;

:offtopic: Chegou o teu EMS2?

batiati
28/10/2013, 09:57
Chegou o teu EMS2?

Eu desisti dos correios, e contratei um courrier ... lá na África do Sul as coisas são meio "brazil like" ... uma empresa furreca chamada MDS Collivery. Ao que parece é cultura nacional deles não responder emails. O status do pedido lá está como entregue, fiquei louco de raiva. Depois de muito insistir soube que foi entregue ao "agente" deles para despacho ao Brasil.

No momento ele está na inglaterra, vindo para o Brasil numa caixa de presente declarado como "wedding gift" e um cartão de natal. Pra evitar extravio, coloquei meu endereço completo com vários pontos de referência, cep, cpf, rg, email e 6 telefones de contato.

Abs!

SergioMedeiros
28/10/2013, 10:18
Batiati, show de bola sua reforma... to acompanhando.

Uma dúvida, voce tem todos os Part Numbers que está utilizando na reforma? Estou interessado em alguns ítens que você ta usando, como parafusos, travas de plastico das portas, acabamento do forro das portas, etc. Se puder postar aí seria ótimo!

Abs e parabéns.

bello
28/10/2013, 12:20
Sim, e eu comprei verniz em spray também!! :cool:
Só estou esperando a tinta curar pra dar um polimento, vai ficar brilhando!

Super!!! Aquela pistola verde já vem no tubo? Abs Sergio

batiati
28/10/2013, 12:55
Aquela pistola verde já vem no tubo?

Não, ela eu comprei numa loja, mas tem no Mercado Livre
Pistola Para Spray Universal: Tinta, Óleo, Inseticida, Cola! - R$ 8,60 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-510546162-pistola-para-spray-universal-tinta-oleo-inseticida-cola-_JM)

Abs,

TIM1584
28/10/2013, 14:36
Obrigado!!! Acompanhando!!

Abc

bello
28/10/2013, 16:45
Não, ela eu comprei numa loja, mas tem no Mercado Livre
Pistola Para Spray Universal: Tinta, Óleo, Inseticida, Cola! - R$ 8,60 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-510546162-pistola-para-spray-universal-tinta-oleo-inseticida-cola-_JM)

Abs,

+ 1 Vez. Obrigado.
Abs
Sergio

Luciano Valois
28/10/2013, 16:47
Esse tópico está demais, passando para assinar.
Se precisar de algo por aqui é só dá um grito.
Boa sorte.

batiati
28/10/2013, 21:24
Uma dúvida, voce tem todos os Part Numbers que está utilizando na reforma? Estou interessado em alguns ítens que você ta usando, como parafusos, travas de plastico das portas, acabamento do forro das portas, etc.

Tenho sim, se ficar algo faltando você me avisa
Segue PartNumber, Description e Tradução livre por minha conta

320045 | FLOOR SCREW FLAT HEAD S1-111 | PARAFUSO CABEÇA CHATA DO ASSOALHO
437011

SE106201L | SCREW M6 X 20MM | PARAFUSO DO ASSOALHO (LATERAL DAS PORTAS)
437018

AB614061L | SCREW NO14 X 3/4 SEF TAPPING | PARAFUSO DO ASSOALHO
437019

MXC4738PMA | DOOR ESCUTCHION BLACK DEF/RRC | ACABAMENTO EXTERNO DA TRAVA DA PORTA
437012

EJS000011PMA | DOOR LOCK BUTTON HOUSING DEF/RRC | ALOJAMENTO INTERNO DA TRAVA DA PORTA
437013

MWC3136 | SNAPSAC FOR DOOR TRIM DEF | TRAVA FÊMEA DO FORRO DAS PORTAS (LADO DA LATARIA)
437020

MXC1800 | DOOR TRIM CLIP DEF BLACK STUD | PINO TRAVA DO FORRO DAS PORTAS (LADO DO FORRO)
437015

MWC9918LOY | DOOR TRIM CLIP GREY DEFENDER | POP PLÁSTICO DO CANTO DOS FORROS DAS PORTAS
437016

MWC9322 | NUT SPRING TYPE NO6 | CLIP COM ROSCA PARA PARAFUSOS (Usados em vários locais)
437017

MWC9832LUH | PRESILHA DO FORRO DO TETO
437022

RTC3744 | LOCKNUT | TRAVA COM ROSCA USADA EM VÁRIOS PONTOS
437023

SergioMedeiros
28/10/2013, 22:02
Show de bola!!!!!!! Muito obrigado pelo empenho na didática do post!!!!!!!! Vai me ajudar um monte....

Apenas uma dúvida, você chegou a comprar parafusos pretos? Tanto daqueles mais finos que tem de monte na Defender quando aqueles mais grossos que tem tres em cima do painel, ao lado dos difusores do para brisas?

Grande abraço.

batiati
28/10/2013, 22:26
Apenas uma dúvida, você chegou a comprar parafusos pretos? Tanto daqueles mais finos que tem de monte na Defender quando aqueles mais grossos que tem tres em cima do painel, ao lado dos difusores do para brisas?

Não precisei, eles saíram todos em boas condições.
Eu tentei foi comprar aquelas arruelas pretas, feita de um material que mais parece papelão, mas não consegui. Essas sim estavam deformadas no painel.

A maioria dos parafusos você consegue aqui mesmo no Brasil sem precisar importar. Eu só comprei esses para aproveitar o frete das outras peças.

Abraços

Meccano
28/10/2013, 22:27
Beleza de trabalho Batiati, o palpite e' sobre o quimox, ele limpa sim tirando toda sujeira das peças, mas tira tambem todo o zinco de proteçao, ou seja a peça vai voltar a enferrujar pra valer. junte tudo num balde e mande zincar, ai sim fica duravel e bonito por mais tempo.
parabens no job!!!

*as arroelas voce faz usando furador de seleiro, gente que mexe com couro.

Dinho_BH
28/10/2013, 23:02
...Eu tentei foi comprar aquelas arruelas pretas, feita de um material que mais parece papelão, mas não consegui. Essas sim estavam deformadas no painel...

Batiati,

Segue o link para as arruelas (AFU1248): Your Search Results > Britcar (UK) Ltd (http://www.brit-car.co.uk/search.php?xSearch=AFU1248)

Abraços.

uvantuil
29/10/2013, 05:28
Beleza de trabalho Batiati, o palpite e' sobre o quimox, ele limpa sim tirando toda sujeira das peças, mas tira tambem todo o zinco de proteçao, ou seja a peça vai voltar a enferrujar pra valer. junte tudo num balde e mande zincar, ai sim fica duravel e bonito por mais tempo.
parabens no job!!!

*as arroelas voce faz usando furador de seleiro, gente que mexe com couro.

esse quimox e outros quimicos de limpeza... pode ser observado no post do drguilhermeabreu de campos - rj - ve como fica os parafusos.... e outras peças... nao recomendo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/127493-sw4-2002-2002-prata-vendo.html (com imagens do que ocorre com uso de SOLUPAN)

batiati
29/10/2013, 08:21
... o palpite e' sobre o quimox, ele limpa sim tirando toda sujeira das peças, mas tira tambem todo o zinco de proteçao, ou seja a peça vai voltar a enferrujar pra valer. junte tudo num balde e mande zincar, ai sim fica duravel e bonito por mais tempo.

Valeu a dica,
Estou usando um fundo galvanizador pra tratar as peças depois da remoção do ferrugem.
Na verdade não tem jeito de tirar ferrugem sem desproteger o metal, mesmo com métodos mecânicos como lixa ou escova de aço, uma nova base é necessária.

esse quimox e outros quimicos de limpeza... pode ser observado no post do drguilhermeabreu de campos - rj - ve como fica os parafusos.... e outras peças... nao recomendo.

Eu não recomendo usar SOLUPLAN ou outros produtos do tipo "limpa-baú" para lavagem do motor; Isso é uma praga da cultura do menor esforço e muitas vezes o dono do veículo sem saber ao certo o que está fazendo autoriza os lavadores a usá-lo. Sem contar que essa água contaminada desce ralo abaixo e f**** com o esgoto que em muitos locais não tem o tratamento adequado antes do despejo.

No meu carro mesmo haviam vários pontos afetados; Acho que foi o "trato" que o antigo dono mandou dar antes de vender.

Note os parafusos e outras partes metálicas expostas, antes e depois; Durante a montagem do motor os parafusos foram trocados por novos. Outras peças como suportes foram pintadas com tinta pra alta temperatura.

437079437080

Abraços!

uvantuil
29/10/2013, 08:48
Valeu a dica,
Estou usando um fundo galvanizador pra tratar as peças depois da remoção do ferrugem.
Na verdade não tem jeito de tirar ferrugem sem desproteger o metal, mesmo com métodos mecânicos como lixa ou escova de aço, uma nova base é necessária.

Eu não recomendo usar SOLUPLAN ou outros produtos do tipo "limpa-baú" para lavagem do motor; Isso é uma praga da cultura do menor esforço e muitas vezes o dono do veículo sem saber ao certo o que está fazendo autoriza os lavadores a usá-lo. Sem contar que essa água contaminada desce ralo abaixo e f**** com o esgoto que em muitos locais não tem o tratamento adequado antes do despejo.

No meu carro mesmo haviam vários pontos afetados; Acho que foi o "trato" que o antigo dono mandou dar antes de vender.

Note os parafusos e outras partes metálicas expostas, antes e depois; Durante a montagem do motor os parafusos foram trocados por novos. Outras peças como suportes foram pintadas com tinta pra alta temperatura.

437079437080

Abraços!

Vejo que tem cuidado com sua vtr e seu investimento, eu tempos atrás fiquei com muito receio de comprar uma L200 que vi que com certeza foi lavada com esses produtos, e por ficar parada numa revenda mais de seis meses, eu fiquei muito muito grilado apesar de louco para compra-lá o preço ainda meio extorsivo e a arrogancia do vendedor não tiro nem 100 reais nela, dúvido você achar outra pickup diesel por esse valor. Falei com ele a questão é que vou te pagar por um bem e logo depois tenho que parar e dar uma geral para descobrir o que ta errado, trocado, e ae entra que não posso ficar sem o veiculo, e pagando ele. Ae dias depois me ligou falando que baixava 1500, agradeci agora não preciso nao peguei a l200 que queria mas tirei um carro zero. Infelizmente revenda boa e confiavel ta dificil no mercado até concessionaria autorizada é uma m.

Parabens pela defender... sempre gostei do visual externo da 90. Essa ae agora vai ter pedigree registrado!!!
Abração

batiati
29/10/2013, 10:13
Vejo que tem cuidado com sua vtr e seu investimento ...

Pra mim é um hobby, algo que me dá prazer é pensar em como fazer e realizar da melhor forma possível. Sem pressa, sem pressão, sem compromisso. Se não ficar bom, faço novamente, até enjoar!

Por isso não encaro a viatura como investimento, pois se fosse já teria pulado fora! Nem como patrimônio, pois sei que se fosse vender, seria por metade do que vale e por um quarto do que custou! Encaro como lazer, simples assim.

Parabens pela defender... sempre gostei do visual externo da 90. Essa ae agora vai ter pedigree registrado!!!

Obrigado, o objetivo disso tudo que venho postando aqui é documentar minhas idéias, receber muitos feedbacks com mais idéias e acabar contribuindo um pouco para esse grupo que tanto nos inspira.

Sempre vai ter alguma coisa pra fazer, mas não vejo a hora de terminar o básico e dar uma boa esticada por esse mundão!
Abraços

uvantuil
29/10/2013, 10:31
Pra mim é um hobby, algo que me dá prazer é pensar em como fazer e realizar da melhor forma possível. Sem pressa, sem pressão, sem compromisso. Se não ficar bom, faço novamente, até enjoar!

Por isso não encaro a viatura como investimento, pois se fosse já teria pulado fora! Nem como patrimônio, pois sei que se fosse vender, seria por metade do que vale e por um quarto do que custou! Encaro como lazer, simples assim.

Obrigado, o objetivo disso tudo que venho postando aqui é documentar minhas idéias, receber muitos feedbacks com mais idéias e acabar contribuindo um pouco para esse grupo que tanto nos inspira.

Sempre vai ter alguma coisa pra fazer, mas não vejo a hora de terminar o básico e dar uma boa esticada por esse mundão!
Abraços
Camarada, quando for ver farois extras para sua 90, veja os de LED conforme esses que o zeca-cj arrumou. http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/127231-farois-auxiliares-de-milha-halogenos-led-e-afins-2.html

Se a grana permitir tal mudança do halogenos para led.

eu vivo olhando e deixando para depois ate para dentro de casa algumas trocas de lampadas... tenho duas led (refletor garagem) e um corredor... o refletor é muito bom ta mais de 2 anos porrando e nao me da aborrecimento algum. 10w esse (EMPALUX).

LJZIPPERER
29/10/2013, 11:48
Esses codigos dos parafuso foi muito bom, faz tempo que estou atras disso, o que não acho o codigo da trava e batente da trava da 5° porta

SergioMedeiros
29/10/2013, 14:20
Batiati, abusando da sua paciência novamente... tem o código desse acabamento da dobradiça da porta também?

Abs

Sergio

437148

batiati
29/10/2013, 15:03
... tem o código desse acabamento da dobradiça da porta também?
437148

Opa Sérgio,

MUC3037 STRAP ASSEMBLY L/H DOOR DEFENDER (Esquerdo)
MUC3036 STRAP ASSEMBLY R/H DOOR DEFENDER (Direito)

Esses são os acabamentos internos da porta, que cobrem aquela haste que trava a porta aberta.
Abs,

lfdiniz
29/10/2013, 15:11
Boa tarde Batiati!

Ótimo trabalho, de profissa mesmo!
Onde voce costuma encontrar peças de acabamento interno? Estou atrás do acabamento do limitador da porta traseira!
Voce tem ideia de onde possa encontrar?

Abraço e boa sorte!

batiati
29/10/2013, 15:54
... Onde voce costuma encontrar peças de acabamento interno? Estou atrás do acabamento do limitador da porta traseira! Voce tem ideia de onde possa encontrar?

Valeu!

Olha, os PartNumbers eu consigo pelo catálogo
http://www.landroverweb.com/Pdf-files/Manuals/Defender_Parts_Catalogue.pdf

Já importei nas lojas online:

brit-car.co.uk >> Primeiro lugar onde compro, atendimento bom, ágeis e honestos.
As encomendas por Correios levam 30 dias em média e costumam não ser taxadas, eles declaram como "Car parts" num preço irrisório.

paddockspares.com >> Boa loja, boa variedade.
As encomendas por correios levam 30 dias, mas SÃO TAXADAS, eles colocam a nota (invoice) colada do lado de fora com o preço de tudo. Comprei a barra pra remoção da chapa traseira com eles por courrier, e foi bem tranquilo.

lrdirect.com >> Variedade incrível de peças, bom preço, mas não gostei do cálculo do frete; depois de tudo fechado me cobraram um valor adicional, isso depois de eu ter enviado email pra confirmar o valor do frete!

E já comprei nas lojas do Brasil:

Bearmach >> Pessoal gente boa que só, enviam pelo ônibus, no mesmo dia a peça tá aqui comigo.
Só que é caro pra caramba, tem que estar muito desesperado pra comprar lá kkkkk ... sem contar que já me mandaram peça errada e foi o Ó pra arrumar depois.

TekCom >> Nunca comprei diretamente com eles, mas é fornecedor do meu mecânico. Quando o carro tá lá com ele não me preocupo em encomendar peças, tudo chega num preço justo (trabalha muito com brit-part)

getsetparts.com.br >> Loja legal, tá crescendo e com boa variedade.
Comprei o disco de embreagem lá.

seventysix.com.br >> Loja também muito boa, e crescendo em variedade.
Comprei algumas mangueiras do radiador lá.

Abraços

OBS:
Dá uma olhada nesse site que além do catálogo tem outros PDFs bem interessantes também
pdf Land Rover Manuals | Landroverweb.com (http://www.landroverweb.com/landrover/pdf-land-rover-manuals/)

ToribioMalagodi
29/10/2013, 16:52
Valeu!

Olha, os PartNumbers eu consigo pelo catálogo
http://www.landroverweb.com/Pdf-files/Manuals/Defender_Parts_Catalogue.pdf

Já importei nas lojas online:

brit-car.co.uk >> Primeiro lugar onde compro, atendimento bom, ágeis e honestos.
As encomendas por Correios levam 30 dias em média e costumam não ser taxadas, eles declaram como "Car parts" num preço irrisório.

paddockspares.com >> Boa loja, boa variedade.
As encomendas por correios levam 30 dias, mas SÃO TAXADAS, eles colocam a nota (invoice) colada do lado de fora com o preço de tudo. Comprei a barra pra remoção da chapa traseira com eles por courrier, e foi bem tranquilo.

lrdirect.com >> Variedade incrível de peças, bom preço, mas não gostei do cálculo do frete; depois de tudo fechado me cobraram um valor adicional, isso depois de eu ter enviado email pra confirmar o valor do frete!

E já comprei nas lojas do Brasil:

Bearmach >> Pessoal gente boa que só, enviam pelo ônibus, no mesmo dia a peça tá aqui comigo.
Só que é caro pra caramba, tem que estar muito desesperado pra comprar lá kkkkk ... sem contar que já me mandaram peça errada e foi o Ó pra arrumar depois.

TekCom >> Nunca comprei diretamente com eles, mas é fornecedor do meu mecânico. Quando o carro tá lá com ele não me preocupo em encomendar peças, tudo chega num preço justo (trabalha muito com brit-part)

getsetparts.com.br >> Loja legal, tá crescendo e com boa variedade.
Comprei o disco de embreagem lá.

seventysix.com.br >> Loja também muito boa, e crescendo em variedade.
Comprei algumas mangueiras do radiador lá.

Abraços

OBS:
Dá uma olhada nesse site que além do catálogo tem outros PDFs bem interessantes também
pdf Land Rover Manuals | Landroverweb.com (http://www.landroverweb.com/landrover/pdf-land-rover-manuals/)

Salvei esse post para as minhas futuras compras... Foi bem detalhado ... Me da uma dica aeh... Estou com problemas no cabecote no meu carro e estou pesquisando de onde comprar e tal... Onde vc recomenda comprar peças para o motor? A minha eh TD5, talvez sera necessario de comando de valvulas, valvulas, cabecote, so a parte de cima...

Abs

batiati
29/10/2013, 18:58
... Me da uma dica aeh... Estou com problemas no cabecote no meu carro e estou pesquisando de onde comprar e tal... Onde vc recomenda comprar peças para o motor? A minha eh TD5, talvez sera necessario de comando de valvulas, valvulas, cabecote, so a parte de cima...

Nossa, quando comecei a ler já respondi pra mim mesmo >>> MWM International, pois quando o assunto é motor, o Brasil é a terra do 300tdi ... até eu terminar de ler que se trata de um TD5 !!!

Cara, nesse caso acho que importar vai sair bem mais caro, pelo peso das peças e por dificilmente conseguir passar sem ser taxado.

Abraços!

ToribioMalagodi
30/10/2013, 08:58
Nossa, quando comecei a ler já respondi pra mim mesmo >>> MWM International, pois quando o assunto é motor, o Brasil é a terra do 300tdi ... até eu terminar de ler que se trata de um TD5 !!!

Cara, nesse caso acho que importar vai sair bem mais caro, pelo peso das peças e por dificilmente conseguir passar sem ser taxado.

Abraços!

Brigado pela resposta mesmo... To vendo as possibilidades... Pois até agora o que achei foi importar as peças e com Bearmarch. Com a bearmarch ficou em 22 mil reais só o cabeçote pelado :shock:... Nos sites britanicos, achei um por 1500 libras, que parece q vale mais a pena mas o medo é o PESO e TAXAÇÃO.... Ainda quebrando a cabeca aqui hehe...

batiati
30/10/2013, 14:37
Com a bearmarch ficou em 22 mil reais só o cabeçote pelado :shock:... Nos sites britanicos, achei um por 1500 libras, que parece q vale mais a pena mas o medo é o PESO e TAXAÇÃO.... Ainda quebrando a cabeca aqui hehe...

Então, o peso te mata no frete. Você vai ter que contratar um courrier (DHL, TNT, Fedex) que vai te cobrar umas 200 libras de frete (chutando hein!!);
Depois você vai pagar 60% de imposto de importação sobre o produto + frete e + uns 18% (a aliquota depende da sua UF) de ICMS sobre o valor da mercadoria + umas taxas aduaneiras.
No valor que tá indo a libra, uns R$ 3,60 ... sai por baixo uns R$ 13 mil na tua porta !!!

Meu camarada, o lance é procurar num ferro-velho um cabeçote em boas condições.
Mas antes tente algumas lojas de auto-peças para importado, eles conseguem bons preços (procure no google por peças para importados e não especificamente à marca LR ou a 4x4)

Abraços.

bello
30/10/2013, 15:15
Brigado pela resposta mesmo... To vendo as possibilidades... Pois até agora o que achei foi importar as peças e com Bearmarch. Com a bearmarch ficou em 22 mil reais só o cabeçote pelado :shock:... Nos sites britanicos, achei um por 1500 libras, que parece q vale mais a pena mas o medo é o PESO e TAXAÇÃO.... Ainda quebrando a cabeca aqui hehe...

Tenta na Land Center para ver se eles tem usado. As coisas lá são caras mas de repente......
Abs e boa sorte.
Sergio

Marado
30/10/2013, 16:22
Salvei esse post para as minhas futuras compras... Foi bem detalhado ... Me da uma dica aeh... Estou com problemas no cabecote no meu carro e estou pesquisando de onde comprar e tal... Onde vc recomenda comprar peças para o motor? A minha eh TD5, talvez sera necessario de comando de valvulas, valvulas, cabecote, so a parte de cima...

Abs

Dae Toribio;

Neste caso de peças maiores e mais caras fica necessário usar o serviço de um despachante aduaneiro (http://carlosalbertodespachanteaduaneiro.blogspot.com.br/p/despachante-aduaneiro.html).
Fica muito mais barato que a importação pelo correio, já que as alíquotas de importação, são muito menores. Para quem nunca usou um serviço destes parece que vai ficar em um valor estratosférico, mas a realidade é que fica muito mais barato que comprar aqui, ou pelo correio.

ToribioMalagodi
30/10/2013, 16:41
Tenta na Land Center para ver se eles tem usado. As coisas lá são caras mas de repente......
Abs e boa sorte.
Sergio
Enviado email para eles perguntando! Uma boa pois o meu pai está de visita na Sampa e pode passar para ver.

ToribioMalagodi
30/10/2013, 16:46
Então, o peso te mata no frete. Você vai ter que contratar um courrier (DHL, TNT, Fedex) que vai
Meu camarada, o lance é procurar num ferro-velho um cabeçote em boas condições.
Mas antes tente algumas lojas de auto-peças para importado, eles conseguem bons preços (procure no google por peças para importados e não especificamente à marca LR ou a 4x4)

Abraços.

Já estou de olho num em Juiz de Fora... Um cabeçote completo com comando de válvula por 3 300 reais... Só queria apenas os blocos, virabrequim e balancins mas... De repente posso comprar e vender o que ficou de fora... Vou pesquisar mais as novas antes de embarcar nessa de ferro velho que me faz cagar de medo da procedencia... Nunca imaginei comprar coisas de ferro velho mas com a LR não tem jeito...

Dae Toribio;

Neste caso de peças maiores e mais caras fica necessário usar o serviço de um despachante aduaneiro (http://carlosalbertodespachanteaduaneiro.blogspot.com.br/p/despachante-aduaneiro.html).
Fica muito ....

Não sabia disso nao, mas esse despachante ajuda apenas nas taxas aduaneiras não? e o ICMS ainda terá que pagar tb?

Marado
30/10/2013, 16:51
Não sabia disso nao, mas esse despachante ajuda apenas nas taxas aduaneiras não? e o ICMS ainda terá que pagar tb?

É um despachante, ele vai te dar uma conta e não paga mais nada. Todos os recolhimentos burocráticos vão ficar a cargo dele; incluindo o ICMS se for o caso. Todo o reto, incluindo a logística de importação vai estar incluído.

ToribioMalagodi
30/10/2013, 16:54
É um despachante, ele vai te dar uma conta e não paga mais nada. Todos os recolhimentos burocráticos vão ficar a cargo dele; incluindo o ICMS se for o caso. Todo o reto, incluindo a logística de importação vai estar incluído.
Isso é ótimo mesmo, pois faz com que perca a insegurança da taxação e logistica... Vou deixar para o ultimo caso mas que gostei gostei.... Me faz ter mais confiança para comprar coisas mais caras de fora...

Luciano Valois
06/11/2013, 12:22
427599

Batiati, também comprei essa placa de informação de diesel na rimmerbros.

Part No.

Description

Qty

Price

Tracking Number

Ship Method

Date Shipped

502951 (http://www.rimmerbros.co.uk/Item--i-502951)

Decal - Genuine Land Rover

1

£2.12

Royal Mail Air Mail

Como vc fez ou vai fazer para fixar??? Vai rebitar na lataria ou prender com parafusos???

Valeu. Luciano.

batiati
06/11/2013, 12:59
Como vc fez ou vai fazer para fixar??? Vai rebitar na lataria ou prender com parafusos???

Eu acho essa placa um item vital de segurança pro carro, pois se juntar um frentista distraído com um posto onde a bomba de diesel fica próxima da gasolina é um transtorno certo!

Ainda não parei pra olhar ela, mas na lrdirect onde comprei tinha essas instruções:

Fuel decal badge to fit on body below filler cap on Land Rover Defender and Series vehicles. Metal with pre drilled rivet holes.
If existing holes are not clean enough badge can be glued on instead.

Ele recomenda rebites ou cola. No bocal da minha Def já tem uma placa lá, mas praticamente apagada, vou ver como ela está presa e fazer igual.

Abraços.

Luciano Valois
06/11/2013, 19:08
Eu acho essa placa um item vital de segurança pro carro, pois se juntar um frentista distraído com um posto onde a bomba de diesel fica próxima da gasolina é um transtorno certo!

Ainda não parei pra olhar ela, mas na lrdirect onde comprei tinha essas instruções:

Ele recomenda rebites ou cola. No bocal da minha Def já tem uma placa lá, mas praticamente apagada, vou ver como ela está presa e fazer igual.

Abraços.

Valeu Batiati, se possível depois me informa como está lá na sua, se rebitada ou colada.
Estou pensando em meter o rebite na dita cuja.

A peça ainda não chegou foi despachada hoje do UK.

Abraço.

batiati
06/11/2013, 21:15
Isso aí galera,

Como fiquei devendo um comparativo, segue o antes e o depois da remoção do muro de berlim que dividia a 90tinha em duas

438323438324

Não consegui tirar fotos que ilustrassem a diferença nos bancos, mas é de fato sensível.
O banco chega pra trás quase 2cm a mais, pois é limitado pelo próprio trilho; Já o encosto passa a reclinar até seu máximo sem encostar em nada, o que pra mim é bastante bom; Isso depende é claro do modelo de banco, que no meu caso são os originais.

(...)

Finalmente chegou o MadMan, diretamente de Joanesburgo na Africa do Sul ... mais de 60 dias, uma novela por conta de endereço errado e lack de comunicação com nossos amigos sul-africanos. Coisas da vida.

438325

Eita brinquedinho bacana hein, como eu não queria encher o painel de relógios para as principais leituras do motor, ele além de monitorar isso tudo ainda funciona como alarme pro sensor de nível de água e pressão de óleo. O verdadeiro tudo-em-um.

438327

A instalação foi feita na base do DIY, sem maiores problemas, tudo muito simples de ligar.

Sensores instalados para medir temperatura da água e da caixa de transferência

438328438329

Sensor de nível da água, usando a tampa original do Range Rover (substituí a ligação com o relé DNI pelo MadMan, muito melhor).
E a sonda (pirômetro) para medir a temperatura dos gases do escape EGT

438330438331

E por fim ele montado no painel ... ainda não ficou 100% como eu queria, vou arrumar uma micro-retífica para desbastar um pouco os aros do painel e montá-lo de dentro pra fora ... por enquanto tá só como quebra-galho.

438332

O sensor de pressão de óleo é utilizado o original, é só pegar o fio correspondente no painel e ligar.
O sensor de pressão do turbo estou a procura de um adaptador pra conectá-lo no lugar adequado, assim que conseguir posto as fotos.

(...)

Depois de tudo montado no lugar, era hora de testar a máquina.
Fui até o quintal da minha casa, digo, Visconde de Mauá pra dar um passeio rápido; Foi o primeiro e merecido trajeto realmente "à passeio" que fizemos com a Charrete! Primeiro de muitos!

438333

Abraços!

PS: Não cheguei a comentar, mas o nome da viatura "Charrete" foi escolhido por acaso, pois assim que comprei o carro e saí com ele da garagem do proprietário, um motoboy apressado e bem pouco simpático lançou logo a frase "tira essa charrete da rua cara!" Foi tão hilário que acabamos batizando ela com uma antítese de tudo aquilo que se passa no trânsito!

alberto megda
06/11/2013, 22:10
Fio, vc ta fazendo alguma coisa errada ou se confundindo nos nomes, o madman nao tem sensor de pressao de turbo, tem pressao de oleo. Pelo que vi o seu sensor de pressao de oleo nao ta ligado. Pela imagem da foto vc está com monitoramento na:
egt
temperstura da caixa de transferencia
temperatura da agua
alternador

Esse de pressao que falta é instalado la na cebolinha de oleo e nao na turbina

batiati
06/11/2013, 22:41
Fio, vc ta fazendo alguma coisa errada ou se confundindo nos nomes, o madman nao tem sensor de pressao de turbo, tem pressao de oleo. Pelo que vi o seu sensor de pressao de oleo nao ta ligado.

Isso mesmo, Alberto, o sensor de pressão de óleo não tá habilitado pois não tem sensor instalado.
O MadMan tem entrada pra monitorar 1 leitura de pressão + o interruptor de pressão do óleo (cebolinha).

Você pode configurar esse sensor como pressão do óleo, turbo, bomba de combustível ou outra qualquer. Eu optei por medir a pressão do turbo, uma vez que o interruptor do óleo já cumpre o papel de alertar para perda pressão.

Você tem ele instalado também, não tem??
Abraços!

alberto megda
06/11/2013, 23:16
Tenho
cara não entendi o que vc quis dizer
o madman tem apenas uma leitura de pressão . Setado como pressão de óleo. Vc até pode usar como turbo, mas nao foi pra isso q foi construido
nao tem como medir pressao de oleo e turbo simultaneamente .Ou um ou outro. Pelo menos no manual nao fala nada sobre pressao de turbo

alberto megda
06/11/2013, 23:18
Vc pode até colocar pra medir turbo mas os vai sempre alarmar como oil pressure. Ou to enganado?

alberto megda
06/11/2013, 23:24
O sensor de pressao de oleo que veio com o meu kit é um vdo codigo
360-081-029-012c
pelo google vc acha pra comprar

batiati
07/11/2013, 09:11
Tenho
cara não entendi o que vc quis dizer
o madman tem apenas uma leitura de pressão . Setado como pressão de óleo. Vc até pode usar como turbo, mas nao foi pra isso q foi construido
nao tem como medir pressao de oleo e turbo simultaneamente .Ou um ou outro. Pelo menos no manual nao fala nada sobre pressao de turbo

Então, não sei qual modelo você tem instalado, mas o MadMan EMS2 que eu possuo tem esse recurso,
Veja no site do fabricante:

MadMan - EMS 2 (http://www.madman.co.za/index.php/products/engine-monitoring-systems/ems-2)

Out-of-the-box capability of the unit
(Requires no additional sensors or hardware)

[*=left]Battery voltage with high and low alarm
[*=left]Engine running hours with service timer
[*=left]Oil pressure loss warning (from OEM oil pressure switch)
[*=left]Coolant level alarm (via 2 ss screws as probes)
[*=left]Ambient temperature (via unused EGT wires)

Full Monitoring Potential of Unit
(Requires additional hardware purchased separately or as a kit)

[*=left]Coolant temperature with high and low alarms
[*=left]Oil temperature with high and low alarms
[*=left]Oil or Boost or Fuel or Aux pressure with high and low alarms
[*=left]Exhaust gas temperature with high alarm

Pra setar isso é o seguinte,

- Na traseira dele, dentre os vários fios do chicote, você encontrará ambos "pressure" e o "oil sw";

O "pressure" é ligado no sensor de pressão que vai monitorar o parâmetro que você desejar.
Já o "oil sw" (oil switch) é ligado no interruptor de óleo (cebolinha) e vai monitorar apenas se há ou não há pressão. A cebolinha não mede quantos bar de pressão, mas apenas fecha contato quando não há pressão e abre contato quando há.

- Pra configurar o MadMan (desculpe as fotos, só tinha um celular à mão)

Acesse o menu "pressure setup"
438386

O meu, atualmente está com o sensor de pressão desligado, apenas o switch de óleo habilitado.
438392

Após instalar o sensor, vou configurá-lo como "boost", ou seja, pressão do turbo
438393

Na sua viatura, deve estar configurado como "oil", ou seja, pressão do óleo
438394

(...)

Essa ampla gama de possibilidades foi o principal fator que me fez escolher o MadMan. Como disse antes, ele substituí inúmeros relógios instalados no painel. É sem dúvida o **ÚNICO** recurso eletrônico que eu quero no meu Defender! (Pô e também um GPS, MP3, DVD, câmera de ré, sensor de estaionamento, etc .... kkkkkk)

O sensor que eu tenho (não tenho o partnumber dele aqui comigo) é um de apenas 1 polo; Esse é genérico, e pode medir pressão de líquidos ou gases.

Existe outro tipo de 2 polos que funciona tanto como oil switch (substituindo o original) quanto medidor de pressão; Esse sim é mais indicado para medir a pressão do óleo, já que conjuga as duas funções nele.

438395438396

Abraços!

alberto megda
07/11/2013, 09:35
Meu é o ems2, vc comprou quando viu meu topico de instalação. Vc ta certo , achei que era somente pro oleo, eu instalei os dois fios na cebolinha de oleo com um adsptador e sensor q veio com o kit
ainda nao instalei o egt, pois tenho q furar o coletor

batiati
07/11/2013, 09:52
Meu é o ems2, vc comprou quando viu meu topico de instalação. Vc ta certo , achei que era somente pro oleo, eu instalei os dois fios na cebolinha de oleo com um adsptador e sensor q veio com o kit
ainda nao instalei o egt, pois tenho q furar o coletor

Pode crer, eu não tinha ligado o nome à pessoa, foi o seu tópico lá que me apresentou ao EMS!

Como você fez pra instalar ele por dentro do painel dessa forma? O aro dos instrumentos do painel é de 52mm e o EMS tem 60mm, aí só com ferramentas bem delicadas pra deixar um acabamento bem feito. Eu por hora instalei ele de fora pra dentro, mas pretendo mudar.

(...)

O seu coletor de escape é dos HS Maxion, não vem com o furo pra válvula EGR (requerida na época pro mercado europeu), aí só furando o coletor mesmo. O meu é inglês e vem com uma placa cega no lugar, só substituir pela placa adaptadora contida no kit.

Ponto positivo para os coletores brasileiros é que a turbina e o coletor são peças distintas; nos 300 tdi ingleses o coletor e o caracol quente da turbina formam uma só peça; se der pau na turbina tem que trocar o coletor também.

Tira o coletor e faz o serviço, é coisa rápida e fácil; Só vai te custar uma junta nova.
Aproveita e limpa o intercooler e a tubulação dele, eu fiz isso no meu, melhorou sensivelmente.

Abraços!

alberto megda
07/11/2013, 15:28
Boa
cara meu painel é mais novo que o seu, mas acredito que o acabamento seja igual. Desmontando o painel com ele na sua mão , vc tem que cortar por traz do painel uma berola de plástico que faz o contorno do relógio. É difícil de explicar mas vc vai entender quando estiver com o painel solto na sua mão. Vc pode usar ou uma serrinha daquelas amarelas de cortar vergalhão, mas é um pouco difícil. Eu cortei com uma lixadeirazinha daquelas pequenas em 2 minutos. Vou arrumar uma foto dessa ferramenta e já posto em seqüência

alberto megda
07/11/2013, 15:37
A ferramenta que usei foi uma desse tipo do link, chama micro retifica
Microrretífica Mallory MMR 135 - 135W com 40 Peças -Ferramentas - Micro Retífica - Walmart.com (http://m.walmart.com.br/produto/Ferramentas/Micro-Retifica/Mallory/97767-Micro-Retfica-135W-)

batiati
07/11/2013, 15:45
Valeu! Já até pedi uma dessas de natal pra esposa :violao: kkkkkkkkkk

Eu fui cortando com um estilete e lixei depois, mas como disse antes, o acabamento ficou feio demais pra deixar à mostra, aí preferi montar de fora pra dentro.

Mas ainda tem uma boa margem pra retrabalhar com a mini-retífica depois; valeu a dica.

batiati
07/11/2013, 22:35
Sensor de pressão do turbo instalado

Eu li alguma coisa sobre o tema e conversei com colegas, e percebi que é longa a discussão entre instalar o sensor de pressão logo após a saída da turbina ou instalar no coletor de admissão.

Em termos simples um vai medir a pressão produzida pelo turbo enquanto o outro vai medir a pressão dentro da admissão.

Engenheiricamente falando, as leituras têm origens e significados bem diferentes, principalmente por causa do possível vácuo que pode se formar na admissão, coisa que é impossível no turbo. No caso essas leituras podem ser usadas para mapear a injeção de combustível ou gerenciar o turbo em sistemas eletrônicos ...

Para nós, jipeiros mecânico-analógicos, a leitura será usada como mero indicador de saúde do motor, e no coletor me pareceu mais apropriada pois também nos dá noção se há alguma falha como mangueiras soltas ou colapsadas, furos no intercooler, etc.

Diferentemente dos coletores de admissão dos Maxion brasileiros, nos motores ingleses o coletor tem um bujão com rosca M12 já preparado. Foi só remover o bujão e levar o mangote que veio no kit do MadMan para confeccionar uma das pontas com a rosca correta e pronto. O sensor foi instalado ali mesmo, preso com uma abraçadeira ao lado do coletor.

438476438477
Agora só falta arrumar esse fio dentro do conduíte.

Usando o carro na rua, depois que a turbina entra as leituras ficaram entre 0.1 até 0.5 bar; Na estrada acelerando bem chegou ao pico de 0.8 bar mas senti que se insistisse mais ela passava disso :twisted:

Ainda estou pensando em qual seria o limite máximo para um alerta ... acho que vou definir como 0.9 ou 1 bar

438478

Valeu!

SergioMedeiros
07/11/2013, 22:48
Batiati, exato. Na minha opinião o sensor do turbo tem que ir na admissão, em qualquer lugar após o intercooler... afinal é a pressão que efetivamente está indo para o cilindro.

Abs

Sergio

batiati
09/12/2013, 09:04
Galera, terminei o painel e assoalho dianteiro; agora só falta o teto para terminar de tirar as crostas de sujeira da 90tinha

Vejam:

442494442495
442496442497

O desmonte do painel foi tranquilo, é fácil de tirar desde que se siga uma ordem... o difícil é deduzir essa ordem!
A tampa de cima da caixa difusora de ar estava completamente escamada de ferrugem; sujeira pra todo o lado.

(...)

442499442500
442501442502

Eu sempre achei que um engenheiro tivesse projetado o Defender ... mas agora depois que desmontei o painel eu realmente acredito na teoria de que há muito tempo atrás uma grande explosão na fábrica da land rover deu origem ao Series, e este foi evoluindo lentamente até chega no Defender de hoje em dia!!!! :???:

Cara, acreditem, esses buracos NÃO SERVEM PRA NADA! Apenas um ou outro estão lá pra dar passagem para os pinos plásticos de fixação daquela parte cinza do painel, mas a grande maioria só serve pra entrar poeira!

Na outra foto, dá pra ver o famoso radiador do ar quente ...

(...)

442503

Coisa bonita tudo limpinho!!

(...)

442504442505
442506442507

Eu adoro as escotilhas do Defender, mas não entra na minha cabeça que aquilo jogue poeira DENTRO do painel, sujando os fios e os instrumentos;

Experimentalmente eu coloquei um feltro nas aberturas de ar (inclusive do ventilador). É um feltro desses de coifa de cozinha; Procurei um industrial, lavável, resistente, etc ... vamos ver se funciona.

A manta térmica que usei foi colada com cola de contato; depois fiz o acabamento em volta com fita aluminizada, pra prevenir descolamento e acúmulo de sujeira nas bordas e emendas.

(...)

442508442509

Lixa, cata ferrugem, etc ... e pronto pra pintura

442510442511

Mais uma vez usei tinta spray na cor do carro; total de 3 latas pra fazer todo o assoalho dianteiro + 2 de verniz;

(...)

442512442513

Tudo limpo e lavado, vamos pra montagem ....

batiati
09/12/2013, 09:04
442521442522

Toneladas de silicone nas juntas do assoalho; a borracha que ficava ali estava ressecada por dentro, úmida por fora e impregnada de lama ... já não vedava mais nada.

(...)

442515442516
442517442518

A montagem do painel é um pouco mais complicada, requer atenção, paciência e disposição pra desmontar novamente quando você percebe que deveria ter encaixado outra coisa antes!

Organizei os cabos de forma decente dentro do painel, e envolvi os chicotes com espuma.

(...)

442519

Resultado final bem satisfatório; Ainda faltam alguns detalhes ...

Minha prioridade era isolamento contra poeira, depois contra calor e por fim se viesse algum isolamento acústico seria brinde, contudo eu me surpreendi com a redução do barulho interno, foi realmente sensível.

O calor que vem do escapamento tá entrando pelo freio de mão, ainda tá me incomodando, mas vou dar um jeito nisso.
E poeira, a vazão de ar pelas escotilhas reduziu bastante, mas só o tempo dirá se terei um painel limpo por dentro!

(...)

442520

Pra finalizar, coloquei o MAD MAN instalado por dentro do painel, do jeito que eu queria.

Waldmartins
09/12/2013, 11:17
Parabéns Batiati!

Quem dera eu tivesse tempo pra fazer esse job...aliás, preciso de tempo e outro carro pq a minha VTR não pode ficar parada pois só tenho ela, de momento.

Hoje mesmo fiquei um pouco "preocupado" pois com ela na rua, e muita chuva ontem, de novo entrou água no assoalho do carona. Na verdade, pingou pq o tapete de borracha ficou com um laguinho...aí joguei fora a água e na hora levantei os dois tapetes (o de borracha e o outro carpete) só pra ver como estava embaixo. Estava seco, mas os parafusos estão MEGA enferrujados. :(

Um dia vou ter que parar pra pelo menos trocar esses parafusos...

Abs

wald

Rubens Linhalis
09/12/2013, 11:36
Batiati..

Parabens pelo trampo de qualidade.. pelo carinho com o carro e por compartilhar com todos aqui em tantos detalhes..

Gosto muito de fazer esse tipo de trabalho.. e pra mim, o que mais da gosto é fazer isso numa Land !

Ainda vou ter uma 110 !

abraços !

batiati
09/12/2013, 11:37
Quem dera eu tivesse tempo pra fazer esse job...aliás, preciso de tempo e outro carro pq a minha VTR não pode ficar parada pois só tenho ela, de momento.

Tempo não é nem o fator principal, por falta de tempo (e por fins de semana chuvosos) a minha está parada há 30 dias nessa brincadeira.

Mas sem um outro carro seria impensável uma empreitada dessas, nisso você está coberto de razão!
Abraços!

petcho
09/12/2013, 13:23
Batiati, :palmas::palmas::palmas: muito bom, parabéns!!!!

so uma duvida, nao seria mais interessante deixar aquela manta aluminizada com a parte de aluminio voltada para a parede corta fogo?? acho que o isolamento térmico seria ainda melhor

Abraço, Pedro

batiati
09/12/2013, 13:46
so uma duvida, nao seria mais interessante deixar aquela manta aluminizada com a parte de aluminio voltada para a parede corta fogo?? acho que o isolamento térmico seria ainda melhor

Eu pesquisei um pouco antes de aplicar a manta e ela funciona diferentemente da manta asfáltica que possui a parte de alumínio como um refletor.

Essa manta é composta de uma camada de espuma de bláblábláretano (esqueci o nome!! lol!!!). É uma espécie de isopor fino e bem flexível. Essa camada é um excelente isolante térmico, e deve ficar em contato com o ambiente externo, de onde vem o calor (ou o frio caso o isolamento seja para uma estufa por exemplo).

A camada aluminizada é responsável por evitar trocas bruscas de temperatura entre um meio e outro. Se o calor se concentrar em apenas um ponto essa camada distribui ele sobre toda a superfície. Não é meu caso, mas se tivesse um ar condicionado ligado, essa camada preservaria mais a temperatura dentro da cabine.

Eu fiz uma experiência, colei um pedaço dessa manta na tampa do forno lá de casa, acesso à 220 graus. (enquanto a patroa reclamava que não dava pra ver o bolo assando KKKK). A porta do forno estava insuportável ao toque, já a manta ficou apenas um pouco morna.

petcho
09/12/2013, 13:57
Bacana Batiati, essa é a manda que vc passou um link do mercado livre né??? pensou em colocar ela do outro lado tb no cofre do motor???

desculpa o tanto de pergunta mas é que logo logo vou chegar esse estagio da reforma e to definindo o que e como vou usar cada coisa

Abraço

Meccano
09/12/2013, 14:01
Parabens Batiati, beleza de pintura, trabalho completo!! alem de ser a melhor forma de conhecer bem o jipe, é mesmo um prazer fazer bem feito!!
...pelo jeito vc não teve trabalho com a coifa plástica de cobertura do motor não?

Meu carro tambem esta meio desmontado a um mes, sem os pisos dianteiros como o jipão dos Flintstones eheh!

Estou justamente mexendo nessa coifa e fazendo uns reparos em fibra.

Bom trabalho por ai!
e continue compartilhando! Obrigado

batiati
09/12/2013, 14:09
Bacana Batiati, essa é a manda que vc passou um link do mercado livre né??? pensou em colocar ela do outro lado tb no cofre do motor???

Não tenho certeza se é essa manta do Mercado Livre, pois eu comprei numa loja especializada em espumas e plásticos. Mas pela foto do produto parece ser ela sim. Paguei R$ 9,80 o metro, peça com 1.2 de largura.

Forro Manta Térmica Aluminizada Valor Por M² - R$ 20,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-527408423-forro-manta-termica-aluminizada-valor-por-m-_JM?redirectedFromParent=MLB519739884)

Essa manta é muito frágil pra ser aplicada do lado externo, rasga a toa e o alumínio descasca com facilidade. Pro cofre do motor, ou usaria feltro aluminizado ou então a manta asfáltica mesmo.

Como rolou essa conversa num outro tópico, a manta asfáltica é excelente como impermeabilizante e para dar maior rigidez às peças melhorando a acústica. A propriedade de isolante térmico dela é apenas de reflexão do calor (principalmente da luz do sol) pois a camada asfáltica é um péssimo isolante!

No seu caso eu iria de feltro, como tá tudo desmontado dá pra fazer um trabalho bem legal.

Forro Manta Térmica E Acústica Valor Por M² - R$ 50,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-520353536-forro-manta-termica-e-acustica-valor-por-m-_JM)

Eu usei manta asfáltica só POR BAIXO, pra tampar os furos e bloquear o barulho. Dentro das portas pra melhorar a rigidez.
Abraços!

batiati
09/12/2013, 14:12
...pelo jeito vc não teve trabalho com a coifa plástica de cobertura do motor não?
(...)
Estou justamente mexendo nessa coifa e fazendo uns reparos em fibra.

Fala Meccano
Não entendi de qual coifa você está falando, faz um daqueles desenhos ilustrativos !!! AUaUAUaUAUAU

Ae, valeu pelas dicas do remendo, a caixa dos comandos do volante ficou 100% firme depois de montado.
Abração.

Meccano
09/12/2013, 14:49
http://i657.photobucket.com/albums/uu299/ambotelho/DEFENDER/DSCN9691_zpsc69f1730.jpg (http://s657.photobucket.com/user/ambotelho/media/DEFENDER/DSCN9691_zpsc69f1730.jpg.html)

É essa ai! tinha um pedaço quebrado e varias trincas nas bordas de fixação... estava entrando bastante ruido e pó por ali...

batiati
09/12/2013, 15:08
É essa ai! tinha um pedaço quebrado e varias trincas nas bordas de fixação... estava entrando bastante ruido e pó por ali...

Na minha estava bem inteira, provavelmente nunca foi removida. Tinha uma camada de espuma por baixo, nojenta e suja; Eu removi essa espuma, limpei, repintei e apliquei umas 4 camadas de manta asfáltica pra dar o mesmo efeito acústico da espuma. (Tem foto disso logo nos primeiros posts)

Eu reparei que tem um macete pra encaixar ela, primeiro aparafuse os pontos laterais, depois em cima e só depois no piso, pois os furos do piso tem uma tolerância, se você apertar ele primeiro quando der o aperto na lateral vai trincar em algum outro lado.

Abraços!

Waldmartins
09/12/2013, 17:00
Não tenho certeza se é essa manta do Mercado Livre, pois eu comprei numa loja especializada em espumas e plásticos. Mas pela foto do produto parece ser ela sim. Paguei R$ 9,80 o metro, peça com 1.2 de largura.

Forro Manta Térmica Aluminizada Valor Por M² - R$ 20,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-527408423-forro-manta-termica-aluminizada-valor-por-m-_JM?redirectedFromParent=MLB519739884)

Essa manta é muito frágil pra ser aplicada do lado externo, rasga a toa e o alumínio descasca com facilidade. Pro cofre do motor, ou usaria feltro aluminizado ou então a manta asfáltica mesmo.

Como rolou essa conversa num outro tópico, a manta asfáltica é excelente como impermeabilizante e para dar maior rigidez às peças melhorando a acústica. A propriedade de isolante térmico dela é apenas de reflexão do calor (principalmente da luz do sol) pois a camada asfáltica é um péssimo isolante!

No seu caso eu iria de feltro, como tá tudo desmontado dá pra fazer um trabalho bem legal.

Forro Manta Térmica E Acústica Valor Por M² - R$ 50,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-520353536-forro-manta-termica-e-acustica-valor-por-m-_JM)

Eu usei manta asfáltica só POR BAIXO, pra tampar os furos e bloquear o barulho. Dentro das portas pra melhorar a rigidez.
Abraços!

Uma dúvida (ou uma consideração). Eu acho que não dá (ou não se deve) usar feltro para o assoalho. Embora seja um excelente isolante térmico, se molhar, é difícil de secar...e imagino um feltro molhado e isolado no assoalho...

Abs

Wald

batiati
09/12/2013, 17:20
Uma dúvida (ou uma consideração). Eu acho que não dá (ou não se deve) usar feltro para o assoalho. Embora seja um excelente isolante térmico, se molhar, é difícil de secar...e imagino um feltro molhado e isolado no assoalho...

Feltro é muito usado em assoalhos sim, em baixo do carpete ... num carro "normal" isso é moleza.
Olha que maneiro:
:: 100 Ruído - Tratamento Acústico Automotivo :: (http://www.100ruido.com.br/servicos.htm)

Mas como eu procuro uma forma de lavar com mangueira e não precisar secar, aí não rola!

Luciano Valois
10/12/2013, 18:31
Show de bola, essa 90tinha tá ficando o ouro.
abraço e parabéns.

Waldmartins
11/12/2013, 21:06
Batiati,

foi mal invadir seu tópico, mas hoje conseguir parar um pouco e olhar de curioso por debaixo dos tapetes da frente da minha VTR e me assustei.

Tem esses dois tapetes antes de "aparecer" o assoalho de alumínio(!?). Um de borracha da LR que vai por cima e esse de carpete com o fundo de feltro.

443005

agora o assoalho. Parafusos enferrujados, tinta com bolhas...não sei se tá MUITO grave ou ainda resisti um tempinho (pelo menos até o meio do ano que vem que é quando teria tempo e o carro da minha "futura" estaria disponível para uso... :P)

443006

O lado do carona está menos pior...

443007

ahhh, esqueci de mencionar. Os dois tapetes de feltro estavam encharcados...detalhe que hoje não choveu... mas pendurei eles no último raio de sol do dia e chegavam a escorrer um fio de água! :shock:

443008 443009 443010

Tenho que resolver esse problema de entrada de água e eu sei que a maior parte entra na porta. Olha a foto que tirei de agua passando pela borracha da porta

443011

:pensativo:

batiati
11/12/2013, 21:31
foi mal invadir seu tópico, mas hoje conseguir parar um pouco e olhar de curioso por debaixo dos tapetes da frente da minha VTR e me assustei.

Fala Wald, o tópico é do mundo! pode chegar!

Bacana você ter tocado nesse ponto das forrações, isso é um problemão que sob nossos pés;

Tem uma proteção feita de um material tipo eucatex com espuma por baixo, aquilo definitivamente não pode conviver com as goteiras que vem pelo pedal da embreagem. Eu simplesmente as joguei fora, mesmo sabendo que poderia prejudicar no isolamento da cabine (isolamento, que piada!). Se fosse mantê-las, teria que deixa-las tomando um banho de sol caprichado periodicamente,

Outra coisa são os carpetes, minha antiga CSW veio com carpetes fofos e macios... meus cachorros adoraram, tá servindo tá hoje como forração do canil, é uma beleza de resistente! Tá louco que eu deixaria aquilo dentro de um Jipe!

Pra mim só um par de tapetes de borracha bastam.

(...)

A situação dos parafusos tá ruim mesmo, mas nada alarmante, quando você for tirar eles só vão sair na base da furadeira ou esmeril. O restante da ferrugem tá tranquila de reparar, é só seguir os posts do Meccano que você tira de letra!

Abraços.

Waldmartins
12/12/2013, 00:23
Verdade...vou pedir o Meccano, o rei da restauração da Defender pra dar uma olhada e uma ajuda quando eu for reformar esse assoalho :curtir:

Abs

Wald

batiati
17/12/2013, 21:28
Agora foi a vez dos forros das portas
Precisei seguir os passos do master Meccano com seus remendos

Um dos pinos estava quebrado, improvisei um novo feito com a cabeça de um rebite e uma arruela colados à base de durepox.
Só tomei cuidado de arrumar um rebite do mesmo tamanho e deixar na mesma altura, encaixou perfeitamente!

443792443793

(...)

Originalmente existia uma fina camada de espuma em volta do forro da porta. Com o tempo ela vai ficando compacta e suja.
Removi toda a espuma e colei uma nova. Aproveitei para isolar outras áreas de contato também com espuma.

443794443795

(...)

A cortina original que ficava por baixo era lama pura, não deu nem pra usá-la como molde.
Comprei um plástico de textura semelhante e colei com fita dupla face. Não consegui encontrar nada similar àquela cola parecida com um piche que gruda a cortina.

O forro montado com peças novas ficou 100% firme e não vibra nada agora!

443796443797

Abraços!

ocimarpelegrino
17/12/2013, 21:42
Tá ficando bem caprichado em Batiati... parabéns.

Meccano
18/12/2013, 00:18
Eheheh!!!cabeça de rebite com arroela colada, tá parecendo Mcgaiver! ,Batiati , seu curriculum foi aprovado ehehehh!

Minha porta, a unica que desmontei até agora, não tinha essa espuma. de qquer forma não faz ruido algum.

E esse plástico, voce acha necessário mesmo?

Diga-me, voce desmontou a maquina do vidro? lavou a maquinaria toda? que óleo usou? tenho um óleo bacana aqui que uso na corrente da bike, é sintético. penso em usa-lo.

falando sério agora, a melhor noticia é a de que sua porta não tem ferrugem nenhuma! pode comemorar!

òtimo trabalho!

batiati
18/12/2013, 10:08
Eheheh!!!cabeça de rebite com arroela colada, tá parecendo Mcgaiver! ,Batiati , seu curriculum foi aprovado ehehehh!

Como dizia minha vó: onde tem mestre tem aprendiz!

Minha porta, a unica que desmontei até agora, não tinha essa espuma. de qquer forma não faz ruido algum.
E esse plástico, voce acha necessário mesmo?

Estranho, pois a espuma velha deu o maior trabalho pra tirar, não é o tipo de coisa que sai sem deixar vestígios. Talvez tenham tirado de circulação dependendo do ano de fabricação.

De toda forma, independente de ruídos, ela preenche o vão entre o forro e a porta.

A cortina de plástico eu não sei até onde é necessária; Mas todos os carros que já vi o forro da porta aberto tinha um plástico no local e se até o Defender tinha, então não deve ser à toa. Resolvi mantê-lo.

Diga-me, voce desmontou a maquina do vidro? lavou a maquinaria toda? que óleo usou? tenho um óleo bacana aqui que uso na corrente da bike, é sintético. penso em usa-lo.

Sim, desmontei, tirei a graxa velha e lama com desengraxante e lubrifiquei com óleo de máquina nos pinos e graxa molikote nos trilhos e cremalheira.

443849443850

falando sério agora, a melhor noticia é a de que sua porta não tem ferrugem nenhuma! pode comemorar!!

Engano seu, toda porta de Defender tem ferrugem. A minha tinha bastante ferrugem principalmente o lado do motorista.
Eu ia fazer furos maiores ali pra tentar remover com lixa mas optei por limpar bem com o lavador de pressão, jogar bastante quimox dentro, lavar novamente e depois despejar fundo galvanizador pelos furos até pingar.
Esperei secar e pintei com a tinta por cima, por dentro deve ter ficado bom mas não sei por quanto tempo.

ToribioMalagodi
18/12/2013, 10:33
Tao feliz com esse post.... Guardando tudo para quando comprar a minha defender e montar sozinho q nem vc.... Depois q terminar, vc vai fazer um doc com todas as suas infos ??? Se sim, iria ser um BAITA GUIA !

batiati
22/12/2013, 13:12
427599

Part No.
Description
Qty
Price
Tracking Number
Ship Method
Date Shipped

502951 (http://www.rimmerbros.co.uk/Item--i-502951)
Decal - Genuine Land Rover
1
£2.12

Royal Mail Air Mail

Fala Luciano,
Desculpe o tempão sem resposta, só agora eu fixei a plaqueta no bocal de combustível,

A placa estava já sem cor e ilegível.
Era fixada pelo parafusos do bocal do tanque, bastou tira-los e a placa saiu.

444310444311

(...)

Recomendo ao pessoal dar uma "olhadinha" na tampa do tanque.
A minha estava MUITO suja, com lama formada pela poeira e vapores do diesel.
Desmontar e montar é muito fácil, e a limpeza vale a pena.

444312444313

Aproveite também para dar uma olhada na peneira do bocal do tanque.
Ela é REMOVÍVEL (eu ia morrer sem saber disso!!!) e fácil de limpar.
Seque tudo muito bem antes de colocar no lugar.

444314

(...)

Resultado final: não vou mais precisar falar 1000 vezes que é DIESEL toda vez que abasteço o carro nos postos urbanos!

444315

Abraços!

TIM1584
22/12/2013, 18:30
Excelente tópico!
A minha também esta no estaleiro fazendo o motor, os antigos donos a deixaram meio de lado e chegou a uma situação lastimável o motor... retifica completa, possível substituição da BI e turbina... mas ainda assim ficou dentro do orçamento e do desconto que tive quando a comprei.
Você usou algum isolante na parede corta fogo pelo lado do cofre do motor? Se usou poderia passar alguma especificação de qual seria a melhor? É que penso em aproveitar que o motor esta fora pra melhorar o isolamento termo-acustico.

Outra pergunta é que os forros de plástico da parte interna são presos com rebites e uma espécie de bucha de plástico que posteriormente segura uma capinha na cor dos forros para esconder o rebite. Você sabe se tem como comprar essas buchas em algum lugar ou o melhor é tentar tirar os rebites sem danificar?

Parabéns novamente pela empreitada e queria ter "know how" para tanto!

Abç

batiati
22/12/2013, 20:35
Alô TIM,

A minha também esta no estaleiro fazendo o motor, os antigos donos a deixaram meio de lado e chegou a uma situação lastimável o motor... retifica completa, possível substituição da BI e turbina... mas ainda assim ficou dentro do orçamento e do desconto que tive quando a comprei.

Cara, acho que uns 80% do carro depende do ex-dono; o resto é secundário como ano de fabricação, quilometragem, oficina que fazia manutenção, qualidade das peças, etc ...

A minha 90 teve uma manutenção periódica muito boa e ao mesmo tempo um ex-dono muito desleixado.

Para você ter noção, ela teve todos os serviços feito em concessionária Land Rover (AutoStar e CALMAC) carimbados no manual desde zero até os 110kkm (de 1998 até 2009); Tenho algumas NF, a lista de coisas de rotina que já trocou é imensa, até a caixa de direção foi substituída por uma nova. Mas nem por isso eu deixei de ter que abrir o motor aos 155kkm, pois provavelmente o proprietário não teve o devido zelo.

A suspensão veio com molas e amortecedores originais e buchas vermelhas de PU muito novos. Todas as buchas, balljoint e pivôs novos e justos, sem vibrações no volante; e mesmo assim eu precisei refazer a luva do cardã dianteiro de tanto por que o cara rodou com um cruzeta estourada por milhares de quilômetros...

Enfim; não basta levar no mecânico, tem que ser PAIZÃO da viatura, estar atento aos seus menores sintomas e se antecipar nas manutenções para evitar o pior.

Assume o filho e vai a luta! :)

Você usou algum isolante na parede corta fogo pelo lado do cofre do motor? Se usou poderia passar alguma especificação de qual seria a melhor? É que penso em aproveitar que o motor esta fora pra melhorar o isolamento termo-acustico.

Eu só isolei por dentro da cabine, por dentro do cofre do motor só pretendo isolar por baixo do capô.
Veja o post abaixo onde já comentamos os materiais apropriados pra aproveitar o motor fora:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/124458-achei-minha-90tinha-1998-toda-original-9.html#post2054479

Outra pergunta é que os forros de plástico da parte interna são presos com rebites e uma espécie de bucha de plástico que posteriormente segura uma capinha na cor dos forros para esconder o rebite. Você sabe se tem como comprar essas buchas em algum lugar ou o melhor é tentar tirar os rebites sem danificar?

Você está falando de quais forros de plástico?

Se for os forros do bagageiro junto da janela de correr, você não precisa tirar esses rebites nem a capinha; ele só prendem uma cantoneira que segura na lateral do carro. Por cima, entre o forro e a janela do teto, você coloca a mão e levanta um pouco essa cantoneira que o forro sai facilmente.

Abraços!

batiati
22/12/2013, 22:09
Se for os forros do bagageiro junto da janela de correr, você não precisa tirar esses rebites nem a capinha; ele só prendem uma cantoneira que segura na lateral do carro. Por cima, entre o forro e a janela do teto, você coloca a mão e levanta um pouco essa cantoneira que o forro sai facilmente.

Veja na foto os detalhes das presilhas do forro.

444372

Essas presilhas são rebitadas no forro e prendem na lateral do carro; daí não precisa tirar os rebites nem as capinhas.
Abraços

TIM1584
22/12/2013, 22:22
Excelentes elucidações!!! Já ia o zé aqui retirar os rebites!!!

Bem, como você disse... é assumir o filho e ser PAIZÃO.
Como todos, estudei bem o que é a Defender, pontos fortes e fracos antes de comprar e não me arrependo nem um pouco!
O jipinho chama atenção por onde passa mesmo tendo um design que pouco mudou em décadas!
Vou abrir um tópico da empreitada e colocar os problemas achados assim como as soluções (Se eu souber).

Novamente obrigado e passando pela Zona da mata mineira apareça pra tomar um café!

Abç,

Thiago

Wilson Haddad
07/01/2014, 14:30
Batiati vi em outro tópico seu que vc usava amortecedores rancho numa 110. vc gostou dos amortecedores, vc lembra a referencia deles ou modelo... ?????

Parabéns pela empreitada, também estou reformando a minha.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/132561-defender-110-quase-terminada.html

batiati
07/01/2014, 15:02
Batiati vi em outro tópico seu que vc usava amortecedores rancho numa 110. vc gostou dos amortecedores, vc lembra a referencia deles ou modelo... ?????

Parabéns pela empreitada, também estou reformando a minha.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/132561-defender-110-quase-terminada.html

Oi Wilson,
eu acompanho seu tópico, aliás gostei muito do parachoque! Ficou muito legal.

Eu tinha os amortecedores Rancho na Azulona, minha saudosa 110 SW 1998; Fiquei pouco mais de 1 ano com ela, foi só aparecer oportunidade que o olho cresceu para os "luxos" de uma CSW 2003 e nunca mais tive a diversão despreocupada que essa SW me proporcionava! Só agora estou resgatando isso com a Charrete.

446033

Mas enfim, os Ranchos já vieram instalados no carro, eu não tenho as referências deles.
Eram bons sim, dava uma boa estabilidade no carro, tanto que durou esse 1 ano sem mostrar fadiga. Usava os pneus General Grabber originais.

Mas até onde sei Defender não é muito a praia da Rancho, deve ser ruim de encontrá-los e talvez num preço que você colocaria amortecedores OME testados e aprovados por muitos landeiros mundo afora.

Na 2003 CSW eu usei os Procomp, que deixaram o carro absurdamente duro e acabou quebrando o olhal durante um passeio leve. Troquei na garantia e quebrou novamente no lado oposto; Desisti deles e parti para os OME.

Esses OME nunca me deram problema, e deixaram o carro com uma firmeza e conforto muito bons. Os pneus BFGoodrich se acabaram com pouco mais de 50 mil Km e os amortecedores continuaram como novos; Vendi o carro e nem sinal de fadiga neles.

Usei também os amortecedores de direção da OME, mas nunca consegui resolver 100% dos problemas de dirigibilidade da minha ex-CSW 2003, hoje eu penso que deveria ser a barra de direção empenada.

(...)

Na 90tinha é outra história, a direção tá justinha e ela está com amortecedores Armstrong que vieram com ela. Não dão sinal algum de cansaço; Provavelmente vai entrar OME quando tiver que trocá-los (acho melhor começar uma poupança, consórcio ou leasing !!!)

Abraços

Wilson Haddad
07/01/2014, 21:19
Batiati obrigado pela resposta rápida. fiquei vibrado nos ranchos pelo fato de conseguir regulá-los de dentro do carro, sabe me dizer se existe algum outro amortecedor com essa função??? também pensei muito no kit molas + amortecedor terra firma +1"

batiati
07/01/2014, 22:19
fiquei vibrado nos ranchos pelo fato de conseguir regulá-los de dentro do carro, sabe me dizer se existe algum outro amortecedor com essa função??? também pensei muito no kit molas + amortecedor terra firma +1"

Estive relendo o tópico onde eu falo dos Rancho :::
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/33532-rancho-rs9000-na-defender.html

O modelo que eu tinha instalado eram mesmo os RS-9000 e tinham o botão de regulagem.
Realmente não sei como eles vieram parar no meu carro, e eu marinheiro de primeira viagem não sabia nada nada sobre o mundo Land Rover :???: achei até que era coisa normal!

O colega deixou os partnumbers deles no tópico antigo:

os modelos especificos para defender são:
dianteiro [RS99159]
traseiro [RS99157]

Land Rover Defender RS9000XL Rancho Shock Absorbers (http://www.4wd1.com/Land-Rover-RS9000XL-Shocks.htm)

(...)

Particularmente não acho muito útil para um Defender a regulagem dos amortecedores, normalmente precisamos que eles sejam firmes em todos os terrenos e velocidades; talvez em SUVs isso possa ser um recurso interessante ... Desconheço outra marca que tenha tal regulagem

Os Terrafirma estão fazendo nome no mercado; nunca vi pessoalmente pra saber se são bons mesmo, mas também não ouvimos falar de reclamações sobre eles.
Há opção dos MONROE ADVENTURE e dos BLISTEIN, ambos muito bons também ... mas os únicos com fã clube são os OME Old Man!!!

Abraços

Wilson Haddad
07/01/2014, 22:38
Obrigado mais uma vez Batiati pela atenção. Vou dar uma pesquisada maior e ver pros e contras de cada amortecedor, não tenho muita confiança na suspensão original o carro fica molenga d+++, minha mulher até batizou a viatura de maria mole.

Tom-S3
12/01/2014, 12:39
Aproveite também para dar uma olhada na peneira do bocal do tanque.
Ela é REMOVÍVEL (eu ia morrer sem saber disso!!!) e fácil de limpar.
Seque tudo muito bem antes de colocar no lugar.

444314

Batiati,

O "filler" com a redinha não é apenas removível.

Serve como extensão telescópica para abastecer o carro com um tanque de combustível, sem deixar respingar/derramar combustível na lataria do carro.

Segue extração de foto do "LR Series 3 Salesman's Manual" :

446649

Quando fizer isso, só não esqueça de "travar" o filler no recesso da ranhura (onde faz a "curva", vide foto abaixo), senão o filler entra e você vai derrubar o combustível. Isso já aconteceu comigo quando fui abastecer o Series 3, certa feita... lavei a lateral com Diesel... :freaking:

446650

Grande restauro você está fazendo!!! Parabéns!!!

Abraços,

Tom

batiati
12/01/2014, 22:13
Oi Tom!
Cara, muitíssimo obrigado pela informação quase arqueológica sobre essa bela herança dos Series!
Excelente

Abraços!

O "filler" com a redinha não é apenas removível.

Serve como extensão telescópica para abastecer o carro com um tanque de combustível, sem deixar respingar/derramar combustível na lataria do carro.

Segue extração de foto do "LR Series 3 Salesman's Manual" :

446649

maxrabelo
29/01/2014, 03:59
442521442522

Toneladas de silicone nas juntas do assoalho; a borracha que ficava ali estava ressecada por dentro, úmida por fora e impregnada de lama ... já não vedava mais nada.

(...)

442515442516
442517442518

A montagem do painel é um pouco mais complicada, requer atenção, paciência e disposição pra desmontar novamente quando você percebe que deveria ter encaixado outra coisa antes!

Organizei os cabos de forma decente dentro do painel, e envolvi os chicotes com espuma.

(...)

442519

Resultado final bem satisfatório; Ainda faltam alguns detalhes ...

Minha prioridade era isolamento contra poeira, depois contra calor e por fim se viesse algum isolamento acústico seria brinde, contudo eu me surpreendi com a redução do barulho interno, foi realmente sensível.

O calor que vem do escapamento tá entrando pelo freio de mão, ainda tá me incomodando, mas vou dar um jeito nisso.
E poeira, a vazão de ar pelas escotilhas reduziu bastante, mas só o tempo dirá se terei um painel limpo por dentro!

(...)

442520

Pra finalizar, coloquei o MAD MAN instalado por dentro do painel, do jeito que eu queria.

Baiati, parabéns pelo capricho.

Também pretento fazer o memso serviço na minha defender, espero que com a mesma qualidade que você está restaurando a sua.

Uma pergunta: Quanto você pagou no MAD MAN? Estou procurando, mas todos os sites que encontro não sao tão intuitivos quanto os estilo paddock e brit-car... Quando pagou nele?

Abç

Max Rabelo

batiati
29/01/2014, 08:28
Uma pergunta: Quanto você pagou no MAD MAN? Estou procurando, mas todos os sites que encontro não sao tão intuitivos quanto os estilo paddock e brit-car... Quando pagou nele?

Oi Max,
Eu comprei o EMS + Kit de sensores para o 300tdi no LandyOnline na África do Sul; na época saiu por cerca de R$950,00 inclusive com frete; Infelizmente tive problemas na entrega, apesar de ter sido liberado pela alfândega sem ser taxado os correios incompetentemente alegaram endereço incompleto e devolveram pro remetente. Nessa eu pedi pra postar novamente via DHL e morri numa grana a mais pois foi taxado.

Tirando o péssimo hábito de não responder emails, eu recomendo a loja pois são realmente muito corretos.
Shop Online Now (http://www.landyonlineretail.co.za/shop/shop-online-now.html)

(...)

Tem a opção do revendedor na Australia, a Nata Enterprises; não conheço, mas o site é igualmente confuso.
Nata enterprises (http://www.nata.net.au/)

(...)

O produto é sensacional, fica lá quietinho e discreto no painel de instrumentos, é muito versátil, fácil de instalar e configurar e não dá "tilt" como outros que existem por aí. Você pode optar pelo modelo EMS1 retangular para ser colado no painel ou EMS2 redondo para instalar junto com os outros instrumentos.

Enfim, vale o investimento.
Abraços!

maxrabelo
29/01/2014, 10:12
baiati, estou muito curioso sobre este sistema de monitoramento, estava olhando o watchdog, mas este oferece muitas outras funções que me interessam, principalmente a visualização de diferentes temperaturas, etc etc... eu olhei no site, mas você poderia descrever quais funções está utilizando na land? Qual sensor de nivel você está utilizando?

Abçs

MAx

batiati
29/01/2014, 10:36
baiati, estou muito curioso sobre este sistema de monitoramento, estava olhando o watchdog, mas este oferece muitas outras funções que me interessam, principalmente a visualização de diferentes temperaturas, etc etc... eu olhei no site, mas você poderia descrever quais funções está utilizando na land? Qual sensor de nivel você está utilizando?

Então, tem os detalhes nesse post anterior
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/124458-achei-minha-90tinha-1998-toda-original-7.html#post2036610

Uso a tampa do RR Classic e sensores de temperatura da EGT, temperatura da caixa, temperatura do líquido de arrefecimento, interruptor da pressão do óleo e monitoramento da pressão do turbo.

Pra ficar 100% perfeito o MADMAN poderia ter mais 2 inputs pra medir também a pressão do óleo (tive que optar entre pressão do óleo ou turbo) e temperatura do óleo do motor (tive que optar entre óleo do motor ou caixa).

Todas as leituras tem configuração de parâmetros máximos e mínimos e disparo de alerta sonoro e visual.
Ele tem também monitoramento de tensão do alternador e horímetro para controlar os intervalos de manutenções.

Espero que ajude.
Abs!

maxrabelo
29/01/2014, 10:55
Ok, desculpe se eu estiver falando besteira, mas eu pensei o seguinte:
Também tenho o interesse em monitorar diferentes temperaturas, como bloco, liquido de arrefecimento, oleo do motor, oleo do cambio... os sensores são encontrados com certa facilidade? Seria possível utilizar um termostato digital com 4 canais, assim ele monitoraria as 4 temperaturas e caso alguma ficasse fora da ideial ele acionaria o alarme. Acho que a full gauge tem termostatos com esta especificação...
Do mesmo modo poderia utilizar um manômetro digital com mais de um sensor, idem ao termostato.

Estou pensando nisso pois estou dividido entre o simples sensor de nível, o watchdog e o EMS, ou alguma outra solução...
Talvez o uso combinado de sensor de nivel, termostato 4 canais e manometro 4 canais não deixaria o painel carregado e realizaria o monitoramento de tudo que quiser... além de poder ir instalando os sensores na medida do tempo$$.

Fugindo um pouco do assunto do tópico, me parece que o watchdog além de alarme para o sensor de nível, apenas funciona como alarme (som e luz) para algumas funcões que o carro já apresenta no painel, como temperatura do motor, funcionamento do alternador, pressão do óleo... tudo isso o painel já mostra. só não tem o sensor de nível.

Desculpa pelo off topic e pela delonga no texto.

[]s

Max

batiati
29/01/2014, 11:35
Ok, desculpe se eu estiver falando besteira, mas eu pensei o seguinte:
Também tenho o interesse em monitorar diferentes temperaturas, como bloco, liquido de arrefecimento, oleo do motor, oleo do cambio... os sensores são encontrados com certa facilidade? Seria possível utilizar um termostato digital com 4 canais, assim ele monitoraria as 4 temperaturas e caso alguma ficasse fora da ideial ele acionaria o alarme. Acho que a full gauge tem termostatos com esta especificação...

Não, você não está absolutamente falando besteira alguma! O próprio fabricante do MADMAN recomenda um comutador para monitorar outros parâmetros.
O problema dessa solução é que não dá pra definir limites individuais e não poder detalhar qual parâmetro teve problema.

Eu penso resolver isso substituindo o marcador original de temperatura de água por um de temperatura de óleo do motor, pois o MADMAN já monitora o líquido de arrefecimento;

E para o caso do monitoramento de pressão do óleo talvez um exista um instrumento que possibilite definir limites máximos e mínimos que possa substituir a cebolinha original.

E há opção também de colocar relógios extras montados em copos ou consoles personalizados, mas que eu pessoalmente não curto muito.

(...)

Quanto aos instrumentos originais do painel, basicamente só tem 3 e nenhum tem efeito preventivo:

O marcador de temperatura não é confiável, pois tem uma tolerância de quase 30ºC pro ponteiro sair do meio; quando chegar no vermelho o seu motor já era!

A luz do alternador idem; quando ela acende é porque o bicho pifou; e também não monitora sobrecarga.

A luz do óleo é baseada num interruptor que acende só quando o motor está desligado ou quando a pressão está tendendo ao zero. Apesar de ser o indicador mais confiável dos 3, também pode ser um belo prejuízo ver essa luz acender na estrada.

maxrabelo
29/01/2014, 12:08
Valeu Baiati, to viajando aqui nas idéias... Também não gosto de um amontoado de relogios no painel, fica parecendo penteadeira de P%&**

Vou conversar com um tio que é técnico em eletromecânica e engenheiro de controle e automação...
De repente me deu um estalo aqui:tomate:... ele deve conseguir fazer isso facim facim, rsrs :bananadança:

Vai que cola.. Mas isso é assunto mto off topic, rs
:offtopic:

Quais parâmetros você julga necessários monitorar:

>Temperatura da água
>Temperatura do Bloco
>Temperatura do óleo do motor
>Temperatura do óleo do cambio (vale temp da cx de tração tbm?)
Todos são sensores de resistência, fáceis de encontrar

>Pressão da turbina
>Pressão do óleo do motor
Tb utilizam sensores faceis de encontrar

>Voltagem do alternador
Easy
>Ja faz um RPM digital logo, kkkk
Aí fica doido ein

Mais alguma coisa? Podia fazer café e levar o cachorro pra passear. kkkkk
Lembro que uma fez ele fez uma central de monitoramento pro carro dele, era bem simples mas ficava avisando: "Cuidado: temperatura do motor abaixo da ideal"

Valeuuu

ToribioMalagodi
29/01/2014, 12:13
Pelo que estou lendo, acho que a NANOCON pode desempenha o papel de um computador certo? Pois como a Disco 2 já tem esses sensores de fábrica, basta colocar nanocon que fornece todas essas leituras, certo? Já na defender, depende de colocar sensores e plugar com Nanocon?

maxrabelo
29/01/2014, 12:44
Pelo que estou lendo, acho que a NANOCON pode desempenha o papel de um computador certo? Pois como a Disco 2 já tem esses sensores de fábrica, basta colocar nanocon que fornece todas essas leituras, certo? Já na defender, depende de colocar sensores e plugar com Nanocon?

Dei uma olhada rápida aqui, e pelo que vi o Nanocon não serve em nossas viaturas pois se comunica pela porta de comunicaçao do OBD, que também é usada para fazer diagnostico do caro nas oficinas. Tem versão pra defender, mas somente TD5 e Puma, que tem sistemas eletrônicos.

uma dica: se tiver um carro com sistema eletronico, existem transmissores bluetooth que se conectam na porta OBD, e voce pode usar um aplicativo para android ou iOS para monitorar o carro... o transmissor bluetooth custa uns 100 dolares.

[]s

Max

ToribioMalagodi
29/01/2014, 14:08
Dei uma olhada rápida aqui, e pelo que vi o Nanocon não serve em nossas viaturas pois se comunica pela porta de comunicaçao do OBD, que também é usada para fazer diagnostico do caro nas oficinas. Tem versão pra defender, mas somente TD5 e Puma, que tem sistemas eletrônicos.

uma dica: se tiver um carro com sistema eletronico, existem transmissores bluetooth que se conectam na porta OBD, e voce pode usar um aplicativo para android ou iOS para monitorar o carro... o transmissor bluetooth custa uns 100 dolares.

[]s

Max
HUm, pode passar mais informacoes desse aplicativo para android???

batiati
29/01/2014, 14:20
HUm, pode passar mais informacoes desse aplicativo para android???

Aplicativo TORQUE
https://play.google.com/store/apps/details?id=org.prowl.torque&hl=pt_BR

Dongle OBDII bluetooth
ELM327 OBDII Bluetooth Car Diagnostic Dongle transceptor sem fio - Frete Grátis - DealExtreme (http://dx.com/pt/p/elm327-obdii-bluetooth-car-diagnostic-wireless-transceiver-dongle-217849)

maxrabelo
29/01/2014, 14:21
Seguem alguns links:
Não verifiquei, pois nao utilizei nenhum aplicativo, apenas vi alguns amigos utilizando... é show de bola!
da até pra "escanear" o carro, verificando possiveis problemas e algumas vezes até corrigi-los reprogramando a central....

Alguns apps:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.pnn.obdcardoctor&hl=pt_BR
https://play.google.com/store/apps/details?id=Scantech.CarGaugePro&hl=pt_BR

Alguns vídeos:
Torque Android App Review & OBDII Bluetooth Adapter - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Ay-ZvTn3fLo)
Cruze Hatch Sport6 com leitor OBDII e app Torque Pro para Android - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=8giLb_IjVtU)

Alguns transmissores Bluetooth para conectar na porta de comunicaçao do OBD:
Scanner Automotivo Bluetooth Elm 327 Elm327 Obd2 Obdii 2013 - R$ 69,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-536174134-scanner-automotivo-bluetooth-elm-327-elm327-obd2-obdii-2013-_JM)
Scanner Automotivo Obd2 Bluetooth Mini - Pronta Entrega! - R$ 54,89 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-537823583-scanner-automotivo-obd2-bluetooth-mini-pronta-entrega-_JM)

Tá mais barato do que eu pensei, 70 reais!!!

Bom proveito!

[]s

Max Rabelo

neilsonhenriques
29/01/2014, 14:38
Eu sei que vocês, Defendeiros, tem ojeriza da palavra "eletrônico", mas não dá pra colocar um Arduino ou um Raspberry Pi (minicomputadores simples) com um monitorzinho industrial touchscreen de 7" pra fazer a coleta de todos esses (e muitos outros possíveis) sensores ? Pelos custos que o Batiati mostrou e pela possibilidade de adicionar inúmeras outras possibilidades (GPS, som, acesso a Internet, etc), acho que seria um projetinho legal de desenvolver.

Nessas horas dá uma puta vontade de comprar um Defender e arrumar uma confusão no condomínio (vou pedir conselho pro GLMedina quando isso acontecer).

maxrabelo
29/01/2014, 14:46
Eu sei que vocês, Defendeiros, tem ojeriza da palavra "eletrônico", mas não dá pra colocar um Arduino ou um Raspberry Pi (minicomputadores simples) com um monitorzinho industrial touchscreen de 7" pra fazer a coleta de todos esses (e muitos outros possíveis) sensores ? Pelos custos que o Batiati mostrou e pela possibilidade de adicionar inúmeras outras possibilidades (GPS, som, acesso a Internet, etc), acho que seria um projetinho legal de desenvolver.

Nessas horas dá uma puta vontade de comprar um Defender e arrumar uma confusão no condomínio (vou pedir conselho pro GLMedina quando isso acontecer).

Eletronicos?!?!? Arg! Toc Toc Toc ! kkkkkk:karate:

Brincadeiras a parte, é interesasnte, principalmente se for isolado do restante do carro, pois ai nao comprometeria a "robustez" mecanica... e em termos de custo, pode ser que fique compatível.... vou procurar esses microcomputadores q vc falou.

[]s

Max Rabelo

maxrabelo
29/01/2014, 14:55
neilsonhenriquesnao sei nem como te agradecer...
To lendo sobre esse tar Arduino, Ardido, Amargo.. sei lá...
E to gostando:D:D:D:D:D:D:D

Sensor de temperatura por 14 reais, o q vc acha? ein ein ein?
Central, monitores, sensor de pressao, umidade, temperatura, etc etc etc

Top companheiro!

Baiati!!!! Cade mais fotos da sua land! Quero ver como está essa reforma, to salvando tudo pra mostrar pra minha defender e ver se ela fica inspirada a ficar top igual a sua!

[]s

Max Rabelo

batiati
29/01/2014, 15:00

Caro amigo Neilson,
Por favor, não sugira uma blasfêmia dessas! Eu não admito que um carro quebre sem fumaça ou óleo vazando! Não tenho o menor interesse em nada eletrônico em minha viatura!
KKKKK :-D

Brincadeiras a parte, um projetinho desses com Arduino seria super legal de fazer mas tem um probleminha: A possibilidade de falhas e de falsos alarmes. Para o propósito de monitoramento do motor eu somente usaria soluções bem testadas, deixa o DIY apenas para soluções mecânicas heheheh!!!

Abraços!

neilsonhenriques
29/01/2014, 15:20
Brincadeiras a parte, um projetinho desses com Arduino seria super legal de fazer mas tem um probleminha: A possibilidade de falhas e de falsos alarmes. Para o propósito de monitoramento do motor eu somente usaria soluções bem testadas, deixa o DIY apenas para soluções mecânicas heheheh!!!

Batiati,

KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Olha, eu tendo a confiar mais no meu trabalho do que no trabalho dos outros (olha meu lado Defendeiro aflorando) e eu ficaria mais seguro sabendo da qualidade (industrial, com toda certeza) dos sensores que coloquei e da forma que estou coletando. Mas isso é decisão pessoal mesmo e concordo contigo que há um risco (calculo que seja pequeno) devido a baixa complexidade de ler um sinal (analógico ou mesmo digital) e acender um aviso. Os processadores desses bichinhos tem watchdogs pra proteger contra travamentos e exceções, o que é uma mão na roda pra aplicações como essa.

Enfim, foi só uma ideia. Se algum Defendeiro aqui de Niterói quiser seguir em frente, me disponho a ajudar porque é bem provável que no futuro eu mesmo faça uso disso.

neilsonhenriquesnao sei nem como te agradecer...
To lendo sobre esse tar Arduino, Ardido, Amargo.. sei lá...
E to gostando:grin::grin::grin::grin::grin::grin::grin:

Sensor de temperatura por 14 reais, o q vc acha? ein ein ein?
Central, monitores, sensor de pressao, umidade, temperatura, etc etc etc

Rapaz, se eu tivesse um Defender, ia ter computador monitorando a porra toda: além desses que vocês já implementam normalmente, ainda colocaria na bomba de combustível, tensão e corrente em todos os terminais elétricos, carga da bateria, pressão dos pneus, ... ... ... ... ... ... ... inclusive mandando aviso via SMS pro meu celular, pro caso de acontecer alguma coisa enquanto estou fora do carro ou para o caso de roubo, por exemplo. Nossa cara ... ia fazer o Discovery parecer um Series I. :twisted:

Vivo falando aqui no fórum que o dia que eu comprar um bicho desses, vou ser obrigado a parar de trabalhar porque até eu monstrificá-lo do MEU jeito, ia demorar bastante tempo ! :baseado:

Sinto muita inveja (saudável) de vocês ! :chorandoderir:

Abraço,
Neilson

ToribioMalagodi
29/01/2014, 15:36
Seguem alguns links:
Não verifiquei, pois nao utilizei nenhum aplicativo, apenas vi alguns amigos utilizando... é show de bola!
da até pra "escanear" o carro, verificando possiveis problemas e algumas vezes até corrigi-los reprogramando a central....

Alguns apps:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.pnn.obdcardoctor&hl=pt_BR
https://play.google.com/store/apps/details?id=Scantech.CarGaugePro&hl=pt_BR

Alguns vídeos:
Torque Android App Review & OBDII Bluetooth Adapter - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Ay-ZvTn3fLo)
Cruze Hatch Sport6 com leitor OBDII e app Torque Pro para Android - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=8giLb_IjVtU)

Alguns transmissores Bluetooth para conectar na porta de comunicaçao do OBD:
Scanner Automotivo Bluetooth Elm 327 Elm327 Obd2 Obdii 2013 - R$ 69,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-536174134-scanner-automotivo-bluetooth-elm-327-elm327-obd2-obdii-2013-_JM)
Scanner Automotivo Obd2 Bluetooth Mini - Pronta Entrega! - R$ 54,89 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-537823583-scanner-automotivo-obd2-bluetooth-mini-pronta-entrega-_JM)

Tá mais barato do que eu pensei, 70 reais!!!

Bom proveito!

[]s

Max Rabelo
Eita interessei pacas... Acho que vou embarcar nisso... Faz todas as funcoes de um nanocon mesmo? Todas ou apenas as básicas?

Evand®ofm
29/01/2014, 16:03
2013 ELM327 Bluetooth OBDII ODB2 Diagnostic Interface Scanner , Elm 327 Bluetooth Car Scan Tool For Multi Brands -in Car Diagnostic Cables & Connectors from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/2013-ELM327-Bluetooth-OBDII-ODB2-Diagnostic-Interface-Scanner-Elm-327-Bluetooth-Car-Scan-Tool-For-Multi/1582884419.html)

mymotoscan (http://www.mymotoscan.com/)

Luciano Valois
29/01/2014, 16:42
Porra, vcs tão falando grego, rsrsrs.
Brincadeiras a parte tenho muito vontade de instalar na 90tinha esse sistema MADMAN.
O problema é que sou uma anta em eletrônica, rsrsr.

batiati
29/01/2014, 21:25
Porra, vcs tão falando grego, rsrsrs.

Estás coberto de razão Luciano,
Vamos banir de vez essa conversa mole de computador monitorando Defender!
Arrrgh! Vá comprar uma Disco 4 cambada de viciados em tecnologia!
Hehehe!

(...)

Mas falando sério agora,
O mundo digital nos dá possibilidades realmente tentadoras; a maioria dos carros de luxo atualmente saem com painel em LCD ao invés de instrumentos reais, e no futuro próximo até mesmo os populares terão apenas uma tela no lugar do velocímetro. É muito mais barato pra fabricar e tem um processo produtivo menos complexo que dá grandes possibilidades aos engenheiros de cortar custos e acelerar a linha de montagem.

Eu trabalho com projetos de tecnologia semelhante e compartilho da opinião do Neilson: dá pra fazer um verdadeiro monstro! Poderíamos colocar sensores em cada coisinha e enviar os sinais para um brinquedinho desses; Daí pra frente é infinita as possibilidades de monitoramento, interface gráfica, integração com outros dispositivos como GPS, Câmera, Celular, etc ... Com um pouquinho de habilidade você faz até um Defender controlado pela internet!
:baseado:

Se algum landeiro quiser se aventurar nisso eu topo ajudar, dar palpite ou simplesmente tomar uma cerveja conversando sobre o tema ...

Mas já vou dizendo que isso não é pra mim; o que mais me seduz no Defender é exatamente o fato dele me tirar do trabalho, seu esquema elétrico (especialmente dos modelos até 1998 como o que tenho) é tão básico quanto uma instalação elétrica residencial! Não sinto falta alguma de monitorar centrais num barramento CAN-BUS enquanto estou de folga ... a simplicidade é que dá gosto de por a mão na massa!

E já que o assunto foi o MADMAN, escolhi ele por ser caixa-preta, não-intrusivo, bem-testado, tudo-em-um, funcional e discreto; qualidades que jamais conseguiríamos se tivéssemos um tablet no painel exibindo gráficos em tempo real ;)

Evand®ofm
29/01/2014, 21:53
falam tanto em abolir a tecnologia das defenders q eu duvido que alguem tenha um toca fitas como nós das Disco 2.... kkkkk

maxrabelo
30/01/2014, 00:19
Caros Baiati e Neilson

Juro que não falo mais de eletrônica em defender aqui, rsrsrs

Mas curti o tal do Arduino. baixei uns simuladores e o programa pra compilar os códigos, que são em C, então tenho um pouco, bem pouco mesmo de conhecimento no assunto, mas da pra começar...
Bem, já estou conseguindo simular um sensor de temperatura e emitir um sinal caso a temperatura ultrapasse um valor...

Vou estudar o assunto, mas a intenção não é deixar o carro cheio de eletronica (Argh!)

É só fazer um esquema tipo o MUDMAN, mais ao estilo DIY, kkkk e suprindo exatamente a demanda que eu achar necessária em relação à termometros e sensores, sempre na filosofia defender: menos é mais.

A idéia de ter um display LCD que aparece a logo da Land Rover e escrito "Defender, the best 4x4 far", e depois aparecerem as temperaturas e pressões... já me deixaria satisfeito, rsrs

Sendo assim, vou abrir um tópico e ja que voces ofereceram ajuda eu vou procurar mesmo! kkkk
Vai ficar um bixim bunito viu...

Abçs e vamos resgatando nossas Lands, pq boas desse jeito já não fabricam mais.
Ps. A minha também é uma das ultimas inglesas, uma 1997 11 lugares:D:D:D

[]s

Max Rabelo

Meccano
30/01/2014, 00:53
Sua 110 está uma beleza mesmo Max!!

A cor é uma das minhas preferidas

Quando eu sonhava com as Defs... elas eram azuis hehe!

maxrabelo
30/01/2014, 04:22
Sua 110 está uma beleza mesmo Max!!

A cor é uma das minhas preferidas

Quando eu sonhava com as Defs... elas eram azuis hehe!

Valeuu Meccano! Essas reformas e restaurações aqui do fórum tem inspirado bastante, pena que ainda não pude colcoar a mao na massa pra valer..
A minha tem muiiita coisa pra fazer, ficou parada um bom tempo... e pra melhorar a situação um motoqueiro bateu no paralama dianteiro:parede:!!!
Mas sinceramente toda Land é um show a parte, é um mundo que deixa doido mesmo :bananadança::cavalo::euforico:

Ainda quero é ir pra Sp pra ver de perto as façanhas q vcs fazer com as lands por aí.
Aliás, quando vai ser o encontro LR deste ano?

[]s

Max Rabelo

ToribioMalagodi
30/01/2014, 08:57
falam tanto em abolir a tecnologia das defenders q eu duvido que alguem tenha um toca fitas como nós das Disco 2.... kkkkk
Isso ai mesmo... QUero ver alguma defender com CD/TOCA original da fabrica aqui... :bananadança:

batiati
30/01/2014, 09:15
Isso ai mesmo... QUero ver alguma defender com CD/TOCA original da fabrica aqui... :bananadança:

A minha anterior 2003 tinha o CD de fábrica (ruim toda vida!)
E a minha atual NÃO TEM SOM INSTALADO! Nem sequer tem a bandeja no painel!

ToribioMalagodi
30/01/2014, 09:39
A minha anterior 2003 tinha o CD de fábrica (ruim toda vida!)
E a minha atual NÃO TEM SOM INSTALADO! Nem sequer tem a bandeja no painel!

Eh... Tem os avessos ao tecnologia e até para colocar cdplayer hehe...

Pior que moral nem tenho se tenho até bancos aquecidos... :angel:

Meccano
30/01/2014, 11:18
Bom dia Toribio, na minha 110 2000 tenho o toca cd original e ainda tem o controle REMOTO!! uma verdadeira façanha tecnológica eheheh

Os dois autofalantes dianteiros são Land Rover... agora fala sério, bancos aquecidos é realmente um luuuuuuuuuuxo ehheh!!!
Abração

ToribioMalagodi
30/01/2014, 11:24
Bom dia Toribio, na minha 110 2000 tenho o toca cd original e ainda tem o controle REMOTO!! uma verdadeira façanha tecnológica eheheh

Os dois autofalantes dianteiros são Land Rover... agora fala sério, bancos aquecidos é realmente um luuuuuuuuuuxo ehheh!!!
Abração
Uma defender 2000 com cd original e controle remoto? Para a epoca é uma façanha mesmo...

E banco aquecido um luxooooo mas aqui no Brasil? É como usar dentes de ouro... Não serve para nada heheh

Evand®ofm
30/01/2014, 11:56
ow toribio... da pra usar a resistencia do banco pra esquentar a agua pro chimarrão.... baita avanço tecnologico...

ToribioMalagodi
30/01/2014, 12:20
ow toribio... da pra usar a resistencia do banco pra esquentar a agua pro chimarrão.... baita avanço tecnologico...
Nem parei para pensar nisso... Gambiarrar a disco 2? Ai ai ai ai

Evand®ofm
30/01/2014, 12:30
Nem parei para pensar nisso... Gambiarrar a disco 2? Ai ai ai ai

ué, não foi vc quem deu a idéia de gambiarrar as defenders?? kkkk

ToribioMalagodi
30/01/2014, 13:28
ué, não foi vc quem deu a idéia de gambiarrar as defenders?? kkkk
Isso ai! Gambiarrar defenderes :concordo:

Discos :discordo:

Tom-S3
30/01/2014, 14:10

Arduino é mais fácil e adequado para este tipo de automação. O Raspberry Pi teria processamento e consumo de energia muito além do necessário.

Arduinos e módulos/sensores podem ser comprados num DealExtreme ou AliExpress da vida. São mais baratos e mais possuem mais opções de módulos e sensores.

Para fazer um Arduino "ler" os sensores de temperatura, água e óleo dos LR, é necessário alguma pesquisa no Pai Google. Mas não é difícil. Tem um MONTE de exemplos na Internet e Youtube.

"Lendo" as variáveis você pode "exibi-las" via LEDs, buzzers, LCDs, ou armazenar num cartão SD (telemetria).

Tem mais de um ano que pesquiso sobre isso e comprei um Arduino Uno no ano passado para começar a "bricar" com isso... (o Arduino, além de watchdog, pode ser utilizado para automação residencial, também.)

Tem um link de um cara, num fórum Australiano, que está fazendo isso no Disco 1 300 TDi dele.

Arduino Modular Engine Sensors Unit (~$50) - Australian Land Rover Owners (http://www.aulro.com/afvb/projects-tutorials/153089-arduino-modular-engine-sensors-unit-50-a.html)

Não se precisa ter desconfiança com a qualidade de monitoramento/watchdog com Arduino. Na pior das hipóteses, é só gastar mais uns 15 dólares e comprar outro microcontrolador.

Se você precisar comprar um EMS ou Sukis, que estiver com hipótese de falha interna, sai mais caro. No final das contas, Arduino, EMS ou Sukis ou o que seja, utilizam microprocessadores PIC, ARM ou ATMel AVR. A eletrônica em si (a confiabilidade dos componentes eletrônicos) é a "mesma" nos casos.

A vantagem de se fazer com um Arduino (UNO, Mega, Nano, Leonardo) é a maleabilidade da coisa, poder fazer seu monitoramento de acordo com suas especificações, sem limitações de um produto pronto.

A vantagem do EMS, Sukis ou outros é que são opções prontas. (Mas não te dão muita maleabilidade e são mais caros.)

Pretendo colocar monitoramento e telemetria no Disco 1 e no Series 3 (usando fiação paralela desconectada da fiação original, para uma coisa não atrapalhar a outra.). Sempre é útil ter um pouco mais de noção do que acontece com o motor, prevenindo alguma coisa grave que possa acontecer. Mesmo eu sendo um "purista" na originalidade dos carros.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Tom

neilsonhenriques
30/01/2014, 15:51
Arduino é mais fácil e adequado para este tipo de automação. O Raspberry Pi teria processamento e consumo de energia muito além do necessário.

Sugeri o Raspberry Pi porque ele também poderia servir para outras coisas, como uma central multimídia, GPS e uma plataforma pra acessar a Internet rapidamente pra pesquisar algo, por exemplo, além de oferecer possibilidade de integrar a leitura dos sensores.

Pretendo colocar monitoramento e telemetria no Disco 1 e no Series 3 (usando fiação paralela desconectada da fiação original, para uma coisa não atrapalhar a outra.). Sempre é útil ter um pouco mais de noção do que acontece com o motor, prevenindo alguma coisa grave que possa acontecer. Mesmo eu sendo um "purista" na originalidade dos carros.

A minha ideia seria a mesma da sua. Não cortar nenhum cabo original. Tudo paralelo e não interferente.

Legal esse projeto que você está desenvolvendo. Se puder, posta aqui no fórum que eu ajudo no que for possível. Infelizmente (ainda) não tenho uma Defender pra brincar junto, mas as vezes alguma coisa de programação e interface a gente acaba dando um pitaco.

maxrabelo
30/01/2014, 16:06
Tom, obrigado pela aula!

Tenho o mesmo pensamento q o seu, fiação intependente, senão a Defender empina a carroça!
E gosto justamente do que voce falou: a maleabilidade para fazer exatamente o que precisarmos.

Estou olhando um Arduino que tem mais portas, pois pelo que vi o Arduino normal usando um Display LDC TFT ja consumiria muitas portas.

Neilson, vamos juntar tb e tentar montar um MADMAN brazuca?

[]s

Max Rabelo

neilsonhenriques
30/01/2014, 16:14
Neilson, vamos juntar tb e tentar montar um MADMAN brazuca?

My pleasure, sir ! :bye:

Quando estiver de posse do seu Arduino e do primeiro sensor, pode postar aqui no fórum que a gente começa a brincadeira. :violao:

Defendeiros, reza a lenda que a bomba de vácuo é um ponto crítico do carro. Isso tem solução definitiva ou é possível colocar um sensor pra detectar a fadiga do componente antes de apresentar defeito ?

Abraços,
Neilson

batiati
30/01/2014, 16:42
Defendeiros, reza a lenda que a bomba de vácuo é um ponto crítico do carro. Isso tem solução definitiva ou é possível colocar um sensor pra detectar a fadiga do componente antes de apresentar defeito ?

To nessa também,

Coloque um sensor de fluxo na saída da bomba d´água; sensor de pressão não funcionaria pois o sistema ficaria pressurizado mesmo se a bomba falhasse.

Bomba de vácuo a mesma coisa, coloque um sensor de vácuo no hidrovácuo, já que as linhas de fluido de freio ficam também sob pressão.

batiati
31/01/2014, 08:47
Baiati!!!! Cade mais fotos da sua land! Quero ver como está essa reforma ...

Segue o link do álbum de fotos da reforma, várias delas já foram postadas aqui
https://plus.google.com/photos/114252633675120615986/albums/5967717675766412065

Abraços!

Rubens Linhalis
31/01/2014, 09:14

Abraços!

batiati...

Incrivel o que vc fez ! Parabens pelo carinho com o carro e capricho nos serviços. Um dia quero fazer isso! Agora, os planos sao outros, mas ainda vou encarar uma empreitada dessas !

grande abraço !

Zani
31/01/2014, 09:46
Batiati, vi todas as fotos....Parabéns...isso é que é capricho.
Fiquei com uma inveja saudável do seu trabalho.
Abraço.

Evand®ofm
31/01/2014, 10:05
voltando ao arduino, da uma olhada nesse video do que ele é capaz...
47" TV + WS2801 RGB LED Stripe(32 zones/meter) + Arduino = Ambilight, 114zones - part2 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=bLLoOMHKgC4)

foi apresentado um projetinho na faculdade usando o arduino e ambilight...

para os defendeiros... vcs podem começar um prototipo...
Land Rover Defender Toy with Arduino Controller (http://t0rchthe.net/lrdarduino/index.html)

Rubens Linhalis
31/01/2014, 10:32
Batiati,

Explica isso.. rs

449111

batiati
31/01/2014, 10:37
Batiati,

Explica isso.. rs

449111

Simples,
Veja a foto do reservatório todo sujo antes...
Coloca-se essas pedras dentro dele com água e muito sabão e começa a chacoalhar!

É muito eficiente como você pode ver na outra foto depois de instalado.
Abraços!

Tom-S3
31/01/2014, 11:13

Ótimo trabalho, Batiati!!!

Waldmartins
31/01/2014, 11:52
Batiati,

Explica isso.. rs

449111

DIGA NÃO AS DROGAS!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Abs

Wald

Evand®ofm
31/01/2014, 12:03
Batiati, conhece o site Full Machines :: Home (http://www.fullmachines.com.br) ??

Tom-S3
31/01/2014, 12:04
Estou olhando um Arduino que tem mais portas, pois pelo que vi o Arduino normal usando um Display LDC TFT ja consumiria muitas portas.
Max Rabelo

Max,

Exato. Num Arduino Uno se você for colocar um LCD, não dá para colocar mais nada...

O Arduino Uno é simples e barato, serve mais para aprender a fuçar no ambiente IDE + sketches + um pouco de eletrônica. E, principalmente, para as automações mais simples.

Quando se avança para coisas mais extensas, com mais portas/processamento, parte-se para um Arduino Mega ou Due. Aí dá para colocar um LCD + outras entradas/saídas nele.

------

Minha idéia inicial é fazer apenas um watchdog simples "ler nível d'água e temperatura -> qualquer problema faça barulho e pisque um LED RGB". (Depois eu partiria para algo mais sofisticado, conforme sugerido pelo Neilson.)

Por exemplo: Tampa do RR + Relé ligados em série numa porta digital (que lê apenas 0/1) e colocar mais um sensor de temperatura no bujão da VT do 300TDi, ligado numa porta analógica (que lê 1024 níveis de valores). Dentro do painel do Discovery, embutir um buzzer ("cigarra") e colocar um LED RGB (três cores). Apenas 1 LED.

Aí a lógica do programa (sketch) seria a seguinte:

1) Tudo OK (nível d'água OK e temperatura dentro da faixa ideal) -> LED na cor verde constante
2) Teste inicial do sistema, se tudo OK -> 2 piscadas LED em azul e 1 "bip" do buzzer
3) Se faltar nível d'água por menos de 5 segundos (falso positivo e/ou carro chacoalhando) -> o LED pisca em laranja
4) Se faltar nível d'água entre 5 e 15 segundos (falso positivo e/ou carro inclinado ou nível de água baixo/baixando) -> LED aceso em Laranja por 15 segundos e 1 "bip" a cada 5 segundos
5) Se a tampa estiver fora do tanque de expansão/defeituosa/sem nível d'água/nível de água baixo por mais de 15 segundos -> LED vermelho e barulheira do buzzer (2 "bip" rápidos a cada 3 segundos)
6) Temperatura do motor abaixo da temperatura de funcionamento ideal (motor "frio") -> LED em azul constante
7) Temperatura do motor acima da temperatura ideal -> LED em vermelho e barulheira total do buzzer ("bips" longos e em tom crescente, igual ao som de "alarme de furto")

Com um Arduino UNO + Tampa RR + relé + 1 LED RGB + 1 buzzer + alguns resistores/fios, já dá para fazer isso. E a cada tipo de sintoma, você obtém um tipo de resposta visual e auditiva diferente, para saber logo o que está acontecendo. ;)

E usaria-se somente 1 porta analógica e 3 portas digitais do Arduino (sobrariam mais 5 portas analógicas e mais de 10 portas digitais para outras coisas).

Com o tempo e de acordo com a necessidade de cada um, pode-se usar as portas restantes para outras coisas. Ou, migrar para um Arduino Mega e instalar um LCD 16x2 simples para mostrar as variáveis lidas do motor. Ou instalar um módulo de cartão SD para registrar algumas variáveis em relação ao tempo. Ou instalar um módulo GPS / GSM para fazer seu rastreador da viatura. Ou instalar um módulo de reconhecimento de voz para te falar o status do veículo ("Atenção, temperatura acima do limite...") usando a voz da Mulher do Google Translator :P .

As possibilidades são muitas e de acordo com o gosto/necessidade de cada um... ;)

Abraços,

Tom

Tom-S3
31/01/2014, 12:27
Neilson,

Sugeri o Raspberry Pi porque ele também poderia servir para outras coisas, como uma central multimídia, GPS e uma plataforma pra acessar a Internet rapidamente pra pesquisar algo, por exemplo, além de oferecer possibilidade de integrar a leitura dos sensores.

Sim, o Raspberry Pi seria perfeito para isso. Integrar as informações. Por ter mais processamento poderia ser a ECU "central" e poderia-se colocar ECUs secundárias para ler os dados do motor do carro ou gerar alarmes/indicações visuais.

Para ler sensores o Arduino é mais simples de fazer (para um usuário "comum" de computador/eletrônica) e os módulos são mais simples e baratos de se adquirir.

Para integrar/consolidar as informações o Raspberry Pi, por ser um mini computador seria mais prático. Dá até para fazer o Pi conectar-se à rede local quando a viatura está na garagem... ;)

O(s) Arduino(s) como leitor(es) e o Pi como integrador/multimídia/GPS/GSM. Arduino como ECU secundária e o Pi como ECU principal.

Por algumas pessoas fazerem a integração Pi <=> Arduino, a equipe do Arduino fez o Yún e o Tre para juntar a facilidade dos sketches do Arduino com a comunicação (LAN/WLAN) + SO (Linux-like). Para fazer sketches simples rodarem a partir de scripts executados da parte do SO.

Não duvido nada que, daqui a uns poucos anos, apareçam "ECUs Open Source" como substitutas das ECUs dos Discos e RR mais novos. Feitas com Arduinos e Raspberry Pi. E totalmente customizáveis... ;)

Legal esse projeto que você está desenvolvendo. Se puder, posta aqui no fórum que eu ajudo no que for possível. Infelizmente (ainda) não tenho uma Defender pra brincar junto, mas as vezes alguma coisa de programação e interface a gente acaba dando um pitaco.

Opa, toda ajuda é bem-vinda! Pretendo voltar a mexer no Arduino daqui uns dois meses (tô muito enrolado com outras coisas aqui... :( ). Valeu!

Abraços!

Tom

Meccano
31/01/2014, 12:30

Abraços!

Batiati!!!! arrasador!!!!! o que me impressiona é a velocidade do trabalho!! eu só tenho as madrugadas livres... e o jazz de companhia heheh!
Parabens pelo cuidado e isso faz parte do desfrute do belo jipe!!

*o problema é quando acabar tudo, volta aquela coçeira eheh!

*Eu já penso num Séries...........

Meccano
31/01/2014, 12:39
Batiati,

Explica isso.. rs

449111

Droga aqui só as pesadas Defender eheh!!

Batiati, a propósito, onde vc hospeda fotos?
Obrigadíssimo brother!

batiati
31/01/2014, 12:58
conhece o site Full Machines :: Home (http://www.fullmachines.com.br) ??

Putz Evandro! Rede social pra carro???
Essa é nova pra mim, eu não consigo manter nem meu perfil no facebook atualizado!
Vou fuçar lá depois, maneiro.

DIGA NÃO AS DROGAS!!!

Wald, já disse NÃO, e por isso é que tenho a Defender ao invés de outro jipe :concordo: KKKKKK

o que me impressiona é a velocidade do trabalho!! eu só tenho as madrugadas livres... e o jazz de companhia heheh!
Parabens pelo cuidado e isso faz parte do desfrute do belo jipe!!

*o problema é quando acabar tudo, volta aquela coçeira eheh!

*Eu já penso num Séries...........

Batiati, a propósito, onde vc hospeda fotos?

Meccano, eu trampei em todos os fins de semana e também em vários dias durante à noite! Até dei nó no emprego em algumas ocasiões especiais (como na montagem do motor por exemplo hehehe!!!)
Tô nessa saga desde Julho até Dezembro de 2013, a mulhé quase me esfolando vivo reclamando que fim de semana é só graxa! :freaking:

E você ainda diz que foi RÁPIDO ??!!??!!?? Tá de sacanagem comigo, não????
Mas tens razão, o trampo (e a verba $$) inicial acabou; e eu só não estou me coçando ainda porquê tô em obra aqui em casa, mas deixa só a obra acabar que lá vem mais upgrades pra Charrete!

As fotos são hospedadas no Google+, eu usava o antigo serviço do PicasaWeb que foi descontinuado e migrado pro Google+

maxrabelo
31/01/2014, 14:43
Baiati, perfeito, parabéns pelo carro!
Ta um show!

Quero fazer exatamente o que voce fez na peca que vai sobre o cambio e demais partes do assoalho: manta asfaltica por baixo e silicone na hora de colocar de volta...

voce também colocou manda no cano do escapamento? não vai esquentar e derreter a manta não?

[]s

Max Rabelo

maxrabelo
31/01/2014, 16:00
Tom, muito obrigado pelas informções.

Já encomendei uma tampa com sensor, e ja pretendo começar os testes com o arduino com mais portas, assim não preciso comprar um depois o outro....

Display eu gostei do 20x4, que também é mais simples, mas os displays 240x180 pixels também são show, mas acredito que a programação para os displays de pixel seja mais elaborada que a dos displays de caracteres (nao sei se usei os nomes certo, mas acho que dá pra entender).
Hoje ta arrochado auqi, asims que der um tempinho eu crio o topico pra discutir e reunir mais informações sobre o Arduino.

Abçs

Max

luiz ccosta
31/01/2014, 18:53

Já encomendei uma tampa com sensor, e ja pretendo começar os testes com o arduino com mais portas, assim não preciso comprar um depois o outro....

Display eu gostei do 20x4, que também é mais simples, mas os displays 240x180 pixels também são show, mas acredito que a programação para os displays de pixel seja mais elaborada que a dos displays de caracteres (nao sei se usei os nomes certo, mas acho que dá pra entender).
Hoje ta arrochado auqi, asims que der um tempinho eu crio o topico pra discutir e reunir mais informações sobre o Arduino.

Abçs

Max

pessoal pra começar a se divertir

Arduino (http://www.labdegaragem.org/loja/29-arduino.html)

CGAUER
31/01/2014, 21:37
Fiz o meu alarme com Arduino... Ultra sofisticado, com funções avançadas, etc...

Adivinha que aconteceu? Queimou no primeiro dia indo para os Andes; se desentendeu com o ar condicionado.

Cada vez que o compressor do AC desligava, dava um reset. Depois de algumas horas assim, o Arduino (modelo nano) queimou.

Aparentemente a energia residual do acoplamento magnético do AC introduz um ruído que o Arduino não curte.

Em resumo, acho que vou para o relê pronto, pois o Arduino é muito sofisticado para a função.

Fiz todas as estripulias nos Andes sem sensor de nível... :shock:

Abs

Clemente

Abçs

Max

Tom-S3
31/01/2014, 23:51
Cada vez que o compressor do AC desligava, dava um reset. Depois de algumas horas assim, o Arduino (modelo nano) queimou.

Aparentemente a energia residual do acoplamento magnético do AC introduz um ruído que o Arduino não curte.

Clemente,

A ligação do +12V vinha direto da bateria ou via ligação do AC?!?

A caixinha onde o Nano estava era metálica e estava aterrada?

Tinha algum estabilizador de tensão (automotivo) antes da entrada da energia do Arduino? O Nano é um pouco mais sensível a tensões mais altas, visto que foi projetado para ser usado em ambientes controlados, numa protoboard.

Pode ser da impedância da tampa do RR, também...

Por isso minha idéia de colocar o relé entre a tampa e o Arduino. O sinal vem mais "limpo".

O ideal é deixar o Arduino trabalhar com tensões entre 7V e 10V (o ideal seria 9V). Abaixo disso ele fica maluco e acima disso ele esquenta. O estabilizador embutido dele é bem simples, mesmo. Dá para perceber que ele não está gostando da tensão só de tocar nele (aquecendo).

Em resumo, acho que vou para o relê pronto, pois o Arduino é muito sofisticado para a função.

Dá uma olhada no link que postei, mais acima, do cara na Austrália que fez um para o Disco I 300TDi dele. Funcionou até aqui...

Ou tenta colocar o relê entre a tampa e o Arduino.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Tom

batiati
01/02/2014, 12:53
Fiz o meu alarme com Arduino... Ultra sofisticado, com funções avançadas, etc...
Adivinha que aconteceu? Queimou no primeiro dia indo para os Andes; se desentendeu com o ar condicionado.

(...)

C.Q.D ... Hehehe, Conforme queríamos demonstrar!

O Arduíno é super legal e versátil, mas ele é pra construir protótipos (especialmente o modelo nano).
Para chegar na mesma confiabilidade de um produto comercial de boa qualidade seria necessário submetê-lo à muitas horas de teste e depuração antes do uso em condições reais. E dessa forma precisaremos de um monitoramento para o monitoramento do motor!

Prefiro um relé acionando um buzzer a ter que lidar com *mais um* ponto frágil no Defender!
Abraços

Tom-S3
02/02/2014, 04:13
C.Q.D ... Hehehe, Conforme queríamos demonstrar!

O Arduíno é super legal e versátil, mas ele é pra construir protótipos (especialmente o modelo nano).
Para chegar na mesma confiabilidade de um produto comercial de boa qualidade seria necessário submetê-lo à muitas horas de teste e depuração antes do uso em condições reais. E dessa forma precisaremos de um monitoramento para o monitoramento do motor!

Prefiro um relé acionando um buzzer a ter que lidar com *mais um* ponto frágil no Defender!

Batiati,

Concordo plenamente.

A solução do Ary (http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/95569-alarme-de-falta-de-agua.html ) é a mais simples, confiável e funcional que temos. Mas não atende "a gregos e troianos".

Mas nas respostas do tópico do alarme via relé, mais para o final, vemos que alguns colegas estão com (ou tiveram) certa dificuldade para regular um produto comercial.

Mesmo o produto comercial sendo bom e devidamente testado, apresenta certa dificuldade para a instalação adequada. Mas torna-se funcional e confiável após a regulagem/instalação correta. E é sofisticado, também. Mas não atende "a gregos e troianos"...

A idéia proposta de fazermos um sensor "Open Source" vai necessitar de bastante teste e depuração. É inevitável. E poderíamos chegar a um protótipo funcional e confiável, também. Mas pode ser feito.

E que, por ser aberto, pode ser útil aos que necessitam de algo customizado.

Algo que atenderia aos gregos, troianos, persas, babilônicos, Defenders, Discos, etc... :)

Abraços!

Tom

batiati
02/02/2014, 17:51
voce também colocou manta no cano do escapamento? não vai esquentar e derreter a manta não?

Oi Max,
No escapamento eu fiz uma experiência com manta térmica (a mesma do painel, sem a camada asfáltica) colada com fita aluminizada 3M;

Não derrete, não descola, não dá mal cheiro, mas também não adianta nada! kkkk
Vou tirar aquilo, a solução contra o calor é vedar muito bem a alavanca do freio de mão e as tampas dos assentos.

Mas nas respostas do tópico do alarme via relé, mais para o final, vemos que alguns colegas estão com (ou tiveram) certa dificuldade para regular um produto comercial.

Mesmo o produto comercial sendo bom e devidamente testado, apresenta certa dificuldade para a instalação adequada. Mas torna-se funcional e confiável após a regulagem/instalação correta. E é sofisticado, também. Mas não atende "a gregos e troianos"...

A idéia proposta de fazermos um sensor "Open Source" vai necessitar de bastante teste e depuração. É inevitável. E poderíamos chegar a um protótipo funcional e confiável, também. Mas pode ser feito.

E que, por ser aberto, pode ser útil aos que necessitam de algo customizado.

Algo que atenderia aos gregos, troianos, persas, babilônicos, Defenders, Discos, etc... :)

Exatamente Tom,
Pelo histórico aqui do fórum eu imagino qual seja o produto comercial que você se refere ...
Pessoalmente não considero este um produto de qualidade; aparentemente é de difícil regulagem e tem problemas sérios de falsos alarmes.

Há umas 2 semanas atrás eu vi parada oficina a viatura de um colega que tinha justamente um desses instalado no painel; Ficou com os pistões literalmente derretidos por continuar rodando após achar que fosse só mais um alarme falso.

(...)

Um projeto open e colaborativo nos auxiliaria muito a evitar esse tipo de problemas, ao contrário de tal produto fechado, onde só podemos reclamar, neste teríamos possibilidade de evoluir constantemente tanto hardware quanto o software.

Podemos instalar relógios mecânicos de temperatura e pressão para comparar com as leituras digitais em condições onde haja suspeitas de interferências; Talvez usar ainda relé com um buzzer em paralelo à medição eletrônica ... enfim, converter o carro num verdadeiro laboratório de testes!

Quem topa? :wink:

Nelson Defender 110
05/02/2014, 17:42
Batiati,

só agora vi as suas fotos.

Fiquei cansado só de ver ! Ahahahaha

Brincadeira, foi um trabalho fantastico. Parabens!

Meu carro é modelo 1997, verde também muito parecido com o seu.

Temos que tratar bem das nossas viaturas inglesas genuinas.

As que foram montadas na terra da rainha.

Que os nossos colegas não nos ouçam, mas são as melhores viaturas...

batiati
15/02/2014, 18:06
Alô pessoal,

Mais uma caixa de presentes que chegou da BritCar
Essa foi especialmente demorada, comprei em 17 de novembro de 2013 e recebi dia 06/02/2014; pelo menos não foi taxada!

451209

Basicamente são itens de acabamento interno, coisas corriqueiras que durante a reforma quebraram ou não teve remendo ...

451212451215

(...)

Mas o que eu quero compartilhar hoje é minha sina com a turbina.
Como dizem os mineiros: vocês só vêem as pingas que eu tomo, não vêem os tombos que levo! :-P

Acontece que tenho notado muito óleo no intercooler, não chega a fazer fumaça mas deixa aquele cheiro de óleo queimado no carro. Como meu mecânico é fã de Bardahl eu acabei usando por recomendação dele, então dá pra imaginar o quão característico fica o cheiro de Bardahl queimado!

Testando com as mangueiras da turbina desconectadas dava pra ver claramente o fio de óleo que saía em qualquer acelerada mais forte; não vinha nada do suspiro, era mesmo a turbina que estava deixando passar óleo; Procurei "especialistas" e todos disseram o mesmo: não tem folga no eixo da turbina, não é muito óleo, então não vale a pena mexer.

Procurando nos fóruns gringos, cheguei a uma solução alternativa: um restritor de vazão de óleo para a turbina. Trata-se de um parafuso tipo banjo com menor vazão para substituir pelo original, próprio para o sintoma de vedação cansada

Comparando o banjo restritor com o banjo original, dá pra ver claramente a diferença no tamanho do furo.

451216451217
451218451219

Segundo a empresa que fabrica esse restritor (Hel Performance), o furo de 1mm garante uma vazão segura de óleo para não danificar a turbina, mas reduz consideravelmente a pressão de óleo.

Turbo Oil Feed 1mm Restrictor Banjo Bolt - Land Rover Discovery 200 & 300 TDi | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/Turbo-Oil-Feed-1mm-Restrictor-Banjo-Bolt-Land-Rover-Discovery-200-300-TDi-/330942034322?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item4d0daeb192)

Ainda estou em período de testes; de imediato não vazou nada e o cheirinho de óleo foi resolvido.
Só não sei das implicações a médio/longo prazo; Mas estou disposto a experimentar, então vou rodar mais algum tempo e se tudo der certo farei uma bela limpeza no intercooler. Se não der certo, turbina nova na Charrete!

(...)

Ainda no quesito turbo, fazia tempo que eu estava bolando algo melhor para fixar o sensor de pressão do turbo (eu meço a pressão no coletor de admissão); Finalmente consegui encontrar uma belezura que serviu como uma luva.

Trata-se de um heatshield, um escudo que cobre o coletor de escape protegendo o lado frio da turbina das altas temperaturas.

451220

Bastou um furinho a mais para prender a abraçadeira

451221451222

E bingo!

451223

O curioso é que esse heatshield vinha de fábrica nos modelos mais antigos, mas pelo que eu pesquisei saiu de linha a partir de 1995/96; Não sei se tem algum ganho prático em usá-lo, mas certamente não vai fazer mal!

Abraços!

batiati
15/02/2014, 21:05
A porta do motorista tinha uma certa dificuldade pra fechar... precisava bater com força, e nem sempre fechava de primeira.
Analisando a regulagem, percebi que não se tratava de subir ou descer o batente, mas sim trazê-lo mais pra dentro.

Comprei alguns desses espaçadores para poder ajustar a regulagem

451234

A porta do motorista que já contava com 4 espaçadores, agora tem 6 pra poder fechar macio. Coisas de Land Rover, pois a porta direita tem apenas 2 e tranca muito bem. Desalinhamento da carroceria ou das portas? :pensativo:

451235451236

Abraços!

Rubens Linhalis
24/02/2014, 10:24
Batiati,

Tentei te mandar uma mensagem particular pelo forum mas nao deu certo :" batiati escolheu não receber mensagens particulares ou não tem permissão para usá-las. Assim, você não pode enviar sua mensagem a batiati. "

Me passa seu email de contato.. queria trocar uma ideia contigo aproveitando sua experiencia com a Charrete.!

meu email é rubenslfilho@gmail.com

Valeu.

batiati
24/02/2014, 10:39
Fala Rubens,
Alterei as configurações de mensagem privada ... estava marcado "receber apenas de moderadores e contatos"
De qualquer forma fique à vontade pra entrar em contato, meu email é rbatiati@gmail.com já até incluí ele na minha assinatura :concordo:

batiati
24/02/2014, 15:16
Galera,
Vai rolar um encontro de Engesa e outros 4x4 no fim de Maio em Itamonte MG ... uma boa oportunidade pra testar a Charrete e trocar dicas, sugestões e opiniões com os amigos ... Eu estou dentro!

Vamos fazer um pré-aquecimento para o encontro de Land 2014???

http://www.4x4brasil.com.br/forum/eventos/131198-viii-encontro-nacional-de-engesas-e-outros-4x4-itamonte-mg-de-30-5-01-06-2014-a-15.html#post2093847

Abraços!

Marado
24/02/2014, 19:24
Com o Rafael participando, sobram 8 acomodações. O valor da reserva é uma das diárias que é R$ 125,00 (casal) na saída (Junho) os outros R$ 125,00. Daqui a três meses. A grande maioria não tem nada agendado. Só tinha uma 90tinha inscrita, agora as Lands já são maioria. Fim de semana com a família, café da manhã incluso por R$ 250 pago em duas vezes.

Abração

vagnerland
24/02/2014, 21:29
É isso ai Batiati e Marado.Ótima oportunidade de trocar ideias e fazer novas amizades...e também de fazer o que eu mais gosto .
olhar as viaturas dos amigo e ver os acessórios e adaptações que os colegas fizeram em suas VTR.....
e que venho o
5º (http://www.encontromercadolivre.com.br/) encontro de Lands 2014!!!!
abraçoss

CGAUER
25/02/2014, 12:28
Que motor limpinho!!!

Vale também investigar a parte de admissão de ar antes da turbina. Se o snorkel ou qualquer outro item estiver segurando a entrada de ar, a turbina consumindo bastante óleo.

Sim sim, este protetor vinha nos motores ingleses e nos últimos 2004-2005. Ele importante para preservar o automático do arranque.

Abs

Clemente

Alô pessoal,

Mais uma caixa de presentes que chegou da BritCar
Essa foi especialmente demorada, comprei em 17 de novembro de 2013 e recebi dia 06/02/2014; pelo menos não foi taxada!

451209

Basicamente são itens de acabamento interno, coisas corriqueiras que durante a reforma quebraram ou não teve remendo ...

451212451215

(...)

Mas o que eu quero compartilhar hoje é minha sina com a turbina.
Como dizem os mineiros: vocês só vêem as pingas que eu tomo, não vêem os tombos que levo! :-P

Acontece que tenho notado muito óleo no intercooler, não chega a fazer fumaça mas deixa aquele cheiro de óleo queimado no carro. Como meu mecânico é fã de Bardahl eu acabei usando por recomendação dele, então dá pra imaginar o quão característico fica o cheiro de Bardahl queimado!

Testando com as mangueiras da turbina desconectadas dava pra ver claramente o fio de óleo que saía em qualquer acelerada mais forte; não vinha nada do suspiro, era mesmo a turbina que estava deixando passar óleo; Procurei "especialistas" e todos disseram o mesmo: não tem folga no eixo da turbina, não é muito óleo, então não vale a pena mexer.

Procurando nos fóruns gringos, cheguei a uma solução alternativa: um restritor de vazão de óleo para a turbina. Trata-se de um parafuso tipo banjo com menor vazão para substituir pelo original, próprio para o sintoma de vedação cansada

Comparando o banjo restritor com o banjo original, dá pra ver claramente a diferença no tamanho do furo.

451216451217
451218451219

Segundo a empresa que fabrica esse restritor (Hel Performance), o furo de 1mm garante uma vazão segura de óleo para não danificar a turbina, mas reduz consideravelmente a pressão de óleo.

Turbo Oil Feed 1mm Restrictor Banjo Bolt - Land Rover Discovery 200 & 300 TDi | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/Turbo-Oil-Feed-1mm-Restrictor-Banjo-Bolt-Land-Rover-Discovery-200-300-TDi-/330942034322?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item4d0daeb192)

Ainda estou em período de testes; de imediato não vazou nada e o cheirinho de óleo foi resolvido.
Só não sei das implicações a médio/longo prazo; Mas estou disposto a experimentar, então vou rodar mais algum tempo e se tudo der certo farei uma bela limpeza no intercooler. Se não der certo, turbina nova na Charrete!

(...)

Ainda no quesito turbo, fazia tempo que eu estava bolando algo melhor para fixar o sensor de pressão do turbo (eu meço a pressão no coletor de admissão); Finalmente consegui encontrar uma belezura que serviu como uma luva.

Trata-se de um heatshield, um escudo que cobre o coletor de escape protegendo o lado frio da turbina das altas temperaturas.

451220

Bastou um furinho a mais para prender a abraçadeira

451221451222

E bingo!

451223

O curioso é que esse heatshield vinha de fábrica nos modelos mais antigos, mas pelo que eu pesquisei saiu de linha a partir de 1995/96; Não sei se tem algum ganho prático em usá-lo, mas certamente não vai fazer mal!

Abraços!

batiati
25/02/2014, 13:18
Que motor limpinho!!!

Valeu Clemente:concordo:

Vou desmontar tudo, do filtro de ar até o intercooler depois e dar uma limpeza geral. Não uso snorkel e o filtro é novo;
Ainda estou com a pulga atrás da orelha, você acha que esse restritor de óleo poderá trazer encrencas no futuro?

Meccano
26/02/2014, 14:11
Olá Batiati, voce desmantelou seu snorkel ou nunca teve um?

Como é feita a tomada de ar dessa forma? Estou doidinho pra limar o meu snorkel, mas gostaria de deixar o monstrengo no lugar já que veio originalmente com a Defa.

...só falta uma boa demão de verniz nesse motor heheh!

Abração

batiati
26/02/2014, 14:38
voce desmantelou seu snorkel ou nunca teve um?

Como é feita a tomada de ar dessa forma? Estou doidinho pra limar o meu snorkel, mas gostaria de deixar o monstrengo no lugar já que veio originalmente com a Defa.

...só falta uma boa demão de verniz nesse motor heheh!

Fala Meccano!
A minha é originalmente sem snorkel; Não planejo instalar um, a não ser que eu encontre aquele modelo que sai por cima do paralamas - que eu acho - que garantem alguma segurança já que é uma peça inteiriça sem partes coladas/vedadas.

452945

Pra você limar o snorkel fora, vai precisar ver quais peças do intake original você ainda tem pra comprar só as outras que foram removidas com a instalação.

452946

Abraços!

batiati
03/03/2014, 12:47
Alô pessoal,
Aproveitei a folga pra fazer um checkup na admissão antes da turbina.

Desmontei e lavei todos os dutos e a caixa do filtro de ar

453347453357

Um pesadelo para quem tem snorkel instalado: Essas costuras soldadas da caixa do filtro de ar NÃO SÃO VEDADAS! Ao lavar a peça pude ver a espuma de sabão saindo do outro sado!

453348453349

E também a famosa válvula "bico de pato" que fica na tampa do filtro de ar.
Ela tem a função de reter partes sólidas, mas é outro ponto falho para quem quer confiar no snorkel.

(...)

Tudo vedado com silicone.
Mesmo não usando snorkel eu achei mais conveniente vedar inclusive a bico de pato (na minha antiga 110 era vedada também).
Periodicamente retira-se o filtro e espana-se o pó.

453350453351

(...)

E por fim, um "Y" com a função de desviar eventuais gotículas d'água e outros pequenos sólidos que tenham sido aspirados.
Note que a abertura dessa peça fica basicamente à altura do chassis, ou seja, ela pode também aspirar água!

Isso tudo só reforça de que a maioria dos snorkels instalados são mero "raised air intake"; eles de fato não garantem capacidade de travessia muito maior que um Defender original teria.

453352453353453354

(...)

Bem,
Durante a geral não encontrei nada verdadeiramente obstruído, apenas sujeira acumulada por anos de uso.

A única coisa falha que encontrei e tive muito prazer em consertar foi o encaixe do cotovelo final do duto que dá pra grade lateral.

Ela estava desencaixada e virada de lado, um pouco obstruída e de forma que o ar que era colhido de dentro do paralama e não do ambiente externo.

Como o acesso é muito complicado sem tirar a caixa do aquecedor, eu consegui apenas encaixá-lo novamente e usei mais um pouco de silicone para ver se ele se mantém fixo no lugar. Caso contrário terei que desmontar tudo.

453355453356

É coisa psicológica eu sei, mas na estrada deu pra sentir o motor agradecendo por ter tido o nariz finalmente desentupido!
Abraços!

Meccano
04/03/2014, 18:16
Batiati, que carnaval agitado heim?

Nesse dreno de cinco furos, eu vesti um pedaço de câmara de ar de bike, ficou meio apertada de jeito que mantem a boca [meio] fechada.
A agua sai mas a poeira e pedrinhas não entram tão descaradamente.

Peças desalinhadas e furação torta é comum nas Defender, o descaso com o ferramental é incrivel e o pessoal do desenvolvimento a muito não cuida de mais nada e os defeitos acabam virando listas.

Bom... ao menos sabemos onde estão os gatos e quando vão dar pau!!

Já pensou ter um Porsche? , seria terrivel! , fazer o que num carro desses?eehehe??
Grande abraço

batiati
05/03/2014, 11:58
que carnaval agitado heim?

Na sexta-feira ao sair pro trabalho de manhã, minha embreagem estava completamente baixa!
Deixei o carro na garagem e de tarde ao chegar em casa fui ver o que poderia ser ... muito chateado pois eu pretendia viajar no dia seguinte, sábado de carnaval com a Land ...

A sexta-feira à noite foi bem agitada mesmo, não notei vazamento nem nada estranho com os cilindros; sangrei a embreagem e apenas desconfio que o zé-mechânico colocou DOT3 no sistema.

Completei com DOT4 e sangrei novamente pra limpar ... repeti mais uma vez pra eliminar vestígios de DOT3 e na última deixei apenas sair uma boa quantidade pra eliminar o ar e pronto. A embreagem voltou ao normal (dura como em qualquer Defender)

Nessa feita eu aproveitei para fazer a limpeza dos dutos da admissão do post anterior.
Deixei tudo limpo e o silicone secando da noite pro dia ... a montagem foi no sábado de manhã, pude pegar a estrada conforme os planos só com um mínimo atraso e foi até bom pois peguei bem pouco trânsito.

É isso que chamamos de "confiabilidade" ... o carro na sexta estava completamente sem embreagem e no sábado de manhã pronto para viajar até o Alaska (!!!! tudo bem, eu fui só até Visconde de Mauá e Bocaina de Minas !!!!)
Só levei um tubo reserva de DOT4, pois "vai que"

Já pensou ter um Porsche? , seria terrivel! , fazer o que num carro desses?eehehe??

Nem me fale em Porsche ... o meu VW já é entediante!

Abraços!

CGAUER
05/03/2014, 13:44
Turma, o dreno em Y (com 5 furinhos) tem uma membrana. Se o de vocês não tiver, foi perdido.

Atenção quanto a carcaça do filtro de ar; todas as suas costuras/emendas no lado "sujo do suporte metálico" costumam deixar água passar em algum ponto. É importante vedar todas elas.

Silicone não é recomendado, resseca e cai. Melhor partir para cola de pára-brisa.

Eu sou contra o snorkel, prefiro levar um tubo que vai direto na turbina em caso de travessias. O snorkel só vale se o carro for imerso por pouco tempo. Se atolar ou a travessia for profunda e levar mais de 30 segundos, sempre acaba entrando ar na admissão "entupindo" o filtro e finalmente parando o carro ou eventualmente calço hidráulico...

Para usar em apenas 0,00000000001% dos momentos, o snorkel traz malefícios demais para o uso do carro.

Um Defender original com suspensão em dia pneus originais, passa tranqüilamente por 1m de água.

Abs

Clemente

bello
05/03/2014, 17:25
Clemente, o snorkel não serviria também para pegar ar mais limpo para o motor em estradas de terra por exemplo?.
Abs
Sergio

André Sheffer
05/03/2014, 19:55
Outra pergunta Clemente,... Existes snorkel que vem direto de fábrica e ou todos são colocados posteriormente? Se sim,... Eles não seriam mais bem vedados? E consequentemente aptos a ficarem mais tempo submersos...?

abs!

batiati
06/03/2014, 08:37
Existes snorkel que vem direto de fábrica e ou todos são colocados posteriormente? Se sim,... Eles não seriam mais bem vedados? E consequentemente aptos a ficarem mais tempo submersos...?

Olhando pelo catálogo de peças LR, só os 200tdi tinham snorkel original.
Pela imagem abaixo eles apresentam os mesmos problemas de vedação discutidos aqui, são inclusive denominados despretensiosamente como "tomada de ar elevada" (raised air intake)

453654

Concordo com o Clemente, a relação Custo X Benefício é muito desfavorável, ainda mais se o snorkel começar a estrangular a tomada de ar.

Abraços!

Marado
06/03/2014, 09:11
...só os 200tdi tinham snorkel original.

Não só. Os 300, Td5 e Puma também tem original. Maestrelli tem instalado. É uma peça inteira, sem partes/emendas.

453674 453675 453679

Rafael, só tem uma vaga na pousada véio. Agiliza.

CGAUER
06/03/2014, 12:16
Infelizmente todos os snorkels são ±....

Sim, eles ajudam a respirar ar mais limpo, mas só vale se for realmente bom, com tubulação de generoso diâmetro.

O original, modelo Camel, é fabricado pela Masai, mas a vedação onde passa pela parede da carroceria é ruim, o tubo não encaixa direto como no Safari e ainda mantém o Y dentro do cofre do motor, que não garante a vedação total contra entrada de água.

Existe o Mantec, hoje instalados nas Puma, que por sua vez tem uma caixa de filtro de Ar que não tem vedação suficiente para travessias, por falta de pressão na vedação da tampa.

O Safari é excelente, mas também mantém o Y e assim como o original prejudica a passagem do Defender em trilhas apertadas.

O Fabrico, "Made in Brazil", por outro lado é o melhor que existe, fica instalado sobre o pára-lama esquerdo e inutiliza o Y, mas como desvantagem tem a organização das mangueiras, que não fica muito elegante.

Todos por sua vez tem o problema de ainda utilizarem suporte original do filtro de ar que é cheio de furos na parte suja, além de permitir entrada de agua pela rosca e furo do parafuso da tampa. O bico de pato também é bastante ruim, e sua vedação junto a solda de ponto é precária.

Em resumo, assim como 99% das pessoas instalam o snorkel, o Defender vai cruzar sim um rio profundo, mas se levar muito tempo a mínima quantidade de água que é comum entrar, vai começar a comatar o filtro até o ponto que o motor perde a força e começa a soltar fumaça preta e depois branca até finalmente parar.

No meu entender, se é para ter snorkel, que seja 100%, como acontece nos veículos militares.

Neste vídeo (a partir de 14:30) dá para ver uma D3 começando a ter o filtro encharcado, mesmo com Snorkel:

???????? ?????? ?? ?17, ??? ??? ??????? Discovery 3 - YouTube (http://youtu.be/0_wCQ5amb1Q?t=14m42s)

E aqui um Defender com o motor soltando fumaça branca, ou pela entrada de ar ou pela perda de compressão em razão de calço hidráulico.

https://www.youtube.com/watch?v=53PumbeAImI

Se for para ter snorkel, tem que ser bem feito.

Este vídeo mostra um excelente snorkel, não fosse o fato do milico não estar enxergando e respirando mais nada...

https://www.youtube.com/watch?v=-BtN5x_Jcro

O custo de uma travessia profunda é tão alto, o sistema de snorkel precisa ser tão bom, que prefiro ficar no original sem nada...

Passou do capô, entram na fila as coisas que vão pifar no curto e médio prazo:

1) Alternador (rolamentos)
2) Arranque
3) Ventilador da cabine
4) cubos de roda
5) munhões
6) água no tanque (se não tiver prolongado o respiro)
7) óleo do diferencial traseiro (se não tiver prolongado o respiro)
8) rolamentos dos tencionadores das correias auxiliares

etc... etc...

Sei não...

Abs!

Clemente

henrique wamser
06/03/2014, 14:14
da pra ver pela fumaça, que a 90 da ponte engoliu agua, expeliu depois que a correnteza a levou para o raso.
ja aconteceu comigo, eu achava que o snoekel estava bem instalado.
ainda bem que o 300 tdi tem esta facilidade...cospe fora e vc pode viajar 1000 km em seguida.
desde que, e claro, nao aconteça o calço hidraulico :concordo:
no meu caso, o filtro enxarcou e o motor morreu e so liguei depois de tirar fora do rio, subi a serra de volta sem fltro, a 100km/h :pipoca:

Luciano Valois
06/03/2014, 22:45
Pessoal, estou querendo retirar o snorkel da minha 90tinha.
Qual a peça que preciso comprar para reativar o sistema de captação de ar original??
Sei que tenho que ter a grade plástica que vai na direita do para-lamas. Se que precisa de outra peça mas não sei qual. Alguém poderia dar um help ai por favor???
Valeu rapaziada.

Luciano.

Luciano Valois
07/03/2014, 00:47
Concordo com o Clemente, a relação Custo X Benefício é muito desfavorável, ainda mais se o snorkel começar a estrangular a tomada de ar.

Abraços!

Como saber se o bendito snorkel está estrangulando a tomada de ar???
Estou pensando seriamente em retirar o snorkel da minha 90tinha, para meu uso atual, ele está lá apenas como enfeite, já comprei a viatura com ele, mas muitas vezes já pensei em me livrar do dito cujo.

Luciano.

carlosth
02/06/2014, 17:24
Como saber se o bendito snorkel está estrangulando a tomada de ar???
Estou pensando seriamente em retirar o snorkel da minha 90tinha, para meu uso atual, ele está lá apenas como enfeite, já comprei a viatura com ele, mas muitas vezes já pensei em me livrar do dito cujo.

Luciano.

Eu retirei o meu Luciano!

Melhorou inclusive o consumo. Ganhei 1km/litro na médio com isso...

Luciano Valois
04/06/2014, 19:47
Eu retirei o meu Luciano!

Melhorou inclusive o consumo. Ganhei 1km/litro na médio com isso...

Carlos, também pretendo fazer isso, quais peças precisou para deixar o sistema original??? A grade lateral e o que mais??
Importou as peças?? Valeu.
Luciano.

AAssis
04/02/2015, 11:45
ressuscitando ... rs