Ver Versão Completa : DANA 44 - desmontagem
Pessoal...
estou esperando um bloqueio meu chegar dos EAU... um Power-Lok da Dana... e gostaria de saber se é complicado desmontar o diferencial para colocar o bloqueio... É um Dana 44 com 19 estrias de Maverick...
Minha dúvida é depois que desmonto toda aquela parte do freio... aquele espelho... a ponta de eixo sai fácil ou ter que bater bastante nela para ela sair!?!? Ou outro método?!?!
Sds,
leopoldo
18/10/2005, 16:21
Veja na área de downloads no manual de manutenção do jeep, a parte dos eixos DANA.
1º é complicado: leia o roteiro no manual.
2º precisa de ferramental especial de: expansão de carcaça, medidor de profundidade de pinhão, relógio comparador, micrometro, torquímetro, etc...
3º a ponta sai fácil com ferramenta apropriada - sacador de impacto
4º precisa inspecionar a ponta de eixo para ver se não está trincada em baixo do rolamento : magnaflux
1º é complicado: leia o roteiro no manual.
4º precisa inspecionar a ponta de eixo para ver se não está trincada em baixo do rolamento : magnaflux
Amigo vc eh de SJC... quem faz isso a um preço bom?? Marquinho???
Tem alguma retífica que tem magnaflux em São José??
Sds,
leopoldo
18/10/2005, 17:50
1-Amigo vc eh de SJC...
2-quem faz isso a um preço bom??
3- Marquinho???
4-Tem alguma retífica que tem magnaflux em São José??
1- Sim.
2- Não sei.
3- Nunca ouví falar
4- Não sei. Só procurando saber.
Beto Lacerda
18/10/2005, 20:37
dart73, se quiser trazer p/ SP leva na RC 4x4 que o Rodrigo ta craque de dana 44
[]'s
dart.
Meu piteco...
Não precisa de ferramental especial nenhum... o Leopold :mrgreen: :mrgreen: trabalha na filian tupiniquim da nasa.... :mrgreen:
Seguinte..arranca os parafusos e tira fora os semi eixos, tira os 4 parafusos dos mancais (preste atenção na posição de montagem) e com duas espátulas (apoiando cuidadosamente na coroa) alavanque o diferencial fora. Tire os rolamentos na oficina da esquina (prensa) e ponha no seu bloqueio, tire a coroa e ponha no seu bloqueio e remonte tudo... arrume um torquímetro e aperte os mancais (observe aquela posição de montagem..os números puncionados tem que bater...) de novo, recoloque os semi-eixos feche a tampa do diferencial, ponha óleo e vai pra trilha... :concordo:
[]`s
Dart,
Muito cuidado na montagem do conjunto Pinhão&Coroa. :pensativo:
Um ajuste mal feito pode danificar um dos componentes (ou os dois), dai vai pro saco o conjunto e você vai ter que morrer com, no mínimo, outro P&C, sem falar na mão-de-obra. :putz: :putz:
Mas você pode pensar: "se só vou tirar a Coroa, adaptar o bloqueio, e colocar de volta, por que vou me preocupar com a regulangem do P&C??". :roll: :roll:
Dai eu respondo: já que vai abrir o diferencial inteiro, é imprescindível verificar essas folgas, principalmente depois de montado o bloqueio. Uma folga dessas, se não bem inspecionada, pode com o tempo mandar todo o diferencial pro espaço. :cry: :cry:
Conselho: se não sabe, manda pra alguém especializado fazer. Economia no diferencial sai beeeem caro quando se faz o que não sabe.
Ah... outra coisa. Você já abriu o diferencial antes, como estão os rolamentos?? Se nunca fez isso, se prepara que a maioria deve ser standard e podem estar comprometidos. :roll: :roll:
[s] precavidos,
Alessandro Henrique
19/10/2005, 09:34
Para os aventureiros de diferencial, recomendo que se utilize as ferramentas adequadas bem como que siga os criterios necessarios para a montagem, descritos no manual de manutencao.
Nao esqueca inclusive, de providenciar um jogo de calcos extras (shims) para auxiliar nas medicoes e nas compesacoes a serem feitas. Eh improvavel que os calcos atuais sirvam para o novo bloqueio.
Esse assunto ja foi discutido em topicos anteriores, efetue uma pesquisa para maiores informacoes.
Sds.
Tô falando... o pessoal morre de medo dum diferencial !!! :parede: :parede: :parede:
leopoldo
19/10/2005, 11:27
Não é medo.
É critério. Tem o certo e tem o errado. Nosso conselho é : faça o certo
Vocâ já viu uma carcaça rachar no meio e o eixo se separa em 2 ?
equipeminas4x4
19/10/2005, 16:55
Nem eu...
Sa_Mourao
19/10/2005, 17:00
O q seria magnaflux ? :pensativo:
Algum reflexo novo pra cabelos ? :mrgreen:
Não mistério nenhum colocar um bloqueio ! Tanto q eu mando fazer isso no meu mecânico ! :mrgreen:
[ ]s
Sa_Mourao
19/10/2005, 17:02
Nem eu...
2x
Sergio Rocha
19/10/2005, 17:16
diferencial come criancinhas.....
[]'
equipeminas4x4
19/10/2005, 17:20
e fadinhas tb....
Alessandro Henrique
19/10/2005, 17:29
Magnaflux e um equipamento utilizado para inspecao de componentes mecanicos atraves de ensaio nao destrutivo mediante o emprego de particulas magneticas tendo como finalidade a deteccao de trincas.
Montar conjuntos mecanicos ou simplesmente empilhar pecas eh a coisa mais comum que tem, qualquer um faz isso no fundo do quintal e para tanto nao precisa pensar muito. Agora, fazer a coisa certa com qualidade de modo a evitar danos ao equipamento e fazer com que o mesmo tenha uma vida longa, nao eh a coisa mais simples que existe. E para isso ha necessidade de haver criterio, para isso servem os manuais e especificacoes, pode parecer exagero mas isso inclusive contempla situacoes de seguranca. Aos olhos dos ceticos, muita coisa do que eh dito ou mencionado nao faz o menor sentido ate por que, nao possuem condicoes de entender o que ocorre.
Sds.
leopoldo
19/10/2005, 18:36
O q seria magnaflux ?
leia o tópico "cuidado, seu eixo semi-flutuante pode matar"
e veja meu álbum que você vai entender bem de leve.
Dennis Figueiredo
19/10/2005, 18:59
[]'
hauhauhaua......... precisava rir um pouco :concordo: :lol:
vlw velho tarado :concordo:
Sergio Rocha
19/10/2005, 20:24
[]'
hauhauhaua......... precisava rir um pouco :concordo: :lol:
vlw velho tarado :concordo:
come de garfo e faca.Igual o bicho papão.essa foi a referencia que eu fiz.Vcs que só pensam merd@.
Falando serio, diferencial é simples desde que vc tenha um relogio comparador para medir a folga do cjto coroa e pinhão.Fora isso é loteria pode moer rapidinho. Isso que o mestre Leopoldo está falando é a mais pura verdade.E não esqueça do torquímetro tb.
[]'
Sergio Rocha
19/10/2005, 20:27
e fadinhas tb....
Gostou da minha fadinha ? Vc quer que eu te de uma fadinha ?
[]' :lol:
Eduardo Velo
19/10/2005, 21:38
Tô falando... o pessoal morre de medo dum diferencial !!! :parede: :parede: :parede:
Stephan , montar e rodar é uma coisa , montar e durar é outra ...
Diferencial realmente não tem segredo , mas se não ficar de acordo com o manual a durabilidade fica comprometida com certeza ...
Conhenço mecas que mexem com diferencial e só 1 tem ferramental completo . Alguns mecas , antigos claro , sabem de cabeça os calços de cada carro ...
[]s ...
Opa...pera aí...
Os caras estão falando de D44, aqueles que tem em média 20 anos e devem ter sido desmontados no meio do mato já umas boas vezes cada um..
Ninguém tá falando aqui de diferencial de F1 (se é que tem isso)
pensem um pouco...magnaflux, relógios comparadores etc etc etc. mas tudo bem..eu explico.
Monta-se o pinhão com os calços de modo que ele fique justo, mas não preso.
tudo muito limpo e desengraxado.
Com uma tinta (que eu esqueci o nome) mas que o pessoal de usinagem usa pra marcar peças, pinte os dentes da coroa. monte a coroa e aperte com o torque correto os parafusos do mancal.
Gire o diferencial com a mão até que a tinta nos dentes fique marcada. A regulagem correta é quando a marca é central e uniforme na coroa, perceba isso como uma área maior de contao, não nas extremidades, mais central.
Caso seja necessário talvez voce tenha que tirar opinhão de novo e alterar a colocação dos calços...
quando vc acertar, monte tudo, aperte bem os parafusos e não esqueça de colocar óleo..
Fazendo isso te garanto que:
Vc fez melhor que 99,9% dos mecânicos do Brasil
Vc sabe que seu dif está ok
Se algo acontecer a culpa é só sua.
Ah! caso seu diferencial exploda em 2 ou mais partes... não esqueça de postar as fotos, pos muitos aqui nunca viram isso !!! :concordo:
fui.... (fazer um curso sobre diferenciais velhos, amassados e sujos)
Sa_Mourao
20/10/2005, 08:28
O q seria magnaflux ?
leia o tópico "cuidado, seu eixo semi-flutuante pode matar"
e veja meu álbum que você vai entender bem de leve.
Sim, agora lembrei dessa história !
Mas acho q essa frescura seria + indicado pra carros de Stock e não pra jipes comuns q rodam em estradas a 60km/h ou fazem trilhas só d vez em quanto! :pensativo:
Eu nunca q vou torrar dinheiro nisso ! Mas vale a dica pra quem tiver afim ! :discordo:
[ ]s
Eduardo Velo
20/10/2005, 08:37
Só completando as instruções ...
Para qqer diferencial existe uma medida padrão da cabeça do pinhão até a base de fixação do rolamento da cx satelite , na cab. do pinhão vem um numeral em cent. de polegada = 0 , ou +1 ,ou +2 , ou -1 , ou -2 ... esse numeral é qto deve ser afastado ou aproximado o pinhão da coroa pelo padrão usando calços na parte interna do pinhão , o ajuste de folga é feita com calços na parte externa ...
Por isso é importante verificar os calços na parte interna do pinhão na desmontagem e acompanhar o numeral , por ex. se tiver com -1 no que vc tirou e +1 no que vc vai colocar , a diferença = 2 cent. de polegada - vc coloca 2 cent. de calço na parte interna e ajusta pela parte externa e nem precisa da medida padrão ...
[]s ...
Se não for retirar o pinhão, não tem porque medir a profundidade dele.
Abraços,
leopoldo
20/10/2005, 18:30
http://web.telia.com/~u60113744/diff/DSC02296.JPG
Alessandro Henrique
21/10/2005, 06:05
Seguem mais exemplos:
Alessandro Henrique
21/10/2005, 06:07
Mais uma:
Nooossaaa!!!
A partir de hoje só mando meus diferenciais na oficina mecânica. Acho que vou mandar naquela do "Zé Gordo"...assim fico beeem mais tranquilo.. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Fiquei impressionado com o estado do rolamento...da próxima, não esquece de por óleo!!!! :concordo: :concordo: :concordo:
O Diferencial Gringo ficou bem estragadinho... será que tem recuperação? :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Galera tô sarcástico porque vcs a todo custo tentaram dissimular um colega jipeiro a em vez de encarar o desafio, mandar seu diferencial a uma oficina mecânica. Um fórum técnico serve para se aprender. Se fosse o caso seria melhor abrirmos um banco de dados das superhypermegablaster oficinas que vão cobrar MO de 1500 pra abrir o diferencial. Parem com isso, desçam do pedestal de "engenheiro" Não compliquem a vida dos pobres mortais. :roll: :roll:
[]`s abandonando o curso de engenharia a muuuito tempo
Alessandro Henrique
21/10/2005, 08:02
Ninguem aqui esta dissimulando e incentivando a abandonar a ideia de desmontar ou montar o eixo para qualquer que seja a finalidade. O que estamos tentando transmitir e mostrar atraves de figuras, eh que faz-se necessario haver criterio bem como ferramental adequado para nao haver duvidas quanto a qualidade do servico executado. E isso nao eh apenas para o eixo, vale para tudo. Justamente por ser um forum tecnico, temos a intensao de chamar a atencao para estes aspectos. Esta certo que alguns fazem de qualquer jeito e outros executam o trabalho na base da tentativa e erro desmontando e montando trocentas vezes para achar a posicao correta, e haja tinta. Cada um eh livre e faz o que quer com a sua viatura embora determinadas intervencoes colaborem para o risco de outros pobres coitados nas proximidades.
O eixo que detonou os rolamentos possuia oleo e embora muitos achem, o mesmo nao pode fazer milagres. O rolamento foi danificado por pre-carga excessiva na montagem.
A quebra do pinhao foi uma coisa bem interessante pois a viatura que estava empregando o eixo capotou devido ao travamento subito da caixa de satelites, por sorte o motorista sobreviveu, embora bastante machucado.
Sds.
Sa_Mourao
21/10/2005, 08:31
Tah resumindo, quem montou esse diferencial é muito coió !
Tah parecendo q esse diferencial só tomou porrada na vida ! Uso indevido, foi dado muito tranco !
Então mande o bloqueio em uma oficina que tenha crédito em sua cidade, fale com outros jipeiros.
E se sobrar um tempinho vá no cabelereiro e faça um magnaflux ! :mrgreen:
Vai ficar biitu !
Abrasssss
...porque vcs a todo custo tentaram dissimular um colega jipeiro a em vez de encarar o desafio, mandar seu diferencial a uma oficina mecânica...
Tá... então vamos mudar o discurso...
Vai nos camelôs da Florêncio de Abreu, compra meia-dúzia de chave "Made in China" e manda brasa. É só soltar uns 30 parafusos, tirar a coroa, montar o bloqueio, encaixar tudo de novo, apertar tudo, colocar óleo e andar (isso se conseguir).
Tá melhor assim... :roll: :roll: :roll:
Ninguém aqui está desistimulando alguém. O pessoal está expondo - na melhor das boas-intenções - a forma correta de se fazer o serviço. Como muitos outros também o fizeram de forma menos "detalhada". Cabe agora ao cabra decidir qual caminho ele deve seguir. :concordo: :concordo:
[s]
Eu tenho medo de diferencial. Nem vou na garagem a noite, pois tem uns 06 diferenciais lá. E dois são do carro do Régis, esses aí são os mais bravos............
Abraços,
Eu tenho medo de diferencial. Nem vou na garagem a noite, pois tem uns 06 diferenciais lá. E dois são do carro do Régis, esses aí são os mais bravos............
Abraços,
Ó Bill. tenho respeito por você, mas eu tô tentando ser sério, as coisas não podem ser tratadas desse modo e você é tido com (cert) respeito por aqui. desse jeito não dá. Revise sua posição e seja mais sério.
equipeminas4x4
21/10/2005, 10:23
Abraços,
Ó Bill. tenho respeito por você, mas eu tô tentando ser sério, as coisas não podem ser tratadas desse modo e você é tido com (cert) respeito por aqui. desse jeito não dá. Revise sua posição e seja mais sério.
Cuidado com esta revisão.... Precisa ser feita por profissionais devidamente capacitados, com ferramental adequado. Imprescindível uso de Magnaflux.
[]´s
ó outro que não tem respeito... Não misturem o que aconteceu em Joinville com as outras pessoa do forum que não tem nada a ver com a babaquice que vcs aprontaram.
Eduardo Velo
21/10/2005, 10:25
Fala Marcelo , td blz ??
Na Florencio tem ferramentas muito boas a preço bom mesmo , kkkk ... qdo vou pra la , passo o dia ...
Stephan , é até simples mexer com diferencial sim ... mas tem o básico que é deixar o pinhão justo , rodando livre sem folga e a marcação dos dentes Coroa/Pinhão tem que estar igual o manual ... . Ficando assim ta tudo certo ...
Essas peças de diferencial quebradas nas fotos é justamente pra mostrar o que acontece se os ajustes não fiacrem de acordo ...
Isso é um incentivo pra fazer tudo como manda o figurino , não é pra desanimar ninguém de mexer não , esse forum é de quem mete a mão na graxa mesmo , eu ja fiz muito trampo imprimindo as aulas dos mestres de plantão por aqui ...
]s ...
equipeminas4x4
21/10/2005, 10:30
ó outro que não tem respeito... Não misturem o que aconteceu em Joinville com as outras pessoa do forum que não tem nada a ver com a babaquice que vcs aprontaram.
Q babaquice vc tá falando???? Não fui chamado pra fazer essa babaquice, vcs são soda heim???
[]´s
desçam do pedestal de "engenheiro"
Pô Stephan assumir limitações e humildade não são matéria de faculdade, são matérias da escola da vida, essa sim.............
Sou engenheiro mas mesmo assim ontem, abri o meu motor de arranque no martelo e talhadeira sem dor na conciencia e remorso 8) 8) 8)
equipeminas4x4
21/10/2005, 10:42
Engenheiro é tudo babaca....
[]´s
equipeminas4x4
21/10/2005, 10:50
Como é bom ser um babaca..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[]´s
Sa_Mourao
21/10/2005, 10:54
Vai parar de agitar ?
Vai trabalhar !
A partir de hoje só mando meus diferenciais na oficina mecânica. Acho que vou mandar naquela do "Zé Gordo"...assim fico beeem mais tranquilo..
Comecei a mexer no motor do meu carro assim... primeiro porque o orçamento era limitado... segundo por ser um hobby... e se é um hobby.. não tem graça mandar os outros fazerem por você... e como o negócio é seu.. vc faz com mais capricho.... e com mais atenção... então na grande maioria das vezes vai ficar mais bem feito que se você mandar em qualquer oficina...
Galera tô sarcástico porque vcs a todo custo tentaram dissimular um colega jipeiro a em vez de encarar o desafio, mandar seu diferencial a uma oficina mecânica. Um fórum técnico serve para se aprender. Se fosse o caso seria melhor abrirmos um banco de dados das superhypermegablaster oficinas que vão cobrar MO de 1500 pra abrir o diferencial.
Sim... eu postei esse tópico... porque sou um adepto do DIY (Do it yourself) ou faça você mesmo... tudo eu quero fazer sozinho... tanto que comecei a mexer no motor do carro... preparar;;;; tirar cavalaria dele;; na verdade preciso confessar que não sou jipeiro.... sou veoiteiro.... ou melhor... dojeiro.... e se vim aqui perguntar para vocês é porque pensei que vocês botavam a mão na graxa... hoje meu carro roda com uma injeção... 8 bicos... a injeção toda feita em casa... tudo... controlo o carro todo pelo notebook... então essa é a idéia.... fazer o máximo possível sozinho... sem nunca desvalorizar o trabalho dos profissionais da área...
Parem com isso, desçam do pedestal de "engenheiro" Não compliquem a vida dos pobres mortais.
Sou engenheiro... não sou nem engenheiro mecânico.. e entro de baixo do carro... me sujo inteiro de óleo e graxa... realmente esse comentário não tem muito sentido.... claro que tem uns caras chatos.... mas isso é da índole do cara... e não tem a ver com a faculdade que ele pode cursar..
Isso ae.. abraço para todos.... e creio que eu vou encarar o diferencial sim.;...
Sds,
MOPAR or NO CAR !!!
Boa Dart...
V8 não é privilégio de carro de corrida..
Além do jipe, tenho um cobra na garagem que vai ser montado ainda.
Quando falei dos engenheiros..falei dos que se encondem atrás dos CAD`s da vida e manuais técnicos... Existe a Técnica, a ficção (mundo perfeito da técnica) e a realidade.
na realidade...Brasil aqueles que tem um mínimo nível de instrução e boa vontade de ler e aprender (quando digo ler, falo do fórum por ex.) vão adiante.
Vai fundo.. precisando.."tamu aí!" :concordo:
leopoldo
21/10/2005, 11:28
...Um fórum técnico serve para se aprender....
é por isso que aqui as informações são as mais completas possíveis :dance:
... desçam do pedestal de "engenheiro" ....
desde quando montar e desmontar corretamente é função de engenheiro? :?:
ninguém está projetado coisa alguma aqui. :stop:
isso tudo é tarefa de mecanico.:concordo:
.... abandonando o curso de engenharia a muuuito tempo....
Se o seu ideal é ser Capitão Marreta............... :parede: :putz:
Fala Marcelo , td blz ??
Na Florencio tem ferramentas muito boas a preço bom mesmo , kkkk ... qdo vou pra la , passo o dia ...
Fala Edu!! Certinho?
Concordo com você, lá é o paraíso das ferramentas!! Também compro muita coisa lá. :concordo: :concordo:
Eu me referi aquelas "made in china" vendidas nos camelôs. :wink: :wink: Aquelas não aguentam um aperto. :?
[s] ferramentados,
Dennis Figueiredo
21/10/2005, 11:38
http://community.the-underdogs.org/smiley/happy/lol.gif
http://community.the-underdogs.org/smiley/happy/yelrotflmao.gif
Dennis Figueiredo
21/10/2005, 11:39
http://community.the-underdogs.org/smiley/happy/lol.gif
http://community.the-underdogs.org/smiley/happy/yelrotflmao.gif
leovalle
21/10/2005, 13:29
tenho um cobra na garagem que vai ser montado ainda.
:putz:
Senhores,
Tirem as crianças da sala.
[]'s
GuTo_Cerulli
24/10/2005, 00:22
tenho um cobra na garagem que vai ser montado ainda.
:putz:
Senhores,
Tirem as crianças da sala.
[]'s
Meu senhor....ADI, ainda bem que agora você mora em uma casa...se não ia ligar o V8 no apartamento...não sei onde ouvi isso... :twisted:
[]'s
GuTo_Cerulli
24/10/2005, 00:30
Agora sobre o tópico:
Se você tem ferramentas, boa vontade, critéio e habilidade, vai em frente e tenta...já teve dicas boas aqui...
O pessoal se matou, ficou atacado, mas, não sei quantos aqui realmente põe a mão na graxa.... :twisted: Conheço alguns deles e tenho certeza que fazem um serviço bacana com as prórpias mãos, e outros ainda acreditam na oficina do Zé Gordo... :roll:
Vá em frente, siga o bom senso (e se tiver um manual é bom... :mrgreen: ), seu servço vai ser mais criterioso que muito zé barnabé por ai...Ah! Nada sai da minha garagem pra fazer serviço fora, a não ser que dependa de alguma ferramenta específica...
[]'s
Sergio Rocha
24/10/2005, 22:00
Mais dois dedinhos.
Tem muito mecanico, que mete a mão na graxa, e que só faz merd@.( a maioria)
Se meter a mão na graxa fosse o suficiente, eu seria um genio em mecanica. :mrgreen:
[]' :pensativo:
Cláudio Ferro
26/12/2018, 09:32
Bom dia pessoal, quanto sai em média a mão de obra para desmontar um diferencial Dana 44 SPICER e depois que trocar as peças necessárias montar e regular tudo?