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Ver Versão Completa : Suzuki Jimny 4sport Vale a pena?



Thales Rezende
12/07/2013, 01:55
Fala pessoal, tenho um jeep wrangler TJ e já fui gaioleiro por muito tempo, recentemente estamos pensando em comprar mais um off road aqui pra casa. Andei olhando a versão nova do jimny 4sport que parece ser a versão "oficial" da quele pacote by DDS que era oferecido para os HR. Bom, a questão é, ando de fora de estrada a um tempo e queria perguntar a vocês algumas dúvidas que surgiram com o jimny e que não consegui sanar-las mesmo após o test drive e pesquisas on-line. A primeira questão clara é se esse motor de 85hp aguenta o tranco de trilhas e de puxar algo como uma carretinha levemente carregada. Outra dúvida é sobre a estabilidade do carro, aparentemente o entre eixos é extremamente curto e o fato de levantar-lo com pneus maiores me deixa cético sobre a dirigibilidade em médias velocidades. Outro fato que andei buscando foi sobre as especificações dos diferenciais, por acaso alguém sabe qual é o modelo? E se é possível colocar bloqueios sem riscos de falha? Digo porque observei a carcaça dos mesmos e parecem ser bem menores do que um dana 30 por exemplo. Bem por fim gostaria de saber quanto o pessoal tem feito de consumo na cidade e se esses salgados 61mil realmente valem a pena para o que o carro oferece. Abraços e muito obrigado!

Cocatriz
12/07/2013, 10:53
Eu consigo sanar só algumas dúvidas. Mas geralmente quem tem Jimny é meio apaixonado e então não é muito confiável.

Os 85hp dão conta da trilha, mas ele não vai aguentar mudanças muito pesadas, o motor novo é VVT e dá um pouco mais de torque em baixa rotação, mas eu estou falando em trilhas medias e leves, não tenho experiência em trilhas pesadas.

Sobre a Carretinha eu não consigo te dizer, não puxei nada com o meu, mas tem umas informações sobre limite de peso no manual, se ninguém postar algo a respeito, eu reproduzo para você o que tem nele.

Sim o entre-eixos é curto mesmo, o que é uma vantagem para ele em montanhas, ele sobe onde muitos outros não conseguem ou raspam o fundo. Eu também não tenho experiência em alterações pesadas no veículo, mas rodo com BF MUD 215/75/R15 e não sinto problemas na estabilidade até 120km/h, acima disso eu acho que o Jipe fica meio bobo. O Pessoal com os 205/75/R15 Dueler H/T dizem que chega até 130km/h sem perder a estabilidade. O Mais lerdo que eu lembro de ter lido no forum era algo em torno de 80km/h.

Sobre os diferenciais eu não tenho informações técnicas, mas sei que tem bloqueio Kaiser na medida dele. E ele fica encapetado bloqueado, no meu projeto longo termo é ter os dianteiros bloqueados.

Eu tenho feito 8 a 9 km/L em BH num trecho curto, mas os relatados no forum variam entre 7km/l e 13km/l.

Aqui vem a parte da paixão, Aparentemente os Brazucas estão mantendo a mesma qualidade dos japoneses temos um tópico com uma longa, longa discussão sobre isso, mas vou resumir pra você os pontos relativos ao 4Sport.

Todo Jimny tem:
Direção hidraulica progressiva.
Ar condicionado.
Vidros Elétricos.

Os diferenciais do 4Sport são ( lembrando que a diferença do 4all pro 4 sport são cerca de 6k reais ).
- Suporte do Pneu traseiro reforçado.
- Buchas de 1" na carroceria ( Não sei se tem algo na suspensão, na carroceria é fácil de ver )
- Snorkel
- Pontos de ancoragem na Longarina
- Engate de bola escamotável
- Espaço para o engate na dianteira e traseira
- Parachoques menores dianteiro e traseiro.

Tem umas diferenças que são estéticas, mas acho que não é o que vc tá procurando mas se quiser ver eu postei detalhado aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/114233-jimny-nacional-o-que-mudou-elogios-e-criticas-76.html

Thales Rezende
12/07/2013, 20:03
Cocatriz agradeço as informações! Vou procurar algumas informações sobre os diferenciais! Acompanhei a discussão de vcs no post mencionado. Obrigado dês de já! Abraços!