alphatech
11/07/2013, 00:20
Além do problema com o regulador de pressão que levava a todos a condenarem a minha bomba inteira (4500 na LR), essa semana meu carro começou a apresentar problema intermitente no motor de acionamento dos sistema de balanço e potência do motor, o famoso atuador do coletor...
Bom... eu sou brasileiro e não desisto nunca....
Então desmontei os 2 atuadores esta tarde... foi rápido remover os 4 parafusos que os prendem ao coletor.... bem fácil, aliás.
Remover as tampas foi um pouco mais complicado.... mas, depois de 1h, estavam os 2 motores do atuador desmontados sob minha bancada.... completamente emporcalhados de óleo.
Bem, isso é o resultado daquela porcaria de CCV. Os motores do atuador ficam muito sujos e deixam de funcionar direito. Eu tava com switches danificados, trilhas danificadas... enfim.... e cheio de mau contato ocasionado pelo óleo e por sua gosma.
Usei podium pra limpar o que era possível, WD40 pra limpar a placa, e muito solvente em spray pra remover toda a sujeira dos componentes, motores, engrenagens... as caixas plásticas eu jogueui numa solução com CIF e detergente pra conseguir desengordurar...
Refeitas as trilhas, soldas de componentes e dos terminais, os 2 swicthes de cada placa voltaram a se comportar normalmente, e as informações sobem corretamente agora. Ainda não os montei definiticamente no carro, pois estou engenheirando algumas melhorias nos 2 atuadores pra evitar a entrada de óleo, bem como melhorar a questão mecânica do mesmo.
Em resumo: economizei quase 3 mil reais, pois a LR queria me cobrar a bagatela de 1800 no atuador de potência e 1200 no de balanço. Mesmo lá fora, investiguei via ebay e a peça original nova é em torno de 300 libras, ou seja, 1000 reais (porém o kit vem com os 2 atuadores). Aqui em Curitiba tem um cidadão que faz reparos no VIS e cobra 1000 reais em CADA um....
Tô quase pensando em abrir uma loja de serviços pra Freelander... eita carrinho complicado com pecinhas caras, viu...
Abs
Bom... eu sou brasileiro e não desisto nunca....
Então desmontei os 2 atuadores esta tarde... foi rápido remover os 4 parafusos que os prendem ao coletor.... bem fácil, aliás.
Remover as tampas foi um pouco mais complicado.... mas, depois de 1h, estavam os 2 motores do atuador desmontados sob minha bancada.... completamente emporcalhados de óleo.
Bem, isso é o resultado daquela porcaria de CCV. Os motores do atuador ficam muito sujos e deixam de funcionar direito. Eu tava com switches danificados, trilhas danificadas... enfim.... e cheio de mau contato ocasionado pelo óleo e por sua gosma.
Usei podium pra limpar o que era possível, WD40 pra limpar a placa, e muito solvente em spray pra remover toda a sujeira dos componentes, motores, engrenagens... as caixas plásticas eu jogueui numa solução com CIF e detergente pra conseguir desengordurar...
Refeitas as trilhas, soldas de componentes e dos terminais, os 2 swicthes de cada placa voltaram a se comportar normalmente, e as informações sobem corretamente agora. Ainda não os montei definiticamente no carro, pois estou engenheirando algumas melhorias nos 2 atuadores pra evitar a entrada de óleo, bem como melhorar a questão mecânica do mesmo.
Em resumo: economizei quase 3 mil reais, pois a LR queria me cobrar a bagatela de 1800 no atuador de potência e 1200 no de balanço. Mesmo lá fora, investiguei via ebay e a peça original nova é em torno de 300 libras, ou seja, 1000 reais (porém o kit vem com os 2 atuadores). Aqui em Curitiba tem um cidadão que faz reparos no VIS e cobra 1000 reais em CADA um....
Tô quase pensando em abrir uma loja de serviços pra Freelander... eita carrinho complicado com pecinhas caras, viu...
Abs