Ver Versão Completa : Motor Ford OHC 2.3 - Diferenças
robertofs
17/10/2005, 18:14
PessoALL :lol:,
Alguém saberia dizer o que difere o motor Ford OHC 2.3 do Maverick dos demais modelos (Jeep, Rural, F-75 e F-100) que sairam com esse motor? Pergunto porque o Maverick tem 99 cv a 5400 RPM e torque de 16,9 mkgf a 3200 RPM, enquanto que os demais modelos tem 91 cv a 5000 RPM e torque de 17 mkgf a 3000 RPM. É claro que essas diferenças fazem sentido, mas onde estaria essa diferença? Seria no comando de válvulas? :pensativo:
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Leandro Hergovic
20/10/2005, 08:51
Roberto,
O motor é o mesmo...o que muda em um calculo de torque e/ou potência neste seu caso é o coefiêciente de aero-dinânica, de atrito, peso(massa), e outros...no dinamômetro o torque é o mesmo para os dois motores...uma vez que esles tem o mesmo curso de trabalho, o mesmo diâmetro, a mesma taxa, etc...
E outra coisa....99CV(potência), na prática, tem muita pouca diferença para 91CV, dirigindo digo que não se percebe esta difierença. Assim como de 16,9 mkgf(torque) para 17mkgf...
Espero ter ajudado...
Falou...
chapolin colorado
20/10/2005, 13:44
Não é so isso o motor do Maverick utiliza um carburador de corpo-duplo e é ai a maior diferença de potencia e torque encontrados nestes dois motores.
O coef. de aerodinâmica neste caso não influi pois na época o que os manuais divulgavam era a potencia bruta ( a legislação permitia isso) ou seja a potencia medida no volante do motor e não nas rodas, como é feito hoje.
robertofs
21/10/2005, 09:23
Obrigado pelas respostas :concordo:
Eu consegui o manual de serviço para os utilitários e para o Maverick, e lá informam:
Utilitários
Potência: 91 cv a 5000 RPM;
Torque: 17 m.kgf a 3000 RPM.
Maverick
Potência: 99 cv a 5400 RPM;
Torque: 16 m.kgf a 3200 RPM.
Olhei atentamente todos os parâmetros, e a única diferença detectada foi:
Utilitários:
Diâmetro do êmbolo Std: Vermelho 95,961 - 95,976
Diâmetro do êmbolo Std: Azul 95,992 - 96,007
Maverick:
Diâmetro do êmbolo Std: 95,953 - 95,963
Eu suspeitava do comando, mas o ressalto é o mesmo. :?
Pode ser que o grau do comando em relação à polia tenha alguma diferença mínima. :pensativo:
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
leopoldo
23/10/2005, 10:46
Você viu se o manual se refere aos modelos a alcool ou gasolina ?
robertofs
24/10/2005, 10:08
Ambos a gasolina :concordo:
marcelo nunes
01/11/2005, 22:01
Atualmente a potência não é medida na roda, continua sendo no volante do motor.
A diferença é o método de medição, que no Brasil é pela a norma ABNT, similar à noma DIN e à SAE de 1982 em diante, medindo potência e torque LÍQUIDOS ou seja, com todos os agregados do motor montados (filtro de ar, alternador, bomba de água, bomba de óleo, etc.) e respeitando os parâmetros de avanço de ignição e distribuição originais.
A potência de 91/99 hp era medida pela norma SAE antiga, que media potência e torque BRUTOS, sem os agregados e com ajustes do ponto de ignição a cada 200rpm.
A diferença entre os motores de 91 e 99hp são essencialmente:
Carburador Solex SEIE duplo no Maverick x carburador Solex 40 EIS simples nos utilitários.
Avanço do distribuidor diferente ( diferenças na carga da mola e no pulmão do avanço a vácuo)
Se não me engano há uma diferença no ponto inicial de ignição, mas não encontrei minhas tabelas antigas de regulagem de motores para conferir.
Engels Kbça
04/11/2005, 17:01
Tive uma F-100,1977, equipada com esse motor e no manual indicava 99 cve não 91 cv.
marcelo nunes
04/11/2005, 20:11
O Maverick e a F100 usavam o mesmo motor, com carburador duplo e 99 cv brutos.
Os CJ, a F75 e a Rural usavam o motor de carburador simples, 91 cv brutos
Corrigindo o que informei acima, verifiquei as curvas de avanço e não há diferenças no avanço do distribuidor, que é idêntico nos dois motores.
O ponto inicial também é idêntico, 6 a 8° a 750 rpm.
Como o comando de válvulas é idêntico, assim como virabrequim, êmbolos, etc, a única diferença é o carburador.
marcelo nunes
20/12/2005, 02:17
Além disso, o que foi dito lá em cima, a respeito de aerodinâmica , etc, obviamente não tem nada a ver. Estamos comparando motores e não carrocerias.
Se os valores são diferentes é porque os resultados em dinamômetro são diferentes, portanto há diferenças nos motores.
Senão um mesmo motor teria potência diferente quando tirado de um carro e colocado em outro...
Olá pessoal. Primeiramente mil desculpas por reviver este tópico de muito tempo atrás. Adquiri uma F-100 1978 a pouco tempo e venho recorrendo ao fórum para tirar minhas dúvidas. Até agora não necessitei criar novos tópicos, sempre achei algum que já havia resolvido o problema. Dessa vez, porém, ainda não consegui e talvez o usuário robertofs (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/5671.html) consiga me ajudar. Estou atrás do manual de serviço dq F100 1978 (2.3 OHC) e não consigo encontrar de forma alguma. O manual do proprietário eu tenho, mas não ajuda em muita coisa. Vi que o Roberto disse que tinha conseguido o manual de serviço dos utilitários. Será que você poderia me dizer onde conseguiu estes, e se tiver em forma digital me passá-los?
Obrigado!
duiliobotelho
09/08/2016, 08:59
O Maverick e a F100 usavam o mesmo motor, com carburador duplo e 99 cv brutos.
Os CJ, a F75 e a Rural usavam o motor de carburador simples, 91 cv brutos
Corrigindo o que informei acima, verifiquei as curvas de avanço e não há diferenças no avanço do distribuidor, que é idêntico nos dois motores.
O ponto inicial também é idêntico, 6 a 8° a 750 rpm.
Como o comando de válvulas é idêntico, assim como virabrequim, êmbolos, etc, a única diferença é o carburador.
Oi Marcelo Nunes, vc ainda tem o manual de serviço ou manual do mecânico de onde tirou estas informações? Te pergunto porque estou começando o restauro de uma F-100-4 e estas informações me ajudariam muito! Sou de Santo André também... se não for abusar da boa vontade e souberem de um mecânico bom na região do ABC preferencialmente para fazer este motor, agradeço!!