Ver Versão Completa : Troca do fluido do radiador-hilux sw4-2001
calhiandro
02/07/2013, 16:47
Prezados vou trocar o fluído do radiador da minha hilux sw4 2001 que adquiri há pouco tempo, pergunto: eu mesmo posso fazer essa operação, ou é preciso levar em um especialista? É so soltar a mangueira de baixo? Qual seria o procedimento?
É um trabalho muito simples.
Sendo que a tampa do radiador é o ponto mais alto do circuito, não existem outros pontos de sangramento.
No anexo, a pagina do manual Toyota que explica o procedimento.
Grande abraço
Fabrizio
É fácil, mas na realidade tem 2 drenos. O passo a passo é o seguinte:
- Primeiro o motor não deve estar totalmente frio para a válvula termostática estar semi aberta. É só deixar o ponteiro sair do azul, mexer de leve para cima.
- Tire a tampa do radiador. Cuidado ao abrir, não é para ter pressão ainda, mas cuidado é sempre bom. Use um pano sobrando para todos os lados.
- depois abra o dreno na parte de baixo do radiador, se não me engano fica do lado direito, lá em baixo.
- Depois abra o dreno do bloco. Fica abaixo e um pouco para trás da BI. Tenho a página do manual da 1993, mas já troquei em uma 1998 (1KZT) e o dreno é no mesmo lugar. Acredito que a 2001 tb tenha este dreno. É um parafuso no bloco, meio pra fora, tipo com um pescoço, que não prende nada.
- Ambos os drenos não precisa tirar de tudo o parafuso, é só afrouxar até sair a água. Vai abrindo até perceber que não está aumentando o tanto de água que sai. Demora um pouco.
Se quiser ir enchendo o radiador algumas vezes com água só para lavar acho que é bom.
- Reaperte os dois drenos
- complete o radiador até a boca com solução própria, que é uma mistura de um líquido próprio e água destilada, de preferência. Eu estou usando uma original do MWM que é barata e bem concentrada,vai 1 a 2 litros para o sistema todo. Respeite a proporção da embalagem do produto.
- Complete o reservatório de expansão
- Recoloque as tampas, e funcione o motor. Deixe esquentar, depois deixe esfriar, abra o radiador e completa até a boca, se necessário. Complete o reservatório de expansão.
É isso ai!!
420095
Ezahn,
Para anexar figuras ao post vc tem que entrar no modo avançado para colocar a resposta e o anexo, se fizer através do modo resposta rápida ninguém conseguirá visualizar a figura anexada.
Um abraço, Delfim
Valeu Delfim, acho que agora vai!
420101
Amigo, exatamente como o Ezahn descreveu. Não tem mistério, serviço simples. Pode fazer sem medo. Delfim, vlw pelo esclarecimento da postagem das imagens, estava esbarrando no mesmo problema. []s
calhiandro
03/07/2013, 09:44
Amigos obrigado pela informação. Vou fazer o procedimento eu mesmo.
Grande abraço
Amigos obrigado pela informação. Vou fazer o procedimento eu mesmo.
Grande abraço
Se me permite uma sugestão, não mexa no dreno na parte de baixo do radiador.
Ele é de plástico e deve estar ressecado pelo calor e o tempo de vida, podendo quebrar ou rachar durante o manuseio.
Se ele rachar poderá ficar vazando.
É mais fácil afrouxar a abraçadeira que segura a mangueira inferior, soltando-a.
Terá o mesmo resultado.:concordo:
calhiandro
04/07/2013, 08:58
Se me permite uma sugestão, não mexa no dreno na parte de baixo do radiador.
Ele é de plástico e deve estar ressecado pelo calor e o tempo de vida, podendo quebrar ou rachar durante o manuseio.
Se ele rachar poderá ficar vazando.
É mais fácil afrouxar a abraçadeira que segura a mangueira inferior, soltando-a.
Terá o mesmo resultado.:concordo:
Eu já ia fazer desse maneira soltando o mangote inferior. A única coisa que ainda não sei, é onde fica localizado esse dreno que fica no bloco do motor, se alguém tiver alguma foto para poder mostrar agradeço. Disseram que fica perto da Bomba injetora, mas eu não entendo nada de motores a diesel, não sei onde fica localizada essa Bomba injetora!
Amigos obrigado pela informação. Vou fazer o procedimento eu mesmo.
Grande abraço
Amigo não esqueça de verificar o estado dos mangotes (mangueiras) e das abraçadeiras, hoje em dia tem umas de silicone próprias para radiador que ficam bem bonitas e tão resistentes quanto às de borracha, agora o ideal é fazer na máquina, pois ao mesmo tempo que limpa o sistema verifica-se possíveis vazamentos, o serviço sai barato, tem vários postos de Combustíveis que tem essa máquina, tenha cuidado no made in home, boa sorte!
calhiandro
04/07/2013, 11:26
Amigo não esqueça de verificar o estado dos mangotes (mangueiras) e das abraçadeiras, hoje em dia tem umas de silicone próprias para radiador que ficam bem bonitas e tão resistentes quanto às de borracha, agora o ideal é fazer na máquina, pois ao mesmo tempo que limpa o sistema verifica-se possíveis vazamentos, o serviço sai barato, tem vários postos de Combustíveis que tem essa máquina, tenha cuidado no made in home, boa sorte!
Herick, consultei aqui na minha cidade várias empresas que fazem limpeza, elas so mexem em carro pequeno. Quando digo que é camionete a diesel, eles falam que não mexem nesses carros. Ai fica difícil. Vou verificar tudo: mangotes, estado geral do radiador e válvula termostática.
vlwww
Herick, consultei aqui na minha cidade várias empresas que fazem limpeza, elas so mexem em carro pequeno. Quando digo que é camionete a diesel, eles falam que não mexem nesses carros. Ai fica difícil. Vou verificar tudo: mangotes, estado geral do radiador e válvula termostática.
vlwww
meu amigo a máquina é a mesma independente do tipo de VTR, preguiça desses mexânicos, procure outro menos preguiçoso, hehehehe
Leonardo Dic
04/07/2013, 20:36
cara eu tenho uma maquina dessa da Planatec, e sabe q na maioria dos carros diesel não é boa de fazer a limpeza com ela pois tem q ser com tds mangueiras conectadas e o motor diesel q se presa nem abre a termostática parado em ML, tem q esguelar pra abrir e como aí a viscosa acopla, ja venta um monte e esfria novamente, e com a termostatica fechada, a agua fica suja no bloco.
Uma boa solução é abrir o dreno do bloco como foi falado, e fazer a agua circular com uma mangueira na torneira, soltar as 2 mangueiras do radiador e lavar bem ele, se tiver ar quente, não esquecer de ligar, para limpar td aquela agua suja la dentro do aquecedor. Tirando a termostatica para inspecionar fica mais facil ainda de circular agua por td motor e limpar td.
Trocar as mangueiras ressecadas ruins. E se tiver mt enferrujado, pode se preparar q pode ocorrer de algum selo vazar, ou até a bomba dagua.
E nunca faço limpeza e saio viajar.
Olá pessoal.
Tópico interessante!
Tudo o que estou lendo neste tópico reforça o que já experimentei em outros carros: a troca do liquido de arrefecimento sempre vem com alguma consequência.
As vezes uma mangueira começa vazar, as vezes quem começa vazar é a bomba e por aí vai...
Estou chegando aos 40.000 km com o liquido absolutamente intacto, cristalino, vermelhinho e nunca tive que adicionar uma gota.
Vou fazer a troca em casa, com liquido Toyota, água distilada e, sendo que o liquido está como novo, sem lavagem nenhuma.
Acho estranho fazer questão de usar água distilada na mistura final com o aditivo e antes lavar o motor com água de mangueira.
Na minha visão, se o liquido é limpo, o motor é limpo e o radiador também, ponto final.
Mesmo assim, farei a troca num período sem previsão de viagens para poder verificar eventuais vazamentos antes de me encontrar sem água no meio da estrada...
Grande abraço
Fabrizio
Desde que fiz a drenagem no meu sistema e coloquei para rodar até a presente data sequer baixou uma gota, tudo OK ainda. Já rodei uns 3.000km sem qualquer anomalia.
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