Ver Versão Completa : Qual caixa de direção com melhor custoxbeneficio?
faustoangelini
14/10/2005, 11:32
PessoALL, tenho um CJ-5 74 com direção original, folga original, dureza original, etc.
Uso pneu 245 aro 16" e pretendo mudar a caixa de direção. Sei que existem inúmeros tópicos sobre isso aqui no forum, mas comecei a le-los e não pude decidir por qual caixa optar:
1. Do ponto de vista durabilidade (para fazer trilhas sem medo) o que vocês sugerem: opala hidráulica, VW mecanica, Maverick mecanica, ou outra??
2. Do ponto de vista custo vale mais a pena uma hidráulica ou uma mecanica já melhora em muito as manobras?
3. Do ponto de vista adaptação: qual é mais facil instalar?
Obrigado a todos desde já !!!
eu tava pensando em colocar uma direção hidráulica no meu cj5.
liguei para um cara daqui de bsb que faz e ele disse que faz hidraulica e semi-hidráulica. perguntei como era a tal semi-hidráulica e ele disse que era a de maverick. alguém conhece? :pensativo:
os preços que ele me passou foram hidráulica de omega [lt$ 2.500,00] e semi [lt$ 1.200,00]. alguém sabe me dizer se está caro? :pensativo:
cara, isso depende muito, tem muitas opções, e em todas alguns vão fala mal e outros vão fala bem
eu optei pela caixa do maverick, e antes de decidi, sugiro que tu teste alguns jipes com setores de direção diferentes(considerando que sejam resistentes e nao muito caras) e ve qual tu mais gosta
acho que é a solução
abraço!!
Vinicius_4x4
14/10/2005, 14:08
No meu jeep eu tenho a caixa do maverick. O jeep já veio com ela portanto tah lá :lol: . Ela não é ruim, não me queixo dela, porém um dos meus up-grade será uma direção hidráulica (isto num futuro um tanto distante :? ).
O esquema dela ser mais macia que a mecânica comum é que é necessário dar mais voltas no volante para que o pneu esterce por completo. Não sei se fui compreensível. Vou explicar de outra forma: no setor comum tu daria 2 voltas para as rodas virarem tudo para a direta, com o setor do maverick tu vai dar 3 voltas para as rodas virarem tudo para a direita, assim ela fica mais macia. Não qué dizer que ela é semi hidraulica (acho que isto nem existe). Nesta frase a seguir posso estar falando uma besteira mas se estiver me corrijam: "O setor de maverick é mecanica, porém o que muda em relação a outros setores mecanicos é a relação coroa pinhão do setor" :pensativo: . Tô certo??
O que eu acho ruim deste setor é o seguinte: às vezes tu tah num atoleiro e tem que partir para aquela girada de direção de um lado para o outro, pra ver se o pneu pega mais atrito no banhado. Pra fazer isto com este setor dá um certo trabalho à mais.
Minha opinião - se tiver grana coloca de cara um hidráulica. Se não põe a do maverick que é uma boa adaptação também.
Grande abraço. Espero não ter falado nenhuma besteira :oops: no desenrolar das explicações.
pois é. pensei em colocar logo a hidráulica, mas ainda não sei qual é a melhor [estou olhando o outro tópico sobre direção vw] e nem sei se os valores que o cara tá cobrando estão de acordo com o que deve ser. vi em um tópico que alguém comprou uma caixa de direção, se eu não me engano de opala por 200 latinhas. daí o cara cobrar 2.500 latinhas... será que não é muito? :pensativo:
Carlos ZN
14/10/2005, 14:43
Olá Fausto,
O meu já veio com a WV e estou contente não precisa de Hidraulica e é barato manutenção e intalação.
faustoangelini
14/10/2005, 17:13
Então Carlos,
Quanto a durabilidade em trilhas, você já teve problemas? Quais pneus você usa?
AE !!
Uso a do Maverick, uso pnaus 235x85 R16, e acho muito boa...
T+
p.peleje
14/10/2005, 17:44
R$ 2.500? Aff.....corra desse cara.
Uma caixa de maveco por exemplo vc acha em desmanche por R$100,00.
Uma remanufaturada de VW Santana R$150,00.
Mão de Obra no máximo R$500,00.
Outras peças se tratando de caixa mecânica em torno de R$100,00.
Qto a qual é melhor? Dê uma pesquisada. Para uso mais pesado, procure uma bem robusta, de algum utilitário moderno por exemplo.
A do Santana instalando com todo aquele esquema do Mestre Giovanni aguenta bem.
[]s
Peleje
Carlos ZN
14/10/2005, 18:01
Olá Fausto,
Acho que aguenta bem mas bem instalada, a receita está no tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1024
Os pneus que uso são os 750-16 são pesados, 6 a 8 lonas agora para não ter problemas use amortecedor de direção da Kombi.
E parece Hidraulica, parado manobro com uma mão.
Dê uma olhada no topico a cima e qualque duvida dê um grito. :concordo: :concordo:
portuga4x4
14/10/2005, 18:34
eu uso de f1000 e é boa
custou 700 no ferro velho mas esta em otimo estado
Ronaldo Petri
14/10/2005, 20:10
Logo irei colocar uma DH no meu também, depois de ver vários tópicos e opniões dos mechânicos cheguei a conclusão que a melhor é a do opala, analisando o conjunto que envolve: resistência, adaptação e custo.
Ronaldo Petri
14/10/2005, 20:13
eu uso de f1000 e é boa
Você consegui adaptar com o motor original mesmo? Se sim como?
[]s, curioso
E ai pessoal!Tava pensando nessa história de semi-hidráulica...Na verdade acho que as "direções hidráulicas" que usamos são setores mecânicos com assistência hidráulica da bomba,pois seu acionamento é mecânico assistido pela pressão do óleo hidráulico.Realmente hidráulica seriam aquelas que com um pequeno movimento se tem todo o esterço do jogo de rodas estando parado,por exemplo,como em alguns carros de luxo.Então de repente nem é tão sem sentido esse termo"semi-hidráulica"(numa linguagem nada técnica). :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Thiago Rodeghel
15/10/2005, 01:48
Acho q a mais fácil d instalar tem o melhor custo é realmente a do Santana :concordo: :D :D :D
Tem muita coisa discutida sobre ela no fórum :palmas: Só por fotos, dá pra ter uma idéia de como instalar...
Uma hidraulica por exemplo, no desmanche caixa, mangueiras,reservatório, bomba e suporte, se paga no máximo 200pilas, foi isso q paguei no meu caso... Nem revisei nem nada ela, é dificil ela estragar no carro :concordo: Então é dificil encontrar uma estragada...
Aí mais umas chapas de 1/2" umas soldas, chutando alto 500 no total geral.
[s]
alexandrej
15/10/2005, 09:51
eu uso de f1000 e é boa
O portuga fala mas sobre está da F1000 ai!!!! tem fotos dela??
kiko ribeiro
15/10/2005, 10:06
bom dia galera eu estou reformando o cj ano 58 aqui mesmo em casa bem o seguinte : a caixa de direção que eu optei foi a do opala hidraulica que é bem robusta gastei 280 mangos na caixa e mais a bomba e vendo aqui no forum me parece um tanto fasil para ser instalada o unico incoveniente é que a tal caixa fica presa na frente da grade tendo que cortar um pedacinho da mesma p/ encaixar a aste de direção optei por essa caixa porque o pessoal daqui do forum relataram que é a mais forte caso eu queira enfiar o jippe em algum atoleiromais esiste outras opsões talves ate mais faceis como a do santana por exemplo ,,, agora pagar 2,500 ou mais para adaptar a direção voce estara sendo roubado procure algum amigo jipeiro que goste de mecanica e boa sorte
davidson_iahnn
15/10/2005, 11:29
faustoangelini, Iai Blz ! :concordo:
Cara eu tenho um jeep cj5 1960 com direçao original ... e esses dias atras andei num jeep com direçao hidraulica cara muito show, a direçao fiko melhor q a de carro popular,isso q o jeep tem uns pneus 33" e é alto pra burro , entao estou kerendo colokar no meu tbm , ele instalou a direçao Hidraulica do Gol , fiko bom ! em trilhas e no asfalto tbm ... :D
O custo dele foi ir a um Desmanche e comprou por 150 reais a direcao com a bomba e tudo + ... a instalaçao foi o proprio dono qm instalou , entao nao kustou nenhum 1200pila mas só 150pila ...
Uma sugestao : de uma volta em algum jeep q tenha a direçao diferente do seu jeep ai vc vai saber qual vc gostou mais .... blz ! :concordo:
Pedro Freitas
15/10/2005, 12:41
Eu tenho direção hidráulica de Landau, deu um trabalho grande para ser instalada, porém ela é mto robusta e nunca me deixou na mão. :concordo:
[]'s
Preciso mudar minha direção também !!! foi a última regulagem há algum tempo, daqui em diante é só folga ! Estou pensando em colocar a do VW, tem vários tópicos bem interessantes descrevendo bem as utilidades e benefícios desta !!!! Vou optar por ela !!!! :concordo: :concordo:
Vejo uma grande desvantagem na hidráulica; mangueiras, bomba, conecsões, etc...., são sempre mais algumas coisas para quebrar, arrebentar, dar algum problema !!! Veja a do VW bem mais prática e de custo de manutenção bem acessível !!!!
Abraços,
liguei para um cara daqui de bsb que faz e ele disse que faz hidraulica e semi-hidráulica. perguntei como era a tal semi-hidráulica e ele disse que era a de maverick. alguém conhece? :pensativo:
os preços que ele me passou foram hidráulica de omega [lt$ 2.500,00] e semi [lt$ 1.200,00]. alguém sabe me dizer se está caro? :pensativo:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Morro e não vejo tudo!!! :lol: :lol: Semi-hidráulica!!! Do Maverick!!! :lol: :lol: :lol:
Bom, como já explicaram, ela é mecânica e tem uma redução maior.
As direções que conhecemos por hidráulicas, são mecânicas com assistência hidráulica. As totalmente hidráulicas são conhecidas por Full Hydro, e equipam maquinário agrícola e similares, como alguns jeeps de TRC... :mrgreen:
Uma direção mecânica VW, é + macia e precisa que a original do jeep.
Eu não usaria a do Maveco pq é uma velharia e de precisão não tem nada!
Se optar por uma hidráulica, fique com a VW ou do Opala/Ômega.
E fuja desse meca!!! Com R$ 1.000,00 vc instala duma direção hidráulica VW ou Opala/Ômega...
Vejo uma grande desvantagem na hidráulica; mangueiras, bomba, conecsões, etc...., são sempre mais algumas coisas para quebrar, arrebentar, dar algum problema !!!
Isso é lenda! O sistema de freio é bem mais vulnerável. Um galho ou pedra pode deixar vc sem freio!
Se pensar assim, não instale um som no seu jeep, pois é uma coisa à mais para entrar em curto... :roll:
[]'s
faustoangelini
17/10/2005, 00:05
Grande Giovani,
Dei uma olhada nos tópicos que nossos colegas me passaram e estou chegando a conclusão que a do VW mecanica ou hidraulica é uma boa opção, só dependendo neste caso da quantidade de L$..., pois a diferença seria somente a adaptação da bomba (fora o conforto). Estou correto?
Agora, sou adepto do faça-voce-mesmo só que falando em item de segurança (no caso direção) não gostaria de descobrir algo errado quando estivesse descendo uma "pirambeira" sem controle. :parede:
Você por acaso não teria uma lista de materias (tipo: coluna do carro x, bucha do y, amortecedor de direção do z, etc) que irei precisar, mais as fotos de um trabalho bem feito que pudesse seguir e copiar??? :pensativo:
Um grande abraço a todos e obrigado pelas dicas!
Grande Giovani,
Dei uma olhada nos tópicos que nossos colegas me passaram e estou chegando a conclusão que a do VW mecanica ou hidraulica é uma boa opção, só dependendo neste caso da quantidade de L$..., pois a diferença seria somente a adaptação da bomba (fora o conforto). Estou correto?
Sim.
Você por acaso não teria uma lista de materias (tipo: coluna do carro x, bucha do y, amortecedor de direção do z, etc) que irei precisar, mais as fotos de um trabalho bem feito que pudesse seguir e copiar??? :pensativo:
Consulte a "Bíblia" da direção VW...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1024
Qualquer dúvida que restar, pergunte lá mesmo, para mantermos concentradas as soluções. E também para que todos os que participaram lá possam opinar à respeito das suas dúvidas. :concordo:
No meu álbum tem algumas fotos da adaptação, dê uma olhada.
[]'s
Natocaia
17/10/2005, 08:15
Bom dia
Eu tenho no meu 57 a caixa de direção do Santana VW, não é hidraulica, mas a direção é muito boa mesmo, eu lhe aconselharia seguir a mesma coisa, você sentira uma diferença enorme e ainda nao precisara gastar mais do que 600,00.
Boa sorte
Tenho a caixa "comum" do opala mas estou pensando em instalar a Hidraulica DO Opala.
Como seria esta atualização ? Plug & play ? O que acrescenta ?
Onde enconto esta DH de opala ??
:pensativo:
[]´s
lairtosartor
01/11/2005, 11:36
fmz. bom dia qto como tá certo o giovani e aonde da uma olhada no topico : venda de peças e acessorios; operação limpa garagem +peças e talves encontre o que voce esta procurando tudo bem negociavel.
saudações brother. :palmas:
marcelo nunes
01/11/2005, 22:14
Uso caixa mecânica VW, com pneus 750x16. Parece hidráulica, quem me vê manobrando não acredita.
Fiz melhor que comprar em desmanche. Quando um carro vem de fábrica com direção mecênica, várias concessionárias trocam a direção do carro zero km por hidráulica.
Paguei 180,00 por uma caixa tirada de um carro zero km desses. Levei pra instalar, gastei mais 170,00 de MO e no restante do material ( terminais, barras, suportes, etc.)
Uso caixa mecânica VW, com pneus 750x16. Parece hidráulica, quem me vê manobrando não acredita.
Isso é vero!!! :concordo:
Só tenho hidráulica por comodidade mesmo, não que fosse necessária...
[]'s
Humberto Baldisseri
02/11/2005, 07:56
Eu tenho direção hidráulica de Landau, deu um trabalho grande para ser instalada, porém ela é mto robusta e nunca me deixou na mão. :concordo:
[]'s
Pedro,será que a do Landau é a mesma do Galaxi,eu estou usando a do Galaxi e não estou satisfeito com ela ,ela é muito leve e nao me traz uma sensaçao de segurança no asfalto.
Vinicius_4x4
02/11/2005, 11:33
Pedro,será que a do Landau é a mesma do Galaxi,eu estou usando a do Galaxi e não estou satisfeito com ela ,ela é muito leve e nao me traz uma sensaçao de segurança no asfalto
O Galaxie existia em 4 versões: landau, LTD e 500. Ainda existiu uma série especial chamada de standard que foi fabricada no ano de 1970 e 1973. Pelo o que eu sei todas saíram com direção hidráulica e é muito macia mesmo, não sei se a ponto de deixar inseguro no asfalto porque o galaxie do meu pai é um doce de andar. As únicas DH que houvi falar mal, no caso de causar acidente de tão macia, eram as do Dodge (das antiga)!
[]´s
Carlos ZN
02/11/2005, 17:13
Olá Vinicius,
Estas direção não era progrecivas isto é um perigo, ppregreciva é quando o motor vai almentando a rotação ela endurece, em alta velocidade não tem perigo, agora as antigas vc. espirava e capotava o carro.
putz :roll:
fiquei bem chateado, pois vejo o pessoal ai, q consegui direção hidro por 150, 200 reais
completa
mas aqui os esquemas são muito caros
eu paguei 680 reais pra instala a minha do maverick, sendo 250 na caixa
e isso q ele me deu o preço errado, pois o custo certo teria sido 700 e poucos reais
:cry: fiquei mesmo chateado com isso, pois poderia te conseguido uma DH bem mais legal por um preço mais acessivel
[]´s pagando caro
Sergio Willys
02/11/2005, 21:13
Tenho a direção hidráulica de opala, e é beleza.
Fica um obuz pra fora, e todo mundo pergunta "O que é isso". São várias respostas que se pode dar e sempre acaba em piada !
Pedro Freitas
02/11/2005, 23:54
vc precisa olhar varias coisas antes Alcione, , principalmente se sua viatura comporta uma direção igual a do santana. Eu pensei em colocar uma dessas mas resolvi optar pela do Landau devido a resistência e facilidade na instalação comparada com a do Santana.
A única vantagem que eu encontrei na direção do Santana foi o fato dela pode ficar escondida embaixo do jeep diferente das outras que precisam furar a grade do radiador.
Porém é melhor ter um Jeep feio funcionando do que eu Jeep que vai ao Shopping quebrando toda hora.
Para usar pneus 33", 35" eu nao recomendo a direção do santana em trilhas medias e pesadas.
Pesquise um pouco mais e a principal informação é ver na prática como funciona.
[]'s
Vinicius_4x4
03/11/2005, 09:24
Carlos ZN,
Você está falando de todas as DH antigas, ou só dos Dodge?
[]´s
Carlos ZN
03/11/2005, 17:25
Olá Vinicius,
Todas antigas, dirigi um Camaro um canhão mas a direção um perigo, elas parada é uma pluma e em velocidade é a mesma coisa.
Se for progressiva boa se não for caia fora.
Vinicius_4x4
03/11/2005, 18:02
Isto eu já não sabia!!
Será que existem DH do galaxie que são e outras não? :pensativo:
Tem bastante gente que quando acha a DH do galaxie coloca, portanto seria interessante saber esta informação!
[]´s
Cara,
Coloca uma de Gol, Santana, Wolkswagem, eu tenho instalado no meu Jeep e é show de Bola custo barato, sem problema, sterça bem e tudo o mais.
Furlan
Sergio Willys
03/11/2005, 22:45
Com relação a manutenção tá certo. Mangueiras, correias e sem dúvida vazamentos.... muitos vazamentos. Aí a solução melhor é a do Maverick.
Com relação a manutenção tá certo. Mangueiras, correias e sem dúvida vazamentos.... muitos vazamentos. Aí a solução melhor é a do Maverick.
:parede: :parede: :parede:
Papai Noel e Coelhinho da Páscoa também existem!!!!
[]'s
JEEP_1957
16/11/2005, 13:02
Este dias fui no josewall e a caixa do maverick instalada custa $1000,00. Tinha uns 2 jeeps lá com direção do gol estourada devido as trilhas. Segundo o mecanico da oficina do josewall a direção Vw gol ou santana é boa somente para cidade para quem quer fazer trilha ela não resiste aos esforços. andei num jeep com direção de gol na cidade e achei muito macia parecia até que era hidraulica.
E isso ai pessoal....
Fernando Tenorio
20/11/2005, 20:09
Srs.
Tenho um JEEP-WILLYS 1962, a 2 anos instalei uma direção de VW-PASSAT, já participei de diversas trilhas desde então, ficou muito boa, muito leve(USO PNEUS 750/16), e muito barata(CUSTO TOTAL:gastei em torno de R$ 150,00).
Amigos,
Para um CJ3 c/motor 4.1 e pneus 33, usado em trilhas, qual a melhor hidráulica: Opala ou Santana?
Hoje ele tá com setor de Maverick: leve, mas lento de resposta.
eu uso de f1000 e é boa
Ouvi dizer que a furação dessa cx de direção é igual a dos CJ mais modernos.
Diz aí como é que fez essa adaptação.
Se tiver fotos, vai ajudar bastante.
[]'s
TRARBACH
25/11/2005, 19:16
Tenho instalada a Direção do Passat,ficou super leve,é resistente,fácil de instalar e barata pra caramba.Gastei R$150,00.
Não quebra também.
é só observar a colocação das barras de direção da forma adequada,e como irá transmitir o movimento do volante até a caixa,existem mais de 1 forma.Fiz com peças diversas de outros sistemas(cruzetas),só mudei um pouco o escapamento,mais até o lanterneiro,foi fazendo barulho mesmo,depois voltou silencioso.
Boa sorte
Janilson