Ver Versão Completa : Opção por eixo flutuante e redução 8x43 (o que mais tenho que por????)
POPEYE MIT
24/06/2013, 14:30
Pessoal sou um leigo no assunto, mas devagar estou pegando jeito aqui no fórum e necessito de ajuda:
Já estou convencido sobre o uso necessário de um EIXO FLUTUANTE (optarei pelo da ENSIMEC) na traseira do meu Jeep.
Já estou convencido sobre a relação que usarei na frente e atras: 8x43 .
Me falaram sobre usar (opcional)uma manga com parede de 12,5 mm (particularmente gostei da sugestão do forista pela necessidade de reforço).
CARACTERISTICAS DE MEU JEEP 1982:
Motor 4cc Original, 4 marchas original
PNEUS QUE OPTAREI: 33 mud
RODAS: AÇO 15x10 Mangels(6 furos- estavam em minha L200)
ADAPTADORES DE ALUMINIO 5 PARA 6 FUROS : SIM
Proposta de uso:Trilhas leves e moderadas ( nada de regaço)
Categoria do Mecânico: "Mexânico"
Especialista na cidade em Mecanica Off road/JEEP: NÃO
MINHAS DÚVIDAS CRUÉIS DE LEIGO:
1)Eixo flutuante + relação 8x43 + manga espessa são peças que "se casam" ou tenho de fazer com que se "casem"?
2)Se vou comprar o eixo flutuante, tenho que informar que relação uso (no caso 8x43) ( ) SIM ( ) NÃO
3)Se vou comprar o eixo flutuante, tenho de informar QUE TEREI MANGAS ESPESSAS DE PAREDE (12,5 mm)? ( ) SIM ( ) NÃO
4)Optando pelo eixo flutuante, outras peças internas como "Rolamentos de eixo, porca de eixo, etc, ou seja, tudo o que será atravessado pelo no eixo flutuante fica como está? ( ) SIM ( ) NÃO
5) Como fica as tais "canelas"?
Resumindo: o que devo comprar para por??????
Pessoal sou um leigo no assunto, mas devagar estou pegando jeito aqui no fórum e necessito de ajuda:
Já estou convencido sobre o uso necessário de um EIXO FLUTUANTE (optarei pelo da ENSIMEC) na traseira do meu Jeep.
Já estou convencido sobre a relação que usarei na frente e atras: 8x43 .
Me falaram sobre usar (opcional)uma manga com parede de 12,5 mm (particularmente gostei da sugestão do forista pela necessidade de reforço).
CARACTERISTICAS DE MEU JEEP 1982:
Motor 4cc Original, 4 marchas original
PNEUS QUE OPTAREI: 33 mud
RODAS: AÇO 15x10 Mangels(6 furos- estavam em minha L200)
ADAPTADORES DE ALUMINIO 5 PARA 6 FUROS : SIM
Proposta de uso:Trilhas leves e moderadas ( nada de regaço)
Categoria do Mecânico: "Mexânico"
Especialista na cidade em Mecanica Off road/JEEP: NÃO
MINHAS DÚVIDAS CRUÉIS DE LEIGO:
1)Eixo flutuante + relação 8x43 + manga espessa são peças que "se casam" ou tenho de fazer com que se "casem"?
2)Se vou comprar o eixo flutuante, tenho que informar que relação uso (no caso 8x43) ( ) SIM ( ) NÃO
3)Se vou comprar o eixo flutuante, tenho de informar QUE TEREI MANGAS ESPESSAS DE PAREDE (12,5 mm)? ( ) SIM ( ) NÃO
4)Optando pelo eixo flutuante, outras peças internas como "Rolamentos de eixo, porca de eixo, etc, ou seja, tudo o que será atravessado pelo no eixo flutuante fica como está? ( ) SIM ( ) NÃO
5) Como fica as tais "canelas"?
Resumindo: o que devo comprar para por??????
Popeye, é isso aí pesquisar antes de fazer cagada! parabéns! vamos lá, por números:
1) é pra ser tudo plug and play, mas, na troca das relações é aconselhável "ajustar" o diferencial e pra isso precisa de mecânico e ferramental bons;
2) não;
3) sim, na verdade as mangas já vem com o kit de eixo flutuanrte, se vc. vai compra ensimec hd a mangas já são reforçadas :concordo:;
4) não, mas os rolamentos e retentores deverão vir com o kit;
5) não entendi a qual canela vc. se refere, ser for canela grossa ou fina, isso é a espessura da tubeira do eixo e deve ser informada na hora da aquisição do kit flutuante...
[]´s
POPEYE MIT
24/06/2013, 15:44
valeu tuna
SD GUERREIRO
24/06/2013, 15:52
amigo como o outro colega do forum ja falou, as mangas de eixo reforçadas vem junto no kit ensimec, a priincipio é plug and play, principalmente se for para o eixo traseiro, a unica coisa tem que ver quantas estrias é sua ponta de eixo original para que as novas sirvam sem problemas. otima opção optar pelo kit ensimec tenho o kit na dianteira e traseira nunca deu problemas e o setor tecnico da ensimec é muito prestativo e o atendimento é beleza. acho que isso conta quando temos que tirar dinheiro do bolso. pesquise sobre os kits HD e SHD da ensimec ha uma diferença neles com a manga de eixo e rolamentos os SHD JÁ vem com rolamentos blindados e com a manga mais reforçada ainda ja que vai gastar gasta uma vez só. grande abraço e sucesso na empreitada.
Mazaropi-RJ
26/06/2013, 12:35
Alguém conhece os kits flutuantes da ROTAX ? Rotax Off Road Performance - Store (http://store.rotaxoffroad.com.br/) . Eles tem uns kits bem legais só que nunca ouvi falar deles. Tem um tópico questionando sobre um Bloqueio deles mas até agora não deu em nada de concreto.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/122578-bloqueio-de-diferencial-rotax.html
POPEYE MIT
27/06/2013, 15:20
Pessoal, lí isto no forum e queria saber se procede:
"Como no eixo dianteiro não temos este problema, se colocarmos freio a disco no eixo traseiro, caso o semi-eixo quebre ele será sustentado pelo disco que fica "preso" pelas pinças . Ou seja, nem sempre podemos optar pelo eixo flutuante no quesito segurança."
Pessoal, lí isto no forum e queria saber se procede:
"Como no eixo dianteiro não temos este problema, se colocarmos freio a disco no eixo traseiro, caso o semi-eixo quebre ele será sustentado pelo disco que fica "preso" pelas pinças . Ou seja, nem sempre podemos optar pelo eixo flutuante no quesito segurança."
Não procede, se vc, tiver flutuante traseiro, vc. pode tirar a semi eixo e o disco e a pinça faora (vc. ficará sem tração e sem freio, mas garanto que a roda não sairá) por quê?
Simples, porque a roda estará presa no cubo que estará girando sobre os dois rolamentos alojados na manga que estará afixada na ponta da tubeira do eixo...
Ou seja, nada a ver com a afirmação acima...
Ademais freio a disco nunca foi sinônimo de segurança no caso de semi eixos semi flutuantes(tipo prato) porque se o eixo quebrar na sede do rolamento não vai haver pinça no mundo que segure a roda...
Amigo pode colocar o kit de flutuante e disco no eixo traseiro do seu jeep, são duas adaptações seguras e cotidianas, vão aumentar a segurança, e a resistência do seu jeep...
[]´s
POPEYE MIT
27/06/2013, 18:21
Mais mitos??:
Alguém comentou que Jeep's mais "novos" ja vem com eixo com eixo canela grossa( isso sei que é verdade). E é possivel que já tenham eixo flutuante( mito???). Queria saber se no meu caso , como meu Jeep é 1982 , onde certamente é canela grossa, é possivel esta informação de já vir com flutuantes.
E no desmonte do eixo como faço para diferenciar semi - eixo do eixo flutuante?
Lí as diferença em outros foruns , mas, achei o pessoal um pouco controverso em alguns detalhes no reconhecimento do flutuante x semi eixo e gostaria de ver um comparativo mais claro , para leigos como eu.
kasemodel
27/06/2013, 18:32
Mais mitos??:
Alguém comentou que Jeep's mais "novos" ja vem com eixo com eixo canela grossa( isso sei que é verdade). E é possivel que já tenham eixo flutuante( mito???). Queria saber se no meu caso , como meu Jeep é 1982 , onde certamente é canela grossa, é possivel esta informação de já vir com flutuantes.
E no desmonte do eixo como faço para diferenciar semi - eixo do eixo flutuante?
Lí as diferença em outros foruns , mas, achei o pessoal um pouco controverso em alguns detalhes no reconhecimento do flutuante x semi eixo e gostaria de ver um comparativo mais claro , para leigos como eu.
Popeye, que eu saiba não existe Willys com flutuante na traseira original de fábrica. O que existe é, que em alguns, o semi-eixo é travado com uma gaxeta, e dizem que estes que são os mais perigosos.
Mas vamos aguardar os mecânicos de plantão! Também gostaria de entender mais sobre as diferenças... =]
Abraço,
Kasemodel
pedro bonadio
27/06/2013, 19:23
Os MB da 2ª GM saíram com eixo flutuante. Nenhum CJ civil saiu com flutuante em parte nenhuma do mundo.
POPEYE MIT
28/06/2013, 15:20
Valeu pessoal, esclarecido a questão do eixo flutuante "original", vamos supor que nos outros proprietarios que meu jeep possa ter tido nos ultimos trinta anos , alguem possa ter posto um kit flutuante. Imagino que somente saberei desmontando...
Me corrijam se eu estiver errado( possivelmente estarei)
No sistema flutuante: A ponta de eixo é fixada no mesmo local que é fixado o prato que segura o sistema de freio, e se o semi eixo quebrar a roda não sai porque a ponta de eixo está fixa na parte rigida do diferencial;
e para trocar o semi eixo(do sistema flutuante) é só soltar 6 parafusos no topo do cubo (onde iria o roda livre) e puxar o eixo para fora, onde a função do semi eixo é somente tracionar este cubo, sem função de segurar o conjunto "roda".
pedro bonadio
28/06/2013, 15:33
Posta uma foto da roda traseira que dá pra saber, se tiver aqueles copinhos de roda não dá pra saber... Tem que tirar eles e tirar a foto.
POPEYE MIT
28/06/2013, 18:37
Posta uma foto da roda traseira que dá pra saber, se tiver aqueles copinhos de roda não dá pra saber... Tem que tirar eles e tirar a foto.
beleza... vou tirar uma foto
Pablo.pinto2007
28/06/2013, 19:05
Valeu pessoal, esclarecido a questão do eixo flutuante "original", vamos supor que nos outros proprietarios que meu jeep possa ter tido nos ultimos trinta anos , alguem possa ter posto um kit flutuante. Imagino que somente saberei desmontando...
Me corrijam se eu estiver errado( possivelmente estarei)
No sistema flutuante: A ponta de eixo é fixada no mesmo local que é fixado o prato que segura o sistema de freio, e se o semi eixo quebrar a roda não sai porque a ponta de eixo está fixa na parte rigida do diferencial;
e para trocar o semi eixo(do sistema flutuante) é só soltar 6 parafusos no topo do cubo (onde iria o roda livre) e puxar o eixo para fora, onde a função do semi eixo é somente tracionar este cubo, sem função de segurar o conjunto "roda".
Popeye, flutuante é isso mesmo... você olhando para os dois eixos (dianteiro e traseiro), eles são iguais, só que o dianteiro tem a roda livre e o traseiro o flange do semi-eixo...
Abraços!
Pablo
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