Ver Versão Completa : Não funciona nem por reza Braba.
danielmg
12/10/2005, 18:31
Pessoal,
Gostaria de saber se alguem pode me ajudar, me da uma luz, um help. Comprei meu jeep a pouco tempo, um Willys 66 com motor original BF. O que acontece é o seguinte, domingo passado fui brincar num terreno aqui perto de casa, tinha bastante lama, e entrei meio forte numa lama e mohou o distribuidor....sequei o cara....voltou a funcionar...dai eu não lavei o jeep..motor nada..moro em predio..e era domingo tardezinha...bom...hoje...feriado fui dar partida nele...dai parecia q tava pesado pra dar partida sabe....aquelas elices giravam devagar e pesada....e depois de um tempo nem viravam mais....pensei q era a bateria...dai chamei uns amigos meu pra ajudar dar tranco..e nada..de frente...de ré....a hora q eu soltava o é da embreagem fazia uns barulhos no escapamento e nem tchun do motor..parecia q não tinha gasolina pra queimar...ou pelo menos não tava queimando o q tinha la....tentamos varias vezes ...bom...tiramos o filtro de ar e olhamos la pra dentro do carburador...parecia q la no fundo tinha gasolina. Bom..esse é o drama...o q poderia ser?...tenho q levar em eletrecista ou em mecanico... uma cagada q eu acho q eu fiz..foi de ter tirado os cabos de velas do distribuidor e talvez não tenha posto na ordem q tava. Bom pessoal...se alguem puder me dar uma luz...infelizmente não manjo nada de mecanica. Valew
danielmg
12/10/2005, 18:36
Esqueci de um detalhe.....um camarada aqui do predio parou o carro dele do lado e fez uma chupeta na bateria... e mesmo assim continuava girando devagar e pesado..e a bateria parruda de opala. Valew
Ronaldo B.
12/10/2005, 19:23
Daniel,
Algumas causas prováveis podem ser:
1- Você colocou os cabos fora de posição
2- Quando desmontou para limpar, pode ter saido do ponto, isso explica porque tá pesado quando dá partida e não pega.
3- Pode ter danificado o platinado.
Verifica se a montagem foi feita corretamente, cabos, platinado, tampa, etc.
A primeira coisa que vc tem que fazer é saber se tem corrente chegando até as velas, é só tirar o cabo da primeira vela, aproximar a ponta metálica do cabo que ficaria encaixada na vela de alguma parte metálica no motor e pedir para alguém dar partida, deve saltar uma faísca da ponta do cabo para a parte metálica próxima da ponta do cabo, só tem um detalhe, quando for fazer isso segure o cabo com um alicate com o cabo isolado e segurando pelo cobo, assim a probabilidade de vc tomar um choque é menor e dê uma partida rápida, só o suficiente pra ver se tem faisca.
Se não estiver saindo uma faica, então o problema pode estar na alimentação da bobina, no platinado ou até mesmo no cabo, isso se a sua bateria já não descarregou. Tem que ir testando por partes.
Uma outra dica, solta a ponta da mangueira que vem da bomba e pede prá alguém dar partida no motor para verificar se está chegando combustível no carburador.
[]´s
Carlos ZN
13/10/2005, 09:37
Olá Daniel,
Acrecentando o que o mestre Ronaldo escreveu, pode ter vapor na tampa do distribuidor, ou colocou a tampa invertida.
danielmg
13/10/2005, 09:40
Valew Ronaldo....vou tentar seguir suas dicas... com certeza eu fiz uma lambança no distribuidor.... pelo menos aprendi a lição... mas como posso saber a sequencia certa agora?..como colocar no ponto?...seria na tentativa e erro? ...baixei o manual do mecanico...mas não consegui identificar nada que me ajudasse.
Valew
Alexandre Targino
13/10/2005, 10:58
danielmg, para lhe ajudar vc pode dar uma olhada no tópico que eu abri" Ignição eletrônica - colocando o motor no tempo"
Mas o procedimento básico é o seguinte:
* Tirar as velas (para o motor ficar "mais leve" para girar no manual...
* Girar o motor através da polia até o 1 cilindro ficar em cima.
* Girar a polia até a marca coincidir com a seta do motor.
* Como o distribuidor só encaixa numa posição, colocar o cabo de vela do 1 cilindro na posição de contato do rotor.
* Depois distribuir os demais cabos no sentido anti horário de acordo com a queima 1 5 3 6 2 4.
* Depois passar a chave enquanto outra pessao vai girando o distribuidor até achar a posição que ele trabalha melhor e apertar o distribuidor. (tem uma posição que o motor "fica pesado" e ele não "gira").
* Se possível usar a luz estroboscopica (5º Antes do ponto morto superior) para o ajuste refinado. :mrgreen:
Um abraço e boa sorte!
danielmg, o meu ja ficou assim, e quando pegava ele tava muito fraco ao ponto de nao subir uma rampazinha ridicula da garagem do meu prediofoi trocado
rotor do distribuidor
platinado
condençador
depois disso ficou joinha
danielmg
13/10/2005, 13:08
Agradeço a dica de todos, não vejo a hora de tentar fazer isto e rezar para que funcione...mas so uma duvida pra desencargo de consciencia.... o cilindro 1 é que fica mais a frente do jeep certo?...e o 6 seria o que ta mais proximo do motorista? É isto mesmo ou é o contrario...valew
Ronaldo B.
13/10/2005, 13:10
... Acrecentando o que o mestre Ronaldo escreveu....
Carlos,
Mestre aqui é o Leopoldo, o Giovani, o billj, o Mauro, o Sandro, etc..etc.. Eu sou no máximo "aprendiz de ajudante de bruxo", o que já é muito prá mim. Sabe como é, na hora do sufoco a gente tem que se virar, né !!! :putz: :putz: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Daniel,
Com as dicas que o pessoal deu eu acho que você resolve o problema. :concordo: Dá uma olhada no link abaixo que também pode ser útil. http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=13068
[]´s
Cabra,
É muito comum também seu motor de arranque estar cheio de lama seca, causando mal contato e por consequência não pega e dá a impressão que a bateria é que está fraca... Dá uma limpada. Às vezes para limpar tem que desmontar.
O ponto do motor, como o Targino comentou acima também é importante, mas se você não mexeu na ordem dos cabos de vela do distribuidor e isso não acontecia antes aí não deve ser o ponto.
Abraço. Bob.
Esqueci de um detalhe.....um camarada aqui do predio parou o carro dele do lado e fez uma chupeta na bateria... e mesmo assim continuava girando devagar e pesado..e a bateria parruda de opala. Valew
AE !!
Já passei por isso...
Adiciona ai no check o aterramento da bateria, tomei um gas animal com isso o motor de arranke rodava pesado pra caramba, ai verificamos (Edu Velo) o ponto: BLZ, Motor de Arranke: BLZ, ai fizemos uma chupeta com a engesa do Edu e parecia estar sem bateria rodava lento pra kct...
Ai la vai o Edu prender o cabo negativo no alternador...
Foi blzinha...
[]'s
danielmg
14/10/2005, 20:46
E ai galera...hoje não aguentei.... cheguei do trampo e fui la fuçar no jeep.... adiantou muito não.. :( ...não tava muito claro..eu tirei a vela e não conseguia ver se o cilindro tava em cima..ou embaixo....parecia q ele se mexia....mas eu não tava conseguindo girar ele no manual...vo ver se tiro todas as velas...bom...coloquei os cabos de vela na ordem 1-5-3-6-2-4 ... mas não adianta nada se os cilindros não tiveram no ponto certo né?....continuava lento a partida...as vezes mexia no distribuidor dai nem girava mais...mas dava pra escutar um barulho...aparentemente no distibuidor...parecia q ele tava girando...bom..amanha cedo eu vo da mais uma fuçada..... e se não der jeito vou ter q pedir q o mecanico venha aqui... :cry: ...não vo desgrudar o olho dele...quero ver como ele arruma...isso se for so este o problema.....ainda deu um chuvinha hoje...da bom pra cair na lama.... valew galera
Ps. So uma duvidasinha....isto quem deve ver é o Eletrecista né?..ou é mecanico?
Valew
AE !!!
Mecanico...
Não desanime fikei qse 2 meses pra fazer o meu funfar, mas aprendi pra kct...
[]'s
Ae Daniel !
Uma sugestão pra saber se o cilindro esta em cima ou em baixo é colocar uma chave de fenda grande pelo encaixe da vela.
[]'s