PDA

Ver Versão Completa : Toyota 95 - Vale apostar ou é bomba?

gabiragabiru
08/06/2013, 11:19
Tenho interesse numa toyota. Conversando com o mecânico ele me disse que as japonesas são muito duras, talvez nem me adaptasse. Sem dizer sobre as peças que são mais difíceis para encontrar.

Gostaria de saber se existe procedimento no que ele disse ou posso encarar a compra de uma dessas sem medo. Já vi alguns relatos dizendo que são verdadeiros tratores essas toyotas.
1 - As peças são difíceis para encontrar e mais caras que as mais novas?
2 - São realmente tão duras e oferecem pouco conforto?

Um abraço e obrigado antecipadamente.

Gabira.

herbs
08/06/2013, 13:12
A resposta para sua pergunta requer uma simples pergunta =D

Pra que você vai usar o carro?

Com base nessa resposta será simples falar "vai em frente" ou "sai fora"

HERICK
08/06/2013, 13:24
Tenho interesse numa toyota. Conversando com o mecânico ele me disse que as japonesas são muito duras, talvez nem me adaptasse. Sem dizer sobre as peças que são mais difíceis para encontrar.

Gostaria de saber se existe procedimento no que ele disse ou posso encarar a compra de uma dessas sem medo. Já vi alguns relatos dizendo que são verdadeiros tratores essas toyotas.

Um abraço e obrigado antecipadamente.

Gabira.

Gabira o teu mecânico já sabe que se você comprar a Toy vai perder um cliente! A suspa é tão dura que não dá manutenção, entendeu! Motor então nem se fala, roda com manutenção em dia 1 milhão de kms, quer mais, você consegue comprar as Peças na net ou em qualquer loja de importados, mas trate a criança com carinho, coloque somente peças originais que duram uma infinidade hehehehe, boa sorte!

Dimasi
08/06/2013, 14:02
Gabira.
As japas são bands em traje de gala. Um puco mais confortáveis mas muito valentes e rústicas. Se é isso que vc procura, cai dentro. Se a tua inteção é um SUV,procura outra.
Abs

Freitag
08/06/2013, 14:36
Como todos que relataram será a melhor aquisição que fará na sua vida, pode ter certeza. Japonesa legítima, um tanque de guerra, um jeep com caçamba. Enquanto cuidar dela ela vai durar, manutenção baixíssima, problemas quase zero. De suspensão nem se fala, vai esquecer que existe. Trocar óleo e filtro de óleo sempre a cada 5.000 ou 6 meses - br turbo SAE 15w40 API CI-4 (minha utilização). Engraxar os munhões, cardã e direção, colocar diesel e só andar, andar, andar, andar, andar. Seu mecânico perdeu um cliente com muita propriedade o Herick. Peças encontra facilmente, ademais não precisará pois a viatura não quebra, exceto por desleixo, e mesmo assim demora décadas. O que vai economizar de manutenção da para comprar um carro de plástico, brinquedo, que são vendidos por aí. Utilize peças genuínas e seja feliz para sempre. Agora não se esqueça que é uma pick-up e de feixe de molas não espere uma BMW. Não tenho que reclamar dos feixes não, até gosto da balançada. Ando nessa buracada como se estivesse nas pistas da Europa.

sandro_ventania
08/06/2013, 14:42
Gabira, voce não disse se o carro é uma pickup ou SW4.

Se for pickup é um pouco mais dura, pois a suspensão é fecho de molas...Se for SW4 aí é um carro de luxo.
Ambas tem fama de tratores, não é por que são desconfortaveis é por que são extremamentes fortes, resistentes e duraveis!
Teu mecânico não saca nada de Toyotas...he he he!
Pergunte se aqui alguém está insatisfeito com as Toy!
As toyotas de 93 a 95 foram fabricadas no Japão, elas possuem uma qualidade nos materiais ímpar!

gabiragabiru
08/06/2013, 19:36
Boa noite pessoal e obrigado pelos esclarecimentos!

Eu tenho um carro de passeio em casa, gostaria do carro pois gosto muito de 4X4 e não considero as SUVs nessa categoria.:discordo:
Já tive dois 4X4. Faz um tempo. Gostaria de fazer umas expedições. Jalapão, coisas do tipo. Gostaria de um carro para eventuais viagens pesadas e uso no dia a dia. Gosto das toyotas, inclusive o carro da minha família é um corolla. Meu pai tem uma SRV nova, a marca fala por si.
Sobre o carro que me referi, é uma hilux pick up.
O que o mecânico disse é que tem gente que chega a trocar as 95 por mais novas, 98, 99 por serem mais confortáveis. Na verdade eu nunca andei numa japonesa. Acredito que não são tão duras assim.
Avaliarei com calma. Se fechar negócio disponibilizarei as fotos aqui.

Se alguém tiver mais observações eu agradeço.

Um grande abraço.

Gabira.

Dimasi
08/06/2013, 20:32
Só mais uma coisa. O motor é fraco ( não de durabilidade, mas de potência ), na estrada sofre para ultrapassar os caminhões. Se isso te incomoda, tem a opção de turbinar. Vários aqui já fizeram e estão 110% satisfeitos. Tem inclusive tópico sobre isso. A questão de conforto é muito pessoal. Eu por ex. não acho a Band com algumas melhorias desconforável, chego a rodar mais de 1000 Km num dia e termino inteiro hahahaha.
Abs

atsf
08/06/2013, 21:11
gabiragabiru,

A disponibilidade de peças, considerando originais, é a mesma pra qualquer Hilux vendida no Brasil: Disponível em qualquer concessionária, na America ou Ferraco em Ponta Pora, na Internet., etc…

Acabamento vidros, lataria, etc… é a mesma das mais "modernas" 97-2000. A frente mudou em 2001.

O des-conforto pode ser em relação ao feixe de molas e eixo rígido na dianteira. Porque suspensão traseira, chassis e carroceria (com assoalho alto) são os mesmos.

A suspensão independente pode ser confortável para o motorista, mas a traseira pula do mesmo jeito.

Para fora de estrada eu ainda acho a versão com eixo rígido a melhor: De fábrica muito simples e robusta. Além de ser mais fácil de modificar/melhorar/reforçar quando comparado com a versão de bandejas.

Gostaria de fazer umas expedições. Jalapão, coisas do tipo
Agora para expedições…apesar de ser um carro muito confiável, pelo eixo rígido principalmente, tem um ponto muito importante a ser considerado: a motorização. O motor 2.8D é confiável, mas fraco. Tens que ver se ele te atende na estrada. É claro, existe a opção de turbinar.

Espero ter contribuido...

Das Hilux <2001, eu iria de japonesa. Sem pensar. ;-)

TCHEIGOR
08/06/2013, 21:15
Acho que é uma boa comrpa, mas tem um detalhe, turbinar não vai alterar sua velocidade de cruzeiro, vai ter q continuar mantendo 110Km/h no máximo pro giro nao ficar acima de 3000RPM.
A turbina resolve o problema de retomadas, arrancadas e vc vai chegar mais rápido nos 110Km/h.
minha sw4 não é turbinada, mas já andei numa turbinada e não vi vantagem que justifique o investimento, já estou acostumado com a tocada dela e quero meu motor rodando muitos mil Km ainda e sem uma tralha a mais pra dar manutenção. Eu adoro ela do jeito que está e nem se me dessem um kit eu turbinaria ela hoje.
Minha opinião, ok?
abraço!

gabiragabiru
08/06/2013, 21:19
Obrigado, obrigado e muito obrigado!

atsf
08/06/2013, 21:40
Exato! A turbina nao muda a velocidade de cruzeiro, mas melhora as retomadas/arrancadas: O que na estrada pode fazer a diferença: dá pra chegar na máxima (135 km/h ?) mais rápido, fazer a ultrapassagem e depois voltar a velocidade de cruzeiro.

Pode ser importante também se voce resolver usar pneus grandes.

Rapinheiro
08/06/2013, 21:45
Acho que é uma boa comrpa, mas tem um detalhe, turbinar não vai alterar sua velocidade de cruzeiro, vai ter q continuar mantendo 110Km/h no máximo pro giro nao ficar acima de 3000RPM.
A turbina resolve o problema de retomadas, arrancadas e vc vai chegar mais rápido nos 110Km/h.
minha sw4 não é turbinada, mas já andei numa turbinada e não vi vantagem que justifique o investimento, já estou acostumado com a tocada dela e quero meu motor rodando muitos mil Km ainda e sem uma tralha a mais pra dar manutenção. Eu adoro ela do jeito que está e nem se me dessem um kit eu turbinaria ela hoje.
Minha opinião, ok?
abraço!

Eu penso da mesma forma que você. A minha eu não pretendo turbinar, pois quero longa vida ao motor que ela tem.

Mantiqueira
08/06/2013, 22:44
Essa caminhonete não tem nada de desconfortável, claro que não é como esses sedans de caçamba, mas é a caminhonete mais forte que eu conheço. Te aconselho a dar umas boas voltas numa antes de decidir. Quanto a suspensão, o que o seu mecânico disse foi a maior besteira. Eixo rígido e ainda SPOA é o sonho de consumo de quem não tem, tanto é que rotineiramente vemos colegas tentando transformar as SW4 e outras viaturas para essa configuração. Triste ficará esse mecânico se vc fizer essa opção, porque não vai ter bandeja, uma série de buchas, pivôs, bracinhos e caralhinhos com asa pra encher o saco.:mrgreen: . Cambagem, caster e etc...nunca mais:odedo:.
Eu poderia escrever uma página de vantagens, sem contar com esses eixos toyota que são muito fortes. É um jeep de verdade, não é carrinho de plástico cheio de frescura metido a off road..:karate:.
Essas coisas são muito pessoais, mas eu por exemplo, tinha uma L200 2003 quadradinha HPE top de linha que sempre foi da minha esposa, e depois que eu comprei a japa 96 acabei vendendo a Mit.
Um abraço e boa sorte na decisão.:concordo:.

Freitag
08/06/2013, 22:59
Tudo que foi dito sobre o motor é verdade. Ando na linha tênue entre turbinar ou não. Ocorre que não terá mudança na velocidade cruzeiro idela, qual seja, 110km/h mas terá mais retomada e segurança para uma ultrapassagem. Esse é o dilema que me assombra. Quanto a durabilidade da mecânica não me abala turbinar visto que diferentemente de carros movido a gasolina, álccol, a durabilidade não é afetada significativamente como muitos pensam ou acreditam. Cf. nosso amigo Dimasi disse, o feixe de mola dianteiro não é tão desconfortável assim, ademais, nada melhor e mais robusto que um eixo-rígido com feixes na dianteira também. Terá uma com diferencial dianteiro e traseiro 8" além de um diferencial traseiro LSD, ou seja, já blocado. Não troco a minha por nada, nem por uma zero chave na chave. O carro todo é mais parrudo, na minha concepção. Não possui trio elétrico, assoalho de carpete, console etc... nenhuma perfumaria. Foi feito para durar, para o combate. Quando adquiri a inha estava atrás de robustez, esqueci conforto e eletrônica embarcada. Tinha uma Ranger STX 97 americana legítima com 67.000km originais, tudo que você possa imaginar que tem atualmente ela já tinha, top de linha e um canhão na estrada 6cc. Velocidade cruzeiro 150km/h com uns 3.000 rpm só para ter uma ideia. Não vou entrar em muito detalhes pis sou louco por ela aina rs rs rs está com um amigo meu e sempre ando com ela rs rs .. O que quero dizer é que deixei tudo isso para trás para desfrutar de um prazer que ela não oferecia, com confiabilidade fora da estrada. Se quisesse conforto e blá blá blá, não compraria uma 95 procuraria essas modernas cheia de perfumaria que não aguentam nada, são apenas "carros com caçambas" chamados de pick-up's que atendem um outro tipo de público. Sem querer menosprezar ninguém ou ofender é apenas a minha humilde opinião. Se estiver inteira vai sem medo, analise bem a mecânica, principalmente motor porque de resto não tem praticamente nada. Veja se os diferenciais não estão roncando, se esta tracionando as 4, reduzida etc... Vazamento nos munhões das rodas dianteiras é mole de fazer o serviço e não gasta 100 prata de peças, não deixe de comprar por esse motivo.

jorge.duarte
08/06/2013, 23:53
Pessoal,
É comprovado que o turbo melhora e muito a "tocada" do carro. Não estamos aqui buscando desempenho, como um carro a gasolina, mas em um carro Diesel melhora muito. Dizer que não colocaria um Turbo, pois não vê diferença, talvez não tenha andado em uma Hilux bem turbinada ou nunca precisou fazer uma ultrapassagem em uma estrada onde o carro na tua frente vai a 80 Km/h e você se dana para passar!
Essa é minha opinião!
Abs

TCHEIGOR
09/06/2013, 01:06
Realmente nunca precisei ultrapassar alguém que ia a 80Km/h porque sempre saio com tempo de sobra, até já ultrapassei e muitas vezes quis ultrapassar e não deu, mas nunca precisei, entende? É por isso que eu gosto da tocada dela, me tira do stress do trânsito, dessa competição sem sentido.
Mas concordo que o turbo é eficiente, e que que pra ultrapassar sem turbo tem que ser bem negociado, e, se realmente precisar (alguma emergência) fica difícil, mas aí, se é emergência meto sinal de luz, buzina, forço passagem e tudo mais, não é a turbina que vai me fazer chegar mais rápido.
Metade do que eu rodo é em trânsito urbano, e sou mais ágil que muito carrinho pequeno ou potente que roda por aí com uns motoristas de dar medo e que só atrapalham. Por isso que pra mim o turbo seria só um custo a mais, tanto pra adquirir quanto pra manutencionar. Na cidade não adianta ter pressa, pq tem gente atrapalhando, e na estrada não tenho pressa pq se minha média for 80Km/h ou 100Km/h, quanto tempo eu vou ganhar numa viagem de 1000Km? 1h e 15min. Num trecho de 300Km vc ganha 25 min +/-. Isso realmente é importante? Pra mim não. Por isso que não justifica.

gabiragabiru
09/06/2013, 02:00
Pessoal, muito obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos.

Observei que o preço que o dono do carro pede está um pouco acima da tabela FIPE. A tabela não serve como parâmetro para viaturas 4X4? O que vale mais é o estado geral do carro?

Dimasi
09/06/2013, 08:55
Exato. Para esse tipo de viatura o que conta é o estado.
Minha opinião. Motor diesel tem que ser turbinado. Imagina vc na Rio X Campos ultrapassando uma carreta, um carro ( imprudente ) na sua trazeira e no fim da reta aponta outra carreta... Já passei por isso com a Band aspirada. Cada ultrapassagem era uma aventura hahahahaha. Agora sem stress. E se vc começa uma subida a 90km/h, terminha a 90 mantendo a 5a sem afundar o assoalho.

gabiragabiru
09/06/2013, 09:37
Essa caminhonete não tem nada de desconfortável, claro que não é como esses sedans de caçamba, mas é a caminhonete mais forte que eu conheço. Te aconselho a dar umas boas voltas numa antes de decidir. Quanto a suspensão, o que o seu mecânico disse foi a maior besteira. Eixo rígido e ainda SPOA é o sonho de consumo de quem não tem, tanto é que rotineiramente vemos colegas tentando transformar as SW4 e outras viaturas para essa configuração. Triste ficará esse mecânico se vc fizer essa opção, porque não vai ter bandeja, uma série de buchas, pivôs, bracinhos e caralhinhos com asa pra encher o saco.:mrgreen: . Cambagem, caster e etc...nunca mais:odedo:.
Eu poderia escrever uma página de vantagens, sem contar com esses eixos toyota que são muito fortes. É um jeep de verdade, não é carrinho de plástico cheio de frescura metido a off road..:karate:.
Essas coisas são muito pessoais, mas eu por exemplo, tinha uma L200 2003 quadradinha HPE top de linha que sempre foi da minha esposa, e depois que eu comprei a japa 96 acabei vendendo a Mit.
Um abraço e boa sorte na decisão.:concordo:.

Bom dia nobres colegas!

Então, além da resistência não é necessário fazer cambagem, caster no alinhamento?
Outra dúvida: eixo rígido é o feixe de molas?
Mais uma: Qual o significado da sigla SPOA?

Freitag
09/06/2013, 10:23
Bom dia nobres colegas!

Então, além da resistência não é necessário fazer cambagem, caster no alinhamento?
Outra dúvida: eixo rígido é o feixe de molas?
Mais uma: Qual o significado da sigla SPOA?

Isso mesmo amigo sem cambagem, caster. Não, de forma simplificada, feixe de molas é a suspensão em feixes, ao invés de mola helicoidal e eixo rígido quer dizer que na sua dianteira terá um eixo igualzinho ao traseiro, aquele que você vê nas pick-ups, caminhões etc... Já viu como é bruto né. SPOA significa que o seu feixe de molas é por cima do eixo rígido.
Em relação ao preço não se apega muito não, o que vai valer é o estado geral da VTR. Digo mais, pago mais caro em uma japonesa legítima do que em qualquer outra. Não dizendo que as outras são ruins, mas pelo conjunto todo em si. Como foi dito pelos foristas aqui reitero mais uma vez que vai esquecer de manutenção em suspensão, buracos etc... O que o Dimasi falou é pura verdade, viajo muito para o lado de Campos e sofro nas ultrapassagens, sendo uma aventura cada uma delas. As carretas são monstruosas e as vezes em fila de três ou mais, perigosíssimo. Quando ver a necessidade de ter uma segurança vai querer turbinar, estou vivenciando isso neste momento. Assim que puder irei espetar um kit na minha.

gabiragabiru
09/06/2013, 11:14
Cada dia me animo mais para comprar o tanque!

Terá uma com diferencial dianteiro e traseiro 8" além de um diferencial traseiro LSD, ou seja, já blocado.

O que significa a explicação acima. Sou bem leigo e se puderem trocar em miúdo eu agradeço!

Gabira.

guilhermeabreu
09/06/2013, 13:02
Realmente nunca precisei ultrapassar alguém que ia a 80Km/h porque sempre saio com tempo de sobra, até já ultrapassei e muitas vezes quis ultrapassar e não deu, mas nunca precisei, entende? É por isso que eu gosto da tocada dela, me tira do stress do trânsito, dessa competição sem sentido.
Mas concordo que o turbo é eficiente, e que que pra ultrapassar sem turbo tem que ser bem negociado, e, se realmente precisar (alguma emergência) fica difícil, mas aí, se é emergência meto sinal de luz, buzina, forço passagem e tudo mais, não é a turbina que vai me fazer chegar mais rápido.
Metade do que eu rodo é em trânsito urbano, e sou mais ágil que muito carrinho pequeno ou potente que roda por aí com uns motoristas de dar medo e que só atrapalham. Por isso que pra mim o turbo seria só um custo a mais, tanto pra adquirir quanto pra manutencionar. Na cidade não adianta ter pressa, pq tem gente atrapalhando, e na estrada não tenho pressa pq se minha média for 80Km/h ou 100Km/h, quanto tempo eu vou ganhar numa viagem de 1000Km? 1h e 15min. Num trecho de 300Km vc ganha 25 min +/-. Isso realmente é importante? Pra mim não. Por isso que não justifica.

GRANDE TCHEIGOR

O JORGE.DUARTE , não quis dizer que turbinado vc tem que correr andar a mil por hora , ele esta apenas querendo dizer que com uma HILUX turbinada vc tem muito mais segurança em ultrapassagens , mais constancia em velocidades cruzeiro em subidonas , vc pode viajar 5.000km a 80km/h mas as ultrapassagens serão muito mais seguras com o carro turbinado .

Vc mora em Porto Alegre , eu moro em Campos-RJ e do Rio de Janeiro para Campos vc não imagina como é a BR 101 neste trecho de mão única , é um verdadeiro martírio uma viagem de apenas 260km .

O DIMASI mesmo conhece este trecho pois na fala dele citou este trecho .

Vc deve ser como meu irmão que esta aposentado desde os 48 anos e vive viajando mundo afora , agora mesmo ele e outro irmão tb aposentado estão fazendo uma excursão pela América do Sul e ele tem o mesmo estilo de vida em andar de carro como vc , ele mora em Jundiaí e qdo ele vem pra cá ele não reclama nada de nada de transito nenhum , ele tem uma HILUX 2006 com 163hp e não reclama de ultrapassagens NÃO PQ O CARRO DELE É TURBINADO , mas pq ele anda a 80km/h SEMPRE e diz que não tem problema de ultrapassagem pq os carros , TODOS andam mais do que 80km/h , ele relata que qdo vem de Jundiaí não ultrapassa nenhum carro e qdo ele encontra um caminhão andando a 70km/h ou 60km/h ele não ultrapassa pq ele tem tempo e não tem pressa de chegar e vai andando atras do caminhão até o caminhão saír da estrada ou parar para abastecer , isto é estilo de vida , SEM STRESS , SEM SE APORRINHAR COM NADA . Vc deve ser irmão siamês dele , PQP vai andar devagar assim lá na pqp . Mas neste caso , vcs não precisam de carros turbinados com certeza , não turbinar o carro não fará diferença alguma pra vc , concordo com vc .

Mas é o estilo de vida que vcs tem na maneira de andar e tenho que respeitar . Fui pescar na Argentina ano passado e fui na picape dele , tive que aumentar meus remédios de pressão e tomar calmante que nunca havia tomado , pois andar 5.000km a 80km/h ninguém merece . Este ano voltamos lá de novo mas fomos na picape do outro irmão que anda em velocidades máximas permita pelas estradas .

Desculpe aí pessoal por ter me alongado tanto .

sandro_ventania
09/06/2013, 20:56
Pessoal,

Eu vivo esse dilema de turbinar ou não...mas meu maior problema não são as arrancadas, nem as ultrapassagens, pois eu raramente preciso faze-las...minha velocidade de cruzeiro nunca passa dos 100km e se eu encontrar um caminhão a 80km, vou atrás dele, até ele sair ou realmente a pista ficar livre para uma ultrapassagem segura.
Agora eu fico muito P da vida é quando vou subir uma serra e eu tenho que reduzir, reduzir, reduzir, se eu tiver que jogar a 3ª já fico azedo!
Se eu turbinar, vou deixar a pressão em 500 ou 600g, só pra ela respirar a vontade e poder colocar um snorkel...tenho certeza que meu carro vai ficar até mais economico.
Eu ia compra o kit...mas decidi viajar, vou gastar o dinheiro indo pra Santa Catarina conhecer o Vale europeu semana que vem!

Freitag
09/06/2013, 21:37
Show de bola sandro_ventania, boa viagem e aproveite o passeio....Nem fala 3ª na subida é direto, fico injuriado.

jorge.duarte
09/06/2013, 23:49
GRANDE TCHEIGOR

O JORGE.DUARTE , não quis dizer que turbinado vc tem que correr andar a mil por hora , ele esta apenas querendo dizer que com uma HILUX turbinada vc tem muito mais segurança em ultrapassagens , mais constancia em velocidades cruzeiro em subidonas , vc pode viajar 5.000km a 80km/h mas as ultrapassagens serão muito mais seguras com o carro turbinado .

Vc mora em Porto Alegre , eu moro em Campos-RJ e do Rio de Janeiro para Campos vc não imagina como é a BR 101 neste trecho de mão única , é um verdadeiro martírio uma viagem de apenas 260km .

O DIMASI mesmo conhece este trecho pois na fala dele citou este trecho .

Vc deve ser como meu irmão que esta aposentado desde os 48 anos e vive viajando mundo afora , agora mesmo ele e outro irmão tb aposentado estão fazendo uma excursão pela América do Sul e ele tem o mesmo estilo de vida em andar de carro como vc , ele mora em Jundiaí e qdo ele vem pra cá ele não reclama nada de nada de transito nenhum , ele tem uma HILUX 2006 com 163hp e não reclama de ultrapassagens NÃO PQ O CARRO DELE É TURBINADO , mas pq ele anda a 80km/h SEMPRE e diz que não tem problema de ultrapassagem pq os carros , TODOS andam mais do que 80km/h , ele relata que qdo vem de Jundiaí não ultrapassa nenhum carro e qdo ele encontra um caminhão andando a 70km/h ou 60km/h ele não ultrapassa pq ele tem tempo e não tem pressa de chegar e vai andando atras do caminhão até o caminhão saír da estrada ou parar para abastecer , isto é estilo de vida , SEM STRESS , SEM SE APORRINHAR COM NADA . Vc deve ser irmão siamês dele , PQP vai andar devagar assim lá na pqp . Mas neste caso , vcs não precisam de carros turbinados com certeza , não turbinar o carro não fará diferença alguma pra vc , concordo com vc .

Mas é o estilo de vida que vcs tem na maneira de andar e tenho que respeitar . Fui pescar na Argentina ano passado e fui na picape dele , tive que aumentar meus remédios de pressão e tomar calmante que nunca havia tomado , pois andar 5.000km a 80km/h ninguém merece . Este ano voltamos lá de novo mas fomos na picape do outro irmão que anda em velocidades máximas permita pelas estradas .

Desculpe aí pessoal por ter me alongado tanto .

Isso aí Guilherme, falou tudo. Eu também não gosto de correr, principalmente na cidade, as vezes tomo esporro da mulher!!! kkkkk....Mas respeito o limite de velocidade, se vc pega a Dutra e diz que o limite é de 110 Km/h, acho que 100 Km/h tá bom demais.

Abs

pietrfist
10/06/2013, 20:24
Pessoal, sou novo no fórum e li muita coisa nos tópicos.

Entendo que minhas dúvidas se encaixem neste aqui.

Estou pensando seriamente em comprar uma SW4, e com o $$ que tenho devo ficar nas japas. Estou bem cauteloso, já que será meu único carro (saio de um popular novo) e seu uso principal será viagens com a família. Sobre o motor ser "fraco", isso não me incomoda, já que venho dos 1.0.
Tenho algumas em vista, mas fico pensando se vale a pena pegar a diesel ou a gasolina 4cc (antes que me apedrejem, explico). As diesel que tenho visto são bem mais rodadas (na casa dos 300k) que algumas a gasolina (por volta dos 150k). Isso sem falar no estado de conservação geral, em que as a gasolina estão bem melhores. Entendo que o diesel seja mais durável que um motor a gasolina comum, mas aqui ele compete com o lendário 22R-E, então no quesito durabilidade, a briga é boa (pra não dizer ótima..rs).
No mais, o diesel não está mais tão em conta, então não dá tanta diferença no consumo, considerando que a diesel faça 10km/L (R$ 2,20 litro do diesel), contra os mesmos 10km/L (R$ 2,60 litro da gasolina), isso considerando uso na estrada (meu principal uso).
Em termos de atuação em terreno off, com 4x4, as duas tem o mesmo desempenho? Li em algum tópico aqui que as SW4 a gasolina não tem eixo traseiro blocado. É isso mesmo?

No mais, estou errado em minhas considerações / comparações sobre as duas versões?

Agradeço aos que puderem ajudar para que eu, quem sabe, no futuro também ajude outros foristas.

Abç

Freitag
10/06/2013, 21:45
Posso responder por mim amigo, não quero nem saber de preço de gasolina, diesel etc.... O dia que tiver um carro diesel nunca mais vai querer uma a gasolina, nem dado. Este é o meu ponto de vista, manutenção quase não existe ainda mais se for as antigas. Gasolina, injetada ..... Sei que tem muitos que gostam e até preferem, mas para mim se não for diesel apenas os motores AP para turbinar e acelerar.... Digo mais ainda se Rudolf Diesel não tivesse sido assassinado e jogado no canal da mancha quando da tentativa de expor as autoridades navais daquela época o seu motor talvez muitos nem saberiam o que é um motor a combustão movido a gasolina e nunca teriam visto. É o que penso, não é o que é certo. Não troco, não vendo e nunca mais quero um a gasolina, álcool..... só diesel...

sandro_ventania
10/06/2013, 23:51
Freitag, estou contigo...penso da mesma maneira!!

Só por curiosidade...em sampa a gasolina está só isso??? Aqui onde moro já passou dos 3,00 faz muito tempo!!
As únicas vantagens das toy a gasolina...maior potencia e algumas com um pouquinho mais de luxo, como teto solar.

shuther4x4
11/06/2013, 02:54
Vou falar da minha:
3 anos comigo. Pesquisei muito com quem já tinha ou teve uma antes de comprar.
Até agora a unica manutenção que fiz fora de casa, fora as trocas de óleo e filtro, foram:
Embreagem (trilha judia), um prisioneiro quebrado da roda traseira, e o jogo de vedadores do eixo dianteiro (retentores e feltro).
Quando adquiri a minha era um passo antes de um troller. Hoje vi o seguinte: Vou nos mesmos lugares, tenho espaço e conforto (conforto relativo, pois é dura pra cacete). So peno um pouco em trilhas travadas, pega a traseira e o meio, mas dependendo tem suas vantagens
Em comparação com os outros veiculos que andamos juntos e mais novos (não vou citar quais), a manutenção é bem menos frequente. E olha que já está com 280 mil km!!!
Resumo:
Vou investir nela e vai ser ela. Sou um apaixonado.
E quando sobrar uma grana (essa parte é dificil) vou retrabalhar a suspensão, mas com criterio e sem gambiarras.
Mas tive sorte de pegar um veiculo com manutenção em dia.

Obs: a embragem quebrou o plato na serra da canastra, e mesmo assim vim com ela até sorocaba andando, tinha horas que a marcha só entrava no tempo. Fiquei com receio de ser o cambio, mas quando abriram, era só o platô, ufa.

pietrfist
11/06/2013, 13:04
Obrigado pelas respostas, Freitag, sandro_ventania e shuther4x4.

Sim, a gasolina aqui está por volta disso mesmo.
Alguém sabe de alguma boa SW4 diesel a venda aqui por estas bandas de SP? o problema é minha limitação de orçamento 25k, já com tudo estourado..rs

Rapinheiro
11/06/2013, 14:37
Obrigado pelas respostas, Freitag, sandro_ventania e shuther4x4.

Sim, a gasolina aqui está por volta disso mesmo.
Alguém sabe de alguma boa SW4 diesel a venda aqui por estas bandas de SP? o problema é minha limitação de orçamento 25k, já com tudo estourado..rs

Boa tarde,

Procura na internet, jornal, etc. é uma verdadeira garimpagem, tem que ter paciência!

Vi estas anunciadas, mas não sei se prestam:

Hilux sw4 2.8 diesel - Bauru - Carros - Pres Geisel (http://bauru.olx.com.br/hilux-sw4-2-8-diesel-iid-517640980)
hilux sw4 2.8 diesel japonesa - Tatuí - Carros - jardim palmira (http://tatui.olx.com.br/hilux-sw4-2-8-diesel-japonesa-iid-489639431)

Boa sorte!

sandro_ventania
11/06/2013, 19:31
Procurar só na cidade é dificil, são poucos os carros a venda...tem que procurar até nos estados vizinhos.

pietrfist
11/06/2013, 22:00
É, vou dar uma olhada nessas duas.

Tenho pesquisado em SP (Estado), por conta da facilidade, mas estou ampliando as buscas...rs

Tenho visto algumas por aqui, mas o difícil é a paciência, isso é dureza.

Quanto mais pesquiso, mais ansioso fico. Vamos ver até quando aguento.

Abç

Marcos Carvalho
08/07/2013, 23:46
Pessoal........depois de ver este post fiquei muito interessado em uma 2.8 Japa, ando procurando uma 3.0 TD pós 96 mais vejo tantos comentários a respeito das mesmas fritando o cabeçote de alumínio, radiador subdimensionado, coisa e tal......que fico desanimado, agora 2.8 Japa percebo que os comentários destes apreciadores deste tanque de guerra são bastante animadores.
Portanto estou analisando o projeto que discuti outro dia com o colega foreiro Rapinheiro, dar uma de doido, pegar uma antiga Japa bem barata e fazer todo o necessário, assim você fica sabedo onde anda montado sem se preocupar com supresas inesperadas.

TCHEIGOR
09/07/2013, 02:58
Pessoal........depois de ver este post fiquei muito interessado em uma 2.8 Japa, ando procurando uma 3.0 TD pós 96 mais vejo tantos comentários a respeito das mesmas fritando o cabeçote de alumínio, radiador subdimensionado, coisa e tal......que fico desanimado, agora 2.8 Japa percebo que os comentários destes apreciadores deste tanque de guerra são bastante animadores.
Portanto estou analisando o projeto que discuti outro dia com o colega foreiro Rapinheiro, dar uma de doido, pegar uma antiga Japa bem barata e fazer todo o necessário, assim você fica sabedo onde anda montado sem se preocupar com supresas inesperadas.

E aí tche, beleza?
Pelo jeito os prós tu já sabe, eu tenho uma 93/94 e não penso em vender, casei com ela posso até comprar outra mas tomara que eu nunca precise vender essa. No meu ponto de vista, de quem não fica trocando de carro todo ano, quem quer um 4x4 hoje, essa é A compra do mercado.
Os contras são o seguro, que eu não consegui fazer, e a motorização/relação que não é voltada pra velocidade. Então se vc quer correr, ultrapassar, retomadas e respostas rápidas na estrada, fuja dela. Ou turbine e seja feliz, mas ainda assim continuará limitado na velocidade de cruzeiro por conta do giro do motor, que vai ficar entre 110 ou 120Km/h dependendo do pneu que vc usar.
boa sorte e muita calma na busca!
abraço

HERICK
09/07/2013, 05:46

Sim concordo contigo! Já se tem bastante material à respeito do tema, portanto leia com calma que todas as suas dúvidas serão sanadas, procure com calma e leve num mecânico que entenda de Toyota, boa sorte!

Marcos Carvalho
09/07/2013, 08:05
Obrigado colegas THEIGOR e HERICK, vou abrir o leque de minhas buscas também para a 2.8 e também continuar me informando aqui no fórum, não vou mentir que meu coração bate mais forte quando vejo uma 3.0 TD, de qualquer forma percebo que quem encontra, a sua, seja ela 2.8 ou 3.0, realmente termina se transformando em um casamento, portanto continuo a procura, assim como Dom Quixote de La Mancha, procura por sua amada Dulcinea

HERICK
11/07/2013, 09:49
Obrigado colegas THEIGOR e HERICK, vou abrir o leque de minhas buscas também para a 2.8 e também continuar me informando aqui no fórum, não vou mentir que meu coração bate mais forte quando vejo uma 3.0 TD, de qualquer forma percebo que quem encontra, a sua, seja ela 2.8 ou 3.0, realmente termina se transformando em um casamento, portanto continuo a procura, assim como Dom Quixote de La Mancha, procura por sua amada Dulcinea
Marcão se o $$$$$$ estiver em dia parte logo pra uma 3.0td original de fábrica motor 1kz-t, a diferença de desempenho é grande em relação às 2.8D, mesmo às que o pessoal turbina, nunca um turbo adaptado terá a mesma durabilidade de um original de Fábrica, essa é a minha opinião, boa sorte na escolha!

Marcos Carvalho
11/07/2013, 10:53
Ok, HERICK, estou de olho numa 98/99 3.0 TD já levei para três mecanicos, e agora mesmo está sendo avaliado todos os ítens que precisa, o vendedor me deixou a vontade para fazer os orçamentos sem compromisso, tem coisas para fazer mais como ela custa 28K o pessoal falou que vale a pena investir na viatura, só estou esperando o veredicto do exame mais apurado que pedi para fazer

F. Oliveira
11/07/2013, 11:31
Ok, HERICK, estou de olho numa 98/99 3.0 TD já levei para três mecanicos, e agora mesmo está sendo avaliado todos os ítens que precisa, o vendedor me deixou a vontade para fazer os orçamentos sem compromisso, tem coisas para fazer mais como ela custa 28K o pessoal falou que vale a pena investir na viatura, só estou esperando o veredicto do exame mais apurado que pedi para fazer

por esse valor, mesmo que vc gaste 7mil contos, ainda será um grande negócio!

Marcos Carvalho
14/07/2013, 06:49
Ok colegas, analisei bastante, levei uma viatura para três mecânicos ex toyota e resolvi comprar a 3.0 mesmo, concluí a opção por este modelo devido ao conforto proporcionado na cidade e também ser boa na em estrada de terra.

gabiragabiru
15/07/2013, 09:16
Estava de olho numa 3.0 TD que o motor começou a soprar óleo na turbina por força de super aquecimento. O dono pede 25k. O Herick já me disse que está caro. A sua tinha problema no motor?

Gabira.

Marcos Carvalho
16/07/2013, 18:02
Estava de olho numa 3.0 TD que o motor começou a soprar óleo na turbina por força de super aquecimento. O dono pede 25k. O Herick já me disse que está caro. A sua tinha problema no motor?

Gabira.

Olha, os 3 mecas que levei (ex funcionários da concessionária Toyota local) me disseram que o motor já tinha sido aberto mais o mesmo estava saudável, os problemas com ela são: trocar as coifas da homocinética da roda e talvez uma delas pois está estalando usando o 4x4 e alguns itens de suspensao (buchas inferiores dos amortecedores dianteiros, buchas da bieleta de uma e trocar a outra, arranque falhando, embreagem dura (mais dá para esperar um pouco) e trocar o rolamento da tampa do compressor do ar condicionado.

verminose
16/07/2013, 19:06
Gabira.
As japas são bands em traje de gala. Um puco mais confortáveis mas muito valentes e rústicas. Se é isso que vc procura, cai dentro. Se a tua intenção é um SUV,procura outra.
Abs
kkkkkkkkkkkkkk Gostei do band em traje de gala.vou adaptar ao meu vocabulário.
Quanto a duvida do Gabira,é um excelente veiculo com um pequeno porém.
se for para rodar muito, pense bem,pois a viatura bebe bem, a minha faz 4 km/litro .
o que ao menos para mim inviabiliza o uso diário.

Marcos Carvalho
20/07/2013, 17:23
Colegas, essa foi a VTR que comprei.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/68142-procurando-primeira-hiluxsw-86.html#post1969336