Ver Versão Completa : Toyota Land Cruiser HDJ 80, 1994
leodbc também acompanhei o tópico da Prado x Hdj e fiquei influenciado pela opinião dos que defendiam a Hdj, tanto que a coceira começou e fui atrás de uma para chamar de minha! Mas ainda vou manter a Prado também, para viajar com a família. A HDJ vai para minhas expedições de canoagem e vou revezar as duas no meu deslocamento semanal Ourinho-SP. Uma semana de Prado, outra de HDJ. Assim mantenho as duas ativas.
Abç
Que vida difícil heim Eduardo, um dia na Prado, noutro na HDJ, assim é bom demais!!! :D
Com certeza nós que amamos essas viaturas fazemos de tudo para convencer os outros!
Eu tava conversando com o Oliveira por mp e por acaso contei pra ele, meu primeiro carro foi uma FJ70(3F) ano 92, mais de 300k km, com um fedor de cigarro que bah(o anterior e único dono era fumante) Mas hoje quando entro em um carro com cheiro de cigarro me arrepio todo, me sinto como se tivesse na FJ70! Fui picado pelo vírus da LC, depois quase comprei uma FZJ80(Autana) ano 2002, mas o dono desistiu de vender e eu também nao tinha $$ pra equipa ela!
Abraço!
F. Oliveira
22/12/2014, 15:14
É como eu disse...depois que entramos fica difícil sair...daqui a pouco to pegando o busão pra Fortal pra arrastar a FZJ amanha!
acho que amanhã "habemus" novo tópico aqui no frota!
F. Oliveira
22/12/2014, 15:15
Só pra servir de inspiraçao, essa é a Tencha, de um panamenho! Pneu 40" :shock:
487591 487592 487593
O soft top é porque ele capotou, foi testar os mais de 200 cavalos...
Segue os links!
Fórum ih8mud Tencha (http://forum.ih8mud.com/threads/tencha-hj-60.183931/)
Fórum 4x4 Panamá Tencha (http://4x4panama.com/foro/showthread.php?t=33)
Abraço!
Q coisa linda!
Eduardo AC
09/01/2015, 13:37
Hoje, já que o ano tá começando rsssss, mandei a HDJ pra revisão geral. Na torcida para que não tenha nada muito grave pra fazer. Assim que o mecânico me passar o que precisa posto aqui.
Fora a revisão normal, algumas coisinhas com problemas que quero resolver.
-ao dar partida com o ar condicionado ligado o motor de partida dispara
-freio abs trepidando em frenagem normal
-radiador baixando água as vezes (qdo anda um pouco mais forte, perto de 120 km/h)
-regulagem de altura do farol (acho que é só o esquerdo que regula)
-regulagem do banco (pra frente e pra trás) com as engrenagens quebradas.
-Ar condicionado congelando.
-marcador de combustível e de pressão do óleo não funcionando adequadamente
-fechaduras das portas não funcionam
-bloqueios dos diferenciais não funcionam.
Quanto aos bloqueios, vou instalar o botão de acionamento no painel para poder bloquear em high. É muito simples, basta conectar o botão em um chicote que há no painel.
488966
Depois um outro procedimento permite andar em reduzida sem bloquear.
( http://www.sleeoffroad.com/technical/tz_cdl_pin7mod.htm )
Originalmente, o bloqueio é acionado quando se engata a alavanca da reduzida, mas não está funcionando. Ontem fiz um teste e instalei o botão. O bloqueio acionou! Mas não desligou depois, ficando o carro bloqueado. Achei um post no Ih8mud explicando como desbloquear diretamente no chicote do bloqueio. Funcionou. (http://forum.ih8mud.com/threads/cdl-wont-unlock-temp-fix.790684/ )
Acredito (ou espero) que seja problema de mal contato elétrico.
Os bloqueios dos diferenciais traseiro e dianteiros só são acionados se o bloqueio central está acionado. E um sinal elétrico deve ser enviado para a ECU para que ela libere os bloqueios dos diferenciais. (é isto mesmo?) Porém notei que o sensor que é acionado quando se bloqueia o diff central na caixa de transferência não está lá. Acredito que por isto não tenha conseguido bloquear os outros diferenciais. Não sei bem os nomes das coisas. Este sensor é chamado de relê? Pelo que ví é semelhante ao de ré.
Bom, tem bastante coisinha pra arrumar antes de pensar em modificações.
Talvez um lift, guincho, pneus maiores, tanque extra, geladeira........a lista é longa!!!
Abração e feliz 2015 pra todos!
Hoje, já que o ano tá começando rsssss, mandei a HDJ pra revisão geral. Na torcida para que não tenha nada muito grave pra fazer. Assim que o mecânico me passar o que precisa posto aqui.
Fora a revisão normal, algumas coisinhas com problemas que quero resolver.
-ao dar partida com o ar condicionado ligado o motor de partida dispara
-freio abs trepidando em frenagem normal
-radiador baixando água as vezes (qdo anda um pouco mais forte, perto de 120 km/h)
-regulagem de altura do farol (acho que é só o esquerdo que regula)
-regulagem do banco (pra frente e pra trás) com as engrenagens quebradas.
-Ar condicionado congelando.
-marcador de combustível e de pressão do óleo não funcionando adequadamente
-fechaduras das portas não funcionam
-bloqueios dos diferenciais não funcionam.
Quanto aos bloqueios, vou instalar o botão de acionamento no painel para poder bloquear em high. É muito simples, basta conectar o botão em um chicote que há no painel.
488966
Depois um outro procedimento permite andar em reduzida sem bloquear.
( http://www.sleeoffroad.com/technical/tz_cdl_pin7mod.htm )
Originalmente, o bloqueio é acionado quando se engata a alavanca da reduzida, mas não está funcionando. Ontem fiz um teste e instalei o botão. O bloqueio acionou! Mas não desligou depois, ficando o carro bloqueado. Achei um post no Ih8mud explicando como desbloquear diretamente no chicote do bloqueio. Funcionou. (http://forum.ih8mud.com/threads/cdl-wont-unlock-temp-fix.790684/ )
Acredito (ou espero) que seja problema de mal contato elétrico.
Os bloqueios dos diferenciais traseiro e dianteiros só são acionados se o bloqueio central está acionado. E um sinal elétrico deve ser enviado para a ECU para que ela libere os bloqueios dos diferenciais. (é isto mesmo?) Porém notei que o sensor que é acionado quando se bloqueia o diff central na caixa de transferência não está lá. Acredito que por isto não tenha conseguido bloquear os outros diferenciais. Não sei bem os nomes das coisas. Este sensor é chamado de relê? Pelo que ví é semelhante ao de ré.
Bom, tem bastante coisinha pra arrumar antes de pensar em modificações.
Talvez um lift, guincho, pneus maiores, tanque extra, geladeira........a lista é longa!!!
Abração e feliz 2015 pra todos!
E ai Eduardo!!!
Sempre é bom ter o que fazer no carro, esse é o legal desse tipo de viatura!
Quando mandava revisar algum carro pela primeira vez sempre ficava com o.. na mao, mas nunca tive problemas com Toyota! Qualquer problema sempre era fácil de resolver, até mesmo na FJ70 1992, que foi o com maior idade que já peguei!
Sobre o bloqueio do diferencial central sempre pensei a mesma coisa, o melhor é colocar um botao!!
Na versao que nao tem 4x4 integral o 4x2 para 4x4 é em um botao!
Já vi na Venezuela um tanque extra bem legal, que vinha até com uma torneirinha, mas acho que nao tem mais!
Eles sao sempre no lugar do stepe, nunca vi a venda o sub tanque original de 45 litros! Só tem que cuidar com as dimensoes, pois pra uma trilha pode pegar!
Boa sorte ai com os acertos e modificaçoes!
Abraço e feliz ano novo!
Eduardo AC
10/01/2015, 14:19
Grande Leo!
É, o divertido é ir arrumando a viatura aos poucos. O bom é que ela tá funcionando o essencial. Me trouxe de Imperatriz-MA até SP sem reclamar de nada!
Mas gosto de ter os detalhes arrumadinhos, o mais próximo possível do original de fábrica.
Gostei da idéia do bloqueio por botão por ser muito simples de fazer, poder andar em alta bloqueado e em reduzida desbloqueado! Me lembro quando tinha um Defender 110 que permitia andar em reduzida desbloqueado e era muito bom pra subir ladeiras íngremes asfaltadas! Subir a serra de Ubatuba para Taubaté era uma delícia!
Quanto ao tanque, acho na verdade que vai ser difícil conseguir o esquema original, como o que ví na "Negona" que era do Leonardo Dic, com tanque sobre o estepe, abastecimento pelo mesmo bocal, botão no painel, marcador no teto. Muito show!
Talvez um tanque adaptado no espaço entre o estepe e o assoalho do porta malas (onde vai o extra original) que abasteça com uma bombinha o tanque principal seja uma solução mais fácil. Sei lá.
Leo, é fácil conseguir peças, se precisar, na Venezuela ou na Colombia? Tem algum site para indicar que venda on-line e envie para o BR?
Esta FJ70 deve ser um show!!!! Toyota trás pra nós as Land Cruiser!!!!!!!!!!!!!! POR FAVOR !!!!!!!!!!!!!
Abração
Grande Leo!
É, o divertido é ir arrumando a viatura aos poucos. O bom é que ela tá funcionando o essencial. Me trouxe de Imperatriz-MA até SP sem reclamar de nada!
Mas gosto de ter os detalhes arrumadinhos, o mais próximo possível do original de fábrica.
Gostei da idéia do bloqueio por botão por ser muito simples de fazer, poder andar em alta bloqueado e em reduzida desbloqueado! Me lembro quando tinha um Defender 110 que permitia andar em reduzida desbloqueado e era muito bom pra subir ladeiras íngremes asfaltadas! Subir a serra de Ubatuba para Taubaté era uma delícia!
Quanto ao tanque, acho na verdade que vai ser difícil conseguir o esquema original, como o que ví na "Negona" que era do Leonardo Dic, com tanque sobre o estepe, abastecimento pelo mesmo bocal, botão no painel, marcador no teto. Muito show!
Talvez um tanque adaptado no espaço entre o estepe e o assoalho do porta malas (onde vai o extra original) que abasteça com uma bombinha o tanque principal seja uma solução mais fácil. Sei lá.
Leo, é fácil conseguir peças, se precisar, na Venezuela ou na Colombia? Tem algum site para indicar que venda on-line e envie para o BR?
Esta FJ70 deve ser um show!!!! Toyota trás pra nós as Land Cruiser!!!!!!!!!!!!!! POR FAVOR !!!!!!!!!!!!!
Abração
Bah Edurado, na Venezuela o socialismo bolivariano devastou tudo por lá, nao tem peças nem land cruiser mais a venda, a última que soube é que estao contrabandeando baterias, porque nem isso mais se encontra lá!
Na colômbia eles nao estao acostumados com vendas online, pra enviar pra outro país entao nem se fala, mas vou procurar o site de umas que eu conheço! Até vou perguntar diretamente se fazem vendas online!
Esse esquema da reduzida com o diferencial central livre é show, as versoes vendidas na colombia era o 4x4 ou 4x2 no botao, e o high e reduzida na lavanca, dai podia usar reduzida no 4x2!!
Tu vai importar pela slee offroad? Eles enviam pro Brasil? Essa empresa tem varias soluçoes bem bacanas!!
Tomara que algum dia a Toyota traga mesmo!! E esse motores a gasolina andam mesmo!! A minha era com o 3F, mas até uns 120km/h ia sem esforço algum, é muito torque, tanto os diesel quanto os a gasolina!
Abraçao!!
F. Oliveira
13/01/2015, 00:19
Já parou o carro, Eduardo!?
cheguei de viagem HJ e só agora vi a movimentação aqui...hehheheh
abs!
Eduardo AC
24/01/2015, 12:16
Senhores, primeira fase da revisão, a parte se suspensão, o meca pediu um mooooonte de buchas! Acho que serão quase todas. O Oliveira já havia me alertado que seria necessário e que uns barulhinhos de suspensão vinham das buchas acabadas.
Tem quase tudo com nossos amigos de Ponta Porã, só não acharam as 6 buchas do estirante superior traseiro.
Além das buchas, umas juntas (coletor de admissão, retorno do turbo, carter), bieletas traseiras e dianteiras, terminais de direção e outras coisinhas. (lonas do freio de mão, pastilhas de freio, retentor semi eixo traseiro, mangueira retorno do turbo, parafusos prisioneiros e porcas de roda)
Também achou bom trocar os discos de freio dianteiros, mas não tem em Ponta Porã! Os traseiros ainda dão retífica. Pensei em aproveitar que vai trocar e importar estes : http://www.360performancerotors.com . O que acham? Indicado para a FZJ80, mas deve servir também nas HDJ, correto? E esta história de "drilled" e "slotted"? Será que este sulco e estes furinhos dão problema quando pegar aquela lama, ou estrada de cascalho? Ou melhor pegar só o slotted, ou mesmo o liso?
Tenho estudado também trocar a suspensão, erguer 2 polegadas. OME, Iron Man ou King Springs.
Quanto ao modelo da mola, para o uso que vou dar ao carro, ou seja, uso diário (estrada semanalmente) com pouco ou nenhum peso extra e viagens eventuais para lugares de difícil acesso, com bastante bagagem, estrada de terra, buracos, lama (interiorzão do Brasil) qual tipo de mola vcs recomendariam? OME tem o que eles chamam de "medium load" ou melhor partir para "heavy load"? Acredito que as medium load me trarão mais conforto para rodovia asfaltada, mas estas molas mais moles vão aguentar quando eu precisar carregar o carro e partir para uma BR esburacada no meio do Mato Grosso???
Ah, uma peça que ele pediu e não achei ainda é o anel do pinhão do velocímetro. Alguém me ajuda a achar o part number disto?
Semana que vem vou a Ourinhos e vou conversar pessoalmente com o meca, ouvir dele o que achou da viatura.
Leo, pena que a Venezuela esteja nesta situação! Dizem que cada povo tem o governo que merece, mas não acredito que os venezuelanos sejam tão ruins assim!
Abraços a todos!
Leonardo Dic
24/01/2015, 13:37
Eduardo quando dei uma geral nas juntas da negona, usei este kit, bom preço e boa qualidade. Vem completo. coletor escape, admissao, tampa de valvulas e td mais, inclusive os retentores. Só senti falta de um anel de vedação q tem na emenda do coletor de escape q são em 2 partes, mais aí usei silicone alta temperatura e um anel generico de escape.
http://www.ebay.co.uk/itm/TOYOTA-LANDCRUISER-4-2-FULL-GASKET-SET-04111-17050-ENGINE-CODE-1HDT-/221606282098?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item3398c38372
Na suspensão comprei esse. Achei q não perdeu o conforto, mais não gostei mt pq achei q a suspa perdeu mt do curso de abrir, a mola ja fica quase td aberta, aí na erosão a roda não tem mt pra descer. Tem q ver isso. De repente o OME é mais top nesse aspecto. As buchas de correção do caster q vem junto e os flexiveis mais longos sao esenciais tb.
http://www.ebay.com.au/itm/75mm-3-Suspension-Complete-Lift-Kit-HDJ80-FZJ80-HZJ80-FJ80-Landcruiser-Toyota-/281052519685?pt=AU_Car_Parts_Accessories&hash=item4170091d05
só as buchas traseiras: http://www.ebay.com.au/itm/Landcruiser-80-100-105-Rear-Suspension-Arm-Bushes-Kit-Rubber-Replacement-/261701377804?pt=AU_Car_Parts_Accessories&hash=item3cee9e1f0c
todas: http://www.ebay.com.au/itm/Full-Suspension-Arm-Bush-kit-Landcruiser-FJ80-FZJ80-HZJ80-HDJ80-FZJ105-HZJ105-/230573992103?pt=AU_Car_Parts_Accessories&hash=item35af47e8a7
Prisioneiro de roda usei da Bandeirante, mais o freio traseiro da minha era tambor.
O disco dianteiro comprei na rockauto.com, mais tem q ver pois muda o diametro conforme o ano, me parece q apos 92 muda.
http://www.ebay.com/itm/2-Drilled-Slotted-Front-Disc-Rotors-Pads-Landcruiser-9-92-98-80-Series-Bendix-/121501381997?pt=AU_Car_Parts_Accessories&hash=item1c4a0bf56d&vxp=mtr
http://www.ebay.com/itm/LANDCRUISER-80-SERIES-FRONT-DISC-ROTORS-PAD-SET-165-/390306944082?pt=AU_Car_Parts_Accessories&hash=item5ae01b5452&vxp=mtr
Eduardo AC
24/01/2015, 15:51
Leonardo, muito obrigado pelos links e infos!
Me lembro que vc comprou a suspensão na Austrália e pediu para um amigo seu enviar de navio. Mas e os discos de freio? Vieram da rockauto pelo correio normal?
Será que chega de boa pelo correio estes ítens pesados e volumosos como suspensão e disco de freio? Nunca comprei coisa grande assim.
Depois ainda paga o imposto na retirada nos correios, é? 60% do que exceder US$ 50,00, confere?
Abç
Leonardo Dic
24/01/2015, 18:10
a suspa veio em 3 cxs. o frete de navio me parece ficou uns US$ 250. as 2 cxs das molas pagaram imposto ja a dos 4 amortecedores com as buchas não pegou.
O disco veio correio mais o frete ficou o preço do disco. e cobrou imposto.
Ja o jg de juntas passou direto.
Frete rapido é a TNT, 6 dias chega, mais é mais caro e é certeza q nao passa nada sem pagar imposto.
Esse site tem preço bom e frete nao é mt caro, na epoca quase comprei esse OME, e depois me arrependi, a diferença de $ era pequena.
http://www.rocky-road.com/old-man-emu-fj80-lift-kit.html
Eduardo AC
25/01/2015, 15:06
Vixe! Dei uma olhada no frete, inviabiliza!
Mais de 1000 doletas pra trazer a suspa e outros 1000 pra trazer os discos!
Aí complica!
O jeito vai ser pedir pra alguém trazer dos estaites pra mim! Pouco mala? rssss
Abç
Leonardo Dic
25/01/2015, 23:39
nao lembro o frete da rockauto, mais nao ficou caro nao.
Amostardeiro
26/01/2015, 11:16
Vixe! Dei uma olhada no frete, inviabiliza!
Mais de 1000 doletas pra trazer a suspa e outros 1000 pra trazer os discos!
Aí complica!
O jeito vai ser pedir pra alguém trazer dos estaites pra mim! Pouco mala? rssss
Abç
Eduardo
Tenta na Freemax http://www.fremax.com.br/site/pt/?page=catalogo&mercado=1 , na minha Cherokee estou usando os discos deles..
Abs
F. Oliveira
26/01/2015, 21:30
Labute!!!!! Kkkkkkkkkkkk.....quero ver essa bicha 0km!
expedition
27/01/2015, 23:44
Já uso a anos estes discos da Freemax em meu Ford Taurus e parecem de boa qualidade.
Abs
Eduardo
Tenta na Freemax http://www.fremax.com.br/site/pt/?page=catalogo&mercado=1 , na minha Cherokee estou usando os discos deles..
Abs
Mantiqueira
28/01/2015, 00:58
Já uso a anos estes discos da Freemax em meu Ford Taurus e parecem de boa qualidade.
Abs
Estou usando e já rodei 50.000 KMS. Recomendo.:concordo:
Leonardo Dic
28/01/2015, 08:22
Eduardo dei uma olhada no catalogo da Fremax q tenho aqui, as medidas bate com o BD 4409.
Tirei do catalogo Brembo a figura com as medidas do disco da HDJ de 93 em diante e bate com as medidas do Fremax.
Olha o desenho
Eduardo AC
28/01/2015, 08:46
Bom dia senhores!
Leonardo, cheguei no mesmo modelo, mas não tinha como confirmar as medidas! Obrigado! Vou ver se tem disponível na Freemax.
Obrigado também pelos testemunhos, Amostardeiro, expedition e Mantiqueira! Acho que vai ser a solução!
Oliveira, tá gostoso ajeitar a viatura! Falei com o meca ontem e ele disse que o motor está show. Encontrou uns vazamentos no câmbio e na t-case que já está corrigindo.
Vou encomendar hoje as peças que pediu, principalmente buchas e vou incluir a bóia de combustível. Espero que chegue até sexta. Só faltaram as buchas do estirante superior traseiro. Mas se não achar, em Ourinhos tem que faça em Tecnil. Pode ser um quebra galho até ter disponível. Vai acabar aquela barulheira debaixo da viatura!
Depois vem a parte elétrica!
Tá bem acompanhada na UTI!
491078
T-case baixada para corrigir vazamento.
491077
Troca do retentor roda traseira direita.
491079
Leonardo Dic
28/01/2015, 18:10
As fotos nao abriram.
Vou ver pra vc aqui num distribuidor da Fremax se o cara consegue.
Abraço
Eduardo AC
28/01/2015, 18:40
491117
491118
491119
Será que agora vai? Acho que estavam muito grandes.
Leonardo, agradeço muito sua ajuda. Entrei em contato com a Freemax e eles tem em estoque o disco. Pena que não disponham do traseiro no catálogo.
Passei para o mecânico que está cuidando do carro e ele vai encomendar diretamente.
Qualquer xabu dou um toque! Obrigadão!
As outras peças também já estão a caminho. Quem sabe no final da semana que vem já dê pra dar um rolê?
Estou ansioso mesmo pra saber se vou conseguir botar os bloqueios pra funcionar!
Abç
Rubens Linhalis
29/01/2015, 09:07
491117
491118
491119
Será que agora vai? Acho que estavam muito grandes.
Leonardo, agradeço muito sua ajuda. Entrei em contato com a Freemax e eles tem em estoque o disco. Pena que não disponham do traseiro no catálogo.
Passei para o mecânico que está cuidando do carro e ele vai encomendar diretamente.
Qualquer xabu dou um toque! Obrigadão!
As outras peças também já estão a caminho. Quem sabe no final da semana que vem já dê pra dar um rolê?
Estou ansioso mesmo pra saber se vou conseguir botar os bloqueios pra funcionar!
Abç
Eduardo ! Parabens pelo cuidado e zelo com o carro.. mas nao deixe de encarar lugares ruins de acesso e de belezas incriveis.. cuide do carro, mas nao tenha dó..rs
Eduardo AC
29/01/2015, 20:48
Obrigado Rubens! Acredito que este tipo de viatura, se for cuidada com carinho, retribui levando-nos sem dor de cabeça onde queremos ir! E trazendo de volta!
E minha idéia é esta mesmo : lugares de difícil acesso e grande beleza!
Já estou começando a planejar a expedição de canoa-canadense que faço todos os anos com amigos remadores. Alô Oliveira, é capaz que a HDJ rode pelo Piauí em junho! Conhece o rio Poti?
Abç
Eduardo AC
29/01/2015, 22:21
Das peças de suspa que o meca pediu, só vai faltar uma bieleta dianteira.Será que tem alguma possibilidade de achar alguma que entregue rápido???
Abç
Rubens Linhalis
29/01/2015, 23:15
Das peças de suspa que o meca pediu, só vai faltar uma bieleta dianteira.Será que tem alguma possibilidade de achar alguma que entregue rápido???
Abç
Eduardo, a bieleta quebrou ou é só desgastes das borrachas?
Se for só borrachas, troque-as até chegar a bieleta nova. Ou leve uma loja de autopeças e verifica se tem alguma bieleta compatível..
abrasços
F. Oliveira
02/02/2015, 14:00
Opa!!! Tá ficando primeira, hein!!!
rio poty corta Teresina....vc quer ir na nascente dele? Me diga as datas aê...hehehheheh
abracao!
guilhermeabreu
02/02/2015, 19:30
Bom dia senhores!
Leonardo, cheguei no mesmo modelo, mas não tinha como confirmar as medidas! Obrigado! Vou ver se tem disponível na Freemax.
Obrigado também pelos testemunhos, Amostardeiro, expedition e Mantiqueira! Acho que vai ser a solução!
Oliveira, tá gostoso ajeitar a viatura! Falei com o meca ontem e ele disse que o motor está show. Encontrou uns vazamentos no câmbio e na t-case que já está corrigindo.
Vou encomendar hoje as peças que pediu, principalmente buchas e vou incluir a bóia de combustível. Espero que chegue até sexta. Só faltaram as buchas do estirante superior traseiro. Mas se não achar, em Ourinhos tem que faça em Tecnil. Pode ser um quebra galho até ter disponível. Vai acabar aquela barulheira debaixo da viatura!
Depois vem a parte elétrica!
Tá bem acompanhada na UTI!
491078
T-case baixada para corrigir vazamento.
491077
Troca do retentor roda traseira direita.
491079
EDUARDO AC
Não faça de tecnil , encomenda buchas de borracha lonada na BORRACHAS ROCHA em Contagem-MG , eles fabricam sob medida , é um espetáculo vão durar uma eternidade , coloquei em meu ENGESA ha 8 anos e estão perfeitas .
Eduardo AC
02/02/2015, 21:15
Senhores, boa noite!
Rubens, as bieletas não chegaram a quebrar mas estão bem desgastadas e não é borracha não, é ferro mesmo que desgastou. Mas tudo bem, vai demorar uns 10 dias pra chegar em Ponta Porã. Por enquanto vai ficar uma velha mesmo. Segundo o mecânico não vai interferir no alinhamento.
Oliveira, meu guru! Não havia me dado conta que o Poti passa em Teresina! Nossa idéia é conhecer a região à montante, perto da divisa com o Ceará, os famosos canyons do Poti. Estamos querendo descer o rio remando, só falta saber se vai ter água! Ainda estamos estudando a expedição, mas a princípio está pra segunda quinzena de junho. Bora???
Dr Guilherme, excelente informação! Parece que conseguiram as buchas, vamos ver quando chegar. Se não, vou procurar saber sobre esta empresa de Contagem. Mandando um desenho da bucha eles resolvem?
Alguma coisa já chegou hoje e acredito que amanhã ou quarta chegue o restante das peças para arrumar a parte de suspensão. Depois quero ver como vai ficar a elétrica! Principalmente os bloqueios de diferenciais!
Abçs a todos.
F. Oliveira
03/02/2015, 12:34
Ali tem um problema com água mesmo, mas ao que parece esse ano está chovendo bem pra lá. ontem teresina até tempestade teve.
vcs não teriam como ir em julho? hehehhee....2ª quinzena? é qdo estarei de férias e por lá.
Abração!
Ps: revivendo os momentos com a HDJ, mas com a FZJ: o alternador dela parou de funcionar...kkkkkkkkkk
Eduardo AC
27/04/2015, 15:28
Senhores, a HDJ segue internada, revisão completa!
Agora falta pouco, mas estou com dificuldade de achar o disco da embreagem por aqui na América do Sul. Só acho nas Zoropa!
Alguém tem alguma idéia? Ou vou ter que importar mesmo?
Abç
Amostardeiro
27/04/2015, 16:42
Eduardo
Tenta na www.rockauto.com .
Abs
Eduardo AC
29/04/2015, 17:22
Amostardeiro, obrigado pela dica, mas na Rockauto só achei de 21 dentes. Tem que ser 14!
Uma hora eu acho!
Abs
F. Oliveira
01/05/2015, 22:58
Graaande Eduardo...procurei muito e só tenho achado de 15....e que se aplicaria às hdj de 90 a 98...não seria ele?
Eduardo AC
01/05/2015, 23:11
Meu amigo Oliveira!
É 14 mesmo. Cheguei a contar. Depois posto uma foto.
PN 31250-60260 (ou 262)
Acho que vou conseguir com um primo que tem oficina de importados e um fornecedor em Miami. O duro é a espera!
Abs
PS: dia 16 pego o trecho pro Poty!
F. Oliveira
03/05/2015, 13:05
Eita embreagem dificil!! O duro é esperar mais ainda....ah...sonhei essa noite que eu tava dirigindo ela..kkkkkkkkkkDeixou saudades! pow....e dia 16 to indo pra aí...vc vem na Prado?Abs!
Amostardeiro
03/05/2015, 20:12
Meu amigo Oliveira!
É 14 mesmo. Cheguei a contar. Depois posto uma foto.
PN 31250-60260 (ou 262)
Acho que vou conseguir com um primo que tem oficina de importados e um fornecedor em Miami. O duro é a espera!
Abs
PS: dia 16 pego o trecho pro Poty!
Eduardo
Quando quebrou a caixa da Cheroca, anda pesquisando bastante e achei este site http://www.makcotransmissionparts.com/ , lembrei dele hoje e tem um link para peças de caixas manuais, dá uma olhada.
Abs
Leonardo Dic
03/05/2015, 21:51
No catalogo da LUK tem o repset de 14 estrias
628 2763 60
Vou entrar em contato com eles, a fabrica é aqui em Sorocaba e faço serviço na frota de carro deles.
Vc sabe o diametro do disco?
Eduardo AC
03/05/2015, 22:02
Olá Leonardo. Até vi em sites gringos Luk como opção.
Seguem as medidas:
Brand:TOYOTA
Part Number(s):31250-60260
ProductName:Clutch Disc
Hub Profile : 26.8x32.6-14N
Teeth Quant. : 14
Outer Diameter : 275 mm
Obrigado!
Leonardo Dic
03/05/2015, 23:25
Pelo catalogo da Luk vi q tem 280 mm e 14 estrias. Será q serve?
Eduardo AC
03/05/2015, 23:33
Não sei. Embreagem é um treco meio delicado. Acho que não vale a pena arriscar.
Perece que vou conseguir a peça original. Vamos ver até amanhã ou depois.
Eduardo AC
07/07/2015, 18:15
Olá amigos!
Finalmente, depois de 6 meses de espera, semana passada peguei a HDJ80!
Várias coisas foram reparadas neste intervalo e o que mais provocou o longo prazo foi a dificuldade de achar algumas peças, principalmente o disco de embreagem. E outras peças que vieram erradas e trocadas.
A viatura ficou quase zero!
Vou listar aqui o que foi reparado, com o intuito de continuar neste tópico o registro da história do veículo, iniciado pelo grande Fernando Oliveira.
-buchas de suspensão todas trocadas, assim como as 4 bieletas e os 4 terminais de direção. Ficou muito boa! Firme e sem barulho. Dirigibilidade melhorou muito.
-troca do kit embreagem (disco, platô e rolamento)
-troca correia dentada completa, esticador e rolamento.
-troca de todos os fluidos
-Retorno do módulo do ar condicionado para o motor de arranque (não desligava o motor de arranque se desse partida com o ar ligado) e ar condicionado congelando, tudo ok agora.
-regulagem de altura do faixo do farol. Frescura útil quando carregado!
-regulagem elétrica dos bancos
-Radiador baixava um pouco de água, era a tampa que estava ruim.
-troca dos discos de freio dianteiro por novos da Fremax ( BD 4409), dica valiosa do Amostardeiro, com aval do expedition e do Mantiqueira e a ajuda pra achar o modelo do Leonardo Dic. Obrigado!
-retífica dos discos traseiros e recondicionamento do freio de mão. Funcionando agora!
-troca das pastilhas de freio. Agora esta freando como uma LC80…...
-trocas dos casquilhos, ou bronzinas de virabrequim, os famosos BEB`s que amedrontam os condutores do 1HD-T. Os usados estavam bons, somente o do cilindro 5 tinha um risco. Segundo o meca, óleo sujo. Parafusos também novos. Não sei se foram trocadas alguma vez na história do carro. (476.000km)
-algumas juntas e retentores (roda traseira direita, coletor de admissão, comando, retorno do turbo)
-bóia do tanque de combustível, agora tá mais ou menos, rsssss
-sensor de pressão de óleo
-porcas e parafusos de roda, tudo novo.
-bloqueio dos diferenciais central, traseiro e dianteiro tudo funcionando agora! Instalei o botão de bloquear o diferencial central em alta no painel e removi o bloquei automático em baixa. Agora posso bloquear/desbloquear quando quiser, tanto em alta como em reduzida! Muito show! Bloqueios traseiro e dianteiro funcionando perfeitamente.
-Instalei molas e amortecedores Old Men Emu, 2’’. Ficou muito boa! Mais firme e mais alta.
-logo vou instalar o snorkel, que já está comigo.
Deve ter mais coisa que não estou lembrando, mas depois vou acrescentando aqui.
Esqueci de pedir para olhar os motores dos vidros elétricos, que estão meio fracos. Depois que matar a saudade, levo no meca de novo. (Será?)
Agora preciso dar uma boa higienizada por dentro, talvez jogar fora os carpetes e colocar borracha ou plástico no lugar (sugestões?)
Vou continuar a principio com os pneus 265/75, mas a tentação pra trocar pelos BF 285 ou 295 é grande! (mas tenho receio na frenagem)
Futuramente, talvez intercooler e escape de 3’’, up grade nos freios...... Quem sabe?
506655
Postarei mais fotos depois.
Abraço a todos.
Eduardo
Newton Guerra
07/07/2015, 19:58
Maravilha!
Leonardo Dic
07/07/2015, 22:57
Eduardo ta ficando nova. Essa viatura é fantastica. Nunca andei em nada igual, da saudades.
Quanto ao pneu pode ir tranquilo de 285/75-16, olha como fica.
Eduardo AC
08/07/2015, 08:18
Valeu Newton! Qquer dia combinamos de vc ver a viatura SP!
Leonardo, ví a Negona de perto com estes pneus. Realmente linda! Ô coceira!!!!!
Aliás, o que será que foi feito dela?
Esqueci de dizer que troquei os dois cilindros de embreagem também.
Abç
F. Oliveira
08/07/2015, 22:31
Rpz.....praticamente zerou o carro...agora é só aguardar mais 21 anos pra mexer nessas coisas novamente....rsrsrsrsrsrsrs
Senhora paciência em levantar todo esse arsenal de peça!
abs! E que a vtr te dê mais alegria ainda!
Eduardo AC
01/03/2016, 11:25
Ligeira atualização :
Lift OME 2'', pneus 285/75R16 BF/AT, snorkel Safari.
Abç.
523895
F. Oliveira
06/03/2016, 21:47
Boooooooooaaaaa!!!! Ela tá na fazenda?
Parabéns Eduardo! E aí Oliveira como vão as coisas meu amigo? Forte abraço.
F. Oliveira
07/03/2016, 09:21
Parabéns Eduardo! E aí Oliveira como vão as coisas meu amigo? Forte abraço.
faaaaala, meu caro HERICK! por aqui está tudo tranquilo! Tenho falado pouco, mas sempre venho observando a movimentação...hehehhehehe.. e por aí? como tá a vida?
abração!
Ligeira atualização :
Lift OME 2'', pneus 285/75R16 BF/AT, snorkel Safari.
Abç.
523895
Está bonita!
Quer vender?
Abração,
F. Oliveira
09/03/2016, 10:01
mas óia o Loras cantando! rsrsrsrsrs....te akieta, homi! tens noticia da sua ex?
faaaaala, meu caro HERICK! por aqui está tudo tranquilo! Tenho falado pouco, mas sempre venho observando a movimentação...hehehhehehe.. e por aí? como tá a vida?
abração!
Tranquilo Oliveira! Tudo na paz, na medida do possível hehehehhehe, vai ficar melhor assim que esse atual Governo tomar rumo, forte abraço.
Eduardo AC
10/03/2016, 17:19
Opa, saudações!
Não recebi notificação de resposta do tópico, desculpem!
Graaaaande Oliveira!!! Sim, a HDJ só anda em carreador por enquanto. A novela da transferência ainda não acabou....
Valeu Herick! A viatura está muito boa mesmo!
Loras, I`m sorry! Ainda nem curti a monstra direito! Não tenho planos de vende-la por enquanto, mas qualquer coisa te aviso!
Olhem como trabalha bem a suspa da OME:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524514&stc=1
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524516&stc=1
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524517&stc=1
Abraços.
Show! Aproveite. É uma viatura fantástica!
Se um dia pensar em vender, tenho interesse sim.
Abração,
mas óia o Loras cantando! rsrsrsrsrs....te akieta, homi! tens noticia da sua ex?
Rodando aqui em Roraima com um amigo!
Modificou algumas coisas... Encheu de acessórios, penduricalhos e outros... e segue feliz!
Abs.
F. Oliveira
11/03/2016, 14:16
Boooooa, meus senhores! Graças a Deus estão todos bem!
abração!
F. Oliveira
11/03/2016, 14:19
Opa, saudações!
Não recebi notificação de resposta do tópico, desculpem!
Graaaaande Oliveira!!! Sim, a HDJ só anda em carreador por enquanto. A novela da transferência ainda não acabou....
Valeu Herick! A viatura está muito boa mesmo!
Loras, I`m sorry! Ainda nem curti a monstra direito! Não tenho planos de vende-la por enquanto, mas qualquer coisa te aviso!
Olhem como trabalha bem a suspa da OME:
Abraços.
Baita suspensao! Agora esses caras do DETRAN ae são bem escrotos, hein!!! quase 1 ano e meio já :-/
Eduardo AC
11/03/2016, 14:29
1 ano e dois meses amanhã, Oliveira! E eu louco pra botar ela na Castelo!
Tive que remarcar o motor! (Mas tem um lado bom nisto. Se, um dia precisar trocar de motor, basta pinar o número novo e pronto! Olha a brecha que os caras deixam! Isto quem me falou foi o cara da vistoria!)
Mandaram remarcar o motor (alegando duplicidade com uma Palio Weekend 1999 de Brasília!) e agora não conseguem cadastrar o número novo. Bloqueou. Agora a pergunta que ninguém consegue me responder a contento: Porque remarcar um motor se a primeira vistoria de Aprovado??? Com número do motor original e tudo, cadastrado na BIN?
Desconfio que o funcionário do Detran aqui de Ourinhos fez cagadinha e agora não tá conseguindo limpar!
Não sei onde vai parar! Ainda bem que eu tenho muito carreador aqui na fazenda pra manter a viatura ativa!
Será que eu vou precisar brigar pra arrumar isto? Nem sei como começar!
Sorte minha que sou MUITO paciente!
Abç
F. Oliveira
29/03/2016, 09:19
1 ano e dois meses amanhã, Oliveira! E eu louco pra botar ela na Castelo!
Tive que remarcar o motor! (Mas tem um lado bom nisto. Se, um dia precisar trocar de motor, basta pinar o número novo e pronto! Olha a brecha que os caras deixam! Isto quem me falou foi o cara da vistoria!)
Mandaram remarcar o motor (alegando duplicidade com uma Palio Weekend 1999 de Brasília!) e agora não conseguem cadastrar o número novo. Bloqueou. Agora a pergunta que ninguém consegue me responder a contento: Porque remarcar um motor se a primeira vistoria de Aprovado??? Com número do motor original e tudo, cadastrado na BIN?
Desconfio que o funcionário do Detran aqui de Ourinhos fez cagadinha e agora não tá conseguindo limpar!
Não sei onde vai parar! Ainda bem que eu tenho muito carreador aqui na fazenda pra manter a viatura ativa!
Será que eu vou precisar brigar pra arrumar isto? Nem sei como começar!
Sorte minha que sou MUITO paciente!
Abç
fora que os infelizes são propineiros!!!!
a minha tem a marcação no motor em um lugar que não é padrão, segundo os DETRANs do CE e PI...ainda bem que passou.
Ah! fiz o embuchamento traseiro completo! fica outro carro, pow!
Eduardo AC
29/03/2016, 09:48
Pois é Oliveira. Tô esperando esta pedida, mas acho que não é isso não. É incapacidade mesmo. Tá difícil. Vivemos uma crise de formação profissional geral! Um monte de gente com diploma, mas não sabe ser e interpretar um texto simples!
Na HDJ troquei também as buchas traseiras e dianteiras. Fica novo! Lembra daqueles ruídos que tinha ao passar em piso irregular? Acabou. Tá quietinha. (Só o painel faz uns barulhinhos.) Tava pensando e trocar as buchas da carroceria. Será que vale a pena? De repente erguer uma polegada....
F. Oliveira
29/03/2016, 16:43
Pois é Oliveira. Tô esperando esta pedida, mas acho que não é isso não. É incapacidade mesmo. Tá difícil. Vivemos uma crise de formação profissional geral! Um monte de gente com diploma, mas não sabe ser e interpretar um texto simples!
Na HDJ troquei também as buchas traseiras e dianteiras. Fica novo! Lembra daqueles ruídos que tinha ao passar em piso irregular? Acabou. Tá quietinha. (Só o painel faz uns barulhinhos.) Tava pensando e trocar as buchas da carroceria. Será que vale a pena? De repente erguer uma polegada....
Difícil o profissionalismo e a capacidade dos nossos "servidores", hein!?
Também estou pensando em levantar a carroceria pra ver se ameniza mais ainda. Mas penso em 2" que é o limite. O painel é chatinho mesmo...só trabalho meticuloso ali. Vou ver se faço o embuchamento dianteiro também, em que pese não haver mais ruído algum por hora. Aquele barulho em terreno irregular era dureza mesmo...
yourg.br
11/05/2017, 22:56
Pessoal,
reativando o topico...
preciso da ajuda de voces. Vou trocar os filtros lubrificante, combustivel da minha Land cruiser hdj 80, motor de 170 cv, onde e quais as especificacoes dos filtros ...valeu galera..
Eduardo AC
12/05/2017, 07:37
yourg.br, os filtros na HDJ80 são os mesmos da SW4 ou da Prado (motor 1KZT-E, procure o Mann ou o Toyota) :
Filtro de óleo lubrificante:
Toyota 90915-30002
Fram PH 5123
Mann WP928/80
Bosch P2062
Wega JFO 213
Mahle OC 275
Tecfil PSL 128
Japan Parts FO 213 S
Filtro óleo diesel:
Toyota 23390-30180
Pajero Dakar 1770A208 Modelo Lata
Mann WK828
Bosch DB0721
Fram P4922
Wega JFC215
Mahle KC 83
Japan Parts FC 215 S
Tecfil PSC 999
Tem um grupo de Whatsapp sobre as Land Cruiser, se quiser participar, passa teu telefone.
Tem um grupo no Facebook também, entra lá : Entrar no Facebook | Facebook (https://www.facebook.com/groups/1408842962748615/)
Mostra fotos das tuas LCs, homem !!!
Abç
yourg.br
12/05/2017, 08:59
yourg.br, os filtros na HDJ80 são os mesmos da SW4 ou da Prado (motor 1KZT-E, procure o Mann ou o Toyota) :
Filtro de óleo lubrificante:
Toyota 90915-30002
Fram PH 5123
Mann WP928/80
Bosch P2062
Wega JFO 213
Mahle OC 275
Tecfil PSL 128
Japan Parts FO 213 S
Filtro óleo diesel:
Toyota 23390-30180
Pajero Dakar 1770A208 Modelo Lata
Mann WK828
Bosch DB0721
Fram P4922
Wega JFC215
Mahle KC 83
Japan Parts FC 215 S
Tecfil PSC 999
Tem um grupo de Whatsapp sobre as Land Cruiser, se quiser participar, passa teu telefone.
Tem um grupo no Facebook também, entra lá : Entrar no Facebook | Facebook (https://www.facebook.com/groups/1408842962748615/)
Mostra fotos das tuas LCs, homem !!!
Abç
Valeu Eduardo!!!
sim, quero participar do grupo. Meu telefone (43) 99185 7979, me adiciona ai por favor.
Obrigado
Olá yourg.br...!! Esse é o carro que busco. Caso não tenha vendido até julho entro em contato. Se puder...posta umas fofinhos aqui hehe!!! Abraços
Alvaro Osorio
24/06/2019, 17:02
Boa tarde. Tenho uma Land Cruiser fj80 1994 e gostaria de trocar algumas ideias. Existe algum grupo de whatsapp ainda? Abraços Alvaro
Eduardo AC
24/06/2019, 20:05
Boa noite Alvaro! Sim, tem um grupo de whatsapp destinado a troca de informações sobre Toyota Land Cruiser e Nissan Patrol. Inclusive alguns membros são mecânicos e fazem a manutenção destas viaturas. Me informe seu número de telefone para eu te colocar no grupo. Abraço.
entoni84
13/12/2019, 20:08
Boa noite Alvaro! Sim, tem um grupo de whatsapp destinado a troca de informações sobre Toyota Land Cruiser e Nissan Patrol. Inclusive alguns membros são mecânicos e fazem a manutenção destas viaturas. Me informe seu número de telefone para eu te colocar no grupo. Abraço.
Boa noite.
Meu nome é Guilherme e tenho interesse em participar deste grupo de WhatsApp, se possível. Meu número é 69992393999. Tenho interesse em comprar uma HDJ80.
Obrigado.
pequijeep
18/01/2020, 21:58
Só ressuscitei o post pra comentar que pelamordidels que coisa mais maravilinda essa Land, credo!!
Eduardo ta ficando nova. Essa viatura é fantastica. Nunca andei em nada igual, da saudades.
Quanto ao pneu pode ir tranquilo de 285/75-16, olha como fica.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.